Anda di halaman 1dari 5

XIII FEICIPA - Feira de Cincias do Estado do Par

Hangar - 21 a 23 de outubro de 2008 Belm

1. NATUREZA DOS TRABALHOS A SEREM SUBMETIDOS Sero selecionados trabalhos de grupos de estudantes regularmente matriculados em escolas de Educao Bsica do Estado Par, enquadrados em uma das categorias descritas a seguir: 1.1. De investigao sobre fenmenos naturais e sociais: que oportunizem aos estudantes o fazer cientfico: observar, medir, inferir, comparar, buscar referncias, coletar dados, formular hipteses, argumentar de maneira escrita e falada suas concluses. 1.2. De inovao tecnolgica: descrio de inventos que possam ajudar/facilitar a execuo de uma tarefa profissional e/ou estudantil: jogo didtico, aparatos simples, procedimentos para reciclagem de determinado tipo de material etc. 1.3. De informao relevante para a comunidade: que, de alguma forma, esclaream a comunidade sobre problemas de higiene, sade, meio ambiente etc. e apontem possveis solues. 1.4. Experincias pedaggicas: estratgias de ensino, material didtico etc.

2. SUBMISSO DE TRABALHOS Os interessados em participar da XIII FEICIPA, podero: 2.1. Submeter o trabalho anlise da comisso organizadora do evento, mediante o preenchimento e envio do formulrio de inscrio on-line, dentro dos prazos previamente estipulados, de acordo com as seguintes normas: 2.1.1. Podero submeter trabalhos grupos de alunos da educao bsica, sob superviso de um professor-orientador vinculado a uma instituio de ensino, pesquisa ou ONG. 2.1.2. Cada grupo dever ser composto por 1 (um) professor-orientador, no mnimo 1 (um) e no mximo 2 (dois) estudantes regularmente matriculados em escolas de educao bsica do Estado do Par, que devero expor o trabalho na ocasio do evento, caso o mesmo seja prselecionado. 2.1.3. Os professores-orientadores preferencialmente devero ficar responsveis pelo preenchimento e envio do formulrio de inscrio. 2.1.4. Cada professor-orientador poder inscrever at 3 (trs) trabalhos diferentes, desde que no sejam com os mesmos estudantes. Caso contrrio, os trabalhos sero automaticamente desclassificados. 2.1.5. Os autores dos trabalhos selecionados recebero, via e-mail, dentro do prazo estipulado, uma notificao sobre o aceite ou no dos respectivos trabalhos submetidos.

XIII FEICIPA - Feira de Cincias do Estado do Par


Hangar - 21 a 23 de outubro de 2008 Belm

ou 2.2. Ser indicados por Secretarias Municipais de Educao (SEMEDs) e/ou Unidades Regionais de Educao (UREs) para representar o municpio de origem, especialmente os trs trabalhos que tenham sido premiados em feiras de cincias municipais, regionais ou eventos similares. 2.2.1. Cada SEMED ou URE poder indicar no mximo 3 (trs) trabalhos por municpio, dos quais financiar despesas com passagens de ida e volta cidade sede do evento. 2.2.2. Os respectivos diretores de SEMEDs ou UREs devero enviar, por fax (91 3201.7642), at o prazo previamente estipulado, um ofcio coordenao da XIII FEICIPA, informando o ttulo do trabalho, nomes e respectivas escolas do orientador e dos 2 (dois) alunos que faro a exposio do trabalho durante a XIII FEICIPA, justificando o porque da indicao dos referidos trabalhos (destaques em feiras de cincias municipais, nicos representantes do municpio, reconhecido valor acadmico etc.) e declarando responsabilidade pelas despesas de transporte de ida e volta sede do evento a todos os integrantes dos trabalhos indicados. 2.2.3. Antes do envio do ofcio, cada trabalho deve ter sido devidamente cadastrado via formulrio on-line. 3. SELEO DE TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NA XIII FEICIPA 3.1. Independentes (submetidos via formulrio on-line): os trabalhos submetidos via formulrio on-line sero avaliados por, pelo menos, dois membros da comisso organizadora, que emitiro parecer sobre a possibilidade de participao ou no do trabalho no evento; Os resumos dos trabalhos sero avaliados de acordo com seguintes aspectos: clareza da redao do resumo, carter investigativo, criatividade, relevncia para a comunidade e adequao ao nvel de escolaridade dos alunos expositores. 3.2. Indicados (pelas SEMEDs ou UREs): os trabalhos indicados por SEMEDs ou UREs sero automaticamente selecionados para apresentao na XIII FEICIPA, desde que tenham sido devidamente cadastrados via formulrio on-line e os respectivos rgos tenham enviado o ofcio de indicao comisso organizadora, dentro do prazo estipulado. 4. SOBRE DESPESAS COM TRANSPORTE, ALIMENTAO E HOSPEDAGEM ORIUNDOS DE MUNICPIOS FORA DA REGIO METROPOLITANA DE BELM. 4.1. Durante o perodo de realizao da XIII FECIPA (21 a 23 de outubro), a comisso organizadora viabilizar alojamentos coletivos e alimentao para os expositores dos trabalhos selecionados, oriundos de municpios fora da regio metropolitana de Belm. 4.2. As SEMEDs ou UREs ficaro responsveis pelas despesas de deslocamento (ida e volta) para o municpio sede do evento daqueles trabalhos que venham a indicar, via documento oficial. 4.3. A coordenao do evento no se responsabilizar pelas despesas de transporte intermunicipal ou urbano dos grupos cujos trabalhos tenham sido selecionados ou indicados por SEMEDs ou UREs. Sugerimos que busquem patrocnio e apoio junto a rgos pblicos ou

