Anda di halaman 1dari 12

A ELEIO INCONDICIONAL. Texto Base: Romanos 9. INTRODUO: y Continuidade srie de mensagens. y Brizolistas convictos. y Futebol Poltica Religio.

io. y Predestinao e Livre Arbtrio. y ARMINIANISMO. y Mostrar o quadro de arminianos e calvinistas. y SALVAO E SUAS OPES: y A) NO SALVA NINGUM. y B) SALVA A TODOS. y C) NO SALVA A NINGUM. y Todos creem em algum tipo de eleio, a diferena acontece em como essa eleio se d. y PREDESTINAO E AS SUAS OPES: y A) DEUS ESCOLHE INCONDICIONALMENTE. y B) DEUS ESCOLHE CONDICIONALMENTE (ele sabe quem o aceitaria e a parti da elege). y I) A ELEIO CONDICIONAL SE BASEIA EM: y A) AMOR E JUSTIA DE DEUS. y Joo 3.16 (no fala nada de quem vai crer). y B) LIBERDADE HUMANA E ONISCIENCIA DIVINA. y 1) No bblico. y Qual a grande questo do arminianismo, eleio condicional no justa nem amorosa. Mas o problema provar sua teoria.

y 2) No contempla alguns srios problemas. y A) Pergunte l ao que est no inferno se ele acha de fato que Deus foi amoroso e justo, ao deix-lo ir pro inferno se ele de fato podia e queria salv-lo. y B) Nenhum arminiano pode consistentemente dizer que Deus previu quem seria salvo e ento pregar que Deus est tentando salvar todos os homens. y Certamente se Deus sabe quem Ele pode salvar ou quem quer ser salvo, ento, quem ousar dizer que Ele est tentando salvar algum mais? y Certamente tolice dizer que Deus est tentando fazer algo que Ele sabe que nunca poder ser realizado. Eu tenho ouvido alguns Sinergistas acusarem aqueles que crem no monergismo de que o Evangelho pregado para os no-eleitos zombaria, visto que Deus no lhes elegeu. y Se h algo vlido nesta objeo, ento ela igualmente se aplica a eles tambm, que pregam para aqueles que Deus sabe que no sero salvos. Deus ordena que o Evangelho seja pregado a todos, se claramente entendemos ou aceitamos Seu motivo no assunto. y B) Nenhum Arminiano pode consistentemente dizer que Deus previu que pecadores se perderiam e ento dizer que no est dentro da vontade de Deus permitir que aqueles pecadores se percam. Porque Ele os criou ento? y Deus poderia ter da mesma forma facilmente Se privado de criar aqueles que Ele sabia que iriam para o Inferno. Ele sabia que eles iriam para o Inferno antes dEle os criar. Visto que Ele foi em frente e os criou com total conhecimento de que eles se perderiam, est evidentemente dentro da providncia de Deus que alguns

pecadores se percam, e Ele evidentemente tem algum propsito nisto, o qual ns seres humanos no podem discernir

completamente. y O Cristo humanista pode reclamar o quanto quiser da verdade que Deus escolheu permitir que alguns homens tivessem como destino final o Inferno, mas esta verdade continua sendo um problema tanto para eles como para qualquer outra pessoa. y C) Nenhum Arminiano pode consistentemente dizer que Deus previu quem seria salvo e ento ensinar que Deus puniu a Cristo com o propsito de redimir cada homem em particular que j viveu. y Certamente deveramos creditar a Deus como tendo tanto senso quanto um ser humano. Que ser humano faria um grande, porm intil e imprestvel sacrifcio? y D) Nenhum Arminiano pode consistentemente dizer que Deus previu quem seria salvo e ento pregar que Deus o Esprito Santo faz tudo o que Ele pode para salvar todos os homens no mundo. y O Esprito Santo estaria desperdiando tempo e esforo para tentar converter um homem que Ele sabe desde o principio que ir para o Inferno. y II) A ELEIO INCONDICONAL. y NO QUE SE BASEIA? y A) NA BBLIA. y B) NA DEPRAVAO TOTAL HUMANA. y RESUMO DAS SEMANAS ANTERIORES. y Vontade escravizada pelo pecado (me matar o filho, ovelha comer um cadver, leo ser vegetariano).

y QUEM ESCOLHE AFINAL? y C) NA SOBERANIA DIVINA. y Em geral tentamos preservar a liberdade humana, mas fundamental entender a importncia da Soberania de Deus. y A liberdade de um Soberano sempre maior do que a liberdade de seus sditos. y Quando falamos de soberania divina, estamos falando da autoridade e do poder de Deus. Todas as outras autoridades, dependem, esto submissas, e existem por conta de uma determinao, ou permisso da autoridade divina. y A ideia de um Deus Soberano, que preordena, ou que permite todas as coisas, e cada uma das coisas, no uma ideia do calvinismo, mas do Cristianismo. y Ex. Rios pro mar, rotao da Terra, leis da gravidade, gua ferver a 100o. y Se uma nica molcula, no estivesse debaixo da soberania de Deus, todo o universo estaria em perigo. y Ex. Air France e uma nica pea da engrenagem (avies e parafusos). y Em nenhum lugar na Bblia, ou no universo vemos Deus, sendo obrigado a respeitar a liberdade do pecador (voc nascer brasileiro, carioca, filhos dos seus pais, etc). O que h de errado com Deus colocar a f regeneradora no corao do homem. y Jeremias 20.7 Persuadiste-me, Senhor, e persuadido fiquei. y Se Deus pode e tem poder de persuadir a todos, por que ele no o faz? Eu no sei. y Somente sei que Ele no obrigado a salvar ningum. Da mesma forma que no obrigado a salvar a todos.

