Anda di halaman 1dari 17

EmprEsariado industrial, dEmocracia E podEr poltico

Luiz Carlos Bresser-Pereira Eli Diniz

Resumo

Os empresrios industriais e a burocracia pblica formaram um pacto poltico que foi dominante no Brasil desde os anos de 1930 at a dcada de 1980. O nacional-desenvolvimento era a estratgia de desenvolvimento que esse grupo adotou. Entretanto, o desastre econmico e poltico que o Plano Cruzado representou e a hegemonia mundial do neoliberalismo desde os anos de 1980 foram determinantes na sua perda de poder. A Fiesp e o Iedi no foram capazes de apresentar um discurso alternativo ao discurso ento dominante neoliberal. A partir de 2000, porm, e particularmente desde o governo Lula, existem sinais de que esto reorganizando seu discurso e dando um contedo macroeconmico mais consistente com o controle da inflao e o crescimento econmico. PaLaVraS-cHaVE:Industrializao; empresrios; nacionalismo; neoliberalismo.
AbsRAct

Industrial entrepreneurs formed with public bureaucracy a political pact that was dominant in Brazil from the 1930s to the 1980s. National-developmentalism was the development strategy that they adopted. The economic and political disaster that represented the Plano Cruzado and the world hegemony of neoliberalism since the 1980s were determinant in their loss of power. Fiesp and Iedi were unable to present an alternative discourse to the dominant neoliberal one. Since the 2000s, however, and particularly since the Lula administration, there are signals that they are reorganizing their discourse and giving it a macroeconomic content more consistent with the control of inflation and economic growth. KEywOrDS:Industrialization; entrepreneurs; nationalism; neoliberalism.

Entre 1930 e 1980, o pas industrializou-se e cresceu extraordinariamente sob o comando de uma coalizo poltica que teve, como principais atores, os empresrios industriais e a burocracia pblica, e, como estratgia de desenvolvimento econmico, o nacionaldesenvolvimentismo caracterizado pela substituio de importaes e pela forte presena do Estado na economia. Nos anos de 1980, porm, no momento em que o modelo de substituio j se mostrava esgotado, o pas enfrentou a grande crise da dvida externa, ao mesmo tempo em que, no plano global, a ideologia neoliberal se tornou hegemnica. A soma desses dois fatores levou o pas, nos anos de 1990, a se submeter
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 83

s novas idias que vinham de Washington, deixando desde ento de ter uma estratgia nacional de desenvolvimento. Em conseqncia, o Brasil entrou em um processo gradual de desindustrializao prematura combinado com taxas muito modestas de crescimento econmico. Nessa dcada, a participao dos empresrios industriais na vida poltica nacional perdeu fora e influncia1. Qual a razo dessa derrota dos empresrios industriais? Seriam suas causas externas? Seria ela inevitvel dada hegemonia neoliberal que se estabeleceu no mundo nos anos de 1990? Ou existiriam outras razes para que o pas perdesse a idia de nao, deixasse de realizar uma poltica econmica autnoma e crescesse a taxas muito menores do que a grande maioria dos demais pases, mesmo depois de haver estabilizado os preos em 1994? Para responder a essas questes, dividiremos este trabalho em quatro sees.Na primeira,faremos uma breve anlise da perda do poder poltico pelos empresrios industriais no final dos anos de 1980 em conseqncia, de um lado, da onda neoliberal, e, de outro, do fracasso do Plano Cruzado no qual eles estiveram fortemente envolvidos. Na segunda, mostraremos como depois do vcuo de poder de 1987 a 1991 constitui-se uma nova coalizo poltica dominante no pas formada principalmente pelo setor financeiro, as empresas e os interesses multinacionais que, ao adotar as recomendaes neoliberais do consenso de Washington, levaram o pas a um profundo processo de reestruturao industrial e desnacionalizao da economia. Na terceira seo, em um primeiro momento, examinaremos as dificuldades dos empresrios industriais em criticar as novas polticas e principalmente a poltica macroeconmica. Em seguida, focalizaremos a ao do empresariado ps-crise de balano de pagamentos de 1998, quando os empresrios industriais comeam a discutir com mais competncia a poltica macroeconmica. Por fim, depois da eleio de Lus Igncio da Silva para a presidncia do pas, observa-se um importante ponto de inflexo de natureza essencialmente poltica: a socializao do empresariado nas regras, nas prticas e nos valores democrticos, sobretudo no que se refere aceitao do princpio da alternncia do poder. Ao mesmo tempo, sua postura crtica e suas propostas ganham consistncia, embora ainda no justifiquem a afirmao de que uma nova coalizo e uma nova estratgia nacional de desenvolvimento o novo desenvolvimentismo tenha se tornado dominante no pas. Estamos em uma fase de transio que, provavelmente, ser acelerada pela grave crise financeira desencadeada em 2008 no centro do capitalismo mundial. Se, nos quadros de uma democracia consolidada, o Brasil ser ou no capaz de aproveitar essa oportunidade, se os empresrios industriais novamente associados burocracia e, agora, necessariamente, aos trabalhadores sero capazes de formular uma nova estratgia nacional de desenvolvimento algo ainda incerto, mas possvel.
84 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[1] Este artigo retoma e avana al guns argumentos desenvolvidos pe los autores em trabalhos anteriores. Ver BresserPereira, Luiz Carlos. Maldi o dos recursos naturais, Folha de S. Paulo, Caderno Dinheiro, 6/06/2005, p. 3; Idem, Macroeconomia da estagnao. So Paulo: Editora 34; Diniz, Eli. Empresrios, Estado e capitalismo: 19301945. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978; Idem, Crise, reforma do Estado e governabilidade: Brasil, 1985-1995. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2000 [1997]; Idem, Globalizao, reformas econmicas e elites empresariais: Brasil, anos 1990. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2004; Di niz, Eli e Boschi, Renato. Empresrios, interesse e mercado: dilemas do desenvolvimento no Brasil. Belo Horizonte/ Rio de Janeiro: Editora da UFMG/ Iuperj, 2004.

