Anda di halaman 1dari 28

12M

Motoniveladora

Motor Cat C6.6 ACERT VHP Potncia (1 Marcha) - Lquida Potncia VHP - Lquida Potncia VHP Plus - Lquida

118 kW 158 hp 118-129 kW 158-173 hp 118-144 kW 158-193 hp

Peso Bruto Bsico Total Eixo Dianteiro Eixo Traseiro Armao da Lmina Largura da Lmina

14 522 kg 4 008 kg 10 514 kg 3,668 m

32 016 lb 8 836 lb 23 180 lb 12 ps

A 12M oferece uma srie de inovaes tecnolgicas para que voc tenha o melhor retorno ao seu investimento.
Uma cabine de alta tecnologia, com controles do tipo joystick, oferece conforto e visibilidade inigualveis. pg. 4 Compartimento do Operador Controles da Direo e dos Implementos Estruturas, Barra de Trao, Crculo e Armao da Lmina

Motoniveladora 12M

Dois joysticks oferecem controle preciso e facilidade de operao incomparvel. Essa tecnologia avanada faz com que a 12M seja a motoniveladora mais fcil e agradvel de ser operada em todo o mundo. pg. 6

O chassi da 12M oferece uma slida plataforma de trabalho e a Barra de Trao, o Crculo e a Armao da Lmina oferecem facilidade de servio e controle preciso da lmina para a mxima produtividade. pg. 8

A integrao total dos sistemas eletrnicos avanados, o exclusivo Cat Messenger, sistema de controle da lmina AccuGrade e Cat ET, criam uma Mquina Inteligente que otimiza o desempenho e a disponibilidade da mquina. pg. 14

Solues Eletrnicas Integradas

As Ferramentas de Trabalho e os acessrios opcionais para a 12M aumentam a versatilidade, a utilizao e o desempenho da mquina. pg. 15

Ferramentas de Trabalho e Acessrios

A motoniveladora 12M tomando por base o legado de alta qualidade Caterpillar representa uma revoluo em eficincia operacional, visibilidade, facilidade de manuteno e produtividade total, estabelecendo o novo padro da Indstria.

Uma servotransmisso controlada eletronicamente assegura mudanas suaves de marchas e potncia mxima ao solo. O eixo traseiro modular e freios hidrulicos simplificam a manuteno e reduzem os custos de operao. pg. 10

Trem de Fora

Motor

O motor Cat C6.6 combina o gerenciamento da potncia com a Tecnologia ACERT para oferecer o mximo de potncia e eficincia em cada marcha, enquanto minimiza o impacto ao meio ambiente. pg. 12

Sistema Hidrulico

O sistema eletro-hidrulico com sensor de carga oferece a base para os avanados controles da mquina, permitindo um nvel superior de monitoramento e movimentos hidrulicos precisos e previsveis, com a confiabilidade que voc espera dos produtos Caterpillar. pg. 13

Segurana

A Caterpillar sempre foi e continua sendo pioneira no desenvolvimento de mquinas que atendem ou excedem os padres de segurana. pg. 16

Facilidade de Manuteno e Suporte ao Cliente

Rpida substituio de componentes e o mnimo de tempo de mquina parada so possveis devido excepcional disponibilidade de peas de reposio da Caterpillar e a capacidade dos revendedores em recondicionar e reparar peas e componentes. pg. 18

A 12M apresenta um revolucionrio projeto de cabine que oferece conforto e visibilidade inigualveis, com controles fceis de se operar, fazendo com que o operador fique mais confiante e produtivo.

Compartimento do Operador

Painel Auxiliar e Controle do Rper. O controle do rper e o painel auxiliar de controle, opcionais, so ergonomicamente posicionados para permitir uma operao simples e confortvel para as mltiplas funes hidrulicas.

Controles Avanados Tipo Joystick. Dois joysticks eletro-hidrulicos reduzem o movimento das mos e dos pulsos em at 78% em comparao com os controles convencionais por alavancas, proporcionando uma eficincia muito maior do operador. O modelo intuitivo de fcil aprendizado e garante o controle preciso do implemento.

Controles e Interruptores. Interruptores confiveis e de longa vida til so localizados na coluna do lado direito da cabine e no no painel de instrumentos, com fcil acesso ao operador.

Cat Messenger. Oferece em tempo real diagnstico e dados de desempenho da mquina. O operador pode ver rapidamente informaes crticas sobre o desempenho e a operao, em vrios idiomas, que o ajudam a prolongar a vida til e maximizar a produtividade da motoniveladora.

Instrumentos no Painel. O painel de instrumentos, com indicadores e luzes de advertncia de fcil leitura e alta visibilidade, mantm o operador sempre atento s informaes crticas do sistema.

Conforto e Convenincia. A Caterpillar construiu a cabine de motoniveladora mais confortvel da indstria, substituindo as alavancas de controle e o volante da direo por dois controles do tipo joystick, aumentando o espao da cabine para proporcionar mais conforto s pernas do operador. Capacidades de ajustes mltiplos para o apoio dos braos, pulsos e painel dos joysticks auxiliam a manter o operador em uma posio confortvel durante longos turnos de trabalho.

Assento do operador da Srie Comfort Cat. O assento com suspenso da Srie Comfort Cat tem um projeto ergonmico com encosto alto, com almofadas extra largas que contornam o corpo do operador e suporte lombar com ajuste milimtrico que distribui o peso do operador por igual. Mltiplos controles no assento e apoio para os braos so fceis de ajustar para o mximo conforto durante o dia de trabalho. O assento pneumtico opcional proporciona um conforto ainda maior.

Visibilidade. A 12M oferece excelente visibilidade da rea de trabalho, possibilitada pelo posicionamento em ngulo das portas da cabine, o cap do motor de forma angular e uma janela traseira inclinada, exclusiva da Caterpillar.

Baixos Nveis de Rudo e Vibrao no Interior da Cabine. Cabine montada sobre coxins isolantes de borracha e grupos de isolamento de rudo para o motor e a transmisso. A nova realocao da bomba e das vlvulas hidrulicas oferecem significativas redues de rudo e vibrao. Os baixos nveis de vibrao e o interior silencioso resultam em um confortvel ambiente de trabalho ao operador.

Ar-Condicionado/Aquecedor Opcional. Um sistema opcional de aquecimento, ventilao e ar-condicionado, que usa a disposio inteligente de sadas de ar para um controle consistente da temperatura interna da cabine proporcionando janelas com perfeita visibilidade em todas as condies. O sistema de alta capacidade reduz a umidade do ar e pressuriza a cabine, circulando ar fresco e impedindo a entrada de poeira. Um filtro de ar fresco, de fcil acesso, localizado na parte externa da cabine, ao nvel do solo, para rpidas operaes de substituio e limpeza.

Pr-Purificador do Sistema Opcional do Ar-Condicionado/Aquecedor. Aumenta o intervalo de manuteno do filtro de ar do sistema em at dez vezes. Caractersticas Adicionais da Cabine. As caractersticas adicionais da cabine incluem um porta-copo, acendedor de cigarro e cinzeiro, cabide, local para guardar objetos, luz para o trabalho noturno, tomada de fora e aquecedor. Cmera retrovisora, conversor de energia de 25 ampres so disponveis, opcionalmente.

