Anda di halaman 1dari 21

Palestra: Sociedade, Natureza, Vida Religiosa e Desenvolvimento Sustentvel entre os Satere-Mawe A ser proferida pelo Dr.

Wolfgang Kapfhammer (Philipps-Universitt Marburg, Alemanha) Local: Auditrio Rio Negro, Campus Universitrio da UFAM, Data: 06/05/2020 09:00 horas Promoo: NEAI/PPGAS/UFAM e Centro de Pesquisas Lenidas & Maria Deane/FIOCRUZ.

Natureza, Crise e Reforma entre os Sater-Maw


Introduo

Este ttulo da palestra j era o ttulo da nossa proposta de pesquisa que solicitei na poca na Alemanha: agora, o objetivo desta palestra aqui por um lado apresentar este projeto de pesquisa antropolgica entre os Sater-Maw do Rio Andir, sobretudo o modelo terico, no qual ele baseia, por outro lado, depois mas ou menos um ano de trabalho, j d a primeira oportunidade de refletir e discutir a viabilidade deste modelo.

Dividi esta palestra em tres partes: (1) primeiro quero apresentar este modelo terico, que foi desenvolvido para poder representar a dialetica entre estrutura e historia nos processos de mudana cultural numa sociedade indgena amaznica. Este modelo tambm deveria ser uma tentativa humilde de reconectar estas teorias importantssimas brasileiras sobre culturas indgenas de Amaznia de Viveiros de Castro e outros com a realidade contempornea da sistema de reas ou Terras Indgenas. Tambm quero destacar, que este modelo no s fruto de consideraes feitas na escritrio, mas j foi informado pelos resultados de uma pesquisa de campo, que fiz 10 anos atrs mas ou menos nos mesmos locais no Rio Andir em comunidades, que e isso importante se consideram crentes, integrantes do movimento global evanglico.

(2) na segunda parte eu entrarei mais na etnografia dos Sater-Maw, quer dizer na mitologia e cosmologia deles. Nesta parte destacarei dois complexos mitolgicos e rituais, no s para colocar carne nas ossos lisos da teoria, mas tambm para demonstrar como a mitopraxis expresso de Sahlins ao longo prazo pode contribuir ao desenvolvimento de um certo habitus histrico numa sociedade indgena. Esses dois complexos a iniciao dos jovens (a famosa dana da tucandeira ou waumat) e o complexo de puratg, que se refere construo de autoridade de tuxauas e do consenso social devem corresponder a uma dicotomia entre um regime social particularista e um regime social universalista, que ser apresentado na primeira parte.

(3) na terceira parte tentarei de mostrar como lidar com uma situao etnogrfica, que de uma maneira ou outra no quer cumprir com os parmetros do modelo terico desenvolvido no escritrio. No ser necessrio de jogar o modelo para fora, mais tem que moldar e ampli-lo introducindo um terceiro complexo mitolgico, cujo mitopraxis surprendentemente parece abranger a pre-historia Sater como cazadores / coletores no centro florestal at a sua historia mais recente como beneficiadores de assistncia social. O heri cultural deste complexo ser Imperador Dom Pedro II, tericamente vou me referir ao alguns trabalhos alemes sobre cultura de memoria sobre ausncia ou presena, resp. presena negativa ou positiva de noes culturais. O que ns interessa, , como a disponibilidade de noes culturais poderia afeitar positivamente ou negativamente o aceitamento e a sustentabilidade cultural de um projeto de comrcio justo (Fair Trade) com parceiros europeios.

I) apresentao do modelo terico

Este movimento ambiental ocidental, tanto no nivel acadmico como na noo mais popular, reconhece no quadro metafrico, no qual colocam as sociedades indgenas da Amaznia a sua relao homem natureza, um modelo para sustentabilidade ecolgica e biodiversidade. Em vez de relaes hierrcicas de sujeito objeto do modelo cartesiano ocidental, trataria-se de relaes balanadas entre sujeitos. Exatamente desta relao de reziprozidade entre seres humanos e no-humanos o recente discurso neo-animista deduz esta tica ambiental pretensamente mais sustentvel de povos indgenas como eles da Amaznia. Um exemplo famoso e pioneiro para este tipo de conceito na antropologia sulamericana o artigo Cosmology as ecological analysis do antroplogo austro-colombiano ReichelDolmatoff. Reichel-Dolmatoff descreve o cosmos Tukano como circuito de energia balanada fortemente regulado pela ao do pag. Com respeito ao esse modo de relao da reziprocidade a anlise do conceito amaznico de panema de Roberto DaMatta importante aqui. Na sua anlise DaMatta mostra como a relao homem natureza realmente vira uma relao entre entidades morais. Mas este modelo de Reichel-Dolmatoff de uma eco-sofia indigena s imaginvel como sistema fechado, por assim dizer fora da historia. Nota-se, que este sistema tukano contem o parmetro violencia ou seja predao: exatamente no troco caza almas dos mortos efetuado pelo pag. A final das contas trata-se de uma teoria indigena de doena. Embora a historia fica fora das estruturas do modelo de Reichel-Dolmatoff, aqui possivelmente pode ser encontrado o ponto determinante para um 2

declnio crtico da sistema histricamente: a predao social seguida de predao ecolgica. Por exemplo no regime da explorao dentro do extrativismo Amaznico. Mais uma vez queria remeter obra citado de DaMatta1, onde ele fala sobre o alto gro de violncia inserido neste sistema. Em qualquer caso: o que significante, que a conjuntura histrica e as estruturas da sociedade indgena entram numa aco recproca. Dentro deste quadro certamente importante de evitar iluses eco-msticos, mas tambm uma posio puramente construtivista, que est desvanecendo a realidade de uma natureza nomanipulvel.