A peRdA do podeR poltico

[2] A mais cabal comprovao deste vcuo poltico foi a derrota nas elei es presidenciais de 1989 de trs dos principais lderes da luta pela transi o democrtica (Ulysses Guimares, Mario Covas e Lus Igncio Lula da Silva) e a eleio de um jovem e at en to desconhecido poltico, Fernando Collor de Mello.

No incio dos anos de 1990, a submisso do pas ao consenso de Washington ou ortodoxia convencional significou para os empresrios industriais diminuio significativa de poder poltico e, para o pas, a perda de uma estratgia nacional de desenvolvimento. Os erros cometidos pelas elites brasileiras aps a redemocratizao e o fracasso do Plano Cruzado facilitaram a crtica neoliberal ao nacionaldesenvolvimentismo e, afinal, levaram a nao a se submeter hegemonia externa. Depois do fracasso do Plano Cruzado, os quatro anos entre 1987 e 1990 sero marcados por crise de ingovernabilidade. Sob tais circunstncias, abre-se espao, a partir de 1991, para uma mudana fundamental na coalizo poltica dominante no Brasil2. Nesse ano, depois que o fracasso do Plano Collor leva o presidente a fazer uma ampla reforma ministerial, o pas, sob a direo de nova equipe econmica, rende-se s diretrizes neoliberais e poltica macroeconmica nelas inspirada. Agora, a poltica econmica redefine suas prioridades privilegiando o setor financeiro, em detrimento da indstria. A nova orientao importada do Norte rejeitou de forma radical a estratgia nacional-desenvolvimentista. Desde os anos de 1980, essa estratgia foi objeto de ataque das foras neoliberais ento j dominantes no cenrio internacional. Em vez de reconhecer os grandes avanos e criticar as distores, o consenso de Washington, que ento se afirmava, identificou o nacional-desenvolvimentismo com o atraso, o populismo econmico e a alta inflao. A crtica e principalmente a alternativa apresentada eram equivocadas. Era verdade que o Brasil j havia alcanado um estgio de desenvolvimento econmico no qual a substituio de importao e a participao direta do Estado na formao de poupana e na instalao da indstria de base no mais se justificavam. Por outro lado, era tambm verdade que, entre 1985 e 1989, no primeiro governo democrtico, o nacional-desenvolvimentismo sofreu srias distores, traduzindo-se no grande desastre econmico e poltico que foi o Plano Cruzado de 1986 e a hiperinflao do incio de 1990. Do ponto de vista econmico, o fracasso do Plano Cruzado revelou-se pelo descontrole da inflao, que explodiu em seguida. Na esfera poltica, seus efeitos no foram menos nefastos, levando ao fim do grande acordo nacional e popular que se formara em torno da transio democrtica. Esta se baseou num amplo leque de alianas, tendo os empresrios como uma das principais foras sociais, ao lado dos trabalhadores, dos movimentos sociais e dos setores das classes mdias. Tais fatos, porm, no legitimavam a alternativa neoliberal no justificavam que o pas, em vez de rever sua prpria estratgia, adotasse polticas econmicas que seus concorrentes do Norte propunham.
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 85

