Anda di halaman 1dari 11

Filosofia Unisinos 9 (2):135-145, mai/ago 2008 2008 by Unisinos

Humano, demasiado humano: a autonomia e a responsabilidade segundo Feuerbach


Human, all too human: Autonomy and responsibility according to Feuerbach Marcio Gimenes de Paula1 magipa@bol.com.br

RESUMO: O propsito deste artigo analisar a relao entre o homem e a religio na obra Essncia do cristianismo de Feuerbach. Segundo o atesmo do pensador alemo, o homem possui a autonomia e a responsabilidade total sobre suas escolhas e sobre o mundo onde ele vive. Em outras palavras, a antropologia de Feuerbach um projeto de autonomia, responsabilidade e supresso das fantasias religiosas. Palavras-chave: Feuerbach, autonomia, responsabilidade, antropologia, filosofia da religio. ABSTRACT: This article discusses the relation between man and religion in Feuerbachs Essence of Christianity. According to the atheism of this German thinker, man has total autonomy and responsibility for his choices and the world where he lives. In other words, Feuerbachs anthropology is a project of autonomy, responsibility and suppression of religious fantasies. Keywords: Feuerbach, autonomy, responsibility, anthropology, philosophy of religion.

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Filosofia. Cidade Universitria Prof. Jos Alosio de Campos, Jardim Rosa Elze, So Cristvo, SE.

Marcio Gimenes de Paula

Eles ergueram a torre de Babel para escalar o Cu Mas Deus no estava l! Estava ali mesmo, entre eles, ajudando a construir a torre (Mrio Quintana, 1978, p. 144).

Alguns anos antes de Friedrich Nietzsche escrever sua obra Humano, demasiado humano (2005 [1878]), Ludwig Andreas Feuerbach escreveu, no ano de 1841, um de seus trabalhos mais conhecidos: A Essncia do Cristianismo (Feuerbach, 1997). A firmeza de sua posio, frontalmente contrria ao cristianismo, foi decisiva para sua no aceitao como professor nas universidades alems e, certamente, responsvel pela condenao de sua obra quase que ao ostracismo absoluto. Somente alguns anos mais tarde que seu trabalho foi recuperado e tornou-se, dessa maneira, importante para toda uma gerao de pensadores, notadamente os assim chamados hegelianos de esquerda. Tal como Nietzsche, crtico do cristianismo negador da vida, Feuerbach prenuncia, em suas teses, a busca pelo humano, denunciando, de forma enftica, que o segredo de toda a teologia a antropologia. A Essncia do Cristianismo (Feuerbach, 1997) divide-se em trs partes: uma introduo, onde o tema abordado no seu aspecto mais geral; uma primeira parte, onde o autor explicita a essncia verdadeira da religio crist que , segundo seu entender, antropolgica; uma segunda parte, onde analisada a essncia falsa da religio crist, ou seja, teolgica. Na primeira parte da obra, o pensador julga que a religio representa a ciso do homem consigo mesmo. Deus seria algo totalmente positivo, ao passo que o homem seria algo totalmente negativo. Em outras palavras, se o homem o pecador, Deus a santidade; o mesmo raciocnio vale sempre e desenvolvido de forma lgica. Nesse sentido, a religio seria uma busca que tem por objetivo sanar tal dificuldade. Todavia, ela s serviria para provar uma vez mais a ciso do homem consigo mesmo. Segundo ele, se a essncia divina fosse, de fato, diferente do homem no ocorreria tal ciso. S existe ciso entre dois seres de igual essncia que, ao se separarem, podem novamente se reunir. Esta essncia inata que o homem sente na ciso o faz aproximar-se do que se convencionou chamar religio. Em sua concepo, essa a essncia da prpria inteligncia, ou seja, a perfeio da razo:
Esta essncia nada mais do que a inteligncia, a razo ou o entendimento. Deus pensado como o extremo do homem, como o no humano, i.., um ser no humano e pessoal, a essncia objetivada da inteligncia. A essncia divina pura, perfeita e imaculada a autoconscincia da inteligncia, a conscincia que a inteligncia ou a razo tm na sua prpria perfeio (Feuerbach, 1997, p. 77-78).

136

Dentro de tal concepo, a razo mostra sua superioridade sobre os sentimentos do corao, ou melhor, essa ciso ligada inteligncia e no aos sentimentos, tal como julga o ponto de vista religioso. Com efeito, a razo polemiza com os sentimentos do corao e a objetividade polemiza com a subjetividade. Para Feuerbach, se assim se pensar, concluir-se- que Deus equivalente razo, sem espao para os sentimentos. Deus seria o Ser Supremo, a essncia pura, a inteligncia pura. A razo o ser supremo original. Os homens vo, na maioria das vezes, do sensorial ao pensamento. Todavia, no se pode esquecer que o homem tambm dotado da faculdade da imaginao. Contudo, a razo , para si, o critrio de toda a realidade. Se Deus a suma razo, ele mesmo atua segundo os seus preceitos. Conforme observa Feuerbach, mesmo no perodo daquilo que ele julgava como a maior iluso da f, leia-se Idade Mdia, isso foi afirmado. O homem passa, a partir

