Anda di halaman 1dari 23

INTRODUO A Contabilidade um dos conhecimentos mais antigos e no surgiu em funo de qualquer tipo de legislao fiscal ou societria, nem embasada

a em princpios filosficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prtica do prprio gestor do patrimnio, normalmente seu proprietrio, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefcios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informaes sobre produtos mais rentveis, fixar preos e analisar a evoluo de seu patrimnio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escriturao que atendessem a tais necessidades. Muitas tentativas foram sendo elaboradas, ao longo dos sculos, at que o mtodo das partidas dobradas (que consiste no princpio de que para todo dbito em uma conta, existe simultaneamente um crdito, da mesma maneira que a soma do dbito ser igual a soma do crdito, assim como a soma dos saldos devedores ser igual a soma dos saldos credores) mostrou-se o mais adequado, produzindo informaes teis e capazes de atender a todas as necessidades dos usurios para gerir o patrimnio. Com a formao de grandes empresas, a Contabilidade passou a interessar a grupos cada vez maiores de indivduos: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, rgos pblicos, empregados, alm da sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social. Assim, pode-se dizer que a Contabilidade surgiu ou foi criada em funo de sua caracterstica utilitria, de sua capacidade de responder a dvidas e de atender as necessidades de seus usurios. Conjunto este de caractersticas que no s foi eficiente para o surgimento da Contabilidade como tambm para sua prpria evoluo. CONCEITOS A Contabilidade a cincia que estuda e controla o patrimnio, objetivando representlo graficamente, evidenciar suas variaes, estabelecer normas para sua interpretao, anlise e auditagem e servir como instrumento bsico para a tomada de decises de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. a cincia que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a revelao desses fatos, com o fim de oferecer informaes sobre a composio do patrimnio, suas variaes e o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza econmica. (Hilrio Franco) Como surgiu a Contabilidade?

Segundo arquelogos e estudiosos, a primeira manifestao inteligente do ser humano, no sentido de conhecer ou saber o que se passa, foi ligada sua riqueza, como acumulo de meios aptos a serem utilizados. Percebeu que a riqueza era algo produzido por sua ao, pelos efeitos de seu pensamento e, desejando conhecer como se

movimentava, passou a registr-la. Os primeiros registros nascem com a civilizao rudimentar e foram feitos em pedras, nas cavernas e em ossos de animais. A sua evoluo consiste: Pr-histria: 8.000 a.C. at 1.202 d.C. (empirismo, conhecimento superficial): experincias e prticas vividas pelas civilizaes do mundo antigo, destacandose os estudos sumrios, babilnios, egpcios, chineses e romanos.
As fases evolutivas mostram os critrios dos registros patrimoniais. Surgem tabuas de argilas onde se reproduziram os primeiros registros e fatos, surgindo a necessidade de conhecer o movimento de todo dia, surgi o livro Dirio. Para identificar as tabuas pelos mesmos fatos, faziam-se furos na argila e amarravam-nas com uma corda e assim surgiu o Razo. O dbito e o crdito nasceram do conceito meu e seu e o saldo uma decorrncia natural. Os livros de registros contbeis nasceriam no Egito, com a inveno do papiro e se tornariam to importantes que os romanos consideravam crime no escriturar, inclusive na administrao pblica.

Idade Mdia: 1.202 d.C., com a obra Leibe Abaci, de Leonardo Fibonacci: perodo de sistematizao dos registros.
Surgimento do mtodo das partidas dobradas ( que consiste no princpio de que para todo dbito em uma conta,existe simultaneamente um crdito, da mesma maneira que a soma do dbito ser igual a soma do crdito, assim como a soma dos saldos devedores ser igual a soma dos saldos credores).

Idade Moderna: 1494, com a publicao da obra Tratatus Particularis de Computis et Scripturis (Tratado Particular de Conta e Escriturao), do frei e matemtico Luca Paccioli, em Veneza, onde este fez o estudo sobre o mtodo das Partidas Dobradas, tornando-se um marco na evoluo contbil.

Pacioli, considerado o pai da Contabilidade. Sobre o Mtodo das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli exps a terminologia adotada:

"Per " , mediante o qual se reconhece o devedor; "A " , pelo qual se reconhece o credor.

Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor prtica que se usa at hoje. A obra de Pacioli no s sistematizou a Contabilidade, como tambm abriu precedente para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. Mostrou-se o mais adequado, produzindo informaes teis e capazesde atender a todas as necessidades dos usurios para gerir o patrimnio.

