Anda di halaman 1dari 6

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO DE JANEIRO

Histria Econmica Poltica e Social do Brasil

Crise da ditadura militar e o processo de abertura poltica no Brasil. 1974-1985 Francisco Carlos Teixeira da Silva
Resenha por Daniel Cavalcanti
O texto traa uma linha contra-argumentativa das principais fontes que temos das entranhas de um fato histrico bastante recente no Brasil: os militares que comandavam a ditadura.

Para iniciar seu texto, Francisco Carlos Teixeira da Silva trata da influncia da poltica americana e de seus governantes no quadro poltico sulamericano, gerenciando ditaduras violentas quando lhes convinha, especialmente se apresentavam indcios de possveis laos com a Unio Sovitica. O principal ponto de mudana na postura americana com relao ao regime militar brasileiro, segundo Teixeira, foi a eleio de Jimmy Carter, em 1977. Alm disso, a crise energtica debilitou a economia brasileira de tal forma que o processo de abertura fez-se necessrio.

O autor deixa claro que o regime militar no Brasil no estava sendo til para os interesses americanos, tanto no mbito interno (torturas e desaparecimentos, algo que os EUA no poderiam apoiar depois da Guerra do Vietn), quanto na poltica externa (reconhecendo pases comunistas e opondo-se a Israel). De qualquer forma, esclarece tambm que o governo americano no foi o nico fator que possibilitou a abertura progressiva do regime.

Apesar de contra-argumentar diversos pontos levantados pelos militares do perodo, difcil perceber alguma desconfiana por parte do historiador quanto aos planos do processo de abertura, sempre clamado como um projeto do prprio golpe. estranho imaginar que, dado o poder que os militares tinham, havia alguma tentativa de entregar o poder, pois nenhum dos depoimentos levantados pelo autor nos fazem acreditar que o militares no se consideravam legitimados no

exerccio de seu poder, apesar de defenderem a abertura gradual, mas difcil levar tais depoimentos em conta, por sua parcialidade.

De qualquer forma, o autor segue listando os principais conflitos internos apontados pelo autor como fatores de importncia) que teriam possibilitado essa abertura. Tanto as cises ideolgicas presentes no meio dos militares, com castelistas e liberalistas discutindo com frequncia no mbito poltico, quanto as dificuldades enfrentadas pela economia construda pelo regime so apontadas como fatores internos do regime, sem contar a presso de alguns setores da sociedade civil para o fim do regime.

Em 1969, podemos perceber uma certa crise no governo aps o sequestro do embaixador americano: a Lei de Segurana Nacional vigora trazendo a pena de morte e o banimento contra dissidentes poticos. Vemos a criao dos DOI-Codis, para investigao e espionagem de possveis contraventores revolucionrios (ou suspeitos) e um alargamento de operaes da Brigada (ou Polcia) Militar. interessante o autor ter apontado que a PM ganhou fama de truculenta, incompetente e corrupta. No conheo estudos na rea, mas ver que a instituio estava infectada desde sua origem esclarecedor, de certa maneira.

Um ponto importante abordado no texto, o Milagre Brasileiro no incio dos anos 1970. O autor descreve que esse movimento foi gerido pelo estado, nessa poca j tendo exaurido os sindicatos e em constante retaliao de partidos polticos. Esse momento, muito propcio por uma poltica de industrializao e controle do mercado interno, obteve crescimento anual do PIB em torno dos 11%.

O autor analisa Geisel como uma figura disciplinada, que garantiria que a abertura seguisse em ritmo desacelerado, como j dito. Em seu depoimento, Geisel argumenta que o motivo para esse curso de ao era garantir a segurana de um novo regime. J Teixeira, deixa claro que o objetivo era manter qualquer partido ou fora poltica anteriores ditadura fora do poder, e que a redemocratizao no era seu objetivo. De certa maneira, todo esse planejamento acaba tomando um discurso

parecido com o do Dia do Fico: uma revoluo que no muda muita coisa, que gradual pois tenta-se manter um mesmo grupo no poder.

Alm disso, podemos perceber pelas eleies populares para o Parlamento em 1974, que havia um sentimento de insatisfao com o regime. Se Thales Tamalho (presidente da MDB) est certo ou no em seu depoimento, vale perceber pelo que se sucede: a retaliao por parte dos militares linha-dura que se sucede demonstra o medo de perder o poder, marca de um regime em declnio.

O autor nos oferta, ento, com a linha de pensamento do corpo militar. O pensamento de que o governo que estava no comando deveria gerenciar a abertura do regime, contrrio aos movimentos da oposio, acaba sempre se colocando contra a prpria mudana, culpando a oposio de impedir uma abertura mais rpida nesse momento.

