Anda di halaman 1dari 67

Salo dos Bfalos. Caverna de Lascaux, Frana. c. 15.000-13.000 a.C. Pintura rupestre.

(GOMBRICH, 1999: 42)

Aula 2 A arte pr-histrica e a arte antiga

Histria da Arte

Linha do Tempo
+/- 40.000 a.C. +/- 8.000 a.C. +/- 4.000 a.C. Fim da Era do Gelo, iniciada em 70.000 a.C. Pr-Histria:
q

Aparecimento da escrita

Paleoltico: (3 milhes a 10.000 a.C.)

Perodo da Pedra Lascada Se divide em Inferior e Superior Nomadismo Habitao de sobrevivncia abrigo contra as foras da natureza

Neoltico: (10.000 5.000 a. C.)

Perodo da Pedra Polida

22

A arte pr-histrica
Segundo nvel

Clique para editar os estilos do texto mestr


Terceiro nvel

As primeiras representaes preservadas de homens e animais datam do final do Paleoltico, entre 40.000 e 10.000 anos a.C., e mostram tal perfeio que se poderia supor tratar de uma prtica milenar, da qual, entretanto, nada conhecemos.

Quarto nvel Quinto nvel

Mapa da Europa. (STOKSTAD, 1995: 35)

No Limiar da Histria

Paleoltico ou Idade da Pedra Lascada c. de 3 milhes a 10.000 anos

Tem origem com criaturas semelhantes ao homem que habitaram a frica Central Caadores e coletores de alimentos Moravam em cavernas a princpio e depois, tambm, em abrigos feitos de ramos e gravetos Nomadismo Representa cerca de 99% da Histria da Humanidade Andavam em bandos: aprenderam a planejar, organizar, cooperar, confiar e compartilhar Aprenderam como fabricar e usar instrumentos feitos de ossos, madeira e pedra Desenvolveram a linguagem falada Descobriram como controlar o fogo Possuam crenas mtico-religiosas, que explicavam os mistrios da 44 natureza, do nascimento, da enfermidade e da morte

No Limiar da Histria

Neoltico ou Idade da Pedra Polida c. de 10.000 a 5.000 anos a.C.

Agricultura, domesticao de animais Surgimento de povoaes permanentes Desenvolvimento de novas habilidades Surgimento da troca e povoamentos de comrcio Inaugura-se a noo de propriedade privada Nasce a elite governante que juntou riqueza e controla o poder Grandes avanos tecnolgicos:

Modelaram e cozinharam o barro Inventaram a roda do ceramista Aprenderam a amolar a pedra na rocha Descobriram a roda Desenvolveram o arado e atrelaram aos bois

Uso dos metais:

1: o cobre facilmente moldado em instrumentos e armas

55

No Limiar da Histria

Neoltico ou Idade da Pedra Polida c. de 10.000 a 5.000 anos a.C.

Religio foi formalizada e estruturada Espritos naturais foram convertidos em deuses Construram altares, realizaram cerimnias e nasceu a figura do sacerdote Inauguraram uma sociedade mais organizada e complexa Duas raas sobressaram-se:

Os povos indo-europeus sudeste europeu ao Mar Cspio


Povos: Grego , Romano, sia Menor, Mesopotmia, Prsia e ndia Lngua: grega, latina, germnica, eslava, persa, snscrita Povos: cades, hebreus, babilnios, fencios, cananeus, assrios e arameus Lngua: rabe e hebraico

Os povos semitas: nmades do deserto


66

A arte pr-histrica
Bison, no teto da caverna de Altamira, Espanha. c. 15.000-10.000 a.C. Pintura rupestre. 2,5m de comprimento. (STOKSTAD, 2007: 43)

Em paredes de cavernas, do Norte da Espanha e do Sudoeste da Frana, foram encontradas pinturas pr-histricas, as quais se deu o nome de PINTURAS RUPESTRES.

Clique para editar os estilos do texto m


Segundo nvel
Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Os bises, de Altamira, na Espanha, aproveita a conformidade do teto da caverna para o desenvolvimento do corpo e dos movimentos do animal.

Este realismo evidencia uma apurada capacidade de observao e profunda intuio da natureza do animal, provavelmente, devido a relao do caador com sua presa, da qual era dependente. No se tinha conhecimento dessas pinturas pr-histricas nas cavernas at 1879, quando uma garotinha explorando com o pai a caverna de Altamira, rastejou por uma pequena abertura e encontrou uma cmara, cujo teto estava coberto por pintura de animais. O pai avisou as autoridades competentes na poca,

A arte pr-histrica
O sentido desta representao no est na necessidade de adorno, mas sim na Terceiro capacidade mgica das pinturas.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Quarto nvel Essas pinturas encontram-se, geralmente, Quinto nvel
em locais inacessveis das cavernas; acredita-se que tais locais no tinham o carter de permanncia, mas eram utilizados como um espao de culto.

Bison, no teto da caverna de Altamira, Espanha. c. 15.000-10.000 a.C. Pintura rupestre. 2,5m de comprimento. (GOMBRICH, 1999: 41)

nvel

As representaes significavam, portanto, a tentativa de organizar e dominar um mundo cujas foras amedrontadoras e benficas se personificavam nos animais. Tendo em vista que, nem todo homem pr-histrico possua esta capacidade de representao, os assim dotados podem ter desempenhado um papel importante na poca, como por exemplo de um mago ou invocador.

A arte pr-histrica
Existem alguns indcios que comprovam a existncia de algo similar a uma oficina, onde produziam as tintas a partir de carvo e ocre e as armazenavam na forma de bastes de giz.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Descoberta em 1949 e aberta ao pblico depois da IIGM, o museu pr-histrico de Lascaux, logo se tornou o mais popular entre os visitados na Frana. A visitao acarretou a destruio das pinturas, por causa do calor, umidade e dixido de carbono exalado pelos visitante, alm de fungos agressivos trazidos do mundo exterior.

Em 1963, a caverna foi fechada ao pblico e os problemas foram tratados. As autoridades decidiram que, ao invs de reabr-la, criariam uma cpia idntica para

Salo dos Bfalos, Caverna Lascaux, Frana. c. 15.00013.000 a.C. Pintura rupestre. (STOKSTAD, 2007: 44)

A arte pr-histrica
Vnus de Willendorf, Austria. c. 22.000-21.000 a.C. Pedra. 10,5cm. Viena Kunsthistorisches Museum Museu de Histria Natural de Viena (STOKSTAD, 2007: 39)

No existem representaes humanas entre as pinturas rupestres mais antigas. Algumas vezes, encontraram-se a escultura em rocha de uma figura Terceiro nvel feminina nua, para a qual eram Quarto nvel aproveitados, tambm, as protuberncias Quinto nvel e reentrncias naturais da pedra.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

Acreditasse que tais esculturas estavam associadas idia da magia da fertilidade, a segunda funo mais importante da vida humana naquele momento, ficando atrs somente da alimentao. A estatueta de calcrio pintada da Vnus de Willendorf, deixa clara esta representao da fertilidade; os seios, o ventre e o sexo foram excessivamente realados, enquanto a cabea no tem rosto e os braos e as pernas so apenas apresentados.

