Anda di halaman 1dari 12

METROLOGIA

Pedro Manuel da Silva

Produo e Transformao de Compsitos 002

ndice
Introduo2 Metrologia....3;4 Processos de Medio.........5 reas da Metrologia..5 Calibrao...6 Ensaio......6 Instituto Portugus da Qualidade...7 Grandeza Fsica......7;8 Unidades de Medida......................................8 Concluso9 Bibliografia.10

Introduo
O homem precisa de medir para definir seu espao, para isso, temos a metrologia como ferramenta de trabalho. O conceito de medir traz em si uma ideia de comparao e como s se pode comparar coisas de uma mesma espcie, podemos definir como: medir comparar uma dada grandeza com outra de mesma espcie, tomada como unidade. A medio uma operao antiqussima e de fundamental importncia para diversas actividades do ser humano. Na comunicao, por exemplo, sempre que se quantifica um elemento, comparando um elemento com uma quantidade de referncia conhecida por transmissor e receptor da comunicao. Medir uma forma de descrever o mundo. As grandes descobertas cientficas, as grandes teorias clssicas foram, e ainda so formuladas a partir de observaes experimentais. Uma boa teoria, aquela que se verifica na prtica. A descrio das quantidades envolvidas em cada fenmeno que se d atravs da medio. A medio continua presente no desenvolvimento tecnolgico. atravs da medio do desempenho de um sistema que se avalia e realimenta o seu aperfeioamento. A qualidade, a segurana, o controle de um elemento ou processo sempre assegurada atravs de uma operao de medio.

Metrologia:
a cincia das medies, abrangendo todos os aspectos tericos e prticos que asseguram a preciso exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e servios atravs da calibrao de instrumentos de medio, sejam eles analgicos ou electrnicos (digitais), e da realizao de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia tambm diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos. Ora como a cincia da medio, a metrologia est ligada ao homem desde a sua criao ou aparecimento na terra, e est directamente ligada a todas as cincias facilitando sua compreenso e desenvolvimento. Medir e estabelecer padres de medio esto entre as nossas mais antigas necessidades. Muitas unidades de medio tiveram sua origem de partes do corpo humano ou de materiais que poderiam ser facilmente obtidos, ainda nos dias atuais falamos de ps ou palmos para medio de distncias.

Figura 1 Padres Medidas Entretanto, outras unidades de medida baseadas em partes do corpo humano no ficaram to claras: a polegada tinha por base o ltimo fragmento do polegar; a braa era a distncia entre as pontas dos dedos mdios de uma mo a outra com os braos abertos, e a jarda era a distncia entre a ponta do nariz at a ponta dos dedos com o brao direito estendido.

O problema acerca destas unidades de medida que as pessoas no tinham e no tm os mesmos tamanhos e a primeira tentativa para resolver esta questo foi padronizar os comprimentos, desta forma passou-se a adoptar as dimenses do rei.

Figura 2 Padres de Medidas do Rei A verso moderna deste sistema mtrico conhecida como o Sistema Internacional de Unidades (SI), que foi estabelecido atravs de um acordo internacional e a partir de sua utilizao, torna-se possvel criar uma interface com todas as medies nas reas da cincia, indstria e comrcio. Fazendo uso destas e outras informaes, a metrologia possui um ampliado leque de actividades, que vo de medies em pesquisas cientficas com elevados nveis de sofisticao at medies em feiras livres e supermercados. Tambm so abrangidos em sua rea de actuao os segmentos como sade, meio ambiente, segurana do trabalho e do cidado. Basicamente, a Metrologia est dividida em trs grandes reas de actuao: cientfica, industrial e legal.

Processos de medio:
A partir da noo de que fundamentalmente medir comparar, tem-se que uma medida pode ser obtida por dois mtodos distintos: Medio por comparao directa: Compara-se o objecto da medida com uma escala conveniente, obtendo-se um resultado em valor absoluto e unidade coerente. Por exemplo: medio da distncia entre dois traos utilizando-se uma rgua graduada. Medio por comparao indirecta: Compara-se o objecto da medida com um padro de mesma natureza ou propriedade, inferindo sobre as caractersticas medidas/verificadas. Por exemplo, medies/controlo de peas com calibradores passa-no-passa; utilizao de relgios comparadores. Na prtica, normalmente, simplifica-se os termos acima definidos. Assim, encontramos usualmente "medida directa" e "medio por comparao" ou "medio indirecta".

reas da Metrologia:
Basicamente, a metrologia est dividida em trs grandes reas: A Metrologia Cientfica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias cientficas, que tm por base padres de medio nacionais e internacionais, para o alcance de altos nveis de qualidade metrolgica. As Metrologia Industrial, cujos sistemas de medio controlam processos produtivos industrias e so responsveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados. A Metrologia Legal, que est relacionada a sistemas de medio usados em relaes comerciais, e nas reas de sade, segurana e meio ambiente.