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Humano, demasiado humano: a autonomia e a responsabilidade segundo Feuerbach

de sua razo, a acreditar num Deus racional. Se Deus autnomo e independente, tudo o que no autnomo e dependente no possui razo. Ele cita, nesse singular aspecto, a contribuio de Kant para tal discusso. Diferentemente dos sentimentos e da subjetividade, defendida por pensadores romnticos, a razo objetiva, tal como tambm pensava Hegel, e serve sempre para qualquer situao, em qualquer lugar. Nessa perspectiva, Deus um Ser Supremo, essencial, existente, infinito e necessrio:
A razo o cerne de todas as realidades, pois o que so todas as coisas grandiosas do mundo sem a luz, e o que a luz exterior sem a luz interior? A razo o ser mais indispensvel a necessidade mais profunda e mais essencial. Somente a razo a conscincia do ser, o ser consciente de si mesmo; somente na razo se revela a finalidade, o sentido do ser. A razo o ser objetivo como uma finalidade em si mesma a finalidade das coisas. O que objeto para si mesmo o ser supremo, ltimo, o que se apodera de si mesmo plenipotente (Feuerbach, 1997, p. 85).

No entender do pensador alemo, o grande erro da religio seu antropomorfismo, isto , querer dar forma e caractersticas humanas a Deus. Segundo ele, Deus sem antropomorfismo seria um mero ponto matemtico. Nesse sentido, as relaes humanas surgem como vitais para o estabelecimento da religio, so elas que legitimam sua fundamentao. Feuerbach considera como limites da religio o ceticismo, o pantesmo e o materialismo. Em outras palavras, nesses no mais possvel a existncia de qualquer religio. Tal inverso humana prova, na concepo de Feuerbach, que a essncia de Deus a mesma essncia do homem. Por isso, alis, que o homem se satisfaz nesse tipo de relao. A diferena que a razo busca sempre o universal e, por isso, pode pesquisar as mnimas e pontuais coisas com esse intuito. J a religio crist, a despeito de sua pretenso de universalidade, profundamente egosta e preocupa-se apenas consigo mesma e sua salvao pessoal. Deus surge, dentro desse contexto, como a personificao do bem; isso lhe d a condio de juiz de toda a humanidade. A perfeio moral torna-se uma meta dos cristos. Aparece em Deus o conflito entre a lei e o amor. A misericrdia divina s consegue ser explicada atravs da humanidade de Deus, o nico capaz de suspender um juzo legal por um ato de misericrdia. Entretanto, para Feuerbach, essa conscincia do homem diante do amor de Deus algo complexo. A compaixo e a encarnao de Deus em um homem no algo to fcil de se entender ou de se explicar. Ele questionar se, de fato, Deus se rebaixa ou se o homem quem se eleva. Em outros termos, o pensador alemo questiona se no ocorre uma espcie de soberba oculta por parte do homem. Na identidade da trindade crist, subsistem, conforme atesta o prprio nome, trs pessoas: Pai, Filho e Esprito Santo. No entanto, ser a segunda pessoa (Filho) que se tornar encarnada e, nesse sentido, adquire, em perspectivas dimensionais, o grau de importncia da primeira pessoa (Pai). Tal coisa, no seu entender, totalmente inexplicvel, pois a primeira pessoa seria metafsica e a segunda no. Na sua concepo, o amor de Deus em Cristo seria algo obscuro, isto , o Filho no possuiria essncia. O pensador alemo questionar se, de fato, o amor desse Deus divino ou humano, pois nele aparecem grandes pores de egosmo e divisionismo. A proposta de Feuerbach ser, portanto, ao mesmo tempo forte e irnica; isto , deve-se renunciar a Deus em favor do amor. Essa seria, no seu entender, a nica maneira da humanidade no ser subjugada pelo fanatismo. certo, porm, que, mesmo nas religies pags, ocorreram manifestaes da humanidade de Deus. Contudo, tanto na mitologia grega como em outras mitologias, esses deuses eram diferentes, em sua humanidade, do Deus dos cristos. O

137

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Marcio Gimenes de Paula

cristo acredita que esse Deus-homem quem ouve suas preces e assiste suas misrias. Com efeito, o cristianismo cr num Deus sensvel aos problemas humanos. Surge, entretanto, um problema: Deus predeterminou a vida dos homens ou pode alterar as predeterminaes em favor das preces que lhe so dirigidas?
O sentimento religioso projeta tudo em Deus, como foi dito, exceto o que ele prprio repudia. Os cristos no atriburam ao seu Deus nenhum sentimento que fosse contrrio aos seus conceitos morais, mas os sentimentos e afeies relativas ao amor, misericrdia eles atribuam a ele sem hesitar e deviam atribuir. E o amor que o sentimento religioso atribui a Deus o prprio amor no s idealizado, imaginado, mas um amor real e verdadeiro. Deus amado e por sua vez ama; no amor divino apenas se objetiva, se afirma o amor humano. Em Deus o amor apenas se aprofunda em si mesmo como na sua prpria verdade (Feuerbach, 1997, p. 98).

