Anda di halaman 1dari 2

Em Portugal, adoptou-se recentemente o Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC) com a intuio de harmonizar as regras contabilsticas das empresas portuguesas

com as das suas congneres europeias. As Autoridades Governamentais Entram no Jogo A nvel internacional, os governos apoiaram a estandardizao das prticas contabilsticas como os PCGA quando exigiram que as empresas revelassem se adoptavam os PCGA na preparao das suas contas. Os auditores tambm tm de revelar que polticas contabilsticas so adoptadas pelas empresas. Os rgos de superviso, como por exemplo a Comisso de Mercados e Valores Mobilirios exigem que as empresas cotadas em bolsa adoptem Normas Internacionais de Contabilidade e que revelem uma grande quantidade de informao financeira e no-financeira. O que so exactamente os PCGA? Os PCGA definem os princpios, normas e procedimentos para o registo das transaces econmicas e para a preparao das demonstraes financeiras. O objectivo geral assegurar que as contas apresentem uma viso verdadeira do desempenho operacional e da situao financeira da empresa e tambm exercer a actividade em conformidade com um conjunto de regras para a apresentao da informao. A consistncia na apresentao das informaes entre as empresas torna as contas comparveis e faz com que seja possvel comparar o desempenho de uma empresa com o de outra empresa do mesmo sector. Os princpios podem ser aqueles que se tornaram padro, devido utilizao ao longo de vrios anos, ou aqueles especificamente estabelecidos pelas autoridades aps a ponderao de vrios aspectos. Os PCGA norte-americanos assentam em quatro princpios sobre trs pilares: Pressupostos, Princpios e Restries. Quatro Pressupostos 1. Entidade empresarial: um negcio uma entidade jurdica distinta dos seus proprietrios e as suas contas devero ser separadas das contas pessoais dos proprietrios. 2. Continuidade: parte do princpio que uma entidade ir continuar a sua actividade para sempre e, assim, permite prticas como a valorizao de activos fixos a um determinado custo deduzido da sua depreciao acumulada, independentemente do seu valor de mercado. 3. Unidade monetria estvel: Permite a avaliao dos activos a custos histricos, no ajustados inflao 4. Perodo temporal: As demonstraes financeiras so preparadas para perodos especficos, tais como os trimestres ou anos.

Quatro Princpios 1. Princpio do custo: Os activos so avaliados principalmente com base nos custos de aquisio e no pelo seu justo valor de mercado, eliminando assim a possibilidade de subjectividade nas

avaliaes. Este princpio sofrer actualmente de alguma contestao, pois apresenta uma imagem distorcida em tempos perodos de inflao. Conforme referido anteriormente, o SNC j permite a mensurao dos activos fixos tangveis pelo justo valor; 2. Princpio do acrscimo: os rendimentos so reconhecidos no perodo em que so obtidos e no no perodo em que o dinheiro recebido. 3. Princpio do balanceamento de gastos e rendimentos: os gastos devem relacionar-se directamente com os rendimentos a que dizem respeito, como sucede por exemplo com o custo das mercadorias vendidas. No entanto, sempre que um gasto no possa ser relacionado com um rendimento, como, por exemplo, no caso dos salrios dos funcionrios, dever ser reconhecido na sua totalidade no perodo em que ocorreu. 4. Princpio da divulgao: As informaes apresentadas nas demonstraes financeiras, as notas explicativas e as informaes complementares devem ser suficientes para que os utentes da informao financeira posam fazer um julgamento sobre o desempenho da empresa e do seu estatuto financeiro.

Quatro Restries 1. Objectividade: apenas a informao apoiada em evidncias objectivas dever ser includa nas demonstraes financeiras; 2. Materialidade: o que includo e o que omitido nas demonstraes financeiras determinado pela forma como a informao financeira poder afectar as decises dos seus utentes; 3. Consistncia: Seguir o mesmo mtodo de contabilizao para itens semelhantes e seguir as mesmas polticas contabilsticas de ano para ano. 4. Prudncia: perante cenrios, escolher a opo mais conservadora; evitar reconhecer rendimentos em excesso e esconder passivos ou gastos.

Foram publicadas linhas orientadoras detalhadas pelas organizaes responsveis pela emisso de normas contabilsticas que indicam como contabilizar transaces especficas e como reportar os resultados. Uma fonte de informaes detalhadas, incluindo anlises financeiras, o site da Unlimited Learning Resources GAAP.

Anda mungkin juga menyukai