Anda di halaman 1dari 14

Redao

INSTRUES: Leia, com ateno, o tema proposto e elabore a sua Redao, contendo entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas, mas no ultrapasse os limites da Folha de Resposta. Escreva a sua Redao no espao reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de Resposta, usando caneta de tinta azul ou preta. Se desejar, coloque um ttulo, cuja linha ser includa entre o limite recomendado. No utilize letra de forma ou de imprensa. Ser anulada a Redao afastada totalmente do tema; apresentada sob forma de verso; assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique; escrita a lpis, parcial ou totalmente; redigida na Folha de Rascunho; construda sobre forma no articulada textualmente (apenas com nmeros, desenhos, palavras soltas, etc.)

Tema da Redao
I. De consenso, a ideia de pessoa como ser humano encontra-se associada noo de infinito. No decorrer da vida, de forma gradativa, as pessoas tendem a superar as suas dificuldades. medida que exploram as suas potencialidades, desenvolvem habilidades, competncias e uma postura tica e esttica. O homem, na sua essncia, um ser inacabado, num processo contnuo de vir a ser, mediado pelas oportunidades de ter acesso s interaes sociais e ao mundo globalizado.
(PIGATTO, Lizete Maria Mussulini. A educao tica, esttica e inclusiva. Disponvel em: < http://br.monografias.com/trabalhos2/ educacao-fiscal/ educacao-fiscal4.shtml>. Acesso em: 16 set. 2011.)

II.

(WATTERSON, Bill. O melhor de Calvin. Disponvel em: <http://www.google.com.br/search?q=tiras+de+calvin&hl=pt- BR&biw=851&bih= 559&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=5Uf6Tb7MFeHi0QHjvaWaAw&ved=0CCIQsAQ>. Acesso em: 16 jun. 2011.)

Associe as ideias contidas no fragmento em evidncia (I) mensagem passada pelos quadrinhos (II) e, aps uma reflexo sobre a importncia de o ser humano procurar superar as prprias dificuldades, investindo em si mesmo para crescer pessoal e profissionalmente, escreva um texto argumentativo sobre o seguinte recorte temtico: erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstculos; a vontade vence-os. (Alexandre Herculano) OBSERVAES: 1) Lembre-se do ditado popular: Querer poder, isso porque quem quer conseguir algo enfrenta, com coragem, os obstculos que surgem em seu caminho, sem nunca desistir, apesar da luta, muitas vezes, rdua; j o desejar mais analtico e, assim sedo, mais desestimulante e passageiro. Apoie suas ideias em exemplos vivenciados ou do seu conhecimento e em argumentos que deem sustentao defesa que voc est construindo. Utilize a norma culta escrita da lngua portuguesa para compor o seu texto.
Red - 1

2) 3)

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

Portugus
Questes de 1 a 30
Instruo Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.
QUESTO

Questes de 1 a 8
TEXTO: Quem deseja emagrecer, ou fazer reeducao alimentar, j deve ter ouvido falar em acelerar o metabolismo. Essa expresso entrou de vez no dicionrio de nutricionistas, nutrlogos e endocrinologistas, pois uma maneira de tornar o emagrecimento mais estvel e evitar o efeito plat (quando o corpo se acostuma com a perda de peso e comea a no responder mais dieta). As diferenas de metabolismo entre as pessoas explicam por que uma pessoa magra que come muito no engorda nem por decreto. O organismo dessas pessoas tem taxa metablica elevada, ou seja, queima calorias mais rapidamente do que uma pessoa gorda que come a mesma quantidade de calorias diariamente. Por isso que no se deve seguir a dieta da amiga ou do colega e nem acreditar em frmulas milagrosas. Cada pessoa deve encontrar a melhor forma de reeducar a alimentao para manter o peso saudvel e a sade em dia. Segundo a nutricionista Flvia Ramos, no to difcil ajudar o metabolismo a funcionar: Para acelerar o metabolismo, o primeiro passo comer de trs em trs horas. Assim, seu corpo vai recebendo a informao e lembrando que deve trabalhar mais rapidamente. Quem acha que, para emagrecer, deve ficar horas sem comer est totalmente enganado. Comendo pouco e vrias vezes ao dia, os seus hormnios ficam controlados, voc reduz o apetite para a prxima refeio, melhora a digesto, o funcionamento intestinal e ainda queima mais calorias. Os alimentos termognicos, isto , aqueles que produzem mais energia para serem metabolizados do que o nmero real de calorias que eles possuem como, por exemplo, a pimenta, o gengibre, o ch verde, a mostarda, a laranja, a cafena e at a gua gelada ajudam a aumentar o metabolismo, mas somente eles no resolvem a questo. No existem alimentos milagrosos. Na verdade, a alimentao pobre em gorduras (que cansa o metabolismo), rica em fibras (que faz o processo de limpeza), fracionada em at sete refeies e equilibrada que fazem esse efeito, diz ela. Os exerccios fsicos contribuem tambm para o resultado desejado, alm de controlar a presso arterial, prevenir a diabetes, dar a sensao de bem-estar e elevar a disposio da pessoa.

O texto apresenta A) B) C) D) E) um tema relacionado no somente com esttica, mas tambm com sade. uma concepo de vida pautada na indstria da beleza, que rege o mundo moderno. o medo de rejeio social direcionando os atos daqueles que no se aceitam fisicamente. a importncia de nutricionistas, nutrlogos endocrinologistas para os que desejam emagrecer. e

10

o ser humano e sua busca incansvel de recursos capazes de torn-lo mais admirado em todos os sentidos.

QUESTO

Constitui um pensamento defendido pelo autor do texto o indicado em A) O chamado efeito plat no seno o resultado do uso de uma dieta inadequada pelo indivduo que quer emagrecer a todo custo. Uma pessoa magra, cujo organismo possui elevada taxa metablica, invariavelmente, goza de muito mais sade do que uma gorda, porque seu organismo funciona melhor. As pessoas possuem diferentes taxas metablicas e, por isso, as que so gordas precisam ingerir menos alimentos termognicos que as magras, da a ineficcia do uso de dieta de amigos. O nmero de vezes que uma pessoas come por dia e o tipo de alimentos que consome so determinantes da ausncia ou no de doenas, como obesidade, hipertenso, diabetes, dentre outras. O desejo de emagrecer pressupe, por parte dos interessados, a adoo de aes capazes de acelerar o seu metabolismo, o que conduz reeducao alimentar e prtica de exerccios fsicos.