138

No paganismo, em suas vrias encarnaes, no h essa essncia humanodivina. Os deuses vivem momentos divinos ou vivem momentos humanos. Essa a diferena bsica dessa crena para o cristianismo. Para Feuerbach, ao amar um Deus humano o homem ama, na verdade, a si prprio. Tal idia de amor universal do cristianismo , de fato, egosta, pois consiste numa fbula. Sempre que se aborda o mistrio do Deus sofredor no cristianismo, a qualidade de Cristo a paixo. Tal paixo opera, segundo o cristianismo, a prpria humanidade de Deus. Feuerbach no concebe tal coisa como divina, uma vez que toda essa estrutura sustentada pelo sofrimento. A primeira pessoa da trindade, Deus-Pai, seria a suma perfeio; j a segunda pessoa, o Filho, seria o cerne da misria humana. Ao contrrio dos filsofos pagos, que celebravam a autonomia e o livre pensar, os cristos sacralizam o sofrimento e mais ainda: colocam-no em Deus. A primeira pessoa da trindade seria um ato puro na filosofia abstrata, a segunda pessoa seria puro sofrer, puro corao e sentimento. O sofrimento de Cristo seria o sofrimento do inocente. A essncia do prprio cristianismo viria do corao. Cristo seria o deus do corao, isto , ele provm do prprio corao humano. Feuerbach criticar severamente o cristianismo que acaba se afirmando pela imitao, ou seja, se Deus sofre inocentemente pelos outros cabe ao ser humano seguir o seu exemplo. Em Scrates e nos esticos, observa-se que a morte parece algo normal, natural e menos doloroso. J no cristianismo, a morte parece ser sempre algo terrvel e cheio de dores. O sofrimento parece se constituir no principal mandamento do cristianismo. A diferena entre o culto pago e o culto cristo que no cristianismo existe redeno. Todavia, ainda assim, existe sofrimento. Parece se afirmar a tese de que o sofrimento no cristianismo de origem divina. Para Feuerbach, tais sofrimentos so apenas a projeo dos sentimentos do homem em Deus. O religioso passa a se achar o nico detentor de metas e objetivos. Aos seus olhos todos os demais so subjetivos. Todavia, tal como observa o pensador alemo, h tambm meta no sentido da razo. Logo, seu atesmo possui metas, isto , metas num sentido de razo materialista. Segundo Feuerbach, o homem sentimental e passional deseja ter um Deus sentimental que tenha, por sua vez, razo e vontade. A idia de totalidade conduz o homem at a idia trinitria. Ao dividir o seu Deus, o homem o torna mais racional e, portanto, mais aceitvel. Pode-se observar a trindade no pela perspectiva teolgica da parbola, mas como um em si dotado de esprito, razo, memria, vontade e amor. Ao pensar e amar, Deus estaria pensando e amando a si mesmo. O ser de Deus estabelecido na medida em que ele consciente de si prprio. Conhecer-se , para o homem, seu significado absoluto. Nem Deus nem o homem existem sem conscincia. Por isso, seguindo essa perspectiva, conscincia divina equivale a cons-

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Humano, demasiado humano: a autonomia e a responsabilidade segundo Feuerbach