A arte pr-histrica
Idolo feminino de argila de Strehlitz, em Mhren, Alemanha. c. 3.500-2.900 a.C. Agila. 21 cm. Brn, Museu Moravski. (BAUMGART, 1994: 6)

Tais figuras que ainda no representam uma deusa-me, podemos consider-las suas precursoras foram produzidas por toda parte na pr-histria da humanidade atravs de milnios.

Na frica do Sul e na Austrlia podemos observar esta forma de representao at 10.000 anos atrs.

No Perodo Neoltico, as estatuetas foram estilizadas (assumem carter mais simblico). O dolo feminino de argila de Terceiro nvel Strehlitz, encontrado em Mhren, est Quarto nvel mais distante do natural que o exemplar anterior; entretanto, quadris e cochas Quinto nvel continuam bem marcados e rosto e membros so bem mais desprezados.

Clique para editar os estilos do texto mes


Segundo nvel

Em toda a parte, a estilizao um sinal de fases pr-histricas tardias. Pode ser observada tambm, nas pinturas rupestres do Neoltico, quando o homem aparece caando, lutando ou em cenas de rituais. A transio do naturalismo para a estilizao pressupes reflexes mentais

A arte pr-histrica
Outro dois exemplos evidenciam este contraste, ou melhor, evoluo, entre o naturalismo primitivo e a estilizao posterior.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

O biso entalhado em chifre de rena, encontrado na caverna La Madeleine, em Dordogne, pertence s figuraes do perodo de c. de 15.000 a.C. O chifre da rena foi escolhido, provavelmente, por causa de seu formato, que facilitou a representao do animal com exatido, A virada abrupta da cabea, que parece responder a um ataque inesperado, de suprema vitalidade formal e expressiva.

Biso, de La Madeleine, Dordogne. c. 15.000-10.000 a.C. Chifre de rena. 09 cm. Museu das Antiguidades Nacionais, St. Germain-em-laye, Frana. (JANSON, 1992: 29)

A arte pr-histrica
O cervo de Kostromskaya do sculo VI a.C., de ouro amalgamado e cinzelado, a obra mais impressionante dos cavaleiros citas, vindos da sia; este povo acabou se submetendo outras culturas, como as Terceiro nvel culturas elevadas do oriente e a prpria cultura grega, e criaram o seu prprio Quarto nvel Quinto nvel estilo pr-histrico tardio.

Clique para editar os estilos do texto mes


Segundo nvel

O material no forneceu motivo algum para a forma especial; corpo, chifres e pernas poderiam ter sido representados naturalisticamente. A escolha da estilizao e a expresso de um rigor nico nas formas, ajuda na crena de que a desorganizao da natureza pode ser vencida. Para os nmades citas, o animal possua ainda, a importncia to grande quanto para os caadores do Paleoltico, embora a relao se tenha tornado muito diferente, concentrada menos na luta de vida e

Cervo de Kostromskaya, do povo Cita. Sculo VI a.C. Ouro. 31 cm. Hermitage, S. Petersburgo. (BAUMGART, 1994: 7)

A arte pr-histrica
Fibula com nscara. Sculo V a.C. Bronze. 8,90cm. Nrberg, Germanisches Nationalmuseum. (BAUMGART, 1994: 8)

A arte dos povos celtas encontrada ao longo da Europa Central e datada do sculo V a.C., possibilitou um mergulho profundo em tempos histricos.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

A fbula com mscaras em bronze, de Parsberg, na Terceiro nvel Bavria, apresenta cabeas humanas nas Quarto nvel extremidades do arco com enormes olhos fixos e Quinto dentes mostra, que nos parecem assustadoras; nvel alm disso os fabulosos seres animalescos que complementam a placa ornamental, no nos lembram nada de amistosos. evidente que a inteno aqui no era simples ornamentao, mas que estava associada ela um significado de afugentar infortnios; um amuleto de proteo. Esses amuletos assim como os encontrados com os povos citas foram achados em tmulos e nos mostram novamente, o carter mgico dos objetos. As formas de estilizao e de suas intenes de magia e culto fertilidade, aos mortos e aos antepassados correspondem s ltimas fases

A arte pr-histrica
Os recipientes Neoltico encontrados nas cmaras funerrias, continham alimentos e bebidas para os falecidos, e destinavam ao culto aos mortos.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Terceiro nvel

Quarto A cermica, inicialmente moldada a mo, surgiu nvel Quinto nvel juntamente com a maior revoluo da humanidade, a transio da caa para agricultura, do nomadismo para o sedentarismo.

Essa transio iniciou-se em cerca de 8.000 a.C., e realizou-se durante um longo perodo de tempo, no Oriente Prximo. No nenhuma coincidncia o fato de as primeiras culturas elevadas, do Egito e da Mesopotmia, terem se desenvolvido a partir do 4 milnio em suas proximidades, permanecendo a Europa por muito mais tempo, ainda, na pr-histria. A taa em funil (inferior a esquerda), vem da cultura nrdica de megalticos na Dinamarca. Com uma haste de madeira foram gravados os ornamentos, que seguem a estrutura da forma e
Vasos, da Dinamarca. c. 3.000 a.C. Cermica. Alturas entre 14,5 e 31 cm. Museu Nacional, Copenhagen. (STOKSTAD, 2007: 57)

A arte pr-histrica
As linhas verticais confirmam a convexidade da parte inferior, dando a esta uma certa dinmica. J a ornamentao superior da borda acentua a forma circular e oferece equilbrio horizontal juntamente com uma terminao ascendente.

Clique para editar os estilos do texto mes


Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Aqui se faz presente o prazer em ornamentao estruturante de superfcies vazias sem atribuir ao ornamentos significado mgico, que entretanto, poderia existir.

Para entender melhor as linhas e foras numa obra de arte, veja: Universo da Arte, de Fayga Ostrower,

Taa em funil. c. 3.000 a.C. Cermica gravada Museu Nacional, Copenhagen. (BAUMGART, 1994: 9)

A arte pr-histrica
A taa de argila pintada de Sternberg, em Baden-Wrttemberg, mostra a que Terceiro nvel riqueza de formas ornamentais e colorida, Quarto nvel a cermica pr-histrica tardia, c. 750-620 a.C., pode se desenvolver. Quinto nvel

Clique para editar os estilos do texto m


Segundo nvel

Para a pesquisa pr-histrica, a cermica de grande valor. Grupos podem ser reunidos de acordo com formas e ornamentos, e colocados em uma ordem cronolgica aproximada, com a utilizao de outros meios de determinao. Porm, muito continua sem ser elucidado. Isto valido at mesmo para objetos que j esto prximos da poca histrica do Ocidente.
Taa de argila. c. 750-620 a.C. 55 cm de dimetro. Wrttemberg, Stuttgart. Landesmuseum. (BAUMGART, 1994: 9)

A arte pr-histrica
O carro de culto, em bronze, encontrado em uma urna funerria nos arredores de Strettweg, no nos possibilitou uma interpretao inequvoca. A obra pertence a mesma fase tardia da idade do bronze, que a taa de argila anterior. Um contedo ritual certo, embora no seja possvel determin-lo. Sem dvida, trata-se de um culto fertilidade, que pode estar associado ao culto aos mortos, pois sabemos que as cenas de sacrifcios de cervos, representadas nas figuras menores, pertencem aos dois cultos.

