Anda di halaman 1dari 29

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.

VIEIRA DE CARVALHO

ACO DE FORMAO
EDUCAAO ESPECIAL: PROCESSO DE REFERENCIAO E AVALIAO DOS ALUNOS

Ncleo de Apoios Educativos Servio de Psicologia e Orientao 9 de Outubro de 2008

OBJECTIVO DA EDUCAO ESPECIAL


A educao especial tem por objectivo a incluso educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoo da igualdade de oportunidades, a preparao para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparao para a vida profissional e para uma transio da escola para o emprego de crianas e jovens com necessidades educativas especiais de carcter permanente.

GRUPO ALVO DA EDUCAO ESPECIAL


O Decreto-Lei 3/2008 define os apoios especializados visando a criao de condies para a adequao do processo educativo s necessidades educativas especiais dos alunos com limitaes significativas ao nvel da actividade e participao, num ou vrios domnios da vida, decorrentes de alteraes funcionais e estruturais de carcter permanente e das quais resultam dificuldades continuadas e acentuadas ao nvel da

comunicao, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participao social.

ORGANIZAO DA EDUCAO ESPECIAL


As escolas devem incluir nos seus projectos educativos as adequaes relativas ao processo de ensino e

aprendizagem, de carcter organizativo e de funcionamento, necessrias para responder adequadamente s necessidades educativas especiais de carcter permanente das crianas e jovens, com vista a assegurar a sua maior participao nas actividades de cada grupo ou turma e da comunidade escolar em geral.

FASES DO PROCESSO DE REFERENCIAO E AVALIAO


Referenciao A referenciao feita aos rgos de gesto da escola da rea de residncia sempre que se suspeita da existncia de necessidades educativas de carcter permanente.

Avaliao O departamento de educao especial e os servios de psicologia analisam a informao disponvel e decidem sobre a necessidade de uma avaliao especializada por referncia CIF-CJ O aluno no necessita de uma avaliao especializada. O aluno no necessita de respostas educativas no mbito da educao especial. O departamento de educao especial e os servios de psicologia procedem ao encaminhamento dos alunos para os apoios disponibilizados pela escola, previstos no Projecto Educativo. O aluno necessita de uma avaliao especializada, por referncia CIF-CJ. O aluno necessita de respostas educativas no mbito da educao especial.

Elaborao do PEI tendo por base os dados que constam do relatrio tcnicopedaggico, resultantes da avaliao especializada e anteriormente realizada por referncia CIF-CJ.

PROCESSO DE REFERENCIAO
A referenciao consiste na comunicao/formalizao de situaes que possam indiciar a existncia de necessidades educativas especiais de carcter permanente.

Em termos gerais, a referenciao deve espelhar o conjunto de preocupaes relativas criana ou jovem referenciado.

Neste primeiro momento, devem ser indicados quais os problemas detectados.

PROCESSO DE REFERENCIAO
Pode ser realizada por pais ou encarregados de educao, servios de interveno precoce, docentes, servios da comunidade (servios de sade, segurana social, educao)

feita aos rgos de gesto da escola.

Necessita da autorizao da famlia para ser dado incio ao processo de avaliao.

realizada atravs do Formulrio de Referenciao.

AVALIAO ESPECIALIZADA

A avaliao tem como objectivo a recolha informaes que permita:

Verificar se se est perante uma situao de necessidades educativas especiais;

Dar orientaes para a elaborao do Programa Educativo Individual (PEI).

AVALIAO ESPECIALIZADA

Se o aluno no apresenta NEE que exijam interveno da educao especial, encaminhado para outros apoios da escola (registar no relatrio tcnico-pedaggico).

Se o aluno necessita de uma avaliao especializada, constitui-se uma equipa pluridisciplinar.

AVALIAO ESPECIALIZADA
Uma vez constituda a equipa, a primeira etapa consiste na anlise da informao disponvel para posteriormente se decidir O que necessrio avaliar, quem vai avaliar e como se avalia Roteiro de Avaliao. A avaliao, tem a CIF-CJ (Classificao Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Sade - Crianas e Jovens) como quadro de referncia. A avaliao deve contemplar vrios factores (componentes da funcionalidade e da incapacidade e factores contextuais) e as interaces que se estabelecem entre eles.

AVALIAO ESPECIALIZADA
Depois de uma anlise conjunta dos dados de avaliao, com a ajuda da checklist elaborado um relatrio tcnico-pedaggico onde se identifica o perfil de funcionalidade do aluno (actividade e participao, as funes e estruturas do corpo, facilitadores e barreiras que a nvel dos factores ambientais influenciam essa mesma funcionalidade). O relatrio elaborado pelo S.P.O. e Ncleo de Apoios Educativos. O relatrio deve explicar as razes que determinam as necessidades educativas especiais, a sua tipologia bem como as respostas e medidas educativas a adoptar que serviro de base elaborao do Programa Educativo Individual (PEI). O relatrio aps a anuncia do encarregado de educao homolgado pelo conselho executivo.

PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL


FASES DO PROCESSO DE ELABORAO E IMPLEMENTAO DO PEI

Recolher informao

Monitorizar o processo

Reformular o PEI

Estabelecer o PEI

Implementar o o PEI

PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL


O coordenador do PEI o educador de infncia, o professor do 1. ciclo ou o director de turma a quem seja atribudo o grupo ou turma que o aluno integra.

elaborado pelo docente da turma ou director de turma, docente de educao especial e encarregado de educao.

A elaborao e aprovao do PEI deve decorrer no prazo mximo de 60 dias aps a referenciao, dando-se incio sua implementao.

O PEI tem de ser aprovado por deliberao do conselho pedaggico e homologado pelo conselho executivo.

Tem de existir uma autorizao dos encarregados de educao consubstanciada no prprio PEI.

PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL


O PEI deve incluir os seguintes dados:

Identificao do aluno; O resumo da histria escolar e outros antecedentes relevantes; A caracterizao dos indicadores de funcionalidade e do nvel de aquisies e dificuldades do aluno; Os factores ambientais que funcionam como facilitadores ou como barreiras participao e aprendizagem; Nvel de participao do aluno nas actividades educativas da escola; Definio das medidas educativas a implementar;

PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL


O PEI deve incluir os seguintes dados: Discriminao dos contedos, dos objectivos gerais e especficos a atingir; estratgias e recursos humanos e materiais a utilizar; Distribuio horria das diferentes actividades previstas; Identificao dos tcnicos responsveis; Definio do processo de avaliao da implementao do PEI; A data e assinatura dos participantes na elaborao e dos responsveis pelas respostas educativas a aplicar.

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


a) Apoio pedaggico personalizado; b) Adequaes curriculares individuais; c) Adequaes no processo de matrcula; d) Adequaes no processo de avaliao; e) Currculo especfico individual; f) Tecnologias de apoio. Estas medidas podem ser aplicadas cumulativamente, com excepo das alneas b) e e)

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


APOIO PEDAGGICO PERSONALIZADO Pode consistir em: a) Reforo de estratgias utilizadas no grupo ou turma ao nvel da organizao, do espao e das actividades; b) Estmulo e reforo das competncias e aptides envolvidas na aprendizagem; c) A antecipao e reforo da aprendizagem de contedos; d) Reforo e desenvolvimento de competncias especificas. O apoio prestado pelos docentes de grupo ou turma, com excepo do apoio definido na alnea d) que pode ser prestado pelo docente de educao especial (consoante a gravidade da situao do aluno e especificidade da competncia a desenvolver).

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


ADEQUAES CURRICULARES INDIVIDUAIS
Tm como padro o currculo comum e no podem pr em causa as orientaes curriculares / competncias terminais de ciclo ou de disciplinas (consoante o nvel de ensino). Podem consistir em: a) Introduo de reas curriculares especficas que no faam parte do currculo comum (Braille, orientao e mobilidade, ); b) Adequao do currculo dos alunos surdos com ensino bilingue; c) Introduo de objectivos e contedos intermdios em funo das competncias terminais do ciclo, de curso, das caractersticas de aprendizagem e dificuldades especificas dos alunos; d) Dispensa de actividades que sejam de difcil execuo em funo da incapacidade do aluno.

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


ADEQUAES NO PROCESSO DE MATRCULA
Os alunos com NEE permanentes podem: Frequentar, jardim de infncia ou escola independentemente da rea de residncia; Beneficiar, em situaes excepcionais e devidamente fundamentadas, do adiamento da matrcula no 1 ano de escolaridade obrigatria; Beneficiar, de matrcula por disciplinas nos 2 e 3 ciclos e secundrio, desde que assegurada a sequencialidade do regime educativo comum; As crianas e jovens surdos tm direito ao ensino bilingue, devendo ser dada prioridade sua matrcula nas escolas de referncia; As crianas e jovens cegos ou com baixa viso podem matricular-se e frequentar escolas de referncia; As crianas e jovens com perturbaes do espectro do autismo podem matricular-se e frequentar escolas com unidades de ensino estruturado; As crianas e jovens com multideficincia e com surdocegueira podem matricularse e frequentar escolas com unidades especializadas.

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


ADEQUAES NO PROCESSO DE AVALIAO

Podem consistir na alterao de: tipo de provas; instrumentos de avaliao e certificao; formas e meios de comunicao; periodicidade, durao e local. Os alunos com currculos especficos individuais no esto sujeitos ao regime de transio de ano escolar nem ao processo caracterstico do regime educativo comum, ficando sujeitos os critrios definidos no PEI.