cincia da conscincia, ou seja, conscincia absoluta. A religio seria, com efeito, a conscincia do eu do homem em relao ao tu divino. A interioridade da religio crist consiste em sua abstrao do mundo. O ser religioso afasta-se do mundo visto que o prprio Deus afastado do mundo, representando um no-ser do mundo. Esse Deus apartado do mundo simptico aos olhos do ser humano negador do mundo, pois ambos parecem ter igual essncia e a capacidade de abstrarem de tudo, existindo somente por si mesmos. Deus afirmado por sua auto-suficincia, j o homem necessita de momentos de solido e de convvio social. Se fosse possvel exemplificar a trindade, notar-se-ia que a primeira pessoa (Deus-Pai) a figura tpica da auto-suficincia; a segunda pessoa (DeusFilho) seria a figura do convvio e do amor; j a terceira pessoa (Esprito Santo) seria um elo entre o Pai e o Filho. Para Feuerbach, o Esprito Santo totalmente dispensvel nesse processo. Afinal, essa unidade j foi realizada em Deus e no Filho. Entretanto, o lado subjetivo do Esprito Santo manifesta bem essa natureza da religio. Feuerbach observa, de modo contundente, que duas pessoas bastam para uma relao de amor e dilogo. O Deus-Filho o limite e representa a humanizao do prprio Deus. O amor de Deus aos homens manifesto pelo Filho (espcie de relao familiar) e indiretamente aos homens. O Filho gerado do prprio Pai. Conforme atesta o pensador alemo, os cristos antigos eram profundamente conscientes e admiradores de sua herana trinitria, coisa que o cristianismo inexpressivo de sua poca perdeu. Em troca de poltica e de favores, o cristianismo secularizou-se e perdeu sua ligao com o mistrio. H ainda a questo do feminino na trindade. Maria, a despeito de no participar oficialmente dela, a me do Filho sem ter tido relaes sexuais para conceblo. Afinal, o sexo era visto como algo cheio de impudiccia. Maria acaba por se tornar, portanto, uma figura discriminada na trindade. Todavia, sua importncia muito grande, visto que ela quem forma o Filho e lhe d afeio feminina. A partir da o prprio amor divino se torna mais feminino. Se adorar o Filho de Deus no consiste em idolatria, a adorao de sua me tambm no pode ser encarada dessa maneira. A figura de Deus-Pai a figura da sobriedade, isto , daquele que contido e no transmite os seus sentimentos; j a figura da me a figura da emoo, da mulher que chora. Segundo Feuerbach, o amor (em Deus e em geral) constitudo de uma natureza feminina. Ao abandonar a figura de Maria (me), o protestantismo cindiu ainda mais a trindade e perdeu a sua riqueza. O catolicismo, que foi quem melhor a conservou, tem em seu imaginrio a figura da mulher celestial, enquanto o protestantismo fica restrito mulher terrena. No entanto, segundo ele, certo que a idia da trindade nasce das privaes humanas. Por isso, ela perde seu valor prtico e terico se for examinada claramente, isto , se for observada psiquicamente. Todavia, mesmo no prprio cristianismo, a nfase da trindade parece recair sobre a segunda pessoa, ou seja, sobre a figura de Cristo. As disputas teolgicas conciliares antigas para estabelecer se Cristo era autntico ou semelhante ao Pai foram intensas e importantes para o desenvolvimento da teologia e do pensamento. As relaes entre a figura de Cristo e a figura do Pai so importantes, visto que abordam a divindade da segunda pessoa. Para Feuerbach, Cristo pode ser visto como uma espcie de intermedirio junto a Deus-Pai, tal como as figuras dos santos. Cristo seria, no entender do pensador alemo, uma essncia objetiva da fantasia. A figura do Filho seria uma imagem (imago dei), idolatria e desvio mascarado da religio. Afinal, a questo das imagens sempre foi extremamente polmica no contexto dos conclios eclesisticos. Ele observar que se Deus possui uma imagem sua na figura de Jesus Cristo, nada impede os homens de realizarem outras imagens de Deus. Contudo, Jesus Cristo mais do que uma imagem de Deus. Ele a palavra de Deus. Para ele, a palavra est profundamente ligada retrica e poesia. Alis, por

139

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Marcio Gimenes de Paula

140

tal motivo, os animais no possuem fala. Jesus Cristo a palavra de Deus capaz de modificar mundos. uma palavra imaginativa, opera milagres, expulsa demnios. Para Feuerbach, a palavra o equivalente de liberdade. Nela o ser humano capaz de se expressar. J a mudez a servido, ou seja, a incapacidade (ou impossibilidade) de se expressar. A segunda pessoa da trindade ligada ao Deus que criador do universo. Em outras palavras, um Deus que se revela aos homens em forma humana. Todavia, o universo algo diverso de Deus, ou seja, no ele prprio, Deus, o universo. A criao diversa surge de uma diferena de Deus em Deus. H em Deus uma distino entre gerao e criao. Deus gera Deus (no caso, gera a segunda pessoa da trindade) e cria o universo; porm, a gerao antecede a criao, visto que a segunda pessoa da trindade tambm Deus e j estava presente no momento da criao. Para Feuerbach, Deus (primeira pessoa) consciente, porm, a segunda pessoa da trindade no passa de um simulacro do original. Alis, por isso que a segunda pessoa da trindade tambm humana e no somente divina. O convvio junto de outros homens de fundamental importncia para o entendimento humano do universo. Individualmente, os homens so limitados, mas coletivamente so ilimitados. Segundo Feuerbach, tais indagaes levam a concluir que o homem o deus do universo. Ainda hoje, os telogos cristos no conseguiram, no dizer dele, explicar a tese judaico-crist de uma criao a partir do nada. A subjetividade absoluta um princpio cristo e, segundo ele, a experincia de Deus uma abstrao do universo. nesse sentido que o pensador alemo criticar severamente as fantasias cosmo-teognicas de Jacob Boehme e sua moderna atualizao na filosofia de Schelling. Para ele, tais consideraes so absolutamente inadequadas para o estudo da natureza de Deus. Uma indagao recorrente que se Deus puro esprito, como se pode explicar, a partir dele, a existncia das trevas? Somente se as trevas forem estabelecidas em Deus. Caso contrrio, como seria possvel explicar que do puro pode surgir o impuro? A doutrina materialista de Feuerbach jamais poderia concordar com tal oposio entre inteligncia e natureza. Quando os cristos afirmam que Deus luz, confessam, de modo disfarado e astuto, a tese materialista. Em outras palavras, esto admitindo que preciso a existncia de algo iluminador na natureza. Ser exatamente nesse sentido que o pensador alemo observar que a teologia se constitui numa patologia, isto , numa doena, como tambm notar Sigmund Freud, em 1927, na sua obra O Futuro de uma Iluso (Freud, 1978). H na obra de Feuerbach diversas referncias a pensadores como Leibniz, Espinosa, Jacobi, Schelling e Jacob Boehme. Suas crticas so bastante severas para com Schelling, Leibniz e mesmo com Espinosa. Contudo, ainda que discorde frontalmente, suas crticas a Jacobi e a Boehme so mais condescendentes, uma vez que esses no possuem, segundo seu entender, pretenses filosficas. O certo que ele faz uma crtica idia de natureza concebida pelo cristianismo, pois essa , na sua concepo, represso dos instintos sexuais. No cristianismo, a natureza de Deus no plena, pois lhe falta o impulso sexual. A suposta humanidade da segunda pessoa da trindade uma humanidade cindida, pois uma meia humanidade. A criao do universo a partir do nada um ato da vontade divina, isto , algo ligado com a palavra e o pensamento. A prpria idia de criao profundamente ligada ao princpio da subjetividade; ou seja, em Deus o universo encontra o seu princpio e o seu final. Ele quem rege e comanda a histria do universo. Segundo Feuerbach, a arbitrariedade da criao testemunho do princpio da subjetividade e da onipotncia divina. Afinal, a prpria idia de criao pode ser vista como um milagre. A providncia natural opera segundo critrios da natureza e nos momentos necessrios, j a providncia religiosa parece operar segundo critrios totalmente arbitrrios. No entender feuerbachiano, os cristos tambm so, ainda

