Anda di halaman 1dari 8

Linguagem Radiofnica

Aula 1

Caractersticas do rdio: o veculo companheiro


Voc escuta rdio? Quais emissoras voc ouve? Voc presta ateno s peas comerciais? Que tarefas voc faz enquanto escuta rdio?

Por ser um meio que no precisa de dedicao exclusiva, por sua mobilidade e agilidade, o rdio a mdia mais companheira que existe.

Caractersticas
Veculo de comunicao de massa: Atravs de ondas eletromagnticas, o rdio atinge um pblico numeroso, annimo e heterogneo, caractersticas que o promovem a um veculo de comunicao de massa. a) Audincia. Pblico numeroso (audincia ampla) atinge uma rea enorme, somente limitado pela potncia dos transmissores e pela legislao que determina a freqncia, amplitude e potncia. Annima o comunicador no sabe, individualmente, quem cada um de seus ouvintes. Heterognea abrange pessoas de diversas classes socioeconmicas, com anseios e necessidades diversas.

b) Linguagem oral: o rdio, como emissor, utiliza a linguagem oral. Ele fala a mensagem e o receptor ouve. O ouvinte no precisa ser alfabetizado. c) Penetrao: O rdio no tem fronteiras. Pode estar presente numa cidade do interior caracterizando a sua face regionalista, ou em pontos mais remotos, de alcance nacional ou do planeta, atravessando oceanos. (Ondas Tropicais, Ondas Curtas, AM e FM, em rede) d) Mobilidade: Emissor: Dos veculos de comunicao de massa, o rdio o primeiro a informar no local do acontecimento. Ele menos complexo tecnologicamente. Receptor: Com o advento do transistor, o rdio ganhou mobilidade surpreendente, estando presente em espaos importantes. A audio radiofnica pode ocorrer em casa, no carro, no trabalho, no parque, em todos os lugares, pois o tamanho diminuto torna-o facilmente transportvel. Para o radialista, a simplicidade do rdio facilita a dinmica da programao: muito mais fcil substituir uma matria ou acrescentar algo novo durante uma emisso.

e) Baixo custo: Pelo preo de mercado, o aparelho receptor de rdio o mais barato. O baixo custo favorece a sua aquisio de grande parte da populao. f) Imediatismo: Devido a facilidade de mobilidade, como dito acima, o rdio mais imediato que os demais, pois divulga o fato na hora de seu acontecimento e em seu desenrolar. Ao vivo. g) Instantaneidade: Para ouvir uma informao o ouvinte tem que estar na hora da transmisso. A emisso e a recepo acontecem no mesmo momento: assim, uma mensagem radiofnica consumida no momento da transmisso e para ouvi-la novamente s utilizando um gravador que no prtico e nem corriqueiro. J os veculos impressos encontram-se, neste ponto, em situao mais confortvel e prtica, pois podem ser consumidos quantas vezes e quando o leitor quiser. h) Sensorialidade: O rdio transmite sons, a imagem voc quem faz. O radio mais emocional, pois cria um dilogo com o locutor e desperta a imaginao das pessoas, pela palavras e pela sonoplastia (msica e efeitos sonoros). A voz do locutor, a msica e os efeitos sonoros podem estimular a emoo do ouvinte. O rdio no um meio esttico como o jornal (a voz capaz de transmitir muito mais que um discurso escrito), ele ganha vitalidade atravs da interpretao (dor, paixo, raiva e alegria), entonao e pausa de quem fala e da sonoplastia executada pelo operador de udio.

i) Autonomia: Mesmo em lugares pblicos, lotados, o rdio pode ser

utilizado de forma individual. Ele intimista, pois pode informar ao p do ouvido. Alm disso, o ouvinte no fica impedido de realizar outras tarefas: ouve rdio e l, dirige, trabalha, pratica esporte, etc. Ele pode servir de som ambiente, fazendo que a ateno do receptor acontea no momento desejado. j) O rdio seletivo: O rdio um meio linear, ele seleciona o que o ouvinte vai receber. Num rdio jornal o ouvinte recebe as matrias de forma seqencial, sem poder alterar a ordem determinada pelo editor do programa jornalstico. Para o receptor da mensagem radiofnica, a escolha existe apenas no desligamento mental durante uma notcia que no desperta seu interesse, ou quando sintoniza uma outra estao. J na imprensa escrita jornal e revista o leitor percorre as pginas e escolhe o que lhe interessa. k) Divulgador musical: O rdio o veculo ideal para divulgar o universo da msica produzida pelos artistas do planeta. Ele d ao ouvinte a oportunidade de ouvir e ter um contato inicial com uma variedade enorme de gneros musicais: jazz, blues, rock, msica erudita, chorinho, new age, pera, entre outros.

l) O radio um meio criativo: A criatividade dos profissionais do rdio pode surpreender o ouvinte diariamente. A programao normal de uma emissora pode a qualquer momento receber uma alterao com o objetivo de estimular, emocionar ou surpreender o ouvinte. O rdio um veculo propcio ao experimento, a inovao. m) Interatividade: Embora insuficiente, podemos destacar o rdio como um veculo que proporciona um certo grau de interatividade. Nele o ouvinte pode participar pedindo msica, dando sugesto de pauta, prestando informao (trnsito e prestao de servios), questionando em debates, opinando em pesquisas, sugerindo ou criticando, etc. Fonte Texto escrito por Fbio Fleury a partir de fragmentos compilados dos livros: produo de rdio, de Robert Mcleish, Summus, 2001. A informao no rdio, de Gisela Ortriwano, Summus, 1985 e Rdio, o veculo, a histria e a tcnica, de Luiz Artur Ferrareto, Sagra Luzzato, 2000 in: http://radio.unesp.br/artigo.php

Anda mungkin juga menyukai