Anda di halaman 1dari 20

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

DEDICATRIA
Dedicamos este trabalho a todos os nossos colegas de batalha do Curso Ps-Laboral da Faculdade de Engenharia, em especial aos de Telecom, aos integrantes deste grupo que deram de tudo para que este trabalho sasse e para todos os outros que no foram c citados, fiquem a saber que ns no vs esquecemos, aqui vai o nosso muito obrigado a todos vocs.

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

INDICE
Objectivo do trabalho Introduo Desenvolvimento Cap1: Sistema - Introduo Cap2: Transmisso - Introduo - Tipos de transmisses - Meios de transmisses Cap3: sinais - Introduo - Tipos de sinais Pg. ..03 04

05 06 .07 ..08 08 ..08

..

Cap4: Sistemas de Transmisso de Sinais - Objectivo principal ..................................................................................................10 - Elementos e suas definies ....................................................................................10 - sistema Analgico e digital ..15 - Aspectos que condicionam o desempenho dos sistemas de transmisso de sinais..16 Concluso.............................................................................................................................18 Agradecimento.....................................................................................................................19 Notas Bibliograficas............................................................................................................20

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

OBJECTIVO DO TRABALHO
A pesquisa levada a cabo por este grupo, para a elaborao deste trabalho, teve o propsito de agrupar a informao tcnica de forma simples e resumida sobre o sistema de transmisso de sinais. Este trabalho tem como objectivo, mostrar as tcnicas e os meios usados em um Sistema de Transmisso de Sinais. Vimos que, um Sistema de Comunicao esta dividido trs partes; transmisso, meio de transmisso e recepo, ns como tcnicos e futuros Engenheiros, esta uma matria de domnio obrigatrio, porque o Tcnico de Telecomunicao a quele que se ocupa do envio e recepo do sinal de informao de uma ponta a outra e no s, recorrendo ao meios tecnolgico e rudimentares, tendo o domnio das tcnicas e conhecimento avanado do material, manuseamento dos equipamentos, conhecer o princpio de funcionamento e tudo mais. Neste trabalho, procuramos descrever quase todo o processo em estudo ligado ao tema, subdividindo em captulos.

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

INTRODUO
Um Sistema de Transmisso de Sinais o conjunto de elementos (equipamentos) interconectados, de modo a formar um todo organizado para garantirem o tratamento e processamento da informao e posteriormente a sua transmisso, mais para isto necessrio um grande conjunto de equipamento reunidos e cada um realizar o seu trabalho, porque a informao no pode ser transmitida assim na forma real, o sistema funciona da seguinte forma; temos o sinal de informao para ser transmitido atravs de um meio a informao multiplexada, modulada, codificada, amplificada, (usamos os ltimos dois se for o necessrio), depois disto, chega ate a antena para ser transmitida (processo de transmisso), neste processo de transmisso temos que contar com os sinais indesejados do meio de transmisso, que faz com que o sinal recebido seja apenas do sinal enviado. Estes factores do meio que no so pouco, muito deles no podem ser eliminados mais sim reduzido, temos a caso da interferncia em uma sistema de transmisso em que usamos tcnicas e aparelhos para reduzir a interferncia e no eliminar. Toda a envolvente deste a informao, sinal mais o meio de transmisso, chamamos de Sistema de Transmisso de Sinais, a informao tanto pode ser Voz -Telefonia Figura ou texto impresso Fax, Imagens - Vdeo, TV, Texto Mensagens, Arquivos ou Programas Computao, Msica. A transmisso tanto pode ocorrer em meios guiados (cabo coaxial, fibra ptica, par transado) ou meios no guiados (ar ou vacou), agora sinais podemos definir como; uma perturbao de qualquer espcie que usada para (comunicar) transmitir uma mensagem ou parte dela, uma caracterstica que permite detectar sinais nossa volta a sua possibilidade de perturbar, para este trabalho vamos falar da transmisso de sinais analgico e digital.

