Anda di halaman 1dari 2

57.

(UFPR) Junto com a imensa diversidade de formas de outras espcies relacionadas, o feijo nosso de cada dia Phaseolus vulgaris encontra-se preservado em Bancos de Germoplasma (BG), locais onde se armazena a diversidade gentica de uma espcie. No Brasil, a coleo mais antiga de Phaseolus encontra-se na Universidade Federal de ViosaMG. O maior BG mantido pelo Centro Nacional de Recursos Genticos (CENARGEN) em Braslia, onde a variao gentica de mais de 8.000 espcimes est preservada e disponvel para melhoristas que buscam transferir alelos e caractersticas desejveis de uma espcie para outra, a fim de obter combinaes genotpicas com maior potencial produtivo (melhoramento gentico). Nas aproximadamente 40 espcies de Phaseolus conhecidas, o conjunto gnico ou nmero de cromossomos varia de 1 a 12, sendo que as quatro formas cultivadas (vulgaris, coccineus, acutifolis, lunatus) apresentam 2n=22. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. a) As quatro espcies de Phaseolus cujos nmeros cromossmicos so 2n=22 devem ser filogeneticamente mais prximas do que aquelas com nmero cromoss-mico 2n22. b) O cruzamento inter-especfico deve ser mais fcil entre espcies com diferentes nmeros de cromossomos. c) O cruzamento inter-especfico apresenta o mesmo grau de dificuldade independentemente do nmero cromoss-mico das espcies consideradas. d) Cruzamentos ou hibridaes inter-especficas s podem ocorrer utilizando-se tcnicas de biologia molecular. e) Com os avanos biotecnolgicos, bancos de germoplasma se tornam totalmente dispensveis.

masculinos (andrognios), que geram o desenvolvimento dos rgos masculinos extragenitais e estimulam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios:
! Estimulam os folculos pilosos para que faam crescer a barba masculina e o plo pubiano. ! Estimulam o crescimento das glndulas sebceas e a elaborao do sebo. ! Produzem o aumento de massa muscular nas crianas durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares. ! Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. ! Fazem com que o desenvolvimento da massa ssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

Os testculos esto formados por: Tubos seminferos que contem as clulas de Srtoli e as clulas espermatogenticas que originaro a formao dos espermatozides e um tecido conjuntivo intersticial: contem as clulas de Leidig que produzem os hormnios sexuais masculinos (os andrognios: sobretudo a testosterona).

SISTEMA REPRODUTOR
A, B - Testculo e seus invlucros. C - Estrutura do testculo.

Sistema Reprodutor Masculino


Epiddimos: so dois tubos sinuosos e encaracolados de 5 a 6 metros de longitude, que partem dos testculos. Podem se dividir em 3 partes: a cabea, o corpo e a cauda. um lugar de armazenagem e maturao dos espermatozides. Canais deferentes: so dois tubos mais ou menos regulares que saem dos epiddimos e conduzem os espermatozides at as vesculas seminais. Vesculas seminais: so estruturas localizadas na base da prstata, responsveis pela produo de um lquido, que ser liberado no ducto ejaculatrio que, juntamente com o lquido prosttico e espermatozides, entraro na composio do smen. O sistema reprodutor masculino est formado por:
! ! ! ! !

Testculos ou gnadas Vias espermticas: epiddimo, canal deferente, uretra. Pnis Escroto

Glndulas anexas: prstata, vesculas seminais, glndulas bulbouretrais. Testculos: glndulas sexuais masculinas primrias cuja funo gerar os espermatozides e fabricar os hormnios

Prstata: produz parte do fluido seminal (o lquido prosttico, que entra na composio do smen com a finalidade da manuteno da vitalidade e ativao dos espermatozides. alcalino, leitoso, rico em protena, colesterol, numerosas enzimas e responsvel pela cor e odor do smen. A poro final, comum vescula seminal e ao canal deferente, chama-se canal ejaculador. Percorre a prstata e desemboca na parte superior da uretra Glndulas Bulbo Uretrais ou de Cooper: antes da ejaculao estas glndulas lanam na uretra a sua secreo, transparente e pegajosa, cuja finalidade neutralizar 19

a acidez causada pela urina, evitando assim maiores danos ou morte dos espermatozides. Tambm tem funo na lubrificao do pnis durante o ato sexual. Pnis: considerado o principal rgo do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pnis encontra-se a glande - cabea do pnis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulao da pele que a envolve - o prepcio - acompanhado de estmulo ertico, ocorre a inundao dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considervel aumento do tamanho. O prepcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreo sebcea espessa e esbranquiada, com forte odor, que consiste principalmente em clulas epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepcio). Quando a glande no consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepcio, diz-se que a pessoa tem fimose. A soluo se d atravs de uma pequena inciso, com a retirada parcial ou total do prepcio. A este ato, d-se o nome de cincunciso. A Uretra comumente um canal destinado para a urina, mas os msculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereo para que nenhuma urina entre no smen e nenhum smen entre na bexiga. Todos os espermatozides no ejaculados so reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo. Saco Escrotal ou Bolsa Escrotal ou Escroto: Um espermatozide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles no podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5 oC). Assim, os testculos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a funo de termorregulao, onde a temperatura menor, geralmente 1 a 3 oC menos que a temperatura do corpo.

A vagina um tubo mpar que vai desde o colo uterino at a vulva. Internamente, a cada lado da abertura da vagina h duas glndulas de meio milmetro, chamadas glndulas de Bartholin, secretoras de um muco que a lubrifica durante a copulao.

A vagina liga o tero aos rgos genitais externos. Mede, em mdia, 9 a 12 centmetros. um rgo de calibre descontnuo. estreito na vizinhana da vulva e mais largo em correspondncia com o colo do tero: o seu calibre mdio calculado prximo de 24 ou 25 milmetros. Estas dimenses tm uma importncia muito relativa, pois a vagina muito flexvel, de tal modo que permite determinadas manobras obsttricas e a passagem do feto durante o parto. A poro mais apertada e menos elstica a do orifcio vulvo-vaginal, submetida, alm do mais, tambm s contraes de um msculo voluntrio, o esfncter da vagina. Suas paredes so constitudas por tecido conjuntivo rico de fibras elsticas e musculares. A parte conjuntiva recoberta por uma mucosa, que, no ponto em que a vagina se abre na vulva, se dobra para formar uma membrana: o hmen. O hmen fecha parcialmente o orifcio vulvo-vaginal e quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. A funo da vagina receber o pnis no coito, dar sada ao feto no momento do parto e expulsar o contedo menstrual.

Sistema Reprodutor Feminino


O sistema reprodutor feminino constitudo por dois ovrios, duas tubas uterinas (trompas de Falpio), um tero, uma vagina, uma vulva. Ele est localizado no interior da cavidade plvica. A pelve constitui um marco sseo forte que realiza uma funo protetora.

Os rgos genitais externos, que no seu conjunto constituem a vulva, so formados pelos grandes lbios, pelos pequenos lbios e pelo clitris; dentro dos seus limites se 20

Anda mungkin juga menyukai