Anda di halaman 1dari 65

PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL

DISCUSSO PBLICA RELATRIO DE PONDERAO

ABRIL, 2005

NDICE

1 2

INTRODUO........................................................................................................ 3 ANLISE GERAL DAS PARTICIPAES RECEBIDAS................................... 5 2.1 2.2 TIPO DE PARTICIPANTE ............................................................................. 5 TIPO DE COMENTRIO ............................................................................... 6

ANLISE DETALHADA DAS PARTICIPAES RECEBIDAS ....................... 9 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 INTRODUO................................................................................................ 9 AGRICULTURA, PECURIA E SILVICULTURA ...................................... 9 EDIFICABILIDADE ....................................................................................... 9 NORMAS E DIREITOS DE NAVEGAO................................................ 10 DIREITO DE PREFERNCIA (ART 44)................................................... 10

3.6 PARQUE NATURAL DAS ARRIBAS DO DOURO PARTICIPAO DAS AUTORIDADES ESPANHOLAS.................................................................... 10 3.7 ACTIVIDADES INTERDITAS, SUJEITAS A AUTORIZAO OU A PARECER VINCULATIVO...................................................................................... 11 4 5 6 7 PONDERAO DE ALTERAES A REALIZAR........................................... 12 LISTA DE ABREVIATURAS............................................................................... 15 CONCLUSES ...................................................................................................... 15 QUADROS DETALHADOS DAS PARTICIPAES RECEBIDAS................. 15

INTRODUO

O processo de discusso pblica do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Douro Internacional (POPNDI) teve o seu incio no dia 2 de Dezembro de 2004 e concluso no dia 21 de Janeiro de 2005. Durante a fase de Discusso Pblica realizaram-se 4 sesses pblicas de esclarecimento, abertas a todos os interessados, nos diferentes concelhos abrangidos pelo PNDI.

A publicitao da Discusso Pblica e das sesses de esclarecimento seguiram os procedimentos legais para este processo, de modo a garantir uma participao significativa por parte de todos os interessados.

Os documentos constantes do POPNDI foram colocados disposio de todos os interessados nos seguintes locais:

Instituto de Conservao da Natureza, em Lisboa Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Centro Parque Natural do Douro Internacional (sede e delegaes) Cmara Municipal de Miranda do Douro Cmara Municipal de Mogadouro Cmara Municipal de Freixo-de-Espada--Cinta Cmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo Juntas de freguesias abrangidas pelo PNDI.

As sesses de esclarecimento decorreram num ambiente participativo e de grande dilogo, permitindo conhecer as opinies, sugestes e criticas dos interessados a algumas das propostas apresentadas no PO.

Foram realizadas as seguintes sesses pblicas de esclarecimento com o seguinte calendrio: 2004.12.03 - Mogadouro 2004.12.04 - Figueira de Castelo Rodrigo 2004.12.10 - Miranda do Douro 2004.12.11 - Freixo-de-Espada--Cinta.

A participao escrita dos cidados e agentes de desenvolvimento locais e regionais foi em grande nmero, tendo o ICN optado por aceitar todas as participaes, mesmo as que chegaram aps ter terminado o prazo para a consulta pblica. Assim, foram aceites todas as contribuies, sendo alvo de resposta individualizada apenas aquelas que foram recebidas at ao dia 21 de Janeiro.

O processo decorreu num ambiente de irrepreensvel civismo. A ponderao das participaes e o respectivo reflexo nas alteraes a produzir no Regulamento devero contribuir para transformar o processo do POPNDI num caso exemplar de participao pblica na elaborao de um Plano de Ordenamento de rea Protegida.

ANLISE GERAL DAS PARTICIPAES RECEBIDAS

2.1

TIPO DE PARTICIPANTE

As participaes recebidas pelo ICN foram em grande nmero, o que indicia a vontade das populaes, das entidades pblicas e dos agentes de desenvolvimento regionais em participar na discusso de um documento que encaram como de grande importncia para o enquadramento e desenvolvimento das suas actividades.

O quadro I ordena as participaes quanto tipologia do signatrio.

Quadro 1 - Distribuio das participaes por tipo de participante Tipo Particular Associaes de Agricultores/Pecuria Adegas Cooperativas Sociedades Agrcolas Municpios/Juntas de Freguesia Indstrias Associaes Caa Empresas Turismo Entidades Pblicas (Espanholas) TOTAL N de participaes 25 1 3 22 3 53 1 1 4 2 46 %* 54,4 6,5 4,3 6,5 10,9 2,2 2,2 8,7 4,3 100

*estas percentagens so apenas indicadoras dado o grande nmero de assinaturas que vieram a acompanhar algumas das participaes enviadas

Duas das participaes remetidas por particulares vieram acompanhadas de 60 e 21 assinaturas, respectivamente. 2 Uma destas participaes veio acompanhada de lista com mais de 200 assinaturas. 3 Uma destas participaes veio acompanhada de 59 assinaturas.

Grfico 1 - Percentagem de Participaes por tipo de participante


Particular Associaes de Agricultores/Pecuria Adegas Cooperativas Sociedades Agrcolas Municpios/Juntas de Freguesia Indstrias Associaes Caa Empresas Turismo Entidades Pblicas (Espanholas) Santa Casa Misericrdia

2.2

TIPO DE COMENTRIO

No quadro seguinte esquematiza-se as participaes recebidas pelo assunto abordado. Note-se que um nico participante pode exprimir questes sobre os diversos itens do Regulamento, ou apenas de um. Assim, o somatrio dos comentrios analisados no quadro seguinte muito superior ao nmero de participaes. Quanto ao tipo de comentrio Observaes (no enquadrveis nas anteriores), registe-se que se tratam de observaes de carcter geral, presentes nos mais diversos tipos de participao.

Quadro 2 - Distribuio das participaes por tipo de comentrio Tipo Aspectos de Conservao da Natureza Edificaes Caa Silvicultura Agricultura Actividades Tradicionais Vinha / RDD Quintas do Douro Navegao Uso sustentvel / PN-Populaes Organizao do inqurito pblico Ausncia do Plano de Gesto Vigncia do Plano Prazos para Pareceres Plano Zonal Direito de Preferncia (Art. 44) Observaes (no enquadrveis nas anteriores) TOTAL N de participaes 4 24 4 4 18 10 14 3 22 8 8 1 2 7 8 11 72 220 % 1,8 10,9 1,8 1,8 8,2 4,5 6,4 1,4 10 3,6 3,6 0,45 0,9 3,2 3,6 5 32,7 100

Grfico 2 - Distribuio das participaes pelo tipo de questo levantada


Aspectos de Conservao da Natureza Edificaes Caa Silvicultura Agricultura Actividades Tradicionais Vinha / RDD Quintas do Douro Navegao Uso sustentvel / PN-Populaes Organizao do inqurito pblico Ausncia do Plano de Gesto Vigncia do Plano Prazos para Pareceres Plano Zonal Direito de Preferncia (Art. 44) Observaes (no enquadrveis nas anteriores)

3 3.1

ANLISE DETALHADA DAS PARTICIPAES RECEBIDAS INTRODUO

No Quadro 5 apresentada a anlise detalhada das participaes. No presente captulo so resumidos os aspectos considerados mais relevantes das participaes, assim como so apontadas as principais orientaes da ponderao relativa a esses aspectos.

3.2

AGRICULTURA, PECURIA E SILVICULTURA

Verificou-se uma grande sensibilidade ao tema da Regio Demarcada do Douro, nomeadamente quanto garantia de que o POPNDI no ser um obstculo ao livre desenvolvimento da viticultura na RDD. Esta preocupao dever reflectir-se nas alteraes ao Regulamento.

A rea mxima de alterao do uso do solo ou corte de povoamentos florestais foi frequentemente citada pelos participantes. Esta preocupao dever reflectir-se nas alteraes ao Regulamento.

Algumas participaes, incluindo autarquias, consideram que o Plano Zonal do Douro Internacional (e tambm o Plano Zonal do Douro Vinhateiro) devero ser anexado ao texto do POPNDI. Dadas as previsveis alteraes que estes dois Planos podero vir a ter sugere-se a referncia Portaria que os regulamenta (Portaria n 176/2005, de 14 de Fevereiro) e no a anexao dos textos referidos.

3.3

EDIFICABILIDADE

Foi sugerido por muitos participantes o aumento da edificabilidade, em particular nas Quintas do Douro e Aglomerados Rurais. O argumento mais frequente que sustenta esta sugesto diz respeito necessidade de garantir a viabilidade de actividades agrcolas (incluindo a transformao de produtos). Esta preocupao dever reflectirse nas alteraes ao Regulamento.

3.4

NORMAS E DIREITOS DE NAVEGAO

O captulo referente s normas de navegao foi dos mais referidos nas participaes. Esta tem sido uma questo central na discusso do Plano e Regulamento do PNDI que parece poder resumir-se a trs aspectos:

- a alegada inconstitucionalidade da preferncia aos municpios na atribuio de licenas de embarcaes tursticas (n 4 do Art 12) e da preferncia dos residentes na atribuio de licenas (n 5 do Art 11);

- a aparente contradio do regulamento com compromissos anteriores estabelecidos entre a Comisso Directiva do PNDI com as autoridades Espanholas relativas ao nmero de licenas de embarcaes tursticas por Albufeira (ver documento anexo);

- a necessidade de estabelecer limites tcnicos para a navegao em cada uma das albufeiras.

3.5

DIREITO DE PREFERNCIA (ART 44)

muito sensvel a preocupao dos participantes relativamente ao direito de preferncia nas alienaes de quaisquer bens imveis na rea do PNDI.

O Art 44 atribui ao ICN direito de preferncia nas alienaes, a ttulo oneroso, de quaisquer bens imveis que se situem na rea do PNDI, aplicando-se, para o efeito, a legislao em vigor. muito expressiva a preocupao dos participantes com a influncia deste artigo no valor da terra na rea do PNDI.

Trata-se de um artigo cuja permanncia deve ser ponderada, avaliando se os benefcios da sua permanncia no regulamento no tero custos sociais

demasiadamente elevados.

3.6

PARQUE NATURAL DAS ARRIBAS DO DOURO PARTICIPAO DAS AUTORIDADES ESPANHOLAS

Os responsveis pelo Parque Natural das Arribas do Douro (Parque contguo do lado espanhol) mostraram a sua preocupao por o actual POPNDI no ir de encontro a

10

algumas das decises tomadas do lado espanhol, bem como falta de continuidade de algumas das zonas de proteco ou actividades propostas entre os dois Parques.

3.7

ACTIVIDADES INTERDITAS, SUJEITAS A AUTORIZAO OU A PARECER VINCULATIVO

De uma forma geral os participantes, em particular alguns municpios, manifestaramse contra a necessidade de autorizaes e pareceres vinculativos para a realizao de algumas actividades. Em particular dois municpios consideram mesmo que o Regulamento interfere com reas que consideram ser da sua exclusiva

responsabilidade.

A interdio de algumas actividades foi tambm contestada.

11

PONDERAO DE ALTERAES A REALIZAR

Quadro 3 Ponderao de alteraes a realizar ao Regulamento Art Regulamento


-

Alterao ao Regulamento
Ser feita a referncia explcita, sempre que se justifique, ao sistema vitivincola da Regio Demarcada do Douro (RDD), como uma actividade tradicional

Texto da Alterao
Assegurar a participao activa de todas as entidades pblicas e privadas, em estreita colaborao com as populaes residentes, de modo a serem atingidos os objectivos de proteco e promoo dos valores naturais, paisagsticos e culturais do PNDI. acrescentada a alnea c), no artigo 3, ponto 2, com a seguinte redaco Portaria n 176/2005, de 14 de Fevereiro, e suas alteraes.

Art 2 -2d)

Art 3 - 2

O Plano Zonal do Parque Natural do Douro Internacional, integrar o PO como documento anexo. Dada a existncia de outro Plano Zonal que abrange uma rea do PNDI nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e FreixodeEspadaCinta prope-se tambm que o Plano Zonal do Douro Vinhateiro integre o regulamento.

Art. 4 c)

Art 6 a)

Art 6 g) Alterao da alnea 7a) dada a sua ligao aos PDM em vigor e no ao POPNDI; Retirada da alnea 7b) dada a sua redundncia face legislao nacional Alterao de acordo com o PZDI

Art 7 a-b; Art 8- 1)q-r

Art 8- 1 d)

Alterao para 5ha. Art 8- 1 o) Definio da carga mxima para embarcaes sem motor Art 10 - 4

A altura total de construo, com excepo de silos, depsitos de gua ou instalaes especiais devidamente justificadas, seja no mximo de 6,5 metros, medidos platibanda ou beirado, para um mximo de dois pisos. A manuteno de culturas e prticas agrcolas consentneas com os objectivos de conservao da natureza, que so apoiadas no mbito do Plano Zonal do Parque Natural do Douro Internacional e do Plano Zonal do Douro Vinhateiro, na rea do PNDI abrangida por estes Planos. O apoio e fomento do desenvolvimento sustentvel atravs da promoo das actividades econmicas tradicionais de base regional. O artigo 7, alnea a) ter a seguinte redaco Operaes de loteamento fora das reas definidas nos PDM em vigor como reas Urbanas ou Industriais ou de outras previstas no presente regulamento; Instalao de novas actividades agrcolas, florestais e pecurias, em regime de estabulao, de semi-estabulao e com intensidades de pastoreio superiores a 2 CN por ha, bem como todas aquelas actividades sujeitas a financiamento pblico. A realizao de cortes rasos de macios florestais superiores a 5ha ou de vegetao arbrea ripcola O uso de embarcaes sem motor, fora do perodo e troos previstos no ponto 2 do presente artigo carece de autorizao prvia do PNDI, apenas quando se tratar de iniciativas recreativas ou desportivas organizadas.

