Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PROGEPE PR-REITORIA DE GESTO DE PESSOAS CPTA COORDENAO DE PESSOAL TCNICO-ADMINISTRATIVO

CONCURSO PBLICO

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM


Instrues ao candidato

C2

Ao receber o Caderno de Questes, confira o cargo, se aquele para o qual voc est concorrendo, e verifique se esto impressas as sessenta questes. Alm deste Caderno de Questes, voc receber o Carto de Respostas. Caso no o tenha recebido, pea-o ao Fiscal de Sala. Verifique se seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no Carto de Respostas. Em caso afirmativo, assine-o e leia atentamente as instrues de preenchimento. Caso contrrio, notifique imediatamente o erro ao Fiscal. O Carto de Respostas sem assinatura poder ser invalidado. Cada questo apresenta cinco opes de respostas, com apenas uma correta. No Carto de Respostas, atribuir-se- pontuao zero a toda questo com mais de uma opo assinalada, ainda que dentre elas se encontre a correta. No permitido ao candidato: usar instrumentos auxiliares para clculo e desenho; portar material que sirva de consulta; copiar as opes assinaladas no Carto de Respostas. O tempo disponvel para responder s questes e preencher o Carto de Respostas de quatro horas. Reserve pelo menos os vinte minutos finais para o preenchimento do Carto de Respostas, que deve ser feito com caneta esferogrfica de corpo transparente e de ponta mdia com tinta azul ou preta. Quando terminar de responder s questes e preencher o Carto de Respostas, entregue todo esse material ao Fiscal de Sala. Retirando-se do local da prova aps ter decorrido trs horas do incio, voc poder levar o Caderno de Questes.

Aps o aviso de incio da prova, os candidatos s podero se retirar do local decorrido o tempo mnimo de noventa minutos.

Parte I: Lngua Portuguesa

Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. O VERBO MATAR 1 Quem se espanta com o espetculo de horror diversificado que o mundo de hoje oferece, faria bem se tivesse o dicionrio como livro de leitura diurna e noturna. Pois ali est, na letra M, a chave do temperamento homicida, que convive no homem com suas tendncias anglicas, e convive em perfeita harmonia de namorados. 2 O consulente ver que matar verbo copiosamente conjugado por ele prprio. No importa que cultive a mansuetude, a filantropia, o sentimentalismo; que redija projetos de paz universal, maneira de Kant, e considere abominaes o assassnio e o genocdio. Vive matando. 3 A ideia de matar de tal modo inerente ao homem que, falta de atentados sanguinolentos a cometer, ele mata calmamente o tempo. Sua linguagem o trai. Por que no diz, nas horas de cio e recreao ingnua, que est vivendo o tempo? Prefere mat-Io. 4 Todos os dias, mais de uma vez, matamos a fome, em vez de satisfaz-la. No preciso lembrar como um nmero infinito de pessoas perpetra essa morte: atravs da morte efetiva de rebanhos inteiros, praticada tecnicamente em lugar de horror industrial, denominado matadouro. A, matar j no expresso metafrica: matar mesmo. 5 O estudante que falta classe confessa que matou a aula, o que implica matana do professor, da matria e, consequentemente, de parte do seu acervo individual de conhecimento, morta antes de chegar a destino. No jogo mais intelectual que se conhece, pretende-se no apenas vencer o competidor, mas liquid-Io pela aplicao de xeque-mate. No admira que, nas discusses, o argumento mais poderoso se torne arma de fogo de grande eficcia letal: mata na cabea. 6 Beber um gole no botequim, ato de aparncia gratuita, confortador e pacificante, envolve sinistra conotao. o mata-bicho, indiscriminado. E quantos bichos se matam, em pensamento, a cada instante! At para definir as coisas naturais adotamos ponto de vista de morte violenta. Essa planta convolvulcea apresentada por sua propriedade malfica: mata-cabras. Nasceu para isso, para dizimar determinada espcie de mamferos? No. Assim a batizamos. Outra mata-cachorro. Uma terceira, mata-cavalo, e o dicionarista acrescenta o requinte: "goza da fama de produzir frutos venenosos". Certo peixe fluvial atende (ou devia atender) por mata-gato, como se pulasse d'gua para caar felinos por a, ou se estes mergulhassem com inteno de ajustar contas com ele. Em Santa Catarina, o vento de inverno que sopra l dos Andes recebido com a exclamao: "Chegou o matabaiano". 7 J no se usa, mas usou-se muito um processo de secar a tinta em cartas e documentos quaisquer: botar por cima um papel grosso, chupo, que se chamava mata-borro e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, qual vampiro de escritrio.