Clique para editar os estilos do texto mes


Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

A figura grande, ao centro, segurando a taa, a prpria divindade ou ento uma figura do ritual. Ela encontra-se sobre uma roda do sol, responsvel pela vida na terra. Percebemos como as foras da natureza gradualmente se transformam em divindades, conforme a capacidade de
Carro de culto. c. 750-620 a.C. Bronze. 22,60(h) x 35(c) cm. Landesmuseum Joanneum, Graz. (BAUMGART, 1994: 10)

Linha do Tempo
+/- 4.000 a.C. Idade Antiga Mesopotmia:

476 d.C.

Idade Mdia

1.350 d.C.

Sumrios Assrios Babilnios

Queda do Imprio Romano do Ocidente e invaso dos povos do norte

Renascimen to Italiano

Ramurab Nabucodonoso r

Egito Grcia 1919

A arte do Oriente Antigo


Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel
Mapa do Oriente Prximo (STOKSTAD, 2007:61)

Civilizao Mesopotmica

Introduo Histrica

Surgimento da primeira civilizao, fundada pelos sumrios, nos pantanais do Baixo Eufrates, c. 4.000-3.200 a.C. Desenvolvimentos e conquistas: Transformaram o pntano em campos de cevada e pequenos bosques Desenvolveram-se gradualmente de aldeias de cabanas para 12 cidades-estados independentes Criaram um sistema de escrita com smbolos em tabletes de argila, conhecido como cuneiforme Construram casas-palcios e templos funerrios sofisticados de tijolo cozido Desenvolveram ferramentas e armas de bronze Criaram obras de irrigao 2121

A arte do Oriente Antigo


A cabea feminina em alabastro, de c. 3.500-3.000 a.C., foi encontrada no Templo Branco de Ur, atual Warka, Iraque. Trata-se na verdade de uma mscara, Terceiro nvel colocada, provavelmente, sobre uma Quarto nvel esttua de madeira, pois desta nada Quinto nvel restou. Sobrancelhas e olhos eram incrustados com material colorido e o cabelo coberto com lminas de ouro.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

A figurao , surpreendentemente realstica, na suave modelao do rosto que quase respira, contrastando com os enormes olhos que representam a fora da magia. Vamos ver que o Oriente associa a estilizao e imitao da natureza de uma maneira completamente diferente da desenvolvida no Egito. Aqui no ocorre a fuso das duas possibilidades, vemos acontecer a mais forte estilizao abstrata ao lado da

Cabea feminina, de Ur, atual Warka, Iraque. c. 3.500-3.000 a.C. Alabastro. 20 cm de altura. Museu do Iraque, Bagd. (STOKSTAD, 2007: 68)

A arte do Oriente Antigo


Segundo nvel

Clique para editar os estilos do texto m


Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Uma associao semelhante de estilizao e realismo encontra-se em inmeros selos cilndricos do final do 4 milnio; cortados de calcrio, alabastro, esteatita ou ardsia, tm uma altura mdia de 4 a 5 cm. O exemplo de Bagd representa dois quadrpedes em posio antagnica, cujos pescoos em forma de serpente e com cabeas de leo se entrelaam, ornamentalmente. As superfcie livre entre as caudas, preenchida por uma guia com cabea de leo. A modelao viva das formas sobre espao to reduzido, recortadas em negativo (a imagem mostra uma impresso que poderia continuar infinitamente), revela notvel percepo da natureza, a disposio mostra excelente domnio da estruturada superfcie. As combinaes de diferentes animais em uma figura, herdada de pocas pr-histricas, possuem significado religioso. Esses celos cilndricos eram usados pela administrao do templo para marcar mercadoria e outras coisas; sua produo durou at a invaso persa.de selo. c. 3.200 a.C. Museu do Molde
Louvre, Paris. . (BAUMGART, 1994: 27)

A arte do Oriente Antigo


No perodo dinstico inicial, ainda influenciado pelos sumrios, c. 3.0002.340 a.C., os elementos formais separaram-se.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Terceiro nvel

Uma srie de esttuas de mrmore do Quarto nvel Templo de Abu, em Tell Asmar, na regio fluvial mdia dos rios, nos mostra rigorosa Quinto nvel estilizao. A maior das figuras com 75 cm de altura representa Abu, o deus das plantas ou do cultivo; a divindade materna a segunda maior, as outras figuras menores representam sacerdotes e fiis. Vamos ver que a imobilidade destas imagens aproxima-as das esculturas egpcias, porm, a forma construda a partir de cilindros aqui, se contrape exatido dos blocos retangulares, daquela. Os enormes olhos, mais realados nas figuras divinas, tambm conferem s
Esttuas do Templo de Abu, em Tell Asmar, Iraque. c. 2.900-2.600 a.C. Mrmore. 75 cm de altura a maior. Museu do Iraque, Bagd e Instituto Oriental da Universidade de Chicago, Chicago. (STOKSTAD, 2007: 70)

A arte do Oriente Antigo


O lado oposto desta arte se manifestou em objetos encontrados nos tmulos reais em Ur, tambm do perodo dinstico inicial de 2.600 a.C. Terceiro

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
nvel

Quarto nvel Trata-se aqui, de um dos raros casos, na Mesopotmia, de ricas oferendas aos Quinto nvel mortos.
A harpa com cabea de touro constituda por madeira com incrustaes de ouro. A cabea do touro completamente folheada em ouro, a barba de lpislazli. O efeito permite falar aqui de realismo mgico.

Harpa com cabea de touro, do tmulo da Rainha Puabi, Ur (atual Muqaiyir), Iraque. c. 2.685 a.C. Madeira com ouro, lpis-lazuli e conchas. Museu da Universidade de da Pensilvania, Filadlfia. (STOKSTAD, 2007: 72)

A arte do Oriente Antigo


Estela da vitria de Naramsin. c. 2.254-2.218 a.C. Arenito vermelho. 1,95m de altura. Museu do Louvre, Paris. (STOKSTAD, 2007: 74)

Ao perodo dinstico inicial sucede-se o perodo dos acdios (c. 2.340-2.180 a.C.); povos semitas imigrados do Norte da Mesopotmia, que trouxeram consigo uma outra lngua e uma Terceiro nvel outra cultura, causando uma transformao Quarto poltica ao tentar, pela primeira, vez unificar as nvel cidades-estados em imprios maiores. Quinto nvel

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

Com essa transformao, surge a figura do soberano, que a partir de ento se denominava rei, e sua figura estava associada a adorao divina. Tal acontecimento apresentado na estela da vitria de Naramsin, de 2.254-2.218 a.C. O rei caracterizado como deus pelos chifres de touro, e maior que todas as outras figuras representadas; somente ele est prximo ao cume da montanha, trono dos deuses que surgem acima como sis. O contedo expresso de uma mentalidade

A arte do Oriente Antigo


Enquanto o imprio dos acdios rua, a cidadeestado sumria de Lagash (Tello), ao sul da Mesopotmia, permanecia independente e Terceiro nvel produziu, em c. 2.150-2100 a.C., sob o Quarto nvel comando de Gudea e seu sucessor, uma srie Quinto nvel de notveis esculturas em diorito, a rocha dura freqentemente utilizada pelos egpcios.