Controles da Direo e dos Implementos

A 12M estabelece o novo padro de eficincia operacional de motoniveladora.

Facilidade de Operao. Os revolucionrios controles por joystick e a excepcional visibilidade fazem com que a 12M seja mais fcil de operar sem sacrificar a ateno do operador no trabalho a ser realizado.

O agrupamento lgico das funes hidrulicas nos joysticks permite que qualquer operador controle facilmente diversas funes ao mesmo tempo. Isso permite que o operador seja mais produtivo e sinta-se confortvel durante toda a jornada de trabalho.

O modelo intuitivo do controle por joystick permite que operadores novos e experientes tornem-se produtivos rapidamente.

Controle Intuitivo da Direo. A 12M introduz um revolucionrio controle da direo por joysticks. Essa tecnologia cria um relacionamento direto entre o ngulo de inclinao do joystick e o ngulo de giro das rodas direcionais.

Um sistema de tensionamento do freio mantm o joystick na posio at que o operador o movimente. Alm disso, o controle da direo reduz, automaticamente, a sensibilidade da direo em velocidades mais altas de deslocamento para um controle confortvel e previsvel.

Controle Eletrnico do Acelerador. Oferece ao operador uma operao fcil, precisa e consistente do acelerador. Dois modos - automtico e manual - em um nico interruptor oferecem flexibilidade para diferentes aplicaes e preferncias do operador.

1
1 7 4 6 6 4 3 1

Funes do Joystick do lado esquerdo. O joystick da esquerda controla, primeiramente a direo e a velocidade da mquina. 2 Articulao: Rotacione o joystick . para a esquerda e para a direita 1 Direo: Incline o joystick para a esquerda e para a direita

Funes do Joystick da Direita. O joystick da direita controla, primordialmente, as funes da barra de trao, do Crculo e da Armao da Lmina.

1 Painel de Controle do Rper. Interruptores do tipo de rolete com variao milimtrica controlam o rper traseiro e/ou o grupo de levantamento frontal (quando a motoniveladora estiver equipada) para um controle fcil e confortvel. 2 Painel Hidrulico Auxiliar Programvel. Quatro controles acionados com as pontas dos dedos e um mini-joystick aumentam a flexibilidade do controle hidrulico, acomodando at seis circuitos hidrulicos. As funes individuais so facilmente programveis atravs do Cat ET para atender configurao que voc precisa.

4 Inclinao das Rodas: Dois botes pretos acionados com o polegar

3 Articulao, Retorno para o Centro: Boto amarelo acionado com o polegar

1 Cilindro da direita para levantamento da lmina: Empurre o joystick para abaixar, puxe o joystick para levantar

6 Seleo de Marchas: Dois botes . amarelos acionados com o polegar . para cima e para baixo

5 Mudana de sentido: o dedo indicador aciona o gatilho que altera o sentido da mquina ( frente, neutro ou r)

7 Cilindro da esquerda para levantamento da lmina: Empurre o joystick para abaixar, puxe o joystick para levantar

3 Giro do Crculo: Rotacione o joystick para a esquerda e para a direita

2 Deslocamento lateral da lmina: Incline o joystick para a esquerda e para a direita

Cilindro da direita para flutuao da lmina: Empurre o joystick alm da reteno para acionar a flutuao

O painel hidrulico auxiliar opcional oferecido como um acrscimo ao painel de controle do rper quando a mquina for configurada com trs ou mais funes auxiliares.

Articulao Retorno ao Centro. Esta caracterstica exclusiva retorna automaticamente a mquina para a posio de chassi reto a partir de qualquer ngulo de articulao com o simples toque de um boto. O Retorno ao Centro ajuda a melhorar a produtividade e a segurana, permitindo que o operador dedique toda sua ateno ao controle da lmina.

Cilindro da esquerda para flutuao da lmina: Empurre o joystick alm da reteno para acionar a flutuao

6 Controle Eletrnico do Acelerador: O interruptor em forma de gatilho ativa e desativa

5 Deslocamento da barra de trao: Interruptor acionado com o polegar para a esquerda e para a direita

4 Tombamento da lmina: Interruptor acionado com o polegar para a frente e para trs

7 Para Travar/Destravar o Diferencial: Boto amarelo

Estruturas, Barra de Trao, Crculo e Armao da Lmina

Estruturas durveis com ajustes rpidos e simples da Barra de Trao, do Crculo e da Armao da Lmina oferecem controle preciso do material, reduzindo os custos de operao.

Estrutura do Chassi Dianteiro. O chassi dianteiro da 12M um tubo de ao carbono estrutural estampado. Tecnologia avanada de fabricao reduz, significativamente, o nmero de pontos de solda, para uma distribuio por igual das cargas de tenso. O resultado uma mquina resistente que oferece a durabilidade que voc espera da Caterpillar. Estrutura do Chassi Traseiro. O projeto do engate de seo em caixa ajuda a resistir s cargas de toro e assegura durabilidade estrutural. O pra-choque integrado une o chassi traseiro como uma unidade slida. Assim, ele pode suportar aplicaes severas como ripagem e escarificao.

Construo do Crculo. Crculo de ao, formado em pea nica construdo para suportar altas cargas de tenso e oferecer durabilidade estrutural. O crculo possui 240 de dentes tratados termicamente. Os dentes so endurecidos para reduzir o desgaste e assegurar a confiabilidade do componente.

Um pino de trava mecnica previne a articulao do chassi para garantir a segurana durante operaes de servio ou transporte da mquina.

Engate da Articulao. Um grande rolamento de roletes cnicos na articulao inferior suporta as cargas por igual e suavemente. Essa articulao vedada para evitar a contaminao nessa rea crtica.

Construo da Barra de Trao. A barra de trao com estrutura em forma de A apresenta um projeto tubular para oferecer alta resistncia e mxima durabilidade. ngulo mais Agressivo da Lmina. Devido grande distncia entre eixos, o operador pode obter um ngulo mais agressivo da lmina para uma movimentao mais livre do material ao longo do comprimento da lmina. Isso particularmente til no trabalho com materiais muito secos ou solos coesivos. Um melhor controle do material na rea da lmina faz com que o trabalho seja realizado mais rapidamente, exige menos potncia e economiza combustvel.

Armao da Lmina. A curvatura ideal e o grande vo livre ajudam a movimentar o material de forma rpida e eficiente. Longarinas da lmina endurecidas por tratamento trmico, bordas cortantes e cantos de lmina temperados e parafusos de grande dimetro asseguram confiabilidade e maior vida til. O cilindro de deslocamento lateral da armao da lmina posicionado no lado esquerdo para eliminar interferncia durante operaes com implementos especias. Posicionamento da Lmina. A barra de sete furos amplia as possibilidades de posicionamento da armao da lmina, o que muito til em cortes de taludes mdios e no corte e limpeza de valas.