O ponto de partida da nossa questo agora um duplo pardoxo:

(a) Por um lado temos este jogo tcnico de cooperao de desenvolvimento, no qual cultura (local) ignorada em favor de questes de eficincia (desenvolvimentismo). Por outro lado, o ambientalismo ocidental considera a cultura local (neste caso uma cultura amaznica) como uma pr-condio para a soluo de problemas ambientais crticos.

(b) Ao mesmo tempo, evidncias etnogrficas mostram, que uma cultura indgena de relaes ambientais sustentveis est baseada em parmetros sociais, os quais podem dificultar um processo de cooperao de desenvolvimento eficiente. Por exemplo, quando estruturas de um regime social particularstico (p. e. pequenos grupos sociais interessados) podem articular com manifestaes histricas de crise na regio (p. e. manifestaes de violncia e predao, do que j falamos).

Por outro lado, recentes movimentos religiosos de superar a crise (p.e. o movimento evangelico) geram capital social suficiente para uma cooperao de desenvolvimento sustentvel dentro de um regime social com tendncias ao universalismo e consenso. Entretanto as precondies ideolgicas deste regime (por exemplo o desalojamento do xamanismo) deixam passar as relaes homem natureza ao segundo plano (p.e. a funo regulatria do xamanismo no sistema Tukano atravs de Reichel-Dolmatoff).

Em torno da representao de natureza no Brasil: pensamentos, fantasias e divagaes

Ento, no parece vivel de representar uma cultura local amaznica de maneira esencialista como um modelo integral de sustentabilidade, mas tem que tomar conta da dinmica estrutural e histrica destas culturas; duma dinmica, dentro da qual se exibe pelo menos uma dialtica de regimes sociais indgenas. bem conhecido, que a teoria da sociabilidade indgena desenvolveu dois modelos complementrios:

Brasil:

- a economia simblica de alteridade - com a categoria central de affinidade conotado com conflito e predao

Inglaterra:

- uma economia moral de intimidade - construo de consanguinidade ou harmonia familiar

Agora parece que no habitat amaznico certas condies da natureza no-manipulvel j prefiguram esta dialtica dos ambos regimes sociais: O ciclo dos dois tempos de chuva e de seca alternantes reclama tambm um alternar da sociabilidade entre

- disperso: a atomizao social durante de poca de seca, quando pequenos grupos passam a maioridade do tempo fora da aldeia (na cozinha na beira da roa) - concentrao: quando a comunidade vive junto na aldeia durante a poca de chuva

Estes dois situaes ecolgicas bsicas (e claro: ideais e simplificadas!) no s reclamam atividades econmicas diferenciais (por exemplo no ciclo de mandioca e o de guaran entre os Sater-Maw), mas tambm cada vez um regime social diferente:

1) um regime social particularista

2) um regime social universalista

Agora, a nossa hipotese central , que esta dinmica estrutural interna pode ser ligado com conjunturas histricas externas: - ambos regimes sociais existem estruturalmente dentro de sociedades amaznicas - articulaes histricas especficas podem amplicar a uma ou outra tendncia ou at deixar elas escalar ou exacerbar

- as caratersticas destes regimes sociais pelo largo definem a poltica interna e externa destes sociedades - e: como a natureza no destaca como categoria separada nas cosmologias indgenas, estes regimes sociais tambm atingem as relaes com natureza

No caso etnogrfico dos Sater-Maw a considerao da dialtica destes regimes sociais pode elucidar o entendimento das formas diferenciais das relaes:

(A)

No regime social particularista O consenso construdo unicamente sobre distncias sociais limitadas: a unidade social de grupo de relao familiar a delimitao de outros grupos conflitiva: a ao determinada por solidariedade de cl ou nao (ywania) na sistema Sater Accesso s recursos espirituais e materiais mediado

Com este regime social especfico, elementos caractersticos podem se exacerbar criticamente por causa de articulaes externas: Por exemplo: o potencial do conflito e da violncia imanente s sociedades afinizadas da Amazonia pode ser at potencializado pelo violento regime extrativista amaznico (p. e. predao de pau-rosa no caso Sater-Maw). De modo congruente, o regime de uma cultura de mediao luso-ibrica pode reagir com tendncias similares nas sociedades indgenas e deixar os compromissos baseados no parentesco ou xamanismo degenerarem em clientelismo e corrupo.

(B)

[O regime social universalista] formas de sociabilidade so integradas numa alternao ecolgicae

Quando

econmicamente condicionada, isso pressupoe a possibilidade de superar pelo menos temporriamente esta diferenciao afinal em cls exogmicos atravs de um modo, que consegue transcender os limites do prprio grupo. Os seguintes elementos sao caracteristicos deste regime social universalista:

Consenso construdo sobre distncias sociais maiores: construes de identidade mais universais (povo, nao, crente, ndio, etc.) substituem afiliaes aos cls. Integrao de grupos sociais, que evita conflitos: autoridades transcendentes aos cls (tuxaua geral, conselho tribal, pastor, etc.) so efetivas. Acesso imediato a recursos (espirituais e materiais): um culto de imediao ultrapassa uma cultura de mediao.

Dentro deste regime social a articulao externa mais importante sem dvida a articulao com o movimento global evanglico. Nesse contexto, caracteristicas reforadas do regime social universalista possam ser entendidas principalmente como um movimento contrrio (counter-culture) s escalaes caracteristicas do regime social particularista: A diferenciao conflitiva entre afins reformula-se como a intimidade consanguinizada, na qual todos somos irmos O envolvimento em redes clientelistas superada em favor de um regime (religioso) que promete acesso imediato poder (espiritual, mas tambem poltico e material).