12

Art. 11. - 5

SUPRIMIDO 1. Nas albufeiras de Miranda do Douro e Bemposta, Aldevilla e Saucelle permitido o aproveitamento turstico, com recurso a embarcaes a motor, atravs de licenas de explorao, uma por albufeira, emitidas pela entidade competente, nos termos da legislao aplicvel. 2. As licenas de explorao sero atribudas nos termos do n. 3 seguinte e ainda nos termos das normas a definir pela Comisso Directiva do PNDI, sem prejuzo das restries referidas no Art. 10. 4. SUPRIMIDO O acesso a estas zonas condicionado e depender de autorizao expressa do PNDI, com excepo do acesso para a prtica das actividades agrcolas e florestais nela includas. Estes espaos so non aedificandi, excepto para as quintas e aglomerados rurais existentes e estruturas de apoio agropecurio. Nos Espaos de Proteco Parcial Tipo II podem manter-se os usos do solo existentes data da publicao deste Regulamento, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comisso Directiva do PNDI as suas alteraes para superfcies superiores a 1 ha. A altura total de construo, com excepo de silos, depsitos de gua ou instalaes especiais devidamente justificadas, seja no mximo de 6,5 metros, medidos platibanda ou beirado, para um mximo de dois pisos Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite mximo das condicionantes indicadas em 2. Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite das condicionantes indicadas em 2. Constituem objectivos de ordenamento destes espaos a preservao da sua qualidade urbanstica e ambiental, atravs da viabilizao de usos compatveis, mediante a recuperao e ampliao controladas das edificaes existentes ou novas edificaes perfeitamente enquadrveis no conjunto, que sero objecto de parecer da comisso directiva do PNDI Nestes espaos admite-se a transformao e ampliao das edificaes existentes ou a construo de novas edificaes perfeitamente enquadradas no conjunto para: Habitao; Apoio das actividades agrcolas, agroindustriais, pecurias e florestais; Empreendimentos tursticos, incluindo os destinados a estabelecimentos de hotelaria e similares, turismo rural, agro-turismo e turismo de habitao;

Art. 12. - 1, 2 e 4

Acesso permitido para as prticas agrcolas e florestais. Art 16 - 2

Art 18 - 6

Art 20 - 1

Art. 22 b)

Art. 22 -3

Art. 24 - 3

Art 28 - 3

Art 28 - 4

13

Art 28 - 5 a)

Art 28 - 5 b)

Art 28 - 5 c)

Art 31

Art 32

Art 36 - 2

Art 36 - 3

Art 41

Art 44

Edifcios de apoio a Parques de Campismo; Empreendimentos culturais e de animao; Estruturas de apoio agrcola, agro-industrial, pecurio e florestais. A construo, recuperao e ampliao das edificaes esto sujeitas aos seguintes condicionamentos: O acesso pavimentado, o abastecimento de gua, a drenagem de esgotos e o abastecimento de energia elctrica devem ser assegurados por sistema autnomo, ou nos casos possveis por ligaes s redes existentes. As novas edificaes e ampliaes no podem ultrapassar os 400 m2 A altura total de construo, com excepo de silos, depsitos de gua ou instalaes especiais devidamente justificadas, seja no mximo de 6,5 metros, medidos platibanda ou beirado, para um mximo de dois pisos. 1. As reas urbanas correspondem aos solos englobados no interior dos permetros urbanos delimitados nos PDM em vigor, no podendo o seu limite ser ultrapassado. 2. Nestes espaos, so vlidas as normas de edificabilidade constantes nos Planos Municipais de Ordenamento do Territrio em vigor. Nos aglomerados rurais, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao para permitir condies normais de habitabilidade ou apoio agrcola Todas as actividades agrcolas e florestais existentes em cada explorao data da entrada em vigor do presente regulamento podem ser mantidas com a mesma superfcie independentemente da sua localizao futura. Na rea abrangida pela Regio Demarcada do Douro autorizada a plantao e transferncia de vinha sem qualquer restrio de rea. Os sistemas de incentivo a actividades agrcolas e florestais que venham a incidir especificamente na rea de interveno do PNDI visam de forma prioritria manter/promover: a)As caractersticas fundirias e culturais tradicionais; b)Fomentar as raas autctones; c)Fomentar o modo de produo biolgico em todas as culturas e produes vegetais e animais; d)Utilizao de Quercus rotundifolia, Quercus suber e Quercus pyrenaica na arborizao. 1. Compete aos Servios do PNDI estabelecer percursos para passeios pedestres, equestres ou para bicicleta, de pequena e grande rota, em colaborao com as associaes desportivas das modalidades referidas e outras entidades competentes em razo na matria, designadamente, as Cmaras Municipais. SUPRIMIDO

14

LISTA DE ABREVIATURAS

CD ICN PN PNDI PO POAP PZDI PZDV RDD

Comisso Directiva Instituto de Conservao da Natureza Parque Natural Parque Natural do Douro Internacional Plano de Ordenamento Plano de Ordenamento de rea Protegida Parque Zonal do Douro Internacional Parque Zonal do Douro Vinhateiro Regio Demarcada do Douro

CONCLUSES

Aps a ponderao das participaes foi alterada a proposta de Regulamento nos seus Artigos 2, 3, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 16, 18, 20, 22, 24, 28, 31, 32, 36, 41 e suprimido o Artigo 44.

Aps as alteraes o Regulamento incorpora muitas das participaes da Consulta Pblica que indicaram situaes previstas no n 5 do Artigo 48 do Decreto-Lei n 380/99 de 22 de Setembro, relevando entre outras as alteraes aos Artigos 10, 11 ,12, 28 e 32 e a supresso do Artigo 44.

A proposta de Regulamento foi substancialmente melhorada em consequncia das participaes da fase de consulta pblica.

QUADROS DETALHADOS DAS PARTICIPAES RECEBIDAS

15

Quadro 4 - Comentrios CCDR


Entidade CCDR Norte CCDR Centro Comentrios Sem comentrios que impliquem alteraes ao texto do Regulamento O regime proposto para uso, ocupao e transformao de solo preconizados para os Espaos de Proteco Total definidas como non aedificandi, abrangem Espaos Florestais reas extensas com povoamentos florestais e incultos (Arts. 46, 47 e 48) onde se admite edificabilidade mediante determinadas condies, retirando-lhe assim totalmente a capacidade edificativa. Relativamente ao Espao de Proteco Parcial Tipo I e Tipo II, so espaos non aedificandi com excepo para as quintas e aglomerados rurais existentes, abrangem segundo o PDM, Espaos Florestais (Art 46, 47 e 48) e Espaos Agrcolas (Arts. 42 e 44). Este Plano altera e diminui a capacidade edificativa permitida pelo PDM. Para os Espaos de Proteco Complementar do Tipo I e Tipo II, que abrangem de acordo com o PDM Espaos Florestais e Espaos Agrcolas, este Plano tambm modifica e parametriza de forma diferente a edificabilidade do PDM. Nas reas Urbanas existentes, este Plano Especial adopta as disposies regulamentares previstas pelo PDM para os Espaos Urbanos. Relativamente aos Espaos Urbanizveis impe a obrigatoriedade de elaborao de Plano de Pormenor ou Plano de Urbanizao, quando o PDM permite a ocupao desses espaos Urbanizveis atravs de loteamentos ou infra estruturao. Alterao ao Plano Texto da Alterao

No mbito do POPNDI foi decidido diminuir a capacidade edificativa em alguns dos espaos considerados, dados os objectivos de conservao da natureza. No mbito do POPNDI foi decidido diminuir a capacidade edificativa em alguns dos espaos considerados, dados os objectivos de conservao da natureza No mbito do POPNDI foi decidido diminuir a capacidade edificativa em alguns dos espaos considerados, dados os objectivos de conservao da natureza O ICN procedeu reformulao do artigo 31 referente s reas urbanizveis, ficando estas reas sujeitas s disposies regulamentares previstas pelo PDM.

CCDR Centro

CCDR Centro

CCDR Centro

Artigo 31 - reas urbanas 1. As reas urbanas correspondem aos solos englobados no interior dos permetros urbanos delimitados nos PDM em vigor, no podendo o seu limite ser ultrapassado. 2. Nestes espaos, so vlidas as normas de edificabilidade constantes nos Planos Municipais de Ordenamento do Territrio em vigor.

16

CCDR Centro

CCDR Centro

CCDR Centro

CCDR Centro

Esto identificados neste PEOT dois Aglomerados Rurais que no constam na Planta de Ordenamento do PDM; segundo aquele PMOT localizam-se em Espao Agrcola e Espao Florestal. Este Plano Especial diminui a sua capacidade edificativa, uma vez que no admite novas edificaes. Art 8 - Verificamos que o regulamento usa ao longo do seu articulado, indistintamente, as frmulas autorizao e parecer (prvio ou vinculativo), para os actos a praticar pela comisso directiva do Parque. Ora, o que nos diz o D.L. 19/93, de 21.1, na alnea d) do n 3 do seu artigo 7 Competncia da comisso directiva que a esta entidade compete autorizar actos ou actividades condicionados no Parque Natural, tendo em ateno o plano de ordenamento e o regulamento aprovados. Em lado algum deste diploma se faz qualquer meno a Parecer. Deve, por isso, e em respeito pela unidade jurdica e harmonizao dos conceitos, ser substituda a frmula parecer por autorizao cfr. N 1 e 5 do artigo 18, e artigos 20, 24, 37, 40 e 43. Captulo IV reas Sujeitas a Regime de Proteco Art 22 - Disposies Especficas 1.b) Alterar Quanto s classes de actividade industrial, ver o que dispe o actual regime D.L. 69/2003, de 10.4, e D.R. 8/2003, de 11.4. cfr. Ainda a alnea b) do n 1 do artigo 24 2.e) A frmula evitando, no contexto em que aqui usado, no aceitvel em instrumentos normativos como o presente regulamento. Devem ser definidas, de forma clara, as actividades permitidas e interditas. cfr. Ainda a alnea e) do n 2 do artigo 24. Art 28 - Quintas do Douro 4. A frmula desde que se destinem, est ligada a ambas as operaes urbansticas aqui referidas, recuperaes e ampliao? No nos parece claro. De todo o modo, sobre este assunto diremos o seguinte:

No mbito do POPNDI foi decidido diminuir a capacidade edificativa em alguns dos espaos considerados, dados os objectivos de conservao da natureza. Procedeu-se alterao no artigo 8, de acordo com a sugesto apresentada.

Artigo 8 - Actos e actividades sujeitas a parecer ou autorizao 1. Sem prejuzo dos pareceres, autorizaes ou das aprovaes legalmente exigveis, bem como das disposies especficas previstas para as reas de proteco e salvo o disposto no nmero seguinte, ficam sujeitas a parecer ou autorizao prvia da Comisso Directiva do PNDI as seguintes actividades:

Alterao do artigo 22, 2e) e do artigo 24, 2e) Boa integrao na paisagem, sem aterros ou desaterros com altura superior a 3 metros.

Procedeu-se alterao do artigo 28, ponto 4., de modo a ir ao encontro das sugestes apresentadas

Nestes espaos admite-se a transformao e ampliao das edificaes existentes ou a construo de novas edificaes perfeitamente enquadradas no conjunto para:

17

- A frmula recuperao no existe na legislao urbanstica, nomeadamente no D.L. 555/99, de 16.12 A operao urbanstica que mais se lhe aproximar ser, talvez, a de Obras de conservao, prevista no artigo 2 do diploma, e no prprio quadro de definies do presente regulamento. Ora, as obras de conservao no esto sequer sujeitas a licena ou autorizao de acordo com o artigo 6 do diploma. - Se, por outro lado, se quer fazer referncia s obras de reconstruo, deve ter-se em ateno o disposto no artigo 60 do D.L. 555/99, de 16.12, relativamente s edificaes j existentes. CCDR Centro Art 32 - Aglomerados rurais 2. Sobre a permisso, aqui referida, de efectuar obras de conservao, ter em ateno que, como dizemos atrs, tais operaes no esto sujeitas licena ou autorizao. Deve ainda ser retirada a frmula manuteno, conceito que no existe na legislao urbanstica. - ainda desnecessrio dizer-se que so permitidas obras de reconstruo nos aglomerados urbanos, pois decorre j o artigo 60 do D.L. 555/99, de 16.12 que as licenas ou autorizaes para tais operaes urbansticas no pode ser recusada com base em normas legais ou regulamentares supervenientes. Captulo VI Usos e Actividades Art 35 - Actividade Cinegtica Substituir recomendaes por condicionantes. Art 37 - Edificaes e infraestruturas 3. Alterar redaco: no prazo de um ano a contar da entrada em vigor do presente Regulamento. Procedeu-se alterao do artigo 32, de modo a ir ao encontro das sugestes apresentadas

Habitao; Apoio das actividades agrcolas, agro-industriais, pecurias e florestais; Empreendimentos tursticos, incluindo os destinados a estabelecimentos de hotelaria e similares, turismo rural, agro-turismo e turismo de habitao; Edifcios de apoio a Parques de Campismo; Empreendimentos culturais e de animao; Estruturas de apoio agrcola, agroindustrial, pecurio e florestais. Nos aglomerados rurais, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao para permitir condies normais de habitabilidade ou apoio agrcola

CCDR Centro

Foram aceites as sugestes apresentadas.

Artigo 35, ponto 1: De acordo com os valores de conservao da natureza presentes na rea do PNDI, admite-se o exerccio da caa na rea do PNDI, nas condies expressas na legislao aplicvel, assegurando-se a compatibilidade com os valores presentes no PNDI e respeitadas as condicionantes expressas nos nmeros seguintes.

18

Artigo 37, ponto 3: As normas a adoptar para a definio do traado arquitectnico so aprovadas pelo PNDI e divulgadas em edital no prazo de 1 ano a contar da data de entrada em vigor do presente Regulamento.

19

Quadro 5 - Participaes recebidas durante o perodo de Discusso Pblica do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Douro Intenacional
ENTIDADE Jos Francisco Fernandes (Bemposta - Mogadouro) ARTIGO 2. ALNEA COMENTRIO Hiptese de Trabalho: Para atingir os objectivos do PO o PNDI seria obrigado a estudar toda a legislao sobre o Ordenamento do Territrio, conhecer todos os Planos existentes para que no venha a chocar com as directivas j em vigor. Alm disso ao elaborar os seus projectos teria que solicitar parecer a todas as entidades envolvidas. Depois de vrios anos, o PN no fez nada em prole dos habitantes, apenas prope penalizaes e sanes. omisso em todos os seus pontos no que concerne s actividades tradicionais, designadamente a RDD (DR n. 8/98 de 11 de Maio, Artigo 3., alnea c). Desaparecimento da vinha da Regio Demarcada do Douro dos objectivos (e de todo o contedo) do POPNDI proposto, em oposio ao artigo 3., alnea c) do Decreto Regulamentar n. 8/98 de 11 de Maio, que o referia como objectivo especfico. Mancha de olival para produo de azeitona de mesa com instalao de rega gota-a-gota em reas significativas, existente no concelho de Freixo de Espada Cinta, base da economia de muitas famlias - no referido no POPNDI ICN A elaborao do Plano de Ordenamento do PNDI (POPNDI) foi feita em consonncia com os instrumentos legais em vigor. O POPNDI tem a natureza jurdica de regulamento administrativo e com ele se devem conformar os planos intermunicipais e municipais de ordenamento do territrio, bem como os programas e projectos a realizar na sua rea de interveno. Considera-se que o comentrio no vlido dadas as disposies expressas no artigo 6 e capitulo VI. Ser feita a referncia explcita, sempre que se justifique, ao sistema vitivincola da Regio Demarcada do Douro (RDD), como uma actividade tradicional. Ser feita a referncia explcita, sempre que se justifique, ao sistema vitivincola da RDD.

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

2.

Objectivos

2.