Ajuste das tiras de desgaste pela parte superior da barra de trao

Ajuste das Tiras de Desgaste pela Parte Superior da Barra de Trao. As tiras de desgaste com ajuste por cima, patenteadas pela Caterpillar, reduzem significativamente o tempo de ajuste da barra de trao e do crculo. Com a remoo das chapas de acesso na parte superior da barra de trao, calos e tiras de desgaste podem ser facilmente acrescentados ou substitudos. Essa caracterstica reduz o tempo de mquina parada para manuteno e reduz os custos gerais de operao da mquina. Insertos Substituveis de Desgaste. Insertos de desgaste, feitos com composto de nylon, resistentes e durveis, reduzem o atrito do giro para o mximo de torque no crculo e vida til mais longa para os componentes. Esto localizados entre a barra de trao e o crculo, e entre as sapatas de suporte e o crculo. Tiras de desgaste de lato com alta resistncia s cargas so colocadas entre o grupo de montagem da lmina e a armao da lmina. Esse sistema de desgaste pode ser facilmente substitudo e ajuda a manter os componentes bem ajustados para um nivelamento perfeito.

Sistema de Reteno da Armao da Lmina sem Calos. O exclusivo sistema de reteno da armao da lmina sem calos reduz o potencial de trepidao da lmina. Parafusos de ajustes verticais e horizontais mantm as tiras de desgaste da armao da lmina alinhadas para um controle preciso da lmina com considervel reduo do tempo de manuteno.

Sistema de reteno da armao da lmina sem calos com parafusos de ajuste

Trem de Fora

Sistemas integrados e controlados eletronicamente, oferecem desempenho confivel e suave com custos reduzidos de operao.

Transmisso com Mudanas Suaves de Marchas. A 12M combina diversas inovaes importantes para assegurar mudanas precisas e suaves em todas as marchas. Mudanas Controladas Eletronicamente. O Sistema de Controle Eletrnico da Presso da Embreagem otimiza a modulao de embreagem da transmisso permitindo as trocas suaves entre todas as marchas e mudanas de direo. Isso resulta em um excepcional controle e tambm aumenta a vida til da transmisso pela reduo da tenso nas engrenagens. Compensao de Carga. Esta caracterstica padro assegura consistente qualidade de trocas de marchas, independentemente da carga na lmina ou na mquina.

Mudanas Controladas do Acelerador. Esta caracterstica padro ajuda a suavizar as mudanas direcionais e de marchas sem o uso do pedal de modulao. Proteo Contra Rotao Excessiva do Motor. Ajuda a proteger a transmisso e estende a vida til dos componentes, evitando a reduo para uma marcha inferior antes que uma velocidade segura de deslocamento tenha sido estabelecida. Servotransmisso no Contra Eixo. Projetada e manufaturada especificamente para a motoniveladora 12M, a transmisso direta no contra eixo combina perfeitamente com o potente motor Cat C6.6 para maximizar a potncia ao solo.

Eixo Traseiro Modular. A 12M incorpora um projeto de eixo traseiro modular aparafusado, que oferece fcil acesso aos componentes do diferencial, melhora a facilidade de manuteno e o controle da contaminao, alm de reduzir o tempo de manuteno e os custos de operao. O resultado uma mquina resistente em que voc pode confiar por muitos anos.

10

Freios Hidrulicos. Os freios de servio de discos mltiplos em banho de leo, so acionados hidraulicamente (1), oferecendo frenagens suaves e previsveis e custos mais baixos de operao. Com freios localizados em cada roda do tandem, a 12M oferece a maior rea de superfcie total de frenagem no setor (2), resultando em fora confivel de frenagem e vida til mais longa dos freios. Facilidade de Servio e Confiabilidade dos Freios. Um sistema facilmente acessvel de indicador/compensador do desgaste dos freios (3) mantm um desempenho consistente dos freios e indica o desgaste sem a necessidade de desmontar os freios. Esse sistema reduz o tempo de manuteno e aumenta a vida til dos componentes. Mudana Automtica Programvel de Marchas. O operador pode personalizar facilmente vrios parmetros de trocas de marchas atravs do Cat Messenger para adequar-se s necessidades especficas da aplicao. Essa caracterstica muda automaticamente a transmisso nos pontos ideais de rotao para que o operador possa concentrar-se no trabalho, melhorando a segurana, a produtividade e a facilidade de operao.

Pedal de Modulao. Permite o controle preciso dos movimentos da mquina em qualquer marcha com baixo esforo no pedal e excelente modulao, caractersticas crticas nos trabalhos em espaos confinados ou em operaes de acabamento de superfcies.

Seleo de Marchas. Oito marchas frente e seis r proporcionam ao operador uma ampla faixa operacional. A faixa de marchas especificamente projetada para cada condio de trabalho assegura o mximo de produtividade em todas as aplicaes de terraplenagem.

Eixo Dianteiro. A ponta-de-eixo vedada Caterpillar mantm os rolamentos livre de contaminantes e lubrificados em leo (1). Esse projeto durvel e de baixa manuteno reduz seus custos de propriedade e operao. Dois rolamentos de roletes cnicos (2) suportam a ponta-de-eixo da roda. O projeto de "Ponta-de-Eixo Viva" da Caterpillar coloca o rolamento maior de roletes cnicos do lado externo, onde a carga maior, aumentando a vida til do rolamento.

Eixo Dianteiro

Freio de Estacionamento. O freio de estacionamento de discos mltiplos, acionado por mola e liberado hidraulicamente, um projeto vedado e arrefecido a leo que estende a vida til dos componentes e reduz a necessidade de servio. O freio de estacionamento integrado no Sistema da Presena do Operador para evitar o movimento nointencional da mquina.
1 3

Projeto do freio

11

A 12M combina o gerenciamento da potncia com a Tecnologia ACERT para oferecer o mximo de potncia e eficincia, reduzindo o impacto ao meio ambiente devido ao baixo nvel de emisses.

Motor

Desempenho. O motor Cat C6.6 atende s exigncias especficas de desempenho para as aplicaes da 12M. Seu torque superior e sua alta capacidade de sobrecarga permitem que a motoniveladora enfrente repentinos aumentos de carga de pouca durao, mantendo velocidades consistentes e desejveis para realizar o trabalho mais rapidamente sem a necessidade de reduo de marchas. Ventilador Hidrulico sob Demanda. O ventilador hidrulico acionado sob demanda ajusta automaticamente sua velocidade de acordo com as necessidades de arrefecimento do motor. Esse sistema reduz as demandas no motor, transferindo mais potncia ao solo e melhorando a eficincia do combustvel, alm de reduzir os nveis de rudo.

Tecnologia ACERT. A tecnologia ACERT permite que os motores Cat forneam mais potncia por unidade de cilindrada sem causar desgaste prematuro. A tecnologia ACERT mantm o desempenho, a eficincia e a durabilidade do motor, suportando todas as condies de operao. Essa tecnologia revolucionria reduz as emisses durante o processo de combusto usando uma tecnologia avanada nos sistemas do ar e de injeo do combustvel, juntamente com sistemas eletrnicos integrados. A Tecnologia ACERT melhora o desempenho geral do motor reduzindo em muito as emisses de gases de exausto.

Suprimento do Combustvel. O motor C6.6 com Tecnologia ACERT usa o suprimento de combustvel por injeo mltipla para maior preciso no ciclo da combusto. Diversas pequenas ignies reduzem as temperaturas na cmara de combusto gerando nveis mais baixos de emisses e potencializando a queima do combustvel. Resultado: mais produtividade e menos gasto com o combustvel. Controle da Potncia. O Sistema de gerenciamento da Potncia da 12M fornece, automaticamente, 5 hp incrementais em cada marcha frente, de 1. 4., e em cada marcha r, de 1. 3. Essa caracterstica padro otimiza a fora de trao nas rodas em todas as marchas, equilibrando a trao, a velocidade e a potncia, ao mesmo tempo em que economiza combustvel. O sistema limita a potncia em marchas inferiores, o que ajuda a reduzir a patinagem das rodas onde a trao limitada. Com a opo Potncia Varivel Plus (VHP Plus), 5 hp a mais so fornecidos em cada marcha frente de 5. at 8. para mais potncia em velocidades mais altas.

