Anda di halaman 1dari 7

Escola Secundria Martins Sarmento

Ficha Trabalho BIOLOGIA


NOME ______________________________________________________________ N _____ TURMA: CT__ ___ de Janeiro de 2012 prof: Frederica Sampaio
12 Ano de escolaridade

Guimares

Assunto: Patrimnio Gentico Mecanismos de transmisso hereditria 1 - Os estudos de Gentica tm evoludo a partir de 1860, tendo Gregor Mendel sido um dos seus principais promotores. Recorreu ervilheira Pisum sativum que se revelou de maneira excepcional para o efeito. 1.1 - Aponte duas razes para a sua utilizao e sucesso. 2. Na rvore genealgica da figura, os indivduos representados por smbolos escuros apresentam uma doena hereditria, enquanto que os restantes apresentam um fentipo normal.

2.1 O alelo responsvel por essa doena dominante ou recessivo? Justifique. 2.2 Dos dez indivduos representados nesta arvore genealgica, existe um para o qual no possvel definir o gentipo. Indique-o , justificando a impossibilidade da definio do gentipo. 3 As rvores genealgicas da figura representam o modo de transmisso de um mesmo carcter em cinco famlias diferentes (1, 2, 3, 4 e 5). Os smbolos a negro representam que o indivduo apresenta o carcter.

3.1 - Supondo que no ocorrem mutaes, analise as rvores e assinale a opo correcta: A. A famlia 1 permite concluir que se trata de um carcter dominante, ligado ao cromossoma X. B. A famlia 2 permite concluir que se trata de um carcter autossmico recessivo. C. A famlia 3 permite concluir que se trata de um carcter recessivo, ligado ao cromossoma X. D. A famlia 4 permite concluir que se trata de um carcter recessivo, ligado ao cromossoma Y.

4 - Considere as afirmaes proferidas pelos amigos do Nuno a propsito de hereditariedade e seleccione as verdadeiras. A - O teu cromossoma Y igual ao cromossoma Y do teu av paterno. B - O teu cromossoma Y pode ter-se originado do cromossoma Y do teu av materno.
Frederica Sampaio FT Mecanismos de transmisso hereditria 1/7

C - O teu cromossoma X igual ao da tua av materna. D - O teu cromossoma X proveio do cromossoma X da tua me. E - O teu cromossoma X proveio metade da tua me e metade do teu pai. F - No teu caritipo, em regra, no h autossomas exactamente iguais aos dos teus avs.

5 - Um criador de periquitos cruzou indivduos com penas amarelas no dorso e verdes no ventre com outros de penas brancas no dorso e azuis no ventre, obtendo os resultados evidenciados na figura.

5.1 - Identifique o gentipo de cada um dos indivduos: a) da gerao parental; b) de F2. 5.2 - Justifique, atravs de um xadrez mendeliano, as suas opes relativas alnea b). 6 - Um agricultor pretende obter uma variedade de tomate de tamanho ano e com polpa de cor escura. Para isso, cruzou uma planta de tamanho normal e com polpa de cor escura, homozigtica dominante para ambos os caracteres, com outra de tamanho ano e com polpa de cor amarela, homozigtica recessiva para ambos os caracteres. (Deve utilizar as letras N/n para o tamanho e as letras E/e para a cor da polpa). 6.1 - Justifique se ou no possvel obter tal variedade (tamanho ano e polpa escura) de tomate, a partir do cruzamento indicado. 6.2 - Indiquem em que gerao e em que proporo pode aparecer essa variedade (tamanho ano e polpa escura). Justifiquem a vossa resposta. 7 - O cruzamento de dois gatos, um preto e outro amarelo, origina sempre fmeas bicolores e machos sempre da cor da me. Considere o esquema da figura. 7.1 - Determine o gentipo de cada um dos animais representados. 7.2 - Por que motivo que, num cruzamento deste tipo, as fmeas (3) so sempre bicolores ? 7.3 - Considere um possvel cruzamento entre os animais (3) e (4). 7.3.1 - Que fentipos seria provvel encontrar nos machos que nascessem? 7.3.2 - Fundamente a sua resposta atravs de um xadrez mendeliano.

