Anda di halaman 1dari 2

Arte de colorir o cabelo

13/08/2004

Uma forte tendncia mundial em produtos para cuidados dos cabelos a utilizao cada vez mais freqente de produtos colorantes, que tem direcionado ao avano da tecnologia cosmtica aplicada a diferentes sistemas de tinturas para os cabelos. O consumidor tem ao seu alcance uma grande variedade de produtos no mercado tais como: tinturas permanentes, semipermanentes ou sistemas temporrios. O mundo tem sido caracterizado pelo envolvimento das cores, que so as expresses fashion, tendncias da moda, prazer relacionado ao bem estar, manter-se atualizado, com tons vivos. Os consumidores sentem uma necessidade especial em manter seus valores, ou seja, fixao das cores por mais tempo, manter a aparncia do novo em funo das freqentes lavagens e tratamentos.

ORIGEM DOS COLORANTES Tingir os cabelos uma arte antiga, que remonta aos tempos dos faras. H mais de trs mil anos os egpcios foram os primeiros a desenvolver a tcnica de tintura de tecidos e de cabelos, utilizando inmeros corantes que extraam da matria animal e vegetal. Estes mesmos corantes foram utilizados por muitas civilizaes no decorrer dos sculos, e mesmo at nos dias atuais. E ainda esto ligados Antigidade que mesmo o som dos seus nomes originais como Camomila, Henna e Indigo, somente para citar alguns, transmitem uma aura de magia e mistrio(1). At o ltimo tero do sculo XIX, a colorao capilar era feita atravs de mistura de plantas e compostos metlicos muito embora a primeira tintura orgnica sinttica o Pirogalol (1,2,3 Trihidroxibenzeno) ter sido observado pela primeira vez pr Scheele em 1786, somente foi isolado e identificado por Bracconot em 1832 (22).

A COR DO CABELO Dois principais tipos de pigmentos produzem a ampla gama de cores nos fios de cabelo dos mamferos: as eumelaninas (preta e marrom), caracteristicamente insolveis, e as feomelaninas, solveis em lcalis e que variam da cor amarela at marrom avermelhado. Estes dois grupos de pigmentos so produzidos, sob controle gentico, em melancitos na camada basal da raiz dos cabelos. Os grnulos de melanina so transferidos para os queratincitos circundantes medida que migram da matriz para a haste do cabelo. EUMELANINAS: Quimicamente, as eumelaninas so polmeros que consistem principalmente em 5,6-dihidroxiidol (DHI) e, em menor quantidade, de 5,6-di-hidroxi-indl-2-cido carboxlico (DHICA), ligados atravs de vrios tipos de ligaes carbono-carbono. Outras unidades, presentes em propores menores, incluem 5,6-di-hidroxi-indl semi-quinona e pirrol carboxilado. Esses elementos menores provavelmente decorrem da fisso parcial de indis pelo perxido de hidrognio formado durante a melanognese. FEOMELANINAS: Muito menos se sabe sobre a estrutura geral das feomelaninas, que incluem diversos pigmentos de diferentes estruturas e composies. As que foram investigadas mais extensamente so aquelas encontradas nos fios de cabelo amarelo-avermelhado e nas penas das galinhas. Em termos amplos, as feomelaninas caracterizam-se por complexa mistura de polmeros que contm alta porcentagem (10-12%) de enxofre, apresentando-se principalmente em unidades de 1,4-benzo-tiazinilalina unidas aleatoriamente atravs de vrios tipos de ligaes. Esse mesmo tipo de unidade estrutural encontrado nos tricocromos, molculas muito menores em estrutura, de composio bem definida, e tambm encontradas no cabelo vermelho. As principais unidades estruturais das melaninas esto descritas na Figura 01.

FIGURA 01 - Unidades Estruturais das Melaninas

Anda mungkin juga menyukai