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Humano, demasiado humano: a autonomia e a responsabilidade segundo Feuerbach

que no o confessem, pantestas. Afinal, todos eles tambm se acham templos, moradas e pedaos de Deus. A doutrina da criao a partir do nada , segundo ele, o fundamento da religio judaica. Todavia, seu fundamento no a subjetividade, mas o egosmo. Em tal concepo, a natureza se torna uma espcie de matria-prima e escraviza o homem. No paganismo, no ocorria a pergunta pelo Criador ou pela causa do universo, mas a contemplao do mesmo, sua primeira concepo teortica do mundo esttica. Se o paganismo se afirma na contemplao da criao, o judasmo afirma-se na ao e no poder criador da palavra divina. No seu entender, o monotesmo judaico intolerante (como todo monotesmo) e anti-natural, pois faz arbitrariamente uso de artifcios como os milagres. Com efeito, h uma enorme diferena entre a viso grega contemplativa e a concepo judaica, que , no entender do pensador alemo, utilitarista. O politesmo , por definio, mais plural e tolerante. Logo, toda cincia s pode provir de uma religio politesta (vide o caso da cincia grega). O egosmo hebreu reflete-se no querer compulsivo de Deus que atua como uma espcie de imperativo categrico. O judasmo possui, no seu entender, uma concepo rasa de idolatria e contemplao, fazendo uma enorme confuso entre essas duas coisas. Por isso que somente o egosmo hebreu defenderia uma criao a partir do nada:
Os judeus conservaram-se em sua peculiaridade at hoje. Seu Deus, seu princpio o princpio prtico do mundo o egosmo, e em verdade o egosmo em forma de religio. O egosmo o Deus que no decepciona os seus servos. O egosmo essencialmente monotestico, porque ele s tem uma coisa por meta: a si mesmo. O egosmo recolhe, concentra o homem sobre si mesmo; ele lhe fornece um princpio de vida slido, denso, mas limita-o teoricamente, porque indiferente a tudo que no se relacione imediatamente com o prprio bem-estar. Por isso a cincia s surge do politesmo, assim como a arte, porque o politesmo a sensibilidade aberta, sem preconceito, para tudo o que belo e bom indistintamente, a sensibilidade para o mundo, para o universo. Os gregos olhavam em torno de si no amplo mundo para ampliarem a sua perspectiva; os judeus rezam at hoje com a face voltada para Jerusalm. Em sntese, o egosmo monotesta roubou aos israelitas o impulso e o sentido teortico livre. Salomo certamente superou todos os filhos do oriente em inteligncia e sabedoria e falava (tratava, agebat) at mesmo de rvores do cedro do Lbano at o hissopo que cresce na parede, tambm de gado, pssaros, bichos e peixes. Mas Salomo no servia a Jeov com todo o corao; Salomo apreciava os deuses estrangeiros e as mulheres; Salomo tinha o senso e o gosto politesta. O senso politesta, repito, a base da cincia e da arte (Feuerbach, 1997, p. 155-156).