No nvel ideolgico-religioso os elementos constitutivos do regime social universalstico como evitao de conflitos e imediao podem ser delimitados como:

Ento o nosso interesse de pesquisa principal focalizou na mudana social e cultural radical de um movimento de converso evanglica e nas consequncias dele para as relaes entre homem e natureza. E como a realidade deste movimento de cmbio entre os povos indgenas de America do Sul ainda no est representada adequadamente, surgiram questes importantes para a nossa pesquisa: Os movimentos religiosos milenaristas entre as sociedades indgenas americanas raramente tinham uma chance de consolidar socialmente sob condies coloniais. o movimento de converso evanglica que parecem prover uma oportunidade para alcanar este objetivo. A superao de interesses de grupos particularsticos por meio de novos e extensivos mecanismos de construo de consenso assim como seu consecutivo estabelecimento de uma nova moralidade, pode criar o capital social necessrio para a cooperao para o desenvolvimento sustentvel. 6

O estabelecimento de novas formas de organizao poltica baseadas no poder legitimado religiosamente, que acompanha a mudana, poderia superar a complicao na cultura de mediao das relaes poltico-econmicas regionais em favor de novos canais de relaes comerciais justas. A eliminao das figuras de mediao religiosas em favor do acesso imediato salvao agora seguida por uma eliminao de figuras de mediao no sistema econmico hierrquico da Amaznia (como a patro ou o regato).

Por outro lado, os efeitos da revoluo evanglica ainda no podiam ser previstos. Relaes entre homem e natureza antigamente sacralizadas, com um especialista religioso como o pag como mediador, poderiam ser des-encantadas (no sentido de Max Weber). As relaes entre homem e meio ambiente poderiam ser mais e mais hierarquizadas e instrumentalizadas (no sentido da famosa tese do Lynn White, o que fiz responsvel o mandamento cristo do dominium terrae no Gen 1:28 pela crise ambiental).

Agora, isso mais ou menos a armadura terica, j informada etnogrficamente pela minha pesquisa primeira nos anos 1998 e 99, com a qual marchei na minha segunda pesquisa entre os Sater-Maw no fevreiro do ano passado. Mas, antes de avaliar a aplicabilidade do modelo realidade cultural dos Sater-Maw no Rio Andir hoje em dia, eu gostaria mostrar como esta dicotomia entre estes dois modos ou regimes de sociabilidade elaborada na mitologia e ritual dos Sater-Maw.

II ) aspetos da etnografia / cosmologia Sater-Maw Quando ns falamos de mitologia e ritual, no para estender aqui um cenrio primordial, antes ou fora da historia, mas sim o que Sahlins chama de mitopraxis, quer dizer criar metforas histricas de uma realidade mtica; mas, como nos ensina Jonathan Friedman, uma realidade, que organiza sim o presente nos termos de algum passado, mas esse passado j est organizado pelo presente. Esta ao recproca entre o passado e o presente, ou seja, mito e historia ser mais bvio no segundo complexo mitolgico-ritual, do qual nos falamos aqui. Primeiro quero apresentar um ritual e as suas narrativas mticas, que parece como uma entrada num mundo verdadeiramente arcico: o ritual da iniciao, a dana da tucandeira.

Ao contrrio do complexo puratg, que abordamos logo, este ritual e a sua mitologia n somente ns introduz no mundo altamente conflitivo das sociedades afinalizadas amaznicas, mas o mito fundador deste ritual, sendo uma verdadeira orgia de violncia, tambm deveria ns preparar para o contedo emotivo ou afetivo da categoria de predao nestas sociedades.

A dana da tucandeira, que hoje em dia j rara e tinha virado mais uma apresentao folclrica, muitas vezes para ingls ver, sobretudo caraterizada pela prova de dor, ao qual os rapazes jovens Sater devem se sujeitar. Eles tm que, na giria regional, meter a mo nas luvas, objetos artsticos de teume, nas cujas malhas so presas formigas vivas com ferro, que ferram mos e braos dos rapazes. O efeito doloroso demais, e eles tm que aguentar o dor na fila dos danantes por alguns minutos. De um ponto de vista funcionalista, o objetivo do ritual : virar um bom guerreiro, um bom cazador, e, no sentido mais amplo ficar de boa sade, um homem bem forte, preparado para entrar nos laos matrimoniais exogmicos. Sobre este ltimo aspecto eu vou falar mais um poco mais tarde. A funo do waumat, da dana da tucandeira, primeiramente iniciatria, mas os homens podem se submeter a prova tambm na maneira cumulativa, como um tipo de terapia ou profilaxe, que pode ser repetido vrias vezes.

O mito fundador ns conta da campanha de vigana do gavio real por causa da morte do seu pai. Nimo, antigamente na lngua sater, tinha um gavio real casado com uma mulher, com a qual tinha um filho. Este gavio real era um bom cazador, que cada dia saiu para o mato para cazar. Mas, quando ele estava cazando, um outro homem, a gara, um pescador, visitou a mulher e cada vez ele trousse peixe para o menino comer. O menino gostava de peixe e recusava o carne de guariba do papai. Zangado por causa disso o papai mata o seu filho jogando ele no fogo. Cheio de cime ele se esconde na beira da roa, onde a sua mulher recebe a visita do homem gara. Com raiva o gavio real mata e devora ele. Depois ele engoda a sua mulher numa armadilha na beira da roa, onde ela est devorada por alguns insetos. Estes insetos conseguem resgatar o feto da mulher, que era gestante do pescador gara, mas a vov dele deixa ele cair na gua e ele desaparece no rio, no seu ambiente natural. Agora os tios da mulher morta vingam-se e matam o gavio real afogado na gua, ambiente estranho para ele. A vov desesperada procura uma mulher, que tinha contato com o seu filho morto e esfrega a barriga dela com algumas folhas mgicas. Ela fica gestante e da luz a um novo gavio real. Um dia as tias dele brincam com ele na beira do rio. Porque ele recusa de 8

tomar banho, elas jogam gua nele, coisa estranho para ele, e ele mostra pela primeira vez o temperamento predatrio do seu pai e arranha as moas com as suas garras. Zangadas elas ralham: Por causa disso eles j mataram o seu pai! Chorando por causa desta relevao ele se dedica na busca dos matadores do seu pai. Um dia ele encontra penas iguais s suas no ptio dos tartarugas. Ele decide de se vingar, e depois de trenar as suas foras, ele um dia consegue de levantar as tartarugas e lev-las at sua casa. L ele convida o povo de abrir, quer dizer matar, as tartarugas. De vrias pssaros s o arapao consegue abrir o casco das tartarugas.

