Anda di halaman 1dari 11

ARTIGO

Letrnica v. 2 , n. 2 , p. 222-232, dezembro 2009

Fico cientfica brasileira: um gnero invisvel

Daniel Iturvides Dutra1

Introduo

A Revoluo Cientfica e a Revoluo Industrial que ocorreram entre o sculo XVII e o sculo XIX, respectivamente, provocaram uma mudana sem precedentes na histria da humanidade. O homem passou aos poucos a abandonar sua viso teocntrica e mstica do mundo para comear a estudar e entender os eventos que ocorriam a sua volta como fenmenos naturais, e no mais como produtos msticos vindos de alguma vontade divina superior. A cincia, ou mais especificamente, o mtodo cientfico, passou a ser o instrumento usado para dissecar e analisar a realidade2. Na esteira do mtodo cientfico grandes descobertas e invenes foram sendo feitas, descobertas e invenes que mudaram no s a forma do homem ver o mundo, mas a prpria organizao da sociedade, pois a cincia, junto com seus avanos e progressos tecnolgicos, no s comeou a explicar o funcionamento da natureza (troves no so mais a ira de deuses, e sim o resultado de um conjunto de descargas eltricas) como
Daniel Iturvides Dutra, mestrando em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente integra o projeto de pesquisa Iluminao recproca entre as artes: Texto e imagem sob a orientao do prof. Dr. Michael Korfmann. E-mail: DanielDutra316@gmail.com 2 O mtodo cientfico foi fortemente influenciado pelo mtodo analtico de Ren Descartes (1596 1650). O mtodo cartesiano consiste em subdividir qualquer objeto a seus elementos mnimos e a partir desse ponto estudar suas relaes. Esse mtodo comeou a ser questionado pelas cincias humanas por desconsiderar o fato de que as caractersticas de um objeto em muitos casos vo alm da soma de suas partes constituintes. Se por um lado o mtodo cientfico ajuda a compreender a realidade a partir de um determinado recorte, por outro lado essa postura tambm pode levar a um cientificismo prejudicial ao conhecimento, pois ignora diversos outros aspectos da realidade. Um exemplo de cientificismo so as tentativas de explicar todas as aes humanas a partir da biologia. O ser humano muito mais do que um organismo vivo.
1

Dutra, Daniel I. tambm criou tecnologias que alterou todo o modo de produo e conseqentes relaes sociais (mquinas industriais substituram o trabalho artesanal gerando uma nova classe, o proletariado, que passou a negociar sua mo de obra). dentro desse contexto de transformaes que surge, na Europa do sculo XIX, o gnero literrio que ficou conhecido posteriormente como fico-cientfica o termo foi cunhado pelo americano Hugo Gernsback, editor da revista Amazing Stories e escritor do gnero, nos anos 20. Seus dois principais expoentes no sculo XIX foram o francs Julio Verne e o britnico H.G. Wells. Estes dois autores fundaram a base para a fico-cientfica que se seguiu no sculo seguinte. Raul Fiker d uma breve retrospectiva da histria do gnero:
A histria da FC [fico-cientfica] curta e suas fases se sucedem rapidamente. Durante os anos, apesar do el positivista de Gernsback, o gnero est misturado ao fantstico: a poca de H.P. Lovecraft e da space opera. Nos anos 30, a FC propriamente dita vai se estabelecendo lenta mas firmemente; em 38 j h cinco revistas americanas especializadas, em 39, treze, e em 41, vinte e duas. Nos anos 40 a FC j tem as caractersticas pelas quais a conhecemos hoje. (1985, p. 73)

