Anda di halaman 1dari 14

14 estruturais de concreto armado, evitando assim o surgimento de fissuras muito abertas, que permitiriam o ataque armadura e a sua possvel

l corroso.

2.3- Tipos de concreto


Existem vrios tipos de materiais cujo tratamento se assemelha, e que podem ser colocados como um tipo de concreto. Assim, podem ser citados: Concreto armado, utilizado em estruturas usuais. Concreto protendido, utilizado em estruturas de grandes vos. Argamassa armada, usado para a obteno de pr-moldados leves. Concreto pr-moldado ou pr-fabricado. Concreto de alto desempenho ou alta resistncia. Estruturas mistas ao-concreto.

As grandes vantagens destes materiais esto na moldabilidade, no baixo custo, e na grande durabilidade da estrutura resultante. A maior desvantagem o alto peso prprio da estrutura resultante, que da ordem de 50% da carga total da estrutura.

13

Assim, podem ser usados agentes de vrios tipos: incorporadores de ar, para evitar o congelamento, por exemplo cinza volante ou superplastificantes, para melhorar a trabalhabilidade de concretos com baixa relao a/c. - retardadores de pega, quando se utilizam grandes massas de concreto - aceleradores de pega, quando se necessita de resistncia inicial grande. Como j foi dito a baixa resistncia trao faz com que seja necessrio utilizar armaduras sempre que houver tenso de trao a ser absorvida.
c

fck 0,85 fcd

2%0

3,5%0

Ec

Diagrama tenso X deformao do concreto

Para utilizao em concreto armado tem-se o ao doce, CA-25, de resistncia caracterstica 250 Mpa, ou o ao CA-50, cuja resistncia de 500 Mpa.
s

fyk fyd

Es

Diagrama tenso X deformao do ao

Outra propriedade importante do concreto armado exatamente a ligao que ocorre na interface ao-concreto, usualmente chamada aderncia. O principal papel da aderncia est no comportamento solidrio dos materiais, hiptese chave em toda a resistncia do concreto armado, e que tem como uma conseqncia bastante importante a distribuio da fissurao nas regies tracionadas dos elementos

12 Caso no se tomem certos cuidados, pode provocar trincas (fissuras), cujas conseqncias podem ser no s estticas, mas tambm de reduo da vida til da pea estrutural. Um outro aspecto desse comportamento pode ser observado no comportamento do concreto sob carregamento de longa durao. o fenmeno da fluncia ou deformao lenta, que faz com que, sob a ao de carregamentos constantes de longa durao, o concreto apresente deformaes crescentes, que tendem a um valor final aps um tempo bastante longo. A conseqncia mais visvel disso est no aumento das flechas de vigas com o tempo, o que pode causar problemas se esse fato no for levado em conta.
Ecs

Retrao
Ecc

Deformao residual to t1 t

Fluncia ou deformao

2.2-Composio do concreto
Como se sabe, a existncia do concreto tal como hoje se conhece, ficou condicionada descoberta do cimento Portland, que um aglomerante hidrulico, isto , reage com a gua para dar origem aos micro-cristais responsveis pela resistncia do concreto. mistura do cimento com a gua chama-se pasta, a adio do agregado mido d origem argamassa, e o agregado grado misturado a esta forma o concreto. Em funo do tipo de utilizao, podem ainda ser utilizados os chamados aditivos, cuja funo pode ser melhorar ou modificar o comportamento do concreto, ou seu processo de cura para melhor adequ-lo ao uso que se pretende fazer do material.

11

fc

trab

custo

0,3

a/c

gua

cim

Alm da resistncia, outra grandeza usualmente utilizada para caracterizar o material o mdulo de elasticidade, definido como a tangente curva tenso x deformao obtida dos ensaios rpidos compresso em corpos de prova padronizados ( cilndricos, 15cm de dimetro e 30cm de altura). Na falta de resultados experimentais, pode-se utilizar relaes empricas para o valor do mdulo.
fc

0,4 fc

Ecm Eco

Ec

Como o concreto apresenta uma estrutura peculiar, os ensaios rpidos no so suficientes para o completo entendimento de seu comportamento. Algumas propriedades, ditas reolgicas, tambm so importantes para que se tenha uma perfeita compreenso de suas potencialidades e limitaes. Assim, importante citar a retrao e a deformao lenta como fenmenos cuja considerao tambm essencial. A cura do concreto um processo que envolve vrias reaes qumicas que resultaro nos elementos de onde se origina a resistncia e o comportamento do concreto em si. A quantidade de gua usada no amassamento em geral superior necessria para que as reaes qumicas ocorram, e essa gua em excesso que vai determinar o comportamento reolgico do concreto. A retrao a reduo de volume que acontece em funo das reaes qumicas que ocorrem com reduo de volume, e tambm devido evaporao de parte dessa gua em excesso que foi utilizada no amassamento.