Clique para editar os estilos do texto


Segundo nvel

A cabea de Gudea revela novamente o poder da herana sumria. O material, difcil de ser trabalhado, recebeu uma modelao delicada e mvel que lembra novamente a cabea feminina de Warka, um milnio mais antiga. Os olhos no possuem mais aquele tamanho, embora ainda sejam fortemente acentuados; o que nos faz acreditar que o carter mgico, tenha sido diminudo, mas ainda exista. A expresso tornou-se mais profana, ou seja mais humana, correspondendo ao carter individual do soberano, presente desde as invases cades.

Cabea de Gudea. c. 2.150 a.C. Diorito. 23 cm de altura. Museum of Fine Arts, Boston. (BAUMGART, 1994: 23)

A arte do Oriente Antigo


Segundo nvel

erceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

ndo nvel

ue para editar os estilos do texto para editar os estilos do texto me Clique mestre
Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

c. 3.500-3.000 a.C. Alabastro. 20 cm de altura.

c. 2.150 a.C. Diorito. 23 cm de altura.

A arte egpcia
A cultura egpcia desenvolveu-se no decorrer do 4 milnio a.C., a partir de concepes e formas pr-histricas; e, j no incio do 3 milnio havia atingido suas caractersticas essenciais.
Mapa do Crescente Frtil do Rio Nilo, Egito. (STOKSTAD, 1995: 91)

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Terceiro nvel

Quarto nvel A escrita, cujas origens em meados do 4 milnio remontavam Mesopotmia, contribuiu Quinto nvel decisivamente para que a pr-histria se tornasse histria.

O que sabemos do Egito e o que se conservou de sua cultura baseia-se, exceto por testemunhos escritos, quase que, exclusivamente, nos achados dos templos e no contedo dos tmulos. Tambm sobre a vida do povo temos informaes somente a partir das oferendas colocadas junto aos mortos nos tmulos e representaes em relevos e pinturas de tmulos dos nobres. Nada sabemos de concreto sobre o aspecto das moradias dos faras e de sua corte.

Civilizao Egpcia

Introduo Histrica Desenvolveu no frtil Vale do Rio Nilo, ao aprenderem control-lo Rio Nilo foi o meio de transporte entre o Alto e o Baixo Egito: permitiu a unificao do Imprio Barreiras naturais: montanhas, deserto, cataras no Nilo e o Mediterrneo Antigo Imprio: 2.686-2.181 a.C. Essncia: governos centralizados, construo de grandes pirmides e crena religiosa no fara Mdio Imprio: 2.040-1.786 a.C. Essncia: reis fortes unificam o imprio reafirmando o domnio faranico, crescem para o sul (atual Sudo) e comrcio lucrativo com a Palestina, Sria e Creta 3030 Novo Imprio: 1.570-1.085a.C.

Civilizao Egpcia

Religio Crena religiosa era a base da arte, medicina, astronomia, literatura e governo Grandes pirmides eram tmulos para os faras,considerados homens deuses Politesmo extensivo: adorao aos animais Crena na vida aps a morte: mumificao dos mortos e arte funerria Governo Realeza divina Poder do fara abrangia todos os setores da sociedade Fara governava segundo o MAAT: justia, lei, direito e verdade Cincia e Matemtica 3131

A arte egpcia
A paleta do Rei Narmer, de c. de 3.000 a.C., pode ser considerada a primeira obra perfeita da arte egpcia.

Clique para editar os estilos do texto mestr


Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

A reproduo do soberano mostra o princpio vlido para todas as representaes planas: cabea, ventre e membros so vistos de perfil; olhos, ombros e peitos so vistos de frente, estabelecendose, assim, uma ordem retangular que assegura o rigor absoluto. representao do povo e dos inimigos, eram concedida uma maior liberdade, mas esta nunca chegou ao naturalismo completo. Esta paleta, esculpida em seus dois lados, no se destinava ao uso pessoal do fara, mas ao culto. Narmer , provavelmente, o Rei

Paleta de Narmer, de Hierakonpolis. Dinastia 1, c. 3.150-3.125 a.C. Ardsia. 63,5 cm de altura. Museu do Egito, Cairo. (STOKSTAD, 1995: 97)

A arte egpciaTerceiro nvel


Segundo nvel

Clique para editar os estilos do texto


Quarto nvel Quinto nvel

O inimigo vencido, que Narmer segura pelos cabelos, o Baixo Egito, como tambm, o arbusto de papiro direita, sobre o qual est entronizado o falco Hrus, o deus do Alto Egito. Escritas de figuras e representao realsimblica fundem-se na paleta, que tambm, em conseqncia desta associao deve sempre permanecer estilizada. Percebe-se aqui, como a estilizao das fases pr-histricas tardias, tornou-se agora, um princpio artstico consciente, que pressupe completo domnio dos recursos estilsticos.

Paleta de Narmer, de Hierakonpolis. Dinastia 1, c. 3.150-3.125 a.C. Ardsia. 63,5 cm de altura. Museu do Egito, Cairo. (STOKSTAD,

A arte egpcia
Ti observando uma caada a hipoptamo. Tmulo de Ti, Saqqara. Dinastia 5, c. 2.510-2.460 a.C. Calcrio pintado. 1,15 m de altura. Tmulo de Ti, Saqqara. (STOKSTAD, 1995: 108)

Esta estilizao pode ser observada em um dos inmeros baixos-relevos pintados no tmulo de Ti, em Sacara, de c. 2.500 a.C.