Para Feuerbach, uma tal idia de criao antifilosfica e antiespeculativa. Ele reafirma, nesse ponto, sua tese da religio como projeo: Primeiramente o homem cria Deus, sem querer e saber, conforme a sua imagem e s depois este Deus cria o homem, sabendo e querendo, conforme a sua imagem. Isto confirmado antes de tudo pelo desenvolvimento da religio israelita (Feuerbach, 1997, p. 158). Segundo ele, Israel define bem a conscincia religiosa, mas ainda uma conscincia muito limitada, visto que est confinada aos limites de um estado ou nao. Uma vez retirada tal limitao, temos o cristianismo, detentor de um cunho mais universalista, embora de raiz judaica. Para ele, o judasmo seria uma espcie de cristianismo terreno, j o cristianismo seria uma espcie de espiritualizao do judasmo. O cristianismo , de certa forma, o judasmo purificado da questo nacional. Contudo, h tambm um novo componente, ou seja, ele , de certa maneira, uma religio nova. No Antigo Testamento, Israel era o mediador das relaes entre o homem e Deus. Iahweh, o deus hebraico, seria essa autoconscincia objetivada. Se no fosse

141

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Marcio Gimenes de Paula

142

pela questo nacional, um israelita seria semelhante a qualquer outro homem. O que ocorre que Israel projeta a sua identidade nacional em Deus, e o cristianismo projeta sua essncia humana em Deus. Os milagres, tanto no Antigo Testamento como Novo Testamento, visam sempre ao homem individual e no nao. O cristianismo parte da felicidade terrena do judasmo para a felicidade celestial, ou seja, ele refina o egosmo judaico. Ele parte da lei (que poltica) para o amor (que apoltico), afirmando a afetividade, o milagre, a fantasia. Na perspectiva do pensador alemo, Deus seria a idealizao humana de algum que pode ouvir os lamentos humanos, ou seja, seria uma objetivao. Afinal, a natureza no faz eco s dores humanas. Nesse sentido, a orao no seria mais do que um ouvir dos desejos do corao humano, presente nas relaes entre o eu (humano) e o tu (supostamente divino) que, no fundo, possui fortes conotaes psicolgicas. Alis, por isso que parece, aos olhos dos cristos, que a orao comunitria mais forte, ou seja, os sentimentos de cada ser humano parecem depender sempre dos sentimentos da coletividade. Essa , para Feuerbach, uma das grandes iluses da religio, isto , ela vende a idia de que o homem depende de Deus quando, na verdade, ele est (na orao) contemplando apenas a sua afetividade e o seu corao e, dizendo em outras palavras, percebendo-se divino. Quando no cristianismo se aborda o mistrio da f, aborda-se inevitavelmente o mistrio do milagre. Em outros termos, a idia da f no poder da orao equivale f no poder do milagre. F no milagre a essncia da f em geral. Segundo Feuerbach, a f sempre pressupe um conflito entre subjetividade e razo. Nesse sentido, f e milagre so inseparveis. O milagre seria a objetivao, isto , uma demonstrao ou manifestao palpvel da f. J a f seria subjetiva nela mesma. Na concepo do autor alemo, a f subjetiva e, por isso, no h princpio de dvida. Afinal, a subjetividade no v o diverso, enxergando-se somente a si mesma. Por isso, para o autor alemo, f equivale a crer na divindade humana. A subjetividade da f de tal proporo que o que quer que o homem deseje, parece que Deus o ser. A f contempla apenas Deus, no percebe nem o mundo e nem a natureza. Com efeito, f subjetividade ilimitada. Uma crena bastante relacionada com a tal subjetividade ilimitada crist a idia de fim do mundo. Em outras palavras, o mundo (natureza) deve desaparecer, uma vez que no corresponde afetividade do corao humano, uma vez que no possui os princpios da afetividade: f, amor e esperana. O milagre pode ser entendido, nessa concepo, como cumprimento das vontades humanas, em oposio aos ditames da natureza. O milagre sempre imperativo e imediato, ou seja, ordena-se e ele acontece. Ele tambm est profundamente ligado com o poder da imaginao humana; alm disso, ele representa uma ruptura da ordem natural do mundo. Feuerbach observa que os milagres antigos (descritos nas Sagradas Escrituras) pareciam melhores que os dos dias hodiernos. Afinal, aqueles no precisam ser to subjetivistas e possuam um sentido mais universal, ou seja, sua fantasia no era prejudicial, visto que sua causa era mais justa. A posio materialista e atia do pensador jamais poderia aceitar qualquer concepo de f, uma vez que tal concepo seria sempre um ultrapassar da fsica. Entretanto, ainda que a seu modo, tal como Lessing, ele reconhece que tal passagem exige uma espcie de salto: Para se ultrapassar a natureza, isto , para se chegar a um Deus, deve-ser dar um salto. Esse salto o milagre (Feuerbach, 1997, p. 201). Na questo da ressurreio e do nascimento sobrenatural de Jesus Cristo, a explicao tambm fornecida pela afetividade. O desejo de imortalidade humana se transfere para o mbito do ps-vida (obviamente uma ps-vida com Cristo). Ele seria o modelo e a garantia da ressurreio dos homens. Tal ato (a ressurreio) seria uma certeza de f que a razo no pode fornecer. No paganismo, isso tudo muito vago e, por vezes, ambguo. J no cristianismo, tal negao (da ressurreio