A observao de Fiker sobre o positivismo de Gernsback diz respeito a viso otimista do autor em relao a cincia como resposta aos problemas da humanidade, abordagem tpica do subgnero de fico-cientfica que ficou conhecido como space opera. Essa viso era muito corriqueira nas narrativas de fico-cientfica produzidas entre os anos 20 e 30. Porm, como todo gnero literrio, a fico-cientfica est em constante transformao e entre os anos 40 e 50 e, principalmente, nos anos 60, no tardou para surgir autores de proposta mais subversiva e questionadora, como Philip K. Dick e Ursula K. Le Guin3, abordando temas polmicos como drogas, sexo e o uso da tecnologia como instrumento de manipulao das massas e controle social. Este ltimo tema foi abordado com maior firmeza pelos escritores da dcada de 80 no subgnero de fico-cientfica conhecido como cyberpunk4. A fico-cientfica um gnero essencialmente originado de pases expoentes no processo de revoluo industrial, pases que mais sentiram as transformaes provocadas pela cincia e tecnologia em sua
Citamos como exemplo as obras VazioInfinito (1974), de Philip K. Dick e A Mo Esquerda da Escurido (1969), de Ursula K. Le Guin. 4 O gnero cyberpunk consiste, via de regra, em histrias passadas num futuro dominado por megacorporaes e alta tecnologia. Nesse cenrio o protagonista um anti-heri que vive a margem da lei e usa seus conhecimentos de informtica como meio de sobrevivncia. Sexo, drogas, dificuldade de distinguir realidade de fantasia, relao entre o homem e a mquina e niilismo so alguns temas recorrentes do gnero.
3

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 223, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I. sociedade. Em um primeiro momento, a fico-cientfica germinou no sculo XIX em pases como Inglaterra e Frana e, em um segundo momento, nos Estados Unidos do sculo XX, pas onde a crescente indstria de entretenimento proporcionou um terreno frtil para a fico-cientfica desenvolver-se. Portanto, nada mais natural que a ficocientfica tenha se desenvolvido nos pases citados, pois a literatura tambm fruto das condies histricas da sociedade. A partir desse breve histrico da fico-cientfica, vamos abordar como se deu a histria desse gnero literrio no Brasil, alm de dissertar sobre as causas da marginalizao de obras do gnero produzidas no Brasil pelo cnone oficial.

A trajetria da fico-cientfica no Brasil

O gnero fico-cientfica no Brasil comea a aparecer de forma espordica j entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX, autores como Machado de Assis e Augusto Emlio Zaluar j se exercitavam no gnero, com os contos O Imortal (1882) e o romance O Doutor Benignus (1875), respectivamente. Em 1922, Rodolfo Tefilo publicava O Reino de Kiato: No Pas da Verdade e, em 1926, Monteiro Lobato lanava o romance O Presidente Negro. Entre outros exemplos que podem ser citados esto A liga dos planetas (1923), de Albino Jos Ferreira, A Amaznia Misteriosa (1925), de Gasto Cruls e A Repblica 3000 (1930), de Menotti Del Picchia. Esses exemplos mostram que j havia uma certa produo, apesar de espordica, de literatura de fico-cientfica no Brasil. Porm, o gnero apenas comeou a ganhar maior visibilidade no pas graas aos esforos de Jernymo Monteiro.
Foi com o paulista Jeronymo Monteiro (1908-1970) que a fico cientfica brasileira passou a existir como universo literrio parte da literatura, criando regras e mtodos prprios, alm de formar um pblico especfico. Em 1947, Monteiro publicou, Trs Meses no Sculo 81 e, em 1948, A Cidade Perdida. Antes disso, at o final da dcada de 30, no existia no Brasil um movimento literrio em prol da fico cientfica envolvendo escritores e leitores. Antes haviam surgido alguns textos casuais de autores da literatura, como: Gasto Cruls, Menotti del Picchia, rico Verssimo, Adazira Bittencourt e Monteiro Lobato. Mas ainda no havia uma tradio literria em fico cientfica. Eram apenas ambientados em universos remotos habitados por seres fantsticos alm, claro, de ambientes utpicos e de aventuras. Jeronymo Monteiro travava uma batalha em vrias frentes da literatura popular: seriados para rdios, novelas policiais e histrias infantis. Em 1964, fundou a Sociedade Brasileira de Fico Cientfica, e nos ltimos anos de sua vida foi editor do Magazine de Fico Cientfica (edio brasileira da conceituada revista estadunidense The Magazine of Fantasy and Science Fiction). Seu primeiro sucesso foi Aventura de Dick Peter, uma srie de livros baseados em um dos seus seriados de rdio. A partir de 1947, Monteiro

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 224, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I.
publicou uma srie de romances de FC, editou uma antologia: (O Conto Fantstico, Civilizao Brasileira, 1959) e manteve por muito tempo uma coluna crtica sobre fico- cientfica no jornal A Tribuna, de Santos (SP) (BOURQUIGNON, 2009).

