Anda di halaman 1dari 3

1.

A definio de Ativos e Passivos


muito importante o entendimento dessa definio, pois esta lhe ajudar a entender e visualizar mais facilmente possibilidades de ganho de dinheiro. Uma definio que gosto de utilizar : ATIVOS so tudo aquilo que colocam dinheiro no seu bolso e PASSIVOS so tudo aquilo que tiram dinheiro do seu bolso. Um exemplo simples dessa definio seria: se voc comprar um imvel e alug-lo, ele lhe dar uma renda mensal, sendo ento um ativo. Porm se, ao invs de alugar o seu imvel, voc for morar neste imvel ele se tornar um passivo, pois ao invs de uma renda voc ter vrias despesas, como, por exemplo, gua, luz, condomnio, IPTU, etc. Isso apenas um exemplo para voc entender que melhor voc aplicar seu dinheiro em algo que lhe gere uma renda ao invs de uma despesa.

2. Invista dinheiro naquilo que voc tenha controle


Muitas pessoas acreditam que investir dinheiro pegar todas as suas economias e coloc-las no banco, porm investir dinheiro no significa colocar dinheiro no banco unicamente, pois quem mais ganha com o seu dinheiro no voc, mas sim o banco. Neste exemplo de investimento que muitas pessoas seguem, elas esto deixando de ganhar muito mais do que realmente poderiam ganhar e dando a possibilidade uma instituio obter esses lucros. Imagine s: voc aplica na poupana 1 mil reais e ento voc recebe de juros ao ms cerca de 0,5% ou seja voc recebe em torno de 5 reais por ms de lucro, enquanto o banco empresta esse mesmo dinheiro (o seu dinheiro) em diversos tipos de financiamentos e emprstimos e chegam a ganhar at 12% ou mais por ms, ou seja 120 reais por ms. Neste exemplo, quem est ganhando mais, voc ou o banco? Agora, por que o banco ganha mais? Simples, por que eles administram seus investimentos. Se voc administrar o seu dinheiro e os seus investimentos voc no acredita que investindo 1 mil reais voc no ganharia muito mais do que 5 reais ou at mesmo 120 reais por ms? Eu acredito que sim.

3. Aplique seu dinheiro em investimentos de curto e longo prazo


Se voc tiver uma fazenda e investir em um pomar de ma ou laranjas e no tiver em sua fazenda uma horta para plantar outras frutas, verduras, alm de ter algumas galinhas e vacas, voc no ter como sobreviver at o seu pomar comear a dar seus frutos. A mesma coisa voc deve considerar em seus investimentos, se voc tiver um pomar, ou seja, investimentos de longo prazo, voc s colher seus frutos dentro de alguns anos. J se voc tiver juntamente com o seu pomar uma horta e alguns animais, ou seja, investimentos de curto e mdio prazo, voc ganhar seus lucros dentro de uma mesma semana, quinzena, ms ou ano.

4. Reaplicar seus lucros


Um grande segredo dos ricos que eles reaplicam a maior parte dos seus lucros nos mesmos investimentos onde eles j tm dinheiro aplicado e em novos tipos de investimentos. Um exemplo, se voc for a uma fbrica de sapatos e comprar um par de sapatos por 30 reais e vender esse par por 60 reais, o que voc faria: voc sairia

correndo para uma loja de mveis e daria esse valor de entrada na compra de uma TV ou pegaria o seu lucro e voltaria na fbrica de sapatos para comprar 2 pares de sapatos? Se voc comprar 2 pares de sapato, voc estaria reinvestindo seu dinheiro no mesmo tipo de negcio, mas se voc utilizar uma parte do seu lucro para adquirir meias para oferece aos seus clientes quando voc for vender seus sapato voc estar reaplicando seus lucros em outro tipo de negcio.

5. Seu emprego no deve ser a sua nica fonte de renda


Muitas pessoas cometem esse pequeno erro, acreditam que o seu emprego e deve ser sua nica fonte se renda. Agora eu pergunto, e se acontecer alguma eventualidade? E se voc ficar doente e no puder trabalhar? De onde voc tirar fundos para sustentar voc e sua famlia? Das suas economias? Trate o seu emprego como seu financiador de investimentos, use o dinheiro de seu salrio para financiar suas atividades extras empregatcias. Tenha em mente que a melhor aposentadoria que voc pode ter so os juros e rendimentos que voc tem dos seus prprios investimentos. Seja uma pessoa multifuncional, no se limite apenas ao seu emprego ou atividade.

6. Em toda necessidade existe uma oportunidade


Voc deve estar pensando: Entendi tudo at agora, mas onde eu devo investir meu dinheiro? Bem, a maioria das pessoas acredita que no capaz de investir seu prprio dinheiro e que deve existir alguma frmula mgica na qual voc a aplica em sua vida e ento voc fica rico. Primeiro, todos so capazes de investir seu prprio dinheiro e alcanar lucros. Segundo, no existe uma frmula mgica, mas sim uma lei: em toda a necessidade existe uma oportunidade. Todas as pessoas compartilham das mesmas necessidades, comer uma delas, pense bem agora, quantos negcios e empresas voc conhece que trabalham com essa necessidade? Com certeza, muitas. Existem infinitas necessidades e conseqentemente infinitas oportunidades. Cabe a voc agora pensar em uma necessidade na qual voc possa investir o seu dinheiro. Uma sugesto: invista naquilo que voc j tenha algum conhecimento ou afinidade.

7. No pense que voc no pode ter alguma coisa mas sim o que voc tem que fazer para obt-la
Quando voc tem o interesse em adquirir alguma coisa, mas voc no possui o dinheiro para isso no fique desanimado e deixe seu desejo de lado. Essa a reao mais comum: esquecer os seus desejos e se acomodar a idia de voc no pode ter ou fazer alguma coisa. Na verdade esse o tipo de mentalidade oposta da que voc deve possuir, no aceite a situao e coloque a sua mente para trabalhar. No pare de pensar quando voc concluir que no pode ter alguma coisa, mas comece a pensar em tudo aquilo que voc ter que fazer para possu-la. A sua mente a sua nica arma, use-a ao seu favor. Se voc tem o desejo de se tornar uma pessoa rica, no fique desanimado e pensando que voc no pode ser, mas pense em tudo o que voc ter que fazer para alcanar esse

status. No fique esperando o dinheiro que voc deseja ter cair do cu no seu colo, arregace as mangas e comece a agir. Voc tem a capacidade para isso, na verdade todos tm, mas so poucos que conseguem atingir esse status, pois so poucos que possuem a mente ligada na riqueza. Tenha a sua mente ligada na riqueza e voc se tornar rico ou tenha a mente ligada na pobreza e voc ficar podre. S depende de voc, dos seus pensamentos e aes. Texto escrito por Eduardo Weber, leitor do AmigoRico.org. Caso voc tenha um texto interessante sobre independncia financeira e investimentos, envie para ns! Related Articles:
y y y y y

FGTS: rotas de fuga para aumentar rendimento O que fazer para que meu dinheiro renda enquanto no houver planos? Tenho 43 anos, nenhuma reserva e dvidas. Como recuperar o tempo perdido? 5 coisas para fazer antes de dizer sim no altar Em busca da auto-realizao no trabalho

Desde 2002, AmigoRico.org indica as melhores fontes de informao gratuitas para ajudar voc a cuidar do seu dinheiro. So mais de 20.000 inscritos em nosso boletim gratuito. Inscreva-se gratuitamente no boletim Amigo Rico e receba artigos, resumos e novidades para o auxiliar na conquista da Independncia Financeira

Anda mungkin juga menyukai