8 A carreta necessita de correia de couro, que una seu eixo ao leito. O nome que se arranjou para identific-lo, com sadismo, mata-boi. Mata-cachorro no s planta flacurticea, que acumula o ttulo de mata-calado. tambm alcunha de soldado de polcia estadual, e do pobre-diabo que, no circo, estende o tapete e prepara o picadeiro para a funo. 9 Matar charadas constitui motivo de orgulho intelectual para o matador. H um matador profissional, remunerado pelos cofres pblicos: o mata-mosquito, que pouca gente conhece como guarda-sanitrio. Mata-junta? a fasquia usada para vedar juntas entre tbuas. O sujeito vulgarmente conhecido como chato, ao repetir a mesma cantilena, "mata o bicho do ouvido". Certa espcie de algodoeiro mata-mineiro, certa rvore mata-mata, ningum no interior ignora o que seja mata-burro, mata-cobra tanto marimbondo como porrete e formiga. Ferida em lombo de animal, chama-se matadura. Nosso admirvel dedo polegar, s lhe reconhecem uma prestana: a de mata-piolhos. 10 Mandioca mata-negro. Peixe matante. Vegetal mata-olho. Mata-pulga, planta de que se fazem vassouras, Mata-rato, cigarro ordinrio. Enfeites e atavios, meios especiais para atingir certos fins, so matadores. "Ela veio com todos os matadores" provoca admirao e xtase. "Eunice com seus olhos matadores", decasslabo de vtima jubilosa. 11 Se a linguagem espelha o homem, e se o homem adorna a linguagem com tais subpensamentos de matar, no admira que os atos de banditismo, a exploso intencional de avies, o fuzilamento de refns, o bombardeio areo de alvos residenciais, os pogroms, o napalm, as bombas A e H, a variada tragdia dos dias modernos se revele como afirmao cotidiana do lado perverso do ser humano. Admira que existam a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor.
(ANDRADE, C. Drummond de. De notcias & no notcias. In Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979, p. 1415-17.)

01 A leitura do pargrafo 1 do texto permite depreender que, na opinio do autor, o homem um ser: (A) (B) (C) (D) assustado, por ter de acostumar-se com o espetculo de monstruosidades oferecido pelo mundo atual; inconformado, por no aceitar o espetculo de horror diversificado que o mundo de hoje oferece; alienado, por no ter o dicionrio como livro de consulta diurna e noturna; contraditrio, por apresentar, ao mesmo tempo, uma natureza assassina e uma propenso para agir como mensageiros da paz; incoerente, por aceitar que indivduos homicidas convivam harmoniosamente com pessoas de bem.

(E)

02 No trecho Quem se espanta com o espetculo de horror diversificado (pargrafo 1), observa-se a ocorrncia do verbo espantar-se, que rege a preposio com. Das frases abaixo, est INCORRETA, em razo de o verbo NO reger a preposio empregada, a seguinte frase: (A) (B) (C) (D) (E) O espetculo de horror espalhava-se sobre todos os lugares. O assassino dividia os ganhos entre seus pares. Os homens esforam-se com buscar meios de matar seus semelhantes. Os homens de bem desenganaram-se da natureza humana. Ningum se interessava em saber distribuir amor.

06 No trecho falta de atentados sanguinolentos a cometer (pargrafo 3), a locuo prepositiva est corretamente redigida com o acento indicativo da crase. Entre as frases abaixo, todas com locues prepositivas, aquela em que a locuo NO se redige com o acento indicativo da crase : (A) (B) (C) (D) (E) A fria assassina do homem est frente de sua tendncia amorosa. Conseguiu-se a paz custa de muito sacrifcio humano. O instinto selvagem do homem caminha par de seu carter angelical. fora de grande sacrifcio, a paz foi finalmente selada. O homem vive roda de contravalores que infernizam sua vida.

03 Para entender com clareza os pensamentos expressos no pargrafo 2, o leitor precisa conhecer o significado de algumas palavras dele constantes e saber quem foi Kant. Immanuel Kant foi um filsofo prussiano, do sculo XVIII, que elaborou as bases de toda a tica moderna. Das palavras abaixo, transcritas do pargrafo 2, aquela cujo significado informado NO corresponde ao que consta dos dicionrios : (A) (B) (C) (D) (E) consulente: o que realiza uma consulta; mansuetude: fraternidade, cordialidade; filantropia: humanitarismo, beneficncia; abominaes: atitudes execrveis, averses; genocdio: extermnio deliberado de comunidade.

07 Na orao POR QUE no diz, nas horas de cio e recreao ingnua, que est vivendo o tempo? (pargrafo 3), a palavra em caixa alta est corretamente grafada, com os elementos separados e sem acento. Sabendo-se que h quatro formas distintas de grafia da referida palavra, dependendo do contexto em que empregada, pode-se dizer que est INCORRETA a frase: (A) (B) Desconhecia-se a razo porque o homem desenvolveu essa natureza assassina. O homem desenvolveu essa natureza assassina por qu? Gostaria de saber por que o homem desenvolveu essa natureza assassina. Quero saber o porqu de o homem ter desenvolvido essa natureza assassina. O homem desenvolveu essa natureza assassina porque um ser limitado, imperfeito.

uma (C) (D) (E)

04 Outro aspecto essencial para a compreenso do pargrafo 2 est no entendimento da estruturao sinttica dos trs perodos que o compem. Compreendeu com clareza o texto quem entendeu que os verbos cultive, no 2 perodo, e vive, no 3, so ncleos de predicados relacionados ao termo sujeito: (A) (B) (C) (D) (E) matar; ele prprio; verbo copiosamente conjugado; a mansuetude, a filantropia, o sentimentalismo; o consulente.

