Anda di halaman 1dari 4

CORTESIA:www.reidosconcursos.blogspot.

com

WWW.G1.COM.BR O PORTAL DE NOTCIAS DA GLOBO

30/09/2007 - 11h26 - Atualizado em 07/10/2007 - 15h59

Autodidatas seguem rotina rgida para passar em concursos


Estudar sozinho exige organizao que inclui at quadro horrio com atividades do dia. Concursandos usam internet para estudar e compartilhar informao.
MARTA CAVALLINI
Do G1, em So Paulo entre em contato

Disciplina, determinao e rigidez na organizao, que inclui at um quadro com todos os horrios de atividades programadas em todos os dias da semana. Segundo candidatos ouvidos pelo G1, esses so alguns dos requisitos bsicos para quem quer passar em concurso pblico sem ajuda de cursos preparatrios. Eles tambm contam com um aliado importante na busca do sonho de passar nos exames: a internet. Leia tambm: 'Concurso se faz at passar', diz especialista Confira lista de concursos e oportunidades A advogada Paula Piccollo, de 28 anos, mora em So Jos dos Campos, no Vale do Paraba, e compartilha com pessoas do Brasil inteiro pelo site de relacionamentos Orkut dicas de como conseguir apostilas gratuitas, indicaes de sites que ajudam os candidatos a obter material de estudo para diversas reas e at palavras de incentivo para aqueles que desanimam aps serem reprovados.

Ela criou a comunidade chamada "Eu estudo sozinho para concursos", que tem mais de 4 mil integrantes. Alm disso, como presta h cerca de trs anos concursos para a rea jurdica - tem como grande objetivo o Ministrio Pblico -, ela se mantm atualizada sobre leis por meio de sites governamentais, como o da Presidncia da Repblica (www.presidencia.gov.br/legislacao). As editoras no conseguem acompanhar tantas modificaes, diz.

Estudo = trabalho
A advogada programa antes de dormir como ser o dia seguinte para encaixar o estudo entre as horas de trabalho. E segue um preceito que considera fundamental: encara o horrio de estudo como trabalho, debruando-se sobre os livros na hora programada. No abro mo do estudo para fazer outra coisa. S se for uma emergncia. um compromisso que tem o mesmo peso do trabalho. Ela diz que o estudo precisa ter como foco o edital do concurso. No se pode dar o mesmo peso para tudo porque a perda de tempo, recomenda. Outra dica da advogada, que j prestou dez concursos, que o candidato priorize o concurso que escolheu, mesmo que no meio do caminho aparea outro que ele considere importante. A advogada aconselha ainda a leitura dos cdigos Civil e Penal diariamente, um pouco por dia, nem que seja por meia hora. No direito, tudo se relaciona, e, medida que se l, tudo vai se encaixando.

Quadro de horrio e Orkut


O professor de matemtica Gilvani Aprigio, de 35 anos, mora no Rio de Janeiro e sempre estudou sozinho para concurso. Um exemplo de sua determinao seguir um quadro de horrio em que coloca todas as tarefas do dia, desde a hora de acordar at de dormir. Ali entram at mesmo higiene pessoal, caf da manh, percurso at o trabalho, horrio de almoo e horas dedicadas ao estudo.

Gilvani Aprigio recomenda no se preparar em casa, onde "tudo mais importante do que estudar" (Foto: Arquivo pessoal)

O quadro foi retirado do livro "Como passar em provas e concursos", de William Douglas, que j vendeu 120 mil exemplares (veja aqui o modelo). Aprigio diz que o que o ajudou bastante tambm foi o site de relacionamentos Orkut, onde criou a comunidade "Concurseiros profissionais", com 500 integrantes. Nela, ele compartilhou suas dvidas com os demais concurseiros. Outros recursos da internet foram o canal de bate-papo virtual Windows Live Messenger (MSN), alm do programa Skype, de comunicao por voz pela internet. "Todo mundo se ajuda. Rolam desde avisos de futuros concursos at a melhor apostila para ser estudada", diz. Aprigio recomenda no se preparar em casa, onde "tudo mais importante do que estudar". Para ele, o ideal ir para uma biblioteca, de preferncia sem internet, para se ter mais concentrao.

Experincia
O programador Alexandre Saboredo, de 25 anos, mora em Resende (RJ) e j prestou dez concursos, sempre de nvel superior, para as reas militar e de tribunais. Para ele, fundamental que o candidato preste vrios concursos para adquirir mais experincia.
Alexandre Saboredo acha fundamental que o candidato preste vrios concursos para adquirir mais experincia (Foto: Arquivo pessoal)

"Voc vai notando que certos concursos seguem diretrizes especficas. bom para ver como eles perguntam e voc vai pegando os macetes".

Saboredo dedica cada dia da semana a uma matria diferente, mas no passa de quatro horas de estudo por dia. "Caso contrrio, no consigo assimilar." Ele conseguiu o material de estudo por meio de sites especializados, que enviam por e-mail as matrias a serem estudadas e, da mesma forma, tiram as dvidas que vo surgindo no decorrer da preparao. Outra dica dele falar com pessoas que esto fazendo o mesmo concurso.

Diretrizes
Clia Mello, coordenadora do curso preparatrio Companhia dos Mdulos, do Rio de Janeiro, acha que importante passar por um cursinho pelo menos por alguns meses, no comeo dos estudos, porque as escolas preparatrias traam as diretrizes dos concursos que muitas vezes o autodidata no tem. Alm disso, para Clia, o concursando pode se sentir desestimulado estudando sozinho. "No cursinho ele pode compartilhar experincias com os outros alunos." Outro ponto favorvel, segundo ela, o contato com outras pessoas para se ter acesso a informaes. Mas ela acha possvel ser autodidata. Conhecimento como abrir uma bica e colocar um copo dgua at deixar encher, compara. Alm da organizao, ela menciona a internet como principal ferramenta para quem quer estudar

sozinho. "A pessoa tem que ter disciplina, fazer um horrio, produzir realmente naquele horrio dedicado aos estudos." Para ela, o candidato tem que "fazer com que tudo seja conspirado a seu favor, desde o ambiente da casa at o material de estudo. Outras dicas so trocar exerccios com outros concursandos e no discriminar as matrias de que no gosta pelo contrrio, tem que dar ateno especial para o que no domina. Ela diz que o importante aprender as peculiaridades das organizadoras de concurso e entender o que o examinador est perguntando nas questes. "Por isso no se pode desanimar se no passou no primeiro nem no segundo concursos. Foi importante para adquirir conhecimento." Segundo Clia, a famlia e os amigos podem contribuir mostrando reportagens e artigos publicados sobre assuntos pertinentes a concursos e a rea que est sendo prestada.

URL:

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL112593-9356,00.html

Anda mungkin juga menyukai