Seguido de Jeronymo Monteiro, surge nos anos 60 e 70 um novo movimento de fico cientfica brasileira. Este movimento ficou conhecido como primeira onda ou Gerao GRD. A sigla GRD vm das primeiras letras do nome do editor baiano Gumercindo Rocha Dorea. O editor foi responsvel tanto pela divulgao de nomes de autores de fico-cientfica estrangeiros consagrados (Robert A. Heinlein, Ray Bradbury, Walter M. Miller Jr., Fredric Brown, entre outros) como pela divulgao de trabalhos de autores brasileiros. Dorea passou a publicar autores que j tinham certa experincia no gnero, como Rubens Teixeira Scavone, autor de O Homem Que Viu O Disco Voador (1960) e o j citado Jernymo Monteiro, alm de tambm publicar trabalhos de autores j consagrados na literatura mainstream brasileira que desejassem se aventurar no gnero fico-cientfica e, principalmente, dar a primeira chance a autores brasileiros iniciantes.
Sua atuao mais importante foi certamente a publicao dos brasileiros. Em incio de 1960, Dorea lanou a coletnea Eles Herdaro a Terra, de Dinah Silveira de Queiroz e, no mesmo ano, a Antologia Brasileira de Fico Cientfica, a primeira antologia de FC com histrias brasileiras - editada por ele com histrias de Andr Carneiro, Antonio Olinto, Clvis Garcia, Dinah Silveira de Queiroz, Fausto Cunha, Jernymo Monteiro, Lcia Benedetti, Rubens Teixeira Scavone e Zora Seljan. A estratgia era agrupar autores que j tivessem um compromisso com o gnero (Monteiro, Scavone), e convidar figuras literrias estabelecidas (Queiroz, Olinto, etc.) e autores iniciantes no gnero (Carneiro, Cunha, etc.) a escrever FC como experimento. Dorea deu prosseguimento ao seu esforo editorial de promoo da FC ainda em 1960, com a coletnea de Fausto Cunha, As Noites Marcianas, e em 1961, com outra antologia, Histrias do Acontecer, com lvaro Malheiros, Carneiro, Olinto, Garcia, Queiroz, Leon Eliachar, Rachel de Queiroz, Ruy Jungman e Seljan. Tambm publicaram livros com Dorea Guido Wilmar Sassi, Scavone, Monteiro, e Levy Menezes (CAUSO, 2009).

Os principais nomes revelados por Dorea foram os escritores Andr Carneiro e Brulio Tavares. Tavares ganhou em Portugal o Prmio Caminho de Fico-Cientfica em 1989, com sua coletnea de contos A Espinha Dorsal da Memria (1989). Andr Carneiro hoje membro da Science Fiction & Fantasy Writers of America, organizao norte-americana que rene os melhores escritores de fico-cientfica internacionais, e teve contos e romances publicados em mais de 10 pases. Um conto do autor foi publicado em 1973 na The Definitive Year's Best Selection, uma antologia dos melhores contos de fico-cientfica do mundo, organizada pela editora norte-americana Putnam, Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 225, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I. onde Andr Carneiro apresentado como um dos grandes autores do gnero. Seguido da editora de Dorea,
[...] era a vez de a [editora] Edart se lanar tambm nesse campo, com a publicao de Mil sombras da Nova lua, de Nilson Martello, Dirio da nave perdida, de Andr Carneiro, Visitantes de espao, de Jernimo Monteiro e de uma antologia, Alm do tempo e do espao, onde aparece entre outros, o poeta Domingos Carvalho da Silva, que, em 1966, nos daria A vspera dos mortos, surpreendente coletnea de histrias com forte apelo ao fantstico (CUNHA, 1985, p. 11).