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

DESENVOLVIMENTO
Cap.1- Sistema Introduo
Um sistema um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. uma definio que acontece em vrias disciplinas, como Engenharia, biologia, medicina, informtica, administrao. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Todo sistema possui um objectivo geral a ser atingido. O sistema um conjunto de rgos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relaes entre eles, a integrao entre esses componentes pode se dar por fluxo de informaes, fluxo de matria, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicao entre os rgos componentes de um sistema. A boa integrao dos elementos componentes do sistema garante uma melhor fluidez da informao, determinando que as transformaes ocorridas em uma das partes influenciaro todas as outras. O sincronismo do sistema faz com que seja possvel a este cumprir sua finalidade e atingir seu objectivo geral com eficincia; por outro lado se houver falta de sincronismo, pode implicar em mau funcionamento do sistema, vindo a causar inclusive falha completa, queda do sistema e muito mais.

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Cap.2- Transmisso Introduo


Em telecomunicao Transmisso de sinal processo onde uma onda ou informao transferida de um local para outro, chegando a este outro local idealmente sem distoro. Este captulo tem o intuito de apresentar os aspectos fundamentais relacionados a transmisso de sinais. Em nosso trabalho vamos apenas falar da transmisso do tipo digital e analgica.

Transmisso elctrica

Transmisso de dado

Transmisso via satlite

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Tipo de Transmisso Transmisso Analgica


O sistema Analgico: O padro analgico de transmisso de dados consiste na gerao de sinais eltricos baseados nas ondas eletromagnticas que so contnuas. Como os sinais analgicos so contnuos, a qualidade de operao mais exigente, pois na sua falha, o sinal deve ser gerado novamente desde o princpio Transmisso Digital A transmisso digital de dado representa um valor "instantneo" de uma situao e no representa um movimento contnuo comum de sinais analgicos. Codificao de Linha a forma como o sinal elctrico ir representar a informao digital directamente no par de fios como diferenas discretas de voltagem (com um valor fixo para cada smbolo digital utilizado). Tal informao digital assim classificada como em banda bsica. Abaixo segue uma simples representao. Um conceito interessante o no relacionamento entre os nveis de sinal e dados. A codificao de linha no associa de forma nica estes dois conceitos, conforme a figura abaixo.

Modos de Transmisso
De acordo com o sentido das trocas, distinguem-se 3 modos de transmisso: A ligao Simplex: caracteriza uma ligao na qual os dados circulam num s um sentido, ou seja do emissor para o receptor. Este tipo de ligao til quando os dados no tm necessidade de circular nos dois sentidos (por exemplo, do seu computador para a impressora ou do rato para o computador ). A ligao Half-duplex: caracteriza uma ligao na qual os dados circulam nos dois sentidos, mas no simultaneamente. Assim, com este tipo de ligao, cada extremidade da ligao emite por sua vez. Este tipo de ligao permite ter uma ligao bidirectiva que utiliza a capacidade total da linha. A ligao Full-duplex: caracteriza uma ligao na qual os dados circulam de maneira bidirectiva e simultaneamente. Assim, cada extremidade da linha pode emitir e receber ao mesmo tempo, o que significa que a banda concorrida est dividida por dois para cada sentido de emisso dos dados, se um mesmo suporte de transmisso for utilizado para as duas transmisses.

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Meios de transmisses
O meio de transmisso serve para oferecer suporte ao fluxo de informao entre dois pontos. Usamos o termo linha para designar o meio de transmisso usado entre esses pontos. Essa linha pode ser de um par de fios, um cabo coaxial, fibras pticas, por radiofrequncia ou at mesmo por satlites. Desta forma, podemos afirmar que o ar tambm um meio de transmisso. aqui aonde acontecem a maior parte dos fenmenos relao ao meio.

Par Transado Coaxial Cabo Fibra Optica Onda de Radio pelo Ar como Meio de Transmisso

Cap. 3: Sinais

Introduo
Um sinal uma perturbao de qualquer espcie que usada para comunicar (transmitir) uma mensagem ou parte dela.

Tipos de sinais
Em telecomunicaes, as informaes so consideradas sinais eltricos, podendo ser classificadas como sinais analgicos ou digitais, de acordo com suas caractersticas de amplitude. Sinais analgicos: Os sinais eltricos analgicos podem assumir, no tempo, infinitos valores possveis de amplitude (variaes infinitas dos valores de amplitude), como mostra a figura 1. Estas possveis variaes dos valores de amplitude dependem do meio de transmisso que transporta o sinal.

