Anda di halaman 1dari 57

Todos os Direitos Reservados. proibido qualquer tipo de alterao nesse documento. www.sucessonainternet.

net

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Introduo Captulo 1: Definies Bsicas Definindo seu Objetivo Definindo seu Pblico-alvo Captulo 2: Introduo s Mdias Sociais Captulo 3: RSS Feed e Leitores RSS Utilidades do Feed Captulo 4: Blogs Como os Blogs Funcionam O Blog na Prtica Divulgando o Blog Devemos Hospedar nosso Blog? Captulo 5: Orkut Por Dentro do Orkut Trabalhando com o Orkut Captulo 6: Facebook Conhecendo o Facebook Trabalhando com o Facebook Captulo 7: Twitter Por Dentro do Twitter Trabalhando com o Twitter Ns No Somos Amigos? Captulo 8: Youtube - Voc a Estrela Por Dentro do Youtube Trabalhando com o Youtube Captulo 9: SEO Google Adwords Por dentro do Adwords Captulo 10: Capturando Contatos Pgina Dedicada Pgina Incorporada Captulo 11: E-mail Marketing Spam Seu Principal Desafio Preparando sua Oferta Concluso Referncias

03 04 04 05 08 10 10 12 13 14 15 16 17 19 20 22 23 24 25 26 27 29 31 31 33 35 36 37 39 41 44 45 46 49 50 52 53 56

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Se voc quer saber por que deve comear a promover seus negcios na internet, no comece lendo esse guia. Em vez disso, observe o mundo a sua volta. Veja o que as pessoas esto fazendo, como elas gastam seu tempo, o que as motiva a fazer certas coisas. Com certeza voc j percebeu que boa parte do tempo das pessoas gasto em frente a um computador. Como se interessou por esse e-book, acredito que j deve ter percebido a nova realidade em que vivemos, e com certeza quer aproveitar esse novo mundo de oportunidades que a internet tem a oferecer. O objetivo desse guia apresentar um roteiro que mostra como criar sua presena na internet. Voc descobrir como pode oferecer seus produtos a um pblico que realmente se interessa por eles, de uma forma muito mais divertida e muito menos intrusiva do que as propagandas convencionais. O que veremos a seguir pode ser usado em praticamente todos os nichos de mercado, ajudando empresrios que precisam de mais clientes, freelancers que necessitam de mais trabalhos, consultores de empresas de Marketing Multinvel que precisam de novos distribuidores, entre outros. Se voc est chateando as pessoas atrs de novas vendas, tem poucos resultados com malas diretas, precisa de novos contatos para seu negcio, essa leitura OBRIGATRIA. Na parte superior de cada pgina voc encontrar banners de cursos que me ajudaram a criar esse e-book. Clique neles para conhec-los e aprofundar seus conhecimentos.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Antes de iniciar qualquer ao de marketing, seja na internet ou fora dela, precisamos identificar dois itens fundamentais: Qual o meu objetivo? Quem meu pblico-alvo? Colocar em prtica qualquer estratgia sem responder essas duas perguntas sinnimo de fracasso. Mas a boa notcia que isso fcil de resolver, voc deve apenas responder as perguntas acima. Vamos ver um pouco mais sobre cada etapa.

Nessa etapa, voc tem apenas definir o que voc quer. O que voc deseja? Aonde voc quer chegar?

O proprietrio de uma loja virtual com certeza quer


www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

realizar mais vendas, o consultor de Marketing Multinvel quer trazer mais pessoas para sua oportunidade de negcios, o responsvel pela propaganda de uma empresa pode querer apenas que as pessoas se cadastrem para receber a nova newsletter. Simplesmente responda, diga o que voc quer. incrvel como suas chances de sucesso vo aumentar. No completar essa etapa a mesma coisa que apostar uma corrida com algum sem saber onde o ponto de chegada. Voc nunca completar a prova! Passei trs anos da minha vida fazendo coisas sem saber por que as fazia. Eu ia de casa para a academia, da academia para o trabalho, e do trabalho para a faculdade. Dormia menos de 5h por dia, me esforava muito, muito mesmo, mas no sabia onde queria chegar. Voc deve saber de que valeu meu esforo, no ? Isso mesmo, de nada. A partir do momento que comecei a planejar minha vida as coisas comearam a se acertar. E isso no diferente nos negcios. Ento, pense bem antes de decidir, essa etapa muito importante.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Aps a definir qual seu objetivo, ter que conhecer o seu mercado. Quem so as pessoas, que de alguma forma, podem estar interessadas em seu produto. Isso importante por um simples motivo. Voc no vai querer oferecer vestidos femininos para um homem barbudo que pesa 100 Kg, e muito menos creme de barbear para uma gestante. Devo confessar que j vi mulheres com barba, e homens que usam vestido, mas isso um pouco improvvel, no acha? A internet nos permite oferecer carros aos que se interessam por carros, casas aos que querem comprar uma casa, sapatos a quem quer um sapato, e isso realmente incrvel. Um comercial exibido na televiso visto por um grande nmero de pessoas, porm, um comercial de creme de barbear ser visto por mulheres e crianas, que provavelmente no se interessam por esse produto. Ento, j que temos essa grande oportunidade de canalizar nossos esforos, devemos identificar o pblico que nos interessa. Para isso, devemos responder algumas perguntas:

Qual o seu mercado? Escolas de Ingls procuram por pessoas que querem aprender um novo idioma, tambm interessam pessoas que podem conseguir uma promoo no emprego por ter essa nova aptido, pessoas que querem fazer um intercmbio, ou apenas pessoas que gostam de aprender coisas novas. O que essas pessoas pensam, o que as preocupa? As pessoas podem estar frustradas por j terem tentado aprender ingls sem obter sucesso, ou podem no ter tempo para se deslocar at uma escola trs vezes por semana. Ainda podem achar que no vo conseguir aprender, por achar que muito difcil.
www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Quais as necessidades de seu pblico, e como voc pode resolv-las? Podemos ver que so muitas as necessidades nesse caso. Desde aulas mais acessveis a mtodos de ensino mais rpidos e fceis. Pensando nos alunos a escola poderia oferecer cursos a distncia, onde o aluno poderia assistir s aulas em seu computador, investir em aprender mtodos de ensino mais rpidos, onde os alunos aprendam em um tempo menor do que o comum, enfim, opes no faltam. importante observar que essas perguntas devem ser respondidas de acordo com as preocupaes de seu pblicoalvo. No tente achar que sabe do que eles precisam, pesquise. Veja o que eles falam em fruns, comunidades, enfim, a internet possui muitas informaes valiosas que podem ser usadas para te auxiliar nessa fase. Outra coisa importante a se fazer anotar as palavraschave mais usadas por seu pblico nas pesquisas. Como vamos trabalhar com internet, elas sero muito teis para atrair pessoas ao seu negcio. Pense como voc procuraria por seu produto no Google, e anote algumas palavras relevantes ao seu negcio. Recomendo que use a ferramenta Google Insights para realizar suas pesquisas, pois ela mostra o que est em alta em qualquer nicho de mercado. Saiba mais sobre ela clicando no link abaixo. Google Insights Descubra o Que Est em Alta em Seu Mercado

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Agora que j sabemos onde queremos chegar e com quem devemos falar, vamos at essas pessoas. Ou melhor, vamos fazer com que elas venham at ns. As mdias sociais so sites na Internet construdos para permitir a criao colaborativa de contedo, a interao social e o compartilhamento de informaes. Nessas categorias, esto includos os blogs, as redes sociais, os sites de contedo colaborativo e diversos outros modelos de sites que abrangem comunicao, relacionamento, colaborao, multimdia e entretenimento. Os Blogs so mdias sociais onde uma ou mais pessoas publicam seus contedos e diversas outras leem e comentam. Os artigos publicados em um blog so chamados de posts. Os comentrios so os textos deixados pelos leitores, normalmente apresentados junto aos posts. Existem milhes de blogs no mundo, e voc tambm deve ter um.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