Manuel Artur Taborda Guerra Junqueiro (Freixo de Espada Cinta); Sociedade Agrcola Quinta do Ribeiro Escuro, Lda. (Freixo de Espada Cinta); Antnio Manuel Guerra Capelas (Freixo de Espada Cinta); Jos Antnio Capelas (Porto); Manuel Fernando ? (Freixo de Espada Cinta); Antnio Guerra Herdeiros (Freixo de Espada Cinta); Jos Manuel Pinheiro Guerra (Freixo de Espada Cinta);

2.

20

Henrique Capelas (Freixo de Espada Cinta); Gilberto Pintado (Freixo de Espada Cinta); Antnio Augusto Santos (Freixo de Espada Cinta); Artur Junqueiro Sarmento (Freixo de Espada Cinta); Alexandre Lopes (Freixo de Espada Cinta); M. Margarida Santos Melo Pinheiro (Freixo de Espada Cinta). Adega Cooperativa de Freixo de Espada Cinta (+ de 200 assinaturas)

2.

No se percebe o porqu de o PO apenas considerar como actividades econmicas tradicionais de base regional a produo de queijo, a apicultura, a pesca e o artesanato, no se referindo vinha de benefcio nem ao olival de regadio (amplamente difundido no concelho), excepto no PZ, onde refere que os mesmos no tm acesso a quaisquer subsdios.

Considera-se a vinha de benefcio como uma das actividades econmicas tradicionais de base, na RDD. No caso do olival de regadio este no considerado um sistema tradicional da regio do PNDI. As ajudas concedidas no mbito do PZDI (Plano Zonal do Douro Internacional) so para vinhas conduzidas em taa ou cabea de salgueiro e no PZDV (Plano Zonal do Douro Vinhateiro) so para vinha tradicional em socalcos ou em sistema pr - filoxrico. O olival de regadio no se enquadra nos objectivos prioritrios que o PZDI pretende apoiar, nomeadamente a preservao da paisagem do PNDI. Ser feita a referncia explcita, sempre que se justifique, ao sistema vitivincola da Regio Demarcada do Douro (RDD), como uma actividade tradicional. Nada a comentar.

Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

2.

Maria Isabel Junqueiro Sarmento Gomes Mota

2.

No incluso, nas actividades econmicas tradicionais, da cultura da vinha apta produo de vinhos de qualidade, referida no Plano Zonal. No Concelho de Freixo de Espada Cinta, as vinhas esto na RDD, as

21

Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia) Provedor Jos Guimares dos Santos (Santa Casa da Misericrdia do Porto)

2.

2.

azeitonas so da variedade Negrinha de Freixo (produto DOP). A regio tem enormes condies para a produo biolgica certificada e, juntamente com as outras zonas do Nordeste Transmontano poder ser um plo de exportao para o Norte da Europa. Omisso no POPNDI da componente do desenvolvimento e reestruturao da rea da vitivinicultura. Ignora a caracterstica centenria ou at milenar das culturas caractersticas da regio - amendoeira, vinha e olival.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

2.

Pto.2

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

2.

Pto. 2, a)

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa

2.

Pto. 2, d)

Deve estabelecer como objectivo a salvaguarda de recursos e valores naturais, bem como assegurar a permanncia dos sistemas indispensveis utilizao sustentvel da rea de interveno. O objectivo de conservar os recursos e valores naturais no deve colidir dramaticamente com as actividades scio-econmicas, nem impedir novas actividades. Onde est assegurar devia estar desenvolver. Porque assegurar uma medida impeditiva do desenvolvimento harmonioso do parque com as populaes e as suas actividades, enquanto que desenvolver traz a obrigao da colaborao das pessoas e empresas. No est claro o que se pretende assegurar. Os estatutos devem permitir

Ser feita referncia no POPNDI ao apoio e promoo vitivinicultura, nomeadamente na RDD. Esta sugesto ser levada em considerao. Assim, o artigo 6, alnea g) ter a seguinte redaco O apoio e fomento do desenvolvimento sustentvel atravs da promoo das actividades econmicas tradicionais de base regional. O regulamento do POPNDI pretende o desenvolvimento das actividades scioeconmicas, bem como o fomento de novas actividades, compatveis com a conservao da natureza (art.2 e art.6).

A utilizao do verbo assegurar no pretende impedir o desenvolvimento harmonioso do Parque com as suas populaes e actividades, tal como explicitado no artigo 2, pontos 1, 2b) e 2d).

Alterao do artigo 2d) Assegurar a participao activa de todas as entidades

22

Pinto)

que, quando necessrio se tomem medidas que prejudicam (infelizmente) os recursos naturais em favor do desenvolvimento das localidades. 2. Pto. 3. No se notou, passados seis anos da criao do PN, qualquer avano na concretizao dos objectivos propostos no Regulamento. No cita especificamente a RDD, ao contrrio do DR n. 8/98. Prope-se a introduo neste artigo do Regulamento de uma alnea com o objectivo de valorizar e salvaguardar o patrimnio arquitectnico, histrico e cultural, com integral respeito pelas actividades tradicionais, designadamente a Regio Demarcada do Douro, a mais antiga regio demarcada do mundo. Mencionar que garante tambm a qualidade de vida das pessoas e empresas, assegurando as actividades scio-econmicas. Os recursos naturais e paisagsticos so dinmicos e portanto tm evoluo, sendo que as aces tendentes sua manuteno deve permitir a sua evoluo. Devem ser mencionadas, para alm das populaes, as empresas que exercem actividade e que, portanto, asseguram o desenvolvimento das populaes.

Antnio J.F. Cavaleiro de Ferreira

pblicas e privadas, em estreita colaborao com as populaes residentes, de modo a serem atingidos os objectivos de proteco e promoo dos valores naturais, paisagsticos e culturais do PNDI. Nada a comentar.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

2.

Pto. 3

Esta sugesto ser levada em considerao. Assim, o artigo 6, alnea g) ter a seguinte redaco O apoio e fomento do desenvolvimento sustentvel atravs da promoo das actividades econmicas tradicionais de base regional.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto) ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

2.

Pto. 3, a)

2.

Pto. 3, c)

O regulamento do POPNDI no seu artigo 2 ponto 1. refere explicitamente como objectivo do POPNDI a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econmico das populaes. Considera-se que as aces tendentes sua manuteno permitem a evoluo.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

2.

Pto. 3, d)

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa

2.

Pto. 4

fundamental que se estabelea desde j o perodo de reviso dos planos, bem

O desenvolvimento econmico das populaes e a melhoria da sua qualidade de vida (objectivos expressos no art. 2, ponto 1.), passa indiscutivelmente pelas empresas, de diferentes sectores de actividade, que desenvolvem a sua aco na rea do PNDI. A elaborao do Plano de Gesto para o PNDI ser realizado at 31 de Dezembro de 2005

23

Pinto)

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

4.

c)

como o mtodo e a sua consulta pblica. O prazo de execuo do primeiro plano tambm fundamental, bem como as normas do PNDI entre o momento de entrada em vigor do POPNDI e a elaborao do primeiro plano de gesto. A altura total de construo no coincide com a referida na alnea c) no n. 5 do Artigo 28.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto) ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

5.

Pto. 3

6.

No menciona o prazo de emisso de um parecer por um organismo, podendo resultar num obstculo ao desenvolvimento. O facto de no apoiar ou promover, no deve ser interpretado como impeditivo de outras actividades, j praticadas ou que se pretenda vir a praticar, tanto por particulares como por empresas. (alnea a adicionar) - Os apoios de majorao definidos no Plano Zonal entram imediatamente em vigor com a publicao do presente PO.

A alnea c) no n. 5 do Artigo 28., passa a ter a seguinte redaco: A altura total de construo, com excepo de silos, depsitos de gua ou instalaes especiais devidamente justificadas, seja no mximo de 6,5 metros, medidos platibanda ou beirado, para um mximo de dois pisos. A emisso de pareceres por parte da CD do PNDI cumpre o normativo legal em vigor.

Municpio de Mogadouro

6.

A no incluso de outras actividades no implica a sua proibio ou desincentivo. As actividades mencionadas no art.6 so aquelas que na fase de caracterizao foram consideradas como prioritrias para promover ou apoiar, com base nos objectivos do PNDI. Os apoios de majorao referidos devem ser os apoios cumulativos concedidos no PZDI. No caso do PZDV no h apoios cumulativos. Os planos zonais j foram regulamentados e publicados em Dirio da Repblica (Portaria n176/2005, de 14 de Fevereiro), no dependendo da publicao do POPNDI. Dadas as peridicas revises que se prev que o PZDV e PZDI venham a ter no aconselhvel que estes faam parte integrante do presente regulamento, optando-se pela referncia portaria que regulamenta estes

Domingos Alfredo Amaro (Mogadouro)

Fernandes

6.

O Plano Zonal deveria fazer parte do PO, como documento anexo. Bem como outros documentos existentes relativos aos instrumentos de apoio existentes ou que venham a existir. O Regulamento

24

deveria referir, a partir de quando, que valores e quem vai gerir a aplicao dessas medidas de apoio.

Planos Zonais. acrescentada a alnea c), no artigo 3, ponto 2, com a seguinte redaco Portaria n 176/2005, de 14 de Fevereiro, e suas alteraes. Os apoios de majorao referidos devem ser os apoios cumulativos concedidos no PZDI. No caso do PZDV no h apoios cumulativos. Os planos zonais j foram regulamentados e publicados em Dirio da Repblica (Portaria n176/2005, de 14 de Fevereiro), no dependendo da publicao do POPNDI. O artigo 6, alnea a) passar a ter a seguinte redaco A manuteno de culturas e prticas agrcolas consentneas com os objectivos de conservao da natureza, que so apoiadas no mbito do Plano Zonal do Parque Natural do Douro Internacional e do Plano Zonal do Douro Vinhateiro, na rea do PNDI abrangida por estes Planos Algumas das actividades e prticas agrcolas efectuadas na regio do PNDI e essenciais para a manuteno dos habitats que se pretendem conservar no so economicamente sustentveis, pelo que nesses casos podero ser apoiadas pelo Plano Zonal do Parque Natural do Douro Internacional e pelo Plano Zonal do Douro Vinhateiro. O olival de sequeiro e a cultura da vinha na RDD so apoiados nos territrios abrangidos pelo PNDI e pelo PNDV. No caso do olival de regadio no so concedidas ajudas por se entender que esta

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

6.

Dever acrescentar-se uma nova alnea que refira que os apoios majorativos definidos nos Planos Zonais do Douro Internacional e da Regio Demarcada do Douro passam imediatamente a vigorar com a aprovao e publicao do presente PO. a) Dever ver acrescentada a referncia e do Plano Zonal da Regio Demarcada do Douro, nos territrios a esta pertencentes.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

6.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

6.

a)-h)

No deve ser esquecida a sustentabilidade das actividades, evitar a subsdio-cultura.

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

6.

a), d)

Presume-se que o olival de regadio e as vinhas situadas na RDD, como esto excludas do PZ, no sero apoiadas pelo PNDI. E, nalguns casos, de acordo com a alnea d) ser proposto o seu abandono ou

25

reconverso. Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta) 6. g) omissa no que respeita s actividades econmicas tradicionais mais importantes - Vinha de benefcio e olival - a primeira encontra-se referida no DR n. 8/98 de 11 de Maio, Artigo 3., alnea c). Estes critrios so de primordial importncia, pois podem interferir de forma definitiva na sustentabilidade de uma actividade, e esta sustentabilidade deve ficar referenciada neste ponto. No devem existir actividades ilcitas. As actividades mencionadas devem ser sujeitas a aprovao prvia da administrao do PN, solicitada com a devida antecipao e com prazo de resposta estabelecido. Falta de concretizao das actividades proibidas e as submetidas a autorizao, sendo a Comisso Directiva (CD) do PNDI quem toma as decises sobre quase todas as autorizaes das referidas actividades. Este facto gera diferenas patentes no que respeita gesto e desenvolvimento dos objectivos em ambos os PN, o que pode, sem dvida, provocar desajustes na conservao dos recursos naturais .... Alneas a) e b) trasitam para as alneas q) e r) do Artigo 8.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

6.

i)

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

7.

actividade no se enquadra nos objectivos prioritrios que o PZDI pretende apoiar. Esta sugesto ser levada em considerao. Assim, o artigo 6, alnea g) ter a seguinte redaco O apoio e fomento do desenvolvimento sustentvel atravs da promoo das actividades econmicas tradicionais de base regional. Os apoios s actividades agrcolas e actividades relacionadas, expressos no art. 6 e art. 36, entre outros, garantem a existncia de um conjunto de condies que possibilitem a sustentabilidade destas actividades. As actividades interditas, que assumem um carcter diminuto, visam dar cumprimento legislao nacional e/ou manter os pressupostos da criao do PNDI.

Director General del Medio Natural (Junta de Castilla Y Len) Junta de Castilla y Len (Chefe do Servio Territorial del Medio Ambiente)

7.

No art. 7 e art. 8 esto explicitadas as actividades interditas e sujeitas a parecer/autorizao da CD do PNDI. Na rea do Parque Natural das Arribas do Douro, em Espanha, sero os servios espanhis a definir as actividades interditas e submetidas a autorizao. As diferenas existentes nos dois Planos so naturais e consequncia das especificidades de cada regio. A alnea a) no pode transitar para o artigo 8, dada a legislao nacional em vigor. No entanto, altera-se a sua redaco de modo a fazer referncia aos PDM em vigor na rea do PNDI e no ao POPNDI, de modo a se adequar

Municpio de Mogadouro

7.

a), b)

26

legislao nacional. Assim, a alnea a) ter a seguinte redaco Operaes de loteamento fora das reas definidas nos PDM em vigor como reas Urbanas ou Industriais ou de outras previstas no presente regulamento. A alnea b) desaparece dada ser uma redundncia relativamente legislao nacional. Considera-se que estas aces devem ser interditas, dado o seu impacto negativo sobre os valores naturais que se pretendem proteger na rea do Parque. As actividades a submeter a Avaliao de Impacto Ambiental no caso das reas Protegidas so referidas de forma detalhada no Decreto-lei n 69/2000, de 3 de Maio, anexo I e II. Dada a extenso desta listagem no se considerou adequado que esta fizesse parte integrante do presente regulamento. No entanto, foi acautelado a necessidade de dar cumprimento a este Decreto-lei, nomeadamente atravs do artigo 2, ponto 3. alnea b).

Cndido Francisco Fernandes (Presidente da Junta de Freguesia de Ventozelo) + 59 assinaturas Director General del Medio Natural (Junta de Castilla Y Len) Junta de Castilla y Len (Chefe do Servio Territorial del Medio Ambiente)

7.

f), h)

Critica o artigo.

8.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

8.