08 No pargrafo 3, a ideia de homem est expressa no s na forma de nome substantivo, no trecho de tal modo inerente ao homem, mas tambm nas formas abaixo relacionadas, COM EXCEO de: (A) (B) (C) (D) (E) pronome pessoal do caso reto: ele mata calmamente; pronome possessivo: Sua linguagem; pronome pessoal oblquo procltico: o trai; sujeito subentendido de verbos: Por que no diz ou que est vivendo o tempo; pronome pessoal obliquo encltico: Prefere mat-Io.

05 No perodo A ideia de matar de tal modo inerente ao homem QUE, falta de atentados sanguinolentos a cometer, ele mata calmamente o tempo (pargrafo 3), o conectivo em caixa alta introduz orao de sentido: (A) (B) (C) (D) (E) consecutivo; conformativo; comparativo; causal; concessivo.

09 Em relao matana de rebanhos para saciar a fome dos homens, diz o autor: A, matar j no expresso metafrica: matar mesmo (pargrafo 4). Da mesma forma, NO metafrica, mas matar mesmo, o emprego do verbo matar na expresso: (A) (B) (C) (D) (E) mata-mosquito; mata-cabras; mata-bicho; mata-mineiro; mata-piolhos.

10 Os nomes compostos em que o primeiro elemento o verbo matar tm como norma de flexo para o plural a variao apenas do segundo elemento: os mata-gatos, os mata-borres, os mata-ratos, etc. Dos pares de nomes compostos abaixo, o par em que um dos nomes flexiona-se para o plural em obedincia mesma regra acima : (A) (B) (C) (D) (E) peixe-boi / manga-rosa; pobre-diabo / tera-feira; cavalo-vapor / guarda-civil; cabra-cega / navio-escola; beija-flor / salrio-mnimo.

(D) (E)

e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, se bem que vampiro de escritrio. e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, do mesmo modo que vampiro de escritrio.

14 Alguns dos nomes compostos com o verbo matar aparecem no texto com a informao de que, na prtica da linguagem, so usados para mais de uma designao. Entre eles se encontra: (A) (B) (C) (D) (E) mata-cachorro; mata-negro; mata-olho; mata-rato; mata-pulga. do do do de

11 Na produo do texto, caracterizado por profundo humanismo, o autor d espao a seu senso de humor, ironizando e tratando com sarcasmo as designaes que envolvem a ideia de matar. Dos trechos abaixo, aquele em que NO se pode depreender ironia ou sarcasmo : (A) o que implica matana do professor, da matria e, consequentemente, de parte do seu acervo individual de conhecimento, morta antes de chegar a destino. (pargrafo 5); At para definir as coisas naturais adotamos ponto de vista de morte violenta. (pargrafo 6); botar por cima um papel grosso, chupo, que se chamava mata-borro e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, qual vampiro de escritrio. (pargrafo 7); Nosso admirvel dedo polegar, s lhe reconhecem uma prestana: a de mata-piolhos. (pargrafo 9); Eunice com seus olhos matadores, decasslabo de vtima jubilosa. (pargrafo 10).

15 Observando-se a parte final do 1 perodo pargrafo 11 se revele como afirmao cotidiana lado perverso do ser humano, pode-se afirmar que, ponto de vista da concordncia, a forma singular verbo, revele-se, justifica-se por estar concordando: (A)

(B) (C)

(B) (C)

(D)

(D) (E)

(E)

gramaticalmente com a orao subordinada substantiva que os atos de banditismo (...) a variada tragdia dos dias modernos; gramaticalmente com o termo aposto a variada tragdia dos dias modernos; ideologicamente com o sentido coletivo do conjunto de termos especificados na orao subordinada substantiva; por atrao com o termo como afirmao cotidiana do lado perverso do ser humano; ideologicamente com o sentido do termo o homem adorna a linguagem.

12 No trecho CERTO peixe fluvial atende (ou devia atender) por mata-gato (pargrafo 6), o termo em caixa alta, anteposto a substantivo, tem sentido indefinido. O mesmo termo, se posposto a substantivo, tem sentido definido: Pescamos o peixe certo. Assim, de acordo com a ordem de colocao, os termos na frase podem assumir sentidos distintos. Das expresses abaixo, aquela em que a ordem de colocao NO altera o sentido : (A) (B) (C) (D) (E) pobre mulher / mulher pobre; algum homem / homem algum; moderada importncia / importncia moderada; grande sujeito / sujeito grande; triste amigo / amigo triste.