No final dos anos 70 e incio dos anos 80 teria incio ao que ficou conhecido segunda onda de fico-cientfica no Brasil. Na dcada de 80 surgem uma srie de fanzines publicaes amadoras editadas por fs do gnero dedicados a publicao tanto de contos de autores brasileiros como de estrangeiros e demais matrias, artigos e resenhas relacionadas fico-cientfica. Entre essas publicaes destacaram-se o Boletim Antares e o Hiperespao. Ainda na dcada de 80, o jornalista Jorge Luiz Calife conquista fama internacional ao publicar na Revista Manchete o conto 2002 (1983), uma continuao do famoso livro de Arthur C. Clarke 2001: Uma Odissia no Espao (1968). Clarke teve conhecimento disso, e impressionado pela qualidade do conto de Calife, se sentiu inspirado a escrever uma continuao oficial de sua obra, o romance 2010: Uma Odissia no Espao II (1984). Na introduo do livro, Clarke agradece a Calife. Calife lanou uma trilogia prpria de romances. Padres de Contato foi o primeiro, e teve resenhas positivas em revistas como Veja, Isto , e poca (PEREIRA, 2005), alm de grande aceitao dentro do recm-formado fandom brasileiro dos anos 80. Fandom um termo cunhado nos Estados Unidos para designar leitores de ficocientfica que, entre outras atividades, publicam fanzines, escrevem contos e romances, trocam correspondncias entre si e promovem encontros para debater e celebrar sua paixo por fico-cientfica. Foi do fandom que nasceu o Clube de Leitores de FicoCientfica (CLFC), organizao que promove reunies mensais para seus cerca de quinhentos scios em So Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, alm de editar e enviar pelos correios seu fanzine oficial, o Somnium. Na dcada de 90, lanada a revista Isaac Asimov Magazine. Publicada pela Editora Record e distribuda em todo o pas, a revista era direcionada para leitores de fico-cientfica. Seu contedo inclua desde contos de autores brasileiros e estrangeiros a uma srie de matrias, entrevistas e artigos sobre o gnero. Apesar da vida curta (apenas 25 edies), a Isaac Asimov Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 226, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I. Magazine foi importante por revelar nomes como Gerson Lodi-Ribeiro, que, junto com Monteiro, Tavares e outros nomes, posteriormente se tornou referncia obrigatria dentro do cenrio brasileiro de fico-cientfica. O avano da Internet em meados dos anos 90 deu mais fora ao fandom brasileiro. Hoje podemos encontrar uma srie de blogs e sites brasileiros dedicados ao tema, sejam artigos, resenhas, ou contos brasileiros do gnero. Fora do mundo virtual, tivemos em tempos recentes a publicao dos romances Sndrome de Quimera (2000), de Max Mallmann, A Mo que Cria (2006), de Octvio Arago, o livro de contos Fbulas do Tempo e da Eternidade (2009), de Cristina Lasaitis e a antologia de contos Outras Copas, Outros Mundos (1998), apenas para citarmos alguns exemplos. Podemos deferir o seguinte sobre essa breve retrospectiva da histria da fico-cientfica brasileira: a produo de literatura de fico-cientfica no Brasil no se trata de um mero fenmeno espordico, e sim de um gnero que vm sendo cultivado continuamente no Brasil desde o sculo XIX. Uma prova disso o interesse de pesquisadores estrangeiros, como os americanos M. Elizabeth Ginway, autora do livro Fico-Cientfica Brasileira: Mitos Culturais e Nacionalidade no Pas do Futuro (2004) e David Lincoln Dunbar, autor da tese Unique Motifs in Brazilian Science Fiction (1976). Alm disso, temos uma srie de trabalhos de pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo da fico-cientfica nacional. Entre eles, destacamos as obras Quem Quem na Fico-Cientfica Volume I: Catlogo de Fico-Cientfica em Lngua Portuguesa: 1921-1993 (1994), de R. C. Nascimento, ndice de Contos de FicoCientfica e Fantsticos em Lngua Portuguesa (1999), de Ruby Felisbino Medeiros, Fico-Cientfica, Fantasia e Horror no Brasil: 1875 a 1950 (2003), de Roberto de Sousa Causo e Viagem s Letras do Futuro: Extratos de Bordo da Fico-Cientfica Brasileira: 1947-1975 (2002), de Francisco Alberto Skorupa. Sendo assim, temos o seguinte questionamento: porque a fico-cientfica brasileira no faz parte do cnone nacional? Quais as razes da marginalizao do gnero no Brasil? E como as teorias do cnone nos ajudam a compreender esse fenmeno?

