Anda di halaman 1dari 7

Palhaos de Hospital

Palhaos de Hospital

PayasosdeHospital HospitalClown Clown dell'ospedale clownd'hpital Krankenhausclown

[ CDIGO DEONTOLGICO ]

Pgina 1 de 7

Palhaos de Hospital

:::I ntroduo Opalhaodehospital surgeparadar respostaprocuradeumasanidademais humana,sensvelepersonalizadaquetodaasociedadecultaeevoludaambiciona AsociacinP upaclow n,Murcia(www.pupaclown.com). O palhao de hospital preocupase com o mundo infantojuvenil e todos os factores que interagem com ele. essencialmente por eles que achamos ser importante a presena e os esforos do palhao. seu objectivo e uma das suas finalidades, optimizar esforos de forma a atenuar situaes que possam causar dor, stress e malestar psquico e fsico. O palhao pretende levar assim ao hospital as artes circenses, animao, felicidade e toda alegria possvel. E tentar assim,conjuntamentecomtodaequipamdicaerestantescolaboradores,atenuar umpoucodosofrimentodetodasascrianasejovensquechegamaoshospitais. Manteraqualidadeeprofissionalismodasintervenessemlimitaraqualidadedos palhaos, exige reunir os princpios do palhao de hospital num cdigo deontolgico. De esta forma, a participao nas actividades requer um conhecimento,aceitaoeaplicaodosprincpiosbsicosenunciadosnestecdigo deconduta.

:::I nformaeshistricas Em 1986, M ichael Christensen, um palhao americano, director do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentavasenumacomemorao num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianas internadas que no puderam participar no evento. Improvisando, substituiu as imagens do internamento por outrasalegreseengraadas.EssafoiasementedaClow nCareUnit,grupode artistas especialmente treinados para levar alegria a crianas internadas em hospitaisdeNovaIorque.

:::M isso Anossamissoconstituirumgrupodepalhaosdehospitalproeminentemente dedicado a levar alegria a crianas hospitalizadas, pais e profissionais de sade, atravs da arte do palhao, nutrindo esta forma de expresso como meio de enriquecimentodaexperinciahumana.

:::I ndicaes Traumasligadoshospitalizaoinfantil:perdadecontrolosobreocorpoeavida atitudesnegativasemrelaosdoenaserecuperao.

Pgina 2 de 7

Palhaos de Hospital

:::Composio Humor.........................................................................................100% Formaoartsticaprofissional contnua.......................................................................................100% SistematizaoedisponibilizaodeconhecimentoCentrode Estudos........................................................................................100% Administraoecaptaoderecursos eficientes.....................................................................................100%

:::P osologia A alegria e o riso devem ser administrados diariamente at que o paciente no saibamaiscomoficartriste.remdioparaavidatoda.

:::CdigoDeontolgicoA rtigos A rtigo1 I nterveno O palhao que faz interveno num hospital um profissional, com formao especfica na rea do palhao de hospital , com experincia em actividades em hospitais. Tem formao nas artes do espectculo e tem vasta experincia neste campo. Recebeu, por exemplo, formao na associao PUPACLOWN (Hospital de Mrcia Espanha) e j actuou vrias vezes em ambientes hospitalares. Deve respeitarerespeitaaespecificidadeedeveadaptarseaomeiohospitalar.

A rtigo2 Exercciodaactividade Nohospital,opalhaosdeverealizaractos/actividadesrelacionadoscomassuas competncias artsticas. O palhao est presente no hospital para ajudar as crianas, jovens e seus familiares a suportar melhor ahospitalizao. Manifesta a sua actividade atravs do humor efantasia epode tambm transportlas para o meio hospitalar. O palhao deve estar sempre consciente de que as suas intervenesdevemsernosentidodemelhorarobemestardascrianas,jovense seus familiares, em estreita colaborao com toda a equipa mdica. O palhao actuasemprecomototalrespeitoportodaaequipadesade.

Pgina 3 de 7

Palhaos de Hospital

A rtigo3 Duplas Opalhaono deveintervir solitariamenteno ambientehospitalar, devetrabalhar sempreemduplasdepalhaos.

A rtigo4 Responsabilidade O palhao responsvel pelos seus actos durante a sua actuao no hospital. Exerce suasintervenes com respeito peladignidade, personalidadeeintimidade das crianas, dos jovens e dos seus familiares e amigos. Exerce todas as suas intervenes com a mesma conscincia profissional, sem ter em conta a sua procedncia,sexo,raa,nacionalidade,religio,costumes,situaofamiliar,status social, educao e doena. Se pedem a tua opinio deve absterse de qualquer comentrio e/ou observao que possa ser inadequada e que possa chocar ou magoarosdoentes,familiareseamigos.