Atende aos Nveis de Emisses. O motor Cat C6.6 com Tecnologia ACERT atende ou excede a todas as regulamentaes de controle de emisses EPA Tier 3 dos Estados Unidos e Stage IIIA da Unio Europia.

12

O sistema eletro-hidrulico com controles avanados da 12M permite movimentos precisos e previsveis.
Fluxo Proporcional. O fluxo hidrulico compensado para assegurar que todos os implementos operem simultaneamente com pouco efeito nas velocidades do motor ou do implemento. Se a demanda exceder a capacidade da bomba, todas as velocidades do cilindro so reduzidas na mesma proporo. O resultado maior produtividade em todas as aplicaes. Movimento Consistente e Previsvel. As vlvulas PPPC tm diferentes fluxos para o lado da cabea (vermelho) e da extremidade da haste (azul) do cilindro. Isso assegura velocidades consistentes de extenso e retrao para cada cilindro, e d ao operador uma resposta consistente e previsvel, todas as vezes em que o controle de um implemento movimentado.

Sistema Hidrulico

Flutuao da Lmina. A flutuao da lmina parte integrante das vlvulas de controle de elevao e opcional para algumas funes hidrulicas auxiliares. A caracterstica de flutuao da lmina permite que ela se movimente livremente sob seu prprio peso. A flutuao de apenas um dos cilindros permite que a ponta de ataque, ou de entrada, da lmina siga uma superfcie dura enquanto o operador controla a inclinao com o outro cilindro de levantamento.

Sistema Eletro-Hidrulico Avanado. A 12M incorpora um sistema eletrohidrulico de ltima gerao. Essa tecnologia a base das mudanas revolucionrias que houve nos controles da mquina e dos implementos. Os novos controles do tipo joystick oferecem facilidade de controle inigualveis proporcionando movimentos hidrulicos precisos e previsveis e a confiabilidade que voc espera da Caterpillar.

Mangueira Cat XT. A tecnologia de mangueiras Caterpillar permite o funcionamento a altas presses para o mximo de potncia e tempo reduzido de mquina parada. O percurso inteligente das mangueiras reduz ao mnimo a exposio a danos. Prendedores evitam o atrito das mangueiras e a vibrao excessiva para reduzir seus custos de propriedade e operao. Suprimento Independente de leo. O grande e independente suprimento de leo hidrulico evita contaminao cruzada e oferece arrefecimento adequado para o leo, o que reduz a formao de calor e aumenta a vida til dos componentes.

Sistema Hidrulico Sensvel a Carga. O sistema sensvel a carga, j comprovado pelo tempo, e as avanadas vlvulas eletro-hidrulicas Proporcionais de fluxo Prioritrio de Presso Compensada (PPPC, ou "triplo PC") na 12M so projetados para oferecer controle superior dos implementos e melhor desempenho da mquina em todas as aplicaes. A combinao contnua do fluxo e da presso do sistema hidrulico para atender s demandas de potncia cria menos calor e reduz o consumo de potncia.

Movimentos previsveis

13

Solues Eletrnicas Integradas

A integrao total dos sistemas otimiza o desempenho e a disponibilidade da mquina.


Acelerao da Marcha Lenta em Caso de Bateria com Baixa Voltagem. Quando a 12M funciona em marcha lenta por perodos prolongados e detectada baixa voltagem no sistema, a marcha lenta acelerada. Isso assegura uma voltagem adequada ao sistema e melhora a confiabilidade da bateria. Reduo Automtica do Torque do Motor. Protege o motor C6.6 reduzindo automaticamente o torque do motor e alertando o operador, caso sejam detectadas condies crticas. Controle Automtico da Lmina Opcional. O sistema AccuGrade da Caterpillar controla, automaticamente, a lmina, melhorando a eficincia e a produtividade do operador. A tecnologia AccuGrade reduz a necessidade das estacas tradicionais de determinao do nvel, assim voc pode atingir o nvel requerido mais depressa e com menos passadas do que antes. Preparao para a Instalao do Acessrio AccuGrade. O Sistema AccuGrade totalmente integrado ao projeto da mquina, fazendo com que sua instalao seja rpida e fcil. Componentes integrais hidrulicos e eltricos so padres na 12M (Preparao para a Instalao do Controle da Lmina). A opo para a Instalao do Acessrio AccuGrade oferece suportes adicionais de montagem, controles na cabine e fiao eltrica para uma fcil instalao dos conjuntos eletrnicos Controle de Inclinao, Sistema de Ultra-Som, Laser, Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou Sistema de Monitoramento Avanado (ATS).

Diagnsticos. Cat Messenger, combinado com a integrao dos sistemas, amplia a capacidade de diagnsticos da 12M. Os erros no sistema da mquina so exibidos em texto e tambm com cdigos de falhas, permitindo que tcnicos de servio e operadores analisem rapidamente os dados crticos, aumentando a disponibilidade da mquina.

Tcnico Eletrnico (Cat ET). uma ferramenta de comunicao bidirecional que d aos tcnicos de servio fcil acesso aos dados de diagnsticos armazenados e permite que eles configurem os parmetros da mquina atravs do Cat Data link. Essa caracterstica integrada reduz o tempo de mquina parada e os custos de operao.

"Mquina Inteligente". A 12M integra totalmente todos os sistemas essenciais, criando uma "Mquina Inteligente". O Cat Data link compartilha dados importantes entre os sistemas, otimizando o desempenho da mquina e evitando danos potenciais motoniveladora.

12M com Sistema AccuGrade

Product Link. O sistema Product Link, opcional, um sistema de comunicao sem fio que oferece um fluxo bidirecional de informaes entre uma mquina, os revendedores Caterpillar e os clientes. As mquinas so equipadas com um mdulo de dados, fiao e uma antena. Facilita ainda mais os esforos de diagnsticos e reduz o tempo de mquina parada, permite uma programao mais eficiente da manuteno, localizao da mquina. Product Link fornece atualizaes automticas de parmetros da mquina tais como hormetro, condies da mquina, localizao, cdigos de falha e alarmes diretamente para o computador de seu escritrio.

Sistema de Segurana da Mquina. um sistema opcional de chave codificada eletronicamente para limitar o uso individual ou em horrios especficos do dia. Ele impede roubos vandalismos e uso no autorizado.

14

Cat Messenger. Padro na 12M, o Cat Messenger oferece informaes em tempo real sobre o desempenho e diagnsticos da mquina, com uma interface fcil de usar. Cat Messenger monitora todos os dados do sistema e alerta o operador sobre quaisquer falhas atravs de um display de texto digital, que pode ser mostrado em vrios idiomas.

As Ferramentas de Trabalho e os acessrios opcionais para a 12M aumentam a versatilidade, a utilizao e o desempenho da mquina.