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Figura 1. Sinal analgico Tais sinais analgicos so utilizados em telefonia, rdio e televiso, como por exemplo, na transformao de energia acstica em energia eltrica em um micro fone de telefone. Neste exemplo, as vibraes sonoras produzidas pela voz humana na membrana da cpsula de carvo do microfone so transformadas em uma corrente eltrica na linha telefnica. Esta corrente eltrica varia no tempo, podendo assumir diversos valores de acordo com as vibraes produzidas no ar. Assim, no podemos saber com certeza qual o valor da amplitude do sinal num dado momento. Sinais digitais: Os sinais eltricos que representam as informaes assumem valores de amplitude predeterminados no tempo, conforme mostra a figura 2.

Figura 2. Sinal digital Amplitude, tempo, comprimento da onda, tais sinais digitais so normalmente utilizados em telegrafia e transmisso de dados. O cdigo Morse de telegrafia um exemplo pioneiro de utilizao de sinais digitais.Os sinais grficos so representados utilizando apenas dois nveis de representao,ento os valores destes sinais sero sempre previsveis num determinado momento, o que corresponde a dizer, no caso de sinais eltricos, que os valores de amplitude dos mesmos sero sempre predeterminados.
9

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Cap.4-Sistemas de Transmisso de Sinais Objectivo Principal


Um sistema de transmisso de sinais tem como principal objectivo, transmitir todo e qualquer sinal de informao proveniente da fonte, dependentemente do sinal, o Sistema de Transmisso de Sinais vai usar tcnicas e equipamentos capazes, para assim efectuar a transmisso do sinal de informao at ao receptor

Elementos e suas definies


O sistema de transmisso de sinais composto de vrios elementos e equipamentos, entre eles um Modulador, multiplexador, amplificador, codificador, guia de onda, antena, estes so os equipamentos bsicos, podero existir outros mais dependendo do tipo e constituio do sistema. Modulao Modulador de radiofrequncia (ou modulador RF) um circuito electrnico que realiza a modulao de uma portadora de radiofrequncia (RF) por um sinal contendo uma informao (geralmente sinal de vdeo ou de udio). Basicamente ele consiste de um circuito oscilador que gera o sinal de portadora (RF) e mais um circuito combinador/misturador (o modulador em si) podendo ainda haver uma etapa amplificadora. O sinal de sada resultante encaminhado a uma antena ou cabo coaxial. Moduladores de RF podem ser em amplitude modulada, frequncia modulada ou outro tipo. Tabela 1. Caracterstica da modulao Modulao Informao Analgica Analgica Digital Digital Pulso Analgica

Portadora Analgica Analgica Digital

Tipo de Modulao AM, FM, PM ASK, FSK, PSK PAM, PWM, PPM

Multiplexao A funo bsica de um multiplexador combinar mltiplas entradas num nico terminal de dados. No lado da recepo um demultiplexador divide o fluxo nico de dados nos sinais mltiplos originais. Um multiplexador. Multiplexer, Mux ou Multiplex um dispositivo que codifica as informaes de duas ou mais fontes de dados num nico canal. So utilizados em situaes onde o custo de implementao de canais separados para cada fonte de dados maior que o custo e a inconvenincia de utilizar as funes de multiplexao/demultiplexao. Numa analogia fsica, consideremos o comportamento de viajantes que atravessam uma ponte com largura pequena, para atravessarem, os veculos executaro curvas para que todos passem em fila pela ponte. Ao atingir o fim da ponte eles separaram-se em rotas distintas rumo a seus destinos. Em electrnica, o multiplexer combina um conjunto de sinais elctricos num nico sinal elctrico.

