Anda di halaman 1dari 12

Diviso do computador

Hardware: todo o equipamento, suas peas, isto , tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e mouse so tambm chamados de perifricos. Outros exemplos de hardware: memrias, processadores, gabinetes, disco rgido, etc. Software: consiste na parte que "no se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde esto includos os drivers, os programas e o sistema operacional. Processador Este o grande piv da histria. O processador, basicamente, o "crebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, j que o processador o responsvel por executar todas as instrues necessrias. Quanto mais poderoso for o processador, mais rapidamente suas tarefas sero executadas. Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa pea (um tipo de ventilador) a responsvel por manter a temperatura do processador em nveis aceitveis. Quanto menor for a temperatura, maior ser a vida til do chip. A temperatura sugerida para cada processador vria de acordo com o fabricante, com o mecanismo e com o desempenho. Procure saber com o fabricante qual a temperatura ideal para o seu processador. Se o valor estiver acima do limite, talvez seja necessrio melhorar a ventilao interna da mquina. Para conhecer a temperatura, fabricantes de placas-mes costumam oferecer programas prprios para isso. Em muitos casos, tambm possvel obter essa informao no setup do BIOS. Vale ressaltar que cada processador tem um nmero de pinos ou contactos. Por exemplo, o antigo Athlon XP tem 462 pinos (essa combinao chamada Socket A) e, logo, necessrio fazer uso de uma placa-me que aceite esse modelo. Assim sendo, na montagem de um computador, a primeira deciso a se tomar qual processador comprar, pois a partir da que se escolhe a placa-me e, em seguida, o restante das peas. O mercado de processadores dominado, essencialmente, por duas empresas: Intel e AMD. Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, Intel Atom (para dispositivos portteis), AMD Athlon X2, AMD Phenom II e AMD Turion X2 (tambm para dispositivos portteis). Memria RAM

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

RAM significa Random Access Memory (memria de acesso randmico). Nela, os dados se perdem quando o computador desligado. Os mdulos de memria, tambm conhecidos como pentes de memria, so os responsveis pelo armazenamento dos dados e instrues que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados so fornecidos pelo usurio e/ou retirados do HD (Hard Disk- Disco Rgido). Existe tambm uma categoria chamada memria ROM, que armazena permanentemente os dados. Existe mais de um tipo de memria RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. Actualmente, o tipo de memria mais usado o padro DDR3. Disco Rgido (HD)

O Disco Rgido, cujo nome em ingls Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou at estes serem removidos. Fisicamente, os HDs so constitudos por discos. Estes so divididos em trilhas e, por sua vez, estas so formadas por sectores. Os HDs podem armazenar at centenas de gigabytes. A velocidade de acesso s informaes dos discos depende, em parte, da rapidez em que estes giram. Os padres mais comuns so de 5.400 rpm (rotaes por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm. Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controlo. As existentes so IDE(Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA). A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD. Repare nos discos (pratos), o local onde os dados so gravados:

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

Placa-me

Este componente tambm pode ser interpretado como a espinha dorsal do computador, afinal, ele que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-me ou, em ingls, motherboard possui vrios tipos de conectores. O processador instalado em seu socket, o HD ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vdeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas como placa de som, placa de rede, etc podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express. Essa tecnologia no serve apenas para conectar placas de vdeo. Ainda h o conector da fonte, os encaixes das memrias, enfim. Todas as placas-me possuem BIOS (Basic Input Output System). Trata-se de um pequeno software de controlo armazenado em um chip de memria ROM que guarda configuraes do hardware e informaes referentes data e hora. Para manter as configuraes do BIOS, em geral, uma bateria de nquel-cdmio ou ltio utilizada. Dessa forma, mesmo com o computador desligado, possvel manter o relgio do sistema activo, assim como as configuraes de hardware. Placa de vdeo Eis outro importante item em um computador. Cabe placa de vdeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor de vdeo, como imagens de jogos e de aplicaes, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porm, as marcas mais conhecidas
Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m 9 7 4

desse segmento so a AMD e a NVIDIA, duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip grfico ou GPU uma espcie de processador responsvel pela gerao de imagens, principalmente em aplicaes 3D. Quem produz as placas so outras empresas, como MSI, Zotac, ECS, Gigabyte, Asus, entre outras. possvel encontrar no mercado placas-me que possuem placas de vdeo onboard, isto , onde o vdeo fornecido de maneira integrada. Essa caracterstica permite economia de gastos, porm pode afectar o desempenho do computador, motivo pelo qual esse tipo de hardware indicado apenas para computadores destinados a actividades bsicas. As placas de vdeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padro a tecnologia PCI Express (PCI-E).

