Anda di halaman 1dari 9

Manual de

GUIA PRTICO
COMPLEMENTO POR DEPENDNCIA
INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P

ISS, I.P. Departamento/Gabinete

Pg. 1/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico Complemento por Dependncia (7013 v4.07)

PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P.

AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P. PAGINAO Gabinete de Comunicao CONTACTOS Telefone: 808 266 266 (n. azul), dias teis das 08h00 s 20h00. Estrangeiro: (+351) 272 345 313 Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Directa.

DATA DE PUBLICAO Agosto de 2010

ISS, I.P.

Pg. 2/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

NDICE

A O que ? ................................................................................................................................................ 4 B1 Quem tem direito?................................................................................................................................ 4 B2 Qual a relao desta prestao com outras que j recebo ou posso vir a receber?............................ 5 C Como posso pedir? C1 Que formulrios e documentos tenho de entregar? ...................................... 5 C2 Quando que me do uma resposta?................................................................................................. 6 D Como funciona esta prestao? D1 Quanto e quando vou receber?.................................................. 6 D2 Como posso receber?.......................................................................................................................... 8 D3 Quais as minhas obrigaes?.............................................................................................................. 8 D4 Por que razes termina?...................................................................................................................... 8 E Outra Informao. E1 Legislao Aplicvel......................................................................................... 8 Perguntas frequentes ................................................................................................................................... 9

ISS, I.P.

Pg. 3/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

A O que ?
Apoio mensal em dinheiro dado aos pensionistas que se encontram numa situao de dependncia e que precisam da ajuda de outra pessoa para satisfazer as necessidades bsicas da vida quotidiana (porque no conseguem fazer a sua higiene pessoal, alimentar-se ou deslocar-se sozinhos).

B1 Quem tem direito?


Quem tem direito O que significa estar numa situao de dependncia

Quem tem direito 1. As pessoas que estejam a receber:

Regime geral Penso de invalidez Penso de velhice Penso de sobrevivncia

Regime especial das actividades agrcolas Penso de invalidez Penso de velhice Penso de sobrevivncia

Regime no contributivo ou equiparado Penso social de invalidez Penso social de velhice Penso de orfandade Penso de viuvez Rural transitrio

Nota : O complemento por dependncia atribudo tambm aos beneficirios de qualquer dos regimes de proteco social independentemente da condio de pensionista, nas situaes de incapacidade de locomoo originadas por paramiloidose familiar, doena de Machado-Joseph (DMJ), sida (vrus de imunodeficincia humana, HIV), esclerose mltipla, doena de foro oncolgico, esclerose lateral amiotrfica (ELA), doena de Parkinson (DP) ou doena de Alzheimer (DA).

ISS, I.P.

Pg. 4/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

2. Que se encontrem numa situao de dependncia reconhecida pelo Sistema de Verificao de Incapacidades da Segurana Social.

O que significa estar numa situao de dependncia Esto em situao de dependncia os pensionistas que no tm autonomia para satisfazer as necessidades bsicas da vida quotidiana e que precisam da assistncia de outra pessoa para realizar as tarefas domsticas, para fazer a sua higiene pessoal e para se deslocarem. Consideram-se os seguintes graus de dependncia: 1. grau pessoas sem autonomia para satisfazer as necessidades bsicas da vida quotidiana (no conseguem fazer a sua higiene pessoal, alimentar-se ou deslocar-se sozinhos). 2. grau pessoas, alm da dependncia de 1. grau, se encontrem acamados ou com demncia grave.

B2 Qual a relao desta prestao com outras que j recebo ou posso vir a receber?
Pode acumular com No pode acumular com

Pode acumular com Penso de invalidez Penso social de invalidez Penso de velhice Penso social de velhice Penso de orfandade Penso de viuvez Penso de sobrevivncia Penso do regime especial das actividades agrcola Penso rural transitria

No pode acumular com Rendimentos do trabalho. Outra prestao para o mesmo fim.

C Como posso pedir? C1 Que formulrios e documentos tenho de entregar?


Formulrios Documentos necessrios Onde se pode pedir

ISS, I.P.

Pg. 5/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

At quando se pode pedir? Formulrios MOD. CNP-05-V01-2011 Requerimento de complemento por dependncia; Mod. SVI 7-DGSS Informao mdica - avaliao da incapacidade.

Documentos necessrios. Fotocpia dos seguintes documentos: Fotocpia de documento de identificao vlido (carto do cidado, bilhete de identidade, certido do registo civil, boletim de nascimento, passaporte) do pensionista Carto de contribuinte do pensionista Fotocpia de documento de identificao vlido (carto do cidado, bilhete de identidade, certido do registo civil, boletim de nascimento, passaporte) da pessoa que preencheu e assinou o formulrio (se no tiver sido o prprio pensionista) Documento de identificao da pessoa ou da instituio que presta assistncia ao pensionista (bilhete de identidade ou carto de pessoa colectiva, respectivamente) Documento comprovativo do NIB (que mostre o nome do pensionista como titular da conta), se quiser que o pagamento seja feito por transferncia bancria.

