Anda di halaman 1dari 20

As 7 Regras de Ouro do Coach 1. Aplicar o coaching com tica, integridade e honestidade. 2. Zelar pela credibilidade do coaching. 3.

Sempre oferecer sigilo ao cliente e ater-se ao princpio do no julgamento. 4. Investir no autodesenvolvimento para buscar a excelncia. 5. Manter uma conduta tica tanto na vida pessoal quanto prossional. 6. Formar uma parceria de resultados com o cliente. 7. Contribuir para a melhoria de indivduos, times e empresas.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Ciente de sua responsabilidade como instituio pioneira na formao de coaches no Brasil, a Sociedade Brasileira de Coaching elaborou o Cdigo de tica e Conduta do Coach com os seguintes objetivos: 1. Orientar a conduta e as relaes prossionais do coach e contribuir para a boa prtica do coaching. 2. Informar os clientes quanto aos critrios ticos que eles devem buscar ao contratar um coach. 3. Disseminar e reforar a conabilidade, a credibilidade e a aceitao do coaching junto sociedade e ao pblico em geral. 4. Estabelecer e unicar as normas referentes ao exerccio responsvel e digno da prosso.
PRINCPIOS FUNDAMENTAIS 1. O coach basear o seu trabalho no respeito e na promoo da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declarao Universal dos Direitos Humanos. 2. O coach trabalhar visando promover a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, bem como promover melhorias e resultados em empresas, negcios e organizaes. 3. O coach atuar com responsabilidade por meio do contnuo aprimoramento prossional, contribuindo para o desenvolvimento do coaching como campo de conhecimento e de prtica. 4. O coach entender que sua formao e certicao em coaching o capacitam a atuar apenas no atendimento aos clientes de coaching, e no na formao de novos coaches. A atuao competente e ecaz na formao de novos coaches requer outro nvel de capacitao, que deve ser obtida por meio de uma instituio idnea. 5. O coach assumir como seu dever perante o cliente e a sociedade divulgar e cumprir as condutas ticas propostas por este cdigo.
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

1. Zelarei pela credibilidade do coaching: a) Por meio da qualidade de meus servios. b) Por meio de minha conduta tica. c) Recomendando, quando solicitado, apenas prossionais capacitados e conveis, certicados por uma instituio idnea. 2. Investirei continuamente em meu aprendizado e desenvolvimento pessoal a m de oferecer um excelente servio de coaching. 3. Ficarei atento a questes pessoais que possam afetar negativamente minha atuao como coach e, sempre que necessrio, buscarei ajuda prossional para resolv-las. 4. Jamais utilizarei meus conhecimentos de coach para prejudicar outro ser humano, seja cliente ou no. 5. Reconhecerei o empenho e a dedicao de todos os que desenvolvem materiais, produtos, contedos e solues que contribuam com meu aprendizado. Agirei eticamente, respeitando seus direitos autorais.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

1. No utilizarei informaes falsas ou enganosas a respeito do coaching ou de mim mesmo, visando com isso conquistar novos clientes. 2. No prometerei o que no posso cumprir. 3. No me posicionarei como o nico responsvel pelos resultados. Deixarei claro que a participao e o comprometimento do cliente so fundamentais para o xito do processo de coaching. 4. Responderei com toda a honestidade s dvidas e hesitaes do futuro cliente quanto ao funcionamento e aos benefcios do coaching. 5. Explicarei ao cliente as premissas bsicas do coaching, rmando, por meio de contrato, as condies de nossa parceria. 6. Reconhecerei o contrato como um dos fundamentos da parceria entre o coach e o coachee e me comprometerei a respeit-lo. 7. No atuarei com indivduos que estejam se submetendo ao coaching contra a vontade, por imposio de terceiros. 8. No atuarei com indivduos que no preencham as condies necessrias para receber o coaching.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Ao xar a remunerao por meus servios de coaching, levarei em conta: a) A justa retribuio aos servios que prestarei. b) A necessidade de comunicar os valores ao cliente antes do incio das sesses e de certicar-me de que ele est ciente e de acordo. c) A necessidade de estipular e de informar ao cliente o nmero de sesses cobertas pelo valor acordado e sua durao. d) A necessidade de prestar servios de qualidade, independentemente do valor acordado.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