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


CURRCULO ESPECFICO INDIVIDUAL Substitui as competncias definidas por cada nvel de educao e ensino. Pressupe alteraes significativas no currculo podendo traduzir-se em:
Introduo, substituio e ou eliminao de objectivos e contedos, em funo do nvel de funcionalidade do aluno; Inclui contedos que promovem autonomia pessoal e social do aluno e d prioridade ao desenvolvimento de actividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, comunicao e organizao do processo de transio para a vida ps-escolar.

O conselho executivo e o departamento de educao especial orientam e asseguram o desenvolvimento dos referidos currculos

MEDIDAS EDUCATIVAS DO DL 3/2008


TECNOLOGIAS DE APOIO

So

dispositivos

facilitadores

que

procuram

melhorar

funcionalidade e reduzir a incapacidade do aluno e assim permitir o desempenho de actividades e a participao social e profissional. Exemplos: Livros e manuais adaptados; Brinquedos educativos adaptados; Equipamentos informticos e software especfico; Equipamentos para mobilidade, comunicao e vida diria; Adaptaes para mobilirio e espao fsico.

PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL


A avaliao do PEI realiza-se nos momentos de avaliao sumativa interna da escola e consubstanciada num relatrio no final do ano lectivo Relatrio circunstanciado. O relatrio circunstanciado deve:
Ser elaborado pelo educador de infncia, professor de 1. ciclo ou director de turma, docente de educao especial e outros profissionais que acompanhem o aluno; Explicitar a necessidade de o aluno continuar a beneficiar de adequaes no processo de ensino/aprendizagem; Propor as alteraes do PEI; Ser aprovado pelo conselho pedaggico e encarregado de educao; Ter anexado o PEI e disponibilizado ao aluno que receba o aluno.

O PEI obrigatoriamente revisto no final de cada nvel de educao e ensino e no final de cada ciclo do ensino bsico.

PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIO


Para os alunos com NEE de carcter permanente deve ser elaborado o PIT.

O PIT deve ser elaborado trs anos antes da idade limite de escolaridade obrigatria.

elaborado pela equipa responsvel pelo PEI, em conjunto com o jovem, a famlia e outros profissionais (rea da segurana social, servios de emprego e formao profissional)

PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIO


FASES DO PROCESSO DE ELABORAO E IMPLEMENTAO DO PIT

Vida em sociedade com adequada insero familiar, social e laboral ou ocupacional Informao, observao e orientao

Acompanhamento e avaliao

Acompanhamento e avaliao

Desenvolvimento de competncias e aquisio de qualificaes

COMPETNCIAS DO DIRECTOR DE TURMA/ PROFESSOR


Coordenar a elaborao do PEI. Participar na elaborao do relatrio circunstanciado do PEI no final do ano lectivo. Prestar apoio pedaggico personalizado ao nvel do reforo das estratgias, dos contedos e das competncias e aptides envolvidas na aprendizagem. Colaborar na implementao das medidas educativas decorrentes da adequao do processo de ensino e aprendizagem, que visam promover a aprendizagem e a participao dos alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente.

PARTICIPAO DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAO


Os pais e encarregados de educao tm o direito e o dever de participar activamente, exercendo o poder paternal nos direitos da lei. Quando, comprovadamente, estes no participem cabe escola desencadear as respostas educativas adequadas, em funo das necessidades educativas especiais diagnosticadas. Quando os pais e encarregados de educao no concordem com as medidas educativas propostas pela escola, podem recorrer, mediante documento escrito, no qual fundamentem a sua posio, aos servios competentes do ME.

COMPETNCIA DO DOCENTE DE EDUCAO ESPECIAL


Participar no processo de avaliao da criana ou jovem referenciada para a educao especial.

Elaborar, conjuntamente com o S.P.O., o relatrio tcnico-pedaggico decorrente do processo de avaliao.

Indicar os apoios especializados, as adequaes a efectuar no processo de ensino-aprendizagem ou as tecnologias de apoio de que o aluno deva beneficiar.

Encaminhar, juntamente com o S.P.O., os alunos que no

apresentando

necessidades educativas que justifiquem a interveno dos servios de educao especial, possam beneficiar de outros apoios disponibilizados pela escola que melhor se adeqem sua situao especfica.

COMPETNCIA DO DOCENTE DE EDUCAO ESPECIAL


Participar na elaborao do Programa Educativo Individual e do Plano Individual de Transio.

Participar na elaborao do relatrio circunstanciado do PEI no final do ano lectivo.

Leccionar as reas curriculares especficas (leitura e escrita em braille,

orientao e

mobilidade, treino da viso, actividade motora adaptada, lngua gestual portuguesa (L1), portugus segunda lngua (L2), lngua estrangeira escrita (L3), no mbito das

adequaes curriculares individuais e os contedos curriculares a desenvolver no mbito do currculo especifico individual (autonomia pessoal e social, actividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, comunicao, organizao do processo de transio para a vida ps-escolar)

Utilizar as tecnologias de apoio consideradas necessrias, de modo a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno.

Anda mungkin juga menyukai