16 No fragmento Se a linguagem espelha o homem, e se o homem adorna a linguagem com tais subpensamentos de matar (pargrafo 11), o autor desenvolve uma linha de argumentao que: (A) (B) (C) (D) (E) explicita uma justificao; revela uma convergncia; dissimula uma contestao; problematiza uma reivindicao; enfatiza um paradoxo.

17 Na concluso do texto, pargrafo 11, fica claro que, para o autor, os seres humanos: (A) (B) so mais tendentes a produzir armas letais do que a investir na arte; preferem os movimentos nacionalistas s aes de integrao dos povos; movimentam-se com mais frequncia no sentido do terrorismo do que no respeito aos direitos humanos; esto mais propensos s aes blicas do que aos gestos de humanidade; sentem-se mais condicionados a atacar os inimigos do que a congratular-se com os amigos.

13 No fragmento e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, qual vampiro de escritrio (pargrafo 7), a expresso comparativa pode ser redigida, sem alterao de sentido, de todas as formas abaixo, EXCETO na forma: (A) (B) (C) e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, como vampiro de escritrio. e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, tal qual vampiro de escritrio. e matava mesmo, sugando o sangue azul da vtima, tanto quanto vampiro de escritrio.

(C)

(D) (E)

18 Das alteraes feitas na redao do perodo Admira que existam a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor (pargrafo 11), aquela em que h ERRO de concordncia verbal : (A) (B) (C) Admira que exista a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor. Admira que hajam a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor. Admira que possam existir a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor. Admira que venha a existir a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor. Admira que possa haver a pesquisa de antibiticos, Cruz Vermelha Internacional, Mozart, o amor.

22 A presso arterial deve ser medida com tcnica adequada, utilizando-se aparelhos confiveis e devidamente calibrados. Para este procedimento recomenda-se: (A) certificar-se de que o paciente no est com a bexiga cheia, no praticou exerccios fsicos h 60-90 minutos, no ingeriu bebidas alcolicas, caf, alimentos, ou fumou at 30 minutos antes; utilizar manguito de tamanho adequado ao brao do paciente, cerca de 4 a 6 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial; a largura da bolsa de borracha deve corresponder a 40% da circunferncia do brao, e o seu comprimento envolver pelo menos 80%; palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento, para a estimativa do nvel da presso diastlica; desinflar rapidamente e aguardar um minuto antes de inflar novamente; manter o brao do paciente acima da altura do corao, livre de roupas, com a palma da mo voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido; posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre a artria carotdia, na fossa antecubital, evitando compresso excessiva.

(B)

(D)

(E)

(C)

19 Dos pares abaixo, aquele em que as palavras so formadas por sufixos sinnimos, respectivamente, dos sufixos formadores dos substantivos matadouro (pargrafo 4) e prestana (pargrafo 9) : (A) (B) (C) (D) (E) dormitrio / amplitude; industrial / doao; necrotrio / envolvimento; jornalista / audcia; folhagem / livraria.

(D)

(E)

23 Na aplicao diria de insulina, para evitar complicaes, tal como a hipertrofia, deve-se: (A) aplicar a insulina perto das juntas, na rea da virilha, no umbigo e na linha mdia do abdmen; fazer o rodzio do local de aplicao; fazer uma leve presso no local, usando algodo com lcool, ao se retirar a seringa; manter o frasco de insulina em temperatura abaixo de 2C; expor o frasco de insulina luz do sol, para sofrer degradao.

20 Das alteraes feitas abaixo na redao da orao adjetiva do perodo Mata-pulga, planta de que se fazem vassouras (pargrafo 10), est INCORRETA, quanto regncia do pronome relativo, a seguinte: (A) (B) (C) (D) (E) Mata-pulga, planta cuja folhagem se espalha pelo cho. Mata-pulga, planta com que se adornam os jardins silvestres. Mata-pulga, planta da qual so feitas vassouras. Mata-pulga, planta para cujo cultivo necessrio um adubo especial. Mata-pulga, planta aonde so extrados leos medicinais.

(B) (C) (D) (E)

24 A transmisso do HIV de me para filho chamada de: (A) (B) (C) (D) (E) direta; materna; vertical; do parto; hereditria.

Parte II: Conhecimentos Especficos 21 A posio recomendada para a medida da presso arterial (PA) : (A) (B) (C) (D) (E) de p; decbito ventral; decbito dorsal; decbito lateral; sentada.

25 Considerando-se as recomendaes para utilizao de Equipamentos de Proteo Individual (EPI) nas precaues bsicas de biossegurana, identifique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) O uso de culos de proteo recomendado para aplicao de medicamentos quimioterpicos e durante os procedimentos com possibilidade de respingo; Na coleta de exames de sangue, urina e fezes indicado lavar as mos, usar luvas e culos de proteo; O profissional dever sempre lavar as mos imediatamente antes e aps o uso das luvas; Na aspirao de vias areas e entubao traqueal, recomenda-se lavar as mos, usar luvas, capote (avental), mscara e culos de proteo; Na puno ou disseco venosa profunda recomendvel apenas lavar as mos e usar luvas e capote.