Figura 3- sistema de multiplexao


10

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

comum combinar um multiplexer e um demultiplexer num nico equipamento e fazer referncia a todo o equipamento como um "multiplexer". Ambas as partes do equipamento so necessrias em ambas as partes de uma ligao de transmisso pois a maioria dos sistemas efectua transmisses bidireccionais, realizando transmisso e recepo. Tcnicas de multiplexao/demultiplexao. Multiplexao por diviso em freqncia (FDM), na qual os sinais so modulados e distribudos ao longo do espectro de freqncias disponvel; Multiplexao por diviso no tempo (TDM), que aloca janelas de tempo para os sinais previamente amostrados; Multiplexao por diviso em cdigos (CDM), em que os sinais so separados por tcnicas de codificao, mas misturados em tempo e freqncia. Tecnicas de acesso FDMA (Frequency Division Multiple Access, ou Mltiplo Acesso por Diviso de Frequncia) um mtodo de acesso ao canal que baseia-se na diviso da banda de frequncia disponibilizada em faixas de frequncia relativamente estreitas, 30KHz cada, as quais so denominadas canais e que so alocadas exclusivamente a um usurio durante todo o tempo de sua conexo (chamada). Esse tipo de tcnica requer filtros passa-faixa de alta rejeio de banda. A sigla TDMA vem do ingls Time Division Multiple Access , que quer dizer "Acesso Mltiplo por Diviso de Tempo". O TDMA um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de frequncia em at trs intervalos de tempo distintos. Cada usurio ocupa um espao de tempo especfico na transmisso, o que impede problemas de interferncia. CDMA (Code Division Multiple Access, ou Acesso Mltiplo por Diviso de Cdigo) um mtodo de acesso a canais em sistemas de comunicao. utilizado tanto para a telefonia celular quanto para o rastreamento via satlite (GPS). Quantizao Em processamento de sinais, quantizao o processo de atribuio de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.

Figura 4-sinal quantizado Codificao Em processamento digital de sinais, Codificao significa a modificao de caractersticas de um sinal para torn-lo mais apropriado para uma aplicao especfica, como por exemplo transmisso ou armazenamento de dados. Neste contexto, existem trs tipos de codificao: Codificao de canal: Cdigos detectores ou correctores de erros. Codificao de fonte: Criptografia e compresso de dados. Cdigos de linha: Especificam a forma do sinal elctrico que ser usado para representar os smbolos de informao. No caso binrio, especifica o sinal elctrico dos bits 1 e 0.

11

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Tcnicas de Codificao No que diz respeito s principais tcnicas de codificao, podemos dividi-las em 3: Non Return to Zero (NRZ): Existem dois nveis de tenso ou corrente, para representar os dois smbolos digitais (0 e 1). a forma mais simples de codificao e consiste em associar um nvel de tenso a cada bit: um bit 1 ser codificado sob a forma de uma tenso elevada e um bit 0 sob a forma de uma tenso baixa ou nula.

Return to Zero (RZ): Na codificao RZ o nvel de tenso ou corrente retorna sempre ao nvel zero aps uma transio provocada pelos dados a transmitir (a meio da transmisso do bit). Geralmente um bit 1 representado por um nvel elevado, mas a meio da transmisso do bit o nvel retorna a zero.

Diferenciais: Neste tipo de codificao, os 0 e 1 so representados atravs de uma alterao do estado da tenso ou corrente. Assim, o valor 1 representado pela passagem de uma tenso ou corrente baixa/nula para uma tenso ou corrente elevada. O valor 0 o contrrio, ou seja, passa-se de uma tenso ou corrente elevada para outra baixa/nula. Amplificador Amplificador um equipamento que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade maior, apesar do termo se referir a amplificadores eletrnicos. A relao entre a entrada e a sada de um amplificador geralmente expressa em funo da frequncia de entrada denominada funo de transferncia do amplificador, e a magnitude da funo de transferncia denominada de ganho. Amplificadores eletrnicos O tipo de amplificador mais comum o eletrnico, comumente usado em transmissores e receptores de rdio e televiso, equipamentos estreo de alta fidelidade (highfidelity ou hi-fi), Seus componentes principais so dispositivos ativos, tais como vlvulas ou transistores. Em alta fidelidade o amplificador um aparelho eletrnico que eleva os nveis de tenso dos sinais de udio. muitas vezes empregado para designar o conjunto pr-amplificador e amplificador de potncia ou o amplificador integrado.

Amplificador de potncia o estgio de um amplificador de udio ou de RF (radiofrequncia) que eleva o sinal de udio ou de RF fornecido pelo pr-amplificador ou oscilador a um nvel
12

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

de tenso e impedncia adequados para funcionar as caixas acsticas ou antenas transmissoras. O amplificador integrado possui o pr-amplificador e o amplificador de potncia juntos no mesmo aparelho. Amplificadores valvulados Um amplificador valvulado geralmente funciona sob altas tenses de alimentao e baixas correntes, o que torna necessrio o uso de transformadores de sada para adequar as impedncias de sada do amplificador (altas) com as baixas impedncias dos alto falantes. Amplificadores transistorizados

