Anda di halaman 1dari 1

N 85 28/11/2011

URGENTE

http://www.apeoesp.org.br imprensa@apeoesp.org.br

APEOESP CONQUISTA LIMINAR QUE OBRIGA O GOVERNO ESTADUAL A APLICAR A LEI DO PISO

O despacho do Juiz se conclui da seguinte forma:


Pelo exposto, acolho em parte o pedido liminar a fim de que a autoridade impetrada organize a jornada de trabalho de todos os professores da rede pblica de So Paulo para o ano letivo de 2012 e seguintes independentemente do regime de contratao, em conformidade com o disposto no art. 2., 4., da Lei n. 11.738/2008.

O Juiz Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3 Vara da Fazenda Pblica do Tribunal de Justia de So Paulo, concedeu na tarde desta segunda-feira, 28/11, liminar APEOESP na ao Situao atual Nova situao judicial movida contra o Secretrio da Educao para cumprimento imeJornada Comalunos HTPC HTPLE * Com alunos HTPC HTPLE * diato da Lei 11.738/08 (piso salarial Reduzida 12 horas semanais 10 2 -.8 4 -.profissional nacional), que estabelece o cumprimento de no mnimo 1/3 da Inicial 24 horas semanais 20 2 2 16 4 4 jornada de trabalho docente em ativiBsica 30 horas semanais 25 2 3 20 4 6 dades extraclasses. Integral 40 horas semanais 33 3 4 26 6 8 No seu despacho o Juiz informa que o Secretrio da Educao silenciou PEB I (**) 25 2 3 20 4 6 frente possibilidade de manifestao Bsica 30 Horas semanais preliminar. Na sequncia, informa Observaes: que a Fazenda Pblica do Estado se * HTPL Horrio de Trabalho Pedaggico em Local de Livre Escolha (pode ser na escola, em casa manifestou afirmando que a jornada ou outro local de livre escolha do docente) de trabalho estadual deve prevalecer (**) Com a nova composio da jornada, passa a ser necessria a presena de mais um professor PEB I sobre a lei federal. em cada classe, passando a haver real possibilidade de aproveitamento dos professores PEB I adidos. Entretanto, o Juiz baseou seu desFinalmente, lembramos que a aplicao da jornada do piso na rede estadual de ensino poder gerar pacho na Lei de Diretrizes e Bases da mais postos de trabalho ou, alternativamente, permitir que os professores da chamada categoria F, que so estveis e permanecem nas escolas com jornada de 12 horas semanais, ampliem esta carga. Educao Nacional e na prpria Lei 11.738/08 e concluiu que o cumprimento da lei interessa no apenas aos professores, mas Batalha jurdica tambm aos alunos, posto que a providncia concorre para Embora o Estado ainda possa recorrer, a liminar concedida a melhoria das condies de ensino. Aps recordar s razes pelas quais o Supremo Tribunal APEOESP se constitui numa vitria muito importante. Ainda Federal (STF) decidiu pela integral constitucionalidade da Lei que o Estado recorra, se estabelecer uma dura batalha jur11.738/08, o despacho do Juiz Luiz Fernando Camargo de dica que levaremos s ltimas consequncias para defender Barros Vidal afirma Deste modo, e porque o pensamento do o direito dos professores a condies adequadas de trabajuzo concordante com o entendimento do STF, e mesmo lho. Assim como o Juiz Luiz Fernando Camargo de Barros porque seria veleidade decidir em sentido contrrio, no h Vidal, consideramos que esta causa no interessa somente razo alguma para deixar de ser acolhido o argumento conti- a ns, professores, mas tambm aos alunos e sociedade, do na inicial a respeito da pronta eficcia e aplicabilidade da pois, como diz o magistrado, concorre para a melhoria das condies de ensino. norma legal. Secretaria de Comunicaes

Se, portanto, a Secretaria da Educao tinha alguma dvida sobre como aplicar a lei, no resta mais nenhuma. Deve simplesmente cumpri-la tal como est redigida, destinando no mnimo 33% do total da jornada de trabalho de cada professor para atividades extraclasses, devendo ficar assim constitudas as jornadas de trabalho:

Anda mungkin juga menyukai