As redes sociais so sites onde as pessoas se cadastram, registram seus dados pessoais, nos chamados perfis, e podem se relacionar com outras pessoas, publicando fotos, enviando mensagens e criando listas de amigos. Outra caracterstica das mdias sociais a colaborao, no sentido da criao coletiva do contedo. Nessa rea o site mais famoso a Wikipdia, uma enciclopdia colaborativa onde todos publicam e revisam contedo. A colaborao nas mdias sociais foi levada tambm ao campo das notcias, em uma espcie de jornalismo colaborativo. Os sites de contedo e notcias colaborativas, os chamados agregadores de contedo, como o Ocioso, Colmia, Rec6 e o Ueba, esto recheados de notcias enviadas pelos prprios usurios. Indo para o campo mais pessoal, os sites de armazenamento multimdia permitem que voc salve suas fotos ou vdeos e torne-os disponveis para seus amigos, para os membros do site ou para toda a Internet. uma espcie de palco mundial, onde as pessoas promovem a si mesmas com o nvel de exposio que desejam. O Youtube, de vdeos, e o Flickr, de fotos, so alguns sites multimdia conhecidos e bemsucedidos. As mdias sociais so muito importantes para qualquer estratgia de marketing. No Brasil, mais de 80% dos internautas participam de alguma rede social, de modo que devemos us-las em nosso negcio. Pode ter certeza que nosso pblico-alvo se encontra nessas mdias, e em grande quantidade. Nos prximos captulos, conheceremos as principais mdias e veremos como trabalhar com cada uma delas.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Para entender o que um RSS, vamos tentar entender na prtica. Quantos sites voc visita diria ou semanalmente? Vamos supor que voc visite o ESPN, o Globo.com, um blog de piadas, um site de previses do tempo, um blog de um amigo, e outros cinco blogs que falam sobre fofocas de celebridades. Cada vez que voc visita o site voc tem que: Examinar o site. Se lembrar do que j leu. Desconsiderar o que no interessa. Clicar nos links para as histrias restantes e l-las. Voc percebeu quanto tempo desperdia fazendo isso? Esse o mtodo tradicional de busca de informaes na internet. Voc encontra as notcias e procura coisas que voc gosta, mas que no leu. Com o RSS, em vez procurar pelas informaes que voc deseja voc vai t-las, feitas sob medida, enviadas para seu computador.

Quase todos os blogs e a maioria dos sites publicam um feed RSS. Um feed um resumo das atividades recentes de um site, geralmente comentrios, imagens, artigos e postagens no caso de um blog.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

10

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Assinar um feed quase sempre gratuito. Uma assinatura significa apenas que voc quer ser notificado quando o site publicar novas informaes nas quais voc est interessado. Como pode imaginar consumir as informaes dessa forma pode lhe economizar muito tempo. Voc pode receber os feeds em seu e-mail, ou utilizar um leitor RSS. Esses leitores so sites especializados que permitem que voc acesse os feeds onde quer que voc esteja. O Google Reader uma boa opo de leitor RSS. A maioria dos sites publica feeds completos, sendo assim voc pode ler o contedo inteiro da postagem do blog ou artigo do site. Outros publicam apenas um resumo da matria, fazendo com que voc tenha que visitar o site para ler o resto. Voc pode estar pensando que passar a receber informaes de mais assinando um feed, no mesmo? A boa notcia que os feeds esto cada vez mais inteligentes. Em vez de assinar um blog inteiro sobre esportes, voc pode assinar apenas as postagens que tenham a ver com seu time do corao.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

11

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Bom, tudo que dissemos muito bonito, mas voc talvez esteja se perguntando, alm do tempo que vou economizar qual a vantagem de se trabalhar com o Feed? O Feed tem pelo menos mais trs pontos fortes que devem ser comentados. Voc ficar antenado no seu mercado - Assinando feeds de sites relacionados ao seu produto, voc ficar sabendo de tudo que falado sobre ele, praticamente em tempo real, sem pesquisar. O Google Reader possibilita que voc receba notcias apenas da palavra chave mais relevante ao seu negcio. Por exemplo, se voc trabalha com materiais eltricos, poder receber todas as notcias que contenham a palavra lmpadas. Voc ter novas ideias Veremos mais adiante a importncia de um blog em sua estratgia de marketing. E os principais fatores para o sucesso de um blog so a qualidade, quantidade e frequncia de postagens. Voc ter que escrever muitos artigos, e assinar um feed pode gerar muitas ideias boas. Divulgar seu site O oposto tambm vai acontecer, o seu pblico-alvo vai se interessar em receber as notcias de seu blog, ento, crie campos que facilitem a assinatura do seu feed.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

12

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

O blog em sua essncia uma mdia social. Nele, um indivduo produz contedo, que lido e comentado por outros. Entretanto, esses leitores muitas vezes tm seus prprios blogs, que reproduzem ou ampliam a discusso em torno do que leram.

Basicamente, existem trs tipos de Blogs: Blogs Pessoais So praticamente o dirio da vida de algum, ou de parte dela (um blog sobre a gravidez de uma me, ou sobre a carreira de um jogador de futebol). Reflete os interesses especficos do blogueiro. Blogs sobre tpicos So blogs especficos sobre determinado assunto (carros, musculao, animais de estimao). Geralmente eles so atualizados com maior frequncia que os blogs pessoais, e os blogueiros esto cada vez mais se especializando sobre o que falam. Grande parte dos blogueiros ganha dinheiro com esse tipo de blog. Blogs Corporativos Esses blogs so escritos e oficialmente associados a uma empresa. Geralmente combinam notcias da empresa e da indstria.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

13

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Entender o funcionamento de um blog contribui para que voc tenha mais facilidade para elaborar um planejamento de marketing na internet. Os blogs tem uma estrutura aparentemente bastante simples. O blogueiro escreve artigos chamados de posts, que ficam acessveis aos leitores. Os leitores podem acessar o blog a partir de seu endereo e, vero os ltimos cinco ou dez posts ou podero acessar diretamente um artigo. Os post so tambm organizados em categorias, que servem como um menu para navegar nos artigos, e por tags, que so palavras-chave relacionadas ao artigo, criadas pelo blogueiro, quando edita o post. Os blogs tem um layout bastante prtico, composto por um cabealho com nome do blog e o menu, uma rea central onde se pode ler os posts e uma ou duas barras laterais, onde possvel colocar diversos recursos, com busca, links para outros blogs, artigos recentes, comentrios recentes, calendrio, etc. Cada um desses recursos pode ser includo ou no pelo blogueiro. O principal recurso de interao nos blogs so os comentrios. Depois de ler um artigo, o leitor pode coment-lo, deixando seu nome, e-mail e site. Os comentrios podem ou no ser moderados, ou seja, depender da aprovao do blogueiro. A maioria das plataformas de blog rica em recursos e otimizada para as ferramentas de busca. Isso ajuda na grande visibilidade que os blogs tm na internet. Entretanto, existem recursos externos aos blogs que podem colaborar.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

14

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Bom, vimos um pouco do que so, e como funcionam os blogs. Mas para as coisas ficarem mais claras, vou dar algumas dicas de como se deve trabalhar com um blog. Se identifique As pessoas gostam de saber quem escreve o blog, isso passa mais credibilidade. Se o Blog foi feito para sua empresa, faa uma breve descrio dela em uma pgina. Tente colocar o nome real das pessoas que escrevem os posts. Se a pessoa que atualiza o Blog chama-se Joo, deixe que as pessoas vejam que foi o Joo que escreveu o artigo. Isso pode aumentar o nmero de comentrios, pois mais legal falar com o Joo do que com o admin. No fique falando sobre sua empresa Um dos principais erros que os blogueiros cometem, falar demais sobre sua empresa, ou seu produto. Minha empresa a melhor, tem os melhores preos; no caso do Marketing Multinvel, Minha oportunidade a melhor, tem o melhor plano de remunerao, NO FAA ISSO! Ponha-se no lugar do seu pblico, voc visitaria o blog de uma empresa que ficasse apenas se promovendo? Resolva o problema do seu mercado Essa a parte principal de seu blog. Voc j deve ter respondido as perguntas sobre seu pblico-alvo, e j sabe quais so suas necessidades, ento, resolva-as. Se mostre como a soluo de todos os problemas de seu mercado. Se voc vende apartamentos, crie artigos que ajudem as pessoas a escolherem os melhores apartamentos, d dicas de como evitar fraudes, fale quais so os requisitos necessrios para adquirir um apartamento, enfim, D VALOR AS PESSOAS, quanto mais, melhor. Isso que as pessoas querem; valor, informaes, dicas, truques, etc. Esse o conceito do Marketing de Atrao.
www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

15

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Capture Contatos Veremos como fazer isso um pouco mais a frente. Mas muito importante capturar os contatos de seus leitores, de forma que possa acompanhalos atravs de uma campanha de e-mail marketing. Dessa forma voc vai criar laos mais fortes, at mesmo de amizade, com seu pblico-alvo, e claro, ser melhor reconhecido. Evite discusses Existem pessoas que gostam de comentar em blogs apenas para gerar discusses e fazer provocaes, os famosos Trolls. Responda com educao, no caia nessa. Sua reputao est em jogo aqui. Se estiver nervoso, responda quando estiver calmo. No abandone As pessoas no gostam de visitar um blog que parece abandonado. O ideal escrever artigos diariamente. Caso no seja possvel, escreva pelo menos trs vezes por semana. Um blog de sucesso formado basicamente por dois fatores: contedo de qualidade + muito contedo. Ento, j sabe o que deve fazer!