Drives de Disquete e CD-ROM/DVD

Os drives de disquete so itens que caram em desuso, ou seja, muito raro encontrar no mercado computadores que utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espcie de capa quadrada que protege um disco magntico que suporta at 1,44 MB. Por oferecer pouco espao para armazenamento de dados e por sua fragilidade, esses discos perderam sua utilidade. O drive de CD-ROM/DVD , basicamente, o dispositivo que l CDs ou DVDs. Hoje comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que tambm fazem gravao de dados. Tempos atrs, o mercado contava apenas com leitores e gravadores de CD. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes: CD-ROM: serve apenas para ler CDs. Mais informaes sobre isso aqui; CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, alm de gravador de CDs; DVD-RW (gravador): esse drive um dos mais completos, pois l e gravas CDs, assim como l e grava DVDs. Note que, embora em quantidade menor, tambm possvel encontrar computadores equipados com unidades Blu-ray. Monitor de vdeo

Semelhante a uma TV, responsvel por transmitir as informaes visuais do computador. Por muito tempo, a tecnologia mais usada nos monitores foi o CRT (Cathode Ray Tube), que hoje perdeu espao para a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display).
Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m 9 7 4

Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas em tamanhos que vo de 17" a 23" (l-se o smbolo " como polegadas), em formato widescreen ou seja, mais largo. Hoje em dia, muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 19", uma vez que a diferena de preos em relao a modelos menores pequena.

Gabinete O gabinete uma caixa metlica ou com elementos de plstico vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador tais como placas, HD, processador, etc. Geralmente encontrados nas cores bege e preta, cada vez mais surgem modelos que possuem algum tipo de arte, isto , que contam com cores, luzes e outros elementos chamativos. Muitas vezes, so os prprios usurios que elaboram esses enfeites. o chamado case modding. No gabinete, fica localizada tambm a fonte de alimentao, que serve para converter corrente alternada em corrente contnua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-me, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados fonte. As placas conectadas nos slots da placa-me recebem energia por esta, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-me precisam ser de um mesmo padro, do contrrio, acaba sendo praticamente impossvel conect-los. O padro em uso actualmente o ATX. Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos bsicos: Mini Tower: pequeno, possui apenas 3 baias. Mid Tower: mdio, possui 4 baias; Full Tower: grande, com mais de 4 baias. As baias so aquelas gavetinhas, no portugus vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaos das baias que conectamos drives de CD, DVD e outros so encaixados. Nos gabinetes, ainda possvel encontrar os seguintes itens: Boto TURBO (apenas em gabinetes antigos) Boto RESET Boto ou chave para ligar o computador (POWER) LED de POWER ON LED indicador de modo turbo (apenas em gabinetes antigos) - LED indicador de acesso ao disco rgido (indica que o disco rgido est sendo acessado) Display digital para indicao de clock (apenas em gabinetes antigos)

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

Perifricos gerais

Para finalizar, falta ainda citar o teclado e o mouse. Obviamente, o teclado serve para a digitao, porm, ele tambm pode ser usado em jogos e em combinaes de teclas para acesso rpido a determinados aplicativos. H inclusive vrios modelos de teclados que fogem ao padro convencional e adicionam recursos extras no acesso a diversos tipos de aplicaes. Os mouses, dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, tambm so itens essenciais. H, basicamente, dois tipos de mouse: o de bolinha, que usa uma esfera para movimentar o cursor (em desuso); e o mouse ptico, que faz a movimentao da seta por meio de laser, tecnologia que oferece mais preciso captao de movimentos. Mouses e teclados costumam ser conectados ao computador por meio de portas chamadas PS/2. Mas estas esto caindo em desuso, dando lugar s conexes USB, que tambm servem para conectar cmaras digitais, MP3-players, pen-drives, impressoras, scanners, etc. Algumas placas-mes sofisticadas oferecem tambm entradas FireWire, muito utilizadas para a conexo de HDs externos e filmadoras digitais. Antigamente, mouses utilizavam conectores seriais, teclados faziam uso de uma porta denominada DIM e impressoras e scanners usavam uma entrada chamada paralela.