Clique para editar os estilos do texto mes


Segundo nvel
Terceiro nvel

O baixo-relevo apresentado ao lado Quarto nvel representa Ti observando uma caada a Quinto nvel hipoptamos. Embora Ti, seja um construtor, e no pertena a famlia real, cabe-lhe como alto funcionrio do fara a mesma forma de representao do soberano: maior estatura em relao ao povo, representao de perfil da cabea, ventre e membros, e vistos de frente: olhos, ombros e peito. Apesar de sua mobilidade, as pequenas figuras adaptam-se estilizao da gravura, como tambm o fazem os animais do rio e a vegetao de papiro, representadas pelas densas estrias paralelas, animadas somente na parte superior por arbustos que se curvam, com pssaros esvoaantes e animais que caam

A arte egpcia
Julgamento ante Osris, ilustrao do Livro dos Mortos. Dinastia 19, c. 1.285 a.C. Pintura em papiro. 39,8 cm de altura. British Museum, Londres. (STOKSTAD, 1995: 125)

Clique para editar os estilos do texto mestre


Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Este princpio de conformao, oriundo completamente da vontade de ordenao da vida e da morte, e dos poderes terrenos e divinos, ofereceu a vantagem de dar uma base por quase trs milnios. A desvantagem foi o perigo de uma estagnao, com freqncia, injustamente, atribuda arte egpcia, como caracterstica essencial. Certamente ela ocorreu, principalmente na improdutiva fase tardia a partir do sc. XI a.C.; entretanto, trouxe a possibilidade de uma certa liberdade na representao da vida

A arte egpcia
Detalhe do Julgamento ante Osris, ilustrao do Livro dos Mortos. Dinastia 19, c. 1.285 a.C. Pintura em papiro. 39,8 cm de altura. British Museum, Londres. (STOKSTAD, 1995: 125)

Osris, deus do submundo, aparece direita, entronado em um rico e Terceiro nvel ornamentado pavilho ou capela, no Hall das Duas Verdades. Aqui as almas dos Quarto nvel Quinto nvel falecidos sero submetidas ao ltimo julgamento para determinar se eles tm direito ou no, vida eterna.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

Osris era tradicionalmente representado como uma mmia, envolto em uma mortalha branca de linho. Seus outros ornamentos so os de um rei egpcio. Ele usa a coroa dupla, incorporando o Alto e o Baixo Egito, uma barba falsa, um largo colar enfeitado com contas e segura os bastes simblicos apresentando-os em frente ao seu peito. Ainda, aqui, observada a exatido de superfcies da bi-dimensionalidade retangular, e a associao com ideogramas dos hierglifos refora a

A arte egpcia
Prncipe Rahotep e sua esposa Nefret. 4 Dinastia, c. 1.650 a.C. Calcrio pintado. 1,20 m de altura. Museu do Cairo, Egito. (BAUMGART, 1994: lm. 1)

Rigor, vitalidade e naturalismo, encontramos nas figuras esculturais sentadas e de p, quase de tamanho natural, desde o incio do Antigo Imprio; Terceiro nvel obras plsticas, para tmulos, concebidas Quarto nvel para nunca serem vistas e garantindo aos Quinto nvel mortos vida eterna.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

As esttuas em calcrio do Prncipe Rahotep e sua esposa Nerfret, da 4 Dinastia, ganham vida de modo especial atravs da pintura, onde a cor escura do homem e a clara da mulher no so caractersticas realistas das pessoas, mas se destinam caracterizao do sexo e so continuamente mantidas, como acontecia de forma semelhante em outras culturas. A retangularidade da representao bidimensional conservada aqui, como que desmembrada na vista de frete e na vista de lado do bloco.

A arte egpcia
Senwosret III. Dinastia 12, c. 1.878-1842 a.C. Granito preto. 54,8 cm de altura. The Brooklyn Museum. (STOKSTAD, 1995: 111)

Do Mdio Imprio (2.133-1.786 a.C.), que se seguiu ao Antigo Imprio aps sculos de instabilidade e declnio, nada foi at aqui mencionado. Isto porque, dele se conservou Terceiro bem menos do que dos outros imprios.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
nvel
Quarto nvel nvel

As esculturas deste perodo mostra que, apesar Quinto de longa interrupo, a tradio uma vez criada foi restabelecida, embora com atualizaes. H pouca indicao sobre como os antigos egpcios viam os seus artistas, cujo trabalho retratava reis e nobres, gravados com extremo detalhe em sua vida contempornea. Mas eles devem ter sido respeitados e admirados. Veja esta inscrio em um tmulo de pedra, de um escultor do Mdio Imprio: Eu sou um artista que excede em minha arte, um homem acima do comum em conhecimento. Eu conheo a atitude correta para a estatua [de um homem]; eu conheo como uma mulher se apresenta, ... No h nenhum homem famoso pelo seu conhecimento, como eu e meu filho

Nefertiti, de Akhetaten (moderna Tell el Amarna). Dinastia 18, c. 1.348-1.336-5 a.C. Calcrio pintado. 51 cm de altura. Staatliche Museen zu Berlin, Preussischer Kulturbesitz, gyptisches Museum. (STOKSTAD, 1995: 120)

A arte egpcia
J o Novo Imprio apresenta um realismo mais intenso, e sem dvida, a mais veemente irrupo desta forma de representao, aconteceu sob Amenfis IV (Aquenatn, Terceiro 1.372-1358 a.C.), que tentou uma revouluo nvel religiosa, imediatamente anulada apssua Quarto nvel morte atravs do retorno ao antigo sistema. Quinto nvel

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

A cabea da esposa de Aquenatn, a Rainha Nefertiti, de c. de 1.360 a.C., mostra em beleza e segurana perfeitas os novos esforos. A elegncia da conduo das linhas, a delicadeza da modelao e a tranqila vitalidade da expresso revelam a mais alta maestria. O rigor geomtrico do estilo egpcio, no destrudo, mas transformado atravs de sensibilidade incomparvel. Esta uma sensibilidade mais humana, diferente da percepo de forma mencionada a respeito das escultura do Antigo Imprio.

A arte egpcia
Segundo nvel

Clique para editar osClique para editar os estilos do te estilos do texto mestre
Segundo nvel

Terceiro nvel

Quarto nvel Quinto nvel

Terceiro nvel

Quarto nvel Quinto nvel

4 Dinastia, c. 1.650 a.C

Dinastia 12, c. 1.878-1842 a.C

Dinastia 18, c. 1.3481.336-5 a.C.

A arte egia
Mais de um milnio aps o Egito e a Mesopotmia, em c. 2.000 a.C., surge em Creta uma terceira cultura elevada, com a inveno de uma escrita ainda no decifrada (linear A), construes de palcios, pequenas esculturas e cermica pintada. O mesmo aconteceu nas ilhas do Mar Egeu, as Cyclades, e no sul do continente, na Pennsula do Peloponeso. O que conhecido, na Ilha de Creta, do 3 milnio pertence ltima fase da arte pr-histrica do Neoltico, assim como, os produtos do continente grego e das ilhas do Mar Egeu, do 3 at a metade do 2 milnio.

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Mapa do Mar Egeu. (STOKSTAD, 2007: 127)

As Civilizaes Egias
Duas civilizaes precederam a civilizao grega: a Minica (Ilha de Creta) e a Miscnica
q

Civilizao Minica: 2.600-1.250 a.C., apogeu de 1.700-1.450 a.C.

Magnficos complexos palacianos, cuja construo atesta a riqueza e o poder dos seus reis

Povo pacfico: palcios no eram fortificados e a arte no retrata

A arte egia
Os dolos das Cyclades diferenciam-se de seus correspondentes mais antigos (Vnus de Willendorf e dolo feminino de argila de Strehlitz), tanto pelo seu tamanho, quanto Terceiro nvel por sua forma austera que eliminou o realce das caractersticas sexuais (seios, Quarto nvel Quinto nvel quadris e coxas enormes).