A partir de 1991, a coalizo poltica dominante deixou de ser aquela definida desde o final da dcada de 1970, durante a grande campanha pela democracia uma coalizo nacional e popular formada pelos empresrios industriais (que desde o pacote de abril de 1977 haviam comeado a romper sua aliana com os militares), pelas camadas mdias e pelos trabalhadores3. Entretanto, como os lderes polticos desse pacto nacional e popular cujo auge foi a campanha das Diretas J no se revelaram capazes de enfrentar a grande crise da dvida externa e da alta inflao ento reinantes, tendo, ao contrrio, aprofundado a crise econmica em virtude dos equvocos do Plano Cruzado, o resultado foi terem perdido poder poltico real. Depois de quatro anos de vcuo poltico (1987-1990), forma-se, em 1991, nova coalizo que desde ento se tornou dominante no Brasil, formada por rentistas que vivem de juros, pelo setor financeiro e pelos interesses estrangeiros no Brasil. Durante mais de cinqenta anos, desde os anos de 1930, os empresrios industriais associados a segmentos da alta burocracia haviam dado suporte estratgia da industrializao por substituio de importaes, fazendo parte do ncleo dirigente no Brasil. Do ponto de vista ideolgico-doutrinrio, dois princpios tpicos do capitalismo o liberalismo e o nacionalismo combinaramse, havendo certa prevalncia dos valores nacionalistas. Em contraste, nos anos de 1990, os diferentes setores do empresariado, a incluindo os industriais, aderem nova hegemonia neoliberal com suas implicaes de teor cosmopolita. Assim, de certa forma os empresrios industriais foram co-participes de sua perda de poder.
o RetRocesso neolibeRAl

[3] A anlise do rompimento da aliana dos empresrios com os mili tares e seu alinhamento com as foras democrticas foi originalmente feita em BresserPereira. O colapso de uma aliana de classes: a burguesia e a crise do autoritarismo tecnoburocrtico. So Paulo: Brasiliense, 1978. Formouse ento o Pacto DemocrticoPopular de 1977 que comandou a transio democrtica brasileira.

Dada a gravidade da crise da dvida externa, o fracasso do Plano Cruzado, o enfraquecimento das lideranas nacionais e o grande fortalecimento dos Estados Unidos aps o colapso da Unio Sovitica, os representantes mais conservadores do empresariado brasileiro, principalmente no setor financeiro, mas tambm no setor industrial, no demoraram em assumir e se tornar propugnadores das polticas neoliberais. A dcada de 1990 sero os anos das reformas orientadas para o mercado. Do ponto de vista ideolgico, observou-se a articulao de um consenso entre os empresrios de todos os setores em torno da postura neoliberal de questionamento do modelo econmico consagrado nas dcadas anteriores. Persistiu, porm, desacordo quanto forma e ao ritmo de introduo de itens da nova agenda como a privatizao e a liberalizao comercial. Em 1994 o governo Itamar Franco,tendo como ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, logrou, mediante um plano heterodoxo o Plano Real , neutralizar a alta inflao inercial. Entretanto, em
86 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[4] Fiesp: So Paulo, 1990.

seguida, aprofundou-se a ruptura com a antiga ordem, que havia sido iniciada em 1991 quando se constituiu o segundo ministrio Collor. Sustentado por uma ampla coalizo de centro-direita, a partir de 1995, o governo adotou a agenda das reformas econmicas e constitucionais neoliberais. Por outro lado, o uso de uma ncora cambial, no obstante a inrcia inflacionria houvesse sido neutralizada pela URV, provocou, entre 1994 e 1998, brutal apreciao da taxa de cmbio. Essa apreciao, combinada com a abertura comercial e a liberalizao dos fluxos financeiros, levou o setor empresarial a uma profunda reestruturao que mudou drasticamente o perfil da indstria brasileira. Fechamento de empresas, falncias, associaes com empresas estrangeiras, fuses e aquisies, substancial queda do nvel do emprego na indstria, desindustrializao e ampla desnacionalizao da economia passaram a fazer parte do cotidiano da atividade econmica nesse perodo, sobressaindo entre os setores mais afetados, as indstrias txteis, as de mquinas e equipamentos, autopeas e produtos eletroeletrnicos. A desindustrializao s no atingiu maior profundidade porque, entre 1930 e 1980, o Brasil construra uma economia industrial extraordinariamente diversificada e com razovel capacidade de absoro dos avanos da cincia e da tecnologia, ou, em outras palavras, porque a indstria de transformao e seus empresrios revelaram extraordinria capacidade de enfrentar a crise provocada principalmente pela sobreapreciao do cmbio e aumentar a produtividade. O avano anterior, porm, no impediu que as mudanas fossem substanciais, traduzindo-se numa ampla reestruturao do parque industrial e da estrutura produtiva do pas e conduzindo formao de grandes conglomerados capitaneados pelo capital internacional. A desnacionalizao da economia alcanou propores inditas, na medida em que se consolidava a primazia da grande empresa transnacional, comprimindo-se paralelamente o espao da empresa privada nacional. A reao do empresariado no foi uniforme. Um ncleo de empresrios industriais relacionados com o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) mantinha sua oposio ao que estava ocorrendo. J a reao dos demais refletia a ampla hegemonia neoliberal e globalista que ento ocorria em todo o mundo. A posio neoliberal no seio da indstria foi afirmada no documento publicado pela Fiesp em 1990, Livre para crescer, proposta para um Brasil moderno4, e atingiu um ponto crtico durante a primeira tentativa de reviso constitucional, entre 1993 e 1994. Nesse momento, as elites empresariais mobilizaram-se intensamente e criaram a Ao Empresarial, sob a liderana de Jorge Gerdau Johannpeter, com o objetivo de exercer influncia sobre o Congresso na defesa dos postulados liberais. Durante o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique, a CNI (Confederao Nacional da Indstria), sob a direo de Fernando
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 87