Idade Contempornea: do sculo XVIII aos dias atuais, o perodo cientfico da Contabilidade, quando esta deixa de ser mera arte para tornar-se cincia.
A partir da surgiram vrias doutrinas contbeis, como: Contista (Contabilidade como a cincia das contas), Controlista (limita a Contabilidade em funo do controle das entidades), Personalista (enfatiza a relao jurdica entre as pessoas como objetivo da contabilidade), Aziendalista (como a cincia da administrao da entidade), e Patrimonialista (como a cincia que estuda o patrimnio.), Neopatrimonialista: consiste em uma nova corrente cientfica que se aplicou na direo de classificar e reconhecer especialmente as relaes lgicas que determinam a essncia do fenmeno patrimonial, as das dimenses ocorridas e, com nfase no porque ocorrem os fatos, ou seja, qual a verdadeira influncia dos fatores que produzem a transformao da riqueza (e que so os dos ambientes interno e externo que envolvem os meios patrimoniais).

A palavra crditos, surge na Itlia, algo em que se acredita, como credores (depositando nelas confiana, emprestando-lhes dinheiro). A origem latina credere, cuja contrao cr, nos lanamentos de dirio. O termo patrimnio originou-se junto com a idia de herana, onde o legado deixado por uma pessoa no era dissolvido, mas passado aos filhos ou parentes, essa herana era denominada patrimnio, e logo o termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes no tivessem sido herdados. Dvidas, devedores, debntures e dbitos, so palavras que resultam da base debere, ou dever, cuja contrao dr, nos lanamentos de dirio.Com a formao de grandes empresas, a Contabilidade passou a interessar a grupos cada vez maiores de indivduos: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, rgos pblicos, empregados, alm da sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social. Assim, pode-se dizer que a Contabilidade surgiu ou foi criada em funo de sua caracterstica utilitria, de sua capacidade de responder a dvidas e de atender as necessidades de seus usurios. A Contabilidade no Brasil no como a de outros pases. De fato, o que se observa a diversidade, pois os sistemas e mtodos contbeis diferem muito em cada pas devido, principalmente, sua cultura e ao seu desenvolvimento

econmico (o desenvolvimento de cada cincia est intimamente ligado ao desenvolvimento econmico de uma nao). Abordagens Utilizadas para o Estudo da Teoria Contbil O estudo da Contabilidade a partir de qualquer das abordagens igualmente vlido, desde que propicie o desenvolvimento da cincia contbil. Abordagem tica: coloca em evidncia a questo da tica, na qual a informao deveria ter alto grau de fidedignidade e o profissional deve ser imparcial a qualquer interesse. Abordagem da Teoria do Comportamento: est ligada sociologia e psicologia do comportamento e enfatiza que a informao deve ser divulgada de acordo com sua utilidade a cada usurio. Abordagem Macroeconmica: mostra a afinidade da Contabilidade com a Economia, de acordo com estas a informao deve considerar as polticas econmicas adotadas. Abordagem Sociolgica: enfoca que a Contabilidade deve divulgar as relaes entre a entidade e a sociedade, fornecendo informaes qualitativas que demonstrem o favorecimento do bem-estar social. Abordagem da Teoria da Comunicao: mostra a importncia da Contabilidade externar seus resultados, de forma clara e objetiva. Abordagem Pragmtica: enfoca a praticidade, a utilidade e a relao custo x benefcio da informao.

Objeto, Objetivo, Finalidade e Funes da Contabilidade. A contabilidade tem como objeto o Patrimnio das Entidades econmicoadministrativas, seu objetivo permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gesto do patrimnio dessas entidades com a finalidade de propiciar a obteno de informaes econmicas e financeiras acerca da entidade. As principais funes da Contabilidade so: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificaes do patrimnio em virtude da atividade econmica ou social que a empresa exerce no contexto econmico.