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

Duas figuras femininas, das Ilhas Cyclades. c. 2.500-2.200 a.C. Mrmore. 33 cm de altura. Museu da Arte Cyclades, Atenas. (STOKSTAD, 1995: 130)

So sempre longos e achatados, e no so destinados a ser colocados de p. Apesar disso, pode-se perceber em suas propores e modelagens contidas, uma forma prpria, que age como um primeiro germe para o desenvolvimento da escultura grega posterior. As duas figuras femininas, assim como inmeras outras semelhantes, destinavam-se ao culto fertilidade, talvez at, representando uma deusame.

editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mestre
Segundo nvel

el

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

3.500-2.900 a.C., 21cm. Alemanha

22.000-21.000 a.C., 10,5cm. ustria

2.500-2.200 a.C., 33cm. lhas Cyclades

A arte egia
Deusa com serpentes, do complexo palaciano de Cnossos, Creta. c. 1.700-1.550 a.C. Terracota pintada. 29,5 cm de altura. Museu Arqueolgico, Iraklion, Creta. (STOKSTAD, 1995: 134)

O que se desenvolveu paralelamente no 2 milnio na Ilha de Creta, conduz a um mundo completamente novo.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Terceiro nvel

A figura em terracota pintada da chamada Quarto nvel deusa com serpentes, de 1.700-1.600, est Quinto nvel impregnada de uma sensualidade e profanidade, que a coloca acima de tudo o que pr-histrico, egpcio ou mesopotmico; embora se possa presumir que tenham havido contatos com ambas as culturas; principalmente com a cultura mesopotmica: veja os olhos desproporcionais e a forma cnica da saia. No se sabe ao certo, se trata-se de uma deusa ou sacerdotisa, de qualquer modo est associada ao culto fertilidade, indicado pela presena das serpente e dos seios nus. A no ser que este traje pertencia a moda da sociedade palaciana da poca.

A arte egia
A forte relao com os sentidos, que no possvel sem uma percepo realista da natureza, no despertada somente por Terceiro nvel estas figuras em terracota, mas tambm Quarto nvel pelas pinturas murais de palcios e Quinto nvel ornamentao de vasos.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

O vaso do polvo, de c. 1.500 a.C., possui uma decorao extremamente viva que revela profunda intimidade com animais marinhos. No levada em considerao, aqui, a forma do vaso, o animal cobre toda a superfcie como se ela fosse gua, sem limites.
Vaso do polvo, de Palaikastro, Creta. c. 1.5001.450 a.C. Cermica. 28 cm de altura. Museu Arqueolgico Iraklion, Creta. (STOKSTAD, 1995: 139)

A arte egia
da mesma poca, as taas de ouro de Valpheio, nas proximidades de Esparta, Pennsula do Peloponeso. Suas paredes so amolgadas com relevos de representaes de touros selvagens e domsticos.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Quinto nvel

Animais, homens e plantas so reproduzidos Terceiro nvel com uma naturalidade que supera tudo o Quarto nvel que conhecido do Egito e da Mesopotmia. Este realismo refere-se no somente a cada figura isolada, mas tambm, a seu conjunto, de modo que surgem cenas narrativas que inter-relacionam e produzem noes de profundidade espacial. No se sabe se estas taas foram trazidas de Creta, onde o culto ao touro desempenhava um papel importante, ou se foram feitas por artistas cretenses no continente grego para soberanos miscnicos; de qualquer forma, so testemunhas de uma relao entre

Taas de ouro de Valoheio, encontrado prximo a Esparta, Grcia. c. 1.650-1.450 a.C. Ouro. 8,90 cm de altura. Museu Arqueolgico Nacional, Athenas. (STOKSTAD, 1995: 138)

A arte egia
Em Micenas foi encontrado um pequeno grupo em marfim conhecido como as trs divindades, do sc. XV; cuja expresso profundamente humana, singular nesta poca e no alcanada nem mesmo pela arte egpcia, sob Aquenatn, no sec. XIV, que a propsito, pode bem ter sofrido a influncia da arte Terceiro cretense.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel
Quarto nvel nvel

nvel

O traje das duas mulheres cretense, o que pode Quinto apenas significar que as mulheres miscnicas seguiam a moda de uma civilizao mais evoluda; no entanto, a vitalidade natural da configurao indica que tambm aqui se trata da obra de um artista cretense. Partindo-se do contedo, que ainda no foi interpretado e no possui paralelos na cultura cretense ou miscnica, no se pode ter uma definio mais exata. A educao dos deuses-crianas tem sua importncia na mitologia grega posterior, com um certa ligao com Creta (Zeus).

Trs divindades, encontrado em um palcio miscnico, Grcia. c. 1.400-1.200 a.C. Marfim. 7,5 cm de altura. Museu Arqueolgico Nacional, Atenas. (STOKSTAD, 1995: 148)

A arte egia
Segundo nvel

ndo nvel

ue para editar os estilos do textopara editar os estilos do texto me Clique mestre


Quarto nvel Quinto nvel

erceiro nvel

Terceiro nvel

Quarto nvel Quinto nvel

Dinastia 18, c. 1.348-1.3365 a.C.

Miscnico. c. 1.400-1.200 a.C.

A arte grega
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Mapa das cidades-estado gregas. (BAUMGART, 1994: 151)

Grcia
q

Idade das Trevas: 1.100 800 a.C.

Era de transio entre a extinta civilizao micnica e a futura civilizao helnica Migrao das tribos gregas das reas montanhosas da Grcia para as plancies mais frteis e do continente para as ilhas egias e o litoral da sia Menor Perodo de insegurana, guerras,

Grcia
q

750 323 a.C. Sociedade grega baseada em cidades-estados independentes Fidelidade tribal: primeira associao poltica Surgimento da polis Lei no emanava dos deuses ou governantes divinos, mas da comunidade A tradio mtico-religiosa co-existiu com o crescente racionalismo Valorizao do livre exerccio da cidadania

A arte grega
Atenas, na tica, foi o nico domnio miscnico que no sucumbiu aos dricos, vindo do norte; enquanto os outros gregos miscnicos evadiram para as ilhas e para a costa ocidental da sia Menor, Atenas tornou-se o centro de um novo desenvolvimento. No se sabe at que ponto, a antiga populao misturou-se com os dricos; parece, porm que os gregos miscnicos, na tica, nas ilhas e na sia Menor (contato com os povos jnicos e etlios), tornaram-se o elemento criador de uma nova cultura. Os gregos entraram definitivamente para a histria no sculo VIII a.C.; com os primeiros jogos olmpicos, em 776 a.C., em Atenas, inicia-se a cronologia grega na histria da arte. na arte geomtrica do sc. VIII a.C., que encontramos a base da formao do ESTILO GREGO. Aos motivos abstratos so adicionadas representaes figurativas. Alm da cermica, que est em primeiro plano, surgem pequenas esculturas, tambm. Neste momento, no vemos esculturas monumentais ou arquitetura em pedra. O vaso do cemitrio de Dipylon, em Atenas, com mais de 1m de altura, um excelente exemplo deste gnero, conservado com vrias outras peas.

