Anda di halaman 1dari 2

P2A

Economia II; 2008/2009; 2 sem.


Nome Completo: N de Processo:

Prova Intercalar

21 de Abril de 2009

Turma:

Curso:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em ateno que:


A durao da prova de 45 (quarenta e cinco) minutos. No so permitidas sadas antes do final da prova. No permitida a consulta de qualquer elemento de estudo. No permitida a utilizao de mquina de calcular. A totalidade do enunciado entregue no final do teste ao docente. Assinale com X a resposta certa em cada uma das perguntas 1 a 20, usando SEMPRE o quadro seguinte Cada pergunta vale 1 valor. Cada resposta errada desconta 0,33. 7 a) b) X d) 8 a) b) c) X 9 X b) c) d) 10 a) b) c) X 11 a) b) c) X 12 a) b) c) X 13 a) b) c) X 14 a) b) X d) 15 a) b) c) X 16 a) X c) d) 17 a) b) c) X 18 a) b) c) X 19 a) X c) d) 20 a) b) X d)

a) b) c) d)

1 2 3 4 5 6 X a) a) a) a) a) b) b) b) b) X b) c) X X X c) c) X d) d) d) d) X Na correco admitiu-se a resposta 1d)

1. A identidade fundamental da contabilidade nacional exprime-se na igualdade entre: a) poupana e investimento. b) rendimento interno e rendimento disponvel. c) propenso a poupar e propenso a investir. d) nenhuma das outras respostas correcta. 2. a) b) c) d) A distino entre o PIB e o PNB deve-se ao efeito: das transferncias lquidas do exterior. das exportaes lquidas. dos rendimentos primrios lquidos do exterior. das amortizaes.

5. A taxa de crescimento do PIB per capita verificada na ltima centena de anos explica-se fundamentalmente: a) pelo aumento da taxa de participao no mercado de trabalho. b) pelo crescimento da produtividade mdia do trabalho. c) pela variao da taxa de emprego. d) pelo crescimento da populao. 6. a) b) c) d) A produtividade mdia do trabalho depende do: stock de capital humano. stock de capital fsico. nmero de trabalhadores. todas as restantes.

3. Observe a seguinte figura e escolha a afirmao correcta.


Deflator do Consumo Privado em Portugal (Ano-base = 2000) 1.25 1.20 1.15 1.10 1.05 1.00 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

7. Uma dada taxa de juro nominal i inferior taxa de taxa de juro real r supe uma taxa de inflao esperada: a) nula. b) positiva. c) negativa. d) maior que zero e menor que a unidade. 8. A soma da propenso mdia a consumir com a propenso mdia a poupar depende: a) do valor da propenso marginal a consumir. b) do valor da propenso marginal a poupar. c) dos valores das propenses marginais a consumir e a poupar. d) nenhuma das restantes respostas correcta. 9. O investimento lquido numa dada economia e num dado perodo : a) o investimento bruto deduzido da depreciao do capital ocorridos nesse perodo. b) nenhuma das restantes respostas correcta. c) o investimento bruto deduzido dos impostos. d) o investimento bruto deduzido dos custos financeiros.

FONTE: Eurostat a) Entre 2001 e 2007 a taxa de inflao aumentou sempre. b) Em 2003 a taxa de inflao foi de cerca de 10%. c) Em 2001 a taxa de inflao foi inferior a 5%. d) Nenhuma das restantes afirmaes verdadeira. 4. A propenso mdia a poupar exprime uma relao entre a poupana e: a) o consumo. b) o rendimento permanente. c) o rendimento disponvel. d) o rendimento interno.

P2A

Economia II; 2008/2009; 2 sem.

Prova Intercalar

21 de Abril de 2009

10 . Observe a seguinte figura e escolha a afirmao correcta.


Taxa de Desemprego em Portugal 9% 8% 7% 6% 5% 4% 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

16. O valor do Produto Interno Bruto de um pas: a) igual ao valor bruto da produo das empresas do pas. b) igual ao valor da despesa interna desse pas. c) igual ao valor bruto da produo apenas se a economia for fechada. d) Nenhuma das restantes respostas correcta. 17. O valor da produo de uma entidade produtiva menos o valor dos produtos intermdios adquiridos a outras entidades : a) o valor bruto de produo de uma entidade produtiva. b) o lucro de uma unidade produtiva. c) a receita bruta de uma unidade produtiva. d) Nenhuma das afirmaes verdadeira. 18. Na equao I = I br o investimento autnomo depende de: a) taxa de juro nominal. b) taxa de juro real. c) sensibilidade do investimento taxa de juro. d) outros factores, no explicitados na equao. 19. O individuo que depois de muito procurar emprego desistiu de voltar a empregar-se denomina-se: a) desempregado. b) inactivo. c) activo. d) a) e c). 20. Se Portugal tiver taxas mdias de crescimento anual do PIB real per capita superiores s dos pases com maior PIB por habitante poderemos dizer que existe: a) inflao acelerada. b) crescimento equilibrado. c) convergncia entre Portugal e esses pases. d) desenvolvimento sustentvel.

FONTE: Eurostat a) Em 2001 cerca de 4 em cada 100 portugueses estava empregado. b) Em 2007 mais de 8% da populao residente em Portugal no tinha emprego. c) Entre 2001 e 2008 a populao activa portuguesa diminuiu. d) Em 2004 mais de 93% da populao activa portuguesa estava empregada. 11. Na funo de investimento I = I br o parmetro b seria melhor descrito como: a) a relao entre o investimento e o rendimento. b) a relao entre o investimento e a taxa de juro. c) o efeito sobre o investimento resultante de um aumento de uma unidade no investimento autnomo. d) o efeito sobre o investimento resultante de um aumento de uma unidade na taxa de juro. 12. Em comparaes internacionais a medida mais adequada para a anlise do bem-estar da populao : a) o PIB nominal. b) o PIB real. c) o PIB real per capita. d) o PIB real per capita medido em paridades de poder de compra. 13. Aumentos na taxa de juro real provocam: a) aumentos da despesa em investimento. b) aumentos dos stocks de bens produzidos. c) aumentos no consumo no curto prazo. d) Nenhuma das restantes respostas correcta. 14. Para se obter o montante do stock de capital no fim de um dado ano necessrio somar ao montante desse mesmo stock no incio do ano: a) o investimento bruto realizado durante o ano. b) as variaes de existncias. c) o investimento lquido realizado durante o ano. d) a) e b). 15. A considerao dos impostos indirectos impe a distino entre: a) preos de mercado e preos base. b) custo de factores e preos de mercado. c) preos de mercado e preos constantes. d) a) e b).

Anda mungkin juga menyukai