Este conflito entre cazadores e pescadores, que ao mesmo tempo um conflito entre grupos afinais (gavio real e tartaruga) culmina na matana das tartarugas, numa verdadeira festa de vingana, que vira a primeira dana de tucandeira: pela primeira vez os participantes se pintam o corpo (os pssaros com a sangue das tartarugas, os peixes com o sangue da ona velha, o que o genipapo); pela primeira vez eles metem a mo, depois os tats tm conseguido cavar um buraco no cho para trazer as formigas; pela primeira vez os danantes cantam os cnticos da tucandeira.

Destes cnticos, que hoje em dia acompanham a dana, tem tres tipos ou gneros: - um, que se refere aos mitos do origem do mundo - um, que se refere ao mito e origem da tucandeira mesma - um, que se refere aos conflitos mais ou menos histricos ou pelo menos legendrios entre os cls patrilineares e exogmicos dos Sater. Nas festas de tucandeira at recentemente este ltimo gnero podia gerar bastante potencial de conflito. O mito da origem dos cls ou naes (ywania) j estabelece esta relao conflitiva entre estes grupos sociais exogmicos. Antigamente s tinha os anumareria, uma sociedade que viva em paz e harmonia. Um dia chegou uma ona monstruosa que ameaava acabar com os anumareria. Todos se tentaram de esconder, s uma vov aguentou e recebeu a ona na casa dela. L a ona sempre deitou a cabeza no coxo dela, para que ela o catasse at dormir. Um dia a vov preparou uma varinha bem apontada, empurrou no ouvido da ona roncando e matou ele. A vov chamou os outros e conforme do lugar do escondido ela colocou nomes de animais e plantas nestes grupos de pessoas (p. e. sater, guaran, assa, moi, meiru, etc.). Estes cls (em sater: ywnia) so patrilineares e sobretudo exgamos. Desta maneira, a diferenciao social supera um primrdio mas ou menos estril. Agora, atravs do entre9

casamento dos cls, essa nova forma de sociedade diferenciada permete a continuao, a reproduo da humanidade. Mas tal progresso teve o seu preo: como o mito continua a contar, esses diferentes cls se enredaram imediatamente em lutas sangrentas. O jogo violento das alianas e inimizades mantem a dinmica de um potencial conflituoso baseada nesta ordem social. Os interlocutores sater unnimamente se referem a esta historia conflitiva, que at hoje em dia carateriza relaes tanto matrimoniais como polticas. Nas palavras prosicas do nosso model terico nos podemos dizer, que a dana da tucandeira um ritual da construo de uma sociedade exogmica particularista. E como as sociedades indgenas da Amaznia no necessriamente distinguem entre sociedade e natureza, este ritual estabelece tambm uma certa relao do homem com as entidades naturais. Voltarei este assunto. Como j falei na primeira parte, quando uma sociedade afinalizada (ou seja particularista) seja obrigada ao convvio, ela tem que dispr de mecanismos sociais e rituais para poder transcender estes limtes conflitivos pelo menos temporariamente. Mais uma vez, eu no acho, que aqui s se trata de consideraes abstratas da antropologia social. P.e. numa sistema de reas indgenas com fronteiras legalizadas mas, por causa disso, estticas, e com um alto crescimento demogrfico, desenvolver mecanismos de convivncia social sustentveis pode virar um problema grande. Como bem conhecido na antropologia poltica das sociedades indgenas amaznicas, estas carecem instituies de poder. Um consenso mais abrangente, ou seja, universalista s se consegue atravs de discurso. Neste discurso os smbolos culturais relevantes so evocados para construit a autoridade necessria dos tuxauas, capaz de alocar o consenso e a colaborao dos demais outros. Entre os Sater-Maw este smbolo relevante o puratg. O puratg como objeto realmente existente, sem dvida uma clava ceremonial com decorao incisa do tipo, que etnogrficamente nos conhecemos sobretudo da regio norteamaznica das guianas. Alis, aos olhos dos Sater de modo algum trata-se de uma arma, mas na lingua portuguesa se usa a palavra patente, que quer dizer certificado ou documento. Porqu? No discurso das lideranas intelectuais do movimento crente durante a minha primeira pesquisa a origem deste objeto foi atribuido uma luta entre um demnio (sat.: ahig) e o heri cultural Wasiri. Depois da sua vitria sobre o demnio na margem do mundo Wasiri entalha para si mesmo um tipo de muleta para a sua viagem de volta. Durante um descanso nocturno Wasiri recebe uma revelao atravs de uma audio. O que lhe revelado, por 10