Como detectar avarias? Existem 3 tcnicas de resoluo de avarias que devem ser seguidas por esta ordem: Configurao do Setup; Cdigos beep; Substituio de componentes. A substituio de componentes deve ser a ltima medida a ser tomada e deve ter sempre em ateno os seguintes pontos: 1 Certifique-se que no existe um problema com os cabos. Os cabos podem ser um ponto fraco nos computadores. Desligue todos os cabos no necessrios ao arranque do computador e verifique se o problema persiste. No caso de tudo funcionar ligue os cabos um a um para identificar a causa da avaria. 2 Certifique-se que no existem problemas de Software. Antes de assumir que tem em mos um problema de hardware, certifique-se que o problema no causado por nenhuma aplicao.

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

3 Certifique-se que no existem problemas elctricos. aquele passo que todos acham desnecessrio. Contudo, deve-se sempre verificar os cabos elctricos e se estes esto a funcionar como o esperado. 4 Guarde toda a informao do computador. Existe sempre a possibilidade, mesmo que pequena, de uma reparao correr mal. Certifique-se sempre que os dados esto guardados num lugar seguro. 5 Adopte precaues contra a electricidade esttica. Para eliminar o risco de estragar componentes, devem-se tomar precaues contra a electricidade esttica. Um simples toque na caixa, antes de tocar no processador, nas memrias ou noutro componente, pode eliminar o risco da electricidade esttica nas mos.

Configurao do Setup e o Menu da BIOS Para aceder BIOS prima, durante o POST, a tecla Delete, ou F2 (dependendo da board). Para circular pela BIOS ter de usar apenas o teclado e apenas algumas teclas que podero ser utilizadas: Pressione F1 para receber uma mensagem de ajuda; utilize as setas horizontais para navegar entre os separadores e as verticais para circular pelas funes dos mesmos; teclas de soma (+) e subtraco (-) para alterarem os valores das funes; pressione ENTER para entrar num menu ou sub-menu; prima ESC para sair, ou para voltar ao menu anterior; F9 para repor as definies de fbrica; e F10 para guardar as definies e sair. De seguida iremos enunciar as funes de cada separador do menu da BIOS (Iremos usar, como exemplo a BIOS Phoenix).

Main: No main podemos verificar as horas e data do sistema; podemos verificar se est alguma drive de disquetes, ou algum disco rgido ligado mquina; podemos ver a memria do sistema; e, em algumas motherboards mais recentes, podemos ver e controlar a temperatura da placa e do CPU. Advanced: Em Advanced podemos configurar: o CPU; as Memrias; o barramento IDE; o Super IO (controlador de disquete, porta paralela, portas "seriais", teclado e rato); as portas USB; o barramento PCI; configurar o MPS (Memory Pool System); e o "ecr de relato" de eventos da mquina.
Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m 9 7 4

Security: Permite-nos criar/ alterar uma password para proteger e aceder BIOS. Boot: Permite-nos configurar por qual dos componentes o sistema operativo ir arrancar (atravs da drive de CD's, HD, ou LAN). Exit: Permite-nos sair da BIOS guardando as alteraes realizadas ou descartando-as. POST (PowerOnSelfTest) uma sequncia de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS. Este responsvel por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em um estado operacional. Caso detectado um problema durante a verificaes efectuada pelo (POST), a BIOS emite uma sequncia de beeps sonoros, que podem mudar de acordo com a marca da motherboard. Durante a sequncia de teste o POST vai testar a memria, do teclado, carrega o sistema operativo para a memria, inicia todos os dispositivos de apoio a motherboard, entre outros.

Avarias Comuns Avaria Teclado deixa de escrever Soluo Ver se o cabo do teclado esta bem conectado (se estiver bem conectado reinicie o computador); Confirmar se os drivers esto actualizados; Ver se o computador tem algum vrus.

Avaria Teclas desorganizadas Soluo Confirmar se as teclas do teclado esto organizadas; Dever ir ao painel de controlo e configurar o teclado.