Fender mini-twin, transistorizado Com a inveno dos transistores, as vlvulas foram pouco a pouco substitudas por estes novos amplificadores, devido s vantagens de menor consumo de energia, maior durabilidade, menor tamanho e custo menor. Os amplificadores transistorizados tm comportamento diferente dos valvulados, a distoro diferente e no necessitam de transformadores de sada para casar as impedncias dos alto-falantes. Hoje os amplificadores transistorizados podem ser construdos com transistores bipolares ou MOSFETs ou ainda circuitos integrados. Amplificadores operacionais (ampops) Amplificadores Operacionais so amplificadores diferenciais DC de alto desempenho: alto ganho, alta impedncia de entrada, baixa impedncia de sada e grande resposta em frequncia. Foram criados para implementar computadores analgicos, executando operaes matemticas (donde derivam seu nome) com valores de tenses como operandos e resultados. Podem ser construdos com transstores ou vlvulas (hoje a maioria na forma de circuito integrado). So muito usados em instrumentao e equipamentos eletrnicos em geral. Os amplificadores operacionais podem ainda ser divididos em dois tipos: Entrada em Tenso, Entrada em Corrente. Guia de onda Em eletromagnetismo e telecomunicaes , um guia de onda qualquer estrutura fsica que orienta as ondas eletromagnticas. Antena transmissora Antena um dispositivo por meio do qual recebe ou transmite uma onda eletromagntica. Qualquer pedao de fio pode ser usado como uma antena, sendo que evidentemente pode no possuir um bom rendimento. comum pendurar um pedao de fio na entrada da antena de uma TV ou rdio para melhorar a recepo do sinal. A explicao porque
13

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

uma antena transmite ou recebe um campo eltrico, no uma tarefa as vezes fcil. A anlise e clculo dos campos irradiados e recebidos de uma antena explicado pelas equaes de Maxwell, que por meio das quais calculamos os campos eltrico e magntico uma distncia qualquer da antena, como veremos futuramente. Uma outra funo de uma antena direcionar a intensidade de radiao em uma determinada direo na qual se deseja transmitir o sinal, como o caso de ligao ponto a ponto de um enlace de microondas e comunicao via satlite. Tipo de antenas Antenas de TV so:Yagi-Uda, Log-Peridica, Painel Dipolos MO/OC/X, Painel H (Duplo Delta), Superturnstile (Batwing), Parablica, Slot.

Antenas FM so:Yagi-Uda, Log-Peridica, Painel Dipolos MO/OC/X, Anel (ciclide) Seta, Parablica

Caracteristica da antena: Polarizao Directividade Diagrama de Radiao Ganho Rendimento

14

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Sistema Analgico e Digital


Os sistemas em telecomunicaes podem ser divididos em: Sistemas analgicos: so aqueles que conservam a forma dos sinais desde a fonte ao destinatario. Um sistema analogico e uma entidade fisica que aceita sinais de entrada analogicos e produz, em resposta a estes, sinais de saida tambem analogicos. Como tal, tanto a entrada como a saida de um sistema analogico pode descrever-se atraves de funcoes reais (ou complexas) de uma variavel real. Um sistema analogico pode ser entendido como uma caixa preta" com uma entrada e uma saida, sendo ambas sinais analogicos. Sistemas digitais: so aqueles em que a forma do sinal transmitido diferente do sinal original. Neste sistema, as formas dos sinais so convertidos para um sistema binrio antes de serem transmitidos. O sistema digital tem um carcter essencialmente descontnuo, utilizando tecnologias electrnicas para gerir, arquivar e processar informao num sistema binrio. Em vez de reflectir valores que variam continuamente, a informao digital baseada em dois estados distintos, expressa por um conjunto de dgitos (positivo e no-positivo - 0 e 1). Cada um destes elementos chama-se um bit (contraco de binary digit) e s sequncias de conjuntos que um computador trata individualmente (normalmente de oito bits), um byte. Comparado com a codificao analgica, o cdigo digital regista valores que so atributos das coisas que esto a ser codificadas, no analogias delas, e esses valores, uma vez codificados, so excepcionalmente resistentes ao erro e degradao, o que torna a informao codificada de forma digital uma matria pronta a sofrer todas as metamorfoses, a aceitar todos os envolventes, todas as deformaes, como sugere Lvy. A tecnologia digital torna possvel utilizar um sistema para produzir todas as formas de informao, reproduzi-la com custos e perdas mnimas, providenciar o seu arquivo indefinido atravs do processo da reproduo contnua e transmitir qualquer elemento que a constitui a qualquer utilizador de forma rpida e barata. No entanto, apesar de estas caractersticas tornarem a informao muito mais acessvel, no constituem por si s um sistema desenvolvido de comunicao.