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

16

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Para que nosso trabalho no seja em vo, vamos precisar que as pessoas leiam nosso blog. Por mais que voc escreva bem e tenha um blog repleto de artigos de qualidade, voc precisa de visitantes, de preferncia, milhares de visitantes diariamente! Recentemente, criei duas postagens no meu blog onde mostro 67 maneiras de divulgar um blog. Para que o e-book no fique muito extenso, clique nos links abaixo para acessar os artigos.

67 Maneiras de Divulgar um Blog Parte 1 67 Maneiras de Divulgar um Blog Parte 2

A grande maioria dos blogs est hospedada gratuitamente em portais como o Blogger ou Wordpress. Primeiro porque essa a forma mais rpida e simples de criar e manter um blog. Depois, porque os portais geram a sensao de voc pertencer a uma comunidade. Porm, existem alguns pontos fracos em hospedar nosso blog em servidores gratuitos. Veja alguns:

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

17

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

O endereo de nosso site receber o nome desses servios, como por exemplo, www.seusite.blogspot.com. O Blog no ser realmente seu. Se esse servio entender que voc est violando alguma de suas regras, sua conta poder ser cortada. Imagina perder anos de trabalho de uma hora para outra? Um blog gratuito no passa credibilidade. As pessoas vo pensar que voc no se importa o suficiente com ele, e provavelmente no se importaro tambm. Voc ter mais dificuldades em conseguir bons posicionamentos nos motores de busca. Em contra partida, os blogs profissionais (que so usados para ganhar dinheiro, como o meu e acredito que seja o seu caso), so hospedados em servidores profissionais, com domnio prprio. Veja os principais benefcios de um servidor prprio. O endereo de seu blog ser como de um site profissional, como www.seublog.com. Voc ter controle sobre todo seu blog, ele seu. O contedo que foi escrito no poder ser removido. As pessoas vo perceber que voc se importa com seu blog, lhe passando mais credibilidade. Os preos de hospedagem so baixssimos. Existem planos por volta de R$ 10,00 mensais. Os bons servios de hospedagem oferecem suporte gratuito. Isso evita muita dor de cabea quando tiver uma dvida e no conseguir resolv-la. Sinceramente, se voc realmente deseja criar um blog de sucesso, seja ganhando dinheiro com ele ou promovendo algum tipo de servio ou produto da sua empresa, recomendo que use um servio de hospedagem. Hoje em dia, os servios de hospedagem so baratssimos, e j vimos os benefcios que eles oferecem.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

18

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Existem vrias empresas no mercado, e voc pode escolher a que achar melhor. Mas se voc est comeando e no conhece nenhuma empresa de confiana, recomendo a Hostgator. Indico porque hospedo meus blogs l e nunca tive problemas, ao contrrio do meu antigo plano de hospedagem que me dava muitas dores de cabea. Mas fique a vontade para pesquisar e decidir pela empresa que achar melhor. O importante hospedar seu blog em um servidor profissional. Se voc est comeando e ainda no entendeu o que significam os termos domnio e hospedagem, recomendo a leitura do artigo abaixo, tenho certeza que ficar bem claro. Qual a diferena entre Domnio e Hospedagem

O Orkut o site de relacionamento mais utilizado no Brasil. Talvez um dos principais motivos desse sucesso seja o fato de o Orkut ter chegado ao Brasil com verso em portugus muito antes dos outros sites de redes sociais. verdade que o Orkut est morrendo graas ao crescimento do Facebook, porm, como ainda rene uma grande quantidade de pessoas, no pode ficar de fora de nossa estratgia. O conceito do Orkut bastante simples: voc cria um perfil, composto por uma srie de informaes pessoais, fotos e vdeos, e pode convidar os membros para serem seus amigos. Esses amigos passam a poder ver as atualizaes de seu perfil e a trocar mensagens com voc. Alm disso, voc pode criar uma comunidade, com fruns de discusses, eventos e enquetes, ligados a qualquer tema que possa imaginar. A entrada na comunidade feita por meio de um pedido da participao, e o seu perfil mostra as comunidades das quais participa.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

19

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

As comunidades permitem a criao e construo de novos relacionamentos. No incio, as comunidades eram verdadeiras declaraes de inteno ou opinio, com ttulos como Eu odeio matemtica. Essas declaraes fizeram com que participar de uma comunidade fosse um ato de adeso a uma ideia. Assim se eu odeio matemtica, participo de uma comunidade como uma forma de me expressar. Evidentemente tambm h comunidades relacionadas a profisses, cidades, esportes e muitos outros assuntos, mas as comunidades ligadas a uma declarao de inteno tornaram uma marca registrada do Orkut.

Como vimos, o Orkut formado por duas partes que se encaixam perfeitamente: os perfis e as comunidades. O perfil do membro do Orkut composto por um cadastro completo, que alm de incluir as informaes bsicas da pessoa, pode incluir dados profissionais, esportivos, hobbies, entre outras informaes que mostram quem voc , e assim poder ser encontrado por pessoas que tenham os mesmos interesses que voc.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

20

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Dentro do perfil, alm das informaes pessoais, voc pode incluir contedo, criando lbuns com uma ou mais fotos ou indicando vdeos do Youtube. Com essas ferramentas voc pode ir contando sua histria de forma bastante criativa. Os perfis permitem ainda que algum membro solicite ser includo como seu amigo. Ele visita seu perfil, l as informaes exibidas e clica em + amigo. Quando voc entra em seu perfil, aparece a mensagem que aquele membro quer ser seu amigo. Voc pode permitir ou no. A partir da, todos os seus amigos aparecem em seu perfil. As comunidades formam o outro lado do Orkut. Basicamente so criadas por algum membro, chamado de dono, que cria um nome, insere uma foto e coloca a descrio da comunidade, normalmente com sua finalidade e suas regras. Uma vez criada, outros membros podem participar dela, e a participao pode ser livre ou depender de aprovao do dono da comunidade. Uma vez que voc participa de uma comunidade, ela passa a aparecer em seu perfil. Essa a cola que une os perfis as comunidades e faz com que as comunidades das quais voc membro falem um pouco sobre quem voc e no que acredita. As comunidades tm trs ambientes principais: o frum, as enquetes e os eventos. O frum o grupo de discusso da comunidade, onde voc pode criar um tpico, como uma pergunta ou proposta, e os outros participantes respondem expondo sua opinio. As enquetes permitem que um participante faa uma pesquisa de mltipla escolha, com uma pergunta e vrias respostas. Os participantes votam na pesquisa e o resultado aparece para todos. J os eventos permitem que voc indique ou divulgue um evento com sua data, local, horrio e descrio.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

21

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Embora muitos pensem que o Orkut apenas um tipo de brincadeira de garotos, existem muitas possibilidades de divulgao de seu produto nessa ferramenta. O Orkut possui um grande nmero de membros, a rede social mais popular do Brasil, e com certeza o seu pblico-alvo est presente nela. O primeiro passo no Orkut o preenchimento do seu perfil. Crie um perfil para voc, e no para sua empresa. As pessoas gostam de falar com pessoas. Tente falar um pouco sobre voc, descreva o que voc faz, e coloque um link para o seu blog em seu perfil, de preferncia no topo. Isso no considerado spam, pois o link est no seu perfil. Coloque fotos suas e no de seus produtos, isso afugenta as pessoas. Tente colocar fotos divertidas e que representem um pouco sobre sua vida.