No utilizarei informaes fornecidas por clientes para obter vantagens pessoais nem para conceder vantagens a terceiros. Incentivarei a autonomia de meus clientes, desencorajando qualquer forma de dependncia entre o coachee e o coach. Respeitarei os limites que devem existir na relao entre o coach e o coachee. Compreenderei que esses limites so essenciais para o bom funcionamento da prtica de coaching e, por isso, no manterei relaes que no sejam estritamente prossionais com nenhum cliente atual. Reconhecerei o direito do cliente de receber as melhores e mais conveis prticas de coaching. Por isso, no introduzirei em minhas sesses nenhum conceito, mtodo, tcnica ou ferramenta que no tenha sido desenvolvido, testado, aprovado e recomendado por uma instituio de coaching idnea. Assumirei o compromisso de jamais utilizar minha posio como coach para induzir o cliente a realizar quaisquer atos que possam contrariar seus valores e/ou causar danos ao prprio cliente ou a terceiros. Seguirei a premissa bsica de que o coach deve contribuir para fortalecer o poder de deciso e de escolha consciente do cliente, e nunca enfraquecer, diluir ou usurpar esse poder. No induzirei o cliente a quaisquer convices polticas, ideolgicas ou religiosas. Manterei em sigilo absoluto todas as informaes fornecidas pelo cliente durante as sesses de coaching. O compromisso de condencialidade ser mantido mesmo aps o trmino do processo de coaching, estendendo-se, tambm, a ex-clientes. Todas as anotaes que eu zer durante as sesses de coaching sero destinadas a meu uso exclusivo. Essas anotaes no sero divulgadas, compartilhadas ou utilizadas para outro m que no seja o acompanhamento de minhas sesses de coaching. No farei nenhuma gravao em udio ou vdeo de minhas sesses a menos que seja necessrio para bem do processo de coaching. Neste caso, me comprometerei a pedir a autorizao do cliente, a manter o material gravado em sigilo e destru-lo aps o trmino de nosso contrato.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

1. Interromperei as sesses de coaching e descontinuarei o processo quando perceber que: a) O coaching no a interveno mais adequada para o cliente naquele momento. b) O cliente disfuncional. c) O cliente est violando reiteradamente os termos do contrato de coaching. d) O cliente no est obtendo resultados com o processo. e) O cliente insiste em manter objetivos antiticos e/ou nocivos a outras pessoas, mesmo depois de t-los analisado com o coach. f) Existe conito de interesses. g) No me sinto capaz, por motivos pessoais ou por choque de valores, de suspender meu julgamento durante minha atuao com o cliente. h) As exigncias e necessidades do cliente esto alm de minha capacidade, conhecimento ou disponibilidade. 2. No prolongarei o nmero de sesses de coaching de modo a estend-las alm do necessrio.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

1.Entenderei que as tcnicas de medio de resultados do processo de coaching so instrumentos fundamentais para: a) Conscientizar o cliente de seu prprio desenvolvimento e estimular seu progresso contnuo. b) Fornecer ao cliente meios conveis para avaliar o retorno de seu investimento. c) Mensurar o valor que est sendo agregado por meus servios de coaching, o que constitui um passo importante para meu crescimento e consolidao prossionais. d) Validar as metodologias e tcnicas do coaching por meio de resultados comprovados e, com isso, fortalecer a credibilidade e a aceitao do coaching. 2. Serei absolutamente honesto nas avaliaes de resultados. Assumirei o compromisso de jamais alterar, distorcer ou inuenciar as respostas e percepes do cliente quanto aos resultados de minhas sesses de coaching e de minha atuao prossional. 3. Compreenderei que os processos de medio e de avaliao do coaching devem seguir critrios tcnicos especcos a m de assegurar a credibilidade dos resultados. Por isso, usarei somente as tcnicas de medio e de avaliao recomendados pela instituio na qual realizei minha formao como coach. 4. Jamais divulgarei resultados ou cases de clientes sem obter deles expressa autorizao - por escrito e assinada.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