ele incisado com um dente de cutia na muleta. Desta maneira ele redige um texto, que seguindo a concepo dos Sater-Maw entendido literalmente: a decorao incisa do objeto vista como a letra (escrita) dessa revelao recebida no tempo mtico. Originou um texto de referncia universal, de um lado do puratg est anotado todo o bem, quanto unio e trabalho, no outro lado todo o mal, quanto desunio e guerra. Esse objeto resgatado do tempo e espao mtico foi transferido na linha direta de tuxaua geral ao tuxaua geral, a posio de poder de um tuxaua geral era essencialmente baseada na sua capacidade de saber ler esse texto. Em leituras rituais sobretudo por ocasio de chamadas ao trabalhos comunitrios ou de arbitragem de litgios esse texto era recitado na verdade s o lado bom. Essas leituras adotaram a forma de um dilogo cerimnial, quer dizer o tuxaua geral recitava, um outro confirmava o que foi lido. Por causa da fora persuasiva imperturbvel desse saber sobrenatural poderoso nem uma oposio contra as lemas morais desse texto era possvel, algum, que estivesse errado ou tivesse feito algo errado, teria cado totalmente em contradies. Se tivesse perseverado no seu ponto de vista, a consequncia teria sido a sua morte sobrenatural. A perda da legibilidade desse texto causada pelo uso amoral e interessado desse poderoso saber, significava tambm a perda da base de poder integrativo do tuxaua geral. O povo se desestruturou, como o exprimiu um dos meus interlocutores: interesses particulares de grupos e indivduos triunfaram ao bem comum, a resistncia contra invaso do exterior desmoronou-se. Na verdade a cultura e a sociedade dos Sater-Maw atravessava uma profunda crise no princpio dos anos 60, quando apareceram os primeiros missionrios evanglicos. Com a entrada da Palavra de Deus (Tupana ehay), no entanto, como as lideranas crentes me explicaram 10 anos atrs, o meio de poder puratg considerado restaurado.

Dois fatores interdependentes foram citados como responsveis para esse desenvolvimento: a) a traduo do Novo Testamento na lngua dos Sater-Maw (acompanhada por alfabetizao progressiva), assim fazendo novamente legvel um texto moralmente obrigatrio. b) A fundao do conselho tribal (Conselho Geral da Tribu Sater-Maw), cujas lideranas como crentes se basearam nesse poderoso saber, para se fazerem persuasivo e integrativo o seu programa poltico internamente, e para se apresentarem unidos para o exterior.

11

O conselho, sobretudo o tuxaua geral, referia-se ao texto bblico conceptualizado como anlogo ao texto do puratg. Esse saber moralmente inequvoco e o uso desse conforme a prpria pretenso altrustica deveria legitimar o poder da chefia tribal, os seus esforos em favor do bem comum. O seu amor (em sater: wookye, conceito moral fundamental de todo crente) seria a disposio, que d forma e contedo a esse poder de saber, ao mesmo tempo desqualificando analogamente ao antigo complexo do puratg toda oposio.

Chegamos agora etnogrficamente essa dicotomia social, que est na base do modelo terico que acabei a apresentar na primeira parte. A mudana do Sater sese ou Sater puro a Sater pakup ou Sater Novo nos termos de um velho tuxaua crente corresponde mudana de uma aproveitando de uma terminologia de Aparecida Vilaa - sociedade afinalisada de cls antagonsticos, da violncia subjacente entre cunhados, a uma sociedade consanguinizando dentro do movimento crente, a qual disfara as diferncias sociais, ou expressado positivamente tenta super-las conscientemente em prol de uma comunidade de irmos. Tudo isso referindo-se a essa sociedade primordial ainda indiferenciada dos anumareria traduzido pelos crentes significativamente como nao de Deus, como ela existia antes da apario da ona canibal.

III ) teoria e empiria

Como falei antes, o modelo apresentado, tentando de representar a dinmica na ao recproca entre estrutura e historia e como, mais especficamente, essa ao poderia ter efeito nas relaes entre homens e a natureza, baseia nas consideraes tericas atravs dos resultados etnogrficas da minha primeria pesquisa entre os Sater 10 anos atrs. Agora, no somente o modelo vive desta dinmica, mas tambm a pesquisa de campo. O que fazer, quando esta dinmica obviamente se evaporou? Quando cheguei na Vila Nova, comunidade crente no Rio Andir e base da minha pesquisa de campo, no maro do ano passado, eu tinha a impresso se tivesse sumido toda esta moral de levantamnto que tinha na poca da minha primeira pesquisa. Eu no estou falando sobre estes sentimentos romnticos de um antroplogo, que deplora a falta de costumes autnticos, estou falando sobre um ar de resignao ou at depresso, que estava suspenso sobre os campos religiosos, polticos e econmicos. A escola no funcionava, o posto da sade abandonado, as caixas de abelhas produzindo mel, que foi elogiado como produto artesanal 12

dos Sater da floresta amaznica na site da famosa organizao Slow Food, quebradas e cadas, at os cultos da igreja batista pouco frequentados. No sei, quantas veces nas minhas primeiras conversas eu tinha ouvido sempre a mesma lengalenga: Sater no usa mais . Ninguem mais faz Ninguem se responsibiliza No tem mais interesse .

O desnimo, que aparentemente est indicado por estas frases, em parte alguma era mais visvel do que no campo religioso. Um certa ondulao do entusiasmo nas denominaes evanglicas ou pentecostais sim conhecido. Mas o que desconcertava, era o fato, que ao este entusiasmo extinguido aparentemente no correspondia uma nova orientao ao catolicismo popular da regio ou at uma revitalizao religio tradicional. Ao contrrio: os SaterMaw pareciam ser espiritualmente cansados, muito ao contrrio vitalidade das novas formas de cristianismo nas demais paises do Sur Global (Global South). Parecia, se a crise tivesse vencido o movimento da crise.

Mas, como representar antropolgicamente esta situao sem cair na armadilha de uma antropologia de ausncia, que anos atrs costumava descrever pessoas indgenas como mortos vivos perambulando nas ruas das suas novas moradias urbanas? Mas, por outro lado, tambm no adianta maquilhar a situao e, por assim dizer, pintar a casa das abelhas.