XIII FEICIPA - Feira de Cincias do Estado do Par


Hangar - 21 a 23 de outubro de 2008 Belm

iniciativa privada de seus respectivos municpios. Os patrocinadores dos projetos podero ser agradecidos atravs da colocao de nomes e/ou logos do patrocinador no pster do projeto, do uso de camisetas identificadas com os nomes e/ou logos do patrocinador ou da distribuio de folhetos com informaes do patrocinador, que podem ser colocados na mesa de exposio do projeto. 4.4. Informaes sobre local e condies de alojamento, nmero do stand, horrios de apresentao e programao paralela do evento, sero encaminhadas juntamente com os aceites do trabalho que forem selecionados. 5. APRESENTAO DE TRABALHOS SELECIONADOS Todos os trabalhos selecionados para serem apresentados durante a XIII FEICIPA devem se enquadrar s seguintes normas de apresentao: 5.1. Para cada grupo ser disponibilizado somente: 1 (um) stand de 2m (larg.) x 1 m (profund.) x 2,00 m (alt.), 1 (uma) mesa em polietileno (tampa de 0,5 x 0,5m) e uma ponto de energia eltrica (220 volts), onde devero ser organizados os psteres e aparatos do trabalho. 5.2. Conforme a Constituio Federal Brasileira de 1988, Captulo VI, Pargrafo Primeiro, Lei do Meio Ambiente, artigo 225: Sero vedadas na forma da lei as prticas que coloquem em risco a funo ecolgica, provoque a extino de espcies ou submetam os animais crueldade. 5.3. Por uma questo de esttica visual e economia de espao dos painis, sugere-se que as informaes dispostas nos cartazes sejam colocadas em forma de tpicos, grficos ou esquemas que possam servir de referncias para as explanaes dos expositores. Aconselhamos no produzir cartazes com demasiadas informaes escritas ou excessivo nmero de fotografias; os detalhamentos devem ser explicados pelos estudantes durante a exposio do trabalho. 5.4. Cada grupo ficar responsvel em confeccionar a tarja ttulo de seu respectivo trabalho, de acordo com as especificaes recomendadas. 5.5. Durante a apresentao, alm dos psteres e aparatos, os grupos devem aprensentar o Plano de Pesquisa, Relatrio e o Dirio de Pesquisa (ou dirio de bordo). 5.6. Durante o horrio de apresentao os expositores devero permanecer junto ao trabalho, utilizando-se de rodzio para os afastamentos necessrios, tais como: lanches, visitao a outros trabalhos, participao em palestras, etc. Pelo menos 01 (um) expositor dever permanecer junto ao painel de apresentao do trabalho durante o horrio de exposio. 5.7. Fora dos horrios de exposio, s poder permanecer no local o pessoal da segurana e da comisso organizadora.