FUNES As principais funes da Contabilidade so: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificaes do patrimnio em virtude da atividade econmica ou social que a empresa exerce no contexto econmico. Registrar: todos os fatos que ocorrem no patrimnio das entidades econmicoadministrativas e podem ser representados em valor monetrio; Organizar: um sistema de controle adequado empresa; Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situao econmica, patrimonial e financeira da empresa; Analisar: as demonstraes contbeis, que podem ser analisados com a finalidade de apurao dos resultados obtidos pela empresa, com objetivo principal de transformar dados em informaes para a tomada de decises; Acompanhar: a execuo dos planos econmicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas. Auditoria: tanto externa quanto interna, para a confiabilidade do sistema contbil aplicada nas empresas econmico administrativas, representa para muitos a fonte base para a confiana em uma nao, em um estado ou em uma empresa ou pessoa fsica FINALIDADES Desde os seus primrdios que a finalidade bsica da Contabilidade tem sido o acompanhamento das atividades realizadas pelas pessoas, no sentido indispensvel de controlar o comportamento de seus patrimnios, na funo precpua de produo e comparao dos resultados obtidos entre perodos estabelecidos. A contabilidade faz o registro metdico e ordenado dos negcios realizados e a verificao sistemtica dos resultados obtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operaes da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situao econmica, financeira e patrimonial. Com esta acumulao de dados, convenientemente classificados, a Contabilidade procura apresentar de forma ordenada, o histrico das atividades da empresa, a interpretao dos resultados, e atravs de relatrios produzir as informaes que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades. As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se orientao da administrao das empresas no exerccio de suas funes. Portanto a Contabilidade o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade scio-econmica.

Controle: a administrao atravs das informaes contbeis, via relatrios pode certificar-se na medida do possvel, de que a organizao est agindo em conformidade com os planos e polticas determinados. Planejamento: a informao contbil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padres e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos oramentrios, de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de deciso sobre que curso de ao dever ser tomado para o futuro. A CONTABILIDADE APLICADA A Contabilidade, enquanto cincia que estuda o patrimnio das entidades, encontra aplicaes em todas estas, independente do tipo, ramo de atividade, segmento econmico ou localizao geogrfica. Assim, a identificao do campo de aplicao da Contabilidade tambm pode ser analisada atravs da definio do patrimnio, como o conjunto de bens, direitos e obrigaes relacionados a uma pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, com ou sem fins lucrativos. A idia de que a Contabilidade do setor pblico diferente do setor privado ou, ainda que a Contabilidade de uma entidade filantrpica diferente da entidade privada, no correta, pois cada entidade, dentro do seu ramo de atividade e das suas peculiaridades apresenta especificidades prprias, s encontradas naquele segmento, ou seja, em uma entidade filantrpica a Contabilidade ser exercida observando toda a legislao que envolve este tipo de entidade. Se compararmos a Contabilidade pblica com a Contabilidade privada, observaremos que enquanto a pblica no tem objetivo de apurar resultados (lucros ou prejuizos), a privada tem. O conjunto de bens da rea pblica recebe um tratamento contbil especfico, enquanto na rea privada esses mesmos bens recebem outro tratamento. Note-se que enquanto no setor pblico os bens no so depreciados e corrigidos monetariamente, no setor privado estes bens tm objetivos de gerar resultados, ou seja, so realizados atravs da depreciao e so corrigidos monetariamente para manter o seu valor atualizado. Muitos outros exemplos poderiam ser expostos para demonstrar que a Contabilidade igual em qualquer entidade, tendo como diferena entre elas as especificidades de cada entidade. Assim, conclumos que independentemente do tipo de atividade, do setor, da entidade, etc., a Contabilidade tem a mesma finalidade, o mesmo objetivo e utiliza-se das mesmas tcnicas e mtodos para registrar e controlar os patrimnios das entidades. A entidade econmico-administrativa o patrimnio de propriedade pblica ou privada, que tem como elementos indispensveis: o trabalho, a administrao e o patrimnio, e tem finalidades: sociais, econmicas e scio-econmicas. Sociais: que possuem a riqueza como meio para atingir seus fins. Ex: associaes beneficentes, educacionais, esportivas, culturais e religiosas;

