Anda di halaman 1dari 3

O filsofo da web

Pioneiro da internet, Pierre Lvy faz projees sobre a sociedade na era digital Publicado em 05 de agosto de 2011 TAGS: Cibercultura, Ciberdemocracia, Pierre Lvy

Jaqueline Gutierres Um dos primeiros pensadores a refletir sobre a internet, Pierre Lvy, 55, estar no Brasil no final de agosto para participar da 14 Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS). Criador de termos hoje triviais, como cibercultura e ciberdemocracia, e professor na Universidade de Ottawa (Canad), ele falou CULT sobre interatividade e o futuro da web, temas de que j tratou em obras como Cibercultura (Editora 34) e A Inteligncia Coletiva (Loyola). CULT Seu livro Cibercultura foi lanado em 1999. Mais de dez anos depois, voc acha que algumas das projees que fez na obra se realizaram? Pierre Lvy Minha principal projeo realizada a do crescimento das comunidades virtuais, hoje conhecidas como mdias sociais. Outra diz respeito transformao da mediao cultural: ns vemos atualmente que as funes dos jornalistas, publicitrios, curadores, crticos, bibliotecrios etc. podem ser realizadas por qualquer pessoa on-line. Alm disso, podemos perceber que, por mais que as pessoas usem a internet, elas continuam se encontrando pessoalmente. Penso tambm que eu estava certo ao interpretar a cibercultura no como uma cultura de gueto compartilhada apenas pelos fs do digital, mas como a cultura compartilhada por todos na era digital.

Voc consegue projetar mudanas para os prximos anos na vida das pessoas que usam a internet diariamente? Primeiro acredito que todos usaro a internet todos os dias, mesmo sem conscincia disso. Segundo, acho que tudo e todos possuiro uma aura semntica aumentada ou uma realidade virtual que refletir sua prpria atividade cognitiva ou a atividade cognitiva das pessoas em relao a ela. Para tornar possvel a existncia de sistemas como a rvore do Conhecimento, o que precisa acontecer? Quanto tempo isso levar? O que est em jogo aqui uma profunda mudana cultural em relao ao conhecimento e ao reconhecimento de competncias. Em vez de pertencer s escolas e universidades, o reconhecimento de competncias passar a ser profundamente distribudo em toda a sociedade e as comunidades passaro a pensar sobre si mesmas como inteligncias coletivas. Isso acontecer daqui a duas ou trs geraes, no mximo. Voc afirma que, em termos tcnicos, a internet possibilita a existncia de uma ciberdemocracia, com o aumento do acesso a informaes governamentais e da interao entre o governo e a sociedade civil. Isso pode funcionar na prtica? Como? Isso j funciona. Os governos atualmente so muito mais transparentes do que eram 20 anos atrs, graas aos sites oficiais e aos dados pblicos. Alm disso, as discusses pblicas, ou seja, a parte deliberativa da democracia, j tm sido reforadas pelos dilogos em blogs e mdias sociais. No futuro se ver um novo tipo de estratgia poltica, usando transparncia, discusses pblicas e inteligncia coletiva como armas. Qual a sua opinio sobre os direitos autorais e as polmicas quanto internet, especialmente em relao ao compartilhamento ilegal por um lado e aos sites que permitem a modificao e comercializao dos contedos por outro, como o creative commons? Acho que ns estamos lentamente caminhando para um tipo de comunismo da informao e do conhecimento. Mas acho que deveramos acompanhar de perto as contribuies culturais das pessoas e recompens-las por isso, com dinheiro ou reputao. Com as novas tecnologias, com o aumento no nmero de blogs e o fortalecimento das redes sociais, o que pode mudar na funo dos jornalistas? Ela deixar de ter sentido com o tempo? Acho que a funo do jornalismo ser cada vez mais importante, incluindo o uso das bases de dados na profisso.

Mas saber se essas funes jornalsticas continuaro sendo cumpridas por jornalistas profissionais ainda uma questo aberta. Ns devemos imaginar agncias de notcias poderosas funcionando com base em crowdsourcing. As pessoas podem usar a internet de diferentes maneiras, boas ou ruins. Em sua opinio, isso apenas consequncia da liberdade que provm da rede ou voc acha que deveria haver monitoramento? Eu sou contra qualquer censura governamental na internet, especialmente quando se trata de opinies polticas dissidentes. Mas entendo que alguns proprietrios de plataformas decidam desligar as mensagens ou as pessoas que se dedicam a atividades ilegais ou hediondas.

Anda mungkin juga menyukai