Depois de preencher o seu perfil, voc deve se relacionar com os usurios que se interessam pelo seu negcio (o seu pblico-alvo).

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

22

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Adicione pessoas relevantes ao seu mercado. Como encontra-las? Simples! Em primeiro lugar, use o campo de busca da ferramenta e digite os termos mais usados pelo seu nicho. As pessoas costumam colocar o que gostam de fazer na descrio de seus perfis, ento voc no ter dificuldades para encontra-las. Em segundo lugar, inscreva-se nas comunidades relacionadas ao seu negcio, participe dos debates em fruns e adicione as pessoas que tambm participam. uma tima oportunidade para criar relacionamento com seu pblico-alvo. Conforme for pegando prtica e adicionando pessoas, crie suas prprias comunidades, e promova seus eventos. Como as visitas ao seu perfil vo aumentar, natural que as pessoas procurem saber mais sobre voc e cliquem no link de seu blog para conhecer um pouco mais sobre seu trabalho. Recentemente foi criado o Novo Orkut, porm o que muda mesmo o layout, as funes continuam praticamente as mesmas. Fique a vontade para escolher qual prefere usar. Basicamente isso, crie relacionamento com as pessoas e mostre credibilidade. Com certeza voc vai conseguir muitos visitantes novos para seu blog, e eles podem se tornar seus futuros clientes ou parceiros.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

23

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

O Facebook o maior site de relacionamentos do mundo. Foi lanado em 2004 por Mark Zuckerberg, e no incio era restrito aos estudantes de Harvard. Foi aberto a todos somente dois anos depois, quando passou a aceitar estudantes, pessoas e empresas. uma febre nos Estados Unidos, mas no Brasil se destaca mais nas classes A e B, porm est crescendo a passos largos. Acredito que em breve o Facebook ultrapasse o Orkut e passe a ser a principal rede social usada no Brasil. O Facebook tem uma estrutura bem diferente do Orkut, principalmente porque foi criado para ser um meio de comunicao entre estudantes secundaristas e universitrios. Por isso, seu layout uma mistura de um mural de escola e um caderno universitrio. Uma das grandes virtudes do Facebook foi a abertura de sua plataforma para que os programadores pudessem criar aplicativos para os usurios. Essa abertura criou um forte mercado de Widgets, o que beneficia a todos. O Facebook tem mais restries e controles do que o Orkut, sendo que voc s pode ver o perfil completo de algum se for amigo ou pertencer ao mesmo grupo dessa pessoa. Nesse aspecto, a privacidade no Facebook maior, e muitas vezes as informaes ficam restritas a uma classe ou a um colgio.

A pgina principal do Facebook mostra as ltimas atualizaes de seus amigos e uma caixa chamada No que voc est pensando agora? onde voc pode escrever seus pensamentos ou textos curtos para compartilhar com seus amigos. Este o chamado mural. Voc pode interagir facilmente com as atualizaes que v no mural, simplesmente clicando nos links que aparecem na atualizao e que permitem remover, comentar, curtir ou compartilhar com outros amigos. O link curtir algo genrico no Facebook, criado para que voc diga algo positivo sobre a atualizao.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

24

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

O perfil do Facebook bastante detalhado, Voc pode colocar sua foto e descrever vrias informaes pessoais. Alm disso, o Facebook permite criar lbuns de fotos, armazenar vdeos, indicar links interessantes e escrever notas, como uma espcie de blog pessoal. Alm disso, voc pode criar grupos e pginas. Os grupos so parecidos com as comunidades do Orkut, porm com alguns recursos a mais, como escrever em um mural e compartilhar fotos, vdeos e links. Eles permitem que voc envie convites em massa para seus amigos, facilitando o aumento de membros rapidamente. As pginas funcionam como se fosse perfis para no humanos, mas podem ser usadas por humanos tambm. As pessoas famosas costumam ter pginas no Orkut. Elas lentamente adquiriram todos os mesmos contornos dos perfis pessoais. E, alm disso, as pginas so rastreadas pelos motores de busca como o Google.

O princpio aqui parecido com o Orkut. Porm como o Facebook possui mais recursos deve ser mais bem utilizado.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

25

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Comece preenchendo seu perfil com o maior nmero de informaes, fotos e o link de seu blog. Depois v adicionando pessoas relevantes ao seu mercado. Voc pode usar o campo de pesquisa para facilitar sua vida. Participe de fruns em grupos relevantes ao seu negcio, sempre com discusses relevantes. Tenha em mente que a grande maioria das pessoas que esto no Facebook, ou em qualquer outra rede social, buscam por diverso e relacionamento. Ento, venda passivamente. Voc deve estar se perguntando, como se vende passivamente, no mesmo? medida que for pegando prtica, crie uma pgina e faa com que ela seja um lugar interessante e til para os seus seguidores. Poste sempre contedo de valor. Crie artigos com o intuito de ajudar as pessoas, do tipo como fazer, como funciona, ou algo do gnero. As pessoas gostam muito desse tipo de ajuda, ainda mais quando as dicas so relevantes. medida que for criando relacionamento com essas pessoas, suas vendas sero feitas praticamente sozinhas. Eu sei que talvez seja um pouco trabalhoso ficar seguindo pessoas em vrias redes sociais, e verdade, d trabalho mesmo. Mas necessrio, pois essas pessoas so qualificadas, isto , esto interessadas em nosso negcio de alguma forma. Portanto, o relacionamento fundamental.

O Twitter foi fundado em maro de 2006. Seu nome foi inspirado em um pssaro que, para manter os outros pssaros informados do que est fazendo e onde est, emite periodicamente um trinado estridente. O pssaro inspirou o nome e a ideia do prprio Twitter. O Twitter um misto de rede social, blog e ferramenta de comunicao, que permite que os usurios enviem atualizaes pessoais sobre o que esto fazendo, em apenas 140 caracteres.
www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

26

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

A ideia manter seus amigos informados sobre sua vida por meio da resposta, em 140 caracteres, de uma simples pergunta: O que voc est fazendo agora?. A resposta, chamada de twit, atualizada em seu perfil e enviada a todos os seus amigos, chamados de seguidores. Essa ao tem sido chamada de micro blogging, por sua semelhana com o processo de escrever no blog.

O Twitter tem um conceito bem simples, voc cria seu perfil com uma foto e uma pequena descrio sua chamada de Bio. A partir da voc comea a escrever pequenas mensagens com ate 140 caracteres, falando o que quiser. Pode ser o que est fazendo, uma informao que voc acha interessante, ou qualquer outra coisa que caiba nesse pequeno espao. Para ler as atualizaes de outras pessoas, voc primeiro vai ao Search, e procura por nome ou assunto. Se encontrar uma pessoa que lhe interessar, voc clica na foto dela e depois em Follow. Agora tudo que ela escreve vai aparecer em sua pgina de entrada. Se voc seguir dez pessoas, sua pgina inicial mostrar o que voc e essas dez pessoas escreveram em ordem.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

27

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

O Twitter possui muito jarges, termos que so estranhos aos novos usurios. Abaixo esto os mais usados. @ usado para responder ou enviar uma mensagem publicamente para uma determinada pessoa. Por exemplo, voc poderia escrever @zequinha O link que voc me passou no funciona. Block usado para evitar que outro usurio do Twitter lhe siga. O usurio bloqueado no conseguir lhe adicionar e suas atualizaes no aparecero na pgina de perfil dele. Direct Message (DM) uma mensagem particular enviada para outro usurio do Twitter. A menos que o usurio tenha alterado suas configuraes padro, ele notificado desta mensagem por meio de um e-mail. Voc pode enviar mensagens particulares da mesma maneira que elabora tweets, inserindo uma letra D ou DM antes do nome do usurio e da mensagem. Por exemplo, d toninho voc vai assistir o jogo?. Fail Whale mostrado quando o Twitter cai ou sai do ar. Voc ver a foto de uma baleia sendo levantada por oito pssaros. Isso era mais comum no comeo, quando o Twitter ainda lutava dar conta de seu rpido crescimento. Followers (Seguidores) so as de pessoas que te seguem. Essas pessoas passam a ver tudo que voc escreve. Quanto mais seguidores uma pessoa tiver, mais influente ela fica. Hash tag um caractere # colocado na frente de uma palavra ou expresso que indica que ela faz referencia a um tpico especifico, muitas vezes um evento. Por exemplo, #livros Hoje nossa loja de livros est com descontos de 80%. As letras aps o caractere # devem ser minsculas.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