A arte grega
Os dois frisos figurativos, acima com um morto no atade e pessoas lamentando e abaixo com um grupo de guerreiros sobre carros e a p, parecem ter surgido a partir de ornamentos abstratos e inserem-se com sua austeridade na decorao claramente articulada. O momento narrativo fortemente reprimido parra dar lugar a uma representao atemporal de lamento e celebrao. Quando se pensa nas epopias de Homero do mesmo perodo, na descrio do escudo de Aquiles, por exemplo, torna-se ntida a enorme distncia entre poesia e arte figurativa nesta poca, que s diminuiu muito mais tarde.
Vaso, do Cemitrio de Dipylon, Antenas. c. 750 a.C. Terracota. 1,08cm de altura. The Metropolitan Museum fo Art, New York. (STOKSTAD, 2007: 159)

ndo nvel

ue para editar os estilos do texto mestre


Quarto nvel Quinto nvel

erceiro nvel

A palavra descreve com uma vitalidade que lembra a taa de ouro de Valphio, aqui, nesta cermica, vemos a abreviatura de smbolos.

A arte grega

erceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

ndo nvel

Clique mestre ue para editar os estilos do texto para editar os estilos do texto me
Segundo nvel

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Antenas. c. 750 a.C. Terracota. 1,08cm de altura.

Esparta. c. 1.650-1.450 a.C. Ouro. 8,90 cm de altura.

A arte grega
nfora de gargalo proto-tica. c. 670 a.C. 1,42 m de altura. Museu Eleusis. (BAUMGART, 1994: 46)

Na segunda metade do sculo VIII, os gregos comearam a fundar colnias em quase toda a costa do Mediterrneo, de modo que o estilo geomtrico, ainda como que enraizado no pr Terceiro nvel histrico, logo se desfez, e entre 725 e 650, deu lugar ao chamado estilo orientalizante. Quarto nvel

Clique para editar os estilos do texto m


Segundo nvel

Na nfora proto-tica, de c. 670 a.C., os ornamentos geomtrico esto limitados s bordas, enquanto agitadas faixas tranadas se destinam articulao principal, e pequenas palmetas, rosetas e espirais ao preenchimento.

Quinto nvel

As representaes figurativas ocupam agora, a maior parte do espao; o cegamento de Polifemo no gargalo e a perseguio de Perseu pelas Grgonas no corpo. O carter narrativo foi, significativamente, acentuado; no movimentos das figuras torna-se perceptvel o despertar de uma dinmica natura, que tensiona superar o esquematismo geomtrico.

A arte grega
Jarro (olpe). c. 600 a.C. Cermica decorada com figuras negras. 30 cm de altura. The British Museum, Londres. (STOKSTAD, 2007: 161)

Elementos do Oriente Prximo fazem-se notar ainda mais fortemente na cermica protocorntia do sc. VII; pequenos vasos eram modelados para blsamo em forma de animais, Terceiro nvel ou com cabeas de animais ou homens.

Clique para editar os estilos do texto me


Segundo nvel

Quarto nvel Quinto A austeridade do estilo geomtrico foi diluindo- nvel


se. O corpo deste jarro foi ornamentado com animais: temos os lees com crinas de cavalos, entremeados por cobras e dois pssaros com a cabea nica de um leo. Os frisos, que separam estas faixas, so linhas simples e na base do jarro encontramos decoraes que se assemelha a flores estilizadas. Alm do verniz, foram utilizados tambm, vermelho e branco opacos, tornando o aspecto colorido mais rico, e ao mesmo tempo, mais agitado e menos sistemtico.

A arte grega
O caminho a partir de agora, claro de se acompanhar, trilhado com segurana; e no campo da cermica, encontramos uma grande quantidade de obras.

Clique para editar os estilos do texto m


Segundo nvel
Terceiro nvel

O vaso Franois de Chiusi, de c. 570 a.C., foi Quarto nvel modelado pelo Oleiro Ergotimos e ornamentadoQuinto nvel pelo pintor Kleitias. Seus artistas deixaram suas assinaturas na obra, o que nos revela uma nova conscincia em relao a obra de arte.

O contedo, cada vez mais narrativo, trata das lendas associadas a Aquiles e Teseu. O mundo mtico que tomou forma nas epopias de Homero, encontram agora uma correspondncia grfica. Apesar deste vaso ter sido feito e decorado por artistas ateniense, ele foi encontrado num cemitrio etrusco. Os etruscos , viviam na Etrria, Itlia Central, no momento em que a Civilizao Romana emergiu;

ERGOTIMOS E KLEiTIAS, Vaso de Franois, figuras em negro decorando uma taa em forma de voluta. c. 570 a.C. Cermica. 66 cm de altura. Museo Archeolgico Nazionale, Florena. (STOKSTAD, 2007: 173)

A arte grega
A pintura de figura s vermelhas sobre fundo preto, que por volta do final do sc. Terceiro nvel VI comeou a substituir a de figuras negra, trouxe consigo no somente a supresso Quarto nvel das silhuetas de efeito sopre austero, mas Quinto nvel tambm permitiu um desenho interno mais rico, associado a maior mobilidade.

Clique para editar os estilos do texto m


Segundo nvel

Por isso, puderam surgir composies figurativas que no evitavam tores do corpo e redues perspectiva, de modo a surgir tambm em pequena escala o elemento espacial. A expresso emocional associada vitalidade fsica, alcanou a totalidade do ser humano sem incorrer no realismo observado nas obras cretenses.

PAN PAINTER, Artemis matando Actaeon, figuras vermelhas decorando um taa em forma de sino. c. 470 a.C. Cermica. 37 cm de altura. Museum of Fine Arts, Boston. (STOKSTAD, 2007: 184)

A arte grega

Clique para editar os estilos do tex


Segundo nvel

Kouros, encontrado na tica. c. 600 a.C. Mrmore. 1,93 m de altura. The Metropolitan Museum of Art, New York. (STOKSTAD, 2007: 169)

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

No perodo geomtrico arcaico antigo, do sc. IX at meados do sc. VII, no faltaram esculturas. Em argila, bronze, mrmore ou marfim, eram sempre pequenas e demonstravam, ainda, insegurana em relao a percepo de um estilo seguro. Somente o encontro com a escultura monumental egpcia, no perodo orientalizante,permitiu que surgisse a partir da metade do sc. VII a escultura grega monumental em pedra, conduzindo rapidamente a um perfeito domnio da tipologia figurativa realista. O que foi atingido, podemos ver em Kouros da tica, em tamanho natural. Esta esttua tumular, de um jovem nu de p e com o p esquerdo frente, apresenta extrema rigidez e uma composio estruturada na geometria das partes. O que a diferencia das esttuas egpcias, um novo tipo de tenso; aqui a expresso da vida orgnica dos corpos foi evidenciada. Apesar de todo o retraimento da forma ainda estilizada, pode-se perceber a inteno da realidade

A arte grega

Clique para editar os estilos do texto m


Segundo nvel

Kroisos, do cemitiro de Anavysos, prximo a Atenas. c. 525 a.C. Mrmore com pintura remanescente. 1,93 m de altura. National Archeological Museum, Atenas. (STOKSTAD, 2007: 170)