15

B)

20

C)

25

D)

30

E)

QUESTO

35

O texto de Fernando Toscano dialoga com o pensamento de Flvia Ramos, invocado por ele duas vezes, com o objetivo de A) B) C) D) E) combater as ideias que ela veicula como nutricionista. dar suporte s afirmativas que faz a respeito do assunto enfocado. exemplificar um ponto de vista contrrio ao disseminado pelo senso comum. defender a necessidade de controle do peso por parte tanto dos gordos quanto dos magros. diminuir a ansiedade dos que querem emagrecer e no encontram respostas favorveis s suas tentativas.
Port - 2

40

TOSCANO, Fernando. Metabolismo turbinado. Disponvel em: <http:// www.portalbrasil.net/reportagem_metabolismo.htm>. Acesso em: 19 set. 2011. Com cortes.
UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

QUESTO

De acordo com a forma de trabalhar a linguagem e, sobretudo, suas funes sociocomunicativas, o discurso pode se caracterizar como informativo ou persuasivo. Pelas caractersticas do texto em estudo, pode-se classific-lo como predominantemente A) B) C) informativo-instrucional, por combinar, na informao passada, definio e operacionalizao. persuasivo de cunho autoritrio, por advir do poder de uma autoridade que delibera sobre certo assunto. informativo de cunho cientfico, uma vez que est respaldado por afirmativas defendidas pela observao de estudiosos do assunto. persuasivo de carter polmico, pelo alto grau de tenso que encerra e pela conduo dos argumentos que levam o leitor a uma nica concluso. informativo de fundo jornalstico, j que busca informar ao leitor uma realidade, de maneira objetiva e numa linguagem mais uniforme, esclarecendo-a, com iseno de opinio do autor que, s vezes, chega at a dribl-la.

Segundo a nutricionista Flvia Ramos, no to difcil ajudar o metabolismo a funcionar (l. 19-20) Sobre a frase em evidncia, est sem suporte gramatical a afirmativa referente ao termo transcrito em A) B) C) D) E) Segundo est usado com valor prepositivo. Flvia Ramos um aposto de especificao. difcil um predicativo do sujeito oracional. ajudar faz parte de uma orao que exerce funo subjetiva. a funcionar no admite desdobramento, j que faz locuo com ajudar.

D)

QUESTO

So acentuadas pela mesma razo as palavras A) B) C) D) E) dicionrio (l. 3) e estvel (l. 5). saudvel (l. 17) e vrias (l. 25). sade (l. 17) e cafena (l. 34). difcil (l. 20) e exerccios (l. 41). ch (l. 33) e gua (l. 34).

E)

QUESTO

A alternativa em que a informao dada corresponde ao real sentido do termo transcrito, no contexto em que ele se encontra, a A) B) C) D) E) de vez (l. 3) equivale a rapidamente (l. 12). mais (l. 5) expressa a mesma ideia que mais (l. 7). ou seja (l. 11) indica retificao do que foi dito anteriormente, que (l. 14) denota realce, podendo, pois, ser retirado da frase sem prejuzos. isto (l. 30) exprime uma ideia que diverge da transmitida por como (l. 33).

Questes 9 e 10
TEXTO:

QUESTO

Sobre os aspectos lingusticos do texto e seus efeitos de sentido, correto afirmar: A) A orao ou fazer reeducao alimentar (l. 1-2), introduzida pelo conectivo ou, estabelece uma relao de excluso com a que inicia o texto, indicando outra finalidade, dentre tantas, a que se destina a acelerao do metabolismo de uma pessoa. O fragmento quando o corpo se acostuma com a perda de peso (l. 6-7) encerra uma prosopopeia, sinalizando a luta incessante dos que desejam emagrecer. A expresso nem por decreto (l. 10) potencializa o papel de taxa metablica elevada (l. 11), mostrando que nem a fora de uma lei seria capaz de determinar o resultado esperado da ao referida. A declarao Comendo pouco e vrias vezes ao dia (l. 25-26) admite a releitura medida que voc come pouco e vrias vezes por dia, sinalizando a concesso feita diante da ocorrncia dos fatos posteriores. O trecho mas somente eles no resolvem a questo. (l. 35-36) constitui uma oposio ao que foi antes enunciado, insinuando que inexiste correspondncia entre teoria e prtica.
5 NOVIDADES para deixar voc de boca aberta. Disponvel em: <http:// www.google.com.br/search?q=an%C3%BAncios+hl=pt-BR&biw=851 &bih=559&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=BR&biw=851 &bih=559&prmd= ivns&tbm=isch&tbo=u&source=utM4m4twf_rshh& ved=0CCUQsAQ>. Acesso em: 22 set.. 2011.
QUESTO

B)

C)

Sobre a pea publicitria em destaque, verdadeiro o que se afirma em A) B) C) D) E) Utiliza um nico cdigo no processo de comunicao. Divulga a marca na fora irresistvel dos produtos anunciados. Objetiva o consumo das cinco novidades atravs de aes imperativas. Enfatiza as condies poucos comuns das novidades que torna pblicas. Ensina como devem ser consumidos os novos produtos chegados ao mercados.
Port - 3

D)

E)

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

10

A afirmativa incompatvel com esse anncio publicitrio a indicada na alternativa A) B) A boca aberta representa o efeito, no ser humano, dos produtos anunciados na frase inicial. A expresso de boca aberta sugere duas ideias: a de espera para degustar as novidades anunciadas e a de encantamento. A sequncia Fechada. Aberta. Fechada. Aberta. Fechada. Aberta. sugere o ato da mastigao e deglutio. A marca Lacta, no canto esquerdo da propaganda, assume, no contexto, um papel meramente decorativo. Os produtos que aparecem embaixo e junto ao queixo da figura humana representam as 5 novidades antes referidas.

dos animais do terceiro grupo eram at 50% mais eficientes no combate s clulas tumorais do que as dos outros ratos.
BATISTA JR., Joo. No esprito da cura. Veja, So Paulo:Abril, ed. 2235, ano 44, n. 38, p. 84-86, 21 set. 2011.
QUESTO

11

A leitura do texto permite concluir: A) A f tem movido o homem carente de apoio, o que no significa que ele tenha conseguido, de fato, refrear o seu processo de adoecimento. Alguns valores mudaram do ponto de vista mdico nos ltimos anos, mas nem por isso se pode esperar algum sinal de eficincia e eficcia das prticas realizadas pela medicina integrativa. A eficincia demonstrada pelas clulas de defesa dos ratos do terceiro grupo submetidos imposio das mos, do ponto de vista cientfico, necessita no s de comprovao, mas tambm de explicao. A melhora do enfermo em decorrncia do apoio da chamada medicina integrativa nada mais representa do que um processo de sugesto do doente, que anseia pelo restabelecimento de sua sade a qualquer custo. A mudana de atitude dos mdicos com relao aceitabilidade de prticas complementares ao tratamento tradicional de pacientes oncolgicos representa um avano no reconhecimento das potencialidades do corpo e do esprito.