y E se Deus escolheu salvar s alguns e outros no, isso no errado. Ele tem esse direito. y Isso no certo! y Se voc diz que certo, igual, voc est correto. y Deus no trata, e no se obriga a tratar a todos igualmente. y Ex. Caim e Abel; Abrao; Jac e Esa; Israel; Davi e Saul; Pedro e Judas; Paulo e Pilatos. Etc. y Certo = Justia. y INJUSTIA E MISERICORDIA. y Eu posso at desejar que Deus salvasse a todos, mas jamais poderia requerer isso dele. y Deus nunca obrigado a ser misericordioso, seno isso nao seria misericrdia. y ROMANOS 9. y Se Deus tem poder para salvar a todos, e persuadir a todos os cora y CONCLUSO: y A BNAO DA SOBERANIA.

REFERNCIAS BBLICAS: Dt 4:37 -

E, porquanto amou

teus pais, e escolheu a sua descendncia depois deles, te tirou do Egito diante de si, com a sua grande fora.

Dt 7:7-8 -

O SENHOR no tomou prazer em vs, nem

vos escolheu, porque a vossa multido era mais do que a de todos os outros povos, pois vs reis menos em nmero do que todos os povos; Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mo forte e vos resgatou da casa da servido, da mo de Fara, rei do Egito.

Pv 16:4 -

O SENHOR fez todas as coisas para

atender aos seus prprios desgnios, at o mpio para o dia do mal.

Mt 11:25,26 -

Naquele tempo, respondendo Jesus,

disse: Graas te dou, Pai, Senhor do cu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sbios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim,

Pai, porque assim te aprouve

Mt 22:14 -

porque muitos so chamados, mas

poucos escolhidos.

Mc 4:11-12 -

E ele disse-lhes: A vs vos dado

saber os mistrios do reino de Deus, mas aos que esto de fora todas estas coisas se dizem por parbolas, Para que, vendo, vejam, e no percebam; e, ouvindo, ouam, e no entendam; para que no se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.

Jo 6:65 -

E dizia: Por isso eu vos disse que

ningum pode vir a mim, se por meu Pai no lhe for concedido.
Jo 12:39-40 -

Por isso no podiam crer, ento Isaas

disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o corao,

A fim de que no vejam com os olhos, e compreendam no corao, E se convertam, E eu os cure.

Jo 15:16 -

No me escolhestes vs a mim, mas eu

vos escolhi a vs, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

At 13:48 -

E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se,

e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

Rm 2:4 -

Ou desprezas tu as riquezas da sua

benignidade, e pacincia e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Rm 8:29-30 Rm 9:11-12; Rm 9:22-23; Rm 11:5; Rm 11:8-10 Ef 1:4-5; Ef 2:9-10 / 1Ts 1:4 -

Sabendo, amados irmos, que a vossa

eleio de Deus;

1Ts 5:9 -

Porque Deus no nos destinou para a ira,

mas para a aquisio da salvao, por nosso Senhor Jesus Cristo,


2Ts 2:11-13 -

E por isso Deus lhes enviar a

operao do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que no creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqidade. Mas devemos sempre dar graas a Deus por vs, irmos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princpio para a salvao, em santificao do Esprito, e f da verdade;
2Ts 3:2 -

E para que sejamos livres de homens

dissolutos e maus; porque a f no de todos. E para que sejamos livres de homens

2Tm 2:10,19

dissolutos e maus; porque a f no de todos. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que so seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqidade.

1 Pe 2:8 -

Mas vs sois a gerao eleita, o

sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Tt 1:1 -

Paulo, servo de Deus, e apstolo de Jesus

Cristo, segundo a f dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que segundo a piedade, Ns o amamos a ele porque ele nos

1Jo 4:19 -

amou primeiro.

Jd 1:3-4 -

Amados, procurando eu escrever-vos com

toda a diligncia acerca da salvao comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela f que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que j antes estavam escritos para este mesmo juzo, homens mpios, que convertem em dissoluo a graa de Deus, e negam a Deus, nico dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Ap 13:8 -

E adoraram-na todos os que habitam

sobre a terra, esses cujos nomes no esto escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundao do mundo.

Ap 17:8 -

A besta que viste foi e j no , e h de

subir do abismo, e ir perdio; e os que habitam na terra (cujos nomes no esto escritos no livro da vida, desde a fundao do mundo) se admiraro, vendo a besta que era e j no , mas que vir.

7) Calvinistas acreditam na eleio incondicional mas eles no acreditam na salvao incondicional. A no ser que o homem nasa de novo, ele no entrar no Reino dos cus (Joo 3:3). A no ser que ele se arrependa, ele perecer (Lucas 13:3). A no ser que seja convertido, etc todas estas so condies da salvao.

Embora possa no haver um meio-termo real entre a posio calvinista e aquela dos no-calvinistas, ainda assim muitos calvinistas acreditam que os dois lados realmente pregam o Evangelho. Apesar de nossas diferenas em muitos dos detalhes, um homem que prega que Cristo morreu pelos mpios e que a obra foi suficiente para salvar aquele que se arrepende e cr est realmente pregando o Evangelho. Ns nos regozijamos na pregao do Evangelho de John Wesley tanto quanto na de George Whitefield, apesar de (naturalmente) considerarmos Whitefield um telogo melhor.

Anda mungkin juga menyukai