No se relacionam as actividades que se submetem a Avaliao de Impacto Ambiental em virtude da sua maior incidncia no espao protegido. Independentemente das dvidas que se seguem, refere-se o tratamento adequado dado a alguns aspectos da gesto, como o condicionamento para a eliminao de muros de pedra ou sebes naturais, controlo das espcies vegetais invasoras, controlo das extraces mineiras, definio dos percursos ser competncia do PNDI e, em particular, a definio das reas de Interveno Especfica do PNDI na melhoria e conservao do Patrimnio Rural, to importante nestes Parques. Artigo 8. deveria ser reformulado, no sentido de impedir qualquer submisso dos municpios direco do PNDI, o qual deve aparecer como elemento enquadrador, regulando e aconselhando. Prope-se que o artigo tenha como ttulo

A necessidade de autorizao e/ou parecer para algumas das aces referidas no artigo 8 est definida na legislao nacional em vigor, no podendo ser alterada em sede de PO.

27

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

8.

Pto. 1

actos e actividades sujeitas a parecer. Passaria a ..., ficam sujeitas a parecer prvio da ....

A necessidade de autorizao e/ou parecer para algumas das aces referidas no artigo 8 est definida na legislao nacional em vigor, no podendo ser alterada em sede de PO. O artigo 8, ponto 1. ter a seguinte redaco Sem prejuzo dos pareceres, autorizaes ou das aprovaes legalmente exigveis, bem como das disposies especficas previstas para as reas de proteco e salvo o disposto no nmero seguinte, ficam sujeitas a parecer ou autorizao prvia da Comisso Directiva do PNDI as seguintes actividades: A alnea d) do art. 8, ter a seguinte redaco Instalao de novas actividades agrcolas, florestais e pecurias, em regime de estabulao, de semi-estabulao e com intensidades de pastoreio superiores a 2 CN por ha, bem como todas aquelas actividades sujeitas a financiamento pblico. Os fins comerciais so os passveis de gerar receitas.

Domingos Alfredo Fernandes Amaro (Mogadouro)

8.

Pto. 1

Ajustar o encabeamento ao que se permite no PZ (2 CN/ha).

Antnio Maria Mora (Vila de la)

8.

Pto. 1, k)

Antnio Maria Mora (Vila de la)

8.

Pto. 1, m)

Antnio Maria Mora (Vila de la)

8.

Pto. 1, o)

Devia esclarecer melhor as condies de recolha de pedra e minerais e em que situaes considerada para fins comerciais. Devia ser facultativa a destruio de muros de pedra ou sebes, em casos em que seja necessrio efectuar a juno de terrenos e em que no se venda a pedra. A rea para o corte raso de macios florestais devia ser alargada para 3 ha.

Cndido Francisco Fernandes (Presidente da Junta de Freguesia

8.

Pto. 1 a-e, i-k, m-o

Critica o Artigo 8., alneas a, c, e, i, j, k, m, n, o (deve passar para os 5 ha).

Os muros ou sebes que delimitam as parcelas constituem locais potenciadores da biodiversidade, pelo que a sua destruio em extenses mais longas dever ser evitada. O artigo 8, ponto 1.o) ter a seguinte redaco A realizao de cortes rasos de macios florestais superiores a 5ha ou de vegetao arbrea ripcola; Considera-se que as actividades referidas no artigo 8, ponto 1, alneas a), c) e e) devem ser

28

de Ventozelo) + 59 assinaturas

submetidas a autorizao prvia, dados os potenciais impactos negativos sobre os ecossistemas presentes na rea do PNDI. Os muros ou sebes que delimitam as parcelas constituem locais potenciadores da biodiversidade, pelo que a sua destruio em extenses mais longas dever ser evitada. O artigo 8, ponto 1.o) ter a seguinte redaco A realizao de cortes rasos de macios florestais superiores a 5ha ou de vegetao arbrea ripcola; Considera-se que as actividades referidas no artigo 8, ponto 1, alneas a), c) e e) devem ser submetidas a autorizao prvia, dados os potenciais impactos negativos sobre os ecossistemas presentes na rea do PNDI. Os muros ou sebes que delimitam as parcelas constituem locais potenciadores da biodiversidade, pelo que a sua destruio em extenses mais longas dever ser evitada. O artigo 8, ponto 1.o) ter a seguinte redaco A realizao de cortes rasos de macios florestais superiores a 5ha ou de vegetao arbrea ripcola; Considera-se que as actividades referidas no artigo 8, ponto 1, alneas a), c) e e) devem ser submetidas a autorizao prvia, dados os potenciais impactos negativos sobre os ecossistemas presentes na rea do PNDI. Os muros ou sebes que delimitam as parcelas constituem locais potenciadores da

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

8.

Pto. 1 a-e, i-k, m-o

No concorda com Artigo 8., alneas a, b, c, d, e, i, j, k, m, n, o.

Jos Joaquim Campos (Vilarinho dos Galegos)

8.

Pto. 1 a-e, i-k, m-o

Discorda com o Artigo 8., alneas a, c, i, j, k, m, n, o, p.

29

biodiversidade, pelo que a sua destruio em extenses mais longas dever ser evitada. O artigo 8, ponto 1.o) ter a seguinte redaco A realizao de cortes rasos de macios florestais superiores a 5ha ou de vegetao arbrea ripcola; O estabelecimento de terraos ou patamares uma das operaes praticadas na explorao agrcola ou florestal, pelo que no dever ser sujeito a autorizao. O artigo 8, ponto 1.o) ter a seguinte redaco A realizao de cortes rasos de macios florestais superiores a 5ha ou de vegetao arbrea ripcola;

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

8.

Pto 1, e)

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

8.

Pto. 1, o)

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

8.

Pto. 2

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

8.

Pto. 3

No especifica se o estabelecimento de patamares ou terraos decorrente da normal actividade da explorao agrcola, silvcola ou pastoril. A realizao de cortes rasos de macios florestais est condicionada, mesmo quando o objectivo da sua instalao foi o aproveitamento econmico, enquanto que o DR n. 8/98 de 11 de Maio (Artigo 11., alnea f) no refere reas e estabelece como excepo o facto de os cortes rasos serem decorrentes da normal actividade agrcola e florestal. Dever ser totalmente abrangente quanto no obrigatoriedade de autorizao do PNDI nos permetros urbanos, onde s se compreende a gesto municipal. O n. 2 passaria a ter o seguinte texto os actos e actividades referidos no nmero anterior, no carecem de parecer da Comisso Directiva desde que efectuados dentro dos limites dos permetros urbanos aprovados. Os pedidos de parecer devem ter um prazo de resposta para que no prejudiquem quem desenvolve as actividades. E devem poder ser enviados directamente ao promotor do PNDI (especialmente os pedidos de informao

Aceita-se o comentrio. O ponto 2 do artigo 8 ter a seguinte redaco Os actos e actividades referidos no nmero 1 no carecem de parecer ou autorizao da Comisso Directiva desde que efectuados dentro dos limites dos permetros urbanos aprovados.

A emisso de pareceres por parte da CD do PNDI cumpre o normativo legal em vigor. Considera-se que o envio para a autarquia dos pedidos de parecer/autorizao, que os envia posteriormente para o PNDI vantajoso,

30

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

10.

Pto 1, 2

Municpio de Mogadouro

10.

Pto 1, 2

Cndido Francisco Fernandes (Presidente da Junta de Freguesia de Ventozelo) + 59 assinaturas

10.

Pto. 1, a)

prvia no vinculativa), para evitar grandes despesas e demoras na aprovao dos projectos. A interdio uma medida demasiado radical e susceptvel de causar a ira popular. Devendo estas actividades estar sujeitas s devidas autorizaes e condicionantes impostas pelo PNDI, nomeadamente no que se refere s caractersticas das embarcaes motorizadas. Artigo 10., n. 1 - Nas albufeiras referidas no artigo anterior so restritas durante todo o ano as seguintes actividades: (...) Artigo 10., n. 2 - Nas Albufeiras de Miranda do Douro, Bemposta, Aldeadvila e Saucelle restrita a navegao, durante o perodo compreendido entre 15 de Maro e 30 de Junho, designado por perodo de defeso, nos troos a definir anualmente, atravs de edital publicado pelo PNDI at 31 de Janeiro de cada ano. (...) Critica o Artigo 10., alnea a).

permitindo uma avaliao simultnea pelas entidades que se vo pronunciar. Os valores naturais presentes nas reas imediatamente adjacentes s albufeiras, designadamente locais de nidificao, abrigo e alimentao de espcies protegidas de avifauna, exige que estas actividades sejam interditas nos termos referidos no presente regulamento, dado os impactes negativos que podem causar sobre estas espcies. Os valores naturais presentes nas reas imediatamente adjacentes s albufeiras, designadamente locais de nidificao, abrigo e alimentao de espcies protegidas de avifauna, exige que estas actividades sejam interditas nos termos referidos no presente regulamento, dado os impactes negativos que podem causar sobre estas espcies.

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

10.

a), d)

No concordam com Artigo 10., alneas a e d.

Os valores naturais presentes nas reas imediatamente adjacentes s albufeiras, designadamente locais de nidificao, abrigo e alimentao de espcies protegidas de avifauna, exige que estas actividades sejam interditas nos termos referidos no presente regulamento, dado os impactes negativos que podem causar sobre estas espcies. Os valores naturais presentes nas reas imediatamente adjacentes s albufeiras, designadamente locais de nidificao, abrigo e alimentao de espcies protegidas de avifauna, exige que estas actividades sejam

31

Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

10.

Pto. 4

Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

11.

David de Salvador Velasco (Coordenador do projecto LusoEspanhol Europarques) Pablo Losada Zapata (Director da Europarques - Projecto LusoEspanhol) Pedro Lima Aires Schreck (Director do Centro de Turismo Ambiental Luso-Espanhol, Lda.)

11. e 12.

Parece querer consagrar indevidamente o princpio quod abundat non nocet. Razo porque se sustenta que todo o tipo de embarcaes deveriam obter autorizao simples e imediata no PNDI. Uma iniciativa organizada carece de autorizao, mas um conjunto indeterminado de iniciativas individuais no carecem de licena crucial definir a carga mxima de embarcaes de recreio por albufeira e por dia. Na sua forma actual permite por omisso que 1 ou vrias centenas deste tipo de embarcaes se aglomerem nas guas das albufeiras. Alm disso as albufeiras so diferentes em extenso e largura, impondo-se uma clarificao, e de preferncia, consonncia e no conflitualidade com o j definido no Regulamento do PN das Arribas do Douro (Espanha). Vo contra o acordado com as Autoridades Ambientais Espanholas, permitindo que o Presidente da Cmara Municipal de Miranda do Douro continue a cometer atropelos ambientais no seu municpio ao pretender constituir-se como o 3. Operador Turstico de Navegao na Albufeira de Castro a Miranda do Douro com grave violao do D.L. n. 46/94 de 22 de Fevereiro do Ministrio do Ambiente de Portugal e a Resoluo de 20 de Janeiro de 2004 (BOE n. 34 de 9

interditas nos termos referidos no presente regulamento, dado os impactes negativos que podem causar sobre estas espcies. De forma a regular o uso de embarcaes sem motor nas albufeiras do PNDI o artigo 10, ponto 4 ter a seguinte redaco O uso de embarcaes sem motor, fora do perodo e troos previstos no ponto 2 do presente artigo, carece de autorizao prvia do PNDI, apenas quando se referem a iniciativas recreativas ou desportivas organizadas. Fixa o 31 de Dezembro de 2005 como data para a definio da carga mxima mensal dos rios

O regulamento no viola qualquer disposio legal em vigor em Portugal nomeadamente o D.L 46/94 de 22 de Fevereiro

32

Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

11. e 12.

de Fevereiro) do Ministerio del Medio Ambiente de Espanha. Violam importantes acordos internacionais entre a CCR Norte (Portugal) e a Junta de Castilla Y Len (Espanha) estabelecidos na reunio de Freixo no dia 3 de Dezembro de 1998. Nesses acordos ficou estipulado que s se permitir a existncia de um nico Operador Turstico por pas e albufeira (encontrando-se na albufeira de CastroMiranda do Douro, ambas as licenas j concedidas e em plena vigncia e funcionamento). Exige-se a modificao dos Artigos 11. e 12. do Regulamento do POPNDI, destacando que a permisividade ou tolerncia poltico.legal, neste caso por parte de Portugal, ser totalmente inadmissvel para Espanha e para a UE por se tratar de um Espao Internacional extremamente sensvel incluido na RN 2000 e poder vir a afectar habitats naturais e habitats de espcies de alta fragilidade, tal como se comtempla no Art. 5. da Directiva Habitats da UE (Directiva 92/43/CEE). No se descartam aces legais em instncias judiciais Portuguesas e Europeias, assim como a mobilizao de todo o tipo de recursos, incluindo os meios de comunicao nacionais e estrangeiros. No caso de as inconstitucionalidades dos Artigos 11. e 12. no serem extirpadas deste Regulamento prosseguir na

Nada a comentar.

33

Domingos Alfredo Fernandes Amaro (Mogadouro) Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

11. 11.

Pto. 5 Pto. 5

Domingos Alfredo Amaro (Mogadouro)

Fernandes

11.

Pto. 6

Municpio de Mogadouro

11.

Pto. 6

Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

11.

Pto. 7

Municpio de Mogadouro

11.

Pto. 7

Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

12.

Pto 2

procura da legalidade nas instncias judiciais portuguesas e comunitrias Viola o Princpio de Igualdade da Constituio da Repblica Portuguesa. Dever ser eliminado por existir uma violao do Art. 266. da Constituio da Repblica Portuguesa (Princpio da Igualdade). Discorda com a limitao da atracagem de cada embarcao a 2 locais. Deveria limitar-se o nmero de embarcaes a navegar em simultneo em cada albufeira. Os residentes e naturais da regio e os municpios tm prioridade na obteno de licena. Uma vez obtida a licena, no se compreende o fundamento de limitar a embarcao a 2 locais de atracagem dentro do PNDI. Sugere-se a eliminao desta restrio. Cada embarcao de recreio s pode atracar nos respectivos cais devidamente autorizados. (...) Viola a Declarao de Freixo, na qual as autoridades portuguesas e espanholas estipularam duas licenas de explorao por cada albufeira, sendo uma portuguesa e outra espanhola. O PN Arribas do Douro consagrou no seu Regulamento esta condio. A eliminao deste ponto e a sua substituio por outro cujo teor consagre o acordado na dita declarao, evitaria a conflitualidade e a descoordenao da gesto dos dois Parques. Alm deste facto, merece

SUPRIMIDO SUPRIMIDO

Fixa o 31 de Dezembro de 2005 como data para a definio da carga mxima mensal dos rios

SUPRIMIDO

Fixa o 31 de Dezembro de 2005 como data para a definio da carga mxima mensal dos rios

Fixa o 31 de Dezembro de 2005 como data para a definio da carga mxima mensal dos rios Nas albufeiras de Miranda do Douro e Bemposta, Aldevilla e Saucelle permitido o aproveitamento turstico, com recurso a embarcaes a motor, atravs de licenas de explorao, uma por albufeira, emitidas pela entidade competente, nos termos da legislao aplicvel

34

Domingos Alfredo Fernandes Amaro (Mogadouro)

12.