Fico-cientfica brasileira e o cnone

A construo de um cnone nacional est intimamente ligado a interesses ideolgicos e polticos. O cnone visa construir uma identidade nacional, porm, essa Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 227, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I. identidade nacional determinada segundo os critrios de grupos em posio de poder. Em Conhecimento e Compromisso (2006), Douwe Fokkema e Elrud Ibsch fazem um detalhado estudo sobre os elementos determinantes da formao de um cnone. A concluso dos autores que de a formao de um cnone passa por um processo duplo. Se em um primeiro momento o cnone definido a partir do jogo de interesses ideolgicos, este mesmo cnone est fadado a sofrer severas alteraes na medida em que os interesses ideolgicos mudam, e novos grupos entram no jogo de poder. a partir de abordagem semelhante que Fabiana Pereira explica as razes da marginalizao da fico-cientfica pelo cnone nacional. A autora comenta:
Ao contrrio dos demais pases da Amrica Latina, nos quais, por exemplo, o realismo mgico teve uma importncia central, a cultura brasileira privilegiou as expresses estritamente realistas. Em segundo lugar, este cnone biparte-se entre a vertente erudita de origens acentuadamente europias e, mais tarde, norte-americanas, foras que legitimizam nossas elites no nvel nacional e internacional e a folclrica, ou popular cujas obras encarnam os mitos da nacionalidade e so selecionadas para canonizao pelas mesmas elites eruditas, tornando-se um capital simblico atravs do qual o intelectual perifrico se diferencia, positivamente, de seus pares de Primeiro Mundo. Nesta dinmica ideolgica, s aparentemente o cnone brasileiro divide-se em dois plos, posto que h uma mesma diretiva scio-poltica para coordenar a legitimizao cultural. Isso explica o porqu das formas erudita e popular amide se entrecruzarem. A anlise deste dualismo torna explicta a operacionalidade ideolgica da tradio cannica e a intencionalidade de classe contida na escolha de representaes, ou seja, na poltica de formulao dos imaginrios apropriados para a cultura nacional. Neste contexto, a literatura de massa de origens estrangeiras, e com ela a fico cientfica, simplesmente no se encaixa no equilbrio simblico das importaes culturais. No suficientemente erudita, nem enraizada no solo popular mestio, dois aspectos institucionalmente valorizados como caractersticas genunas da cultura nacional (2005, p. 114115).

Dito de outra forma, a elite cultural brasileira busca uma identidade nacional por meio de uma combinao da tradio erudita europia (calada na esttica realista) com a cultura popular brasileira (o carnaval, a msica negra e nordestina, o cordel, etc.), pois dessa combinao que a elite cultural mostra que est no mesmo nvel de qualidade de seu principal referencial, a alta literatura europia, e que possui um diferencial em relao mesma, esse diferencial seria a explorao de temas da cultura popular. Sendo assim, a fico-cientfica termina por no se encaixar nesse projeto da elite cultural, pois trata-se de um gnero intimamente ligado cultura de massa e a indstria de entretenimento, e cuja temtica fantstica foge completamente do ideal de esttica realista da literatura brasileira.

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 228, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I.
Vista bem de cima, a uma altura panormica, a literatura brasileira se mostra efetivamente como um conjunto de livros dominado por uma vontade de realidade, de um lado, e pelo menosprezo, talvez mesmo pela recusa, a relatos imaginativos, fantasiosos. [...] Quem sabe estamos num ambiente marcado por aquele realismo cho e tosco dos colonizadores (FISCHER, 2007, p. 16).