28 No acolhimento a pessoa idosa, os profissionais de sade devem estar atentos, entre outros aspectos, para: (A) partir do pressuposto de que o idoso no capaz de compreender as perguntas que lhe so feitas ou as orientaes que lhe so fornecidas, sempre se dirigindo primeiramente a seu acompanhante; chamar a pessoa idosa de forma carinhosa como, por exemplo, vovozinho(a) e manter tom de voz alto, considerando um possvel declnio auditivo; a utilizao de uma linguagem tcnica e profissional, adotando termos tcnicos, de modo que o idoso no compreenda a possvel gravidade de seu caso; o estabelecimento de uma relao respeitosa, considerando que, com a experincia de toda uma vida, as pessoas se tornam, em geral, mais sbias e desenvolvem maior senso de dignidade e prudncia e esperam ser reconhecidas por isso; o estabelecimento de uma relao cuidadosa, considerando que com o passar do tempo natural o processo de fragilizao e dependncia, tornando o idoso uma criana grande, frgil, dependente e em condies patolgicas de senilidade.

(B)

( )

(C)

( ) ( )

(D)

(E)

( )

A alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo : (A) (B) (C) (D) (E) 26 (A) (B) (C) (D) (E) V V V V V; F V F F F; V F F F V; V F V V F; F V V F F. As formas de transmisso do HIV so: sexual, sangunea, indireta e vertical; direta, oral, sexual e hereditria; sexual, sangunea, vertical e ocupacional; indireta, do parto, silenciosa e sexual; do parto, ocupacional, oral e de contato.

29 Na instalao da drenagem torcica, o auxiliar de enfermagem deve: (A) (B) (C) (D) (E) colocar o cliente em posio de Trendelemburg; conectar um frasco estril e vazio extenso da drenagem; manter o frasco em nvel mais baixo em relao ao trax; colocar lquido estril dentro do frasco at 5 cm abaixo do gargalo; lavar, secar e deixar o sistema de drenagem montado para pronto uso.

30 A Organizao Mundial da Sade (OMS) e o Ministrio da Sade recomendam aleitamento materno exclusivo por: (A) (B) (C) (D) (E) trs meses; seis meses; um ano; dois anos; o tempo de que a criana necessitar.

27 Um dos cuidados dispensados ao recm-nascido (RN), ainda na sala de parto a realizao do mtodo de Cred ou credeizao, que consiste no(a): (A) (B) instilao de duas gotas de nitrato de prata a 1% no canto interno de cada olho; coleta de sangue do cordo para identificao de tipagem sangunea e de doenas transmissveis, dentre outros exames; processo de observao do coto umbilical, atentando para presena de duas artrias e uma veia, e realizao da ligadura do cordo; registro no pronturio do RN de sua impresso plantar e a impresso do polegar direito da me; administrao intramuscular de 1 mg de vitamina K para preveno de doenas hemorrgicas.

31 A construo do SUS sustenta-se nos seguintes princpios: (A) (B) (C) (D) (E) universalidade, sociabilidade e equidade; universalidade, igualdade e sustentabilidade; integralidade, igualdade e generalidade; igualdade, popularidade e interdisciplinaridade; integralidade, universalidade e equidade.

(C)

(D) (E)

32 Em uma dieta hipoglicdica, espera-se encontrar alimentos: (A) (B) (C) (D) (E) com pouca quantidade de sdio; pobres em lipdeos; em pouca quantidade mas com alto valor calrico; pobres em carboidratos; ricos em potssio.

(C) (D) (E)

Tetravalente; Antiamarlica; Trplice viral.

38 O perodo de tempo entre a exposio ao vrus e a possibilidade de deteco do HIV por marcadores virais ou antivirais denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) tempo decorrido; perodo de transmisso; tempo de exposio; perodo de incubao; janela biolgica.

33 Os instrumentais cirrgicos classificados como de direse so aqueles: (A) (B) (C) (D) (E) utilizados para cortar, tais como o bisturi, tesouras e trpanos; que auxiliam a estancar o sangramento; geralmente utilizados no fechamento da cavidade e inciso; que se destinam a auxiliar o uso de outro grupo de instrumentais; especficos para cada tipo de cirurgia.

