Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES ADMINISTRAO

Instituio do Direito Pblico e Privado: Hierarquia das Normas Jurdicas

Manaus 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES ADMINISTRAO

Lvia de Oliveira Lima

Instituio do Direito Pblico e Privado: Hierarquia das Normas Jurdicas

Trabalho destinado disciplina Instituio do Direito Pblico e Privado, ministrada pelo professor Ktia Cruz do curso de

Administrao da Universidade Federal do Amazonas Ufam.

Manaus 2011

Introduo

O objetivo do presente trabalho mostrar a hierarquia das normas jurdicas, modelo formulado por Hans Kelsen, e que foi adotado em diversos pases como estrutura de seus sistemas jurdicos internos.

Hierarquia das Normas Jurdicas


A hierarquia das normas jurdicas um sistema de gradao das normas, criado por Hans Kelsen, jurista alemo do sculo passado, que tambm denominada de "Pirmide de Kelsen". Vrios Pases estruturaram seu sistema jurdico interno com base neste sistema. A hierarquia estabelece a supremacia da norma constitucional e desenvolve uma dependncia entre as normas, onde a norma de grau inferior sempre ser vlida se basear-se nas normas superiores. Vejamos a aplicao da Pirmide de Kelsen no sistema jurdico brasileiro:

Nvel 1

Constituio Federal As normas constitucionais esto no topo do ordenamento jurdico, logo superior a todas as demais regras jurdicas. Ela fundamental, pois organiza as caractersticas principais do Estado: rege a forma do Estado, de seu governo, as formas de obteno e exerccio do Poder, estabelecendo seus rgos e seus limites de ao, alm dos direitos e garantias fundamentais dos cidados.

Nvel 2

Lei Complementar Refere-se exige um mnimo de Complementar maior a matrias especificas prevista na Constituio Federal e que

formalismo da

do processo

legislativo, por

meio

de quorum existir na Lei CF.

aprovao sobre

maioria

absoluta. (Art. 69 CF). No que no seja

qualquer

tema

elencado

Nvel 3

Lei Ordinria Trata de matria no tratada pela Constituio Federal exigindo menos formalismo do processo legislativo, por meio de quorum mnimo de aprovao da maioria simples. Ela est restrita aos assuntos que no tenham sido tratados pela Lei Complementar. Lei Delegada elaborada pelo Presidente da Repblica, mediante permisso do Congresso Nacional, sendo que artigo 68 da CF dispe os assuntos que podem ser objeto duma lei delegada. Medida Provisria Tem fora de lei e posta em prtica pelo Presidente da Repblica em caso de relevncia e urgncia, porm precisa da apreciao do Congresso Nacional (Art. 62 CF). para que se torne lei.

Resolues So os instrumentos com os quais haver regulamentaes de matrias dentro dos limites de ao do Senado e Cmara, dentro de todas aquelas que o Congresso Nacional, como um todo possui, e que so paralelas s suas atividades legiferantes. Estas atribuies esto na CF (art. 51 as da Cmara e 52, as do Senado). As resolues so os meios que sero usados para o exerccio destas aes no legiferantes.

Nvel 4 e 5 Decretos um instrumento da competncia do Presidente da Repblica (Art. 84, IV CF), utilizado para aprovar o regulamento da lei, de forma a possibilitar o seu mximo cumprimento. No podendo ir alm dos limites da lei para mudar ou acrescentar normas. Nvel 6 Portarias um recurso legislativo utilizado pelos auxiliares diretos dos chefes de Poder Executivo que buscam regular as atividades de suas pastas, a mesma deve estar em harmonia com as Leis e Decretos. .

Concluso

Portanto, compreendemos que a teoria da hierarquia das normas jurdicas um sistema de escalonamento das normas, conhecido tambm como Pirmide de Kelsen. Alm disso, foi comumente usado em vrios ordenamentos jurdicos, inclusive o brasileiro como mostrado.

Bibliografia

Hierarquia das Normas Jurdicas e a especificidade da norma. Disponvel em: www.alegoriascotidianas.com/alegorias/artigos.aspx?...1. Acessado em: 12 de Setembro de 2011.

Anda mungkin juga menyukai