Anda di halaman 1dari 3

Informativo Infosecnet O que spam?

Spam o termo usado para referir-se aos e-mails no solicitados, que geralmente so enviados para um grande nmero de pessoas. Quando o contedo exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem chamada de UCE (do ingls Unsolicited Commercial E-mail).

O que so spam zombies?


Spam zombies so computadores de usurios finais que foram comprometidos por cdigos maliciosos em geral, como worms, bots, vrus e cavalos de tria. Estes cdigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a mquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usurio. Enquanto utilizam mquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificao da origem do spam e dos autores tambm. Os spam zombies so muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege.

Como se proteger contra spam


Se voc tem uma conta de e-mail, muito provvel que sua caixa de entrada fique entulhada de spam. Spam a verso eletrnica da mala direta e, assim como fora do mundo on-line, a maioria das pessoas no gosta de receber anncios no solicitados. No caso do spam, ele pode at mesmo prejudicar voc ou seu computador. Os chamados "phishers" usam spam para iludir usurios de computador com golpes que levam a roubos de identidade. O spam muitas vezes o portador de vrus que infectam o seu computador. Alguns propagadores de spam enviam anncios de contedo no apropriado a crianas, como pornografia. O spam tambm pode usar toda a largura de banda, o que dificulta ainda mais o recebimento de emails legtimos que voc deseja receber. Mesmo com as leis existentes contra spam, e-mails no solicitados continuam a importunar a maioria dos usurios on-line. Para melhor proteger sua famlia e seu computador, siga estes passos para evitar spam: 1. Instale software de filtragem/bloqueio de spam O software anti-spam examina e-mails recebidos para testar e separar o spam das mensagens legtimas. O software de filtragem pode identificar e detectar automaticamente spams ou e-mails ofensivos e evitar que essas mensagens cheguem sua caixa de entrada. 2. No responda a e-mails suspeitos Se voc suspeitar que um e-mail spam, no responda, apenas exclua-o. No clique nem abra anexos. Alm disso, no clique em links para a remoo da lista de destinatrios; s vezes os links de cancelamento de assinatura so falsos e sua resposta serve somente para confirmar que o endereo de e-mail existe, o que pode resultar em mais mensagens indesejadas. 3. Configure um endereo de e-mail descartvel Tenha um endereo de e-mail secundrio, ou descartvel, para uso pblico, como uma conta gratuita de webmail. Use essa conta para se registrar em servios da Internet ou assinar boletins online. Se preferir, encaminhe essas mensagens para sua conta principal, mas dessa forma o spam tambm seria encaminhado. Verifique se o filtro de spam da conta secundria est ativado antes de redirecionar e-mails para sua caixa de entrada principal. 4. Crie um nome para o e-mail que seja difcil de adivinhar Alguns remetentes de spam usam programas de computador para adivinhar endereos de e-mail. Pesquisas mostram que endereos de e-mail que contm nmeros, letras e sublinhados so mais difceis de adivinhar e tendem a receber um nmero menor de spam. 5. Visualize e-mails em texto simples Spam desenvolvido em HTML (o cdigo usado para criao de pginas da Web) pode conter programas que redirecionam seu navegador da Web a pginas de anncios. Imagens em e-mails

podem ser adaptadas para enviar respostas ao propagador de spam. Criadores de spam usam imagens nas mensagens de e-mail para localizar endereos ativos e enviar spam posteriormente. Para estar protegido, no menu principal de seu programa de e-mail, selecione Preferncias e escolha ler os e-mails em texto simples. 6. Crie um filtro de spam para o seu e-mail A maioria dos programas de e-mail j tem uma forte defesa contra spam. Se o seu programa de email no tiver um filtro de lixo eletrnico, crie um. No menu principal do seu programa, selecione Preferncias e crie um filtro ou uma regra. Crie um filtro que verifique as mensagens que no contm seu endereo de e-mail nos campos "Para:" ou "CC:", detalhe comum em mensagens de spam. Configure o filtro para que transfira as possveis mensagens de spam para uma pasta de itens indesejados ou de spam. No entanto, filtros de e-mail no so 100% eficientes e, por isso, examine periodicamente a pasta de itens indesejados ou de spam antes de excluir as mensagens. 7. No publique links para endereos de e-mail em websites Os propagadores de spam usam robs (spambots) ou espies (web spiders) para localizar endereos de e-mail em pginas da Web. Portanto, procure no divulgar seu endereo de e-mail completo em nenhum site. Por exemplo, em vez de jose_silva@empresa.com, publique o endereo como jose_silva[arroba]empresa[ponto]com. Outra opo incluir a exibio de endereos de e-mail como imagens, em vez de texto, ou utilizar formulrios para contato. Os formulrios para contato permitem que os visitantes do seu site mandem mensagens para voc sem revelar seu endereo de email. 8. Fique atento s caixas de seleo marcadas Antes de assinar servios ou boletins na Internet, leia cuidadosamente todas as opes do formulrio de registro. Preste ateno ao texto no fim dos formulrios de registro, "SIM, desejo ser contatado por terceiros sobre produtos que possam me interessar." Algumas vezes, a caixa de seleo ao lado do texto j vem marcada e voc precisa desmarc-la. 9. Relate o recebimento de spam A maioria dos provedores de servios da Internet probe usurios de enviar spam. Se receber spam de um remetente com freqncia, tente descobrir o provedor do propagador de spam e relate a ocorrncia. O endereo de e-mail do propagador de spam talvez contenha o nome do provedor. Voc tambm pode encaminhar o spam para o seu prprio provedor. Se for comprovado que o usurio enviou spam, provvel que o provedor cancele a conta desse usurio.

Anda mungkin juga menyukai