Econmicas: so as que tm a riqueza como meio e fim e tm como objetivo aumentar seu patrimnio, obtendo lucro. Ex: empresas mercantis, Parmalat, Enron, Sadia, Perdigo, Vale do Rio Doce, Bancos entre vrias outras... Scio-econmicas: que possuem a riqueza como meio e fim, porm o aumento do patrimnio que possuem serve para beneficiar toda a comunidade. Ex: instituto de aposentadorias e penses e fundaes, tais como Cooperativas; A Contabilidade distingue-se em duas grandes ramificaes: a pblica e a privada. Contabilidade Pblica: ocupa-se com o estudo e registro dos fatos administrativos das pessoas de direito pblico e da representao grfica de seus patrimnios, visando trs sistemas distintos: oramentrio, financeiro e patrimonial, para alcanar os seus objetivos, ramificando-se conforme a sua rea de abrangncia em federal, estadual, municipal e autarquias. Contabilidade Privada: ocupa-se do estudo e registro dos fatos administrativos das pessoas de direito privado, tanto as fsicas quanto s jurdicas, alm da representao grfica de seus patrimnios, dividindo-se em civil e comercial. Contabilidade Civil: exercida pelas pessoas que no tm como objetivo final o lucro, mas sim o instituto da sobrevivncia ou bem-estar social. Divide-se em: Contabilidade Domstica:exercida pelas pessoas fsicas em geral, individualmente ou em grupo. Contabilidade Social: usada pelas pessoas que tm como objetivo final o bem estar social da comunidade, tais como: clubes, associaes de caridade, sindicatos, igrejas, etc. Contabilidade Comercial: exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro. Divide-se em: Contabilidade Mercantil: usada por pessoas com objetivo social de compra e venda direta de mercadorias. Ex: Supermercados, sapataria e aougues. Contabilidade Industrial: exercida por pessoas que tm como objetivo social a produo de bens de capitais ou de consumo, atravs do beneficiamento ou da transformao de matrias-primas, do plantio, da criao ou extrao de riquezas. Ex: Indstria de mveis, pecuria, agricultura. Contabilidade de Servios: usada pelas pessoas que tm como objetivo social a prestao de servios. Ex: Estabelecimento de ensino, telecomunicaes e clnicas mdicas. reas de Atuao em Geral Fiscal: auxilia na elaborao de informaes para os rgos fiscalizadores, do qual depende todo o planejamento tributrio da entidade. Pblica: o principal instrumento de controle e fiscalizao que o governo possui sobre todos os seus rgos. Estes esto obrigados preparao de oramentos que so

aprovados oficialmente, devendo a Contabilidade pblica registrar as transaes em funo deles, atuando como instrumento de acompanhamento dos mesmos. Gerencial: auxilia a administrao na otimizao dos recursos disponveis na entidade, atravs de um controle adequado do patrimnio. Financeira: elabora e consolida as demonstraes contbeis para disponibilizar informaes aos usurios externos. Auditoria: compreende o exame de documentos, livros e registros, inspees e obteno de informaes, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimnio, objetivando mensurar a exatido destes registros e das demonstraes contbeis deles decorrentes. Percia Contbil: elabora laudos em processos judiciais ou extrajudiciais sobre organizaes com problemas financeiros causados por erros administrativos. reas de Atuao Especfica Anlise Econmica e Financeira de Projetos: elabora anlises, atravs dos relatrios contbeis, que devem demonstrar a exata situao patrimonial de uma entidade. Ambiental: informa o impacto do funcionamento da entidade no meio ambiente, avaliando os possveis riscos que suas atividades podem causar na qualidade de vida local. Atuarial: especializada na Contabilidade de empresas de previdncia privada e em fundos de penso. Social: informa sobre a influncia do funcionamento da entidade na sociedade, sua contribuio na agregao de valores e riquezas, alm dos custos sociais. Agribusiness: atua em empresas com atividade agrcola de beneficiamento in-loco dos produtos naturais.

Pilares da Contabilidade.
Em contabilidade, temos trs categorias para evidenciar as regras fundamentais que regem a cincia contbil: Os Postulados, Os Princpios e as Convenes. Os Postulados so chamados de Pilares da Contabilidade, pois sem um deles, no haveria contabilidade aplicada. So eles: a) Entidade: O Postulado da Entidade reconhece o Patrimnio como objeto da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de

pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade. Por conseqncia dessa acepo, o patrimnio no se confunde com aqueles de seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio. b) Continuidade: Esse postulado baseado no pressuposto de que a empresa ou entidade algo em andamento, em continuidade, que funcionar por prazo indeterminado. Uma empresa em processo de extino (descontinuidade) ou liquidao, ser contabilizada por outras regras, pois a continuidade influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimentos dos passivos, especialmente quando a extino da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsvel. Postulados, princpios e convenes contbeis princ conven cont