15

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Aspectos que condicionam o desempenho dos sistemas de transmisso de sinais


Atenuao A atenuao consiste numa reduo da potncia do sinal ao longo do meio de transmisso. A atenuao resulta da perda de energia do sinal por absoro ou por fuga de energia. Nos meios de transmisso no guiados (espao livre), a disperso da energia pelo espao pode tambm ser vista como uma forma de atenuao, uma vez que a potncia do sinal que atinge o receptor menor que a potncia emitida. A atenuao mede-se atravs da relao entre a potncia do sinal em dois pontos ao longo do meio de transmisso e , normalmente, expressa em decibis por unidade de comprimento (ex: 5 dB/km). Dada a potncia emitida, Pe, e a atenuao do meio de transmisso por unidade, em que os valores da potncia esto expressos em dBm. A atenuao pode ser compensada atravs da utilizao de repetidores. Nos sistemas de transmisso analgicos, os repetidores podem ser constitudos apenas por um amplificador. Nos sistemas de transmisso digital, os repetidores podem ser do tipo regenerativo, incluindo funes de sincronizao, amostragem e deciso como se de um receptor se tratasse. Os repetidores regenerativos reconstroem o sinal digital mas, tal como um receptor, podem cometer erros de deciso e introduzir erros no sistema de transmisso. Distoro A distoro consiste numa alterao da forma do sinal durante a sua propagao desde o emissor at ao receptor. A distoro pode resultar do comportamento no-linear de alguns dos componentes que compem o percurso do sinal ou pela simples resposta em frequncia do meio de transmisso. Em alguns casos, os efeitos da distoro podem ser corrigidos ou minimizados atravs de tcnicas de condicionamento de sinal tais como filtragem. Interferncia A interferncia consiste na alterao de alguma das caractersticas do sinal transmitido por efeito de um outro sinal exterior ao sistema de transmisso. A forma mais comum de interferncia consiste na adio de um sinal exterior ao sinal transmitido. No caso dos sinais elctricos ou electromagnticos, a interferncia introduzida por induo electromagntica no meio de transmisso ou no dispositivo receptor (antena). Os efeitos da interferncia podem ser minimizados atravs do isolamento do meio de transmisso, no caso dos meios guiados, por blindagem, atravs do recurso a tcnicas de transmisso balanceadas, por filtragem ou atravs de tcnicas de cancelamento. Em alguns casos possvel identificar a fonte do sinal interferente e simplesmente elimina-la ou atenuar a potncia do sinal emitido. Rudo O rudo consiste numa alterao de alguma das caractersticas do sinal transmitido por efeito de um outro sinal exterior ao sistema de transmisso, ou gerado pelo prprio sistema de transmisso. Ao contrrio da interferncia, estes sinais indesejados so de natureza aleatria, no sendo possvel prever o seu valor num instante de tempo futuro. Em muitos casos, o rudo produzido pelos prprios equipamentos activos utilizados para implementar os sistemas de transmisso, tais como os amplificadores utilizados nos receptores e repetidores. Estes dispositivos produzem rudo, de origem trmica e de origem quntica, o qual passa a ser processado juntamente com o sinal desejado nos andares subsequentes.
16