Pto. 2

Municpio de Mogadouro

12.

Pto. 2

reparo que a Comisso Directiva do PNDI pretende avocar competncias na definio de normas relativas a caractersticas de embarcaes martimotursticas, regulamentadas noutros diplomas de competncia especfica, no podendo ser prejudicadas pelo Regulamento do PNDI. A presente proposta (ao contrrio da anterior) permite um nmero ilimitado de licenas por albufeira, alm de ir contra a Conservao da Natureza e da Biodiversidade, choca com as regras definidas em Freixo, no ano 1998, e que so aplicadas actualmente em Espanha. As licenas de explorao sero atribudas nos termos do n. 3 seguinte e ainda nos termos das normas a definir pela Comisso Directiva do PNDI, no podendo existir mais de dois operadores em cada albufeira A empresa sente-se ameaada pelas consequncias prticas da aplicao desta regra, principalmente se persistir a norma de as licenas do ICN, embora renovveis, terem apenas validade de 1 ano. Sugere a criao de um tratamento que salvaguarde este tipo de situao de incerteza da renovao anual - projectos sustentados e apoiados pelo FSE. A renovao da licena fica dependente do aparecimento ou no de uma iniciativa municipal (quando os municpios no esto vocacionados para este tipo de prestao). Podemos estar perante uma

Naturisnor (Francisco Rodrigues)

12.

Pto. 4

Nas albufeiras de Miranda do Douro e Bemposta, Aldevilla e Saucelle permitido o aproveitamento turstico, com recurso a embarcaes a motor, atravs de licenas de explorao, uma por albufeira, emitidas pela entidade competente, nos termos da legislao aplicvel Nas albufeiras de Miranda do Douro e Bemposta, Aldevilla e Saucelle permitido o aproveitamento turstico, com recurso a embarcaes a motor, atravs de licenas de explorao, uma por albufeira, emitidas pela entidade competente, nos termos da legislao aplicvel SUPRIMIDO

35

Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

12.

Pto. 4

Domingos Alfredo Fernandes Amaro (Mogadouro) Municpio de Mogadouro Jlio Meirinhos (Miranda do Douro)

12. 12. 12.

Pto. 4 Pto. 4 Pto. 5

Director General del Medio Natural (Junta de Castilla Y Len) Junta de Castilla y Len (Chefe do Servio Territorial del Medio Ambiente)

Seco II

situao que viola o princpio da igualdade, que probe tratamentos diferenciais. Viola o princpio da igualdade, pois pretende oferecer prioridade na atribuio de licenas aos Municpios. No assenta em princpios de conservao da natureza. Os municpios no tm vocao prpria nem competncia para este tipo de actividade. Deve ser eliminado. Viola o princpio da Igualdade, dando preferncia s CM. A retirar. Deveria to s consagrar todos os direitos adquiridos, decorrentes de licenas ou alvars em vigor, por forma a no colidir com direitos consagrados com prazos determinados. Designadamente com a licena de utilizao do domnio hdrico. Essas licenas decorrem de diplomas legais de mbito geral e nacional de superior valor jurdico, no podendo ser prejudicados por este ponto do Art. 12. do Reg do PNDI, sob pena de ineficcia ou nulidade. Zonamento: Muito diferente do considerado no PN das Arribas do Douro. De forma que em muitos casos, torna difcil aplicar uma gesto conjunta na rea fronteiria em aspectos to importantes como a caa, a pesca, actividades desportivas e recreativas. Em termos de conservao de espcies e habitats dentro da RN 2000, no ficam claros os mecanismos que vo permitir garantir a manuteno das ditas espcies

SUPRIMIDO

SUPRIMIDO SUPRIMIDO A considerar na anlise.

O zonamento do PNDI resultou de um estudo aprofundado de caracterizao e avaliao dos valores naturais, paisagsticos e culturais em presena na rea do Parque, essenciais para o cumprimento dos objectivos do Parque. As diferenas de zonamento nos dois parques resultam das suas especificidades. No mbito dos estudos desenvolvidos em anteriores fases do POPNDI foi explicitada a forma como ser feita a conservao e

36

(Art. 6.4 RN 2000).

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

15.

1, 2, 3

A delimitao de cada rea fundamental e deve ser acordada com o proprietrio. Devendo ser informado de forma clara das condicionantes impostas e, caso no concorde, propor ou impor a expropriao total ou parcial, indemnizando-o, tendo em conta o carcter do nus que o PNDI vai ou quer impor.

proteco dos valores naturais, paisagsticos e culturais, presentes no PNDI. O presente Regulamento pretende ser a expresso dos resultados encontrados. Os incentivos financeiros concedidos pelos Planos Zonais, j aprovados, permitiro consolidar os objectivos estabelecidos. As reas consideradas destinam-se a garantir componentes fundamentais do habitat de espcies de avifauna rupcola, sendo reas exclusivamente dedicadas manuteno dos processos naturais em estado de perturbao mnimas. Assim, a sua delimitao casustica e individualizada por proprietrio/propriedade no teria o carcter de continuidade e contiguidade que exigido para a conservao dos habitats da avifauna rupcola. No art. 15, ponto 3, encontra-se previsto a compra, por parte do PNDI ou outra entidade pblica, destas reas. Na cartografia 1:25 000 que pode ser consultada na sede e delegaes do PNDI podem ser observadas as delimitaes realizadas. Os objectivos que esto na origem da criao do PNDI e a importncia dos espaos de proteco total delimitados para a conservao das espcies de avifauna rupcola podero levar aquisio destas reas por entidades pblicas. Os objectivos que esto na origem da criao do PNDI e a importncia dos espaos de proteco total delimitados para a conservao das espcies de avifauna rupcola exigem a tomada destas disposies especficas. O artigo 16, ponto 2, ter a seguinte redaco

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

15.

No concordam com o Artigo 15., ponto 3

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

16.

1, 2, 3

No concordam com o Artigo 16., pontos 1, 2, 3.

Manuel Carlos Guerra Massa

16.

1, 2

Ter que obter autorizao especfica para

37

(Freixo de Espada Cinta)

se deslocar s suas terras em reas de PT ou para proceder ao seu cultivo (olival de regadio)? Fica sujeito a Expropriao?

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

17.

Pto. 2

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

17. 18.

Pto 3

Deve ter-se em ateno que os espaos aqui definidos so de vital importncia para uma grande parte das exploraes agrcolas. Sendo h muitos anos mantidos de forma dinmica pelos agricultores, limpando-os para obteno de matos e outras fontes de rendimento. No concordam com o Artigo 17., ponto 3. No pode alterar o uso do solo agrcola sem autorizao do PN? Fica sujeito tambm a expropriao?

O acesso a estas zonas condicionado e depender de autorizao expressa do PNDI, com excepo do acesso para a prtica das actividades agrcolas e florestais nela includas. O Regulamento prev a manuteno dos usos do solo presentes nestes espaos, incluindo os agrcolas, dada a sua importncia para os objectivos de conservao da natureza.

Nada a comentar. Qualquer alterao do uso do solo ter que ser sujeito a parecer prvio e vinculativo do PNDI dados os valores florsticos e faunsticos presentes nestas reas.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

18.

Pto. 1

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

18.

Pto 1 e 5

Refere que apenas a agricultura existente pode continuar nestas zonas, sendo qualquer alterao sujeita a parecer vinculativo. No uma medida justa, pois existem terrenos semi-cultivados ou mesmo abandonados no momento que so susceptveis de desenvolvimento agro-florestal de qualidade no futuro. Devero conter a sujeio a parecer do PNDI, mas no vinculativo, sendo a entidade decisora sobre o assunto a responsvel por acatar ou no o dito parecer.

O ponto 1. do art.18 refere que podem manter-se os usos do solo existentes data de publicao deste regulamento e que qualquer alterao sujeito a parecer vinculativo do PNDI e no a manuteno da actividade agrcola.

Os valores naturais e paisagsticos existentes nestas reas e a sua importncia para o cumprimento dos objectivos de conservao da natureza do PNDI impem a necessidade de parecer vinculativo do CD do PNDI. O ponto 5 do artigo 18 ter a seguinte redaco Para alm do disposto no artigo 8

38

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

18. 18.

Pto 1, 2, 3 a)b)c) Pto 6

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

19

1,2

No concordam com o Artigo 18., pontos 1, 2 e 3, alneas a, b e c Deve ser adicionado o caso das adegas de quinta e lagares de azeite. So estruturas necessrias para algumas propriedades e a sua interdio causa graves prejuzos. No concordam com o Artigo 19., pontos 1e2 Alm do problema quanto ao vnculo do parecer do PNDI, acrescenta mais um obstculo, visto alterar a rea mnima de 5 ha (conforme a alnea d) do art. 11. do Decreto Regulamentar n. 8/98 de 11 de Maio para 1 ha. No concordam com o Artigo 20., pontos 1 e 2, alneas a) e b).

do presente Regulamento, nestas reas encontra-se ainda sujeito a parecer vinculativo da comisso directiva do PNDI o acesso s minas e rea em seu redor, com excepo do acesso para a prtica das actividades agrcolas e florestais nelas includas. Nada a comentar.
Aceita-se a sugesto. O artigo 18, ponto 6. ter a seguinte redaco Estes espaos so non aedificandi, excepto para as quintas e aglomerados rurais existentes e estruturas de apoio agropecurio.

20

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

20.

1, 2 a) b)

Os valores naturais presentes nestas reas foram objecto de um estudo tcnico-cientfico exaustivo sobre a flora e a fauna do PNDI. O artigo 20, ponto 1 ter a seguinte redaco Nos Espaos de Proteco Parcial Tipo II podem manter-se os usos do solo existentes data da publicao deste Regulamento, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comisso Directiva do PNDI as suas alteraes para superfcies superiores a 1 ha. O artigo 20, ponto 1 ter a seguinte redaco Nos Espaos de Proteco Parcial Tipo II podem manter-se os usos do solo existentes data da publicao deste Regulamento, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comisso Directiva do PNDI as suas alteraes para superfcies superiores a 1 ha. A importncia destes espaos que contm valores naturais e paisagsticos relevantes do ponto de vista da conservao da natureza, exigem a tomada destas disposies especficas.

39

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

20.

As alteraes ao uso do solo agrcola esto sujeitas a autorizao do PN a partir de 1 ha, ao contrrio do DR n. 8/98 de 11 de Maio (Art. 11., d), em que essa exigncia apenas se verificava para reas superiores a 5 ha.

No caso dos empreendimentos elicos estes seriam um motivo de risco acrescido para a avifauna da regio. O artigo 20, ponto 1 ter a seguinte redaco Nos Espaos de Proteco Parcial Tipo II podem manter-se os usos do solo existentes data da publicao deste Regulamento, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comisso Directiva do PNDI as suas alteraes para superfcies superiores a 1 ha.

Adega Cooperativa de Freixo de Espada Cinta (+ de 200 assinaturas)

20.

No Regulamento refere-se que as autorizaes de alterao ao uso do solo so necessrias para reas superiores a 1 ha, quando no DR 8/98 apenas se exigiam para reas superiores a 5 ha.

Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

20.

Autorizaes de uso do solo passaram de 5 para 1 ha - considerado penalizador em relao ao DR n. 8/98.

Provedor Jos Guimares dos Santos (Santa Casa da Misericrdia do Porto)

20.

A agricultura, como actividade econmica, no pode ser esttica, necessitando sempre de ajustamentos e possibilidade de evoluir, quer nas reas de cultura, quer no tratamento para comercializao dos produtos agrcolas. Direito que no respeitado pelo PO, demonstrando uma insensatez gritante e acima de tudo uma grande prepotncia.

O artigo 20, ponto 1 ter a seguinte redaco Nos Espaos de Proteco Parcial Tipo II podem manter-se os usos do solo existentes data da publicao deste Regulamento, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comisso Directiva do PNDI as suas alteraes para superfcies superiores a 1 ha. O artigo 20, ponto 1 ter a seguinte redaco Nos Espaos de Proteco Parcial Tipo II podem manter-se os usos do solo existentes data da publicao deste Regulamento, ficando sujeitas a parecer vinculativo da Comisso Directiva do PNDI as suas alteraes para superfcies superiores a 1 ha. No se aceita este comentrio. O regulamento do PNDI refere, pela primeira vez num documento deste tipo, a necessidade de promover a actividade agrcola, dada a sua importncia para a manuteno dos habitats de que dependem a maioria das espcies que se pretendem proteger no PNDI, tal como indicado no art.6, alnea a) e artigo 36, ponto 1, onde se refere as actividades agrcolas e florestais

40

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

22.

Condicionamento alterao de reas e intercmbio de culturas na rea agrcola considerada e existente. Deixa entender encapotadamente, que toda a rea agrcola existente, apesar de ser o principal motor de desenvolvimento da regio e para o qual no se deslumbra substituto, um alvo a abater, ao consider-la geradora de desequilbrios ambientais. Verifica-se franca diminuio da capacidade edificativa relativamente aos PMOT.

so essenciais manuteno dos habitats e da estrutura da paisagem que constituem um dos objectivos da gesto do PNDI. O presente regulamento no impede ajustamentos evoluo da actividade agrcola, nem ao tratamento para a comercializao dos produtos agrcolas.

O artigo 22, ponto 2. alnea d) ter a seguinte redaco A rea de implantao seja de 250 m2, com excepo das edificaes para turismo de habitao, turismo rural, agro-turismo e outro turismo 2 ligado natureza em que de 400 m e das instalaes de apoio agricultura, pecuria e transformao de produtos agrcolas em que no existe limite pr-definido, ficando condicionada a sua autorizao a parecer da Comisso Directiva. O artigo 22, ponto 3. ter a seguinte redaco Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite mximo das condicionantes indicadas em 2. O artigo 22, ponto 2. alnea d) ter a seguinte 2 redaco A rea de implantao seja de 250 m , com excepo das edificaes para turismo de habitao, turismo rural, agro-turismo e outro turismo ligado natureza em que de 400 m2 e das instalaes de apoio agricultura, pecuria e transformao de produtos agrcolas em que no existe limite pr-definido, ficando condicionada a sua autorizao a parecer da Comisso Directiva. O artigo 22, ponto 3. ter a seguinte redaco Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite mximo das condicionantes indicadas

Adega Cooperativa de Freixo de Espada Cinta (+ de 200 assinaturas)

22.

Considera-se inadequada a diminuio da capacidade edificativa no PN relativamente aos PDM, pois as transferncias de vinhas implicam muitas vezes a construo de raiz de edifcios de apoio s plantaes, o que no est contemplado neste Regulamento que apenas prev a ampliao de construes pr-existentes.

41

Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

22.