Se visto bem de cima parece haver um menosprezo por temticas fantsticas, a anlise detalhada da histria do gnero fico-cientfica no Brasil mostra todo um discurso literrio excludo pelo cnone oficial, ou mais especificamente, pelos princpios ideolgicos do cnone oficial, cujos parmetros do que seria uma literatura nacional no permitem espao para a fico-cientfica. Portanto, dada a luz a esses fatos cabe a pergunta: necessria uma reviso do cnone? Segundo Fokkema e Ibsch, a resposta sim.
Na discordncia com o padro da poca, os leitores podem encontrar a distncia necessria para a reflexo e a evoluo. A vida cultural depende da distino das vrias opes de comportamento, da seleo das mais atraentes, e da defesa das mesmas com argumentos persuasivos. Vrios autores enfatizaram que um cnone da literatura pode servir de contraste com os valores predominantes. Ns concordamos com essa viso e sugerimos que o cnone escolar devesse se voltar aos contrastes entre os valores, ensinando o conflito, como Graff (1992) sugeriu, e polmicas tais como aquelas entre os realistas e os romnticos, as vanguardas polticas e artsticas, modernistas e ps-modernistas, tradies orientais e ocidentais, cultura e contracultura hegemnica (incluindo foco no gnero), as vises coloniais e ps-coloniais e islmicas, interpretaes crists, confuciana e humanstica. Isso no ajudaria somente ao estudante a articular a sua prpria posio, mas tambm mostraria a instabilidade dos modelos de comportamento e percepo, e a esclarecer a sucesso (ou coexistncia) dos sistemas culturais. (2006, p. 72).

Concluso O fato de haver uma fico-cientfica brasileira existindo margem dos padres do cnone nacional mostra que h uma discordncia entre o referencial do cnone oficializado e o referencial do pblico. Vivemos numa poca onde o pblico afetado cada vez mais pelos problemas e transformaes provocadas pela tecnologia e a informao temas obrigatrios de qualquer fico-cientfica de boa qualidade. Sendo assim, o pblico cada vez menos se identifica com os padres cannicos institucionalizados pela elite cultural brasileira. Sobre a primeira assertiva Brulio Tavares comenta:
Fala-se s vezes que o impasse da fico-cientfica no Brasil seria a obrigao tcita de se usar idias cientficas importadas, uma vez que a cincia nacional ainda incipiente. Em primeiro lugar no me parece que exista uma cincia brasileira, europia ou americana [...]: existe a Cincia que, encarada como sistema de idias, pertence humanidade como um todo. uma disposio particular do esprito diante das coisas do mundo, e no uma poro

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 229, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I.
de instrumentos piscando, pranchetas e tubos de ensaio; no seu sentido mais amplo ela uma s e to americana e russa quanto esquim ou paulista (1985, p. 81).

Sendo assim a cincia uma s e ela afeta a todos os seres humanos e aplicada em todas as partes do mundo. Mrio da Silva Brito observa:
A fico-cientfica, muito embora trate de mundos desconhecidos, de universos vagamente pressentidos, de objetos no identificados, de robots e monstros, de fenmenos estranhos, de extraterrenos ou potncias invisveis, de naves estapafrdias, de galxias, de civilizaes e culturas de outros planetas, , em vez de escapista, vincadamente humana, e d a dimenso da perplexidade do homem hora histrica em que vive. Pertence ,como conseqncia, a uma mundo que, pela exacerbao do conhecimento, derrogou as que conquistara com o auxlio da prpria cincia. (1969, p. 188)

Portanto, nada mais natural que o Brasil, como qualquer outro pas, produza literatura de fico-cientfica, e que este gnero funcione como uma forma representativa da perplexidade do homem perante o mundo moderno. Tal fenmeno a literatura de fico-cientfica como mediador simblico entre a angstia do homem moderno e o mundo tecnolgico tambm foi devidamente analisado por Muniz Sodr em seu livro A Fico do Tempo: Anlise da Narrativa de Fico-Cientfica (1973). Vale ressaltar tambm que a fico-cientfica brasileira no se trata de um mero pastiche sem mritos prprios da fico-cientfica estrangeira. Os j citados autores Andr Carneiro, Brulio Tavares, Jorge Luis Calife e suas trajetrias bem-sucedidas so provas do contrrio. Portanto, se faz necessrio repensar o cnone no apenas pela questo de dar o devido reconhecimento a um gnero (que, embora seja produzido no pas h mais de um sculo, continua na invisibilidade), mas principalmente para reavaliar e refletir sobre a construo da prpria identidade nacional brasileira.