10 A chamada resistncia caracterstica do concreto compresso obtida atravs do ensaio de n corpos de prova, sendo definida como o valor que s no superado em 5% dos exemplares. Quanto resistncia caracterstica trao, existem ensaios que podem ser feitos, como os de trao pura, compresso diametral e flexo que fornecem o seu valor, utilizando tambm o mesmo conceito usado na compresso. Caso esses resultados no estejam disponveis, pode-se assumir para a resistncia caracterstica trao cerca de 10 a 15% do valor compresso.

5% fck fc fc

Grfico de resistncia caracterstica a compresso.

Percebe-se assim que o concreto um material com bom comportamento compresso, mas que deixa a desejar na resistncia trao. Dessa forma, sua utilizao fica condicionada associao a uma armadura, geralmente de ao, sempre que houver tenso de trao a ser absorvida.

Como principais fatores que influem na resistncia do concreto, podem-se citar:

-fator gua/cimento: mnimo de 0,3, normal de 0,4 a 0,6, em funo da trabalhabilidade. -tipo de cimento utilizado. -tipo de agregado.

2- Caractersticas do concreto e da armadura


2.1-Propriedades do concreto
O cimento Portland o aglomerante utilizado para, juntamente com a gua, formar a pasta de cimento, onde se desenvolver a reao qumica, que dar origem aos cristais responsveis pela resistncia do material. A adio de agregado mido, no caso a areia, pasta de cimento e gua, d origem argamassa, e a mistura de um agregado grado argamassa resulta no concreto. A mistura plstica inicialmente obtida solidifica-se em cerca de 2 horas, atravs da reao qumica que ocorre na hidratao do cimento, dando incio ao processo que se costuma chamar de cura, e que se prolonga por alguns dias. Durante esse perodo, temperaturas muito baixas podem interromper a cura, fazendo com que o endurecimento no ocorra. Dessa forma, em pases de clima frio, a concretagem fica impedida durante grande parte do ano, fazendo com que pases como a Finlndia, por exemplo, se tornassem precursores nas tcnicas de pr-moldagem e pr-fabricao do concreto. Alm disso, a secagem excessiva das superfcies recm-concretadas tambm deve ser evitada atravs da hidratao e proteo das partes da estrutura expostas ao ar, sob o risco de no se desenvolver completamente a reao qumica, por falta de gua, nessas regies, resultando num material de qualidade inferior ao desejado. A resistncia do concreto desenvolve-se rapidamente nos primeiros dias, tendendo assintoticamente para um valor final. O valor atingido aos 28 dias o que se convencionou como o valor da resistncia nominal do material, j que representa cerca de 90% do valor final esperado.

fc/fc28

1,0

28

dias

1.7-Concreto de Alta Resistncia e Edifcios Altos

O surgimento dos aos de alta resistncia, nos anos 30, desencadeou a pesquisa para obteno de concretos mais resistentes, fazendo surgir os primeiros edifcios altos, como por exemplo: Torres gmeas de Marina City, edifcio de 60 andares em Chicago, datado de 1962. Place Victria, em Montreal, edifcio que utilizava concreto de alta resistncia nos pilares, com 187m de altura, de 1964. One Shell Plaza, edifcio de 214m de altura, em Huston.

Torrer gmeas de Marina City

Place Victria, Montreal

One Shell Plaza, Huston

O fato de Chicago ser rica em cinza volante, material que adicionado ao concreto de baixa relao gua/cimento lhe dava a trabalhabilidade necessria, funcionando como uma espcie de lubrificante, fez com que muitos edifcios utilizando concreto de alta resistncia ali surgissem, como, por exemplo o Lake Point Tower, edifcio de 70 andares, com 193m de altura, de 1968, o Water Tower Place, com 257m, de 1973, e o Wacker Drive, prximo Sears Tower. Alm desses, outro edifcio alto que se pode citar o Scotia Plaza Building, com 272m de altura, construdo em Toronto, em 1989. Nos ltimos dez anos, a utilizao do concreto de alto desempenho em edifcios altos s tem feito crescer, fazendo surgir construes no mundo inteiro, principalmente na sia ( Japo, Malsia), e tambm na Austrlia.

Outro nome de destaque na Arquitetura Moderna foi o de Frank Lloyd Wright, que compreendeu como poucos as possibilidades da moldabilidade e da monoliticidade do concreto, sendo o primeiro a explorar o balano como uma estrutura praticamente tornada possvel pela monoliticidade do concreto. Uma de suas obras mais conhecidas a Kaufman House, ou Falling Water House, de 1936, formada por enormes balanos, que para serem possveis consumiram mais ao que concreto.