Continuidade Refere-se entidade que est funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; no est em fase de extino ou liquidao Custo como Base de Valor So todos os elementos do ativo que devem ter seus registros baseados no seu custo original de aquisio, a no ser aqueles sujeitos amortizao, exausto ou depreciao . Competncia: demonstra que as despesas devem ser atribudas de acordo com as receitas a que se referem. Denominador comum Monetrio: as Demonstraes Contbeis, sem prejuzo dos registros detalhados de natureza quantitativa e fsica, sero expressas em termos de moeda nacional de poder aquisitivo, ou seja, o denominador comum ser a avaliao monetria. Consistncia ou Uniformidade: quando adotado um determinado processo entre vrios possveis, este no dever ser modificado freqentemente, a fim de no prejudicar a comparabilidade dos relatrios contbeis. Conservadorismo ou prudncia: sempre que o Contador se confrontar com alternativas igualmente vlidas para atribuir valores diferentes a um elemento do Ativo ou do passivo, dever optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo. Materialidade ou Prudncia: determina que devem ser registrados na Contabilidade apenas os eventos dignos de ateno e na ocasio oportuna. Objetividade: Para procedimentos igualmente relevantes, levando-se em considerao os critrios de objetividade e subjetividade, sempre devero ser registrados os que puderem ser comprovados por documentos e critrios objetivos. Esta conveno tem o propsito de eliminar liberalismo nas escolhas de critrios, principalmente de valor.

Os Postulados, Princpios e Convenes so disciplinados pelas Resolues ns 750/93 e 774/94, ambas do Conselho Federal de Contabilidade.

CAPITULO 2 - PATRIMONIO

Conceito de Patrimnio. Em contabilidade, a palavra patrimnio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigaes a serem pagas. PATRIMONIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA BENS + DIREITOS OBRIGAES Bens. Entende-se por bens as coisas teis, capazes de satisfazer as nossas necessidades e das empresas. Se forem palpveis so considerados de bens tangveis, que podem ser exemplificados como: veculos, estoques, imveis, mercadoria, dinheiro, utenslios e etc. Ou bens intangveis, isto , que no consigo palpar mais sabemos que existe e possui valor monetrio, exemplificando: marcas de empresas como Coca-Cola, Nike etc. Os bens podem ser divididos em bens imveis e moveis: Bens Imveis: aqueles vinculados ao solo e que no podem ser retirados sem destruio ou danos: edifcios, construes... Bens Mveis: so aqueles que podem ser removidos por si prprios ou por outras pessoas: equipamentos, estoques de mercadorias.

Direitos

Entende-se em contabilidade o poder de exigir alguma coisa de algum, so valores a receber ou a recuperar nas transaes de terceiros. Esses direitos so representados por ttulos e documentos. Esses ttulos e documentos so:

Nota Fiscal: de carter obrigatrio, pois permite ao Fisco a verificao do correto recolhimento dos tributos incidentes nas operaes com mercadorias. Fatura: serve para as compras feitas a prazo, pois ele prova a existncia do valor a receber para uma posterior cobrana, ela lista a relao das mercadorias vendidas indicando a quantidade, a data de remessa entre outras informaes, quando o comprador assina a mesma, reconhece a representativa divida. Duplicata: um titulo de credito, pois pode ser transferida por endosso e tem fora executiva (serve como prova para a ao judicial de execuo contra o devedor). Aceite: A duplicata remetida ao comprador para que a reconhea e aceite. Operaes com Mercadorias: Por determinao da lei, nas operaes com mercadorias, no se admite a emisso de nenhuma outra espcie de titulo de crdito que no seja a duplicata para documentar o saque do vendedor pela importncia faturada contra o comprador. Nota Promissria: A nota promissria uma promessa de pagamento feita pelo devedor em favor de seu credor. Ao contrario da duplicata, quem emite a nota promissria o prprio devedor, emitidos geralmente por bancos, imobilirias e outras pessoas que no negociam mercadorias. Cheque: Apesar de legalmente ser uma ordem de pagamento vista, que deve ser pago pelo banco no momento da sua apresentao pelo beneficirio, na pratica o cheque largamente utilizado como se fosse uma promessa de pagamento, de forma idntica a nota promissria.