Frederica Sampaio

FT Mecanismos de transmisso hereditria

2/7

8 - Estudou-se simultaneamente a transmisso hereditria de duas caractersticas do plo dos pastores alemes. Os progenitores, homozigticos para as duas caractersticas, eram de plo preto e curto e de plo longo e castanho. Os descendentes do primeiro cruzamento apresentavam plo curto e preto. 8.1 - Caracterize este tipo de hereditariedade no que se refere a: 8.1.1 - Monohibridismo/ Dihibridismo. 8.1.2 - Dominncia/ recessividade dos genes. 8.2 - Apresente o gentipo dos indivduos da F1. 8.3 - Efectuou-se um novo cruzamento com indivduos semelhantes, resultantes da primeira gerao. 8.3.1 - Indique a constituio genotpica dos gmetas e as respectivas probabilidades. 8.3.2 - Determine as propores fenotpicas e genotpicas dos indivduos da segunda gerao. 9 - A figura representa o resultado do cruzamento de ces de uma determinada raa. 9.1 - Classifique o tipo de hereditariedade verificada na transmisso da cor do plo destes ces. 9.2 - Indique o gentipo de cada indivduo. 9.3 - Indique se verificada alguma das leis de Mendel nestes cruzamentos. Justifique.

10 A aptido para determinar o gosto de certos sabores transmite-se hereditariamente. Exemplo disto o caso da feniltiocarbamida, substncia que detectada por algumas pessoas e que outras no conseguem distinguir. Numa famlia em que os pais eram capazes de detectar a referida substncia, nasceram 4 filhos, em que um deles no capaz de detectar este gosto. 10.1 Faa a rvore genealgica desta famlia, indicando a legenda de todos os smbolos utilizados. 10.2 Indique se o gene que determina a incapacidade de detectar a substncia dominante ou recessivo. Justifique. 10.3 Indique o gentipo de todos os indivduos. 10.4 Imagine que um dos filhos do casal capaz de detectar o gosto se casa com outra pessoa incapaz de detectar a substncia qumica. Determine a probabilidade de terem filhos incapazes de detectar a substncia. 11 Numa certa raa de carneiros, o gene que determina a caracterstica patas curtas dominante sobre o gene que determina patas longas. Observe atentamente a figura que determina os resultados obtidos em duas geraes (F1 e F2) aps o cruzamento parental (P). 11.1 Indique o gentipo dos carneiros representados na figura.
Frederica Sampaio FT Mecanismos de transmisso hereditria 3/7

11.2 Compare as propores genotpicas (constituio gentica) e fenotpicas (aspecto dos animais) obtidas em F2. 11.3 Refira qual a condio para que se manifeste o gene para patas longas. 11.4 Imagine que cruzava o indivduo 6 com outro carneiro de patas curtas, mas heterozigtico. Qual o tipo de descendncia que esperava?

12 Classifique cada uma das seguintes afirmaes como Verdadeira ou Falsa. A O caritipo humano constitudo por 23 cromossomas. B A probabilidade de nascerem rapazes igual de nascerem raparigas. C Todas as clulas do organismo humano possuem o mesmo material gentico, diferem apenas nos genes que esto activos. D Todas as clulas do organismo possuem o seu prprio material gentico, pois so todas diferentes. E A miopia dos trabalhadores nas minhas uma caracterstica adquirida e transmitese aos descendentes. F Todas as clulas humanas tm o mesmo nmero de cromossomas. G Um gene recessivo s se manifesta na ausncia de um gene dominante. 12.1 Justifique a sua opo para as frases B, F e G (utilize o xadrez mendeliano para a frase B). 13 A fenilcetonria uma doena gentica que implica graves perturbaes mentais nas crianas, sendo o seu tratamento impossvel a partir de certa idade. Esta doena facilmente diagnosticada com o teste do pezinho e se as crianas forem tratadas a tempo podem levar uma vida normal. Dentro das pessoas normais devemos tambm considerar os portadores, isto , pessoas normais mas que tm tambm um gene para a doena. Numa famlia de pais normais (o Antnio e a Filipa) nasceram 3 filhos, o Rui, a Catarina e o Joo. O Rui e a Catarina nasceram normais, mas o Joo teve de receber tratamento pois manifestava a doena. O Rui casou com a Maria, que era portadora do gene da doena (significa que heterozigtica, mas no manifesta a doena) e tiveram a Joana, que nasceu normal. 13.1 Construa a rvore genalgica desta famlia. Faa a legenda de todos os smbolos que utilizar. 13.2 Identifique qual o gene recessivo neste caso. Justifique. 13.3 Indique (na rvore genealgica) o gentipo de todos os indivduos desta famlia. 13.4 Indique a probabilidade de o segundo filho do Rui vir a ser doente. Justifique a sua resposta com o xadrez mendeliano. 14 - Observe as seguintes figuras A e B.

