Anda di halaman 1dari 6

QUILOMBOLAS DE ALCNTARA (MA): entre o uso comum da natureza e a expanso do Centro de Lanamento de Alcntara (CLA) Leonardo Oliveira da Silva

Coelho (leoosc@yahoo.com.br) Professora Dra. Maristela de Paula Andrade Universidade Federal do Maranho

GT 01 Sociabilidades e reciprocidades intergeracionais: dilogo entre pesquisadores seniores e graduandos

1 - Objeto de reflexo
A espiritualidade do etnocdio a tica do humanismo (CLASTRES; 2004)

Mamuna uma das comunidades que compem o territrio tnico de Alcntara, Maranho. Os autodenominados quilombolas1 que l residem so reconhecidos como tal pela Fundao Palmares, com base no Decreto 4887 e na Constituio Brasileira. Essas famlias enfrentam, desde 1985, um processo de expropriao decorrente da instalao e expanso de um centro de lanamento de artefatos espaciais, o CLA. Nos anos 80, uma ao expropriatria, por meio de um decreto de utilidade pblica, desapropriou 62.000 hectares do territrio de Alcntara, para implantao do CLA. Foi a imposio deste decreto que possibilitou o deslocamento compulsrio de 312 famlias de 23 povoados para ocuparem restritas reas improdutivas e distantes dos locais de pesca, as chamadas agrovilas. Nas reas desapropriadas se construiu o CLA (Centro de Lanamento de Alcntara) controlado pelo MAer (Ministrio da Aeronutica). Esse processo expropriatrio trouxe e continua causando fortes impactos econmicos, culturais, ambientais e sociais. Recentemente, o governo federal prev a plenitude dos seus objetivos com ampliao do CLA, atravs da construo do CEA (Centro Espacial de Alcntara). Passa-se, assim, idia da implantao de um centro civil, separado daquele militar.

Ver Paula Andrade (2006), Quilombolas Etnicidades Emergentes? Subsdios para uma discusso;

Cincias Humanas em Revista. So Lus. V. 4. n.1. Junho 2006.

A hiptese levantada que, a ampliao do CLA, limitando o uso da terra, tornar invivel a reproduo material e social desses grupos, j que estes se apropriam da natureza apoiados numa dinmica de uso comum dos recursos naturais. Dessa maneira, os objetivos centrais da pesquisa se voltam para: compreenso das formas de controle e apropriao da natureza, levando em conta as fronteiras do territrio tnico delineadas pelo grupo social estudado; reflexo sobre o confronto entre o saber nativo e as atuais tentativas de intruso nesses territrios. 2 - Situao emprica Para o trabalho de campo utilizei pesquisa etnogrfica, partindo de uma de suas vertentes mais clssicas, sobretudo autores da Escola Francesa de Sociologia, como Durkheim (1981) e Mauss (1981), na tentativa de compreender os sistemas nativos de classificao da natureza. E tambm em seus discpulos, como Lvi-Strauss, quando conceitua o chamado pensamento selvagem (LVI-STRAUSS; 1983). Sendo o conceito de cultura essencialmente semitico (GEERTZ, 1989), parti em busca de significados, atentando para as categorias e o ponto de vista do nativo (GEERTZ; 2000:85), para construo e anlise do objeto de estudo. O trabalho de campo se constituiu de entrevistas abertas, conversas informais, a permanncia em campo e a prtica constante da observao direta. Apesar dos estudos terem se estendido nos povoados de Baracatatiua, Brito, Peru e Camaraj, o povoado Mamuna foi meu principal universo emprico. Rene imensa riqueza de recursos naturais, um berrio de ecossistemas que abastecem mais de 70 famlias da comunidade, como tambm de outros povoados e das agrovilas. L existe uma diversidade de ecossistemas: manguezais, babauais, carnaubais, juarais, muricizais, arrecifes, igaraps, rios, manguezais, reas agricultveis, praias, reas de extrao de frutas nativas e de frutos do mar. Durante o trabalho de campo ficava alojado na casa da delegada sindical e uma das lideranas do povoado, a Sra. Maria de Ftima Ferreira. Destaco que ela uma das herdeiras da terra, ou seja, em Mamuna habita um grupo tnico; constitui uma terra de parentes (PAULA ANDRADE e SOUZA FILHO; 2006) - sem partilha formal - expressando o que ALMEIDA (2002) chamou de territorialidade especfica, resultante de diferentes processos sociais de territorializao, delimitando dinamicamente terras de pertencimento coletivo que convergem para um territrio tnico (ALMEIDA; 2006; p.25), ou seja, esta territorialidade