Diminuio da capacidade edificativa no POPNDI relativamente aos PDMs - o aumento de reas de vinha implica uma indstria de transformao (centros de vinificao), catalizadores de investimentos, criao de postos de trabalho e circuitos enotursticos.

em 2. O artigo 22, ponto 2. alnea d) ter a seguinte redaco A rea de implantao seja de 250 m2, com excepo das edificaes para turismo de habitao, turismo rural, agro-turismo e outro turismo 2 ligado natureza em que de 400 m e das instalaes de apoio agricultura, pecuria e transformao de produtos agrcolas em que no existe limite pr-definido, ficando condicionada a sua autorizao a parecer da Comisso Directiva. O artigo 22, ponto 3. ter a seguinte redaco Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite mximo das condicionantes indicadas em 2.

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

22. 22.

a) b) c) 1

No concordam com o Artigo 22., alneas a, b e c O parecer no dever ser vinculativo.

Nada a comentar. Os potenciais impactos negativos sobre a conservao da natureza das actividades referidas neste artigo, leva necessidade da CD do PNDI emitir parecer vinculativo. A altura total de construo, com excepo de silos, depsitos de gua ou instalaes especiais devidamente justificadas, seja no mximo de 6,5 metros, medidos platibanda ou beirado, para um mximo de dois pisos
O artigo 22, ponto 2. alnea d) ter a seguinte redaco A rea de implantao seja de 250 m2, com excepo das edificaes para turismo de habitao, turismo rural, agro-turismo e outro turismo 2 ligado natureza em que de 400 m e das instalaes de apoio agricultura, pecuria e transformao de produtos agrcolas em que no existe limite pr-definido, ficando condicionada a sua autorizao a parecer da Comisso Directiva. O artigo 22, ponto 2. alnea d) ter a seguinte 2 redaco A rea de implantao seja de 250 m , com excepo das edificaes para turismo de

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

22.

2 b)

Deve referir a profundidade a que os edifcios podem ser construdos (Caves).

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

22.

2 d)

A rea de 250 m2 limita o caso de adegas, lagares ou dependncias agrcolas e portanto, no deve ser limitada. Mas antes, sujeita ao parecer vinculativo, independentemente da rea em questo.

Provedor Jos Guimares dos Santos (Santa Casa da Misericrdia do Porto)

22.

Limitaes aberrantes rea de construo de apoio explorao agrcola.

42

habitao, turismo rural, agro-turismo e outro turismo 2 ligado natureza em que de 400 m e das instalaes de apoio agricultura, pecuria e transformao de produtos agrcolas em que no existe limite pr-definido, ficando condicionada a sua autorizao a parecer da Comisso Directiva. O artigo 22, ponto 3. ter a seguinte redaco Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite mximo das condicionantes indicadas em 2. O artigo 22, ponto 3. ter a seguinte redaco Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite mximo das condicionantes indicadas em 2 O artigo 24, ponto 2. alnea d) ter a seguinte redaco A rea de implantao seja de 250 m2, com excepo das edificaes para turismo de habitao, turismo rural, agro-turismo e outro turismo ligado natureza em que de 400 m2 e das instalaes de apoio agricultura, pecuria e transformao de produtos agrcolas em que no existe limite pr - definido, ficando condicionada a sua autorizao a parecer da Comisso Directiva. O artigo 24, ponto 3. ter a seguinte redaco Nas edificaes existentes, so permitidas obras de construo, conservao, reconstruo e ampliao at ao limite das condicionantes indicadas em 2.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto) ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

22.

A rea no deve ser limitada, mas antes sujeita ao parecer vinculativo, independentemente da rea em questo. Deve referir a profundidade a que os edifcios podem ser construdos (Caves). A rea de 250 m2 limita o caso de adegas, lagares ou dependncias agrcolas e portanto, no deve ser limitada. Mas antes, sujeita ao parecer vinculativo, independentemente da rea em questo.

24.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

24.

O parecer no deve ser vinculativo.

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

24. 27.

a) b) c) d) 3

No concordam com o Artigo 24., alneas a, b, c e d No concordam com o Artigo 27., ponto 3

Os potenciais impactos negativos sobre a conservao da natureza das actividades referidas neste artigo, leva necessidade da CD do PNDI emitir parecer vinculativo. Nada a comentar. No se aceita este comentrio, por se considerar que os elementos do patrimnio

43

Manuel Artur Taborda Guerra Junqueiro (Freixo de Espada Cinta); Sociedade Agrcola Quinta do Ribeiro Escuro, Lda. (Freixo de Espada Cinta); Antnio Manuel Guerra Capelas (Freixo de Espada Cinta); Jos Antnio Capelas (Porto); Manuel Fernando ? (Freixo de Espada Cinta); Antnio Guerra Herdeiros (Freixo de Espada Cinta); Jos Manuel Pinheiro Guerra (Freixo de Espada Cinta); Henrique Capelas (Freixo de Espada Cinta); Gilberto Pintado (Freixo de Espada Cinta); Antnio Augusto Santos (Freixo de Espada Cinta); Artur Junqueiro Sarmento (Freixo de Espada Cinta); Alexandre Lopes (Freixo de Espada Cinta); M. Margarida Santos Melo Pinheiro (Freixo de Espada Cinta). Secretrio Geral da CAP

28.

Critica o facto de no ter havido consulta prvia nem qualquer tipo de informao, pedido de colaborao ou contacto na criao das Quintas do Douro, espao onde se situa a sua propriedade, trazendo limitaes relativamente ao seu uso e edificao.

arquitectnico popular fazem parte da identidade cultural da regio e que a sua preservao deve ser assegurada e promovida. A definio das Quintas do Douro foi sugerida na Comisso Tcnica de Acompanhamento. A criao destes espaos procurou ultrapassar algumas limitaes ao seu desenvolvimento futuro, dadas as condicionantes legais sobre estes espaos.

28.

criado um espao denominado Quintas do Douro com o estabelecimento de limitaes significativas ao seu uso e edificao. Esses espaos so essenciais para a manuteno das populaes

A definio das Quintas do Douro foi sugerida na Comisso Tcnica de Acompanhamento. A criao destes espaos procurou ultrapassar algumas limitaes ao seu desenvolvimento futuro, dadas as condicionantes legais sobre

44

Antnio J.F. Cavaleiro de Ferreira ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

28. 28 3

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

28

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

28.

locais que asseguram e salvaguardam as culturas da regio, entre as quais a vinha da RDD, considerada a mais antiga regio demarcada do Mundo. Em nada favorece a explorao econmica das Quintas do Douro. Deve ser mencionado o desenvolvimento de uma economia sustentvel. A preservao destes espaos tem que ser dinmica e permitir evoluo dos mesmos, caso contrrio torna-se insustentvel. As limitaes no devem impedir a evoluo harmoniosa destes espaos, devem antes promov-la. Deveria permitir uma interveno mais alargada nos espaos em causa. Propese que se acrescente: ... a recuperao e ampliao controladas das construes existentes ou novas construes perfeitamente enquadrveis no conjunto, que sero objecto de parecer da comisso directiva do PNDI. Apenas se admitem recuperaes das edificaes existentes ou a sua ampliao, com todos os condicionamentos de uso e rea referidos.

estes espaos.

Nada a comentar.
Aceita-se a sugesto. O artigo 28, ponto 3 ter a seguinte redaco Constituem objectivos de ordenamento destes espaos a preservao da sua qualidade urbanstica e ambiental, atravs da viabilizao de usos compatveis, mediante a recuperao e ampliao controladas das edificaes existentes ou novas edificaes perfeitamente enquadrveis no conjunto, que sero objecto de parecer da comisso directiva do PNDI. Aceita-se a sugesto. O artigo 28, ponto 3 ter a seguinte redaco Constituem objectivos de ordenamento destes espaos a preservao da sua qualidade urbanstica e ambiental, atravs da viabilizao de usos compatveis, mediante a recuperao e ampliao controladas das edificaes existentes ou novas edificaes perfeitamente enquadrveis no conjunto, que sero objecto de parecer da comisso directiva do PNDI. O artigo 28, ponto 4 ter a seguinte redaco Nestes espaos admite-se a transformao e ampliao das edificaes existentes ou a construo de novas edificaes perfeitamente enquadradas no conjunto para: Habitao; Apoio das actividades agrcolas, agro-industriais, pecurias e florestais; Empreendimentos tursticos, incluindo os destinados a estabelecimentos de hotelaria e similares, turismo rural, agro-turismo e turismo de habitao; Edifcios de apoio a Parques de Campismo; Empreendimentos culturais e de animao; Estruturas de apoio agrcola, agro-industrial, pecurio e florestais.

45

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

28.

Dever acrescentar-se uma outra hiptese de interveno, que seria g) Estruturas de apoio agro-alimentar.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

28.

4 b)

Devem ser mencionadas as actividades agro-industriais e florestais, ainda que condicionadas por parecer vinculativo.

O artigo 28, ponto 4 ter a seguinte redaco Nestes espaos admite-se a transformao e ampliao das edificaes existentes ou a construo de novas edificaes perfeitamente enquadradas no conjunto para: Habitao; Apoio das actividades agrcolas, agro-industriais, pecurias e florestais; Empreendimentos tursticos, incluindo os destinados a estabelecimentos de hotelaria e similares, turismo rural, agro-turismo e turismo de habitao; Edifcios de apoio a Parques de Campismo; Empreendimentos culturais e de animao; Estruturas de apoio agrcola, agro-industrial, pecurio e florestais. O artigo 28, ponto 4 ter a seguinte redaco Nestes espaos admite-se a transformao e ampliao das edificaes existentes ou a construo de novas edificaes perfeitamente enquadradas no conjunto para: Habitao; Apoio das actividades agrcolas, agro-industriais, pecurias e florestais; Empreendimentos tursticos, incluindo os destinados a estabelecimentos de hotelaria e similares, turismo rural, agro-turismo e turismo de habitao; Edifcios de apoio a Parques de Campismo; Empreendimentos culturais e de animao; Estruturas de apoio agrcola, agro-industrial, pecurio e florestais.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto) Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

28.

5 a)

28.

5 a)

Deve ser permitida a armazenagem de esgotos em depsitos estanques e posterior recolha e entrega em estaes de tratamento municipais. Deveria ver acrescentada ... devem ser assegurados por sistema autnomo, ou nos casos possveis por ligaes s redes existentes.

Um sistema desta natureza pode ser considerado autnomo nos termos do regulamento, indo de encontro ao especificado no artigo 28, ponto 5, alnea a). O artigo 28, ponto 5., alnea a) ter a seguinte redaco O acesso pavimentado, o abastecimento de gua, a drenagem de esgotos e o abastecimento de energia elctrica devem ser assegurados por sistema autnomo,

46

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

28.

5 b)

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

28.

5 b) c)

Deveria alargar a possibilidade de ampliaes at 50% da rea de construo j existente, para permitir ultrapassar casos existentes de visvel exiguidade construtiva e devidamente justificados. No devem ser limitados mas sim sujeitos a parecer vinculativo.

ou nos casos possveis por ligaes s redes existentes. O artigo 28, ponto 5., alnea b) ter a seguinte redaco As novas edificaes e ampliaes no podem ultrapassar os 400 m2

O artigo 28, ponto 5., alnea b) ter a seguinte redaco b) As novas edificaes e ampliaes no podem ultrapassar os 400 m2 c)A altura total de construo, com excepo de silos, depsitos de gua ou instalaes especiais devidamente justificadas, seja no mximo de 6,5 metros, medidos platibanda ou beirado, para um mximo de dois pisos

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

29.

O parecer no deve ser vinculativo.

O artigo 29, ponto 4. cumpre as disposies legais em vigor, no podendo ser alterado em sede de PO. O artigo 31 ter a seguinte redaco 1. As reas urbanas correspondem aos solos englobados no interior dos permetros urbanos delimitados nos PDM em vigor, no podendo o seu limite ser ultrapassado; 2. Nestes espaos, so vlidas as normas de edificabilidade constantes nos Planos Municipais de Ordenamento do Territrio em vigor. O artigo 31 ter a seguinte redaco 1. As reas urbanas correspondem aos solos englobados no interior dos permetros urbanos delimitados nos PDM em vigor, no podendo o seu limite ser ultrapassado; 2. Nestes espaos, so vlidas as normas de edificabilidade constantes nos Planos Municipais de Ordenamento do Territrio em vigor. O artigo 31, ponto 1. ter a seguinte redaco

31

O regime de uso do solo nas reas urbanizveis j no depende apenas das CM, mas sobretudo da elaborao de Planos de Urbanizao e Pormenor dependentes do PNDI.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

31.

Deve obrigatoriamente abolir qualquer das referncias que faz s ntidas e abusivas ingerncias de poder da comisso directiva do PNDI nas legais e incontornveis competncias dos municpios.

Amrico Joaquim Fernandes

31.

No concordam com o Artigo 31., ponto

47

(Ventoselo) + 60 assinaturas

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

31.

Deveria ser suprimida a expresso sem prejuzo do disposto no nmero seguinte.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

31. 32

Todo o nmero 3 deve desaparecer. No so permitidas novas construes nem que a explorao precise dela e no tenha nenhuma, e caso tenha, s pode proceder a aumentos at 250 m2 ou 30% do existente. No concordam com o Artigo 32., pontos 1, 2 e 3 No refere, na Planta de Sntese de Ordenamento, algumas reas industriais que no esto nos PMOT - fbrica de azeitonas na Quinta da Matana, adegas na Quinta da Cova da Barca e na Quinta do Grifo e um armazm de azeitonas na Quinta da Malhadinha. Deve incluir a definio de uma regra excepcional que permita o enquadramento de reas j utilizadas para actividades agro-industriais no espao do PNDI fora dos permetros urbanos ou industriais. Caa: No apresenta uma regulamentao especfica da mesma nas zonas mais sensveis. Tal como se faz na parte espanhola, ao proibir esta actividade nas Zonas de Uso Limitado no

1. As reas urbanas correspondem aos solos englobados no interior dos permetros urbanos delimitados nos PDM em vigor, no podendo o seu limite ser ultrapassado;. Aceita-se a sugesto. O artigo 31, ponto 2. ter a seguinte redaco 2. Nestes espaos, so vlidas as normas de edificabilidade constantes nos Planos Municipais de Ordenamento do Territrio em vigor. Aceita-se a sugesto.
Nas edificaes existentes so permitidas obras de construo, reconstruo e ampliao at ao limite das condicionantes indicadas no nmero anterior

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

32 33.

1, 2, 3 1

Nada a comentar. A definio e delimitao das reas industriais so da responsabilidade das autarquias.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

33.

Devero ser as autarquias a propor novas reas para actividades agro-industriais.

Director General del Medio Natural (Junta de Castilla Y Len) Junta de Castilla y Len (Chefe do Servio Territorial del Medio Ambiente)

35.