39 As geladeiras, com capacidade a partir de 280 litros, utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizaes, devem ser organizadas de acordo com as seguintes recomendaes: (A) no evaporador (congelador) das geladeiras duplex e/ou frigobar, colocar gelo reciclvel (gelox ou bobinas com gua) na posio vertical, para a elevao lenta da temperatura, oferecendo proteo aos imunobiolgicos na falta de energia eltrica ou defeito do equipamento; na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas a temperatura negativa (dT, DTP, Hepatite B, Hib, influenza, TT e BCG), dispostas em bandejas perfuradas para permitir a circulao de ar; retirar todas as gavetas plsticas e suportes que existam na parte interna da porta e, no lugar da gaveta grande, preencher toda a parte inferior exclusivamente com 12 garrafas de gua com corante; na segunda prateleira devem ser colocadas as vacinas que no podem ser submetidas a temperatura negativa (contra poliomielite, sarampo, febre amarela, rubola, trplice viral), em caixas lacradas, para evitar a circulao de ar; na gaveta inferior podem-se colocar os diluentes, soros ou caixas com as vacinas conservadas entre +2 e +8 C, tendo o cuidado de permitir a circulao do ar entre elas e entre as paredes da geladeira. Define-se infeco hospitalar como: aquela constatada no ato da admisso do cliente, desde que relacionada com internao anterior no mesmo hospital; a infeco constatada ou em incubao no ato da admisso, desde que no relacionada com internao anterior no mesmo hospital; qualquer infeco adquirida que teve como fonte a equipe de sade e/ou artigos cirrgicos hospitalares; apenas aquela infeco adquirida nos primeiros dias de internao em unidades cirrgicas ou de doenas infecciosas; qualquer infeco adquirida e que se manifeste durante a internao ou mesmo aps a alta do paciente, cujo foco relacione-se com a realizao de procedimentos hospitalares.

34 (A) (B) (C) (D) (E)

Em relao hansenase, correto afirmar que: a gravidez contraindica o tratamento da hansenase; a hansenase no de transmisso hereditria (congnita); sabido que a susceptibilidade ao M. leprae no tem influncia gentica; h evidncias de transmisso da hansenase nas relaes sexuais; uma doena infecciosa febril aguda, causada por protozorios do gnero Plasmodium. (B)

(C)

35 A prova tuberculnica indicada como mtodo auxiliar no diagnstico da tuberculose. A tuberculina usada o PPD RT23 aplicado por via: (A) (B) (C) (D) (E) oral, por meio de frasco/garrafa contendo 10 mL da soluo tuberculnica; orotraqueal, para facilitar a baciloscopia direta do escarro; muscular, na face externa da coxa, na dose de 3 mL para adulto e 1mL para criana; subcutnea, no tero inferior da face interna do antebrao esquerdo, na dose de 0,1mL; intradrmica, no tero mdio da face anterior do antebrao esquerdo, na dose de 0,1 mL.

(D)

(E)

40 (A)

36 No que concerne aos mtodos anticoncepcionais, podem ser classificados como de barreira o(a): (A) (B) (C) (D) (E) diafragma e o capuz cervical; DIU de cobre e a tabela Ogino-Knaus; Billings e o DIU com levonorgestrel; preservativo e a ducha vaginal; ligadura tubria e a vasectomia.

(B)

(C)

(D)

37 O Sr. Odair, 30 anos de idade, informa que viajar para o Maranho; o profissional de sade dever recomendar a vacina: (A) (B) Rotavrus humano G1P1; Pneumoccica 10 atenuada;

(E)

41 Uma das tarefas do profissional de enfermagem o registro no pronturio do paciente. recomendvel para maior preciso ao registro das informaes: (A) deixar espaos entre um registro e outro, para facilitar que outra pessoa possa adicionar informaes; inicialmente, para evitar rasuras, registrar a lpis, e ao final do planto passar a limpo todos os registros realizados ao longo da jornada de trabalho, utilizando a caneta com a cor de tinta padronizada pela instituio; verificar o tipo de impresso utilizado na instituio e a rotina que orienta o seu procedimento, mantendo as folhas grampeadas, evitando, assim, a perda de tempo em identificar cada folha e preencher e/ou completar cabealhos; realizar o registro imediatamente aps a prestao do cuidado, observao de intercorrncias, recebimento de informao ou tomada de conduta, identificando a hora exata do evento; para facilitar, utilizar anotaes e termos gerais como segue em observao de enfermagem ou sem queixas, atentando para a utilizao da sequncia cefalocaudal quando houver descries dos aspectos fsicos do paciente.

No forma resduos txicos. Formulaes associadas a perxido de hidrognio so indicadas para reprocessamento de capilares de hemodialisadores.

A sequncia correta, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) (E) 1; 2; 3; 4; 2; 3; 1; 4; 3; 4; 1; 2; 4; 1; 2; 3; 1; 2; 4; 3.

(B)

(C)

(D)

45 A adeso da equipe s medidas gerais de preveno e controle de infeco ainda dependem da conscientizao e da mudana de hbitos dos profissionais. Entretanto, sua adoo implica a realizao de atos simples e de fcil execuo, tais como: (A) manter os cabelos sempre curtos e sem adornos que possam desprender e cair sobre a rea na qual se est desenvolvendo atividade; manter as unhas longas com esmaltes de cor clara e usar, como segunda pele, luvas de procedimentos; evitar uso de joias e bijuterias, como anis, pulseiras e demais adornos, que possam constituir-se em possveis fontes de infeco; lavar as mos somente antes de procedimentos que envolvam tcnica sptica e utilizem material estril; sentar-se em macas e camas apenas aps processo de desinfeco terminal.