C) D) E)

B)

Questes de 11 a 18
TEXTO: No Brasil, 80% dos pacientes oncolgicos, em complemento aos tratamentos oferecidos pela medicina tradicional, recorrem a terapias no convencionais com frequncia ligadas a algum tipo de crena espiritual. Padres, rabinos, mdiuns sempre entraram e saram dos hospitais pela porta dos fundos, diz o mestre de reiki Plnio Cutait, coordenador do departamento de Cuidados Integrativos do Hospital Srio-Libans. S recentemente a medicina passou a reconhecer a existncia de tais prticas. H trs anos, Cutait lidera uma equipe multidisciplinar que aplica tcnicas, at pouco tempo atrs, nunca vistas no ambiente hospitalar: massagens, meditao e quiropraxia, entre outras. Trabalho semelhante realizado, h cinco anos, pelo mdico Paulo de Tarso Lima, no setor de oncologia do Hospital Albert Einstein, tambm em So Paulo. Conhecida como medicina integrativa, essa filosofia ganhou corpo nos Estados Unidos h vinte anos. Em 1991, o mdico Brian Berman inaugurou o primeiro centro de medicina integrativa. Hoje, as 42 clnicas do tipo no pas movimentam cerca de 30 bilhes de dlares anuais. Alguns desses centros esto ligados a instituies conceituadas, como as universidades Harvard, Yale e da Califrnia, a Clnica Mayo e os hospitais Johns Hopkins e MD Anderson. Para que uma terapia complementar possa ser indicada, alm de se mostrar segura, ela no pode, de forma alguma, comprometer o tratamento formal, disse a VEJA o clnico geral Amit Sood, do centro de Medicina Interativa da Clnica Mayo. Para a sua dissertao de mestrado, o bilogo Ricardo Monezi, pesquisador de medicina comportamental na Universidade Federal de So Paulo, testou a influncia da imposio de mos (tcnica usada tanto no reiki como em passes espritas) em ratos com cncer. As sessenta cobaias foram separadas em trs grupos. As do primeiro no receberam nenhum tratamento. As do segundo ficaram cobertas por um par de luvas com a temperatura semelhante do corpo humano por quinze minutos. E as do terceiro foram submetidas imposio de mos. Monezi observou que as clulas de defesa

C)

D)

E)

10

QUESTO

12

Inexiste correspondncia entre o fragmento transcrito e o que dele se afirma na alternativa A) Padres, rabinos, mdiuns sempre entraram e saram dos hospitais pela porta dos fundos (l. 5-6) sinaliza uma atitude preconceituosa em relao crena de pacientes ou de seus familiares. H trs anos, Cutait lidera uma equipe multidisciplinar que aplica tcnicas, at pouco tempo atrs, nunca vistas no ambiente hospitalar: massagens, meditao e quiropraxia, entre outras. (l. 11-14) , nada mais, nada menos, uma forma de as instituies de sade do Brasil, mesmo sem dar credibilidade a essas prticas, ficarem em consonncia com os pases mais avanados. Conhecida como medicina integrativa, essa filosofia ganhou corpo nos Estados Unidos h vinte anos. (l. 18-19) mostra que o desenvolvimento sociocultural e econmico de um pas facilitador de um olhar mais abrangente sobre a problemtica humana. Para que uma terapia complementar possa ser indicada, alm de se mostrar segura, ela no pode, de forma alguma, comprometer o tratamento formal (l. 26-29) revela a responsabilidade dos que praticam a chamada medicina integrativa. o bilogo Ricardo Monezi, pesquisador de medicina comportamental na Universidade Federal de So Paulo, testou a influncia da imposio de mos (tcnica usada tanto no reiki como em passes espritas) em ratos com cncer. (l. 31-35) revela que no foi toa que os hospitais passaram a no mais rejeitar o que constitui, no mnimo, uma contribuio para a melhora do estado de esprito do doente.
Port - 4

15

B)

20

25

C)

30

D)

E)

35

40

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

13

D)

A linguagem do texto A) B) articulada linearmente, buscando a fidelidade do fatos e a relao de causa e efeito existente entre eles. mesclada com expresses conotativas em alguns trechos, j que ressignifica alguns termos caractersticos da linguagem mdica. usada para explicar a si mesma, demonstrando a preocupao do enunciador do discurso em se fazer entender por todos os leitores. subjetiva em sua essncia, diante do papel assumido pelo autor do texto, revelando seu ponto de vista e suas emoes sobre a matria apresentada. objetiva, visto que aparece explicitamente marcada pela ausncia do locutor, que se prende ao relato dos fatos, apresentando, s vezes, algumas declaraes de outros enunciadores sobre o assunto enfocado. E)

Os dois-pontos que aparecem aps a palavra hospitalar (l. 13) garantem a elipse de um termo que pode ser facilmente recuperado. Os parnteses que isolam tcnica usada tanto no reiki como em passes espritas (l. 34-35) podem ser eliminados, sem que seja necessrio o uso de qualquer outra pontuao e sem prejuzo de natureza gramatical.

QUESTO

17

C)

A respeito do processo de formao das palavras, verdadeiro o que se afirma sobre o vocbulo transcrito em A) B) C) D) E) Srio-Libans (l. 8) um composto por aglutinao. multidisciplinar (l. 12) derivada por prefixao e sufixao. quiropraxia (l. 14) formada por derivao imprpria. formal (l. 29) deriva-se por parassntese. usada (l. 34) formou-se por derivao regressiva.