No caso das zonas de proteco total o acesso a estas zonas condicionado e depende da autorizao expressa do PNDI. No artigo 35, ponto 2 refere-se que Nas reas de proteco total e proteco parcial de tipo I, qualquer

48

perodo de Agosto a Setembro (periodo de media veda), poca muito importante para o desenvolvimento dos jovens nascidos no ano. Esta diferente regulao da actividade cinegtica supe uma ameaa constante... Associao de Caa e Pesca de Sendim 35. 2 Desacordo com a proibio do exerccio da caa.

Associao de Caa e Pesca de Sendim Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

35.

35.

3, 4

36.

a) b) c)

Ficariam privados da melhor mancha de raposas e javalis da ZCA, direito que legalmente sempre tiveram. No concorda com o Artigo 35., pontos 3 e 4 - devem pagar os prejuzos das rvores rodas pelos animais. No concordam com o Artigo 36., alneas a, b, c

Manuel Artur Taborda Guerra Junqueiro (Freixo de Espada Cinta); Sociedade Agrcola Quinta do Ribeiro Escuro, Lda. (Freixo de Espada Cinta); Antnio Manuel Guerra Capelas (Freixo de Espada Cinta); Jos Antnio Capelas (Porto); Manuel Fernando ? (Freixo de

36.

Omisso das culturas - vinha da RDD, olival para azeitona de mesa, amendoal e citrinos - dos sistemas de incentivo a actividades agrcolas (culturas que se encontram no Plano Zonal para a rea do PNDI).

actividade cinegtica que venha a a realizar-se no deve colidir com os interesses de conservao da natureza em presena. Tambm a realizao de batidas e montarias fica condicionada a autorizao prvia da CD do PNDI, tal como expresso no artigo 35, ponto 3. No interdita a actividade cinegtica, esta ter que obedecer aos interesses da conservao da natureza. Apenas nos casos das batidas e montarias necessrio a prvia autorizao da CD do PNDI. As perturbaes de habitat infligidas pelas batidas e montarias condicionam estas actividades a autorizao prvia. Os prejuzos causados pelas espcies cinegticas so legislados no mbito da Lei da Caa. Com base nos estudos de caracterizao realizados na 1 fase do POPNDI os lameiros foram identificados como locais de especial importncia para a conservao da natureza, dada a riqueza especfica a existente. Assim, considera-se de enorme importncia a manuteno e promoo desta ocupao do solo. Aceita-se esta sugesto. O artigo 36, ponto 3, ter a seguinte redaco Os sistemas de incentivo a actividades agrcolas e florestais que venham a incidir especificamente na rea de interveno do PNDI visam de forma prioritria manter/promover: a)As caractersticas fundirias e culturais tradicionais; b)Fomentar as raas autctones; c)Fomentar o modo de produo biolgico em todas as culturas e produes vegetais e animais; d)Utilizao de

49

Espada Cinta); Antnio Guerra Herdeiros (Freixo de Espada Cinta); Jos Manuel Pinheiro Guerra (Freixo de Espada Cinta); Henrique Capelas (Freixo de Espada Cinta); Gilberto Pintado (Freixo de Espada Cinta); Antnio Augusto Santos (Freixo de Espada Cinta); Artur Junqueiro Sarmento (Freixo de Espada Cinta); Alexandre Lopes (Freixo de Espada Cinta); M. Margarida Santos Melo Pinheiro (Freixo de Espada Cinta). Adega Cooperativa de Freixo de Espada Cinta (+ de 200 assinaturas) 36 3 Omisso no POPNDI dos aspectos constantes na alnea c) do Art. 3. do Decreto Regulamentar 8/98 (Regio Demarcada do Douro). Seria de esperar que o PO no contemplasse quaisquer restries ou burocracia a qualquer plantao de novo ou transferncias de vinha nos terrenos situados na rea j definida na RDD.

Quercus rotundifolia, Quercus suber e Quercus pyrenaica na arborizao.

No artigo 36, ponto 2. garante-se a possibilidade de manuteno de todas as actividades agrcolas e florestais existentes em cada explorao data da entrada em vigor do presente regulamento podem ser mantidas com a mesma superfcie independentemente da sua localizao futura. Relativamente plantao de novas vinhas o artigo 36, ponto 2. alterado e ter a seguinte redaco: Todas as actividades agrcolas e florestais existentes em cada explorao data da entrada em vigor do presente regulamento podem ser mantidas com a mesma superfcie independentemente da sua localizao futura. Na rea abrangida pela Regio Demarcada do Douro autorizada a plantao e transferncia

50

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

36.

H culturas que no so incentivadas, levando ao abandono.

Secretrio Geral da CAP

36.

Os sistemas de incentivos propostos no PO omitem quer a vinha de RDD quer o olival para azeitona de mesa e ainda o amendoal e os citrinos. H concelhos que possuem manchas significativas de olival destinado produo de azeitona de mesa com rega gota-a-gota em rea significativas que constituem a base econmica de muitas famlias

de vinha sem qualquer restrio de rea. De acordo com o artigo 6, alnea a) so apoiadas e promovidas A manuteno de culturas e prticas agrcolas consentneas com os objectivos de conservao da natureza, que so apoiadas no mbito do Plano Zonal do Parque Natural do Douro Internacional e do Plano Zonal da Regio Demarcada do Douro, na rea do PNDI abrangida por estes Planos. A alterao ao artigo 36, ponto 3. preconiza o apoio a todas as culturas previstas no PZ do PNDI Aceita-se esta sugesto. O artigo 36, ponto 3, ter a seguinte redaco Os sistemas de incentivo a actividades agrcolas e florestais que venham a incidir especificamente na rea de interveno do PNDI visam de forma prioritria manter/promover: a)As caractersticas fundirias e culturais tradicionais; b)Fomentar as raas autctones; c)Fomentar o modo de produo biolgico em todas as culturas e produes vegetais e animais; d)Utilizao de Quercus rotundifolia, Quercus suber e Quercus pyrenaica na arborizao. O olival de regadio no se enquadra nos objectivos prioritrios que o PZDI pretende apoiar, nomeadamente a preservao da paisagem do PNDI. No artigo 4 ser acrescentada a definio de Arborizao: plantao ou sementeira de povoamentos florestais com funes produtivas ou de proteco, excluindo as finalidades ornamentais. Assim, poder-se-o utilizar espcies diferentes das referidas no artigo 36 ponto 5, em plantaes/sementeiras com fins

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

36.

No so contemplados os arciprestes tradicionais e seculares na RDD.

51

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

37

Quais viro a ser as exigncias arquitectnicas e paisagsticas e as normas.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

37.

O parecer no dever ser vinculativo.

Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Director General del Medio Natural (Junta de Castilla Y Len) Junta de Castilla y Len (Chefe do Servio Territorial del Medio Ambiente)

37. 37.

c)

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

37.

No concordam com o Artigo 37., alnea c Caminhos: Regula a melhoria de caminhos e a construo de novos, excepto os que se encontram nas zonas cultivadas. Deveria condicionar-se a execuo desses caminhos para evitar o incremento de acessibilidade (nas zonas mais sensveis do PN), o forte impacto paisagstico e outros efeitos negativos (eroso, etc.). Construo: Esto definidas as condies em que se pode construir para as reas de Proteco Complementar, mas no caso das reas de Proteco Parcial, ficam por regulamentar as construes de apoio a infraestruturas agropecurias. Seria conveniente estabelecer condies mnimas para as referidas construes com o fim de manter a paisagem rural que as caracteriza. O prazo deve ser muito mais curto, deve tambm mencionar quais as regras a seguir caso o plano no seja apresentado

ornamentais. O artigo 37, ponto 3., ter a seguinte redaco As normas a adoptar para a definio do traado arquitectnico so aprovadas pelo PNDI e divulgadas em edital no prazo de 1 ano a contar da data de entrada em vigor do presente Regulamento. No caso dos actos e actividades efectuados dentro dos permetros urbanos aprovados a alterao do artigo 8, ponto 2. refere no haver necessidade de emisso de parecer pela CD do PNDI. Nada a comentar. A necessidade de pedido de parecer para a alterao do uso do solo A abertura de novos caminhos em zonas exclusivamente agricultadas no carece de parecer ou autorizao, A regulao dos caminhos e construes so feitas no presente regulamento, dada a necessidade do pedido de parecer vinculativo CD do PNDI.

O PNDI ir proceder definio das normas arquitectnicas e paisagsticas no prazo de 1 ano a contar da data de aprovao do presente

52

no tempo estabelecido e quem as aplica.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto) Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Jos Joaquim Campos (Vilarinho dos Galegos)

37.

Deve ser permitida a armazenagem de esgotos em depsitos estanques e posterior recolha e entrega em estaes de tratamento municipais. No concordam com o Art. 37. ponto 8 Discorda com o Art. 40.

regulamento, de acordo com o artigo 37, ponto 3. No caso do plano no ser apresentado neste prazo mantm-se a situao actualmente vigente. O artigo 37, ponto 7 contempla esta opo.

37. 40.

Nada a comentar. No se aceita esta crtica por se considerar que a existncia de uma carta de desporto de Natureza que regulamente e discipline as actividades de grande importncia para a proteco dos valores naturais presentes no PNDI. Estas reas so objecto de regulamentao no artigo 24.

Director General del Medio Natural (Junta de Castilla Y Len) Junta de Castilla y Len (Chefe do Servio Territorial del Medio Ambiente)

40.

reas recreativas, Parques de Merendas e Praias Fluviais: No se encontra assinalada nenhuma condio relativa sua localizao, quando podem estar sob concesso administrativa e pode recair sobre os concessionrios a adequao das construes e da envolvente. As referidas actividades tm uma grande influncia no meio envolvente, pelas instalaes anexas que implicam e uma ocupao importante do solo rstico, podendo situar-se, sobretudo no caso das Praias Fluviais, perto de reas que, na parte espanhola, tm uma maior proteco, como so as Zonas de Uso Limitado. Deveria, portanto, figurar uma delimitao mais concreta dos lugares em que se pode prever a construo de este tipo de infraestruturas, tendo por objectivo

53

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

40.

a sua avaliao conjunta pelos rgos gestores de ambos os Parques. Navegao: preocupante que uma deciso to importante como a Declarao de Freixo (documento que prope a regulao da navegao nos troos fronteirios) e o correspondente compromisso entre os gestores de ambos os pases no figurem no POPNDI. Pelo contrrio, as actividades de navegao desportiva e turstica, assim como as infraestruturas associadas a esta actividade, encontram-se no dito PO abertas a todas as possibilidades de desenvolvimento sem nenhuma regulao especfica, pondo em perigo a conservao de certas espcies de aves... O prazo de ser muito mais curto e deve mencionar as regras a seguir caso o plano no seja apresentado no tempo estabelecido e quem as aplica. Deve ser estabelecido o prazo de um ms de antecedncia ao evento para apresentao do pedido e um prazo de resposta nunca superior a um ms. O parecer no dever ser vinculativo.

O PNDI ir proceder publicao da Carta de Desporto de Natureza num prazo mximo de 2 anos. Durante o perodo de tempo at sua publicao mantm-se as normas actualmente em vigor.

ZOM e MARIVELA, Sociedade Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto) Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

40.

40.

Considera-se que a prtica destas actividades organizadas poder trazer impactos negativos sobre os valores naturais em presena, pelo que haver necessidade de pedir um parecer prvio de carcter vinculativo ao PNDI. Compete aos servios do PNDI estabelecer percursos para passeios pedestres, equestres ou para bicicleta, de pequena e grande rota, em

Municpio de Mogadouro

41.

Compete aos servios do PNDI estabelecer percursos para passeios pedestres, equestres ou para bicicleta, de

54

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

43.

pequena e grande rota, em colaborao com as associaes desportivas das modalidades referidas e as Cmaras Municipais. Tem uma bvia repetio do n. 1 que deve ser corrigida. O parecer no dever ser vinculativo.

colaborao com as associaes desportivas das modalidades referidas e outras entidades competentes em razo na matria, designadamente as Cmaras Municipais. Ir proceder-se correco referida, passando o artigo 43, a ter a seguinte redaco: 1. Constitui contra-ordenao a prtica das actividades interditas previstas no presente Regulamento ou as que, sendo condicionados, no tenham obtido o devido parecer vinculativo ou autorizao prvia da Comisso Directiva do PNDI. 2. Ao processamento das contra-ordenaes, aplicao das coimas e sanes acessrias e adopo das medidas de reposio da situao anterior infraco aplica-se o disposto no regime jurdico da Rede Nacional de reas Protegidas e da legislao em vigor para as diferentes actividades. A no obteno de parecer por parte da CD do PNDI para as actividades que este regulamento prev como necessrias constituir uma contraordenao. SUPRIMIDO

Associao C. G. dos Produtores de Leite Planalto Mirands (Mogadouro); Coopafreixo - Cooperativa Agrcola CRL; APATA - Associao de Produtores Agrcolas Tradicionais e Ambientais (Mogadouro) Manuel Artur Taborda Guerra Junqueiro (Freixo de Espada Cinta); Sociedade Agrcola Quinta do

44.

Pe em causa a salvaguarda e garantia da propriedade privada, atravs do direito de preferncia, por parte do ICN, nas alienaes a ttulo oneroso, de quaisquer imveis que se situem na rea do PNDI (facto j anteriormente contestado pelos agricultores). Solicita, no uso da faculdade prevista no Edital relativo Discusso Pblica, que se retire da proposta o direito de preferncia nas alienaes a ttulo

44

SUPRIMIDO

55

Ribeiro Escuro, Lda. (Freixo de Espada Cinta); Antnio Manuel Guerra Capelas (Freixo de Espada Cinta); Jos Antnio Capelas (Porto); Manuel Fernando ? (Freixo de Espada Cinta); Antnio Guerra Herdeiros (Freixo de Espada Cinta); Jos Manuel Pinheiro Guerra (Freixo de Espada Cinta); Henrique Capelas (Freixo de Espada Cinta); Gilberto Pintado (Freixo de Espada Cinta); Antnio Augusto Santos (Freixo de Espada Cinta); Artur Junqueiro Sarmento (Freixo de Espada Cinta); Alexandre Lopes (Freixo de Espada Cinta); M. Margarida Santos Melo Pinheiro (Freixo de Espada Cinta). Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

oneroso de quaisquer bens imveis que se situem na rea do PNDI. Pois pode acarretar consequncias no valor patrimonial da terra, no emparcelamento rural e na transmisso das exploraes agrcolas.

44.

No podemos encarar pacificamente o Direito de Preferncia, previsto no Artigo 44. do Regulamento. Ou, pior ainda, a possibilidade de expropriao potencial de terrenos agrcolas, ainda que actualmente incultos, ou com outras culturas (que no a vinha), j que estes constituem uma reserva de crescimento, sem a qual um grupo econmico encara um investimento. Que se elimine o artigo. So medidas que se assemelham Reforma Agrria levada a cabo nos

SUPRIMIDO

56

Jos Antunes Cndido Francisco Fernandes (Presidente da Junta de Freguesia de Ventozelo) + 59 assinaturas Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta) Adega Cooperativa de Freixo de Espada Cinta (+ de 200 assinaturas)

44. 44.

anos de 1974 e seguintes. Violaes de direito de propriedade, semelhantes expropriao Criticam o artigo.