Os atentados da ABI e da OAB, trao de um regime em pnico, preocupado com sua posio, tambm ganham destaque. De certa forma, o autor aponta para os radicais do regime como responsveis pela lentido de sua abertura, embora o governo estivesse em constante conflito com a oposio, perseguindo parlamentares do nico partido de oposio: o Movimento Democrtico Brasileiro, MDB.

Alm disso, o impacto da crise do petrleo de 1973 d as caras em 75, e o regime cria o Prolcool, alm de procurar solues energticas em fontes como a energia nuclear e hidro-eltrica. Em 1977, o poder militar de Geisel entra em crise e fecha o Congresso Nacional. a partir da que os problemas estruturais da instituio comeam a aparecer. Tentativas de tomadas de poder, e desafios ao poder de Geisel, aliado aos problemas econmicos: atrasos na abertura poltica, nesse ponto, parecem bastante claros e justificveis.

Em 1979, com a posse de Figueiredo, encontramos algumas fagulhas de esperana: trazer a abertura seria possvel com uma ao: anistia. O autor traa um paralelo entre o povo mantendo o discurso de anistia, mas o Poder Militar exercendo seu

poder irrestrito e esmagador. um argumento vlido de que a ditadura talvez no merecesse essa boa f do povo, mas tambm preciso argumentar que a anistia, se no possibilitou, acelerou a abertura do regime brasileiro. Mas, o autor aponta como Figueiredo no seguiu com planos de abertura por parte do poder militar e, com a desconfiana caracterstica dos militares de direita, comeam novos atentados.

O atentado do Riocentro apontado como amarra do governo Figueiredo e, portanto, fim da pacincia por parte dos diversos grupos de oposio da poca. Visto como um dos principais motivos para as campanhas do Diretas J! nos anos seguintes.

O autor fala brevemente de Adolfo Surez e sua estratgia para a sada do poder. Nesse momento, interessante perceber que a ideia de Surez cai como uma luva na mo do Poder militar, garantindo que continuem com uma forte presena no governo aps a redemocratizao do pas.

aqui que fica o impasse. O Diretas j! chega, para o autor, em um momento pouco propcio para o governo de Figueiredo. De fato, podemos perceber que as tentativas de estabelecer algum processo de abertura, at o momento, foram to pouco estruturadas que poderam no ser feitas nunca sem um empurro da oposio MDBista e das instituies civis.

Tavares cita Guillermo ODonell quanto s opes apresentadas ao Poder Militar nesse momento: uma queda fora, ou um pacto. Embora no parea uma opo, os militares preferem pactuar com a oposio, garantindo sua anistia e evitando violncia.

De qualquer forma, no movimento Diretas j! que o autor resolve marcar os personagens da prxima fase da histria brasileira. O PT, com a representao dos trabalhadores rurais e metropolitanos, a esquerda dos novos partidos na era psditadura; O PP, mantendo os conservadores do MDB e do PDS; O PMDB (ex-MDB),

passa a ter uma posio mais centrista e visto pelo PT como aliado do antigo governo autoritrio, especialmente com a entra de Jos Sarney - ex-presidente do Arena e do PDS.

De qualquer forma, a candidatura de Paulo Maluf presidncia apontada como soluo para manter o delicado equilibrio dessa conturbada abertura. Esse o momento em que o poder deixa as mos dos militares, em que o processo de abertura pode, finalmente, estar na mo de lderes civis com alguma participao popular. o momento que a Assemblia Nacional Constituinte vai se colocar no movimento de abertura.

Sem definir culpa a Maluf, o autor percebe como os movimentos internos dos partidos se entrosam com a tentativa de conter problemas nessa transio por uma relao muito prxima de Maluf com o regime. Apontando Sarney como vicepresidente, os polticos do PDS garantiam que a transio no acabasse em maus lenois para os militares. importante perceber que o medo de uma retaliao era forte no regime e ningum queria uma repetio de casos como o da Grcia de da Argentina, onde os dirigentes dos regimes foram presos aps a abertura, apesar de uma abertura pactuada.

Em concluso, Tancredo Neves toma o lugar de Maluf, ainda com Sarney na posio de vice, e uma aliana com o PDS se forma. Ainda vemos um personagem importante para histria do Estado do Rio de Janeiro crescendo no horizonte: o gacho Leonel Brizola. assim que, em 1985, Tancredo se torna presidente do Brasil e comeamos a Nova Repblica.

Anda mungkin juga menyukai