28

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Retweet ocorre quando outro usurio do Twitter republica uma mensagem que voc publicou originalmente. Essa a melhor forma de fazer o que voc diz se espalhar. Quem o faz geralmente usa a abreviao RT para atribuir aos outros. Por exemplo, RT@seumadruga No h nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar. URLs abreviadas so importantes devido ao espao ser um recurso valioso no Twitter. Os usurios costumam abreviar endereos longos para que caiba no twit. Por exemplo, http://www.google.com.br/presente_original_para_maes poderia ser abreviada para http://bit.ly/jiuiys. Os servios mais comuns para realizar essa tarefa so o TinyURL e o Bit.ly. Tweet uma mensagem de 140 caracteres ou menos publicada no Twitter. Alm disso, tweet um verbo que significa publicar no Twitter.

Bom, agora vamos ao que interessa. Como o Twitter pode ser til para meu negcio? Devemos encarar o Twitter como mais um canal de comunicao online, com um grande nmero de pessoas que podem se tornar nossos clientes ou parceiros.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

29

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Para comear, preencha sua bio mostrando quem voc e o que voc faz em poucas palavras. Voc deve colocar o link para seu blog ou site. Depois disso coloque uma foto. No campo de busca do Twitter, procure por pessoas que se enquadrem no perfil de seu pblico-alvo e siga-as. Escreva mensagens interessantes, no precisa se focar apenas em seu negcio, publique assuntos que possam interessar as pessoas em geral, como notcias importantes, ou engraadas. Voc tambm pode postar os artigos de seu blog, faa uma breve descrio sobre eles e coloque o link para acess-lo. Tente escrever mensagens todos os dias. Se voc vende produtos, poderia fazer promoes especiais apenas para seus seguidores, a empresa Dell faz isso com muito sucesso. Fazendo isso, as pessoas que voc segue tero interesse em te seguir de volta, por que vo ver que voc tem coisas boas a oferecer. Enfim, outra forma de interao para mostrar as pessoas que voc existe e pode ser til. Um fator que importante lembrar o nmero de ferramentas que surgiram para complementar os servios do Twitter. Eu utilizo algumas, dentre elas, o Twitter Feed, que tem a funo de enviar nossas postagens do blog automaticamente para nossa conta do Twitter. Como as ferramentas no param de surgir e pretendo abordar vrias outras em meu blog, voc pode acessar o link abaixo para acompanhar a categoria onde falo exclusivamente do Twitter. Dessa forma voc ficar bem informado. Sucesso na Internet - Twitter

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

30

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Bom, agora que voc trabalhando em suas redes sociais, que tal me adicionar como amigo? Clicando no link abaixo voc acessa meu perfil no Meadiciona, que uma ferramenta que rene todas as mdias sociais em um lugar s. Meu Perfil no Meadiciona Clique Aqui Gostaria de criar um perfil no Meadiciona? Criei um artigo mostrando passo a passo como fazer. Veja abaixo. Meadiciona Aumente o Nmero de Seguidores em Redes Sociais

O Youtube tem o mrito de ter levado o vdeo caseiro ao estrelato na internet. A ideia simples de gravar um vdeo e disponibilizar para que todos possam v-lo criou uma nova onda que inclui desde vdeos realmente caseiros at obras de artistas, comediantes e atores que aproveitam o grande nmero de visitas do site para divulgar seu trabalho. O Youtube uma mdia similar televiso, que trabalha com vdeos curtos, publicados diretamente pelos internautas, e que podem ser assistidos por qualquer pessoa em qualquer computador sem a necessidade de nenhum programa ou conexo especial.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

31

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Um dos motivos do sucesso do Youtube o fato de que a maioria das pessoas so seres visuais, ou seja, reagem melhor e mais rpido a estmulos de imagens em movimento do que a imagens fixas ou textos. Por isso, quando o vdeo levado s mdias sociais, ele produz um interesse maior do que os textos. Muitos profissionais e empresas exploram esse conceito, publicando palestras, cursos, instrues e trabalhos no Youtube. A ferramenta possui uma srie de recursos que permitem que os internautas troquem experincias e mensagens, criem grupos e realizem muitas outras atividades de interao.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

32

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

A pgina inicial do Youtube apresenta uma srie de vdeos em destaque, em geral os mais assistidos. Isso permite que o visitante simplesmente assista aos vdeos mais interessantes diariamente, como faria em um canal de televiso. Outro recurso importante a caixa de pesquisa. Por meio dela o usurio pode digitar algumas palavras-chave, como em uma ferramenta de busca, e o Youtube apresenta os vdeos relacionados palavra-chave. Esse recurso est relacionado aos textos digitados na descrio do vdeo. Ao assistir um vdeo, alm dos controles normais de execuo e pausa, o internauta pode adicionar o vdeo a seus favoritos, compartilh-lo com amigos no Orkut e no Facebook, envi-lo por e-mail, adicion-lo a sua lista de reproduo e ver quantas vezes o vdeo j foi assistido. Tambm possvel escolher se curtiu ou no o vdeo. Para publicar um vdeo no Youtube voc deve possuir uma conta, que pode ser a mesma conta que voc tem no Google. A conta tem um perfil no qual voc pode colocar diversas informaes sobre voc ou sua empresa. Para postar o vdeo voc deve entrar na pgina de envio de arquivo de vdeo, onde possvel enviar um ou mais vdeos, em diversos formatos, de seu computador diretamente para o Youtube.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

33

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Quando se envia um vdeo como parte de uma estratgia de marketing, fundamental que voc preencha corretamente todos os campos da descrio do vdeo. Se no fizer isso, dificultar que seu vdeo seja encontrado. As dicas abaixo vo te ajudar: Ttulo importante criar um ttulo representativo de seu contedo em vdeo. Lembre-se de que quando v o vdeo, o internauta tem somente uma imagem esttica e o ttulo para decidir se vai ou no assistir. Descrio Faa uma descrio completa, comeando pelo que voc considera mais importante sobre seu vdeo, mas incluindo as palavras-chave que acredita que o internauta utilizar para encontrar seu vdeo. Categoria Selecione a categoria adequada a seu contedo. Miniatura do vdeo O Youtube oferecer trs opes de imagem inicial. Selecione a que for mais significativa para divulgar seu vdeo. Lembre-se de que ela a imagem esttica que o internauta ver antes de assistir o vdeo. Alm de publicar vdeos voc pode criar canais e grupos. O canal uma espcie de pgina que voc cria no Youtube para seus vdeos. Ele ajuda muito na divulgao de sua empresa e de seus vdeos. como se fosse seu site dentro do Youtube. J o grupo uma espcie de comunidade de vdeos. Com ele voc pode agrupar seus vdeos e de outras pessoas em torno de um tema comum. Voc gostaria de posicionar seus vdeos nas primeiras posies do Youtube? Se a resposta foi positiva, veja o artigo que criei como convidado no blog Criar Sites, do Celso Leme. Como Otimizar os Vdeos do Youtube e Aparecer no Topo das Pesquisas

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

34

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Bom, pode parecer complicado, mas bem fcil trabalhar com o Youtube. Comece postando alguns vdeos, lembre-se de preencher a descrio conforme vimos acima. Crie um canal com seu nome ou de sua empresa. Divulgue os vdeos que fizer em suas redes sociais, Orkut, Facebook, Twitter e em seu blog. Agora comece a interagir com os demais usurios. Adicione pessoas que faam vdeos relacionados ao seu negcio e deixe comentrios em seus vdeos. Um timo mtodo de divulgao a resposta em vdeo. O Youtube permite que voc comente um vdeo com um vdeo que voc criou. As chances de seus vdeos serem vistos aumentam bastante. No faa vdeos muito longos, a no ser que sejam educativos ou do tipo como fazer. Se for fazer uma simples propaganda, faa um vdeo de 2 a 3 minutos. Basicamente, todo seu trabalho se resume a enviar vdeos regularmente e interagir com outros usurios. No to difcil. Voc ainda pode aproveitar o poder dos vdeos para divulgar seus produtos ou programas de afiliados. Dessa forma seus vdeos podem ser muito lucrativos.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