SUPRIMIDO SUPRIMIDO

44. 44 44

No concordam com o artigo. Renasceu este artigo que j havia sido retirado anteriormente. No concordam nem podem aceitar o Direito de Preferncia previsto no Art. 44. do Regulamento do PO, nem com a possibilidade de expropriao potencial de terrenos agrcolas, ainda que incultos ou com outras culturas (que no a da vinha), j que constituem uma reserva de matria prima...Acresce que o Direito de Preferncia, inicialmente previsto, foi totalmente suprimido do Decreto Regulamentar n. 8/98 de 11 de Maio. Deve portanto ser retirado o Art. 44. Estabelece o direito de preferncia nas alienaes a ttulo oneroso de quaisquer bens imveis que se situem na rea do PNDI - que j havia sido rejeitado anteriormente. Deve ser eliminada. Abolir o artigo 44. do Regulamento, relativo ao direito de preferncia do ICN nas alienaes dentro da rea do PNDI. J havia sido retirado do D.R. n. 8/98 de 11 de Maio. O PMOT vai condicionar o que est por condicionar, j que acumula com o POPNDI. Deve ser estabelecida a periodicidade de

SUPRIMIDO SUPRIMIDO SUPRIMIDO

Secretrio Geral da CAP

44

SUPRIMIDO

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

44

SUPRIMIDO

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta) ZOM e MARIVELA, Sociedade

45.

O PMOT submete-se ao POPNDI, de acordo com a legislao em vigor. A periodicidade e reavaliao do POPNDI

47.

57

Agrcola, Lda. (Alexandre Sousa Pinto)

reavaliao e reviso com consulta pblica no POPNDI, para que nenhumas injustias nem defeitos se perpetuem (reavaliado de 3 em 3 anos e revisto com consulta pblica de 8 em 8 anos).

decorre da legislao em vigor.

Associao C. G. dos Produtores de Leite Planalto Mirands (Mogadouro); Coopafreixo - Cooperativa Agrcola CRL; APATA - Associao de Produtores Agrcolas Tradicionais e Ambientais (Mogadouro)

Outros: A proposta de Plano de Ordenamento apresentada penalizadora e restritiva para a actividade agrcola.

Associao C. G. dos Produtores de Leite Planalto Mirands (Mogadouro); Coopafreixo - Cooperativa Agrcola CRL; APATA - Associao de Produtores Agrcolas Tradicionais e Ambientais (Mogadouro)

Solicitam o prolongamento do prazo da discusso pblica, para permitir a participao activa das Organizaes de Agricultores

O regulamento do PNDI refere, pela primeira vez num documento deste tipo, a necessidade de promover a actividade agrcola, dada a sua importncia para a manuteno dos habitats de que dependem a maioria das espcies que se pretendem proteger no PNDI, tal como indicado no art.6, alnea a) e artigo 36, ponto 1, onde se refere as actividades agrcolas e florestais so essenciais manuteno dos habitats e da estrutura da paisagem que constituem um dos objectivos da gesto do PNDI. Os prazos legais praticados para a discusso pblica (de 2 de Dezembro a 21 de Janeiro) so considerados suficientes para promover a participao activa de todos os interessados. Para alm de ter colocado o PO em diversos locais de modo ao pblico poder inteirar-se do Plano, o ICN promoveu diversas sesses pblicas de esclarecimento, em todos os concelhos que integram o PNDI, de forma a apresentar o PO e esclarecer eventuais dvidas. No se aceita esta sugesto por ser no fundamentada e de carcter generalista.

Manuel Artur Taborda Guerra Junqueiro (Freixo de Espada Cinta); Sociedade Agrcola Quinta do Ribeiro Escuro, Lda. (Freixo de Espada Cinta);

Reformulao da proposta apresentada na sua totalidade e apresentao do documento resultante a nova discusso pblica, com a participao activa das populaes residentes

58

Antnio Manuel Guerra Capelas (Freixo de Espada Cinta); Jos Antnio Capelas (Porto); Manuel Fernando ? (Freixo de Espada Cinta); Antnio Guerra Herdeiros (Freixo de Espada Cinta); Jos Manuel Pinheiro Guerra (Freixo de Espada Cinta); Henrique Capelas (Freixo de Espada Cinta); Gilberto Pintado (Freixo de Espada Cinta); Antnio Augusto Santos (Freixo de Espada Cinta); Artur Junqueiro Sarmento (Freixo de Espada Cinta); Alexandre Lopes (Freixo de Espada Cinta); M. Margarida Santos Melo Pinheiro (Freixo de Espada Cinta). Maria Isabel Junqueiro Sarmento Gomes Mota

- Pedido de adiamento da entrada em vigor do POPNDI, para permitir o prolongamento da discusso pblica e o maior esclarecimento das populaes. - Solicita o envio da legislao espanhola. - Parecer do Ministro da Agricultura.

Os prazos legais praticados para a discusso pblica (de 2 de Dezembro a 21 de Janeiro) so considerados suficientes para promover a participao activa de todos os interessados. Para alm de ter colocado o PO em diversos locais de modo ao pblico poder inteirar-se do Plano, o ICN promoveu diversas sesses pblicas de esclarecimento, em todos os concelhos que integram o PNDI, de forma a apresentar o PO e esclarecer eventuais dvidas.

Antnio Saraiva (SPR

No contemplado, no PO, o

59

Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

Antnio Saraiva (SPR Vinhos, S.A. - V.N.Gaia)

Provedor Jos Guimares dos Santos (Santa Casa da Misericrdia do Porto)

Antnio J.F. Cavaleiro de Ferreira

deferimento tcito de eventuais autorizaes por parte do PNDI, contrariando o previsto no Decreto Regulamentar n. 8/98 de 11 de Maio. Sugesto: desde j lanamos um desafio ao PNDI, no sentido de, e em colaborao com as Entidades Espanholas, acabar com a pedreira existente em frente Veiga Redonda. A qual tem um impacto visual e ambiental extremamente negativo, com a descarga de resduos no Rio Douro. Planta de Sntese e Planta de Condicionantes: sugere-se que estes documentos sejam completados com uma planta onde sejam referidos os terrenos abrangidos pelo PNDI, mas inseridos na RDD, para poderem promover com toda a abrangncia, uma reduo das reas indevidamente afectas REN. - PO desadequado. - A caracterizao da regio foi feita de forma deliberadamente ausente e imparcial. - As pessoas que levaram a cabo este plano deveriam saber e considerar que esto em curso MAA com grande sucesso, que visam de uma forma racional relacionar melhor o homem com o ambiente, mas sem pr de fora o homem, como este plano pretende. rea do PNDI inapropriada e desmesuradamente extensa. Dever estar limitada apenas s Arribas do Douro.

No diz respeito presente discusso pblica.

No diz respeito presente discusso pblica.

No se aceita esta sugesto por ser no fundamentada e de carcter generalista.

No se aceita esta sugesto por ser no fundamentada e de carcter generalista.

60

Sente-se uma permanente tentativa de usurpao pelos responsveis do ICN e do PNDI das atribuies que constitucionalmente compete aos rgos autrquicos. Documento apresentado foi elaborado por quem desconhece as realidades dos Concelhos includos na rea do PN. No houve consulta ou informao prvia de qualquer tipo ou natureza, nem quaisquer contactos ou pedidos de colaborao por parte dos que elaboraram o POPNDI. O documento imparcial e desequilibrado, pois apenas apresenta obrigaes e restries a aplicar s populaes e autarquias e no apresenta obrigaes do PNDI. Ao contrrio do que sucede no Parque de Montesinho, obrigando o PN como responsvel a indemnizar quer as autarquias quer os proprietrios por prejuzos causados. Hiptese de Trabalho: Os responsveis pelo PNDI deveriam elaborar uma base de dados das terras ao abandono e, dialogando com os proprietrios, preparar a reflorestao com as espcies adequadas, abrir acessos que facilitem o combate a incndios e o escoamento dos produtos. A extraco de inertes, o corte de

Jos Francisco Fernandes (Bemposta - Mogadouro)

No se aceita esta sugesto por no se enquadrar no mbito da presente consulta pblica.

61

Municpio de Mogadouro

rvores, construo para agro-turismo ou outras, deposio de entulhos ou lixos so problemas que devero ser resolvidos pela CM, aps pedido de parecer ao PNDI, excepto se forem reas com obras intervencionadas pelo PN em que os problemas sero resolvidos pelo PN. As informaes /pareceres emitidos pelo PNDI no devero ser vinculativas. O Plano Zonal dever fazer parte do Regulamento em forma de Anexo.

Os pareceres e/ou autorizaes a emitir pelo PNDI so vinculativos nos termos da legislao em vigor. Dadas as peridicas revises que se prev que o PZDV e PZDI venham a ter no aconselhvel que estes faam parte do presente regulamento, optando-se pela referncia portaria que regulamenta estes Planos Zonais. acrescentada a alnea c), no artigo 3, ponto 2, com a seguinte redaco Portaria n 176/2005, de 14 de Fevereiro, e suas alteraes. No diz respeito presente discusso pblica

Junta de Palaoulo

Freguesia

de

Pretende-se saber em que situao se encontra o pedido apresentado para a plena integrao desta freguesia no PNDI, que apenas abrange uma parte da mesma. Pedido de uma reunio com um tcnico do PN para fornecer informaes sobre o mesmo populao interessada. Pedido de alterao da denominao da rea protegida para Parque Natural das Arribas do Douro. Depsitos de resduos - no existem condies apropriadas para o efeito nas localidades.

Domingos Alfredo Fernandes Amaro (Mogadouro) Antnio Maria Mora (Vila de la)

No diz respeito presente discusso pblica

Os benefcios previstos para os agricultores do PNDI no podero ser concedidos atravs do presente Regulamento. No entanto, estes

62

Jos Antunes

Benefcios agrcolas - o Regulamento devia incluir os benefcios dos agricultores por fazerem parte do PNDI. Muitas proibies, interdies, limitaes e penalizaes para as populaes. Regulamento demasiado generalista, por ex. como ir melhorar a qualidade de vida e desenvolver economicamente as populaes? Com que meios? Falta de esclarecimento da populao quanto s vantagens que o plano lhe ir trazer. Ausncia de criatividade e de iniciativas vlidas e concretas. Pedido de reformulao de todo o regulamento. O Regulamento traz apenas proibies e interdies e no refere benefcios para compensar os agricultores. Sentem-se mesa connosco ... no penalizem quem no merece. Contra a proibio de cortar lenha, . no deve haver qualquer restrio neste sector. Deveria haver uma negociao com o agricultor, para que seja compensado monetariamente por no poder fazer esses cortes. Solicita a devida resposta por escrito fundamentada:

benefcios so concedidos atravs dos Planos Zonais (PZDI e PZDV), que j se encontram regulamentados e ao quais os agricultores se podem candidatar. No se aceita esta sugesto por ser no fundamentada e de carcter generalista.

Cndido Francisco Fernandes (Presidente da Junta de Freguesia de Ventozelo) + 59 assinaturas Amrico Joaquim Fernandes (Ventoselo) + 60 assinaturas

No se aceita esta sugesto por ser no fundamentada e de carcter generalista.

Nada a comentar.

Manuel Carlos Guerra Massa (Freixo de Espada Cinta)

No diz respeito presente discusso pblica.

63

Filipe Vinhais Conde (Ventozelo) + 21 assinaturas

Fbrica de Azeitona sita na Quinta da Matana, a qual foi omitida no PDM de Freixo, referida agora como Aglomerado Rural, na Planta de Sntese (carta n. 6/142) e apenas alguns prdios, podendo vir a trazer restries no futuro. Solicita a devida correco da Planta ou indemnizao (DL n. 380/99 de 22 de Setembro, Artigo 143., n. 2). rea em EPT e EPP Tipo I e os restantes em EAC, em EPT, so potencialmente expropriveis. Como ir ser equacionado o clculo da indemnizao? No existe limite temporal para que o PNDI se pronuncie? Deferimento tcito de eventuais autorizaes solicitadas ao PNDI? No compatvel com o modo de vida das populaes. Excesso de proibies e nada de regalias. Solicita que se altere a rea urbana para os limites enviados em anexo, que sero tambm considerados aquando da alterao do PDM de Miranda do Douro. Pede que se faa constar nas Cartas do POPNDI a explorao sita em Baldreira Picote (pedreira). Pede que se faa constar na cartografia do POPNDI: - a explorao de Granito com fins Ornamentais, em Lastra do Traugal, freguesia de Bru, concelho de Mogadouro. Encontra-se licenciada pala DR da Economia do Norte (n. 6314

No se aceita esta sugesto por ser no fundamentada e de carcter generalista

Junta de Freguesia de Picote

No diz respeito presente discusso pblica.

Carlos Manuel Pedro Neves (Mirandela) MIRMAR - Indstria de Mrmores e Granitos, Lda. (Mirandela)

A delimitao das reas de indstrias extractivas e concesses mineiras foram da responsabilidade das autarquias. A delimitao das reas de indstrias extractivas e concesses mineiras foram da responsabilidade das autarquias.

64

Adega Cooperativa de Freixo de Espada Cinta (+ de 200 assinaturas)

Bru. Este PO no contempla a questo do deferimento tcito de eventuais autorizaes por parte do PNDI, ao contrrio do previsto no DR n. 8/98 de 11 de Maio. Sugere-se que o PN elabore uma Planta, semelhana das existentes actualmente, onde se assinalem todos os concelhos de Freixo de Espada Cinta e de Figueira de Castelo Rodrigo inseridos na RDD, e que, promova o debate com os municpios respectivos no sentido de reduzir as reas indevidamente afectas REN. Deveria ser bem esclarecida a questo, em termos de Planos Zonais, dos apoios a todas as culturas da rea do PNDI, em especial no que respeita a vinha, o amendoal e o olival (neste tambm o de regadio). O Regulamento deve expressar claramente que no sero praticadas quaisquer taxas pelos pareceres, autorizaes ou actividades dos servios do PNDI. O prazo de elaborao do PO foi largamente ultrapassado (era de 3 anos). Solicita audincia urgente com o Presidente do ICN.

No se aceita a segunda sugesto por no se enquadrar no mbito da presente consulta pblica.

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

Cmara Municipal de Freixo de Espada Cinta

Esta sugesto ser levada em considerao. Assim, o artigo 6, alnea g) ter a seguinte redaco O apoio e fomento do desenvolvimento sustentvel atravs da promoo das actividades econmicas tradicionais de base regional. No diz respeito presente discusso pblica.

Secretrio Geral da CAP

No diz respeito presente discusso pblica.

65

Anda mungkin juga menyukai