Anda di halaman 1dari 6

ESCALA MAIOR - TECLADO

OBS: Onde tiver a letra "P" quer dizer que tem que tocar com o polegar. Ateno pois tem notas bemois (notas pretas do teclado). Lembrando as notas NO simbolizam acorde e sim as notas soltas (teclas do teclado - escala). Como fazer: Exemplificando com o C.

Sempre quando terminar a escala repete...volta pra o C (com o polegar), faam duas oitavas depois tentem voltar do B pra C. OBS: O dedo midinho s vai ser usado no final da segunda oitava, quando for voltar do B pro C. P P C = do re mi fa sol la si do P P D = re mi fa# sol la si do# re P P E = mi fa# sol# la si do# re# mi P P F = fa sol la sib do re mi fa P P G = sol la si do re mi fa# sol P P A = la si do# re mi fa# sol# la P P B = si do# re# mi fa# sol# la# si Depois que decorarem a seguencia, faam com a mo esquerda o acorde correspondente e

com a mo direita a escala. Essa escala de teclado de extrema importncia pois aprendendo ela que voc vai ficar bom de solo e de tirar musica com bastante facilidade.

SOLANDO NO TECLADO
Muitas pessoas falam comigo aqui no Blog e pedem muita musica pra solar no teclado. J enviei muitas musicas por email. A pensei..."porque dar o peixe se eu posso ensinar a pescar?". Ento resolvi fazer uma aula rpida pra ensinar como solar uma musica facilmente. Para solar uma musica no teclado voc tem que saber primeiramente as escalas do teclado, que eu j ensinei aqui. Se voc faltou nessa aula, fugiu e estava conversando....kkkkk Clica aqui para dar uma olhada ou dar uma revisada. Agora que voc j sabe as escalas vamos comear. Para facilitar o estudo vou colocar as escalas aqui: P P C = do re mi fa sol la si do P P D = re mi fa# sol la si do# re P P E = mi fa# sol# la si do# re# mi P P F = fa sol la sib do re mi fa P P G = sol la si do re mi fa# sol P P A = la si do# re mi fa# sol# la P P B = si do# re# mi fa# sol# la# si Solar uma musica uma coisa muito fcil. ser assim: usando como exemplo a escala de r. Como voc v emcima a escala de r usa: re mi fa# sol la si do# re de extrema importancia que voc saiba elas de cabea, pois para solar voc precisara saber. Dica: No necessrio voc decorar quais as notas de cada escala e sim saber a posio delas no teclado. Se voc me perguntar quais so as "notas" da escala de B eu no sei te dizer decorado, mais se eu pego uma musica em B eu sei solar ela tranquilo. Porque eu no decorei as notas da escala e sim a posio delas no teclado. A depende de voc, cada um tem sua maneira de aprender. Ento, em caso de votar estar tentando tirar o solo da introduo de uma musica voc vai fazer assim: se voc pegar uma musica que esta no Tom D (r) voc vai usar apenas essa notas que segue da escala de D. O que vai acontecer que voc vai sempre ir e voltar nessa sequencia de notas. As notas soladas na mo direita vo sempre seguir as notas da escala de D e na mo esquerda os acordes vo seguir normal na PROGRESSO de D. Ex: Vou usar como exemplo a introduo da musica VOLTA PRA MIM - Roupa Nova. Tocada em D. intr: mao direita e acordes mo esquerda:

D A Bm G D A fa# sol la/ la si la/ sol fa# mi re/ re do# do# re/ si do# re mi fa#/ sol fa# mi re mi/ DGAD la si do# mi re/ la sol fa# mi re do# si re do# re mi re. Como voc percebeu, na mo esquerda segue a progresso de D normal. e na mo direita todas as notas usadas para o solo so da escala de D. Porque o Tom da musica D. Perceba todas essas notas soladas so da escala de D, s seguir a escala do TOM da musica. Assim usado para solos. J no corpo da musica no acompanhamento, vai ser assim: o acorde que voc fizer na mo esquerda voc faz na mo direita. Ex: Se voc ta tocando o acorde D na mo esquerda voc pode fazer um dedilhado na mo esquerda com a escala de D, a quando voc passar do acorde D para o acorde A voc j vai fazer o dedilhado na mo direita com a escala de l. Ou seja, o acorde que voc estiver fazendo na mo esquerda voc vai usar a escala correspondente na mo direita. Isso para o acompanhamento do corpo da musica. Se voc quer tirar as notas de uma introduo de uma musica que ta em D (r) ento voc j sabe que aquela introduo s vai usar as notas re mi fa# sol la si do# re pois apenas elas pertencem a escala de r. Faa um teste a na sua casa, veja uma musica qualquer, olhe o tom dela e veja a progresso correspondente e tente acompanhar ela solando a melodia, sempre seguindo a escala. Aos poucos voc vai percebendo a escala fluir, no comeo isso aqui vai aparecer meio complicado, mais depois que voc aprender as sequencias das notas voc vai solar uma musica de primeira sem precisar nem treinar antes. Tudo questo de treino e sempre prestar bem ateno e relacionar as coisa que voc aprende.

ESCALA MENOR - TECLADO


A maneira de fazer a mesmo da ESCALA MAIOR. Sigam a mesma linha de raciocnio. S que dessa vez a escala menor.

PP Cm = do re mib fa sol lab sib PP Dm = re mi fa sol la sib do re PP Em = mi fa# sol la si do re mi PP Fm = fa sol lab sib do reb mib fa PP Gm = sol la sib do re mib fa sol PP Am = la si do re mi fa sol la PP Bm = si do# re mi fa# sol la si

Escalas Musicais
Uma escala uma seqncia de notas ascendentes ou descendentes na qual o ltimo ser a repetio do primeiro uma oitava acima ou abaixo. A escala pode ser maior ou menor. Para comear nosso estudo sobre escalas musicais usaremos e escala de D maior, que modelo maior por no conter notas alteradas (b e #) na sua formao.

I II III IV V VI VII VIII CDEFGABC

Os nmeros romanos sobre cada nota indicam os graus da escala, Grau o nome dado a cada nota da escala. Assim, a primeira nota (ou grau) da escala de C o prprio D, a segunda R, a terceira Mi, e

assim sucessivamente at a oitava que, obviamente, novamente o prprio C. Observe o intervalo (ou distncia) que separa cada uma destas notas. Da primeira (I), que C, para a segunda (II), que D, este intervalo de 1 tom. Da segunda (II) para a terceira (III) que E, esta distancia tambm de 1 tom. Nesta escala a distancia s no de 1 tom entre o III e o IV grau (de E para F), e entre o VII e VIII grau (de B para C), nas quais esta distancia de 1/2 tom ou, 1 traste no brao da guitarra.

Para construir a escala maior nas demais alturas, basta seguir a mesma estrutura em relao aos intervalos de um grau para outro, isto , intervalos de semitons entre os graus III - IV e VII - VIII, e de tom entre os demais graus.

Em resumo: Na escala maior natural, os intervalos que separam as notas, sero sempre:

I tom II tom III semitom IV tom V tom VI tom VII semitom VIII

A escala menor natural se d a partir do sexto grau de uma escala maior, depois voltaremos neste assunto mas seguindo o exemplo: O sexto grau da escala de C A, ento a escala de Am (L menor) a seguinte:

I II III V VI VII VIII

ABCDEFGA

Observe que a escala de Am assim como a de C no possui acidentes (# ou b), ela uma seqncia da escala de C. Por isto a escala de Am considerada a relativa de C.

Note que os intervalos entre os graus na escala menor so diferentes da escala maior, agora eles so:

I tom II semitom III tom IV tom V semitom VI tom VII tom VIII

Esta seqncia a mesma em todas as escalas menores. Existem outros tipos de escalas menores, mas este um outro assunto.

Como exerccio tente construir a escala maior em outros tons e suas relativas menores obedecendo os intervalos que mencionamos anteriormente.

Como exerccio agora, monte as escalas no brao do instrumento observando a noo de intervalos: Os modos so caracterizados de acordo com os intervalos de tons e semitons entre os graus.

Escala de D maior I D T II R T III MI ST IV F T V SOL T VI L T VII SI ST VIII D

Escala de L menor

I L T

II SI ST

bIII D T

IV R T

V MI ST

bVI F T

bVII SOL T

VIII L

Anda mungkin juga menyukai