Ferramentas de Trabalho e Acessrios

Compressor de Ar. Um compressor de ar opcional disponvel, oferecendo um conveniente sistema para limpar mquina de detritos e operar ferramentas pneumticas. Opo de Reabastecimento Rpido de Combustvel. A 12M oferece uma opo de Reabastecimento Rpido, que permite que os clientes reabasteam o tanque em menos de dois minutos reduzido o tempo de mquina parada.

Rper/Escarificador Traseiro. O rper/escarificador opcional para a 12M feito para penetrar rapidamente em materiais duros e desagreg-los completamente para facilitar a movimentao do material com a lmina. O rper inclui trs dentes com a possibilidade do acrscimo de mais dois, caso sejam necessrios. Nove dentes de escarificador tambm podem ser acrescentados para aumentar a versatilidade.

Sistema de Lubrificao Automtica. O Sistema Lincoln de Lubrificao Automtica opcional mantm a lubrificao adequada aplicando graxa na medida correta, estendendo significativamente a vida til dos componentes. Os contaminantes so removidos de pinos e buchas para ajudar a impedir que a sujeira danifique componentes crticos.

Grupos Montados na Parte Frontal. Um grupo de levantamento frontal, ou um contrapeso pode ser solicitado para ser adicionado a 12M. O grupo de levantamento frontal, que faz parte das Ferramentas de Trabalho Caterpillar, possa ser combinada com um escarificador dianteiro para maior versatilidade.

Opes de Lminas. Lmina de 3,7 m (12 ps) padro na 12M, com as opes de lmina de 4,3 m (14 ps) disponvel de fbrica. Extenses para os lados esquerdo e direito para a armao tambm so disponveis, aumentando a versatilidade da lmina. Ferramentas de Penetrao no Solo (FPS). Uma grande variedade de FPS Caterpillar disponvel na 12M, inclusive bordas cortantes, pontas de tungstnio e cantos de lmina, todos projetados para o mximo de vida til e produtividade.

Escarificador Frontal/Intermedirio. O escarificador, opcional para a 12M projetado para penetrar rapidamente nos materiais e desagreg-los para facilitar a movimentao do material com a lmina. O escarificador pode ser reto ou em V, incluindo 9 ou 11 dentes.

15

Segurana

Segurana parte integrante de todos os projetos de mquinas e sistemas.

Direo Sensvel Velocidade. O software da direo oferece, automaticamente, uma relao varivel entre o joystick e a direo das rodas, resultando em uma direo menos sensvel medida que a velocidade de deslocamento vai aumentando.

Sistema da Direo Secundria. O sistema padro da direo secundria aciona automaticamente uma bomba eletrohidrulica no caso de uma queda na presso da direo, permitindo que o operador controle a mquina at a parada total.

Sistema da Presena do Operador. O Sistema da Presena do Operador mantm o freio de estacionamento engatado e os implementos hidrulicos desativados at o operador estar sentado e a mquina pronta para uma operao segura.

Trava Hidrulica. Um nico interruptor, localizado na cabine, desliga todas as funes dos implementos sem prejudicar o controle da direo da mquina. Esta caracterstica de segurana especialmente til enquanto a mquina est se deslocando em estradas. Sistemas dos Freios. Os freios so localizados em cada roda do tandem para eliminar cargas de frenagem no trem de fora. Alm disso, os sistemas dos freios utilizam acumuladores para permitir a frenagem da motoniveladora em caso de falha da mquina, aumentando ainda mais a segurana operacional.

Baixos Nveis de Rudo e Vibrao. Coxins de isolamento para a cabine, motor e transmisso maximizam o conforto do operador e ajudam a minimizar os nveis de rudo e vibrao. Essas modificaes oferecem um ambiente de trabalho mais silencioso e mais confortvel, aumentando a produtividade e conforto do operador.

Luzes Traseiras para Transitar em Estradas. Luzes opcionais em posio mais baixa na traseira da mquina criam um perfil mais largo e mais baixo, perfeitamente alinhado com os carros de passageiros. Cmera Retrovisora. A visibilidade melhorada ainda mais com uma Cmera de Viso Traseira opcional atravs de um monitor de cristal lquido em cores de 178 mm (7 polegadas) na cabine. Desenvolvido especificamente para aplicaes severas, essa cmera durvel melhora a produtividade e aumenta a percepo do operador nas reas ao redor da mquina. Faris de Alta Intensidade. So opcionais e podem substituir os faris halgenicos padres. Os potentes faris iluminam quatro vezes mais, melhorando a visibilidade e a segurana durante trabalhos noturnos.

16

Embreagem Deslizante do Comando do Crculo. Esta caracterstica padro protege a barra de trao, o crculo e a armao da lmina de cargas de choque quando a lmina encontra um objeto imvel. Reduz tambm a possibilidade da mquina efetuar mudanas de direo repentinas em condies de trao deficientes, protegendo a mquina, o operador e rea ao redor. Cilindros Acumuladores de Levantamento da Lmina. Esta caracterstica opcional usa acumuladores para ajudar a absorver cargas de impacto na armao da lmina, permitindo o deslocamento vertical da lmina. Os acumuladores de levantamento da lmina reduzem desgastes desnecessrios e ajudam a evitar o movimento indesejvel da mquina para maior segurana do operador. Interruptor de Desligamento do Motor. Um interruptor de desligamento do motor localizado no nvel do solo no lado traseiro esquerdo da mquina, permitindo que qualquer pessoa nas proximidades da motoniveladora possa desligar o motor em caso de uma emergncia.

Interruptor de Desligamento do Sistema Eltrico. Um interruptor para desligar as baterias, localizado dentro do cap, no lado traseiro esquerdo, oferece desligamento, desde o nvel do solo, do sistema eltrico para evitar que a mquina seja acionada inadvertidamente.

Cabine ROPS/FOPS. A estrutura integral ROPS/FOPS, montada sobre coxins de isolamento para reduzir os nveis de vibrao e rudo, atende aos critrios das normas ISO e SAE para a proteo do operador.

Passadios de Ao sobre os Tandems. Passadios elevados de ao perfurado cobrem os tandems. Isso oferece uma plataforma resistente para que o operador e o tcnico de manuteno possam ficar em p e caminhar. Funciona tambm como uma proteo adicional para a tubulao dos freios.

Pra-Lamas. Para ajudar a reduzir o perigo de objetos sendo atirados pelos pneus, bem como o acmulo de lama, e detritos, podem ser acrescentados paralamas opcionais. Caractersticas Adicionais de Segurana. A 12M tem muitas caractersticas padres adicionais de segurana, inclusive vidro laminado nas portas e janelas dianteiras, portas com fechaduras, luzes e alarme sonoro de r, tinta preta fosca para reduzir o reflexo do sol no chassi dianteiro e no cap do motor, e corrimos convenientemente localizados para maior segurana.

17

Manuteno simplificada, suporte ao produto de classe mundial e especialistas dos revendedores treinados na Caterpillar mantm sua frota trabalhando e produzindo, maximizando o retorno do investimento em seu equipamento.

Facilidade de Manuteno e Suporte ao Cliente

Servios de Manuteno. Programas de opo de reparos garantem o custo de reparos logo no incio. Programas de diagnsticos tais como Amostragem Programada de leo, anlise SOSSM, Amostragem do Arrefecedor e Anlise Tcnica ajudam a evitar reparos no programados.