XIII FEICIPA - Feira de Cincias do Estado do Par


Hangar - 21 a 23 de outubro de 2008 Belm

6. AVALIAO DE TRABALHOS APRESENTADOS DURANTE A XIII FEICIPA

Os trabalhos apresentados durante a XIII FEICIPA sero avaliados por membros da comisso avaliadora, professores/pesquisadores de reconhecida experincia profissional, vinculados s instituies realizadoras do evento. Os membros da comisso avaliadora, aps lerem o resumo e observarem in loco a exposio do trabalho, atribuiro notas de 0 a 10 para cada um dos 9 (nove) itens considerados na ficha de avaliao. Alm disso, devero fazer observaes que considerarem pertinentes (pontos positivos/negativos e sugestes) na ficha de avaliao que, posteriormente, ser enviada aos professores-orientadores de cada trabalho 6.1. Itens de avaliao: 6.1.1. Quanto finalidade e produto do trabalho; 6.1.1.1. Carter investigatrio: Existe um problema bem definido? Foram elaboradas e testadas hipteses? Os procedimentos de coleta e anlise de dados utilizados foram adequados para resolver o problema proposto? As concluses esto de acordo com o problema proposto? 6.1.1.2. Criatividade: capacidade de criar solues ou idias inovadoras tendo em vista as condies e recursos disponveis que, muitas vezes implica um certo abandono de idias rgidas preexistentes sobre o problema. Pode se referir maneira de propor o problema; as tcnicas utilizadas para elucidar os aspectos envolvidos (testar as hipteses), as variveis utilizadas, enfim, a maneira inovadora de pensar/agir sobre uma problemtica proposta. 6.1.1.3. Relevncia: importncia terica e/ou prtica do trabalho para a comunidade na qual foi produzido ou como contribuio para o avano do conhecimento em determinada rea do saber. 6.1.1.4. Adequao ao nvel escolar do(s) expositor(es): por exemplo, pode parecer inadequado que crianas de 10 a 12 anos falem sobre mecanismos de reaes orgnicas, um contedo extremamente abstrato e que, em geral, crianas dessa idade teriam grande dificuldade de compreender e explicar. Pode acontecer o contrrio, um tema muito trivial ser apresentado por estudantes de sries mais avanadas. Em ambos os casos h uma aparente inadequao dos contedos tratados em relao ao nvel escolar dos estudantes. Isso no quer dizer que crianas menores no possam abordar temas tradicionalmente mais avanados e que adolescentes no possam aprofundar detalhes sobre assuntos considerados triviais. Antes de tudo se faz necessrio considerar a criatividade e a forma de abordagem utilizada no estudo. 6.1.1.5. Organizao: A apresentao (pster, aparatos, maquetes, etc.) facilita a compreenso do trabalho? O pster contm tpicos, grficos, fotos, etc. que ajudam na explicao ou est muito carregado de informaes? A apresentao visual adequada (tamanho, letras, limpeza, figuras, grficos, etc.)?

XIII FEICIPA - Feira de Cincias do Estado do Par


Hangar - 21 a 23 de outubro de 2008 Belm

6.1.2. Quanto ao desempenho dos expositores 6.1.2.1. Domnio do contedo: avaliado por meio de perguntas sobre o trabalho (mtodos de coleta e anlise de dados) e sobre os conceitos e/ou princpios cientficos envolvidos. 6.1.2.2. Postura do(s) expositor(es): desembarao, seriedade, segurana e disponibilidade durante a exposio. 6.1.2.3. Desenvolvimento e seqncia lgica: clareza e objetividade da apresentao, poder de sntese de idias chaves para a compreenso do que trata o trabalho, encadeamento dos conceitos e dados apresentados. 6.1.2.4. Concluso coerente com o tema do trabalho: argumentao adequada aos resultados obtidos, apontando vantagens e limitaes, problemas tericos e prticos surgidos ao longo do desenvolvimento do trabalho e possibilidades de continuao. 7. PREMIAO

A FEICIPA uma feira afiliada FEBRACE (Feira Brasileira de Cincias e Engenharia). A prxima (7 edio) acontecer em maro/2009 nas dependncias da Universidade de So Paulo (USP), So Paulo/SP. Os trabalhos que obtiverem maior pontuao na avaliaes da comisso avaliadora sero contemplados com certificados de honra ao mrito e estaro crendenciado para representar o Par na 6 FEBRACE. 8. PRAZOS at 30 setembro/2008 at 03 de outubro/2008 de 21 a 23 de outubro/2008 30 de outubro/2008 Prazo final para submisso de trabalhos (via preenchimento completo do formulrio on-line). Divulgao dos trabalhos selecionados. Apresentao dos trabalhos selecionados. Divulgao dos resultado da seleo dos trabalhos credenciados a participar da FEBRACE.

9. DISPOSIES FINAIS 9.1. Os casos omissos sero resolvidos pela comisso organizadora, cujas decises, nos termos do regulamento, so irrecorrveis.

Anda mungkin juga menyukai