A rtigo5 SegredoP rofissional Exigeseaopalhaodehospitalsegredoprofissionaleconfidencialidade.Deve mantersegredosobretodaainformaoquelhefoitransmitidaetambmsobre tudooqueouviu,queleu,constatoueseapercebeusobreaidentidade,estadoe sadedascrianasejovens.Exigesedescrioemtodososlugarestantono interiorcomoforadohospital.

A rtigo6 Formao Para assegurar a qualidade das suas intervenes, o palhao deve estar em constante formao, deve aperfeioar os seus conhecimentos com alguma regularidade, fazendo cursos na rea do clown e clown de hospital, deve usar as tcnicas e teorias de clown. Deve fazer formao nas seguintes reas: desenvolvimento da criana, formao sobre patologias, vocabulrio especifico de hospital,ador,amorte,etc.

Pgina 4 de 7

Palhaos de Hospital

A rtigo7 Segurana O palhao de hospital deve sempre zelar pela segurana fsica e psquica das crianas e jovens. No deve, nas suas intervenes, jogos, actividades, nos seus acessriosclownescosenassuasdeslocaes,poremperigoascrianas,jovens, famliaerestantepessoalmdico.

A rtigo8 Regulamentointerno Opalhaodeveconhecer,respeitareacataro regulamento interno.Deve cumprir asregrasdehigieneedeseguranaespecficasdecadahospital.

A rtigo9 I mparcialidade O palhao no deve tomar partido ou posies quando lhe transmitem queixas relativas aoserviohospitalar, problemas pessoais,problemasentreelementos da equipa mdica/hospitalar, problemas entre familiares e seus problemas pessoais. No deve tomar partido relativamente tambm a questes relacionadas com a gesto do hospital. Assuntos e situaes ocorridas dentro do hospital e/ou relacionadas com o hospital, pacientes e seus familiares, equipa mdica, etc. devemsermantidossempreemsegredoprofissional.

A rtigo10 P romoes Emnenhumcaso,opalhaodeveaceitarprendas,gorjetasouremuneraespelas suas intervenes. No pode participar nem oferecerse para participar em operaes/acesdepromoo,dedistribuiodeobjectosoupublicidadecomfins lucrativos. E o palhao no deve fazer afirmaes ou participar em iniciativas em nomedohospital,equipamdicaououtroselementosdohospital.

Pgina 5 de 7

Palhaos de Hospital

::: Oqueo Riso podefazerporns: Aliviaatenso:mesmoemmomentosdenervosismoorisopodereduzirostress eaansiedade Atenuaador:Rirliberaaendorfina,hormonaproduzidanocrebroqueproduz sensaodebemestarealiviaador Diminuiapressoarterial:nosistemacardiovascular,riraumentaafrequncia cardacaeapressoarterial.Issopromoveavasodilataodasartrias ocasionandoumaquedadepressobenficaparaoshipertensos Dmaisoxignio:riraumentaaquantidadedeoxigniocaptadapelospulmese facilitaasadadegscarbnico Fortaleceosistemaimunolgico:noestcomprovadoofactodequemrificar menosdoente,masospesquisadoresjsabemqueorisoaumentaaliberaode clulasdosistemaimunolgico,fortalecendonossasdefesas. Ajudanamemorizao:rirduranteaapresentaodeumaaulaoupalestra aumentaointeresseefacilitaaaprendizagem. Fonte:UniversidadeEstadualdeCampinas(UNICAMP)

Pgina 6 de 7

Palhaos de Hospital

::: Sitesrelacionados: www.kakiclown.com www.pintarolas.com http://www.pupaclown.com http://www.narizvermelho.pt LeRireMedecine(Frana)www.leriremedecin.asso.fr BigAppleCircusClownCareUnit(E.U.A)www.bigapplecircus.org DoutoresdaAlegria(Brasil)www.doutoresdaalegria.org.br FondationTheodorawww.theodora.org TheHospitalClownNewsletterwww.hospitalclown.com DoutoresPalhaos(Alemanha)www.clowndoktoren.de AsociacinPayasospital(Espanha)www.payasospital.org Risaterapia(Mxico)www.risaterapia.20m.com http://www.doutoresdoriso.com.br

::: Contactos

kaki 938780203
www.kakiclown.com kaki_clown@hotmail.com

Pintarolas 93 6585341
www.pintarolas.com ruimlgomes@hotmail.com

Coimbra

Abril2007
Pgina 7 de 7

Anda mungkin juga menyukai