Anda di halaman 1dari 3

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educao, da Cultura e dos Desportos SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO

GRANDE DO NORTE UERN Faculdade de Filosofia e Cincias Sociais FAFIC Departamento de Cincias Sociais e Poltica Disciplina: Historia Econmica e Poltica Brasileira Prof. Jadson Arnaud

Cidadania no Brasil. O longo Caminho


1881: TROPEO

Professor Jadson Arnaud

Mossor-RN, 2011

CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. (p. 39-57)

Hagenberg Tom  1881: tropeo  A camara dos deputados aprovam a lei do voto direto, eliminando o primeiro turno das eleies.  O limite de voto aos analfabetos, aumento da renda para votar de 200 mil ris, limitando-se assim a somente 15% da populao era alfabetizada.  1872 1 milho de votantes apenas 13% da populao livre.  1886 100 mil eleitores para as eleies parlamentares apenas 0,8% da populao.  1889 proclamao da Repblica.  1945 eleio presidencial apenas 13,4% da populao comparece as urnas.  De 1890 1930: descentralizao dos estados, aproximao do povo pelas eleies de presidentes de estados e prefeitos, a poltica dos coronis (coronelismo), elites locais e Poltica caf com leite entre So Paulo e Minas Gerais, eleies fraudulentas, eleies a bico de pena.  Participao popular restrita no Brasil.  Os quatro equvocos: primeiro democracia tinha que ser por fora, lenta e o gradual; segunda a poltica era fraudulenta e conivente com quem era; a corrupo para as classes mais baixas;e por ultimo equivoco dos direitos polticos o aprendizado do povo aos seus direitos polticos.  Direitos civis s na lei, a escravido contra a condio humana; a propriedade rural contra a lei; e Estado comprometido com o Poder Privado.  Escravido: presso inglesa para o reconhecimento da independncia a proibio do trfico de escravos (pirataria). 4 milhes de escravos importados antes da aprovao da lei.  Brasil torna-se o ltimo pas de tradio crist e ocidental a libertar os escravos fazendo-o quando os escravos j eram poucos.  Guerra de Secesso nos EUA (1860); Sul era escravista existia ao rio Ohio onde os escravos escapavam para o norte para serem livres (Undreground Railway).

 O cristianismo (IGREJA) admitia a escravido , a escravido para a liberdade era a da alma e no a do corpo; Quackers contra a igreja.  No Brasil Jos do Patrocnio filho de padre com escrava era abolicionista.  Negros libertos: No Brasil, os libertos no foram dadas nem escolas, nem terras, nem empregos. Passada a euforia da libertao, muitos ex-escravos regressaram a suas fazendas, ou a fazendas vizinhas, para retomar o trabalho por baixo salrio para sobreviverem.  No Brasil a luta pela abolio virou um caso nacional ao invs de um caso individual como na Europa  O negro hoje: encontra-se entre os que ocupam posies inferiores, uma descriminao exacerbada  A grande propriedade com isso entra o coronelismo como negligenciador dos direitos civis para exercer os direitos polticos; a monocultura de exportao (cana, algodo, caf). Vrias expresses foram usadas Para os amigos po, para os inimigos pau ou Para os amigos, tudo; para os inimigos a lei , que por esta era a dos coronis.

Anda mungkin juga menyukai