Anda di halaman 1dari 7

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

Imprimir

AUTOMAO
22/08/2011 14:20:50

/ Instrumentao

A Importncia da Comunicao nos Testes de Estanqueidade e Vazo


Ao adquirir um instrumento ou sistema de testes de estanqueidade ou vazo, que em resumo vai avaliar se seu produto pode ser colocado no mercado, ou no, o cliente deve se cercar de uma srie de cuidados e buscar a melhor tecnologia com custo razovel, que lhe propicie testes confiveis, de boa qualidade, e que oferea recursos que lhe permitam verificar e gerenciar seu sistema de testes.
Vicente Della Volpe

necessrio saber, no apenas se o produto foi aprovado ou reprovado no teste, e obviamente com a devida informao do valor de resultado do teste, como tambm em que condies o teste foi realizado. Os instrumentos de testes de ltima gerao devem ser capazes de ir alm da simples visualizao no display do resultado de aprovado (ou reprovado) e seus respectivos valores.

Eles devem ter recursos e ser capazes de mostrar o quo eficiente, ou no, tudo est sendo conduzido, por exemplo: atravs de mensagens de erro ou help screen. Devem ser capazes de mostrar de que maneira as peas esto sendo testadas e se o instrumento est corretamente calibrado ao teste para permitir resultados confiveis, e oferecer dados completos das operaes do instrumento, permitindo ao cliente manter excelncia na qualidade do teste.

Os instrumentos da linha Sentinel da Cincinnati Test Systems oferecem: Alm da mais avanada tecnologia de teste, obtida em 30 anos de atividade dedicada a testes de estanqueidade e vazo; Inigualveis recursos de comunicao. Os instrumentos dessa linha, alm de displays bastante amigveis, apresentam meios de comunicao: RS 232 - RS 485 Ethernet - Infravermelho e USB, que facilitam a vida do usurio e permitem que se envie instantaneamente, informaes para computadores ou impressoras, para o devido gerenciamento de um dos mais importantes passos do processo produtivo da empresa. Mas, no s os meios de comunicao so importantes. necessrio que haja tambm contedo relevante de informaes que permitam aos usurios avaliarem os dados dos testes, e em consequncia, o andamento do processo produtivo e, com isso, tomar decises de relevncia para sua empresa. Veja as figuras 1 e 2.

1 de 7

25/10/2011 09:44

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

Atravs de display bastante amigvel que apresenta cones de interface simples e intuitiva com o operador e com ajuda das mensagens de erro e help screen, os usurios podem programar e acessar facilmente recursos e dados importantes para obteno de excelncia na qualidade dos testes no incio da jornada de testes, como por exemplo, calibrar o instrumento adequadamente ao teste. A calibrao a que nos referimos aqui aquela que, em resumo, detecta as perdas de um sistema (off set) a partir de testes de uma pea padro de referncia, e permite avaliar se os parmetros adotados esto adequados a seu teste. A autocalibrao (calibrao automtica, tpica dos instrumentos Sentinel) permite aos usurios, no incio da operao, detectar falhas nas vedaes, e se os parmetros de testes adotados esto convenientes para a obteno da qualidade de teste desejada, alm de minimizar os efeitos das variaes de temperatura ao longo de certo perodo, que ocorrem em testes com tecnologia de perda de presso e vazo. Em resumo, permite ao usurio, digamos, ler numa escala de 0 a 100, em que posio se encontrar a qualidade do teste que deseja desenvolver ao longo do dia, ou seja, qual o grau de reprodutibilidade e confiabilidade de resultados se obter. Sem dvida, desta forma permite ao usurio tomar decises corretivas imediatas, caso obtenha resultado inferior ao desejado, e assim programar a excelncia do

2 de 7

25/10/2011 09:44

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

teste a partir das informaes recebidas do instrumento.

Dados de parmetros, autocalibrao, informaes sobre o hardware do instrumento podem ser acessados via display e/ou enviados atravs dos meios de comunicao mencionados, ao computador/impressora, junto com at 5.000 informaes de resultados de testes que ficam armazenados na memria do instrumento. Dotados de processador de 32 bits, a linha Sentinel permite tambm ao usurio obter instantaneamente os dados, teste a teste, assim como leitura da presso do teste a cada 0,1 segundo. Para o bom gerenciamento dos testes e eventual rastreabilidade dos resultados, os mesmos devem conter todas as informaes associadas a eles como por exemplo, as indicadas na tabela 1.

Dados estatsticos representam outro importante recurso que se encontra na maioria dos instrumentos Sentinel assim como a capacidade de receber sinais de cdigo de barras de um produto (figuras 4 e 5).