35

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Na minha opinio, o SEO a melhor forma de divulgao disponvel na internet. SEO um conjunto de estratgias que visa posicionar seu site ou blog em boas colocaes nos motores de busca (Google). um pouco complicado resumir um tema to complexo em um captulo desse e-book. Eu j fiz um curso presencial de 8 horas de durao, e venho conseguindo bons resultados com meus blogs, porm realmente um assunto para um novo ebook. Mas no pense que vou te deixar na mo. Como meu objetivo te ajudar a conseguir timos resultados com o marketing na internet, vou fazer uma coisa melhor do que resumir tudo que aprendi em um captulo, que a recomendao do melhor e-book sobre SEO disponvel na internet gratuitamente: Divulgao de Sites nos Mecanismos de Busca, escrito por Celso Lemes.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

36

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

O Celso possui ampla experincia na internet e ganha muito dinheiro com seus blogs. Eu j li o e-book e no deixou nada a desejar comparado ao curso que fiz. Baixe o e-book no link abaixo e melhore seu ranking nos motores de busca. Clique aqui para baixar o e-book.

O Google Adwords o programa de publicidade do Google. Com o Adwords, voc pode criar anncios simples e eficazes, e exibi-los para pessoas que esto pesquisando informaes relacionadas com seu negcio na internet. Mas voc deve estar se perguntando, como possvel mostrar seus anncios apenas para o pblico-alvo mais relevante? A resposta a publicidade em palavras-chave. Quando algum que est fazendo uma pesquisa visita o Google e insere uma consulta, que pode ser "tacos de golfe para canhotos", o Google exibir vrios resultados de pesquisas relevantes, como algum site que fale sobre golfe, ou algo do gnero. Ele tambm exibir os anncios do Adwords com links para empresas on-line que vendem tacos de golfe, e outros produtos e servios relacionados com a consulta.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

37

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Voc j deve ter percebido, que os links acima e a direita da pgina principal do Google so diferentes dos demais. Esses so os links patrocinados (pagos). O Google Adwords oferece diversos formatos de anncio. O formato mais comum o dos anncios de texto, seguido pelo dos anncios grficos e de animao. Outros formatos esto disponveis, como os anncios em vdeo, anncios de empresas locais e para celular. Vamos falar apenas sobre os anncios em texto, que so os mais comuns. Esses anncios geralmente contm as quatro linhas a seguir. Ttulo (25 Caracteres incluindo espaos) - O ttulo atrai os usurios que possam estar interessados em seus produtos ou servios. Descrio (duas linhas de 35 caracteres cada, incluindo espaos) - Essas duas linhas contm a descrio de seu produto, servio e outros detalhes, como promoes. O contedo dessa linha deve ser claro o suficiente para comunicar sua inteno e atraente o bastante para convencer o usurio a clicar no anncio e visitar seu site. URL de visualizao (35 caracteres incluindo espaos) - Esta linha indica o site que o usurio ir acessar se clicar em seu anncio. URL de destino (at 1024 caracteres) - Este o endereo da pgina para onde os usurios sero direcionados quando clicarem em seu anncio. O URL no ser exibido em seu anncio. Vrios anunciantes colocam links em seus anncios para determinadas pginas de destino nos sites, mas usam o URL mais simples da pgina inicial como URL de visualizao.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

38

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Resumindo, o Google Adwords um programa onde voc escolhe as palavras principais de seu negcio, as associa a uma pgina de seu site, e escolhe quanto vai pagar para visita nova a essa pgina atravs do clique em seu anncio.

Ao usar o Google Adwords pela primeira vez, possvel que voc seja apresentado a um grande nmero de termos desconhecidos. Vamos ver os principais: Custo por clique (CPC) - Em seu modelo de preos, o Google cobrar em sua conta por cada clique recebido por seus anncios. Voc no ter custos caso o seu anncio aparea na tela e no seja clicado. Custo por mil impresses (CPM) - Nesse modelo de preos, o Adwords te cobrar por cada vez que o seu anncio for exibido, independentemente de ter recebido cliques ou no. Voc faz o lance para cada 1000 impresses de anncios recebidas.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

39

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

ndice de qualidade - O ndice de qualidade a base para o clculo da qualidade de sua palavra-chave e para a determinao do lance mnimo. Esse ndice determinado pela CTR (Taxa de cliques) de sua palavra-chave, pela relevncia do texto do anncio, pelo desempenho histrico da palavra-chave e por outros fatores de relevncia. Quanto maior for o ndice de qualidade, menor ser o lance mnimo e o preo que voc paga por clique. Lance mnimo - o valor atribudo a uma determinada palavra-chave em sua conta com base em sua qualidade. O lance mnimo geralmente o menor valor que voc pode pagar por clique para que sua palavra-chave veicule anncios. Taxa de cliques (CTR) - a taxa de cliques (CTR) uma medida que ajuda a mostrar o desempenho de seus anncios. Quanto mais relevantes forem seus anncios, os usurios clicaro neles com mais frequncia, resultando em um CTR mais alto. O sistema calcula seu CTR da seguinte maneira: Nmero de cliques nos anncios dividido pelo nmero de impresses x 100. A publicidade do Adwords permite que voc direcione os anncios especificamente para pessoas que esto procurando seus produtos ou servios. Evite exibir os anncios a usurios que provavelmente no compraro de voc e obtenha o mximo retorno de seu investimento em publicidade. O Google Adwords um sistema excelente de divulgao. Voc pagar valores baixos em troca de um pblico altamente relevante para seu negcio. Com certeza voc no pode ficar de fora.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

40

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

At agora, vimos vrias tcnicas para atrair contatos qualificados para nosso blog ou site. Aplicando cada uma delas receberemos milhares de visitantes que se interessam por nosso tipo de produto, oportunidade ou servio. Porm no vamos deixar que nossa mina de ouro v embora, concorda? O visitante pode apenas entrar em seu site ler um artigo e ir embora, voc pode no v-lo nunca mais. Portanto, devemos criar uma forma para capturar os dados de nossos visitantes, para que possamos acompanha-los com uma campanha de e-mail. Parece difcil, mas no .

A soluo para isso chamada de Pgina de Captura, que tambm conhecida como pgina de cadastro, squeeze page ou landing page. Nessa pgina o seu contato ter alguns campos para preencher, como nome, telefone, e-mail, cidade, pas, entre outros. Voc deve definir as informaes que deseja obter e definir esses campos. Para alguns mercados somente o e-mail necessrio, para outros o nome e o telefone podem ser teis.
www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

41

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Agora voc deve estar se perguntando, como vai fazer para que as pessoas me forneam seus preciosos dados com um belo sorriso no rosto, no mesmo?