Kaufman House, Wright

Wright tambm o responsvel pela aplicao de um sistema proposto por Mies van de Rohe, em 1919, que previa a utilizao de um ncleo estrutural para edifcios altos, com as lajes em balano. A Johnson Wax Tower, em Racine, estado de Wisconsin, edifcio datado de 1947, utilizava esse sistema estrutural, que depois se tornou muito popular. Outro marco da produo de Wright o prdio do Guggenheim Museum de Nova Iorque, de 1956.

Wax Tower

Guggenheim Museum, NY

Restaurante em Xochimilco, Candela

1.6-O Concreto na Arquitetura Moderna


Le Corbusier, que trabalhou quando jovem com Perret, pode ser considerado o maior arquiteto da era moderna. Sua principal caracterstica era a utilizao da luz natural incidindo sobre o concreto, revelando novas texturas. Dentre sua vasta obra podem ser citadas: Vila Savoye, de 1931, utilizando laje cogumelo. Blocos residenciais sobre pilotis em Nantes e Marselha, de 1940. Capela de Ronchamp, de 1957. Monastrio de La Tourette, de 1959. Complexo governamental na ndia, de 1961.

Vila Savoye

La Tourette

1.5-Construes em Casca
Com a disseminao do uso do concreto armado na construo civil, novas formas estruturais se tornaram possveis, propiciando o surgimento das estruturas em cascas, caracterizadas por superfcies curvas de pequena espessura, gerando construes de grande leveza. Em 1930, Eduardo Torroja, um engenheiro espanhol, projetou o mercado de Algeciras, uma estrutura em cpula abatida de 45m de vo e 9cm de espessura, travada por um anel tracionado de cabos de ao. O Hipdromo de Madri, de 1953, foi outro projeto de Torroja utilizando um esquema estaticamente muito elegante de cascas em balano. Pier Luigi Nervi , engenheiro-arquiteto italiano, utilizou estruturas em casca para os famosos hangares da Fora Area Italiana. A maioria de seus projetos utilizou tambm estruturas pr-moldadas, como por exemplo o Palcio de Exposies de Turim.

Palcio de Exposies de Turim, Nervi

Mas o mestre das cascas de concreto com certeza foi Felix Candela, matemtico, engenheiro e arquiteto espanhol que trabalhou na cidade do Mxico. Dentre seus principais trabalhos, podem-se citar o Laboratrio de Raios Csmicos da Universidade do Mxico, que constava de um parabolide hiperblico de espessura 1,6 cm, e um restaurante em Xochimilco, formado por 6 parabolides idnticos. Alm destas, projetou muitas outras estruturas para fbricas, igrejas etc...

1.4- Arquitetura do concreto armado


O maior expoente da arquitetura em concreto no incio do sculo sem dvida foi Auguste Perret, que teve o grande mrito de tornar o concreto arquitetonicamente aceitvel, utilizando-o para a construo de fbricas, mas tambm em apartamentos, museus, igrejas e teatros. Um prdio de apartamentos terminado em 1903 apresenta fachada bastante delicada para um edifcio em concreto armado. J o teatro Champs Elyse slido e massivo.

Prdio de apartamentos, Perret

Teatro Champs Elyse, Perret

Mas o grande marco pode ser considerado a construo da igreja de Notre-Dame du Raincy, em 1922, que representou uma mudana de estilo, com suas colunas esbeltas e teto em arco, sendo considerada uma obra-prima da arquitetura em concreto armado.

Notre-Dame du Raincy, Perret

3 Entre os anos de 1871 e 1875 William E. Ward, um engenheiro mecnico americano, construiu o primeiro edifcio marco em concreto armado, na cidade de Port Chester, no estado de Nova Iorque. Seu objetivo era obter uma construo que fosse resistente ao fogo, para tranqilidade de sua esposa. Durante o perodo da obra, registrou todos os dados numa espcie de dirio, que depois serviu de base para que, em 1883, Ward publicasse um artigo intitulado Concreto em combinao com ferro como material de construo. Em 1879, G. A. Wayss, um construtor alemo, comprou os direitos da patente dos sistemas de Monier, e divulgou o concreto na Alemanha e na ustria, utilizando o sistema que ficou conhecido como Wayss-Monier.

1-3- Construo de prticos monolticos em fins do sculo XIX


A consolidao do concreto armado como alternativa vivel de construo ocorreu em fins do sculo passado, e consagrou alguns nomes, de diferentes partes do mundo, como os responsveis por essa divulgao. Assim, podem ser citados G. A. Wayss, na Alemanha e na ustria, Ernest L. Ransome, nos Estados Unidos, e Franois Hennebique, na Frana. No ano de 1870, Ransome passou a administrar uma fbrica de blocos de concreto em So Francisco, e em 1877 comeou a usar armadura nas construes. Em 1884, patenteou um sistema usando barras quadradas torcidas para melhorar a aderncia. Construiu vrios edifcios industriais em Nova Jrsei e Pensilvnia, dos quais a Loja de Mquinas Kelly e Jones um exemplo. Sua obra mais significativa foi o Museu da Universidade de Stanford.