Tentamos um pequeno resumo etnogrfico muito simplificado da situao na comunidade Vila Nova. - o movimento evanglico, que cheguei a conhecer 10 anos atrs como uma revitalizao do antigo e importante complexo mtico-ritual puratg e que interpretei como busca de um novo universalismo e consenso social, sofreu uma diminuao significante de entusiasmo e do apoio por parte dos fiis. Depois da morte de grandes tuxauas carismticos, que no s eram promotores da nova f, mas tambm conseguiram integrar o campo religioso com o campo poltico e at econmico, a igreja se retirou da poltica e continuava como mero milenarismo da Palavra de Deus (Tupana ehay). Sobretudo, nestes tempos pos-carismticos, a igreja (batista no caso de Vila Nova) no conseguiu de se consolidar no sentido de criar novas estruturas, p. e. no campo de educao. 13

- a poltica, que na poca da luta pela afirmao etnica contou muito com a soliedaridade e o apoio de organizaes internacionais, se re-regionalizou e sobretudo uma nova gerao de tuxauas gerais se re-orientou prefeitura regional da Barreirinha. O universalismo retrico da afirmao etnica parece, que se particularizou sob a influncia da poltica partidria na regio. Um exemplo econmico, mais introduzido polticamente atravs da prefeitura regional, pode ser a entrada da CEPLAC, um projeto de oferecer crditos ao produtores agrrios. Tanto pouco que eu ainda entendo desse programa, me parece inserir este sistema numa sociedade indgena num estado crtico muito problematico. Por exemplo eu contesto que um produtor Sater capaz de realizar at cognitivamente, o que significa um crdito de 30.000 R$ reembolsvel durante um prazo de 15 anos. - alis, a economia, principalmente uma economia de auto-sustentao do modo da floresta amaznica: caza, pesca, colheita e roa virou um eclecticismo de vrias estrategias mais ou menos criativas. Sem dvida o fator econmicamente hoje em dia mais importante, mas sociolgicamente altamente problemtico, as regalias sociais do estado, sobretudo o pagamento de aposentadoria. O capital mais importante de um Sater na idade produtiva a presena de um ou mais aposentados no seu lar.

Mas, quando resumimos: nem a igreja, nem a poltica, nem a economia parecem oferecer estrategias viveis e adequadas para resolver a problema bsica de sustentao suficiente numa sociedade com alto crescimento demogrfico. A falta de miu, a carncia alimentar crnica continua ao longo do Rio Andir. Mas, estou correndo mais uma vez no perigo de cair na armadilha de uma antropologia de ausncia! No resto desta palestra vou tentar de buscar uma sada.

Primeiro queria fazer uma pergunta. No , que a situao econmica no Rio Andir fosse sem alternativas. Faz tempo j existe um projeto muito prometora de comrcio justo no primeiro lugar de guaran, da qual os Sater-Maw so os cultivadores originais, mas tambm de outros produtos florestais como andiroba, mirant, copaiba, pau-rosa e, recentemente, assa. Mas porque , que perante tantos problemas bsicos, esta alternativa com a sua tica de comrcio justo, pelo menos no Rio Andir no conseguia se manifestar de uma maneira suficiente para melhorar significativamente as condies da vida? Do ponto da vista de uma ecologia poltica nem o acesso dos Sater aos seus recursos naturais, nem o acesso ao mercado europeio so inhibidas por foras polticas (pelo menos 14

no de uma maneira insupervel). Mas isso s verdade, quando no reconhecido como historicamente foras hegemoniais terem um efeito ao longo prazo.

Com certeza a produo de guaran junto com a explorao de outros produtos florestais entre os Sater-Maw so enraizadas na historia de extrativismo na regio, mas no caso do guaran observamos que esta planta, alm do fato que se origina l e assim faz a AI o polo gentico desta planta industrialmente significativa na Amaznia, tambm tem um papel central na mitologia e cosmologia desta etnia. Waran em sater, da qual deriva a sua denominao portugues guaran, contem a palavra wara, muitas vezes traducido como inicio de todo o conhecimento. O consumo de sapo, a bebida feita de guaran, significava recolhimento ou concentrao espiritual por parte dos consumidores, com a finalidade de falar as sehay wakuat, as palavras boas, as quais unicamente conseguem de construir consenso e harmonia social. Correspondentemente o consumo de guaran foi parte do ritual do puratg, do que acabamos de falar. Um sapo extraordinriamente grosso foi consumido pelos participantes neste ritual, a cuia com a bebida foi colocado no patawi, um suporte na forma de uma ampulheta, este mesmo colocado bem no esteio central a casa, desta maneira enfatizando a significao cosmolgica do procedimento. Palavras boas tambm foram faladas pela Uniawasapi, a me do menino, que virou guaran, no mito de origem: Imediatamente depois da origem da gua e da paisagem fluvial, a mulher Uniawasapi vai para o rio e emprenhada por uma cobra pequena. A sua gravidez priva a Uniawasapi da sua capacidade de fazer remedios para os seus irmos, que so pags. Eles detectam a sua gravidez e por ciume mandam ela embora. Sozinha no mato ela da luz a um menino. Seguem alguns episdios, nas quais acontecem varias mortes. Do corpo de uma das vtimas nasce a primeira castanheira. O filho da cobra descubre esta rvore e colhe as castanhas, desta maneira causando mais uma vez a raiva dos seus tios ciumentos, que consideram a castanheira a sua propriedade. Eles esperam o seu sobrinho e matam ele com flechas, quando ele volta para apanhar mais castanhas. Com uma corda eles cortam o seu corpo no meio. Uniawasapi vem correndo, tira os olhos do corpo do seu filho e planta eles no cho. Do olho direito nasce a primeira planta de guaran. Uniawasapi junta os partes restantes do corpo e coloca eles numa vasilha para reviv-los. Depois dois fracassos, a origem dos porcos do mato e do

15

macaco koat, o primeiro casal humano saie do receptculo, os Sater assim sendo os filhos do guaran.

Dez anos atrs, as lideranas dentro do movimento evanglico, que, como cabamos de falar, foi ao mesmo tempo uma revitalizao do complexo puratg, facilmente conseguiram de integrar o projeto guaran nascente no seu discurso. Sobretudo eles se referiam assim chamada profecia do Uniawasapi, falada perante do seu filho morto: Voc j t morto, mas um dia voc vai ficar aqu no mundo para organizar qualquer trabalho. Voc vai ficar como lder. Todos os teus descendentes sempre vai se reunir para voc. Voc vai se responsibilizar para os teus descendentes, quando comea o trabalho deles. Para fazer as casas, as roas, limpar o terrreno, para qualquer trabalho Tambm, quando as lideranas se reunirem.