Obrigaes

So dvidas com outras pessoas, em contabilidade tais dvidas so denominadas obrigaes exigveis, isto , compromissos que sero reclamados, exigidos: pagamento na data do vencimento. Entre as dividas mais comuns so: Compra prazo de mercadorias; Salrios a pagar; Impostos e Encargos; Alugueis; Diversas contas: gua, luz e telefone; Emprstimos e financiamentos;

Patrimnio Lquido Patrimnio Lquido: o resultado da riqueza lquida de uma pessoa ou empresa, medida eficiente da verdadeira riqueza. PL = BENS + DIREITOS OBRIGAES. Exemplificando: A loja Sex Appel esta interessada em fechar a suas portas, a sua proprietria Scharon Stone, faz um levantamento de suas contas e descobre que possui no total: Bens = $ 1.000 um patrimnio negativo? Utilizando a formula que nos foi apresentada, temos: PL = 1000 + 250 800 PL = 450 Diretos = $ 250 Obrigaes = $ 800 Qual seria o patrimnio lquido da empresa, ser que a proprietria ficaria com

Isto significa que vendendo todos os seus bens e recebendo todos os seus direitos, no esquecendo de pagar as suas obrigaes, Scharon Stone no ficaria no vermelho. GUARDE NA MEMRIA SITUAAO LIQUIDA POSITIVA = quando o total de elementos positivos (BENS + DIREITOS) supera o total dos elementos negativos (OBRIGAES). SITUAO LIQUIDA ATIVA = quando o total do Ativo (BENS + DIREITOS) supera o total do Passivo (OBRIGAES). SITUAO SUPERAVITARIA = quando do encerramento do Patrimnio o valor positivo superou o negativo SITUAO LIQUIDA NEGATIVA = quando o total dos elementos negativos (OBRIGAES) supera o total dos elementos positivos (BENS e DIRIETOS). SITUAO LIUIDA PASSIVA = quando o total do Passivo (neste caso s OBRIGAES) superior ao total do Ativo (BENS E DIREITOS). SITUAO DEFICITRIA = quando do enceramento do Patrimnio o total dos elementos positivos insuficiente para saldar os compromissos O patrimnio lquido o quarto grupo de elementos patrimoniais que, juntamente com os Bens, os Direitos e as Obrigaes, completar a Demonstrao Contbil denominada Balano Patrimonial.O Patrimnio Liquido igual a situao liquida da empresa.

BALANO PATIMONIAL BENS E DIRETOS OBRIGAES E PL DIRETOS

Exerccios para Fixao. 1 - Classifique em bens tangveis, intangveis, moveis e imveis, a seguir Bens Edifcios Mveis Utenslios Mquinas Terrenos Marca da Empresa Patentes de Fabricao Linhas Telefnicas Ferramentas 2 Separe em direito, bens e obrigaes. Dinheiro, emprstimos, salrios a pagar, depsitos em bancos, veculos, duplicatas a receber, aes, ferramentas, marcas e patentes, promissrias a pagar, mveis, fornecedores, alugueis a receber, estoque, encargos e tributos, financiamentos, material de escritrio. BENS OBRIGAES Tangveis Intangveis Moveis Imveis

DIREITOS

BALANO PATRIMONIAL

Balano Patrimonial uma demonstrao que relata os bens e direitos (Ativo), e as obrigaes e a participao dos acionistas (Passivo) da empresa, dando, dessa forma, ao leitor, a posio patrimonial e financeira da empresa. O termo balano tem a ver com balana, pois os dois lados: ativo e passivo, devem estar em consonncia, isto , equilibrados com os mesmos totais. Chamamos isto de equilbrio patrimonial, onde:

ATIVO = PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO

O Balano Patrimonial dividido em duas colunas: a do lado esquerdo denominada de Ativo (pressupe algo positivo, que produz, que gera riqueza) e a do lado direito denomina-se Passivo (pressupem algo negativo, dvidas, obrigaes.). Na Lei das Sociedades por Aes convencionou-se que o lado direito seria o lado do ativo e o lado esquerdo de Passivo (Passivo+PL). No balano o valor total do Ativo tem que ser igualmente o mesmo valor do total do Passivo + PL, pois todos os recursos que entram numa empresa passam pelo passivo e pelo patrimnio liquido. Ex: Emprstimo Bancrio, entra no caixa da empresa (Ativo) e gera uma obrigao a pagar (Passivo). BALANO PATRIMONIAL PASSIVO ATIVO PATRIMNIO LQUIDO