1. Manterei uma conduta tica tanto na vida pessoal quanto na vida prossional, pois entendo que responsabilidade do coach servir de exemplo e viver na prtica os princpios e valores do coaching. 2. Cultivarei as seis virtudes universais que contribuem para gerar nveis sustentveis de bem-estar, graticao e signicado autnticos em minha vida e na vida dos que me cercam. As seis virtudes, que foram identicadas pela Psicologia Positiva e esto plenamente alinhadas tica e aos princpios do coaching, so: Sabedoria precedida pelo conhecimento e evolui para a compreenso de si mesmo e dos outros. Coragem Determinao exercida atentamente na inteno de alcanar objetivos importantes, porm incertos. Amor e Humanidade Interao social positiva com amigos, conhecidos, familiares e at estranhos. Compreende bondade e generosidade. Justia Compreende comprometimento com a coletividade, cidadania, esprito de equipe e imparcialidade. Moderao Expresso apropriada e sbria de apetites e desejos. A pessoa moderada no reprime suas vontades, mas espera pela oportunidade de satisfaz-las de modo a no prejudicar a si e aos outros. Transcendncia Estabelecer conexo com algo maior e mais durvel: outras pessoas, o futuro, a evoluo, o divino ou o universo.

As disposies deste Cdigo de tica e Conduta aplicam-se a todos os nichos e reas de atuao do coach.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

A Declarao Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU no dia 10 de dezembro de 1948, com o apoio de diversos pases. considerada o mais importante documento contemporneo de sentido social e poltico e a smula mais perfeita dos direitos e deveres fundamentais do homem, sob os aspectos individual, social e universal.
CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo, CONSIDERANDO que o desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade, e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade, CONSIDERANDO ser essencial que os direitos do homem sejam protegidos pelo imprio da lei, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso, CONSIDERANDO ser essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes, CONSIDERANDO que os povos das Naes Unidas rearmaram, na Carta, sua f nos direitos do homem e da mulher, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla, CONSIDERANDO que os Estados Membros se comprometeram a promover, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades fundamentais do homem e a observncia desses direitos e liberdades, CONSIDERANDO que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso, A Assembleia Geral das Naes Unidas proclama a presente Declarao Universal dos Direitos do Homem como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, para promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, para assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios Estados Membros quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Artigo 1 Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. Artigo 2 I) Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. II) No ser tambm feita nenhuma distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo 3 Todo homem tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo 4 Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trco de escravos esto proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo 8 Todo homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Artigo 9 Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou o fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Artigo 11 I) Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias a sua defesa. II) Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tambm no ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso. Artigo 12 Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques a sua honra e reputao. Todo homem tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques. Artigo 13 I) Todo homem tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. II) Todo homem tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. Artigo 14 I) Todo homem, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar de asilo em outros pases. II) Este direito no pode ser invocado em casos de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo 15 I) Todo homem tem direito a uma nacionalidade. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. Artigo 16 I) Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. II) O casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes. III) A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado. Artigo 17 I) Todo homem tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo 18 Todo homem tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular. Artigo 19 Todo homem tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

interferncias, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras. Artigo 20 I) Todo homem tem direito liberdade de reunio e associao paccas. II) Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Artigo 21 I) Todo homem tem o direito de tomar parte no governo de seu pas diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. II) Todo homem tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Artigo 22 Todo homem, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade. Artigo 23 I) Todo homem tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. II) Todo homem, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. III) Todo homem que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como a sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. IV) Todo homem tem direito de organizar sindicatos e de neles ingressar para proteo de seus interesses. Artigo 24 Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive limitao razovel das horas de trabalho e a frias remuneradas peridicas. Artigo 25 I) Todo homem tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. II) A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social. Artigo 26 I) Todo homem tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

tcnica-prossional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. II) A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. III) Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus lhos. Artigo 27 I) Todo homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de usufruir das artes, de participar do progresso cientco e de usufruir de seus benefcios. II) Todo homem tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientca, literria ou artstica da qual seja autor. Artigo 28 Todo homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados. Artigo 29 I) Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. II) No exerccio de seus direitos e liberdades, todo homem estar sujeito apenas s limitaes determinadas pela lei, exclusivamente com o m de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. III) Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo 30 Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi um marco fundamental para a discusso das questes ambientais. O evento, que cou conhecido como ECO-92, promoveu um balano tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados, e elaborou documentos importantes que continuam sendo referncia para as discusses ambientais entre eles, a Declarao do Rio de Janeiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que consagrou o conceito de desenvolvimento sustentvel, denido como: modelo de desenvolvimento que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas prprias necessidades.
A Conferncia das Naes Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, Rearmando a Declarao da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avanar a partir dela, Com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos nveis de cooperao entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivduos, Trabalhando com vistas concluso de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento, Reconhecendo a natureza interdependente e integral da Terra, nosso lar, Proclama que:

Princpio 1 Os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tm direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza. Princpio 2 Os Estados, de conformidade com a Carta das Naes Unidas e com os Princpios de Direito Internacional, tm o direito soberano de explorar seus prprios recursos segundo suas prprias polticas de meio ambiente e desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdio ou controle no causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de reas alm dos limites da jurisdio nacional.
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Princpio 3 O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades ambientais e de desenvolvimento de geraes presentes e futuras. Princpio 4 Para alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo ambiental deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento, e no pode ser considerada isoladamente deste. Princpio 5 Todos os Estados e todos os indivduos, como requisito indispensvel para o desenvolvimento sustentvel, devem cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza de forma a reduzir as disparidades nos padres de vida e melhor atender s necessidades da maioria da populao do mundo. Princpio 6 A situao e necessidades especiais dos pases em desenvolvimento, em particular dos pases menos desenvolvidos e daqueles ambientalmente mais vulnerveis, devem receber prioridade especial. Aes internacionais no campo do meio ambiente e do desenvolvimento devem, tambm, atender aos interesses e necessidades de todos os pases. Princpio 7 Os Estados devem cooperar, em um esprito de parceria global, para a conservao, proteo e restaurao da sade e da integridade do ecossistema terrestre. Considerando as distintas contribuies para a degradao ambiental global, os Estados tm responsabilidades comuns, porm diferenciadas. Os pases desenvolvidos reconhecem a responsabilidade que tm na busca internacional do desenvolvimento sustentvel, com vista s presses exercidas por suas sociedades sobre o meio ambiente global e das tecnologias e recursos nanceiros que controlam. Princpio 8 Para atingir o desenvolvimento sustentvel e a mais alta qualidade de vida para todos, os Estados devem reduzir e eliminar padres insustentveis de produo e consumo e promover polticas demogrcas adequadas. Princpio 9 Os Estados devem cooperar com vistas ao fortalecimento da capacitao endgena para o desenvolvimento sustentvel, pelo aprimoramento da compreenso cientca por meio do intercmbio de conhecimento cientco e tecnolgico, e pela intensicao do desenvolvimento, adaptao, difuso e transferncia de tecnologias, inclusive tecnologias novas e inovadoras. Princpio 10 A melhor maneira de tratar questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados. No nvel nacional, cada indivduo deve ter acesso adequado a informaes relativas ao meio ambiente de que disponham as autoridades pblicas, inclusive informaes sobre materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar de processos de tomada de decises. Os Estados devem facilitar e estimular a conscientizao e a participao pblica, colocando a informao disposio de todos. Deve ser propiciado acesso efetivo a procedimentos judiciais e administrativos, inclusive no que diz respeito compensao e reparao de danos.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Princpio 11 Os Estados devem adotar legislao ambiental ecaz. Padres ambientais, objetivos e prioridades em matria de ordenao do meio ambiente devem reetir o contexto ambiental e de desenvolvimento a que se aplicam. Padres utilizados por alguns pases podem resultar inadequados para outros, em especial pases em desenvolvimento, acarretando custos sociais e econmicos injusticados. Princpio 12 Os Estados devem cooperar para o estabelecimento de um sistema econmico internacional aberto e favorvel, propcio ao crescimento econmico e ao desenvolvimento sustentvel em todos os pases, de modo a possibilitar o tratamento mais adequado dos problemas da degradao ambiental. Medidas de poltica comercial para propsitos ambientais no devem constituir-se em meios para a imposio de discriminaes arbitrrias ou injusticveis ou em barreiras disfaradas ao comrcio internacional. Devem ser evitadas aes unilaterais para o tratamento de questes ambientais fora da jurisdio do pas importador. Medidas