(E)

(B)

(C)

42 Os artigos utilizados nos servios de sade so classificados como artigos crticos, semicrticos ou no crticos. So considerados artigos semicrticos: (A) (B) (C) (D) (E) equipamentos de anestesia e endoscpios; equipos de soluo e catteres intravasculares; comadres, papagaio e termmetros; instrumental cirrgico e agulhas; pinas auxiliares e macas.

(D)

(E)

43 Desinfeco o processo de destruio de micro-organismos em estado vegetativo (com exceo das formas esporuladas, resistentes ao processo), utilizando-se agentes fsicos ou qumicos. Os processos fsicos de desinfeco so: (A) (B) (C) (D) (E) autoclave e vapor seco; imerso em solues germicidas e vapor saturado; plasma de perxido de hidrognio e xido de etileno; cido peractico e glutaraldedo; pasteurizao e a gua em ebulio.

46 Ao verificar os sinais vitais de Sr. Alberto, paciente com 53 anos, admitido no servio de cirrgica com diagnstico de hrnia inguinal, encontraram-se: T. 36,5; P. 55 bpm; R. 20 rpm. e PA.150x80mmHg. Esse paciente apresenta-se: (A) (B) (C) (D) (E) hipotrmico, taquicrdico, hipopneico e normotenso; afebril, taquicrdico, eupneico e normotenso; hipertrmico, taquicrdico, dispneico e hipertenso; afebril, bradicrdico, normopneico e hipertenso; febril, normocrdico, eupneico e hipotenso.

44 Relacione os desinfetantes/esterilizantes qumicos, abaixo listados, com as caractersticas e indicaes apresentadas: (1) (2) (3) (4) ( ) ( ) lcool na concentrao de 70% Hipoclorito de sdio xido de etileno cido peractico As solues devem ser estocadas em frascos opacos. Ideal para desinfeco de lactrios e cozinhas. Necessita de aerao prolongada para remoo do gs. Utilizado na esterilizao de artigos termossensveis. Fcil aplicao. Indicado para ampolas, termmetros, estetoscpios e vidros.

47 A introduo da sonda nasogstrica um procedimento realizado sobre limites anatmicos externos. O comprimento da sonda a ser introduzida deve ser medido colocando-se a sua extremidade no(a): (A) (B) (C) (D) (E) lbulo da orelha, esticando-a at o apndice xifoide; altura do queixo, esticando-a em direo ao estmago; testa (ponto de fixao) e estendendo-a at o lbulo da orelha e em seguida ao estmago; base do nariz, tracionando at a altura da crista ilaca; ponta do nariz, alongando-a at o lbulo da orelha e da at o apndice xifoide.

( )

48 (A) (B)

Define-se desbridamento como: realizao de curativo por meio de irrigao com soluo fisiolgica; a ruptura natural da pele e de tecidos adjacentes em processo de continuidade evoluo da maturidade tecidual; retirada de tecido necrosado, sem vitalidade, utilizando cobertura com ao desbridante ou retirada mecnica com pina, tesoura ou bisturi; processo de cicatrizao de feridas em estgio II, quando atinge a regio subcutnea; instalao de dispositivos a vcuo, que aceleram o processo de cicatrizao e impedem o aparecimento de eritemas e micro-organismos causadores de infeco.

52 A Norma Regulamentadora 32 (NR 32) que dispe sobre segurana e sade no trabalho em servios de sade, dentre outras medidas, estabelece que: (A) cabe ao empregador vedar o ato de fumar, o uso de adornos, o uso de calados fechados, o manuseio de lentes de contato e o consumo de alimentos nos postos de trabalho; os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, cabendo-lhes a higienizao das vestimentas utilizadas para atendimento em qualquer unidade de trabalho, exceto quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico; com relao aos quimioterpicos antineoplsicos, compete ao empregador proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se; afastar das atividades as trabalhadoras gestantes e nutrizes e fornecer aos trabalhadores dispositivos de seguranas que minimizem a gerao de aerossis e a ocorrncia de acidentes; todos os trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condies de conforto, cabendo-lhes a conservao e a higienizao dos materiais e instrumentos de seu trabalho; permitido o procedimento de reutilizao das embalagens de produtos qumicos desde que seu contedo seja identificado de forma legvel, por etiqueta com nome do produto, composio qumica, concentrao, data de envase e de validade e o nome do responsvel pela manipulao ou fracionamento.

(C)

(B)

(D) (E)

(C)

49 Para a desinfeco de bancadas de superfcie inox, o Auxiliar de Enfermagem dever utilizar: (A) (B) (C) (D) (E) alcool a 70%; hipoclorito de sdio a 0,5%; glutaraldedo a 2,0%; hipoclorito de sdio a 5%; compostos clorados.

(D)

50 Curativo o tratamento utilizado para promover a cicatrizao de feridas, proporcionando um meio adequado para esse processo. So critrios para o curativo ideal: (A) (B) (C) (D) (E) evitar alta umidade entre a ferida e o curativo; ser permevel s bactrias; manter o exsudato, objetivando evitar macerao; impedir isolamento trmico; permitir troca gasosa.