D)

E)

QUESTO

18

QUESTO

14

Quanto aos elementos lingusticos que compem o texto, correto afirmar: A) B) C) D) E) O articulador pela (l. 2) tem, no contexto, a mesma funo que pela (l. 6). O pronome algum (l. 4) determina o substantivo tipo (l. 4). O termo at (l. 12) um marcador de limite temporal. A palavra como (l. 24) denota a mesma ideia que como (l. 35). A locuo alm de (l. 27) expressa restrio.

O acento indicador de crase fuso de dois sons idnticos no fragmento eram at 50% mais eficientes no combate s clulas tumorais (l. 42-43) ocorre pela mesma razo na frase indicada em A) B) C) D) E) s duas horas, a palestra foi iniciada, conforme o previsto. Ser que aquele mdico saberia fazer um texto Machado de Assis? O pesquisador novamente precisou voltar Universidade Federal de So Paulo. O amor cincia move estudiosos na busca de resultados satisfatrios para a cura de doenas. As cobaias usadas na pesquisa de Monezi, s vezes, eram submetidas a muitos testes por semana.

QUESTO

15

Tem comprovao o que se afirma na alternativa A) O termo aos tratamentos oferecidos pela medicina tradicional (l. 2-3) paciente da ao nominal expressa pelo substantivo complemento (l. 2). A forma verbal recorrem (l. 3) apresenta-se com a mesma regncia que testou (l. 33). A expresso o clnico geral Amit Sood (l. 29-30) complementa o sentido de disse (l. 29). A locuo de mos (l. 34) restringe o sentido de imposio (l. 34). Os vocbulos As (l. 35) e As (l. 36) individualizam um nome.

Questes de 19 a 21
TEXTO:

B) C) D) E)

QUESTO

16

Sobre os sinais de pontuao usados no texto, verdadeiro o que se afirma em A) O travesso que aparece depois de convencionais (l. 3) pode ser substitudo por dois-pontos sem comprometer o contexto. As aspas existentes antes e depois da frase Padres, rabinos, mdiuns sempre entraram e saram dos hospitais pela porta dos fundos (l. 5-6) destacam uma enumerao. A vrgula que separa o termo coordenador do departamento de Cuidados Integrativos do Hospital Srio-Libans. (l. 7-8) facultativa.

REINALDO. Valores humanos. In: Chiclete com banana. n. 17. 2. ed. So Paulo: Circo Sampa. 1992, p. 30. Disponvel em: <http:// ialexandria.sites. uol.com.br/charges/comuns/027ch.htm >. Acesso em: 24 set. 2011.
QUESTO

19

A leitura da charge leva ao pressuposto de que, hoje em dia, o ser humano A) B) C) D) E) passou a assumir um valor mercantilista. procura viver em funo de seus semelhantes. se preocupa com a paz social, lutando sempre por ela. tem seu valor atrelado sua atuao em favor do outro. respeitado e considerado se preservar os valores humanos.
Port - 5

B)

C)

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

20

O texto revela A) B) C) D) E) a confirmao do adgio popular: Cada cabea um mundo. a amizade como o meio seguro para a compreenso humana. um exemplo de perfeita harmonia de ideias entre amigos. o dilogo como uma forma de crescimento pessoal. a vida como um constante aprendizado.

QUESTO

21

No que se refere forma verbal destacada em cada fragmento transcrito, est correto o que se afirma em A) B) C) D) E) Eu me preocupo muito com os valores humanos., nesse caso, pode ser entendida como fico apreensivo. Cada homem tem seu preo... introduz, no singular, a verdadeira acepo de valores na expresso usada antes. E o meu vai aumentar, embora no constitua, nesse contexto, uma locuo verbal, expressa um fato provvel. que vem faz parte de uma orao que modifica o substantivo semana, exprimindo ideia de tempo. Aproveitem! forma uma orao imperativa, indicando uma ordem.

QUESTO

22

A alternativa em que h correspondncia entre o fragmento transcrito e a ideia por ele expressa, no contexto da obra O cidado de Papel, de Gilberto Dimenstein, A) B) Apesar das impressionantes revelaes, pesquisas de opinio pblica mostram que a maioria dos brasileiros est insensvel violncia contra a criana carente. Realidade vista de uma forma comprovadamente distorcida. Paz social significa poder andar nas ruas sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num pas civilizado no existe pivete. Existem crianas desenvolvendo suas potencialidades. Concepo de mundo baseada no preconceito contra o menor
abandonado.

C) D)

E)

rotineiro usar-se a expresso vontade poltica, muito comum nos discursos dos polticos. Indica quando um governante tem uma prioridade de verdade e no apenas de palanque. Dicotomia marcando o discurso poltico. Cada vez mais a falta de instruo dificulta a vida das pessoas. [...] Com o avano tecnolgico, exige-se um trabalhador que raciocine, tome decises e avalie a qualidade do produto. Ele precisa saber manejar sofisticadas mquinas computadorizadas. Taxa de desemprego decorrente da falta de instruo do trabalhador brasileiro. A democracia o regime que garante a liberdade de todos escolherem seus governantes. Mas s existe liberdade quando se pode optar. E s existe opo quando existe informao. A capacidade de um analfabeto ter informao muito limitada.
Combate democracia como forma de governo.

Questes 23 e 24
I. O mulungu do bebedouro cobria-se de arribaes. Mal sinal, provavelmente o serto ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas rvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor no havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraas. O sol chupava os poos. E aquelas excomungadas levavam o resto da gua, queriam matar o gado. Sinha Vitria falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. [...] Fabiano estirou o beio e enrugou mais a testa suada: impossvel compreender a inteno da mulher. No atinava. Um bicho to pequeno! Achou a coisa obscura e desistiu de aprofund-la. Entrou em casa, trouxe o ai, preparou um cigarro, bateu com o fuzil nas pedras, chupou uma tragada longa. Espiou os quatro cantos, ficou alguns minutos voltado para o norte, coando o queixo. Chi! Que fim de mundo! No permaneceria ali por muito tempo. No silncio comprido s se ouvia um rumor de asas.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 35. ed. So Paulo: Record; Martins, 1976. p. 115-116.

II. Quando oiei a terra ardendo Qual a fogueira de So Joo Eu perguntei a Deus do cu, ai, Por que tamanha judiao. Eu perguntei a Deus do cu, ai, Por que tamanha judiao. Que braseiro, que fornaia Nem um p de prantao Por farta dgua perdi meu gado Morreu de sede meu alazo. Por farta dgua perdi meu gado Morreu de sede meu alazo. Int mesmo a asa branca Bateu asas do serto, Intonce eu disse, adeus Rosinha, Guarda contigo meu corao.
GONZAGA, Luiz; TEIXEIRA, Humberto. Asa Branca. Disponvel em:< http://luiz-gonzaga.musicas.mus.br/letras/47081/>. Acesso em: 25 set. 2011.