Frederica Sampaio

FT Mecanismos de transmisso hereditria

4/7

14.1 - Indique se a caracterstica que o macho apresenta na rvore A dominante, recessiva, autossmica ou ligada ao cromossoma sexual X. 14.2 - Defina o gentipo do indivduo inicial. 14.3 - Indique se a caracterstica que os machos a as fmeas apresentam na rvore B autossmica dominante, autossmica recessiva ou recessiva ligada ao cromossoma X. Justifique. 15 - Considere um organismo com dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em diferentes pares de cromossomas homlogos. Este forma gmetas na proporo de(Assinale a opo correcta): a) 1/4 A : 1/4 a : B : 1/4 b. b) 1/4 AB : 1/4 Ab : 1/4 aB : 1/4 ab. c) 1/2 AB : 1/2 ab; : 1/4 Ab : 1/4 aB. d) 1/4 AA : 1/4 Ab : 1/4 aB : 1/4 aa. 16 - Um homem afectado com determinada doena casa-se com uma mulher saudvel. Tm oito filhos, sendo quatro rapazes e quatro raparigas. Todas as raparigas tm a doena do pai, mas nenhum rapaz manifesta a doena. Trata-se, possivelmente, de um caso de herana (Assinale a opo correcta): a) dominante autossmica. b) ligada ao cromossoma X. c) recessiva autossmica. d) ligada ao cromossoma Y. 17 - Estabelea a correspondncia entre as colunas: Coluna A Coluna B a) Daltonismo b) Hemofilia indivduo tem dificuldades na c) Melanina III. uma anomalia hereditria em que o indivduo no consegue distinguir as cores. 18 - Uma cobaia de plo negro foi cruzada vrias vezes com uma de plo branco. No total, nasceram 140 descendentes, dos quais 70 eram negros e 70 brancos. Dois destes descendentes negros foram tambm cruzados entre si. Nasceram destes cruzamentos, no total, 200 cobaias sendo 150 negras e 50 brancas. Interprete estes resultados apresentando os respectivos quadros de cruzamento. (Construa um heredograma que possa representar estes cruzamentos e seus resultados) 19 - Triibridismo- Uma empresa agropecuria desenvolveu duas variedades de milho, A e B, que, quando entrecruzadas, produzem sementes que so vendidas aos agricultores. Essas sementes, quando plantadas, resultam nas plantas C, que so fenotipicamente homogneas: apresentam as mesmas caractersticas quanto altura da planta e tamanho da espiga, ao tamanho e nmero de gros por espiga, e a outras caractersticas de interesse do agricultor. Porm, quando o agricultor realiza um novo
Frederica Sampaio FT Mecanismos de transmisso hereditria 5/7

I. Pigmento ausente nos albinos. II. Trata-se de uma anomalia em que o coagulao sangunea.

plantio com sementes produzidas pelas plantas C, no obtm os resultados desejados: as novas plantas so fenotipicamente heterogneas e no apresentam as caractersticas da planta C; tm tamanhos variados e as espigas diferem quanto a tamanho, nmero e qualidade dos gros. Para as caractersticas consideradas, os gentipos das plantas A, B e C so, respectivamente: (A) heterozigoto, heterozigoto e homozigoto. (B) heterozigoto, homozigoto e heterozigoto. (C) homozigoto, heterozigoto e heterozigoto. (D) homozigoto, homozigoto e heterozigoto. (E) homozigoto, homozigoto e homozigoto. 20 - Na ervilheira, o gene B que determina a caracterstica planta alta dominante em relao ao gene b que determina a caracterstica planta baixa e o gene vagem verde (A) dominante sobre o gene vagem amarela (a). Do cruzamento entre duas plantas altas e com vagem verde resultou: 56 altas e verdes, 19 baixas e verdes,18 altas e amarelas, 6 baixas e amarelas. O gentipo das plantas cruzadas (Transcreva a opo correcta): BbAA; Bbaa; BbAa; bbAa; BBAA. 21 - Nos coelhos, o plo curto determinado pelo alelo dominante (L) e o plo longo, pelo seu alelo recessivo (l). A cor preta do plo devida ao alelo dominante (C), enquanto o seu alelo (c) responsvel pela cor castanha. Coelhos, com plos curtos e pretos, homozigticos, so cruzados com coelhas com plos longos e castanhos homozigticas. Determine as propores fenotpicas dos descendentes de F1 e F2. 21.1 - Determine as propores fenotpicas dos descendentes dos seguintes cruzamentos: a) LlCc x llcc b) LLcc x llCC c) Llcc x llCc d) Llcc x llcc e) LlCc x llCc 22 - Dois cruzamentos, envolvendo dois pares de genes independentes, foram efectuados, sendo um do tipo AABB X aabb e outro do tipo AAbb x aaBB. A seguir foram efectuados cruzamentos-testes com os F1 obtidos em cada caso. Os gentipos obtidos desses cruzamentos-testes correspondem a: a) 9/16 A B , 3/16 A bb, 3/16, aaB e 1/16 aabb b) uma maior frequncia de tipos paternais, isto , maior frequncia de AABB e aabb no primeiro caso, e maior frequncia de AAbb e aaBB no segundo caso c) 1/4 AaBb, 1/4 Aabb; 1/4 aaBb e 1/4 aabb para quaisquer dos dois casos d) proporo dos gentipos que esto em funo do valor de crossing-over entre os genes A e B e) 1/4 AaBb, 1/4 Aabb, 1/4 aaBb, 1/4 aabb no primeiro caso e 1/2 Aabb e 1/2 aaBb no segundo caso 23 - Os cruzamentos seguintes indicam o modo de transmisso da cor do plo numa espcie animal bovina. Animal de plo vermelho X animal de plo branco origina F1 de 100% de animais de plo ruo Animal de plo ruo X animal de plo ruo origina F2 de 50% de animais de plo ruo+ 25% brancos + 25% vermelhos. 23.1 - Interprete os resultados da gerao F1, sabendo que a pelagem ruo resulta da expresso simultnea da cor vermelha e branca. 23.2 - Recorrendo a uma simbologia adequada, indique: 23.2.1 - os gentipos dos indivduos do cruzamento parental; 23.2.2 - os gmetas gerados por indivduos de fentipo ruo;
Frederica Sampaio FT Mecanismos de transmisso hereditria 6/7