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Humano, demasiado humano: a autonomia e a responsabilidade segundo Feuerbach

e da imortalidade) equivale a atesmo. Por isso que o paganismo possui uma grande dificuldade de compreender o dogma da ressurreio da carne (corpo). Para compreender o nascimento sobrenatural de Cristo, deve-se notar que a mente subjetiva no dada aos processos naturais. Logo, Jesus Cristo concebido sobrenaturalmente. H um imenso conflito nesse ponto, ou seja, Maria virgem, mas me. Para Feuerbach, isso s comprova sua tese de que a religio pura afetividade e corao, representando, ao mesmo tempo, desprezo no que concerne aos processos naturais e natureza em si. Ademais, a Bblia profundamente ambgua no que tange ao casamento e ao celibato. O Filho de Deus surge como puro a fim de limpar os impuros. H uma diferena entre a perspectiva crist catlica e a perspectiva crist protestante. A moral catlica mais mstica, defende a idia de virgem imaculada e coloca forte nfase sobre a dor e o sofrimento. J a moral protestante racionalista, aborda mais a humanidade de Jesus Cristo em relao a outros homens e possui uma forte contradio entre f e vida, tornando-se essa, segundo Feuerbach, a condio da liberdade humana. Por isso que, de forma proposital, no catolicismo, a nfase na virgindade imaculada de Maria to intensa, sendo afirmado, inclusive, que ela j nasceu pura. Para melhor entendermos a questo do Deus pessoal do cristianismo, necessrio sabermos que sua essncia a afetividade. O ser humano que cr nesse Deus demonstra ser passional, isto , um outro que o salva, que o ama, que o pensa, etc. O seu amor prprio parece se perder diante do amor desse Deus. Segundo Feuerbach, o eu do cristo onrico, sonho. O Redentor cristo , portanto, aquele que rene e realiza o desejo e a realidade. Ele encurta a necessidade humana de pensar ou ter que lidar com a natureza, tal como faziam os milagres. Passa a existir um conflito entre a lei e o Redentor, representando o primeiro a letra e o segundo, o esprito. Para o pensador, os pagos possuem uma lei no escrita; os judeus possuem uma lei escrita, e os cristos possuem um exemplo vivo na figura de Jesus Cristo. A prpria questo da humanidade e divindade de Deus representa essa ntima conexo com o milagre, ou seja, o nome de Deus passa a ter uma fora psicolgica. Jesus Cristo torna-se a prpria palavra de Deus, o logos personificado e possui, em sua prpria essncia, a afetividade. Para ele, Cristo transmite a idia de um Deus mais prximo, ao passo que o Deus (Pai, especialmente o do Antigo Testamento) transmite mais a idia de um legislador distante e mais insensvel. Deus seria a essncia, e Cristo seria a manifestao da prpria essncia. Esse Deus, diferente de outras concepes, teria somente uma encarnao representando, atravs da figura de Cristo, um Deus subjetivo, pessoal e com uma personalidade una para satisfazer a afetividade. O prprio sacrifcio de Cristo demonstra tal tese, isto , seu sangue jorra na cruz (demonstrao do sentimento, corao e afetividade). O Esprito Santo representa o lado impessoal desse Deus, o lado mais intelectivo. J Cristo seria a unio da afetividade e fantasia, sem separao (como ocorria em outras religies). Cristo seria a onipotncia da subjetividade, uma espcie de alegria do corao, ressurreio do corpo. Em outros termos, seria totalmente diferente do paganismo. O cristianismo subjetivo e alheio ao mundo, j o paganismo contemplativo do mundo. O particular algo vital na construo do pensamento cristo, enquanto o universal vital ao pensamento pago. Feuerbach atacar severamente o cristianismo por observar que nele a vida particular supera o universal. Nesse tipo de pensamento, Deus particular e genrico ao mesmo tempo, ou seja, Ele no e amor concomitantemente (o que contraria a lgica). A filosofia pag coloca a inteligncia no universal, aborda o ser humano enquanto gnero e observa as questes da imortalidade, de modo ambguo, por essa perspectiva. A filosofia crist, por sua vez, coloca a inteligncia no indivduo e enfatiza, a partir dele, o conceito de imortalidade. Cristo visto tanto como indivduo quanto como o fim da histria. Para Feuerbach, tal juno entre gnero e