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

Port - 6

QUESTO

23

QUESTO

26

Identifique com V os itens comuns aos dois textos e com F, os demais. ( ) Absteno das chuvas e inclemncia do Sol. ( ) Misria humana retratada atravs do meio fsico. ( ) Indivduos embrutecidos e insensveis prpria sorte. ( ) Aves competindo com o homem na luta pela sobrevivncia. ( ) Fuga como sada ante o imperativo do meio hostil em que se vive. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) V V F F V D) F V F V F B) V V F F F E) V V V V V C) F F V V V
QUESTO

24

O texto I, de Graciliano Ramos, inserido na totalidade da obra, deixa sem suporte o que se afirma em A) O personagem Fabiano, produto do meio em que vive, tem dificuldades de raciocnio, embora demonstre autocensura de seus atos. B) As arribaes, no obstante serem excomungadas por Fabiano, contraditoriamente, servem de alimento para a fuga que ele e a famlia esto, mais uma vez, prestes a iniciar. C) A narrativa demonstra uma preocupao do narrador, que se configura um desejo incontido de revelar o carter humano, o que se traduz interesse pela sorte de seus semelhantes. D) O destino cego e fatalista dos personagens centrais dessa histria narrado por meio de uma linguagem marcada, aqui e ali, por trechos reveladores do sentimento de intensa piedade do autor pela misria humana. E) Sinha Vitria vista pelo marido como uma pessoa, alm de inteligente, portadora de dotes fsicos, apesar dos pesares, j que, certa vez, chegou a elogiar-lhe as pernas grossas, as ndegas volumosas e os peitos cheios.
QUESTO

Aguiar veio receber-me porta da sala eu diria que com uma inteno de abrao, se pudesse hav-la entre ns e em tal lugar, mas a mo fez esse ofcio, apertando a minha efusivamente. homem de sessenta anos feitos (ela tem cinquenta), o corpo antes cheio que magro, gil, ameno e risonho. Levou-me mulher, a um lado da sala, onde ela conversava com duas amigas. No era nova para mim a graa da boa velha, mas desta vez o motivo da visita e o teor do meu cumprimento davam-lhe expresso do rosto algo que tolera bem a classificao de radiante. Estendeu-me a mo, ouviu-me e inclinou a cabea, olhando de relance para o marido. Senti-me objeto dos cuidados de ambos. Rita chegou pouco depois de mim; vieram vindo outros homens e senhoras, todos de mim conhecidos, e vi que eram familiares da casa. Em meio da conversao, ouvi esta palavra inesperada a uma senhora, que dizia outra: No v Fidlia ter ficado pior. Ela vem? Perguntou a outra. Mandou dizer que vinha; est melhor, mas talvez lhe faa mal. [...] Fidlia e o tio foram os ltimos chegados, mas chegaram. O alvoroo com que D. Carmo a recebeu mostrava bem a alegria de a ver ali, apenas convalescida, e apesar do risco de voltar noite. O prazer de ambas foi grande.
ASSIS, Machado de. Memorial de ires. So Paulo: Cultrix, 1961. p. 7.

Sobre o fragmento, inserido na obra, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O fato de ter sido recebido por Aguiar e sua esposa, D. Carmo, naquela ocasio, deveu-se a um jantar de comemorao das bodas de prata do casal. ( ) O casal Aguiar, que no tivera filhos, constitui o ncleo principal da narrativa feita pelo conselheiro ires, h um ano chegado da Europa, na condio de diplomata aposentado. ( ) D. Carmo, como se observa no fragmento em destaque, devota um carinho especial por Fidlia, cuja convalescncia referida no fragmento se devia a uma nefralgia, mal que a acometia costumeiramente. ( ) Fidlia havia enviuvado e, quando Tristo uma espcie de filho adotivo do casal Aguiar, pelas constantes viagens dos pais biolgicos volta de Lisboa, onde fora estudar medicina, por ela se apaixona e com ela se casa deixando os pais adotivos em completa solido, pois retorna a Lisboa com a esposa. ( ) Todo o relato feito em estilo extremamente sbrio por um narrador que no onisciente marcado por um tom melanclico, embora fique claro, no final do livro, quanto a Tristo e Fidlia, que a juventude merece aproveitar as oportunidades da vida, enfim, merece conhecer o amor e ser feliz. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a A) B) C) VVVVV VFVFF FFVVF
Port - 7

25

O cancioneiro popular brasileiro tambm lembra fatos histricos, como o fez Francisco J. C. Dantas em seu livro Os Desvalidos, que, como prprio ttulo sugere, narra os infortnios de seus personagens, igualados pela mesma sina. Assim sendo, um dos eixos que movem a narrativa de Os Desvalidos est presente nos versos de Luiz Gonzaga transcritos na narrativa A) Traz o jegue no lombo a cruz da morte/ O sinal do Menino de Belm/ Jesus Cristo quis visitar Jerusalm/ O jumento serviu-lhe de transporte. B) Olha a pisada, tum, tum, tum , tum/ Olha a pisada/ De Lampio.// Em Pernambuco ele nasceu/ L no Sergipe/ ele morreu/ O seu reinado a ningum deu... C) Antigamente/ O caf num dava preo/ Isso era no comeo/ No Brasil do Imperador/ Mas hoje em dia/ T na moeda, nosso fraco/ Int mesmo o puxa-saco/ Hoje puxa-cuad. D) A cheia de 24/ Doutor, no foi brincadeira/ Na correnteza das guas/ Descia a famlia inteira/ Quase no sobra vivente/ Para contar a histria/ Assim falava mame/ Aquela santa senhora. E) Mas parece que h um qu/ as leis inleitor/ Quando no conhece o abc/ Ser que pode vot?// Porque se puder/Porque se puder/ A meu patro,/ Se puder, atolo p/ E voto, meu patro/ Eu voto.
UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

D) F V F V V E) V F F F V

QUESTO

27
Epigrama n. 2

Questes 29 e 30
TEXTO:
Marieta

s precria e veloz, Felicidade. Custas a vir e, quando vens, no te demoras. Foste tu que ensinaste aos homens que havia tempo, e, para te medir, se inventaram as horas. Felicidade, s coisa estranha e dolorosa: Fizeste para sempre a vida ficar triste: Porque um dia se v que as horas todas passam, e um tempo despovoado e profundo persiste.
MEIRELES, Ceclia. Epigrama n. 2. Disponvel em: <http:// pensador.uol.com.br/cecilia_meireles_poemas/>. Acesso em: 27 set. 2011.