Compra. Considere as opes disponveis de financiamento, bem como os custos dirios da operao. Veja os servios do revendedor que podem ser includos no custo da mquina para reduzir os custos de propriedade e operao do equipamento a longo prazo.

Drenos Ecolgicos. Drenos ecolgicos convenientemente localizados reduzem os tempos de servio e ajudam a manter o meio ambiente seguro evitando derramamentos.

Intervalos Estendidos de Servio. Os intervalos estendidos de manuteno da 12M, tais como as trocas de leo do motor a cada 500 horas e as trocas do leo hidrulico a cada 4000 horas, reduzem o tempo de manunteo da motoniveladora e aumentam sua disponibilidade.

Pontos de Servio Agrupados. A 12M agrupa os pontos de manuteno diria no centro de servio do lado esquerdo da mquina para ajudar a assegurar uma manuteno adequada e rotinas de inspeo.

Diagnsticos e Monitoramento. A 12M integra Cat Messenger, Cat Electronic Technician e tomadas de amostragem SOSSM para fcil monitoramento e rpida soluo de problemas, mantendo sua mquina operando e produzindo.

Seleo da Mquina. Faa comparaes detalhadas das mquinas que estiver considerando, antes da compra. Os revendedores Caterpillar o ajudam a dimensionar a mquina certa para suas operaes e podem estimar a vida til dos componentes, o custo da manuteno preventiva e o custo real da produo.

Suporte ao Produto. Voc encontra praticamente todas as peas no balco dos revendedores Caterpillar. Nossos revendedores usam uma rede mundial de computadores para encontrar as peas em estoque para reduzir ao mnimo o tempo de mquina parada. Economize dinheiro com peas Cat remanufaturadas legtimas. Voc recebe a mesma garantia e confiabilidade de produtos novos com uma substancial economia no custo.

18

Motor
Modelo do Motor Potncia Bsica (1 marcha) Lquida Faixa VHP Lquida Faixa VHP Plus Lquida Cilindrada Dimetro Curso Sobretorque Torque Mximo Rotaes Potncia Nominal Nmero de Cilindros Altitude de Queda de Potncia Cat C6.6 ACERT VHP 118 kW 158 hp 118-129 kW 158-173 hp 118-144 kW 158-193 hp 6,6 L 403 pol3 105 mm 4,13 pol 125 mm 4,92 pol 40% 859 Nm 690 lb-ps 2 000 rpm 6 3 505 m 11 500 ps Rotao do Ventilador Padro Mx Mn Capacidade em Temp. Ambiente Padro Rotao do ventilador em temperaturas elevadas Mx Mn Capacidade em temperaturas elevadas 1 150 rpm 550 rpm 43 C 109 F 1 650 rpm 550 rpm 50 C 122 F

Torque mximo (VHP Plus) medido at 1 400 rpm A potncia lquida testada segundo as normas ABNT NBR NM ISO 9249, SAE J1349 e EEC 80/1269, em vigor na data da fabricao. VHP Plus um acessrio opcional. A potncia lquida declarada a potncia disponvel na rotao nominal de 2 000 rpm, medida no volante quando o motor estiver equipado com ventilador girando na rotao mnima, purificador de ar, silencioso e alternador. No necessrio reduzir a potncia do motor em at 3 505 m (11 500 ps).

Potncia Lquida da 12M


Marcha Frente 1 2 3 4 5 6 7 8 R 1 2 3 6 VHP kW (hp) Lquida 118 (158) 121 (163) 125 (168) 129 (173) 129 (173) 129 (173) 129 (173) 129 (173) 118 (158) 121 (163) 125 (168) VHP Plus kW (hp) Lquida 118 (158) 121 (163) 125 (168) 129 (173) 132 (178) 136 (183) 139 (188) 144 (193) 118 (158) 121 (163) 125 (168)

Trem de Fora
Marchas Frente/ R Transmisso Freios Servio Servio, rea de Superfcie Estacionamento Secundrio 8 frente/6 r Servotransmisso de acionamento direto, Contra-eixo Discos mltiplos em banho de leo 23 000 cm2 3 565 pol2 Discos mltiplos em banho de leo Sistema de controle por circuito duplo

Sistema Hidrulico
Tipo de Circuito Tipo de Bomba Vazo da Bomba Presso Mxima do Sistema Presso de Emergncia Vazo da bomba medida em 2 150 rpm Eletro-hidrulico com sensor de carga, centro fechado Pisto, varivel 193 L/min 51 gal/min 24 100 kPa 3 500 psi 3 100 kPa 450 psi

Motoniveladora 12M Especificaes

19

Especificaes de Operao
Velocidade Mxima Frente R Raio de Giro, por Fora dos Pneus Giro da Direo Esquerda/Direita ngulo da Articulao Esquerda/Direita Frente 1 2 3 4 5 6 7 8 R 1 2 3 4 5 6 45,5 km/h 37,8 km/h 7,46 m 47,5 20 3,9 km/h 5,3 km/h 7,6 km/h 10,5 km/h 16,4 km/h 22,2 km/h 30,6 km/h 44,5 km/h 3,3 km/h 6,2 km/h 8,9 km/h 13,9 km/h 26 km/h 37,8 km/h 27,7 mph 23,5 mph 24 ps 6 pol

Caixa Tandems
Altura Largura Espessura da Parede Lateral Interna Externa E Passo da Corrente Acionadora Espaamento do Eixo da Roda Oscilao do Tandem Frente para Cima Frente para Baixo 502 mm 172 mm 14 mm 16 mm 44,5 mm 1 510 mm 15 25 19,76 pol 6,76 pol 0,5 pol 0,6 pol 1,8 pol 59,5 pol

2,4 mph 3,3 mph 4,75 mph 6,5 mph 10,2 mph 13,8 mph 19 mph 27,7 mph 2 mph 3,8 mph 5,6 mph 8,6 mph 16,1 mph 23,5 mph

Armao da Lmina
Armao da Lmina Largura Altura Espessura Raio do Arco Vo Livre no Pescoo Borda Cortante Largura Espessura Canto da Lmina Largura Espessura Fora de Empuxo da Lmina GVW Bsico GVW Mximo Presso Descendente GVW Bsico GVW Mximo 3 668 m 609,6 mm 22 mm 413 mm 124 mm 152,4 mm 16 mm 152,4 mm 16 mm 9 463 kg 12 004 kg 7 098 kg 12 277 kg 12 ps 24 pol 0,87 pol 16,3 pol 4,88 pol 6 pol 0,6 pol 6 pol 0,6 pol 20 862 lb 26 465 lb 15 649 lb 27 067 lb

Reabastecimento
Capacidade de Combustvel Sistema de Arrefecimento Sistema Hidrulico Tanque leo do Motor Trans./Dif/Comandos Finais Alojamento do Tandem (cada) Alojamento do Rolamento da Ponta-de-Eixo Alojamento do Comando do Crculo 340 L 40 L 60 L 15,5 L 50 L 61 L 0,5 L 7L 90 gal 10,4 gal 16 gal 4,1 gal 13,2 gal 16,9 gal 0,1 gal 1,8 gal

Fora de empuxo da lmina calculada a um coeficiente de trao de 0,9 que igual s condies ideais sem giro em falso das rodas, e Peso Bruto da Mquina (GVW).