Calibrao:
a comparao entre os valores indicados por um instrumento de medio e os indicados por um padro (equipamento de classe superior). A calibrao dos equipamentos de medio uma funo importante para a qualidade no processo produtivo e deve ser uma actividade normal de produo que proporciona uma srie de vantagens, tais como: Garante a rastreabilidade das medies Permite a confiana nos resultados medidos Reduz a variao das especificaes tcnicas dos produtos Previne defeitos Compatibiliza as medies

Ensaio:
Atravs dos ensaios possvel verificar se os produtos ou processos de fabricao esto de acordo com determinadas normas e especificaes tcnicas para, em casos de falhas, as empresas procederem s correces que iro benefici-las, pelo aumento da competitividade, e aos consumidores, pelo acesso a produtos ou servios que atendem a padres mnimos de qualidade.

Instituto Portugus da Qualidade


O Instituto Portugus da Qualidade, I. P. (IPQ, I. P.) a entidade portuguesa responsvel pela coordenao, gesto geral e desenvolvimento do sistema portugus da qualidade (SPQ), bem como de outros sistemas de qualificao no domnio regulamentar, que lhe sejam conferidos por lei. No mbito do SPQ, o IPQ, I. P. responsvel em Portugal pela actividade de acreditao de entidades, de normalizao e de metrologia, e pela gesto de programas de apoio financeiro, intervindo ainda na cooperao com outros pases no domnio da qualidade. de realar que o IPQ membro da Organizao Internacional de Normalizao (ISO).

Grandeza Fsica:
Em fsica, uma grandeza ou quantidade o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relaes entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo). Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque para cada noo diferente pode haver (pelo menos em princpio) uma grandeza diferente e viceversa. Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binrio de nmero e unidade. Grandeza tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza fsica com uma unidade atravs de uma escala pr-definida. Nas medies, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade.

Medir uma grandeza fsica compar-la com outra grandeza de mesma espcie, que a unidade de medida. Verifica-se, ento, quantas vezes a unidade est contida na grandeza que est sendo medida. Em resumo, Grandeza Fsica tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numrico e a uma unidade. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, acelerao, fora, energia, trabalho, temperatura, presso.

Unidades de medida:
Grandeza especfica definida e adoptada por conveno, com a qual outras grandezas de mesma natureza so comparadas para expressar suas magnitudes em relao quela grandeza. Cada grandeza deve ter uma nica unidade de medio. Quando os nmeros associados do valor da grande forem muito grandes, deve-se usar mltiplos decimais ou quando forem muito pequenos, usam-se submltiplos. Por exemplo, quilmetro um mltiplo de metro e milmetro um submltiplo de metro. Unidades de medio tm nomes e smbolos aceitos por conveno. Por exemplo, a unidade de massa o quilograma, smbolo kg. Outro exemplo: a unidade de comprimento o metro, smbolo m. Unidades de grandezas de mesma dimenso podem ter os mesmos nomes e smbolos, mesmo quando as grandezas no so de mesma natureza. Por exemplo, energia (elctrica, qumica, termodinmica ou mecnica) tem unidade de joule, simbolizada por J.

Concluso

A maioria das pessoas ainda pensa que Metrologia se refere apenas Dimenso e comprimento e trata de parqumetros, micrmetros, calibres e similares. Este preconceito deve ser eliminado, pois Metrologia a Cincia da Medio e se refere medio de qualquer grandeza fsica. A importncia da Metrologia evidente, pois ela uma ferramenta essencial para a garantia da qualidade de qualquer produto ou servio de engenharia. No existe medio 100% exacta, isto , isenta de dvidas no resultado final. Por isso torna-se de grande importncia conhecer a incerteza, identificando os erros existentes, corrigindo-os ou mantendo-os dentro dos limites aceitveis. Uma anlise plena de um resultado analtico, s se torna possvel se este estiver acompanhado da informao da incerteza associado ao resultado. A avaliao de incerteza no uma tarefa de rotina, nem um trabalho puramente matemtico. Ela depende do conhecimento detalhado da natureza do mensurando e da medio. Assim, a qualidade e a utilidade da incerteza apresentada para o resultado de uma medio dependem, em ltima instncia, da compreenso, anlise crtica e integridade daqueles que contriburam para atribuir o valor mesma.

Bibliografia

www.wikipedia.org/wiki/Metrologia www.bipm.org/en/home www.nist.gov www.ebah.com.br

Anda mungkin juga menyukai