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Originalmente estas esttuas eram pintadas, como as egpcias. De resto, difcil dizer aqui as intenes associadas a elas pelos gregos; sempre preservadas como esttuas tumulares e encontradas com oferendas a deuses, no eram um retrato do morto, nem to pouco a imagem de um deus, e tambm no tinham a inteno de garantir a vida aps a morte, j que tal questo no era cara aos gregos, pois a eternidade era realizada no presente para esta civilizao. A imagem do homem representa a realizao da existncia, que no deve tomar a forma do indivduo transitrio, mas sim de uma idealizao, significando uma beleza perfeita, na busca do esplendor da criao divina. Esta a forma grega de unir o homem e o deus, numa simbiose que no encontramos at ento. O Kroisos, de c. de 525 a.C., idntico ao Kouros, porm a forma tensa e austera do anterior, sofre aqui uma dilatao, como que impulsionada por foras interiores. A base da esttua traz a inscrio: Pare e lamente junto ao sepulcro do falecido Kroisis, arrebatado pelo impetuoso Ares dentre os guerreiros na vanguarda. A escultura

A arte grega

Clique para editar os estilos do texto


Segundo nvel

Kor de Peplo, da Acrpole de Atenas. c. 530 a.C. Mrmore. 1,23 m de altura. Museu da Acrpole, Atenas. (STOKSTAD, 2007: 171)

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

Alm das esttuas de rapazes h uma srie de esculturas em tamanho natural de jovens sempre vestidas (kors), que se destinavam ao mesmo propsito e eram imaginadas principalmente como oferendas.

Elas desenvolveram-se da metade do sc. VII at o incio do s.V, paralelamente as figuras nuas, porm, suas longas saias no evidenciam a articulao do corpo, o que torna muito mais cativante a graa de vida desabrochando em uma obra como Kor de Peplo. Nela, encontramos conservados traos de uma rica pintura em vermelho, verde e preto. As pernas so caracterizadas quase imperceptivelmente sob a veste, o ventre ligeiramente insinuado, a cintura levemente retrada, os seios sobressaem mais nitidamente. O sorriso arcaico confere a figura um carter humano adicional. E as veste, ainda simples, veremos que em breve se tornaro um exuberante jogos de forma e dobras, o que com certeza, necessitou de uma habilidade tcnica, que mataria a

A arte grega

Clique para editar os estilos do texto


Segundo nvel

Auriga, da Santurio de Apolo em Delfos. c. 470 a.C. Bronze. 1,80 m de altura. Archeological Museum, Delfo. (STOKSTAD, 2007: 181)

Terceiro nvel
Quarto nvel Quinto nvel

A estatueta clssica representa o apogeu do esprito grego; caracterizado por uma exatido que exclua imaginao, ousadia e audcia, mas associava racionalidade e sensibilidade a uma harmonia cuja a beleza e serenidade nica na histria, e retomada vrias e vrias vezes. Podemos ver esta perfeio alcanada no Auriga de Delfos, da fase inicial do Perodo Clssico. A ntima proximidade com a arquitetura manifesta-se na roupagem, tratada quase como uma coluna com caneluras, porm na conduo de linhas muito delicadamente diferenciadas das dobras, mostra-se que ela recobre um corpo vivo. O local onde a obra de arte apresentada afeta a impresso que fazemos dela. Hoje, est obra est apresentada em um pequeno pedestal num salo calmo de um museu, isolado de outros trabalhos e do contato com o pblico geral.

Esta impresso completamente diferente da que teramos junto ao local original para qual ela foi concebida: ao ar livre, colocada em cima de uma biga conduzida por cavalos desenhados.

A arte grega nvel Terceiro


Segundo nvel

Clique para editar os estilos do texto me


Quarto nvel Quinto nvel

PRAXITELES OU SEUS SEGUIDORES. Hermes com o menino Dionsio, provavelmente uma cpia romana do original de c. 300-250 a.C. Mrmore com tinta remanescente. 2,16 m de altura. Archeological Museum, Olympia. (STOKSTAD, 2007: 201)

Na poca de Alexandre, o Grande (336-323), no final da arte clssica tardia, o equilbrio entre deus e homem desfez-se ainda mais a favor do humano.

A personagem divina de Hermes com o menino Dionsio sobre o brao, possivelmente do artista Praxteles ou seus seguidores, adquire no conjunto leve e sentimental de ambos algo de anedtico. A atemporalidade transforma-se em vinculao ao esprito da poca, o que significa transitoriedade terrena. Descoberta nos escombros das runas do Templo de Hera, em Olympia, em 1.875, esta esttua hoje, descrita como uma excelente cpia romana. O que corrobora esta concluso so elementos tipicamente da escultura romana: a sandlia de Hermes (estudo recentes comprovaram que este modelo no pertence ao vesturio do sc. IV), a prega do tecido que cobre um tipo de tronco de rvore, servida como suporte; e o uso de uma

HAFESANDROS, ATHANADOROS E POLYDORO DE RODES. HeLaoconte e seus filhos. Mrmore com tinta remanescente. 2,44 m de altura. Museu do Vaticano, Roma. (STOKSTAD, 2007: 215)

A arte grega
O Laoconte e seus filhos, tambm conhecida como O grupo de Laoconte, parece uma obra cuja mostra de extrema habilidade encobre a verdade da vida.Terceiro nvel Toda a violncia dos gestos no pode Quarto nvel apagar a impresso de pedantismo.

Clique para editar os estilos do texto mes


Segundo nvel
Quinto nvel

A arte grega est no fim e torna-se romana, o que se expressa tambm, na incerteza da datao desta obra, que oscila entre o final do sc. II a.C. e o sc. I d.C. Segundo Plnio, a escultura obra conjunta dos escultores de Rodes: Hafesandros, Athanadoros e Polydoro; e ela se encontrava no Palcio do Imperador Romano Tito (78-81 d.C.). Por isso, fica-se a dvida: trata-se de uma obra original do sc. II I a.C. ou uma cpia romana do sc. I d.C.

Bibliografia
Esta aula foi baseada no livro: BAUMGART, Fritz. Breve Histria da Arte. Traduo: Marcos Holler. So paulo: Martins Fontes, 1994. Complementar: GOMBRICH, E. H. A Histria da Arte. 16 edio. Traduo: lvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999. JANSON, H. W. Histria da Arte. 5 edio. Traduo: Maria Manuela Rocheta Santos, coloborao de Jacinta Maria Matos J. A. Ferreira de Almeida. So Paulo: Martins Fontes, 1992. STOKSTAD, Marilyn, com colaborao de Marion Spears Graysin, e e contribuio de Stephen Addiss [et al.]. Art History. Edio: Paul Gottlieb. New York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers, 1995.

Salo dos Bfalos. Caverna de Lascaux, Frana. c. 15.000-13.000 a.C. Pintura rupestre. (GOMBRICH, 1999: 42)

Aula 2 A arte pr-histrica e a arte antiga

Histria da Arte

Anda mungkin juga menyukai