Anda di halaman 1dari 20

BOAS PRTICAS AGRCOLAS

Fonte: Manual Boas Prticas Agrcolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa

O QUE SO AS BOAS PRTICAS AGRCOLAS (BPA)?


Os consumidores esto cada vez mais preocupados em obter alimentos sadios e produzidos respeitando ao meio ambiente e o bem estar dos trabalhadores. Neste contexto nascem as Boas Prticas Agrcolas, as quais podem definir-se como Cultivar os produtos da melhor forma e por sua vez dar garantia dos mesmos. As BPA so um conjunto de princpios, normas e recomendaes tcnicas aplicadas para a produo, processamento e transporte de alimentos, orientadas essencialmente de forma a salvaguardar a sade humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condies de trabalho dos produtores.

QUEM BENEFICIA COM AS BOAS PRTICAS AGRCOLAS (BPA)?


Os agricultores e as suas famlias (neste caso, o utilizador e colaboradores) que produzem alimentos sadios e de qualidade e asseguram a sua nutrio e alimentao, daro maior valor aos produtos cultivados. Os consumidores, que tero acesso a alimentos de melhor qualidade e incuos, produzidos de forma sustentvel. A populao em geral, que desfrutar de um melhor meio ambiente.

BOAS PRTICAS AGRCOLAS (BPA)

VANTAGENS DAS BOAS PRTICAS AGRCOLAS (BPA)?

SEGURANA DAS PESSOAS Melhorar as condies dos trabalhadores e dos consumidores; condi Melhorar o bem estar da Famlia agrcola; Fam agr Melhorar a segurana alimentar. seguran SEGURANA ALIMENTAR Alimentos saudveis, no contaminados e de maior qualidade de forma a melhorar e saud garantir a nutrio e alimentao. nutri alimenta MEIO AMBIENTE No contamina a gua e os solos; Utilizao racional de produtos fitofrmacos; Utiliza fitof Cuidados com a biodiversidade.

BOAS PRTICAS AGRCOLAS

VS

MS PRTICAS AGRCOLAS

Propriedade limpa e infraestruturas em boas condies.

Propriedade contaminada e infraestruturas em mau estado.

Produtos saudveis e de qualidade de forma a melhorar a nutrio e alimentao da sua famlia.

Produtos em mau estado e/ou contaMinados que podem prejudicar a sade da sua famlia.

Trabalhadores saudveis.

Trabalhadores doentes.

Menores custos (menos fitofrmacos). Maiores rendimentos (produtividade).

Maiores custos (mais fitofrmacos). Menores rendimentos (produtividade).

SEGURANA DOS TRABALHADORES DA HORTA PEDAGGICA:

Os trabalhadores devem sempre utilizar equipamentos de proteco individual (EPI) aquando a aplicao de produtos fitofrmacos.

ROTAO DE CULTURAS:

As culturas e as rotaes culturais a usar na explorao agrcola devem ser escolhidas em funo de vrios factores, entre os quais se destacam a dimenso da explorao, os objectivos do produtor, a natureza do solo e as condies climticas. Deve-se, ainda, tomar em considerao as culturas tradicionais na regio . importante fazer rotaes na explorao agrcola porque: Aumentam a fertilidade do solo - se as culturas e o perodo da rotao forem os mais adequados; Reduzem o empobrecimento do solo - a alternncia de culturas leva a que sejam exploradas em profundidade as diversas camadas por razes com diferentes caractersticas; Facilitam o controlo de pragas, doenas e infestantes atravs da alternncia de culturas com caractersticas diferentes .

PARA TODAS AS ACTIVIDADES RELACIONADAS QUER COM A ROTAO DE CULTURAS, QUER COM A UTILIZAO DE PRODUTOS FITOFRMACOS DEVE CONSULTAR OS TCNICOS DA CMARA MUNICIPAL.

COMO INICIAR O PLANTAO?

Escolha sementes resistentes s doenas mais frequentes de acordo com a recomendao tcnica.

Escolha sementes que se adaptem ao tipo de solo da Horta Pedaggica.

Se for necessrio, efectue prticas para eliminar pragas e doenas da semente de forma a no afectarem a sementeira.

Escolha a data da sementeira mais adequada de forma a evitar secas, pragas e outros problemas que possam suceder.

No final de cada dia de trabalho deposite o lixo nos locais destinados para o efeito.

A sementeira deve ser realizada mantendo sempre a distncia adequada de acordo com cada produto.

Aquando o transplante, escolha as plantas saudveis e elimine as mais frgeis que apresentem sinais de doena.

Limpe sempre as ferramentas depois de cada utilizao.

No utilizar gua desnecessria para a plantao.

O uso incorrecto de gua pode prejudicar a qualidade do produto.

UTILIZAO DE PRODUTOS FITOFRMACOS:

Antes da utilizao de qualquer produto fitofrmaco, deve tentar conhecer o tipo de praga ou doena que est a afectar a plantao. Para alm disso deve sempre pedir a orientao de um tcnico da Cmara Municipal.

Coloque sempre a hiptese de adoptar mtodos biolgicos em substituio de qumicos. Nunca se deve utilizar produtos fitofrmacos fora de validade.

COMO E ONDE SE DEVE ARMAZENAR OS PRODUTOS FITOFRMACOS:


O local onde se armazena os produtos fitofrmacos deve estar fora do alcance de crianas e/ou animais.

Os produtos fitofrmacos devem estar devidamente separados e isolados das sementes, produtos colhidos e fertilizantes.

Fertilizantes

Fitofrmacos

QUE FERTILIZANTES DEVE UTILIZAR E EM QUE QUANTIDADES:


Consulte sempre os tcnicos responsveis de forma a verificar a necessidade de aplicar fertilizantes qumicos e a possibilidade de substituir por adubos orgnicos. Deve ser o tcnico a recomendar a quantidade de fertilizante a aplicar na plantao. Nunca aplique mais do que necessrio, caso contrrio corre o risco de contaminar as guas e os solos.

UTILIZAO DE ADUBOS ORGNICOS:

Verifique junto dos tcnicos se dever usar adubo de origem orgnica ou vegetal. Ter em ateno de que forma usa o adubo, de forma a evitar eventuais contaminaes.

Utilize apenas adubos estabilizados, se possvel, com prvio tratamento de compostagem.

O adubo deve ser aplicado sempre antes do cultivo.

O adubo deve ser preparado nos compostores prprios para o efeito. Os compostores devem estar localizados em locais afastados quer das reas de cultivo, quer das linhas de gua.

CONDIES PARA A REALIZAO DA COLHEITA:

Os utilizadores da Horta, aquando a colheita dos seus produtos devem ter as mos limpas e as unhas cortadas. Para alm disso no devem fumar e/ou beber durante essa operao. Relativamente a produtos frutcolas, no devem ser colhidos frutos que estejam cados no cho.

Os produtos devem ser colhidos com todo o cuidado. Para alm disso devem ser colocados em recipientes limpos (nunca usar os recipientes utilizados com os fertilizantes e produtos qumicos).

As frutas e verduras colhidas devem ser colocadas em locais sombra e longe de produtos fitofrmacos.

Anda mungkin juga menyukai