Referncias

ARAGO, Octvio. A mo que Cria. So Paulo: editora Mercuryo, 2006. ASSIS, Machado de. O Imortal. In: Obra completa, Machado de Assis, vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. BOURQUIGNON, Marco A.M. Um Pequeno Resgate da Histria da Fico-Cientfica Brasileira. Disponvel em: http://www.scarium.com.br/noficcao/hfc.html. Acesso em: 25 de maro de 2009.

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 230, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I. BRANCO, Marcello Simo (org). Outros Mundos, Outras Copas. So Paulo: Ano Luz. 1998. BRITO, Mrio da Silva. ngulo e Horizonte: de Oswald de Andrade FicoCientfica. So Paulo: Martins, 1969. CAUSO, Roberto de Sousa. Fico-Cientfica, Fantasia e Horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: UFMG, 2003. CAUSO, Roberto de Sousa. A Primeira Onda de Fico-Cientfica Brasileira. Disponvel em: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1100112-EI6622,00.html. Acesso em: 25 de maro de 2009. COUTINHO, Albino Jos. A Liga dos Planetas. So Paulo: Livraria Americana, 2006. CRULS, Gasto. A Amaznia Misteriosa. Rio de janeiro: Organizao Simes, 1953. CUNHA, Fausto. Fico-Cientfica no Brasil. In: ALLEN, L. David. No Mundo da Fico-Cientfica. So Paulo: Summus, 1985. DUNBAR, David Lincoln. Unique Motifs in Brazilian Science Fiction. Tese de doutorado (Department of Romance Languages da Arizona State University), 1976. FISCHER, Lus Augusto. Literatura Brasileira: Modos de Usar. Porto Alegre: L&PM Pocket Book. 2007. FIKER, Raul. Fico-Cientfica: Fico, Cincia ou uma pica da poca? Porto Alegre: L&PM Pocket Book, 1985. FOKKEMA, Douwe. IBSCH, Elrud. Conhecimento e Compromisso. Porto Alegre: UFRGS, 2006. GINWAY, M. Elizabeth. Fico-Cientfica Brasileira: Mitos Culturais e Nacionalidade no Pas do Futuro. So Paulo: Devir Livraria, 2004. LASAITIS, Cristina. Fbulas do Tempo e da Eternidade. So Paulo: Tarja, 2009. LOBATO, Monteiro. O Presidente Negro. Rio de Janeiro: Globo, 2008. MALLMANN, Max. Sndrome de Quimera. So Paulo: Rocco, 2000. MEDEIROS, Ruby Felisbino. ndice de Contos de Fico-Cientfica e Fantsticos em Lngua Portuguesa. Porto Alegre: Edio do Autor, 1999. NASCIMENTO, R. C.. Quem Quem na Fico-Cientfica Volume I: A Coleo Argonauta. So Paulo: Edio do Autor, 1985. OTERO, Lo Godoy. Introduo a uma Histria da Fico-Cientfica. So Paulo: Nova Lua Editora, 1987.

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 231, dezembro 2009.

Dutra, Daniel I. PEREIRA, Fabiana Cmara Gonalves. Fantstica Margem. A Fico-Cientfica e o Cnone Brasileiro. Dissertao (Mestrado em Letras - Faculdade de Letras, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro. 2004. PICCHIA, Menotti Del. A Repblica 3000. So Paulo: Cia. Editora. Nacional, 1930. SODR, Muniz. A Fico do Tempo: Anlise da Narrativa de Science Fiction. Petrpolis: Vozes, 1973. SKORUPA, Francisco Alberto. Viagem s Letras do Futuro: Extratos de Bordo da Fico-Cientfica Brasileira: 1947-1975. Curitiba: As Quatro Ventos, 2002. TAVARES, Brulio. A Espinha Dorsal da Memria. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. TAVARES, Brulio. O que Fico-Cientfica. So Paulo: Brasiliense, Coleo Primeiros Passos, 1985. TEFILO, Rodolfo. O Reino de Kiato. So Paulo: Monteiro Lobato, 1922. ZALUAR, Augusto Emlio. O Doutor Benignus. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

Recebido em: 28/03/2009 Aceito em: 18/11/2009 Contato: DanielDutra316@gmail.com

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.2 ,p. 232, dezembro 2009.

Anda mungkin juga menyukai