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Os efeitos do rudo no desempenho dos sistemas de transmisso podem ser minimizados atravs da utilizao de tcnicas de projecto dos circuitos mais cuidadas e atravs de filtragem. No entanto, e dada a natureza aleatria do rudo, no possvel eliminar completamente o rudo num sistema de transmisso. Os efeitos do rudo fazem-se sentir atravs de uma deteriorao da qualidade do sinal transmitido nos sistemas de transmisso analgicos e atravs da introduo de erros nos sistemas de transmisso digital. Nos sistemas de transmisso analgicos, a qualidade do sinal recebido mede-se atravs da relao entre a potncia do sinal e a potncia do rudo relao sinal/rudo (SNR Signal to Noise Ratio). Nos sistemas de transmisso digital, o desempenho mede-se atravs da probabilidade de ocorrerem erros, frequentemente erros de bit probabilidade de erro de bit (BER Bit Error Rate). Largura de banda As limitaes de largura de banda do meio de transmisso tambm se podem considerar uma condicionante ao desempenho dos sistemas de transmisso. Se a largura de banda for insuficiente, a forma do sinal alterado durante a propagao do sinal, tendo como resultado a introduo de interferncia entre smbolos, isto , parte da energia relativa a um smbolo transmitido recebida durante o perodo de tempo reservado a smbolos posteriores. Disperso multi-percurso Em alguns sistemas de transmisso, a propagao dos sinais entre o emissor e o receptor faz-se por vrios percursos simultneos, tal como acontece na fibra ptica multmodo. Uma vez que as diferentes partes da energia do sinal emitido se propagam por caminhos com um comprimento total diferente uns dos outros, as diferentes partes do sinal atingem o receptor em instantes de tempo diferentes. O sinal recebido assim uma soma das diferentes componentes que percorreram percursos diferentes. O resultado um espalhamento no tempo da energia do sinal. A este fenmeno chama-se disperso. Os efeitos da disperso so semelhantes aos produzidos pelas limitaes de largura de banda do meio de transmisso, resultando em interferncia-entre-smbolos. Desvanecimento multi-percurso Nos sistemas de transmisso por rdio, a propagao multi-percurso provoca um outro efeito indesejado designado por desvanecimento multi-percurso (multipath fading). Neste sistema de transmisso a propagao do sinal faz-se por mltiplos percursos com comprimentos diferentes. O sinal que atinge o receptor a soma de todos os sinais que percorreram os diferentes percursos. Uma vez que o comprimento dos diferentes percursos diferente, os vrios sinais podem ou no estar em fase: os que estiverem em fase somam-se construtivamente, os que estiverem em oposio de fase somam-se destrutivamente. O resultado um sinal cuja amplitude depende dos vrios percursos que as diferentes partes do sinal percorreram. Se a posio do receptor se alterar relativamente posio do receptor, como acontece nos sistemas mveis, a amplitude do sinal recebido ir variar.

17

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

CONCLUSO
Todo o sistema tem a sua finalidade, neste caso especial este tem a finalidade ou a funo de tratar o sinal para posteriormente ser enviado. O sistema de transmisso esta composto de varias fases, pois o sinal no enviado na sua forma real, tem que passar por alguns processos j descritos anteriormente, vimos que em telecomunicao temos dois tipos de sinais para a transmisso, analgico e digital, tendo cada um as suas vantagens e desvantagem para o sistema, quanto a utilizao dos sinais. Para a transmisso dele deles necessrio um meio de transmisso que tanto pode ser fsico ou no, nestes meios de transmisses acontecem os chamados efeitos indesejados da transmisso, que afectam o sinal a quando da passagem pelo meio, esta podemos considerar como a parte logica do sistema de transmisso de sinais. Classifico a parte fsica como os matrias que tem como funo de dar o tratamento para que o sinal de informao esteja adaptado ao meio de transmisso, com; Modulador, Codificador, Quantificador, Codificador, Multiplexador, Antena, Guia de onda entre outros Todos juntos realizam determinados tarefas (impares) que em conjunto do o funcionamento de um sistema de transmisso de sinais, principio fundamental para um tcnico de telecomunicao

18

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

AGRADECIMENTO Agradecemos a Deus pela Vida em primeiro lugar, sabemos que sem ti tudo fica mais difcil, e que a prxima vez seja melhor que esta, agradeo ao senhor professor por ter acreditado em ns e ter confiado esta tarefa em nossas mos. O grupo agradece a todos que direita ou indirectamente participaram e deram-nos fora e o voto de confiana sem esquecer a este grupo maravilho. Obrigado

19

Radiocomunicao Sistema de Transmisso de Sinais

Notas Bibliogrficas Matria Acadmica das cadeiras de Radiocomunicao, Comunicao via Satlite Universidade de lisboa http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=173,1&_dad=portal&_schema=PORTAL ISEL - DEETC Sistema de Comunicao ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa www.isel.pt/ outros sites http://www.wirelessbrasil.org/ http://satelitesdiferentes.blogspot.com/2007/11/tcnicas-de-acesso-mltiplo.html http://www.satlex.net/pt/lnb_types.html http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/teoria.htm http://www.sarmento.eng.br/OndasCurtas.htm http://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/antenas/

20

Anda mungkin juga menyukai