Onde se pode pedir Nos servios de atendimento do Centro Distrital de Segurana Social da zona onde mora. Se enviar o formulrio e os restantes documentos pelo correio, envie tambm um envelope endereado e selado para a Segurana Social lhe devolver um recibo comprovativo da entrega do pedido.

At quando se pode pedir? No tem prazo.

C2 Quando que me do uma resposta?


Em mdia, em 150 dias.

D Como funciona esta prestao? D1 Quanto e quando vou receber?


Quanto se recebe? At quando se recebe? A partir de quando se tem direito a receber? A quem pago? Quando se recebe o primeiro pagamento?

ISS, I.P.

Pg. 6/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

Quanto se recebe? Depende da natureza da penso que est a receber e do grau de dependncia.

Valores para 2011:


Grau de dependncia Se receber uma penso do: 1. grau Regime geral: Penso de invalidez Penso de velhice Penso de sobrevivncia Regime especial das actividades agrcolas: Penso de invalidez Penso de velhice Penso de sobrevivncia Regime no contributivo ou equiparado: Penso social de invalidez Penso social de velhice Penso de orfandade Penso de viuvez Regime rural transitrio 85,28 161,09 94,77 170,58 2. grau

At quando se recebe? Recebe enquanto se mantiver a situao de dependncia e estiver a receber a penso que lhe d direito ao complemento. Quando alguma destas condies deixar de se verificar, deixa de receber o complemento no ltimo dia do ms em que isso acontece. Se for feita uma reviso da situao do beneficirio e o Sistema de Verificao de Incapacidades concluir que j no se encontra numa situao de dependncia, deixa de receber no ms seguinte quele em que for informado por carta de que j no tem direito ao complemento por dependncia.

A partir de quando se tem direito a receber? A partir do ms seguinte ao da entrega do pedido. A quem pago? Ao pensionista. pessoa ou instituio a quem est a ser paga a sua penso.

Quando se recebe o primeiro pagamento? Em mdia, no prazo de 150 dias.


ISS, I.P. Pg. 7/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

D2 Como posso receber?


O Complemento por Dependncia pago juntamente com a penso que recebe ou vai receber.

D3 Quais as minhas obrigaes?


Comunicar Segurana Social

Imediatamente Se comear a trabalhar. Se pediu e lhe foi dado outro apoio para os mesmos fins.

No prazo de 30 dias Se no estiver a receber a assistncia indicada no pedido do complemento. Se deixar de estar numa situao de dependncia.

D4 Por que razes termina?


O pagamento deste complemento interrompido se Este complemento termina quando

O pagamento deste complemento interrompido se O beneficirio no estiver a receber a assistncia indicada no pedido do complemento. O beneficirio impedir ou adiar a avaliao da situao de dependncia pelo Sistema de Verificao de Incapacidades da Segurana Social.

Este complemento termina quando O beneficirio comea a trabalhar. O beneficirio deixa de receber a penso que lhe d direito ao complemento. O beneficirio deixa de estar numa situao de dependncia.

E Outra Informao. E1 Legislao Aplicvel


Lei n. 90/2009, de 31 de Agosto Aprova e define o regime especial de proteco social na invalidez originada por paramiloidose familiar, doena de Machado-Joseph (DMJ), sida (vrus de imunodeficincia humana, HIV), esclerose

ISS, I.P.

Pg. 8/9

Guia Prtico Complemento por Dependncia

mltipla, doena de foro oncolgico, esclerose lateral amiotrfica (ELA), doena de Parkinson (DP) ou doena de Alzheimer (DA).

Decreto-Lei n. 309-A/2000, de 30 de Novembro Nova redaco do art. 7. do Decreto-Lei n. 265/99, de 14 de Julho.

Portaria n. 764/99, de 27 de Agosto Normas de execuo aplicao do regime jurdico do complemento por dependncia: - Situao de dependncia; - Relevncia da situao de acamado; - Deliberao da comisso de verificao da situao de dependncia; - Prova da prestao de assistncia; - Efeitos da suspenso e cessao do pagamento da prestao; - Prestao anloga; - Mudana de grau.

Decreto-Lei n. 265/99, de 14 de Julho A proteco social das situaes de dependncia.

Perguntas frequentes
E se a dependncia se agravar? O beneficirio ou o seu representante pode pedir um exame de reviso. Se o exame concluir que a pessoa est numa situao de dependncia de 2 grau, passa a receber um complemento de valor superior.

ISS, I.P.

Pg. 9/9

Anda mungkin juga menyukai