destinadas a tratar de problemas ambientais transfronteirios ou globais devem, na medida do possvel, basear-se em um consenso internacional. Princpio 13 Os Estados devem desenvolver legislao nacional relativa responsabilidade e indenizao das vtimas de poluio e outros danos ambientais. Os Estados devem, ainda, cooperar de forma expedita e determinada para o desenvolvimento de normas de direito internacional ambiental relativas responsabilidade e indenizao por efeitos adversos de danos ambientais causados, em reas fora de sua jurisdio, por atividades dentro de sua jurisdio ou sob seu controle. Princpio 14 Os Estados devem cooperar de modo efetivo para desestimular ou prevenir a mudana ou transferncia para outros Estados de quaisquer atividades ou substncias que causem degradao ambiental grave ou que sejam prejudiciais sade humana. Princpio 15 De modo a proteger o meio ambiente, o princpio da precauo deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com as suas capacidades. Quando houver ameaa de danos srios ou irreversveis, a ausncia de absoluta certeza cientca no deve ser utilizada como razo para postergar medidas ecazes e economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. Princpio 16 Tendo em vista que o poluidor deve, em princpio, arcar com o custo decorrente da poluio, as autoridades nacionais devem promover a internalizao dos custos ambientais e o uso de instrumentos econmicos, levando na devida conta o interesse pblico, sem distorcer o comrcio e os investimentos internacionais. Princpio 17 A avaliao do impacto ambiental, como instrumento nacional, deve ser empreendida para atividades planejadas que possam vir a ter impacto negativo considervel sobre o meio ambiente, e que dependam de uma deciso de autoridade nacional competente. Princpio 18 Os Estados devem noticar imediatamente outros Estados de quaisquer desastres naturais ou outras emergncias que possam gerar efeitos nocivos sbitos sobre o meio ambiente destes ltimos. Todos os esforos devem ser empreendidos pela comunidade internacional para auxiliar os Estados afetados.
Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Princpio 19 Os Estados devem prover, oportunamente, a Estados que possam ser afetados, noticao prvia e informaes relevantes sobre atividades potencialmente causadoras de considervel impacto transfronteirio negativo sobre o meio ambiente, e devem consultar-se com estes to logo quanto possvel e de boa f. Princpio 20 As mulheres desempenham papel fundamental na gesto do meio ambiente e no desenvolvimento. Sua participao plena , portanto, essencial para a promoo do desenvolvimento sustentvel. Princpio 21 A criatividade, os ideais e a coragem dos jovens do mundo devem ser mobilizados para forjar uma parceria global com vistas a alcanar o desenvolvimento sustentvel e assegurar um futuro melhor para todos. Princpio 22 As populaes indgenas e suas comunidades, bem como outras comunidades locais, tm papel fundamental na gesto do meio ambiente e no desenvolvimento, em virtude de seus conhecimentos e prticas tradicionais. Os Estados devem reconhecer e apoiar de forma apropriada a identidade, cultura e os interesses dessas populaes e comunidades, bem como habilit-las a participar efetivamente da promoo do desenvolvimento sustentvel. Princpio 23 O meio ambiente e os recursos naturais dos povos submetidos opresso, dominao e ocupao devem ser protegidos. Princpio 24 A guerra , por sua natureza, contrria ao desenvolvimento sustentvel. Os Estados devem, por conseguinte, respeitar o direito internacional aplicvel proteo do meio ambiente em tempos de conito armado, e cooperar para seu desenvolvimento progressivo, quando necessrio. Princpio 25 A paz, o desenvolvimento e a proteo ambiental so interdependentes e inseparveis. Princpio 26 Os Estados devem solucionar todas as suas controvrsias ambientais de forma pacca, utilizandose dos meios apropriados, de conformidade com a Carta das Naes Unidas. Princpio 27 Os Estados e os povos devem cooperar de boa f e imbudos de um esprito de parceria para a realizao dos princpios consubstanciados nesta Declarao e para o desenvolvimento progressivo do direito internacional no campo do desenvolvimento sustentvel.

Copyright 2011 Sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br

Anda mungkin juga menyukai