Faixa da Lmina
Deslocamento Central do Crculo Direita Esquerda Deslocamento Lateral da Armao da Lmina Direita Esquerda Posicionamento Mximo da Lmina em ngulo Tombamento da Lmina para Frente para Trs Alcance Mximo na Linha de Fora dos Pneus Direita Esquerda Levantamento Mximo Acima do Solo Profundidade Mxima de Corte 656 mm 656 mm 660 mm 510 mm 90 40 5 1 905 mm 1 742 mm 427 mm 720 mm 75 pol 68,6 pol 16,8 pol 28,3 pol 25,8 pol 25,8 pol 26 pol 20,1 pol

Armao
Crculo Dimetro Espessura da Barra da Lmina Barra de Trao Altura Largura Espessura Espessura da Barra de . Levantamento da Lmina Estrutura do Chassi Dianteiro Altura Largura Espessura Eixo Dianteiro Altura at o Centro Inclinao das rodas, . Esquerda/Direita Oscilao Total Por Lado 1 530 mm 35 mm 152 mm 76,2 mm 9,5 mm 19,1 mm 254 mm 254 mm 16 mm 572 mm 18 32 60,2 pol 1,4 pol 6 pol 3 pol 0,4 pol 0,75 pol 10 pol 10 pol 0,63 pol 22,5 pol

20

Motoniveladora 12M Especificaes

Rper
Profundidade Mxima de Ripagem Porta-Dentes do Rper Espaamento do Porta-Dentes do Rper Fora de Penetrao Fora de Desagregao Aumento no Comprimento da Mquina, com a Barra Levantada 424 mm 5 533 mm 8 558 kg 8 465 kg 975 mm 16,7 pol 21 pol 18 869 lb 18 664 lb 38,4 pol

Pesos
Peso Bruto da Mquina Bsico Total Eixo Dianteiro Eixo Traseiro Peso Bruto da Mquina Mximo Total Eixo Dianteiro Eixo Traseiro 14 522 kg 4 008 kg 10 514 kg 20 271 kg 6 933 kg 13 338 kg 32 016 lb 8 836 lb 23 180 lb 44 690 lb 15 284 lb 29 406 lb

Escarificador
Dianteiro, Tipo em V, 5 ou 11 Dentes Largura de Trabalho Profundidade Mxima de Escarificao Porta-Dentes do Escarificador EspaamentodoPorta-DentesdoEscarificador Central, Tipo em V Largura de Trabalho Profundidade Mxima de Escarificao Porta-Dentes do Escarificador EspaamentodoPorta-DentesdoEscarificador Central, Tipo Reto Largura de Trabalho Profundidade Mxima de Escarificao Porta-Dentes do Escarificador EspaamentodoPorta-DentesdoEscarificador Traseiro Largura de Trabalho Profundidade Mxima de Escarificao Porta-Dentes do Escarificador EspaamentodoPorta-DentesdoEscarificador 1 205 mm 47,4 pol 467 mm 18,4 pol 5/11 116 mm 4,6 pol 1 184 mm 46,6 pol 292 mm 11,5 pol 11 116 mm 4,6 pol 1 800 mm 71 pol 317 mm 12,5 pol 17 111 mm 4,4 pol 2 310 mm 91 pol 266 mm 10,5 pol 9 267 mm 10,5 pol

O peso bsico de operao calculado na configurao padro da mquina com pneus 13.00-24 12PR (G-2), tanque de combustvel cheio. Arrefecedor, lubrificantes e operador.

Normas
ROPS/FOPS Direo Freios Rudo ABNT NBR NM ABNT NBR NM ABNT NBR NM ABNT NBR NM ISO 3471:2000/ISO 3449:2001 ISO 5010:2001 ISO 3450:2001 ISO 6394:2003/ISO 6395:2000

O nvel de presso sonora esttica para o operador medido de acordo com a norma ABNT NBR NM ISO 6394:2003 para uma cabine oferecida pela Caterpillar, quando adequadamente instalada, mantida e testada com portas e janelas fechadas e ventilador hidrulico na rotao mxima 70 dB(A). O nvel de potncia sonora dinmica para o espectador para a mquina padro quando equipada com pacote de supresso de rudo e ventilador hidrulico girando a 70% da rotao mxima. O rudo da mquina medido inferior a 105 dB(A), de acordo com os requisitos da diretiva Europia 2000/14/EC.

Motoniveladora 12M Especificaes

21

Dimenses

Todas as dimenses so aproximadas, com base na configurao padro da mquina com pneus 13.00-24 12PR (G-2)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Altura At o Alto da Cabine Altura At o centro do Eixo dianteiro Comprimento Entre os Eixos do Tandem Comprimento Do Eixo Dianteiro At a Armao da Lmina Comprimento do Eixo Dianteiro At o Meio do Tandem Comprimento do Pneu Dianteiro at a Traseira da Mquina Comprimento do Contrapeso at o Rper Vo Livre do Solo ao Eixo Traseiro Altura at o Topo dos Cilindros Altura at o Cano do Escapamento Largura Entre as Linhas Centrais dos Pneus Largura Por Fora dos Pneus Traseiros Largura Por Fora dos Pneus Dianteiros

3 278 mm 572 mm 1 511 mm 2 511 mm 5 915 mm 8 488 mm 9 889 mm 347 mm 2 890 mm 2 855 mm 2 136 mm 2 481 mm 2 481 mm

129 pol 22,5 pol 59,5 pol 98,9 pol 232,8 pol 344,1 pol 389,3 pol 13,6 pol 113,7 pol 112,4 pol 84,1 pol 97,7 pol 97,7 pol

22

Motoniveladora 12M Especificaes

O equipamento padro pode variar. Consulte seu revendedor Caterpillar para inteirar-se dos detalhes.
COMPARTIMENTO DO OPERADOR Apoio ajustvel para os braos Articulao com retorno automtico para a posio central Cinzeiro e acendedor de cigarros Sistema de informaes Cat Messenger para o operador Indicador do pino do deslocamento central Cabide Porta-copo Mostrador digital de velocidade e marcha engatada Porta de acesso ao operador (lado esquerdo) com limpador Conjunto de instrumentos articulao, motor, temperatura do arrefecedor, rotao do motor, combustvel, voltagem do sistema Indicador do nvel da mquina Aquecedor na cabine Hormetro digital Controles hidrulicos tipo Joystick para implementos, direo e transmisso Luzes na cabine para trabalho noturno Espelho retrovisor interno com viso ampla Tomada de fora, 12 volts Cabine com estrutura ROPS com supressor de rudo Cinto de segurana de 76 mm (3 pol) Assento revestido de tecido, suspenso comfort rea de armazenagem para garrafa trmica/marmita Controle do acelerador eletrnico Janelas com vidro laminado: frente fixa com limpador de pra-brisa intermitente, janelas do lado direito e esquerdo com limpadores duplos Janelas com vidro temperado: lateral e traseira Apoio ajustvel para os punhos SISTEMA ELTRICO Alarme de r Alternador de 80 ampres, vedado Baterias livres de manuteno, 880 CCA Painel dos disjuntores, acessvel desde o solo Sistema eltrico, 24 volts Preparao para instalao do Controle da Lmina (Grade Control) - Fiao da cabina, software, vlvulas eleltrohidrulicas, ressaltos e suportes Luzes, reverso Luzes com diodo emissor de luz de pare e nas lanternas traseiras Preparao para a instalao de Product Link