Ativo

Representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Se uma empresa compra uma mquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo. Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma inveno, ela passa a ter o direito sobre essa patente. Assim uma patente representa um direito; logo um ativo. Deduzimos desta forma que o Ativo representa a parte dos valores positivos do patrimnio, tudo aquilo que a entidade possui ou que ela tem a receber de terceiros. Abrange o conjunto de bens e direitos da entidade. Os elementos que compe o ativo so revestidos de algumas caractersticas especiais, tais como: devem apresentar a potencialidade de gerar benefcios econmicos para a entidade, devem ser um recurso econmico, devem ser de propriedade ou estar na posse de alguma entidade contbil e devem ser mensurveis monetariamente pelo seu preo de aquisio ou fabricao. (Lembra dos Princpios Contbeis? Custo Histrico pelo Valor Original)

Passivo Representa todas as obrigaes financeiras que uma empresa tem para com terceiros, provenientes de transaes passadas, realizadas a prazo, com data de vencimento e beneficirio certo e conhecido. O passivo pode tambm ser denominado como Capitais de Terceiros. Todas as contas do passivo representam os valores negativos do patrimnio. Assim se uma empresa adquire um veculo para pagamento a prazo, a posse do mesmo representa um ativo. Mas por outro lado, a empresa passa a ter uma obrigao para com a pessoa ou companhia que vendeu o veculo. Assim, ela passa a ter uma obrigao, que representa um passivo exigvel (passivo exigvel = dvida que sero cobradas, reclamadas a partir da data do seu vencimento). O passivo exigvel evidencia o endividamento da empresa; seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa concordata ou at a falncia.

Patrimnio Lquido

Demonstra o total de recursos aplicados pelos proprietrios na empresa. As aplicaes dos proprietrios normalmente so compostas de capital e lucros retido, ou seja, a parte do lucro no distribuda aos donos mais reinvestida na empresa. Toda empresa que se inicia, necessita de uma quantia inicial de recursos para efetuar suas primeiras aquisies seus primeiros pagamentos de negociaes efetuadas, precisa de capital para comear uma entidade. Essa quantia inicial concedida pelos proprietrios denomina-se contabilmente de CAPITAL SOCIAL, que poder ser aumentando a qualquer momento. Tambm pode ser denominado de CAPITAL PRPRIO, pois so, recursos que pertencem a prpria empresa at a sua extino. No encerramento da empresa, os recursos (se houver) sero devolvidos aos seus proprietrios. Matematicamente, o patrimnio lquido obtido atravs da equao contbil: PL = Ativo (Bens+ Direitos) Passivo Exigvel (Obrigaes exigveis) A partir da equao fundamental do patrimnio, pode-se deduzir que em dado momento, o patrimnio assume, invariavelmente, um dos cincos estados a saber: 1 Quando o ativo maior que o passivo, teremos patrimnio lquido maior que zero, o que revela a existncia de riqueza patrimonial. A = P + PL 2 Quando o ativo maior que o passivo e o passivo igual a zero, teremos patrimnio lquido maior que zero, revelando inexistncia de dvidas. A = PL 3 Quando o ativo igual ao passivo, teremos patrimnio lquido igual a zero, revelando inexistncia de riqueza prpria. A=P 4 - Quando o passivo maior do que o ativo, teremos patrimnio lquido menor que zero, revelando m situao financeira e existncia de passivo a descoberto.

A + PL = P 5 Quando o passivo maior do que o ativo, e o ativo igual a zero, teremos patrimnio lquido menor que zero, revelando pssima situao financeira, inexistncia de bens e direitos e somente obrigaes. PL = P O termo Capital em Contabilidade

A importncia que os proprietrios investem inicialmente na empresa, contabilmente, denominada CAPITAL ou CAPITAL NOMINAL. O valor inicial do capital nominal ser modificado, normalmente aumentado com o passar do tempo. Em casos de os scios ou acionistas se comprometerem a investir na empresa certa quantia, esse capital ser denominado CAPITAL SUBSCRITO (assinado e comprometido). Este compromisso surge no papel, no contrato social assinado pelos scios. Ao cumprirem o contrato firmado, fornecendo dinheiro ou outros bens a empresa, os proprietrios integralizam capital (realizao do capital). CAPITAL A INTEGRALIZAR , portanto, a parte do capital comprometido (subscrito) ainda no realizada. O prazo para integralizao estipulado no contrato social, que o documento que comprova a dvida do scio para com a sociedade. Origens x Aplicaes Todos os recursos que entram numa empresa passam pelo passivo e patrimnio lquido. Os recursos (financeiros ou materiais) so provenientes dos proprietrios (PL), fornecedores, governo, bancos, financeiros, etc. que representam origens de recursos.Atravs do passivo e do patrimnio lquido identificam-se s origens de recurso. O ativo por sua vez, evidencia todas as aplicaes de recursos: aplicao no caixa, em estoque, em mquinas, em imveis, etc...