Agora, para achar uma resposta nossa pergunta, preciso de apontar para uma das falhas mais comuns na antropologia: criar a fico que fosse disponvel todo o conhecimento cultural qualquer pessoa em qualquer momento. Na verdade trivial, que conhecimento no s distribuido quantitativamente por exemplo o discurso do puratg era claramente restringido aos tuxauas interessadas em legitimar a sua autoridade -, mas tambm qualitativamente no igualmente presente. O que segue, inspirado por pesquisas alems sobre memoria cultural.

(1) O socilogo Thomas Luckmann dedicou uma obra pequena, mas importante s narrativas de converso religiosa. Nela destaca, que nestas narrativas noes culturais, que predatam a converso, no esto suprimidas, mas ao contrrio mantidas presentes na memoria, embora com conotaes altamente negativas, assim at mais enfatizando o valor moral da mudana religiosa. Luckmann chama isso interdio de amnesia. Dentro do movimento evanglico dos Sater esta presena negativa nas narrativas da converso so claramente estas noes que so associadas com violncia, ou seja mais ou menos todo, o que est (ou estava) presente no campo do xamanismo e da dana da tucandeira. Um bom exemplo deste tipo de presena negativa de elementos culturais uma narrativa de um dos lderes pioneiros do movimento crente, um velho tuxaua, que numa das 16

suas historias desenvolve uma teoria culinria do processo de civilizao sater. Segundo ele, uma poca primordial, mas deficiente, de consumo de frutas palmeiras depois do descubrimento do fogo seguido apela poca do consumo de carne de caza. Mas esse povo ainda vivia como os animais, s o consumo de sal tinha o efeito civilizadora e humanizadora; sal, que s era disponvel depois do contato com os comerciantes brancos e a mercadoria deles. Como a historia do povoamento sater em geral (fora do mato, baixando para os grandes caminhos fluviais para fora) esta historia de consumo um movimento para fora da floresta, mas afastado natureza. Nota-se, que estas teoria so exatamente contramo s narrativas ecolgicas das organizaes auxiliadores ocidentais e dos parceiros do comrcio justo. Possivelmente esta ideologia tambm responsvel para a aceitao deficiente ou at ausente de projetos econmicos, que se referem comercializao de recursos florestais, embora ela ia abrir uma sada da miseria. E pode ser, que aqui, alm de fatores mais pragmticos, um modo de pensar tem o seu efeito, que equipara uma relao prxima natureza, mato e frutas florestais com uma regresso a um estado no civilizado? Quando nos consideramos, que a teoria culinria corresponde uma teoria de progresso social, que define progresso como progressiva ausncia de violncia, este modo de pensar ento poderia ter sido at reforado pelo discurso evanglico.

(2) Esta associao natureza violncia, seguinte da anlise do Luckmann, ento seria um exemplo de uma presena negativa de noes culturais atravs de uma interdio de amnesia no contexto de uma converso religiosa. Mas tem uma outra dinmica: processos de desimbolizao, o desaparecimento de noes culturais da conscincia. Muito provavelmente no para desaparecer completamente, mas para sobreviver atravs de uma presena escondida.

Como mostrei, esta pesquisa est baseada num modelo terica, que enfatiza basicamente uma dicotomia de dois regimes sociais (paricularista + universalista). Como ambos regimes parecem j fortemente moldadas pela histori colonial e pos-colonial, eu inclui mais um regime social, que provvelmente predata os contatos colonias, mas continua moldar o presente. Chamei este regime regime de moradia ou dwelling regime usando uma expresso do antroplogo ingls Tim Ingold. Alguns sociedades amaznicas, especialmente no seu estado pre- ou extra-colonial, mostram uma maior similaridade aos hbitos das sociedades cazadores e coletores. De acordo com Ingold, nestas o ambiente se torna a moradia de caadores e 17

coletores pelo fato de nele morarem e de incorporarem suas peculiaridades no padro de suas aes cotidianas. Atos de colheita e a narrao de historias e mitos no chegam a formar uma dicotomia entre o material e o ideal, entre a ao ecolgica dentro da natureza e a construo cultural da natureza, mas ambas as aes acabam de ser formas de morar. Queria destacar dois elementos deste regime de moradia, que talvez possam ns ajudar achar novamente essa dinmica, que o modelo de uma dicotomia entre particularismo e universalismo perdeu perante a realidade etnogrfica dos Sater-Maw.

(A) O primeiro conceito, bastante comum entre sociedades cazadores-coletores, ele de uma extrao incondicional (ao invs da reciprocidade!) de uma natureza generosa, muitas vezes imaginada como me. Tambm os Sater-Maw conhecem uma me dos animais (miat ehary). Tem bastante narrativas mitolgicas e semi-legendrias, ate historias do tipo aconteceu na comunidade tal, que relatam da capacidade de grandes pags de entrar em contato com esta me de animais e pedir dela a fartura de animais de caza. Estes encomendas de bandos de porco ou de guariba nunca falam de troca ou de qualquer modo de reciprocidade entre provedores e consumidores. Ao contrrio: sempre enfatizado o carinho da me dos animais de aprovisionar o povo incondicionadamente.

