Anda di halaman 1dari 2

Higiene das mos e o uso de luvas

O uso de luvas pode ser um fator de risco para a no adeso higiene das mos, por isso, importante seguir algumas recomendaes: - O uso de luvas no substitui a necessidade de higiene das mos seja com gua e sabo seja com soluo alcolica; - Usar luvas sempre que antecipar que vai entrar em contacto com sangue ou outros fluidos orgnicos, membranas mucosas ou pele no intacta (feridas); - Remover as luvas aps cuidar de um doente. No usar o mesmo par de luvas para cuidar mais do que um doente; - Substituir as luvas quando cuidar de um local contaminado e passar para um local limpo, no mesmo doente. Substituir as luvas aps tocar um local contaminado e antes de tocar num local limpo ou no ambiente.

Unidade de Sade Pblica do Alentejo Litoral Ncleo de Santiago do Cacm

Em caso de dvida contacte: Linha de sade :808

24 24 24

Boas Prticas de Higiene das Mos nas Unidades de Sade

Unidade de Sade Pblica do Alentejo Litoral


Endereo:
Rua Hospital Conde Bracial 7540-166 Santiago do Cacm Tel: 269750311 Fax: 269750291

Mos Limpas
Lave as mos, proteja-se e salve vidas!

Higienizao das Mos


A higiene das mos considerada uma das prticas mais simples e mais efetivas na reduo da infeo associada aos cuidados de sade, contribuindo desse modo para a reduo da morbilidade e mortalidade dos doentes. Em termos epidemiolgicos, consensual que a transmisso de microrganismos atravs das mos entre os profissionais e os doentes uma realidade incontornvel, dando origem a infees indesejveis. A adeso prtica da higiene das mos continua a ser subvalorizada, raramente excedendo os 50%. Em Portugal, a taxa global de adeso, observada na fase de avaliao diagnstica da Campanha Nacional de Higiene das Mos (em 2009), foi de 46,2%.

Modelo conceptual da OMS para a higiene das mos Conceito dos Cinco Momentos

Manter as unhas limpas, curtas, sem verniz. No usar unhas artificiais na prestao de cuidados;

Aplicar corretamente o produto a usar; Friccionar as mos respeitando a tcnica, os tempos de contacto e as reas a abranger de acordo com os procedimentos a efetuar; Ter ateno especial aos espaos interdigitais, polpas dos dedos, dedo polegar e punho; Secar bem as mos; Evitar recontaminar as mos aps a lavagem. Se a torneira for manual no tocar com as mos na torneira aps a higienizao, encerrando a mesma com um toalhete;

TCNICA DE HIGIENE DAS MOS Princpios Gerais:


Quer seja usada gua e sabo com ou sem anti-sptico, quer seja usada SABA (soluo anti-sptica de base Alcolica) muito importante cumprir os seguintes princpios: Retirar jias e adornos das mos e antebraos antes de iniciar o dia ou turno de trabalho, guardando-as em local seguro;

Usar regularmente protetores da pele (creme dermoprotetor); Se surgirem sinais de dermatite, consultar o Mdico do trabalho.

Anda mungkin juga menyukai