especfica conforma com outras, o que Almeida (2002) vai chamar de territrio tnico de remanescentes de quilombo,
A idia de remanescente de quilombos passa aqui por esses diferentes planos de organizao social, que entrelaados delineiam uma territorialidade prpria, cuja persistncia no tempo pressupe mobilizao de cada conjunto de famlias vizinhas, de cada grupo de parentes e de cada comunidade solidariamente estruturada, mediante ameaas de destruio de sua forma de viver e de agir livremente (ALMEIDA, 2002:07).

O grupo tnico referido classificado enquanto categoria de atribuio e identificao realizada pelos prprios atores e, assim, tem a caracterstica de organizar a interao entre as pessoas. So vistos, portanto, naquilo que socialmente efetivo, em uma forma de organizao social (Barth, 1997:188-193). Ressalto, tambm, que a idia de grupo tnico, aqui entendida, vai ao encontro do conceito forjado por Weber (1996), qual seja:
aqueles grupos humanos que, em virtude de semelhanas no hbitus externo ou nos costumes, ou em ambos, ou em virtude de lembranas de colonizao e migrao, nutrem uma crena subjetiva na procedncia comum, de tal modo que esta se torna importante para propagao de relaes comunitrias, sendo indiferente se existe ou no uma comunidade de sangue efetiva (WEBER, 1996:270).

Fiz pesquisa de campo no povoado Mamuna durante mais de trs anos, desde o perodo (agosto de 2006) em que me tornei bolsista de iniciao cientfica, atravs do PIBIC/CNPq. Constru meu plano de trabalho - intitulado Relaes tnicas na Apropriao e Controle dos Recursos Naturais em um Territrio Quilombola - a partir do projeto Expropriao de Grupos tnicos, Crise Ecolgica e Insegurana Alimentar, de autoria da Professora Dra. Maristela de Paula Andrade, coordenadora, ao lado do Professor Dr. Benedito Souza Filho, do GERUR/MA (Grupo de Estudo Rurais e Urbanos do Maranho), do qual sou integrante. 3 - Resultados e Concluses A instalao do CLA h mais de duas dcadas que culminou com o deslocamento compulsrio de centenas de famlias dos seus antigos lugares de origem repercutiu em comunidades como Mamuna. Esta repercusso constituiu o que chamo de reapropriao do territrio, ou seja, a comunidade de Mamuna passou a se reapropriar de certas reas despovoadas, a implantando o cultivo de alimentos e realizando atividades pesqueiras e extrativas. 3

A autonomia do grupo na reapropriao dessas reas antes utilizadas por famlias remanejadas compulsoriamente atualmente, sob o controle da Aeronutica, revela o vnculo, a identidade tnica existente entre todas as comunidades que compem o territrio tnico de Alcntara. Sobre a definio de territrio Raffestin (1978), o diferencia da acepo de espao. Diz que o territrio se forma a partir do espao, sendo o resultado da ao de um ator sintagmtico (ator que realiza um programa) em qualquer nvel. Explica que este, ao se apropriar de um espao, concreta ou abstratamente (pela representao), o territorializa. Esta territorialidade entendida por esse autor como um conjunto de relaes que se inscrevem nas prticas de produo, troca e consumo. Os resultados indicam ainda, uma relao sustentvel com a natureza, guiada por regras e crenas tradicionalmente acatadas pelo grupo. Isto demonstra o dinamismo de tal apropriao, que desobedece a preceitos geogrficos. Isso perceptvel em Mamuna, onde h terras frteis e outras recuperando sua fertilidade (capoeiras) em reas prximas, que poderiam ser utilizadas pelas famlias. Algumas famlias optaram, no entanto, por cultivar em reas longnquas como Camaraj, ao mesmo tempo em que realizam extrativismo vegetal e animal no Peru. Compreende-se, portanto, que essa dinmica de apropriao do territrio tecida por estes camponeses2 apoiada em fronteiras reconfiguradas pela dinmica no uso comum desses variados espaos, que no so vividos como separados. H uma interdependncia entre essas comunidades quilombolas, j que eles no determinam uma descontinuidade decisria na continuidade natural (BOURDIEU; 1989 p.113). No foi por outro motivo que Almeida (2002), ao delinear o territrio tnico, englobou 139 povoados em um grande permetro, oficialmente reconhecido pelo governo brasileiro. Conforme Souza Filho (2006), penso, para a situao de Mamuna, que a vivncia do espao no interior dessas fronteiras, invisveis para um observador externo, conformada pelos diferentes planos de organizao social (GEERTZ, 1967, p. 256), apresentando variadas e interpenetradas configuraes, estabelecidas por cdigos sociais especficos diferentes da forma como os aparelhos de Estado definem a delimitao destes territrios.