Como o gnio da noite, que desata o vu de rendas sobre a espada nua, ela solta os cabelos... bate a lua nas alvas dobras de um lenol de prata. O seio virginal que a mo recata, embalde o prende a mo... cresce, flutua... Sonha a moa ao relento... Alm na rua preludia um violo na serenata. Furtivos passos morrem no lajedo... Resvala a escada do balco discreta... matam lbios os beijos em segredo... Afoga-me os suspiros, Marieta! Oh surpresa! Oh! Palor! Oh! Pranto! Oh! Medo! Ai! Noites de Romeu e Julieta!...
ALVES, Castro. Marieta. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/ literatura/castro-alvespoeta-dos-escravos.htm>. Acesso em: 27 set. 2011.
QUESTO

Os versos de Ceclia Meireles retomam o tema do Barroco indicado na alternativa A) B) C) D) E) Defesa do carpe diem. Efemeridade das coisas. Fugacidade do tempo. Conflito espiritual. Conceptismo.

29

QUESTO

28
Crcere das almas

Sobre esses versos de Castro Alves, correto afirmar: A) B) C) Insinuam o perigo que pode representar para um homem enamorado uma mulher bonita, numa noite enluarada. Falam da valorizao da mulher que, apesar de despertar o desejo masculino, permanece distante e intocvel. Trabalham com o entrelaamento da ternura e da sensualidade no plano imaginrio, destacando o papel da natureza na atuao dos seres enamorados. D) Apresentam um jogo de seduo amorosa, embora a mulher continue sem se entregar aos encantos e s sensaes que seu admirador lhe despertam. E) Fogem aos padres estticos das primeiras geraes romnticas, apresentando a figura feminina envolta em uma urea de sensualidade, permitindo, inclusive, o contato fsico.
QUESTO

Ah! Toda a alma num crcere anda presa, Soluando nas trevas, entre as grades Do calabouo olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza. Tudo se veste de uma igual grandeza Quando a alma entre grilhes as liberdades Sonha e, sonhando, as imortalidades Rasga no etreo o Espao da Pureza. almas presas, mudas e fechadas Nas prises colossais e abandonadas, Da Dor no calabouo, atroz, funreo! Nesses silncios solitrios, graves, que chaveiro do Cu possui as chaves para abrir-vos as portas do Mistrio?!
SOUZA, Cruz e. Crcere das almas. Obra completa. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, i961. p. 185.

30

O texto apresenta-se notadamente marcado A) pelo ilogismo. pelo senso de mistrio. pelo gosto do pitoresco. por impresses sensoriais. pela aspirao por um mundo diferente.

A caracterstica que est ausente do texto em anlise a indicada em A) B) C) D) E) Concepo mstica da vida. nfase na imaginao e na fantasia. Linguagem ornada, extica, potica e sugestiva. Busca da sublimao atravs da libertao da alma. Interesse maior pelo particular/individual que pelo geral/ universal.
UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

B) C) D) E)

* * *

Port - 8

Matemtica
Questes de 31 a 50
Instruo Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Questes de 31 a 35
Volume migratrio alto em Sergipe
O fluxo migratrio no Estado vem caindo nas ltimas trs dcadas. Entre os anos setenta e oitenta, 103.133 pessoas deixaram Sergipe, enquanto 73 mil entraram em solo sergipano. J em 2008, 139 mil cidados trocaram Sergipe por outros Estados e 128.331 optaram por morar em alguma cidade sergipana. O crescimento econmico e a industrializao favoreceram reduo do saldo migratrio. [...] [...] A parcela da populao que mais migra em Sergipe o jovem entre 18 e 29 anos de idade. O gegrafo, que estuda o movimento da populao em Sergipe, disse que eles saem em busca de melhores condies de trabalho e de vida. Saem, principalmente, do interior do Estado, onde as perspectivas de trabalho so menores, falou. Os baianos so a maioria entre os migrantes que deixam o seu Estado para morar em Sergipe. Na dcada de noventa, 37 mil baianos se mudaram para Sergipe. Em seguida, aparecem os alagoanos com 27 mil e em terceiro os de So Paulo. J o destino preferido do sergipano ainda So Paulo. Na dcada de noventa, 47 mil pessoas deixaram suas residncias em Sergipe para morar em So Paulo. J o destino Bahia foi a opo de 30 mil sergipanos. importante ressaltar que est includa a a migrao de retorno, ou seja, sergipanos que deixaram o Estado e depois decidiram retornar, disse o professor. (VOLUME..., 2008).
QUESTO

31

Considerando-se que os nmeros apresentados no texto, referentes ao fluxo migratrio no Estado de Sergipe na dcada de setenta e em 2008, sejam iguais, nessa ordem, ao primeiro e ao terceiro termos de uma progresso aritmtica, pode-se afirmar que o quarto termo dessa progresso A) B) 937 938 C) 939 D) 940 E) 941

QUESTO

32

Considerando-se que a taxa de migrao de retorno no Estado de Sergipe seja de 25%, pode-se afirmar que do total de sergipanos que deixaram o Estado, ao longo da dcada de noventa, para morar em So Paulo ou na Bahia, retorna para Sergipe um nmero igual a A) B) 16550 17650 C) 18750 D) 19250 E) 20450

QUESTO

33

De uma pesquisa realizada pelo Ministrio da Integrao Nacional com 2200 sergipanos, pde-se concluir que, precisamente, 816 dos alm de 602 dos 206 dos entrevistados j moraram em algum Estado da Regio Nordeste do Brasil, Sergipe; entrevistados j moraram em algum Estado da Regio Sudeste do Brasil; entrevistados j moraram em Estados das duas regies, alm de Sergipe.