Para fixar: passivo PL

Origens de recursos = capitais de terceiros + capitais prprios ativo

Aplicaes de recursos = bens + direitos

Aplicaes de recursos = Origens de recursos

Caixa Estoque Mquinas Imveis etc.

Proprietrios (PL) Fornecedores Governo Bancos Financeiras etc.

Balano Patrimonial
Ativo Aplicae s P e PL (origens)

$$$$$$$ $

De terceiros e prprio

$$$$$$$ $ $$$ $$$$$$$ $ $ $

Balano Patrimonial Resumo

Balano Patrimonial Cia. Doce Cheiro.


ATIVO Circulante Disponvel Duplicatas a receber 800 6.200 10.000 5.000 6.000 500 4.500 8.000 2.000 3.000 31.12.X7 31.12.X6 Circulante - Fornecedores - Salrios a Pagar - Impostos a Pagar - Encargos a Pagar - Emprstimos a Pagar - Contas a Pagar Exigvel a Longo Prazo - Financiamentos 20.000 10.000 5.000 6.000 2.000 1.000 2.800 200 2.000 4.000 5.000 1.000 1.000 1.000 PASSIVO 31.12.X7 31.12.X6

Estoque Realizvel a Longo Prazo Emprstimos a Coligada Ttulos a Receber Permanente Investimentos Aes outras Cias. Terrenos para Expanso Imobilizado Prdios Veculos Mveis e Utenslios Diferido Gastos pr-operacionais Total do Ativo

4.000 6.000 10.000 6.000 4.000 5.000 63.000

2.000 4.000 5.000 1.000 2.000 3.000 37.000

Patrimnio Lquido - Capital 20.000 10.000 3.000 37.000 - Lucros Acumulados 6.000 Total do Passivo + PL 63.000

Exerccios para Fixao 1 - Classificao de ativo, passivo exigvel e patrimnio lquido. Escrever no espao em branco se os itens ao lado esquerdo so representativos de ativos (A), passivo exigvel (P) ou patrimnio lquido (PL). Ttulos Classificao 1. Ttulos a pagar __________ 2. Dinheiro no cofre da empresa __________ 3. Letras de cmbio (adquiridos pela empresa como investimento) __________ 4. Contas a receber de diretores __________ 5. Capital que os scios investiram no negcio __________ 6. Ordenados a pagar __________ 7. Aes de outras companhias __________ 8. Imposto de renda a pagar __________ 9. Estoque de mercadorias __________ 10. Computador para uso prprio __________ 11. Terrenos __________ 12. Duplicatas a receber __________ 13. Emprstimos bancrios a pagar __________

14. Encargos sociais a pagar __________ 15. Patentes adquiridas __________ 16. Gratificaes a pagar __________ 17. Capital social __________ 18. Comisses a pagar __________ 19. Equipamentos __________ 20. Emprstimos concedidos a empregados __________

2 Preencha os quadrados, utilizando a formula do A = P+ PL, com as variaes informadas na questo a seguir. 1. Constituio da empresa com os scios aplicando $ 50.000 em dinheiro. 2. Abertura de uma conta-corrente no Banco do Brasil, depositando $ 48.000. 3. Compra a prazo de mveis para escritrio no valor de $ 3.000. 4. Compra vista de um micro-computador no valor de $ 4.000. 5. Tomada de um emprstimo bancrio no valor de $ 5.000. 6. Pagamento de 50% da dvida dos mveis. ATIVO 1 2 3 4 5 6 = = = = = = PASSIVO + + + + + + PL

3 -Informar quais variaes as transaes abaixo provocam no ativo, passivo exigvel ou patrimnio lquido. Usar os sinais (+) para aumentos, (-) para diminuies e (SV) no caso de a transao no gerar variao em algum dos componentes. Lembre-se de que uma transao tambm pode provocar variaes em somente um dos trs componentes. A /P /PL.

LEMBRE-SE DA FORMULA ATIVO = PASSIVO + PL 1. Compra a prazo de mquinas calculadoras 2. Compra a vista de mercadorias para vender 3. Pagamento da compra das mquinas acima citadas 4. Duas pessoas formam uma sociedade, e entregam o capital inicial ao gerente da firma.

Anda mungkin juga menyukai