Para descobrir vamos ter que voltar no primeiro captulo desse livro, onde identificamos os problemas de nosso pblicoalvo. Defina qual o maior, ou um dos maiores problemas de seus prospectos. Aps isso, crie algum tipo de material que solucione esse problema, e oferea isso DE GRAA. No se assuste, no difcil criar alguma coisa til para o seu mercado. Em primeiro lugar, voc j conhece seu mercado e j sabe as necessidades de seus clientes. Em segundo lugar, estamos na era da informao. Faa algum curso que o ajude a descobrir como resolver essas necessidades, compre algum livro, pesquise na internet, enfim, existem muitas maneiras de obter as informaes. O material no precisa ser de outro mundo, pode ser um vdeo, um e-book, um curso via e-mail, um udio book, ou seja, qualquer tipo de arquivo onde pode ser inserido contedo.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

42

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Oferecendo algo de valor, os contatos vo enviar os seus dados e at ficaro felizes em fazer isso. Mas lembre-se: esse o corao do negcio, aqui onde se ganha dinheiro. Construa uma boa lista de contatos e voc ter clientes para sempre. Suas vendas estaro a um e-mail de distncia. Eu tenho um blog, www.definicaototal.com.br, que fala sobre musculao, nutrio, treinos, entre outras coisas. Eu ofereo aos meus visitantes um e-book chamado Guia de Nutrio, que ajuda as pessoas a adotarem uma alimentao adequada para melhorarem fisicamente. Entre outras coisas o e-book possui dicas para emagrecer ou ganhar massa muscular. Fiz uma pesquisa e percebi que o principal motivo que leva as pessoas a desistir de fazer academia a falta de resultados. Fiz outra pesquisa e descobri que o principal fator que leva a esse problema uma alimentao incorreta. Ento tudo que tive que fazer foi dar uma soluo a essas pessoas. Comprei vrios livros sobre nutrio, vi o que era mais importante. Como eu j treino h algum tempo e j testei vrios tipos de dietas, tudo que fiz foi unir as informaes dos livros minha experincia pessoal e criei o e-book. Em troca eu recebo os valiosos e-mails de pessoas que fazem academia e que so potenciais compradores de suplementos alimentares, que um dos produtos que trabalho. No difcil criar um e-book, voc apenas tem que escrever o contedo no Word, formatar, e converter para PDF para que o material no seja alterado facilmente. Depois s oferecer a seu pblico. Basicamente, existem dois tipos de pginas de captura: as dedicadas somente a isso, e as incorporadas em seu blog ou site. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

43

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

No existe um nome especfico para esse tipo de pgina, chamo de pgina dedicada, pois ela feita somente para isso. Essas pginas tem endereo prprio e so exclusivas para cadastrar pessoas. Possuem alguns recursos interessantes, voc pode colocar um vdeo explicando os benefcios que as pessoas vo ter ao se cadastrar, e vrios campos de preenchimento, podendo capturar muitos dados de seus visitantes. A parte ruim dessa histria que voc precisar entender de programao para criar uma pgina dessas. A parte boa que existem profissionais que criam pginas de captura por preos bem acessveis. Esse servio chamado de IM Design, uma opo muito prtica para quem deseja ter uma pgina de captura profissional e personalizada. Para garantir que os dados de seus contatos sejam capturados, sugiro que de uma olhada nos recursos que o servio oferece.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

44

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Tambm no existe um nome especfico para esse tipo de pgina. Eu a chamo assim, pois ela foi feita para ser usada em um blog. Na verdade, podemos chama-la de Popup. Esse o tipo de pgina que eu uso. Prefiro esse modelo porque no preciso ficar divulgando dois endereos diferentes. Eu concentro todos os meus esforos para divulgar o endereo do meu blog e quando as pessoas o acessam a pgina de captura abre automaticamente. Aps o cadastro as pessoas continuam navegando normalmente no blog. Assim no tenho o trabalho de divulgar minha pgina e meu blog, divulgo apenas um deles. O plugin que incorpora uma pgina de captura em um blog recebe o nome de Popup Domination. Voc j deve ter visto o seu formato em algum de meus blogs. Existem diversas opes de layouts e cores. Voc pode alterar toda a descrio e colocar uma foto que chame a ateno de seu visitante. Alm disso, muito prtico e fcil de instalar. No importa como voc vai capturar os dados de seus visitantes, mas voc precisa de uma pgina de captura. o corao do seu negcio! Portanto, escolha uma e comece o trabalho. Faa com que todo seu material leve seus leitores a uma pgina de captura. Sua lista de contatos vale ouro!

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

45

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Aplicando o que vimos at aqui, alm de ter criado um bom relacionamento com nosso pblico-alvo e conquistado credibilidade em nosso nicho de mercado, conseguimos uma bela lista de e-mails de pessoas totalmente interessadas no que temos a dizer (e vender). Agora ns devemos usar tcnicas de e-mail marketing para fechar nosso ciclo qualificado de vendas, e comear a ganhar dinheiro de verdade. Nesse captulo veremos como fazer isso. A verso antiga do e-mail marketing chamada de mala direta. Essa tcnica surgiu junto com as cartas e o correio. uma das formas mais antigas de propaganda, e embora tenha diminudo muito com o surgimento da internet, ainda existe e utilizada por um bom nmero de empresas. O e-mail marketing tambm uma das formas mais antigas de propaganda na internet e surgiu junto com o e-mail e a rede.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

46

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

A grande diferena entre as duas que, no caso da mala direta, uma empresa envia uma carta com sua propaganda ao endereo residencial ou comercial do consumidor e h um custo embutido em cada correspondncia. No caso do e-mail no h custo, ou o custo muito baixo, e em poucas horas podemos enviar milhes de e-mails. No se preocupe, no temos que ficar enviando os e-mails um por um, isso seria uma grande perda de tempo e nosso objetivo aqui atingir o mximo de pessoas qualificadas no menor tempo possvel. Existe uma ferramenta chamada autoresponder, que permite que sua pgina de captura trabalhe praticamente em piloto automtico. Ela funciona da seguinte maneira, o seu visitante se cadastra em sua pgina de captura, e a partir desse momento, passa a receber os e-mails que voc programou. Voc cria sua campanha de e-mails apenas uma vez, e todos que se cadastrarem passam a receber as mensagens. O autoresponder permite que voc tenha um contato muito pessoal com seus clientes, voc pode programar a dato de envio dos e-mails e at chamar cada pessoa pelo seu prprio nome. Imagina poder chamar milhares de clientes por seu nome criando apenas um e-mail? Voc pode! Uma dica importante: no divulgue apenas produtos ou servios em sua campanha de e-mails. Trabalhe como os grandes profissionais do Internet Marketing, misture seus produtos com informaes de valor.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

47

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Vou usar novamente meu blog como exemplo. Meu objetivo vender suplementos alimentares. Porm, ao invs de enviar propagandas de suplementos todos os dias, o correto enviar dicas sobre musculao regularmente, e esporadicamente enviar alguma oferta disponvel na minha loja. Dessa forma os assinantes da minha lista vo pensar: Olha, esse cara est querendo me ajudar, no pensa em ficar empurrando produtos, ele me envia informaes muito teis. Dessa forma, quando algum da minha lista precisar de algum suplemento, terei muito mais chances de ser lembrado. Recomendo que faa o mesmo. Eu estou cadastrado na lista de muitas pessoas, pois acho interessante verificar como os outros profissionais trabalham, e vejo muitas lambanas. As pessoas s pensam em divulgar produtos, sistemas de afiliados, oportunidades de negcios, e se esquecem de enviar o mais importante, valor! Eu nunca compro nada indicado por esse tipo de pessoas, e acredito que voc tambm no. importante escolher algum servio de autoresponder de qualidade. Aqui eu compartilho a mesma opinio que tenho sobre servios de hospedagem: no aconselho um servio de autoresponder grtis. A lista de e-mails o bem mais valioso do nosso negcio, e no vale a pena mesmo. Se voc no tem nenhum dinheiro para investir, no tem jeito, use um servio grtis temporariamente. Recomendo o Free Autobot. Porm, assim que conseguir algum dinheiro, invista em um autoresponder profissional. No caro, eu pago cerca de R$ 25,00 por ms, comprei o servio anual, por isso no sei o valor exato. Uso o Pt Sender, que totalmente em portugus e no tem limite de envios de e-mails e contatos na lista.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

48

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Mas voc pode usar outro, como o Icontact, awebber, Get Response, enfim, esses so os mais conhecidos e recomendados. O importante trabalhar de forma profissional.