De acordo com esses dados, o nmero de pessoas entrevistadas que nunca moraram em estados dessas duas regies, alm de Sergipe, igual a A) B) 762 976 C) 988 D) 994 E) 1002

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

Mat - 9

QUESTO

34

Em um grupo de vinte jovens sergipanos, residentes em Aracaju, apenas dois so menores de idade, um com 16 anos e outro com 17 anos, e os trs mais velhos tm exatamente 30 anos, a conversa sobre a possibilidade de sair do Estado em busca de novas oportunidades de trabalho. Sabe-se, ainda, que a mdia das idades do grupo de 23,7 anos. Nessas condies, a mdia, em anos, das idades dos jovens desse grupo que faz parte da faixa da populao sergipana que mais migra igual a A) B) 23,0 23,1 C) 23,2 D) 23,3 E) 23,4

QUESTO

35

Sabe-se que a probabilidade de um jovem sergipano, da parcela da populao que mais migra, sair do Estado o triplo da de permanecer. Nessas condies, escolhendo-se ao acaso cinco jovens sergipanos dessa parcela da populao, a probabilidade de, exatamente, trs sarem do Estado de A) B) C) D) E)

Questes de 36 a 38
Eucalipto boa alternativa de reflorestamento Reflorestar significa replantar rvores em reas anteriormente ocupadas por florestas e outras formaes vegetais. Uma rea devastada pode ser reflorestada com espcies nativas, que vo restituir a riqueza e a biodiversidade da floresta original, realizada a partir de um levantamento das espcies caractersticas que a constituam anteriormente. O reflorestamento tambm pode ser realizado com espcies de crescimento rpido, como eucaliptos e pinheiros, por exemplo. Em Sergipe, a Fazenda Campo Belo localizada no povoado Duro, em Itaporanga DAjuda a nica que trabalha com reflorestamento feito por eucaliptos. H quatro anos, o proprietrio Antnio Carlos de Oliveira, 62 anos, teve a ideia de se dedicar silvicultura implantao de florestas. Hoje, 90% dos 475 hectares de terra so ocupados por vastas avenidas de eucalipto. O restante da rea pertence Mata Serra Grande, uma reserva legal que fao questo de preservar com unhas e dentes, destaca Antnio Carlos.[...] (EUCALIPTO..., 2011).
QUESTO

36
2

Sabe-se que 1 hectare equivale a 1hm . Nessas condies, pode-se afirmar que a rea da Fazenda Campo Belo, reflorestada 2 por eucaliptos, em m , corresponde a 3 A) 4,275 . 10 B) C) D) E) 4,275 . 10 5 4,275 . 10
4

4,275 . 10 7 4,275 . 10
6

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

Mat - 10

QUESTO

37
e em funo do tempo t .

Sabe-se que o nmero y de ps de eucalipto plantados em uma regio, em funo da rea x reflorestada, em metro quadrado, dada por

decorrido, em hora, para a preparao da terra, e a plantao y =

Considerando-se que um dia de trabalho corresponde a uma jornada de 8 horas, pode-se afirmar que o tempo t, em dias, gasto na Fazenda Campo Belo, para a preparao da terra e a plantao de eucalipto, foi de aproximadamente A) B) 212 214 C) 216 D) 218 E) 220

QUESTO

38
3

Sabe-se que, com 4m de madeira de eucalipto, possvel obter 1 tonelada de celulose. Considere-se que o tronco de um eucalipto seja um cilindro reto, com raio da base de 10cm e altura de 6m. Nessas condies, o nmero mnimo de troncos de eucalipto que seriam necessrios para produzir uma tonelada de celulose seria igual a A) B) 16 19 C) 22 D) 25 Obras contra enchentes em Maruim esto avanadas O projeto contempla a correo do traado do rio Ganhamoroba Dando prosseguimento s obras em Maruim, municpio a 30km de Aracaju, o Governo de Sergipe, atravs da Secretaria do Estado da Infraestrutura (Seinfra), avana com a execuo dos trabalhos de preveno de enchentes e alagamentos na cidade. O projeto contempla a correo do traado do rio Ganhamoroba, a dragagem de todo o seu esturio, a construo do gabio muro de conteno na rea de zona urbana, e a reabertura de canais nos bairros So Jos e Lachez, alm da construo de uma ponte neste ltimo. Essa nova ponte ter 31 metros de comprimento por 13 metros de largura, estando 3,20m acima do nvel do calamento da rua. Segundo o secretrio da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte antiga dificulta passagem do rio, o que contribui e muito para os alagamentos no local. Ela muito pequena e no comporta a vazo do rio em pocas de chuva. Com apenas 12 metros de comprimento, estrangula a passagem das guas, explica. (OBRAS..., 2011).
QUESTO

E) 28

Questes de 39 a 42

39

possvel avaliar a extenso de uma enchente medindo quando o nvel da gua do rio est acima de seu nvel mdio. O medidor desse nvel consiste de uma barra graduada, em metros, perpendicular superfcie do rio. A graduao zero corresponde ao nvel mdio do rio; as graduaes positivas correspondem a alturas acima do nvel mdio; e as negativas, a alturas abaixo do nvel mdio. Em certo ano, o nvel da gua pode ser representado pela funo f(t) = t 9t 9t + 81, em que f(t) representa o nvel da gua, em centmetros, e t representa o tempo, em ms, 1 t 12.
3 2

Nessas condies, pode-se afirmar que os meses desse ano, nos quais o nvel da gua do rio esteve em seu valor mdio, foram A) B) C) maro e setembro. maro e novembro. maio e dezembro. D) abril e setembro. E) abril e maio.
Mat - 11

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

40

O nmero de anagramas distintos que se pode formar com as letras da palavra MARUIM, usando as vogais em ordem alfabtica, igual a A) B) 36 60 C) 72 D) 120 E) 180

QUESTO

41

A frase Ela muito pequena e no comporta a vazo do rio em pocas de chuva, pode ser associada negao lgica da proposio: A) B) C) D) E) Ela no muito pequena ou no comporta a vazo do rio em pocas de chuva. Ela muito pequena ou comporta a vazo do rio em pocas de chuva. Ela muito pequena se, e somente se, no comporta a vazo do rio em pocas de chuva. Se ela muito pequena, ento no comporta a vazo do rio em pocas de chuva. Se ela muito pequena, ento comporta a vazo do rio em pocas de chuva.

