Anda di halaman 1dari 4

Roteiro ATUALIZADO

Informativo FISCOSoft Embalagens - Custo ou Despesa - Contabilizao - Roteiro de Procedimentos A questo da classificao contbil das embalagens como Custo ou Despesa, embora aparentemente simples, quase sempre resulta em questionamentos por parte dos operadores da contabilidade. Diante disto, neste Roteiro apresentado um material conciso, claro e objetivo no intuito de elucidar a problemtica envolvendo o tema.

Impresso

Embalagens - Custo ou Despesa - Contabilizao - Roteiro de Procedimentos Roteiro - Federal - 2010/4680 Sumrio
Introduo I - Conceitos iniciais II - Importncia da correta classificao II.1 - Embalagem como custo II.2 - Embalagem como despesa II.3 - Embalagem utilizada no transporte

Introduo
A questo da classificao contbil das embalagens como Custo ou Despesa, embora aparentemente simples, quase sempre resulta em questionamentos por parte dos operadores da contabilidade. Diante disto, foi selecionado um material conciso, claro e objetivo no intuito de elucidar a problemtica envolvendo o tema.

I - Conceitos iniciais
Para a soluo da questo e tambm correta classificao contbil das embalagens, indispensvel termos em mente os conceitos basilares de custo do estoque e da classificao de despesas. A partir da, torna-se simples a tarefa de classificar as embalagens como custo ou despesa. Essencialmente, custos so os dispndios tidos na obteno ou produo de um bem a ser vendido, ou os relacionados execuo de um servio que ser prestado, isto , so gastos utilizados direta ou indiretamente na produo de um bem ou prestao de um servio. O custo abarca todos os gastos empregados para se obter um produto que ser objeto de venda.

Quando os estoques so vendidos, o custo escriturado deve ser reconhecido como despesa do perodo em que a respectiva receita reconhecida. De acordo com o Pronunciamento Conceitual Bsico CPC 16, aprovado pela Resoluo CFC n 1.170 de 2009, os estoques compreendem bens adquiridos e destinados venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda. Os estoques tambm compreendem produtos acabados e produtos em processo de produo pela entidade e incluem matrias-primas e materiais aguardando utilizao no processo de produo, tais como: componentes, embalagens e material de consumo. Em regra, pode-se afirmar que o valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisio e de transformao, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques sua condio e localizao atuais. As despesas, por sua vez, so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade. Em outras palavras so valores gastos com bens e servios destinados manuteno da atividade da empresa. Por exemplo: gastos com material de escritrio, despesas com vendas, entre outras. Fundamentao: Resoluo CFC n 1.170/2009.

II - Importncia da correta classificao


As despesas so reconhecidas na demonstrao do resultado com base na associao direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontao entre despesas e receitas (Regime de Competncia), envolve o reconhecimento simultneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente das mesmas transaes ou outros eventos; por exemplo, os vrios componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos na mesma data em que a receita derivada da venda das mercadorias reconhecida. Em decorrncia dessa sistematizao, a classificao das embalagens como custo de produo deve ocorrer quando os estoques so vendidos, ou seja, o custo escriturado deve ser reconhecido no resultado no perodo em que a respectiva receita reconhecida. J na hiptese das embalagens tidas como despesa de venda, sua classificao no resultado ocorrer quando de sua utilizao, por ocasio da venda do produto. Perante a legislao do Imposto de Renda, tanto na classificao como custo de produo ou comercializao, ou como custo na fase de produo, o efeito no resultado ser o mesmo, haja vista tratar-se de valores que influenciaro o lucro lquido. Entretanto, para fins de anlise de custo ou de gastos com vendas, principalmente sob o enfoque gerencial, fundamental a correta classificao das embalagens. II.1 - Embalagem como custo A embalagem, via de regra, dever fazer parte do custo de produo do bem. Em geral, as embalagens utilizadas na linha de produo, de tal forma que ao final dessa etapa o produto j tenha sido devidamente acondicionado, devem ter o tratamento de gastos de transformao e dessa forma so componentes do custo de produo.

A contabilizao das embalagens e sua utilizao deve ser: a) Pela aquisio das embalagens:
Dbito Crdito Estoque de Embalagens (Ativo Circulante) Disponibilidades (Ativo Circulante)

b) Por sua utilizao no processo industrial:


Dbito Crdito Custo de Produo ou Produtos em Elaborao Estoque de Embalagens (Ativo Circulante)

Conclui-se que as embalagens devero ser contabilizadas como custo de produo toda vez que forem inerentes ao processo de industrializao do bem, seja na linha de produo ou em um departamento especfico de embalagens. II.2 - Embalagem como despesa Em se tratando de produto acabado ou considerado pronto sem que haja a integralizao da embalagem ao produto, a contabilizao ser a dbito de despesa de vendas, na conta de resultado, e a crdito na conta de estoque de embalagem, conforme sugesto abaixo: a) Pela aquisio das embalagens:
Dbito Crdito Estoque de Embalagens (Ativo Circulante) Disponibilidades (Ativo Circulante)

a) Pela utilizao no momento da venda do produto:


Dbito Crdito Despesa com vendas - Embalagens (Resultado) Estoque de Embalagens (Ativo Circulante)

II.3 - Embalagem utilizada no transporte Determinadas embalagens somente so utilizadas no momento em que os produtos ou mercadorias so transportados. o caso, por exemplo, de utilizao de sacos plsticos, fios ou metais para envoltura, etc. Quando as embalagens so necessrias para que o produto esteja pronto para venda, os gastos devem ser tratados como custo de produo. Pode-se citar como exemplo, para melhor esclarecimento, a venda de determinadas peas para veculos, como lanternas ou lmpadas, que necessitam de uma embalagem especfica quando saem da fabrica para que no sofram nenhuma avaria e sejam devidamente transportadas. Neste caso, as embalagens so parte integrante do custo de produo, conforme explicado anteriormente. Entretanto, quando as embalagens so alocadas aps a produo final, como, por exemplo, para proteger a embalagem unitria ou coletiva contra agentes externos indesejveis, choques mecnicos, poeira, gua, umidade, entre outras, so consideradas despesas de vendas, pois o

produto j foi embalado e para sua entrega ser utilizado um outro tipo de acondicionamento, que no vinculado ao processo produtivo.

Leia mais: http://www.fiscosoft.com.br/index.php?PID=226776#ixzz13aRJEZJq

Anda mungkin juga menyukai