3 de 7

25/10/2011 09:44

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

Outras informaes podem tambm ser programadas nesses instrumentos, veja: Alertas de falha via Email para 3 testes reprovados sequencialmente, ou ainda; Envio de resultados a cada 1.000 testes. Os instrumentos da linha Sentinel dotados de USB permitem backup de todas as informaes do instrumento em Pen Drive, alm de permitirem que o usurio instale atualizaes de software fornecidas pelo fabricante, ou seja, o cliente pode receber da Cincinnati Test Systems, via e-mail, atualizaes ou upgrade do firmware, gravar em Pen Drive e carregar o instrumento adquirido sem que para isso tenha que enviar o mesmo ao fabricante ou sua assistncia tcnica (figura 6).

A comunicao e seus recursos nos instrumentos da linha Sentinel, permitem ao usurio, tambm, sem ter que enviar o instrumento ao fabricante ou assistncia tcnica, verificar, e se for necessrio, calibrar o transdutor de presso, ou o sensor de fluxo (calibrado em 32 pontos) atravs de uma sequncia de passos conduzida pelo prprio instrumento. A famlia de instrumentos Sentinel da Cincinnati Test Systems conversa com voc. Alm da mais

4 de 7

25/10/2011 09:44

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

avanada tecnologia na deteco dos resultados de testes de estanqueidade e vazo, esses instrumentos so desenvolvidos para lhe oferecer muito mais. Sempre que o cliente necessitar obter dados de testes, ou das programaes do instrumento, a Cincinnati Test Systems facilita seu trabalho. O cliente saber diferenciar o produto testado por instrumentos de tecnologia avanada, com excelncia que pode ser demonstrada atravs dos recursos de comunicao adequados. A comunicao da linha Sentinel oferece, no somente coletar informaes do instrumento como vimos acima, mas tambm enviar informaes: editar, mudar, trocar parmetros de testes (tempos, presses, limites, e vrios outros disponveis nos instrumentos) sem interveno do operador.

Se o processo do cliente prev que o operador apenas carregue e descarregue a pea no dispositivo, sem interveno ou acesso direto ao instrumento, possvel com a ajuda de um CLP realizar distancia a maioria das aes do processo. O cliente pode travar (via senha de acesso) as principais informaes e parmetros programados para maior segurana, se assim for desejado (figura 10).

5 de 7

25/10/2011 09:44

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

Os instrumentos apresentam sinais digitais de entrada e sada (I/O) com ampla gama de informaes e de fcil integrao com qualquer PC ou CLP. Atravs destes sinais de I/O, em muitos casos, possvel realizar todo o controle do dispositivo dispensando at mesmo um CLP. Juntando-se a esta capacidade as possibilidades de comunicao, temos um instrumento autnomo perfeitamente integrvel rede de dados do cliente. A Linha Sentinel de instrumentos Cincinnati Test Systems oferece os seguintes tipos de teste de acordo com a necessidade do cliente, com ampla seleo de parmetros de testes e sinais de entrada e sada para a perfeita integrao com CLP, sendo que alguns modelos permitem at cinco (5) movimentos de ferramenta de vedao sem uso de CLP: Perda de Presso; Perda de presso com orifcio calibrado; Diferencial de presso: Vazo (fluxo de massa simples); Vazo Diferencial (fluxo de massa diferencial); Volumtricos: Rampa a evento, presso e vazo; Testes combinados de perda de presso e vazo. Testes duplos sequenciais; Testes mltiplos (at 4 testes simultneos).

Informaes bsicas resumidas da linha Sentinel. Instrumentos para testes com presses at 500 psi (34 bar) e vcuo: Conversor A/D (analgico/digital) de 24 bits; - resoluo 0,000025% do fundo de escala do transdutor; - resoluo no display para Perda de Presso: 0,0001 psi ou unidade; - resoluo para Fluxo de Massa (vazo): 0,001 sccm, ou melhor;

6 de 7

25/10/2011 09:44

Mecatrnica Atual

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/863/imprimir:yes

- testes com excelente resoluo e reprodutibilidade;

Processador de 32 bits para respostas/informaes instantneas; Quik Test: Reduz tempo de tempo, aps estabilizao em at 80%; Autocalibrao: Setup seguro, minimiza efeitos de temperatura proporcionando excelente qualidade de testes; Compensao dinmica: Para adaptao s mudanas de condies de temperatura no ambiente de teste; Auto setup: Recurso nico para programar parmetros de testes PD; Auto Run: Para realizar testes de reprodutibilidade automaticamente; Self Test: verifica a integridade do instrumento; verifica e ajusta o regulador de presso e o transdutor de presso.

* Matria originalmente publicada na revista Mecatrnica Atual; Ano: 9; N 51; Mai / Jun - 2011

Extrado do Portal Mecatrnica Atual - Todos os direitos reservados - www.mecatronicaatual.com.br

7 de 7

25/10/2011 09:44

Anda mungkin juga menyukai