Avaria O rato deixa de funcionar

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

Soluo Ver se o cabo do rato est bem conectado; Verifique se o cabo esta danificado; Falta de drivers; Ver se o rato est com p (no caso de ser mecnico, se for ptico coloque um papel branco por baixo).

Avaria O monitor fica sem imagem Soluo Ver se o cabo est bem conectado em ambas as partes; Ver se o cabo esta danificado; Se o cabo estiver danificado dever ir ao Meu computador, boto direito do rato, propriedades, gestor de dispositivos.

Avaria Ver se o cabo est bem conectado em ambas as partes; Ver se o cabo esta danificado; Se o cabo estiver danificado dever ir ao Meu computador, boto direito do rato, propriedades, gestor de dispositivos. Soluo Substitua a motherboard Avaria Problemas de memria. Se tiver imagem, procure mensagens de erro Soluo Verifique se os chips de memria esto bem presos ou substitua a memria. Avaria Avaria de placa grfica Soluo Ver se a placa grfica esta bem presa e tente outra vez. Se a avaria persistir, substitua a placa.

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

Avaria Avaria da CPU Soluo Substitua o processador

Avaria Erro de ROM checksum. A ROM da BIOS est danificada Soluo Substitua a ROM da BIOS. Talvez seja mais fcil substituir a motherboard. Avaria Falha no teste de memria RAM, durante os primeiros 64k Soluo Substitua a RAM, se necessrio a motherboard.

Cdigos Beep

Beeps so mensagens de erros sonoras emitidas pelo computador caso este verifique que algo no esta bem no computador (a nvel de hardware). De seguida esto enumerados os cdigos Beep mais comuns. Beeps da BIOS (Award ou AMI): 1 Bip Curto: Post Executado com sucesso: Este um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST executado com sucesso. 1 Bip longo: Falha no Refresh (refreshFailure) : O circuito de refresh da placa-me est com problemas, isto pode ser causado por danos na placa-me ou falhas nos mdulos de memria RAM. 1 Bip longo e 2 bips curtos; 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vdeo: Problemas com a placa de vdeo (placa grfica). 2 bips curtos: Falha Geral: No foi possvel iniciar o computador. Este problema causado por uma falha grave em algum
Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m 9 7 4

componente, que o BIOS no foi capaz de identificar. Normalmente o problema na motherboard. 2 Bips longos: Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memria RAM. Este problema pode ser tanto nos mdulos de memria quanto nos prprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memria. Caso esteja utilizando pentes de memria sem o Bit de paridade voc deve desactivar a opo ParityCheck encontrada no Setup. 3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memria RAM (Base 64k memoryfailure) Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memria RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memrias ou na prpria motherboard. Outra possibilidade o problema estar sendo causado por um simples mal contacto. 4 Bips Longos: Timer no operacional: O Timer 1 no est operacional ou no est conseguindo encontrar a memria RAM. 5 Bips: Erro no processador: O processador est danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador est bem encaixado. 6 Bips: Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 um sinal gerado pelo chip 8042, responsvel por colocar o processador em modo protegido. 7 Bips: Processorexception (interrupt error): O processador gerou uma interrupo de excepo. Significa que o processador est apresentando um comportamento errtico. Isso acontece s vezes no caso de um overclock mal sucedido. 8 Bips: Erro na memria da placa de vdeo (display memory error): Problema com a placa de vdeo, que podem estar sendo causados tambm por mal contacto. 9 Bips: Erro na memria ROM (romchecksum error): Problemas com a memria Flash, onde est gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano fsico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela aco de um vrus da linhagem do Chernobil. 10 Bips: Falha no CMOS shutdownregister (CMOS shutdownregister error): O chamado de shutdownregister enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema causado por algum defeito no
Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m 9 7 4

CMOS. Nesse caso ser um problema fsico do chip, no restando outra opo seno trocar a placa-me.

11 Bips: Problemas com a memria cache (cache memorybad): Foi detectado um erro na memria cache.

Pg. R i c a r d o A l f r e d o + 2 4 4 9 2 4 4 4 7 r i c a r d o s c i e n t i f i c @ g m a i l . c o m

9 7 4

Anda mungkin juga menyukai