Em 1904, uma variao do sistema de Ransome foi utilizado pela firma de Elzner e Henderson para a construo, em Cincinati, do Edifcio Ingalls, o primeiro arranha-cu de concreto de que se tem notcia, com 16 andares e 63m de altura.

Edifcio Ingalls, Elzner e Henderson.

J Hennebique, um pedreiro de Paris que se tornou construtor, comeou a utilizar o concreto em fins de 1870. Patenteou seu sistema na Frana e na Blgica, utilizando-o em sua maioria para a construo de edifcios industriais, dos quais chegou a fazer 1500 contratos num ano. Alm disso, divulgou o material em diversas conferncias, com a apresentao de sua vasta experincia na rea.

Panteo

J nos tempos modernos, o concreto surgiu novamente no sculo XVIII, na Frana, onde Franois Cointereaux, um pedreiro de Lyon, quis fazer paredes prova de fogo usando argamassa cimentcia combinada com terra batida. Mas foi s em 1824 que Joseph Aspdin, um pedreiro ingls, patenteou um cimento que foi chamado Portland, porque parecia uma pedra encontrada na ilha de Portland, que a utilizao do concreto realmente se disseminou. Aspdin foi o primeiro a usar altas temperaturas para aquecer alumina e slica at a fuso para a obteno do cimento, tcnica at hoje empregada. Inicialmente, o concreto tinha aplicao apenas industrial, no sendo to bem aceito para outros tipos de utilizao quanto o tijolo e a pedra.

1.2-

O concreto armado

A primeira pea de concreto armado de que se tem notcia , na verdade, de argamassa armada: em 1850 Jean-Louis Lambot, um fazendeiro do sudeste da Frana utilizou barras de ferro e tela de arame para armar barcos de argamassa, tcnica cuja utilizao patenteou em 1856, na Frana e na Blgica. Em 1854, William B. Wilkinson, um rebocador de Newcastle-upon-Tyne, construiu um chal de 2 andares utilizando barras de ferro e arame para reforar o piso e o teto, patenteando esse tipo de construo na Inglaterra. Em 1867, Joseph Monier, jardineiro francs de Versalhes, patenteou jardineiras, vigotas e postes para guard-rails. Entre 1850 e 1880, Franois Coignet construiu grandes casas na Inglaterra e na Frana usando ferro redondo como armadura de flexo.

1.Histria da construo de edifcios de concreto

1.1- Origens
O surgimento do concreto foi, claro, condicionado descoberta de um agente aglomerante cimentcio. Dessa forma, pode-se considerar como o incio do concreto o sculo II AC, quando surgiu o primeiro aglomerante conhecido. Era um tipo especial de areia vulcnica chamada pozolana, encontrada apenas na regio sul da Itlia, na baa de Npoles, prximo a Pozzuoli, de onde o nome se originou. Foi bastante usada pelos romanos em sua argamassa, dando origem a diversas construes, das quais a mais antiga de que se tem notcia o Prtico Amlia, construda em 193 AC. A pozolana na verdade uma areia especial, que reage quimicamente com cal e gua, para endurecer formando uma pedra artificial, resistente mesmo quando submersa. Esse material era usado com pedras de diferentes tamanhos, mantendo-as unidas e formando um tipo rudimentar de concreto. Este mesmo material foi usado em pontes, aquedutos e galerias de guas pluviais, mas na verdade guarda pouca semelhana com o concreto atual, e apesar de muito usado na regio entre Roma e Npoles, no encontrado no norte da Itlia nem em nenhum outro lugar do Imprio Romano. No era plstico, e no poderia fluir nas frmas, tendo que ser construdo em camadas, utilizando argamassa amassada mo, juntamente com pedras de diversos tamanhos, e usando tijolos como frmas. Talvez o mais conhecido exemplo dessa tcnica construtiva seja o Panteo, estrutura datada do sculo II DC, onde o concreto ficava inteiramente coberto por tijolos. A compreenso do comportamento mecnico da estrutura j se fazia notar, principalmente na utilizao de agregados de alta densidade nos nveis mais baixos, e de valores de densidade progressivamente menores nas paredes e cobertura, numa clara tentativa de reduzir o peso total da estrutura e melhorar o seu comportamento. O vo livre alcanado foi de 43,282m, valor significativo para a poca. Entretanto, como a pozolana no era disponvel no resto do mundo, a maioria das construes continuou utilizando alvenaria de pedra e tijolos ainda durante muitos sculos.

Anda mungkin juga menyukai