Grupos que vivem fundamentalmente do cultivo da terra, da explorao dos recursos pesqueiros, da extrao dos recursos florestais e animais, com base no trabalho familiar. No caso de Alcntara esses grupos o fazem articulando sistemas de apropriao e manejo que combinam o usufruto comum e a apropriao privada (familiar) desses recursos (PAULA ANDRADE, 2009)

Nesse contexto, o Estado Brasileiro tem assumido, por meio de seus diferentes aparatos, posies polticas bem definidas a respeito do Centro de Lanamento de Alcntara, comportando-se como protagonista na efetivao de acordos internacionais para fins de desenvolvimento de tecnologia espacial. Nessas negociaes patente a presena de interesses econmicos que se constroem em projetos de desenvolvimento que, supostamente, vislumbram o progresso e a modernizao do pas. Este discurso desenvolvimentista, porm vem acompanhado de aes expropriatrias de diversos grupos tnicos que ocupam o territrio tnico de Alcntara h sculos. Se, porventura, este empreendimento espacial for expandido, no mais para fins de utilidade pblica, como se props inicialmente, mas para fins comerciais, toda a faixa litornea de Alcntara envolvendo os povoados Mamuna, Baracatatiua, Brito, Itapera, Canelatiua, Mato Grosso e outros, ser ocupada pela construo de stios de lanamento de artefatos espaciais, intensificando a expropriao desses grupos tnicos. Dessa forma, a situao de insegurana alimentar pode se generalizar, j que esses povoados, hoje, alm de abastecerem, pela disponibilidade de recursos naturais, o sustento e a economia das comunidades locais, tambm suprem as necessidades de famlias que no tm mais acesso aos recursos naturais, nas agrovilas. Referncias Bibliogrficas ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de Almeida; Laudo Antropolgico: Identificao das Comunidades Remanescentes de Quilombo em Alcntara (MA); Setembro de 2002; 1 vol.; Mimeo. CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violncia. So Paulo: Cosac e Naify, 2004. DURKHEIM, Emile e MAUSS, Marcel. Algumas Formas Primitivas de Classificao contribuio para o estudo das representaes coletivas. In: MAUSS, Marcel Ensaios de Sociologia. So Paulo: Editora Perspectiva, 1981. BARTH, Fredrick. Los grupos tnicos y sus fronteras. Mxico: Fondo de cultura econmica, 1976. BOURDIEU, Pierre; Introduo a uma sociologia reflexiva. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico, Lisboa-Rio de Janeiro, Difel-Bertrand Brasil, p.17-58, 1989. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. PAULA ANDRADE, Maristela de, SOUZA Filho, Benedito, Fome de Farinha: deslocamento compulsrio e insegurana alimentar em Alcntara. So Lus: EDUFMA, 2006. 5

LVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. RJ: Zahar Ed., 1983. RAFFESTIN, Claude. Por Uma Geografia do Poder. Editora tica. So Paulo (SP). 1993. WEBER, Max. Relaes Comunitrias tnicas. In: Economia e Sociedade vol. 1. Braslia, UnB. 1991a.

Anda mungkin juga menyukai