Equipamento Padro

TREM DE FORA Purificador de ar, duplo estgio, tipo seco, ejetor automtico de poeira, indicadores de servio atravs do Cat Messenger Ps-Arrefecedor Ar-Ar (ATAAC) Correia, serpentina, tensionador automtico Freios hidrulicos nas quatro rodas traseiras Diferencial com trava Dreno para o leo do motor Proteo eletrnica contra sobremarcha Motor Cat C6.6 com Tecnologia ACERT Separador combustvel/gua Ventilador hidrulico que funciona por demanda Silencioso sob o cap Freio de estacionamento discos mltiplos, vedado, arrefecido por leo Bomba de escorva de combustvel Eixo traseiro, modular Dreno de sedimentos no tanque de combustvel Sevotransmisso, 8 marchas frente e 6 r, acionamento direto Potncia Varivel VHP

OUTROS EQUIPAMENTOS PADRES Acumuladores duplos dos freios certificados Pra-choque traseiro, integrado com o engate Embreagem deslizante de comando do crculo Bordas cortantes Curva, de ao DH-2 203 mm x 16 mm (8 pol x 5/8 pol) parafusos de montagem de 19 mm (3/4 pol) Portas (3) com trava no compartimento do motor Barra de trao 6 sapatas com tiras de desgaste substituveis Cantos de lmina 16 mm (5/8 pol) de ao DH-2 parafusos de montagem de 19 mm (3/4 pol) Arrefecedor de Vida Estendida at -35 C (-30F) Verificao de fluidos, ao nvel do solo Chassi articulado com trava de segurana Tanque de combustvel com acesso desde o nvel do solo Desligamento do motor desde o nvel do solo Martelo (sada de emergncia) Buzina eltrica Sistema hidrulico bsico para o controle de 8 implementos Sistema hidrulico com sensor de carga Trava do implemento hidrulico para deslocamento em estradas Armao da lmina 3 658 mm x 610 mm x 22 mm (12 ps x 24 ps x 7/8 pol) Deslocamento lateral e tombamento por acionamento hidrulico Pintura anti-ofuscante na parte superior do chassi dianteiro e do cap traseiro do motor Acesso para limpeza do radiador Direo secundria Facilidade de servio, lado esquerdo Aberturas para inspeo de SOSSM de leos do motor, hidrulico, da transmisso, arrefecedor e combustvel Passadios/protees no tandem Caixa de ferramentas Engate para reboque PNEUS, AROS E RODAS Tolerncia parcial para pneus e aros de peas mltiplas

Motoniveladora 12M Especificaes

23

O equipamento opcional pode variar. Consulte seu revendedor Caterpillar para inteirar-se dos detalhes.
SISTEMA ELTRICO Alternador de 150 ampres 2 5 Baterias: Servio Extremo, 1400 CCA 44 96 Servio Pesado, 1125 CCA 44 96 Conversor para Comunicao (CB) 5 11 Luzes: 13 Arranjos de Luzes, Inclusive Opes HID e Lanternas Traseiras com uma Localizao Mais Baixa Advertncia: sistema rotativo ou estroboscpico 2 5 PROTEES Tampas, Telas 4 9 Detritos 9 20 Rudo 110 243 Transmisso 141 310 COMPARTIMENTO DO OPERADOR Ar-Condicionado com Aquecedor 49 107 Porta da Cabine, Lado Direito 11 25 Ventilador, Desembaador, Janela Traseira 2 4 Espelhos Retrovisores Externos Aquecidos, 24 volts 15 33 Montados 10 22 Pr-purificador HVAC 5 10 Preparao para instalao de rdio AM/FM 9 20 ou por satlite Assento, Suspenso Pneumtica, Tecido 2 5 Quebra-sol 2 5 Limpador de cada lado 0 1 Limpador/lavador, janela traseira 0 1 TREM DE FORA Motor, Potncia Varivel Plus (VHP Plus) Tanque de Combustvel, 14 31 Reabastecimento Rpido leo Hidrulico Sinttico, Biodegradvel Pr-purificador Sy-Klone 9 20 Servotransmisso 2 5
kg lb

Equipamento Opcional

OUTROS ACESSRIOS AccuGrade ARO 39 85 Acumuladores, Levantamento da Lmina 77 170 Auto-lubrificao Lincoln 23 50 Auto-lubrificao Lincoln, aumento para o rper 5 10 Cmera Retrovisora 9 20 Product Link 321SR Caterpillar 5 10 Compressor/Tanque, Ar 23 50 Dreno Ecolgico, Motor Wiggings 2 5 Pra-lamas dianteiros, Trao Total 56 124 Pra-lamas traseiros 119 262 Aquecedor do Arrefecedor do Motor: 120volts 1 3 220volts 1 3 Arranjos hidrulicos com uma ou mais vlvulas hidrulicas adicionais so disponveis para rper traseiro, lmina, arado e asa para neve. Escada na Cabine, Lado Direito 7 15 Sistema de Segurana 2 5 Preparao para a Instalao de Asa para 91 200 Remoo de Neve Supresso de Rudo 15 32 Partida Auxiliar a ter 0.5 1 FERRAMENTAS DE TRABALHO/FERRAMENTAS DE PENETRAO NO SOLO Extenso da Lmina, 610 mm (2 ps) Lado Direito ou Esquerdo 147 325 Bordas Cortantes, Curvas 43 95 Cantos de Lminas, Sobrepostos 24 52 Grupo do Levantamento Dianteiro, Mecnico 680 1 500 Pontas de Escarificao, Estreitas e de 181 400 Super Penetrao Montagem para a Instalao do 612 1 350 Escarificador no Meio da Mquina Armao da Lmina 4 267 mm 610 mm 22 mm (14 ps x 24 ps x 7/8 pol) 4 267 mm 686 mm 25 mm (14 ps x 27 ps x 1 pol) Placa de Empuxo, Contrapeso 907 2 000 Montagem do Rper 32 70 Rper Traseiro 962 2 120 Dente do Rper 28 61 Escarificador Dianteiro 434 956
kg

lb

24

Motoniveladora 12M Especificaes

Notas

Motoniveladora 12M Especificaes

25

Notas

26

Motoniveladora 12M Especificaes

Notas

Motoniveladora 12M Especificaes

27

Motoniveladora 12M

Para informaes complementares sobre produtos Cat, servios dos revendedores e solues para seu setor de atividade, visite-nos no Site www.CAT.com 2007 Caterpillar Inc. Todos os Direitos Reservados Impresso no Brasil. Materiais e especificaes esto sujeitos a alteraes sem prvio aviso. As mquinas ilustradas nesta publicao podem incluir equipamentos adicionais. Consulte seu revendedor Caterpillar para informar-se sobre as opes disponveis. Cat, Caterpillar, ACERT, seus respectivos logotipos, o Amarelo Caterpillar e o layout comercial POWER EDGE, bem como a identidade corporativa e de produtos aqui utilizados so marcas registradas da Caterpillar e no podem ser usados sem permisso.

ZPHQ5730-01 (11-07)

Anda mungkin juga menyukai