Anda di halaman 1dari 3

A importncia da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias Sinopse do texto: Ana Mae Barbosa.

Como referncia histrica no campo da leitura de imagem, refiro-me, a proposta triangular desenvolvida por Ana Mae[1]. Uma metodologia para o ensino da arte desenvolvida inicialmente, nos Estados Unidos, na dcada de sessenta e, posteriormente, desenvolvida pela Getty Center for Educational in Arts. Esta metodologia visa, segundo Ana Mae, desenvolver a capacidade de crtica da obra de arte por parte do aluno. Prope alguns procedimentos com base na descrio e anlise de obras de arte, na interpretao e julgamento da obra, na investigao de seus significados, com base em dados coletados anteriormente. Discute questes estticas que tratam diretamente da qualidade expressiva da obra, sem emitir juzos de valor como conceitos de belo ou feio.(BARBOSA, 1991).

A autora questiona acerca das aulas de livre expresso em artes, o que me leva a utilizar as observaes de Freinet e ressalva de Ana Mae acerca do assunto. Segundo Freinet (1979), a livre expresso a prpria manifestao da vida. Praticar a expresso livre dar a palavra criana, dar-lhe meios de se exprimir e de se comunicar.

Contudo, a livre expresso por si s no suficiente para o desenvolvimento da anlise crtica por parte do espectador, tornando-se necessrio introduzi-lo nos cdigos que traduzem a linguagem visual[2].

Faz-se imprescindvel, discutir e descrever a imagem em sala, incentivando continuamente, o hbito de leitura imagtica como exerccio para a ampliao da capacidade cognitiva e crtica. O que inclui, em todas as instncias, a anlise constante da produo de cada indivduo em classe. Levando-os a selecionar o que consideram de maior relevncia na produo pessoal com base nos exerccios praticados em grupo durante as atividades. O estudante, precisa estar constantemente integrado com seu fazer, o que se d, quando existe um estmulo adequado por parte do mediador e um interesse pessoal pela temtica abordada.

No texto, a autora sugere algumas metodologias e utiliza pinturas de artistas famosos como exemplo. Prope a prtica da descrio e interpretao de imagens, biografia do artista, exerccios de aprendizagem e algumas questes sugeridas pelo professor. Trata ainda da questo processual de avaliao e de auto-avaliao dos alunos.

Levanta dados de autores pioneiros que participaram na pesquisa de arte-educao aprofundando na referncia a metodologia desenvolvida pelo DBAE (Disciplined Based Art Education) do Getty Center e da sua nfase na crtica de arte.

Bibliografia

[1] Cf. BARBOSA, Ana Mae _ A importncia da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias, in, A imagem no ensino da arte: Anos 80 e novos tempos, So Paulo Perspectiva, [2] Cf. BARBOSA,1991, p. 40-41 1991 p. 36-37

Anda mungkin juga menyukai