QUESTO

42

Considere-se que as medidas apresentadas no texto, da nova ponte, que est sendo construda, coincidam com as dimenses de um paraleleppedo reto-retngulo. Nessas condies, pode-se afirmar que o nmero inteiro que mais se aproxima da medida da diagonal desse paralelepdedo, em metros, A) B) 31 32 C) 33 D) 34 E) 35

Questes de 43 a 46
Suponha que as populaes de dois vilarejos ribeirinhos, A e B, situados ao longo das fronteiras de Alagoas, Bahia e Sergipe, s margens do rio So Francisco, tenham as suas populaes variando de acordo com as funes t+2 t+1 f(t) = 2 + 75 e g(t) = 2 + 139, em que t o tempo, em ano, e as expresses f(t) e g(t) representam respectivamente o nmero de indivduos desses vilarejos. (Cnion do rio So Francisco entre os estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, 2011).

QUESTO

43

Considerando-se que f e g sejam, respectivamente, as taxas mdias de variao das populaes dos vilarejos A e B, quando t varia de dois a quatro anos, pode-se afirmar que f + g, igual a A) B) 36 35 C) 34 D) 33 E) 32

QUESTO

44

Considerando-se que t = 0 seja o ano de 2011, pode-se afirmar que os dois vilarejos tero o mesmo nmero de indivduos no ano de A) B) 2013 2014 C) 2015 D) 2016
Mat - 12

E) 2017

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

45

Ao fazer a travesia do Velho Chico, do vilarejo A ao vilarejo B, um barco pesqueiro sofreu uma pane. Para no ficar deriva, os pescadores jogaram uma ncora que atingiu o fundo do rio. Como a profundidade do rio, nesse ponto, era menor que o comprimento da corda que prende a ncora ao barco, este se moveu 20m em relao ao ponto de onde foi lanada a ncora, esticando completamente a corda, que formou um ngulo agudo com a superfcie do rio, tal que sen . Nessas condies, pode-se afirmar que a profundidade, em metros, do rio, nesse ponto, de, aproximadamente, A) B) 7,24 7,69 C) 7,86 D) 8,04 E) 8,33

QUESTO

46
, em que h a altura,

Aps um estudo sobre o crescimento mdio das crianas, de 1 a 12 anos, dos vilarejos A e B, um mdico modelou a seguinte frmula em metro, e a idade, em meses.

De acordo com a frmula, uma criana de 10 anos, pertencente a um desses vilarejos, ter a altura, em cm, igual a A) B) 115 117 C) 120 D) 122 E) 125

Questes 47 e 48
No deixe de apreciar o sorvete de mangaba de Sergipe. Fruta tpica com gosto adocicado e travoso, a iguaria pode ser encontrada em qualquer sorveteria da cidade, mas prefira o sorvete que seja produzido da fruta. A fruta nativa em Sergipe tambm matria-prima para apreciados coquetis, roscas, doces e sucos. (OLIVEIRA, 2011).

QUESTO

47

A tabela indica a quantidade de vitamina A e C, por litro, nos sucos X, Y e Z, feitos com frutas tpicas de Sergipe, alm do preo de cada suco.

De acordo com os dados apresentados na tabela, a nica combinao dos trs sucos que custa R$ 27,00 e tem, no total, 180mg de vitamina A e 230mg de vitamina C corresponde a um volume total de suco, em litro, igual a A) B) 6 7 C) 8 D) 9
Mat - 13

E) 10

UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia

QUESTO

48

Um empresrio a fim de comercializar em grande escala o suco de mangaba, resolve comprar x garrafas plsticas. Para isso, contacta um fabricante e esse informa-lhe que, para a produo das x garrafas, ele tem um custo fixo de R$ 5.000,00 mais um custo de R$ 0,05 por garrafa produzida. Assim, o custo total C de produo, em real, dado pela funo C(x). Se toda a produo de garrafas for vendida, ao custo de k reais por garrafa, o lucro, em real, ser dado pela funo L(x) = kx C(x). Para representar graficamente as funes C e L em um mesmo sistema de eixos xOy, o valor real de k que permite s equaes de C(x) e L(x) definirem retas paralelas distintas A) B) 0,1 0,05 C) 0,001 D) 0,005 E) 0,0001

QUESTO

49

Do ano de 2006 para o ano de 2010, uma operadora de telefonia movel, operando em Sergipe, registrou um crescimento de 28% no nmero de ligaes telefnicas locais e 25% de aumento no tempo mdio de cada ligao. Sabe-se que, nesse perodo, o preo cobrado por minuto aumentou 40%. Nessas condies, conclui-se que a receita dessa operadora com ligaes locais cresceu, de 2006 para 2010 A) B) 93% 124% C) 185% D) 193% E) 224%

QUESTO

50

Um turista europeu, fascinado pelas belas praias de Aracaju, resolve fixar residncia na cidade. Para se manter, resolve investir parte de seu capital, durante dois anos, numa aplicao que rende juros compostos taxa de 20% ao ano. Se esse capital tivesse sido aplicado a juros simples, para obter o mesmo rendimento, no mesmo perodo, a taxa mensal deveria ser de, aproximadamente, A) B) 1,83% 1,88% C) 1,93% D) 1,98% E) 2,03%

Referncias Questes de 31 a 35 VOLUME migratrio alto em Sergipe. Disponvel em: <http://2008.jornaldacidade.net/saude/ noticia.php?id=74647>. Acesso em: 10 out. 2010. Questes de 36 a 38 EUCALIPTO boa alternativa de reflorestamento. Disponvel em: <http://www.cinform.com.br/noticias/ 281201015254654343/EUCALIPTO+E+BOA+ALTERNATIVA+DE+REFLORESTAMENTO.html>. Acesso em: 9 out. 2011. Questes de 39 a 42 OBRAS contra enchentes em Maruim esto avanadas. Disponvel em: <http://www.infonet.com.br/ cidade/ler.asp?id=111577&titulo=cidade>. Acesso em: 9 out 2010. Questes de 43 a 46 Disponvel em: <http://2.bp.blogspot.com/-eXK2di9RJzs/TaEQJzVooJI/AAAAAAAAAOA/QjODy0UH6Kc/ s1600/untitled.bmp>. Acesso em: 10 out 2011. Questes 47 e 48 OLIVEIRA. Disponvel em: <http://www.infonet.com.br/silviooliveira/ler.asp?id=108647&titulo=silviooliveira>. Acesso em: 10 out 2011.

* * *
UNIT 2012.1 - Cursos Superiores de Tecnologia Mat - 14

Anda mungkin juga menyukai