Anda di halaman 1dari 3

COMO ELABORAR UM PAPER

Elisabeth Penzlien Tafner Prof. Everaldo da Silva Faculdade Metropolitana de Blumenau FAMEBLU Bacharelado em Direito (DIR 22) Metodologia do Trabalho Acadmico 08/11/08 RESUMO O resumo deve ter um pargrafo de, no mximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itlico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o mtodo utilizado, os resultados e as concluses do trabalho, formando uma seqncia corrente de frases concisas, e no de uma. Palavras-chave: Artigo cientfico. Normalizao. NBR 6022. 1 INTRODUO a apresentao inicial do trabalho. Possibilita uma viso global do assunto tratado (contextualizao), com definio clara, concisa e objetiva do tema, e da delimitao precisa das fronteiras do estudo em relao ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados. O objetivo geral refere-se diretamente ao objeto problema do trabalho. Inicia-se a frase com um verbo abrangente e na forma infinitiva, envolvendo o cenrio pesquisado e uma complementao que apresente a finalidade. O autor aponta os seus propsitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importncia e seus limites quanto extenso e profundidade. Na introduo, tambm se devem mencionar as principais etapas (a partir de ttulos e subttulos) do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO a parte principal, mais extensa e consistente do trabalho. So apresentados os conceitos, teorias e principais idias sobre o tema focalizado, alm de aspectos metodolgicos, resultados e interpretao do estudo (ABNT, NBR 6022, 2003). Da mesma forma que na introduo, os elementos que integram o desenvolvimento do trabalho podero variar nas suas divises e subdivises, em funo da sua natureza e da rea de conhecimento a que pertencem. Independente do trabalho, o acadmico deve utilizar recursos complementares no corpo do texto, especialmente no desenvolvimento. A numerao deve ser progressiva e alinhada esquerda. As sees com seus ttulos de primeiro nvel (3 FUNDAMENTAO TERICA) no devem iniciar em folha distinta. No se utiliza nenhuma pontuao ou caractere entre o nmero e o ttulo (ABNT, NBR 6024, 2003). Os ttulos das sees e das subsees so destacados gradativamente, usando-se os recursos apresentados no quadro 1. TTULO 3 ADMINISTRAO 3.1 ADMINISTRAO CIENTFICA 3.1.1 Histrico da administrao cientfica FORMATAO Letras maisculas, em negrito Letras maisculas, sem negrito Apenas a 1 letra maiscula, sem negrito

QUADRO 1 TTULOS E FORMATAO FONTE: Elaborado pelos autores, 2008.

3 CONSIDERAES FINAIS A parte final do texto consiste na reviso sinttica dos resultados e da discusso do estudo realizado. Tem como objetivo destacar as principais questes tratadas no trabalho acerca do estudo desenvolvido. As consideraes finais devem apresentar dedues lgicas correspondentes aos

propsitos previamente estabelecidos do trabalho, apontando o alcance e o significado de suas contribuies. Tambm podem indicar questes dignas de novos estudos, alm de sugestes para outros trabalhos. Salienta-se que, nessa etapa do trabalho, no se devem utilizar citaes (diretas ou indiretas), pois este momento nico e exclusivo para a reflexo do aluno. Nas consideraes, igualmente no se devem acrescentar elementos que no foram tratados no desenvolvimento.

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003. TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadmico. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008.

Anda mungkin juga menyukai