Esta benevolncia deslocada para fora num mito, o qual, perante da situao etnogrfica atual, acho importantssimo, embora bastante antiquado: trata-se da historia do asei Imperador ou av Imperador, muito provavelmente Dom Pedro II. Este mito pertence a um gnero, que lida com a distribuio desigual de bens culturais entre os ndios e brancos. Por causa de uma praga de insetos no nusoken, o paraso pedroso (nu) dos Sater, o Imperador decide de guiar o seu povo, os ndios, para fora. Ele manda eles para frente, para esperar ele no porto na beira do rio. Na marcha pela floresta os ndios chegam num lugar onde tem muitas palmeiras bonitas cheias de frutas gostosas. Para aproveitar esta fartura eles demoram l e consequentemente perdem o barco do Imperador para fora. Dois sapos acompanham o Imperador, um deles vira o branco, o futuro dono de todas as mquinas, fbricas e ferramentos, o outro vira o ancestro dos negros, empregado como cozinheiro no barco do Imperador. Mas o Imperador no deixa o seu povo silvcola sem prometer, que ele 18

se lembrar deles e de vez em quando ele mandar eles estes bens materiais, que eles tinham perdido por causa do seu atraso. Com certeza este mito elabora a experincia histrica do extrativismo na regio e do regime tutelar, mas sobretudo a instalao histrica e profunda de um hbito de assistencialismo. Na realidade Sater-Maw hoje em dia esse hbito assumiu uma importncia e, ao mesmo tempo, um valor mgico, que acho apropriado de falar de um verdadeiro pensamento cargo2. Esta noo de aprovisionamento incondicionado j aparaece nas narrativas xamnicas sobre as mes dos animais. L os pags mostram menos o comportamento de manipuladores de uma balana recproca no campo das teoras indgenas de doena (vj. o exemplo de ReichelDolmatoff!), mas muito mais o de sustentadores benevolentes dos seus confiados: justamente como esses grandes tuxauas, que segundo as narrativas consegiuram atrair os comerciantes e que asumiram o cargo (port.) de distribuir a mercadoria (agora: cargo, ingl.) entre o pessoal deles; e justamente at hoje em dia certas lideranas polticas, que distribuem livremente os recursos dos diversos projetos de apoio; e justamente como o sucessor jurdico do Imperador, o estado brasileiro, com as suas reglias sociais. Aposentadoria, maternidade, bolsa de familia, tudo isso a realizao mgica deste sonho com o cargo prometido pelo Imperador.

Agora olhamos o seguinte modelo, que parece muito simplificado, ou at trivial, mas, no meu ver, presta para ilustrar uma dinmica cultural, que quase corre transversalmente dinmica de uma dicotomia entre regimes particularistas e universalistas:

confiana encantamento

desiluso des-encantamento

salvao re-encantamento

Quando olhamos a linha superior, temos: a) confiana: a extrao incondicionada de bens da natureza, confiando nela como a criana confia na sustentao pela me: a me natureza.

b) mas o que poderia ser a desiluso? Muitas vezes ritos de iniciao consistem numa revelao de um segredo cultural aos neofitos. Na minha hiptese, o segredo, que ritualmente revelado no waumat, na dana da tucandeira, exatamente o fato, que as relaes com a natureza no podem ser incondicionadas! Em vez da confiana na me natureza benevolente erguida a fantasma de uma natureza perigosa, violenta, txica. Lembramos,
2

cargo, ingl. = carga, port.! // cargo cult, sociedades de Melansia

19

que foi o tat, que buscou as formigas de baixo da terra para as rapazes poderem meter as suas mos. Mas eu no expliquei at agora, onde o tat encontrou as formigas: a saber na vagina de uma mulher cobra. Tem muitos exemplos desta verso amerindia do motivo mtico de uma vagina dentata, mas o simbolismo de meter a mo numa luva cheia de formigas venenosas no poderia ser mais explcito. Ento, o que revelado o fato de uma relao perigosa com a natureza, exigindo uma iniciao dolorosa num mundo de violncia. Vale a pena de pensar mais sobre a reao mtua entre este regime e o regime violento do extrativismo (e sobretudo das extrapolaes da violncia deste regime, das quais fala Roberto DaMatta na obra citada).

c) ento a salvao desta realidade desiludida consista na nova cultura consumidora: a expectativa de cargo na floresta conforme da promessa do Imperador. Mas esta salvao precisa de disfarar, desimbolizar a reciprocidade asimtrica e hierrquica, a violncia e a explorao. Disfara tambm o rompimento com o prprio meio ambiente atravs do deslocamento da salvao esperada para fora. B) agora, quando olhamos a linha inferior, tem mais um aspeto no regime de moradia (dwelling regime), o que Ingold chama de envolvimento potica ou seja a relao esttica e sobretudo afetiva com o poprio meio ambiente. Como acabei de falar, a trajetoria de confiana salvao tem que desimbolizar este envolvimento potico com a floresta para troc-lo com um verdadeiro feticismo de mercadoria. O que resta, eu suponho, um difuso sentimento de perda.

Mas talvez uma mudana de perspetivas d bons resultados. Dez anos atrs um dos tuxauas mais carismticos desta era interpretava o mito do asei Imperador no como esperana do cargo de fora, mas como o destino dos Sater como guardies desse sater-maw eko gaapiat mimotypot sese, desse santurio ecolgico e cultural dos Sater-Maw. At este velho tuxaua, que desenvolviu a sua teoria de civilizao, da qual falamos, no seu depoimento no deixou de falar das palmeiras da poca pre-civilizatria de uma maneira encantada. Em vez de falar de burit, patawi ou assa ele colocou palavras ou termos arcicos, que aludem aos mitos cosmognicos: um passeio para apanhar frutas de palmeiras iguala interagir com uma natureza encantada. exatamente isso, o Ingold queria dizer com envolvimento potico. E quem sabe. Talvez um dilogo entre a ecologia profunda (deep ecology), esta cosmografia espiritual do movimento ecologico ocidental como tambm transportado pelo 20

movimentos como Slow Food e Terra Madre, parceiros do projeto guaran dos Satere, e a cosmologia amaznica consega de revitalizar o envolvimento potico dos Sater-Maw com o seu Jardim do Imperador, como, dez anos atrs, o movimento evanglico conseguiu revitalizar o complexo puratg.

Toran

21

Anda mungkin juga menyukai