Antes de entender como devemos montar nossos e-mails, vamos conhecer seu maior inimigo, o spam. O spam o envio em massa de e-mails no solicitados. O spam se sustenta, e continua existindo, porque funciona para os chamados spammers e hackers que usam essa prtica. Eles sabem que o retorno do spam muito baixo, cerca de 0,005% segundo pesquisas, o que representa 50 usurios em cada um milho de e-mails. Por isso, eles invadem os servidores para furtar endereos de e-mail e formar listas com milhes deles para conseguir algum resultado. Alm disso, no caso dos golpes e vrus, o retorno de um nico golpe pode ser muito grande e justificar a ao. O spam em sua maioria contm boatos, correntes, golpes, vrus e outros programas maliciosos. Quando contm algum tipo de propaganda ela est ligada a produtos contrabandeados, ilegais ou de origem duvidosa.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

49

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Com o que vimos at aqui, poderemos conseguir muitos contatos de forma praticamente gratuita. Ento, espero que no tenha passado pela sua cabea comprar uma dessas listas e enviar e-mails no autorizados. Mas se voc ainda est pensando nessa possibilidade, vou te dar quatro motivos para no fazer. O spam mal visto pelo consumidor, estando relacionado a golpes e vrus. O spam no gera resultados: menos de 0,005% dos emails enviados. O spam detectvel e seu e-mail fica marcado como tal, e nunca mais ser lido por aquele consumidor. O spam denuncivel e, em casos graves, pode fazer com que um servidor bloqueie todas as mensagens originadas de seu endereo. Alm disso, os autoresponders que eu indiquei no permitem essa prtica e cortaro sua conta caso isso seja feito.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

50

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Hoje em dia o mundo em que vivemos est cada vez mais dinmico. As pessoas sempre andam muito ocupadas, so bombardeadas de ofertas a todo o momento, e suas caixas de e-mail esto sempre lotadas. Ou seja, as pessoas no costumam ler todos os e-mails que recebem. A culpa em grande parte do spam. Hoje em dia, metade dos e-mails enviados no mundo no so solicitados pelos usurios. Juntando esse problema com a falta de tempo das pessoas, cada vez mais os e-mails vo parar na lixeira sem que sejam lidos. O fator que vai decidir se seu contato vai ou no abrir seu e-mail : o assunto. Se as pessoas no se sentirem atradas por ele provavelmente no vo abrir seu e-mail. Existem alguns mtodos que aumentam muito a taxa de abertura dos e-mails, e o principal deles a escrita persuasiva, tambm conhecida como copywriting. Os maiores marqueteiros do mundo usam tcnicas de escrita persuasiva para fazer com que as pessoas abram seus e-mails e comprem seus produtos. Os nmeros que essas pessoas atingem so realmente fantsticos, e tudo se deve a maneira como eles escrevem. Veja a diferena desses dois ttulos: - Estruturando sua estratgia de e-mail marketing - 7 dicas infalveis para ter sucesso com e-mail marketing Essas duas frases poderiam ser usadas como o assunto do mesmo e-mail, porm qual das duas funcionar melhor? A segunda, no ? Ela desperta a curiosidade e cria desejo nas pessoas. Isso apenas um exemplo bsico, essas tcnicas podem ser trabalhadas de diversas maneiras.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

51

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Tente usar frases que criam desejo nas pessoas no assunto de seus e-mails. Essa prtica pode definir se seu e-mail ser aberto ou no. Frases do tipo, Como fazer..., Descubra o segredo..., 7 dicas para..., Aprenda a usar..., so alguns exemplos que melhoram o ndice de abertura dos e-mails. Recomendo que se faa uma pergunta antes de programar qualquer e-mail em seu autoresponder: Se eu estivesse com muita pressa, esse ttulo faria com que eu parasse tudo que estou fazendo para ler esse e-mail? Se a resposta for positiva, contrrio, pense novamente. pode programar. Caso

Em uma campanha de e-mail, o desafio de fazer seu consumidor ler o seu contedo to grande que voc no pode correr o risco de que a sua mensagem no cause impacto depois que ele seja aberto. No h tempo para correes e muito menos para tentativa e erro. Se enviar uma mensagem mal formatada ou com um contedo ruim, provavelmente sua segunda mensagem no ser aberta. Os usurios esto cada vez mais querendo limpar suas caixas de e-mail, e voc no pode deixar que seus e-mails sejam ignorados to facilmente. Sendo assim, sua mensagem deve causar impacto e ser significativa para o consumidor. Se estiver enviando um informativo, apresente assuntos realmente relevantes e atuais, e no uma descrio de seus produtos. Se estiver lanando um produto, crie uma oferta, um desconto, uma vantagem. Faa com que o consumidor sinta que aquilo exclusivo e s ofertado por aquele e-mail.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

52

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Outra coisa importante misturar produtos, mas j falamos sobre isso.

valor

com

seus

Seu e-mail deve ser exclusivo, nico. Deve trazer valor s pessoas, muito valor. Depois s misturar seus produtos no meio do valor, como se eles fossem soluo para os problemas das pessoas. Dessa forma esteja certo que ter quantos clientes quiser. Uma campanha de e-mail fechamento de nossa estratgia. marketing lucrativa o

Esse e-book tem basicamente dois objetivos: 1- Mostrar o quanto seu negcio pode crescer aplicando uma estratgia de marketing na internet. 2- Mostrar como desenvolver essa estratgia, de forma que voc encaixe em sua mente todas as peas do quebra cabea e entenda o processo. Sei perfeitamente que voc pode ter ficado com algumas dvidas tcnicas, como na criao do seu blog, ou na configurao de sua pgina de captura. Fiz questo de colocar banners no topo das pginas, pois eles direcionam a cursos que fiz para aprender como criar meu negcio na internet. Tenho certeza que eles tambm podem ajuda-lo. Eu sempre estou procurando por novos cursos e livros que me ajudem a ter um diferencial sobre os meus concorrentes. Acredito muito que o conhecimento a chave do sucesso, e fao de tudo para aprender coisas novas todos os dias. Eu sei que no fcil, mas tambm nunca me disseram que seria fcil.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

53

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

s vezes mais conveniente ficar esperando que as oportunidades apaream em nossas vidas, mas o que a maioria das pessoas no sabe, que elas aparecem todos os dias, porm algumas vezes no estamos preparados para elas, simplesmente por no ter conhecimento. Se eu tivesse os conhecimentos que tenho hoje, h um ano no teria me metido em tantas confuses em minha vida financeira. Porm coloquei em minha cabea que mudaria o jogo, fiz de tudo para aprender o mximo possvel todos os dias. Hoje, alm de ler todos os dias, sempre procuro por cursos novos, e isso est fazendo toda a diferena na minha vida. O nico investimento seguro que podemos fazer em nosso aprendizado. Podemos investir em imveis, empresas novas, carros, e de um dia pro outro perder tudo. Porm nosso conhecimento nunca ir embora, e com ele podemos conseguir tudo de novo. Deixo aqui a dica mais valiosa que posso lhe oferecer:

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

54

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Invista em voc. Leia livros, faa cursos, participe de palestras, no pense que sabe de tudo, enfim, evolua sempre. Crie um compromisso com voc mesmo, e aprenda uma coisa nova todos os dias. Nunca ningum vai tirar isso de voc. Escrever esse guia foi um grande aprendizado para mim, e pretendo escrever muitos outros daqui em diante. Bom, chegamos ao fim. Caso tenha alguma dvida, sugesto, crtica, ou comentrio sobre esse e-book, entre em contato comigo atravs de meu blog, www.sucessonainternet.net, ou deixe recado em alguma de minhas redes sociais, Orkut, Twitter e Facebook, no se esquecendo de me adicionar como amigo em todas elas. Ficarei muito feliz com seu contato. No deixe de ver na prxima pgina as minhas fontes de pesquisa para fazer esse livro. Agora v a luta e lembre-se:

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

55

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Para fazer esse trabalho usei como base muitos cursos e livros. A maioria dos cursos j foi mostrada no decorrer do livro. Abaixo esto os livros que usei como fonte de pesquisa e o curso que no comentei no livro.

A Bblia do Marketing Digital Autor: Claudio Torres

Tudo que voc queria saber sobre marketing na internet e no tinha a quem perguntar

Manual de Marketing em Mdias Sociais Autores: Darren Barefoot e Julie Szabo No fique de fora, entre no jogo.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

56

Guia do Web Marketing Sucesso na Internet

Google Marketing Autor: Conrado Adolfo Use a internet para construir marcas vencedoras. O guia definitivo do Marketing Digital.

Curso Premium Autor: Jorge Salgado O material mais completo que voc vai encontrar. Curso com mais de 100 horas de aulas em vdeos. Torne-se uma celebridade na internet.

www.sucessonainternet.net Aprenda a trabalhar com a Internet

57

Anda mungkin juga menyukai