143

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Marcio Gimenes de Paula

144

particular consiste num absurdo, numa impossibilidade lgica (tal como os milagres, que so anti-naturais). Ele observa que algumas doutrinas parecem incoerentes no cristianismo. Por exemplo, se todos pecaram com o pecado de Ado, qual o motivo do cristianismo retirar a nfase do gnero para o indivduo? O amor questo de gnero, isto , de homens e mulheres. Qual ento o motivo do cristo parecer assexuado? Segundo Feuerbach, verdade tudo aquilo que concorda com o gnero e falsidade , conseqentemente, tudo aquilo que discorda do gnero. Para ele, o equvoco do cristianismo est no fato dele ver todos os homens como indivduos, apagando sua diferena entre gneros e indivduos. Se o pecado original atingiu a todos, qual o motivo da nfase no meu pecado e no meu mediador? Na sua concepo, preciso que se recupere a perspectiva dos seres humanos enquanto gnero para que se possa restabelecer a relao eu-tu e para que se possa redescobrir a amizade enquanto virtude dada pela prpria natureza. Afinal, a amizade feita na incompletude das relaes eu-tu dentro da natureza. Se o cristianismo parece ter exterminado, atravs de sua prtica, a questo do gnero, ele parece fazer, ao mesmo tempo, uma simbiose entre gnero e indivduo. Por levar sua subjetividade a tal grau, o cristo parece dispensar totalmente o outro (seu semelhante). Mirando-se em Deus, que auto-suficiente, atinge seu pice no movimento monstico. O ideal da vida eterna implica recusar essa vida terrena (e seus prazeres). Logo, o louvor da morte uma conseqncia de tal pensamento, uma vez que a morte o elo que conecta os seres humanos com a eternidade. Para Feuerbach, a negao dessa vida no um ato moral, uma vez que seu objetivo fruir, no futuro, uma vida melhor. Ele dir que o cristianismo primitivo possui, apesar de tudo, uma viso mais moral que o cristianismo do seu tempo que , no seu entender, corrompido. Seguindo por essa linha de raciocnio, o matrimnio , no seu entender, apenas uma espcie de pecado tolerado para evitar a promiscuidade (assim como acontece no Antigo Testamento). O princpio do celibato aparece fortemente no Novo Testamento. Existe claramente, no comportamento do homem casado, uma disposio de agradar sua esposa. J o homem solteiro dedica-se exclusivamente a Deus. Segundo Feuerbach, o cristo, por ser subjetivo e apartado do mundo natural, dispensa totalmente a cultura e o amor. O fato do amor e do casamento estarem excludos do cu revelador: indica que ele est essencialmente excludo do prprio cristianismo, ainda que isso no seja claro. A vida celibatria e asctica o caminho direto para a vida celestial imortal. No cristianismo, o fato de no se ter claramente divises sexuais (masculino e feminino) e no se ter relaes carnais com o mundo equivale subjetividade absoluta. Com efeito, a vida celestial representa o fim da espcie humana. O ser humano possui, em verdade, sexo e determinao moral. Feuerbach observa que no possvel ser humano e, ao mesmo tempo, afirmar sua essncia na morte, que significa exatamente o fim da existncia humana. No pensamento estico, a questo da imortalidade ambgua; j no cristianismo, ela afirmada categrica e enfaticamente. A imortalidade pessoal conseqncia de se crer num Deus pessoal, e a concepo de unio com Deus uma idia do prprio desejo humano de perfeio. Por isso, a idia do cu a realizao de todos os desejos mortais dos homens. Note-se, entretanto, que a idia de cu e de Deus imortal bastante peculiar, dependendo de cada povo. A idia de vida futura e compensatria diferente em cada perspectiva religiosa. Para Feuerbach, o cristianismo julga essa vida como pior, pois essa vida sensvel. Por isso, para o cristianismo, melhor crer no alm. Crendo nele, o cristianismo cr verdadeiramente na fantasia e na afetividade. Logo, o homem , na perspectiva do pensador alemo, o incio, o meio e o fim da religio. Com efeito, religio equivale a antropologia e, para que o homem possa recuperar sua

Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Humano, demasiado humano: a autonomia e a responsabilidade segundo Feuerbach

autonomia e sua responsabilidade diante do mundo, necessrio no apenas recusla, mas entender o seu mecanismo de funcionamento. Dessa maneira, a proposta feuerbachiana no deixa de refletir o desencantamento do mundo e uma caracterstica peculiar dos pensadores ps-hegelianos: o trnsito da religio para a poltica.

Referncias
FEUERBACH, L. 1997. A Essncia do Cristianismo. Campinas, Papirus Editora, 396 p. FREUD, S. 1978. O Futuro de uma iluso. So Paulo, Abril Cultural, 246 p. (Coleo Os Pensadores). NIETZSCHE, F. 2005. Humano, demasiado humano. So Paulo, Companhia das Letras, 315 p. QUINTANA, M. 1978. Prosa e Verso. Porto Alegre, Editora Globo, 152 p.

145
Filosofia Unisinos, 9(2):135-145, mai/ago 2008

Anda mungkin juga menyukai