(E)

51 Quanto execuo da tcnica de lavagem das mos, pode-se afirmar que: (A) aps a lavagem, devem-se manter os dedos voltados para cima e iniciar a secagem pelas mos e, depois os antebraos; de acordo com o setor responsvel pela preveno e controle de infeco hospitalar, a utilizao desta tcnica deve ser moderada para evitar leses causadas pelas frices repetitivas da escova na pele; este procedimento, frente s novas tecnologias e utilizao de produtos eficazes na preveno de infeces hospitalares, tornou-se ultrapassado; ela desnecessria, se o auxiliar de enfermagem, como hbito, usar luvas de procedimento; sua execuo restrita aos ambientes crticos com surtos de infeco, visto que a disseminao de micro-organismos ocorre principalmente de pessoa para pessoa.

53 Considerando-se um adulto com peso normal, o volume, em mL, mais adequado de medicamento em aplicao no msculo deltoide de aproximadamente: (A) (B) (C) (D) (E) 1; 2; 3; 4; 5.

(B)

(C)

(D) (E)

54 Durante um processo de transfuso sangunea, importante manter vigilncia, observando as reaes do paciente e o aparecimento de sinais ou sintomas como febre, calafrios, tremores, erupes de pele, pruridos, cefaleia, hipotenso, taquicardia e dispneia. Nesses casos, recomenda-se que sejam tomadas as seguintes providncias: (A) (B) (C) administrar analgsico e antitrmico prescritos e fazer devidos registros no pronturio do paciente; redobrar a vigilncia, atentando para o aparecimento de sinais de choque pirognico; suspender a transfuso, desprezando a bolsa contendo o restante de sangue no lixo e comunicar o fato ao enfermeiro, ao mdico e ao banco de sangue; interromper a transfuso, mantendo a puno venosa com soluo fisiolgica a 0,9%; aumentar o gotejamento para acelerar o processo de eliminao das toxinas e comunicar o fato ao enfermeiro.

(D) (E)

10

55 Para infundir, em cinco horas, 150 mL de soro fisiolgico (SF) a 0,9%, o nmero de microgotas que dever correr em um minuto : (A) (B) (C) (D) (E) 15; 30; 40; 55; 60.

59 A entidade de classe responsvel pela fiscalizao e disciplinamento do exerccio profissional do auxiliar de enfermagem denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) Fundao Nacional de Sade; Associao Brasileira de Enfermagem; Conselho de Sade; Conselho Nacional de Enfermagem; Conselho Regional de Enfermagem.

56 Ao Sr. Antonio foi prescrito 20.000UI de heparina, diludas em 250 mL de soro glicosado a 5%, por via endovenosa (EV). A unidade hospitalar s dispe de frasco/ampolas de heparina com 5.000 UI/mL. A quantidade em mL que se deve aspirar do frasco de heparina, para se obter a quantidade prescrita, de: (A) (B) (C) (D) (E) 2; 2,5; 3,5; 4; 5.

60 As intervenes mais importantes no tratamento do paciente com tromboflebite nos membros inferiores so: (A) (B) orientar quanto ao repouso absoluto no leito e importncia da dieta rica em carboidratos; aplicar compressas midas e quentes e colocar as pernas do paciente em um nvel mais alto que o corao; evitar alimentao constipante e manter as pernas do paciente abaixo do nvel do corao; aumentar o nvel de atividade fsica do paciente e administrar vasoconstritores; aplicar compressas frias, realizar massagens com leo mineral e administrar nitroglicerina.

(C) (D)

57 Frente ao possvel diagnstico de sofrimento fetal agudo, o auxiliar de enfermagem deve: (A) orientar a gestante quanto importncia do decbito lateral direito, para reduzir a presso que o feto realiza sobre a veia cava inferior ou cordo umbilical; providenciar imediatamente material para cateterismo vesical para diminuir compresso da bexiga sobre o colo uterino; administrar oxignio (O2 mido) para melhorar a oxigenao da gestante e do feto; administrar sedativos, com objetivo de diminuir a tenso da gestante e consequentemente as contraes musculares, facilitando a resposta aerbica do feto; caso a gestante esteja recebendo infuso venosa contendo ocitocina, aumentar gotejamento para acelerar a diminuio das contraes das fibras do miomtrio.

(E)

(B)

(C) (D)

(E)

58 Na sala de parto, logo aps o delivramento, o auxiliar de enfermagem deve: (A) verificar a tenso arterial da purpera, identificando alteraes ou no dos valores que sero avaliados pelo mdico ou enfermeiro; colher amostras de sangue pelo cordo umbilical e encaminh-las para anlise clnica; orientar que a parturiente faa respirao torcica (costal) juntamente com as contraes; assistir ao desprendimento fetal espontneo e estar atento para evitar a queda do recm-nascido; colocar campos esterilizados sobre a parturiente e oferecer material para episiotomia.

(B) (C) (D) (E)

11

Anda mungkin juga menyukai