23.2.3 - os gentipos dos indivduos da gerao F2. 23.3 - Explique por que razo no necessrio a aplicao de um cruzamento-teste para analisar a transmisso da cor do plo nesta famlia. 23.4 - Admita que se analisou uma segunda caracterstica a textura da pelagem e que os dados obtidos foram os seguintes: no cruzamento parental, a progenitora branca apresenta plo macio e o macho vermelho plo spero; os hbridos da 1 gerao apresentam, na sua totalidade, pelagem spera. 23.4.1 - Para a caracterstica, textura da pelagem, indique: A. o gentipo de ambos os indivduos do cruzamento parental; B. o gentipo dos descendentes de F1 C. os gmetas formados pelos hbridos da F1. 23.4.2 - Sabendo que os bovinos so organismos diplides, refira a relao existente entre os alelos que codificam os plos macio e spero. 23.4.3 - Admita que se analisaram 142 animais de gerao F2 e que dessa anlise surgiram: 54 animais com pelagem ruo spera; 18 animais com pelagem ruo macia; 26 animais com pelagem vermelha spera; 27 animais com pelagem branca spera; 9 animais com pelagem vermelha macia; 8 animais com pelagem branca macia. A. Indique se ocorre segregao independente dos dois genes ou se estes se encontram ligados factorialmente. B. Justifique a resposta anterior e os dados obtidos com os animais da 2 gerao, recorrendo a um xadrez mendeliano e analise as percentagens de ocorrncia. (Areal Editores) 24 - Bateson e Punnet cruzaram no incio do sculo, ervilheira-de-cheiro homozigticas, com os seguintes caracteres; Flores prpura e gros de plen longos X Flores vermelhas e gros de plen redondos. Obtiveram uma F1 de Flores prpura e gros de plen longos. Quais os resultados obtidos entre o cruzamento de ervilheiras da F1 com ervilheiras duplamente recessiva em caso de: 8.1 segregao independente dos genes 8.2 linkage (ligao factorial) 8.3 linkage com crossing- over 25 - Interaco gnica (Epistasia) Numa espcie da ervilheira-de-cheiro, os genes C ou P, sozinhos, determinam a cor branca das flores, mas a presena de ambos origina flores arroxeadas. Qual ser a descendncia dos seguintes cruzamentos: CcPp x ccPp CcPp x CcPP Ccpp x ccPp 26 - Genes letais - Gatos Manx so heterozigotos para uma mutao que resulta na ausncia de cauda (ou cauda muito curta), presena de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx para cada gatinho normal de cauda longa (2:1), em vez de trs para um (3:1), como seria esperado pela gentica mendeliana. a) Qual a explicao para esse resultado? b) D os gentipos dos parentais e dos descendentes. (Utilize as letras B e b para as suas respostas).

Frederica Sampaio

FT Mecanismos de transmisso hereditria

7/7

Anda mungkin juga menyukai