Gonalves Bezerra, industrial e senador pelo Rio Grande do Norte, e a Fiesp, sob a direo de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, revelaram alta concordncia com as prioridades da nova agenda pblica, principalmente no tocante s chamadas reformas orientadas para o mercado. Entre os perdedores, qualquer reao mais continuada parecia ento impossvel, porque, ao serem desalojados do mercado, perderam a influncia que tiveram no passado. O prestgio e a influncia passariam para as empresas e os setores vitoriosos. Nesse sentido, a venda da Metal Leve multinacional alem, Mahle, foi um caso paradigmtico. No foi por acaso que o jornal Estado de S. Paulo, em sua edio de 13 de junho de 1996, considerou a venda da empresa como a virada positiva de uma pgina da histria do pas. No final dos anos de 1990, o quadro produtivo tornou-se complexo e instvel. Vrias empresas e mesmo alguns setores desapareceram, enquanto outros se afirmaram e se expandiram, observando-se um crescente peso dos grupos transnacionais e o aprofundamento da concentrao de capitais. Se antigas lideranas perderam expresso dadas as dificuldades de sobrevivncia diante do aumento da concorrncia externa e dos efeitos adversos da poltica governamental, como a abertura acirrada e os estmulos ao capital internacional, outros industriais ganharam projeo, beneficiando-se das oportunidades abertas pelas privatizaes, como foi o caso do empresrio Benjamin Steinbruch, do grupo Vicunha, que, partindo dos setores txtil e vesturio, assumiu a direo de um complexo nas reas de portos, ferrovias e energia, vindo a tornar-se o presidente dos conselhos da Companhia Siderrgica Nacional, da Light e da Vale do Rio Doce. Neste caso, o aproveitamento das condies abertas pela nova conjuntura traduziu-se no xito da formao de um conglomerado altamente diversificado de carter nacional e numa importante renovao da liderana empresarial. Para muitos dos empresrios em ascenso, especialmente aqueles que participaram da privatizao dos grandes servios de utilidade pblica e da minerao, como a Tele Norte Leste, a Tele Centro Sul, a CSN, a Usiminas, alm da prpria Vale do Rio Doce, a identificao com os novos tempos tornou-se o caminho mais promissor. Segundo esta viso, o futuro do capitalismo no Brasil implicaria o aprofundamento do modelo de mercado, com maior insero externa e uma articulao mais intensa com o capital internacional. Observou-se, assim, um agudo processo de mudana do setor empresarial, induzido pela ao do Estado, que redefine a atividade econmica, lana os fundamentos de uma nova estratgia, alm de repassar ao setor privado parte do patrimnio construdo ao longo da vigncia do antigo modelo. Em suma, nos anos de 1990, o empresariado nacional industrial perdeu seu papel poltico na definio da estratgia nacional de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que se estreitou o crculo de
88 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

poder burocrtico e se aprofundou o confinamento tecnocrtico das decises. Sob a gide das novas diretrizes neoliberais, a lgica concentradora das grandes corporaes transnacionais que comanda a nova ordem econmica, cuja prioridade a insero-integrao das economias nacionais numa estrutura de poder de escopo transnacional marcada por fortes assimetrias econmicas e polticas. Somente uma frao muito restrita do empresariado local, em geral associada aos grandes conglomerados, tem condies de aceder e participar desta estrutura. Os demais segmentos operam sob condies altamente desfavorveis, no limite da sobrevivncia. Grande parte pereceu; os que garantiram sua sobrevivncia pela fuso, associao ou parceria com empresas internacionais tiveram sua sorte atrelada ao sucesso da estratgia dominante. Neste modelo, deslegitimou-se a clivagem empresa nacional versus empresa estrangeira, que era central na fase desenvolvimentista. E adotou-se um conceito de empresa brasileira caracterizada por ser aquela que se instala no pas, investe no pas, nele produz e nele cria empregos. Em consonncia com essa mesma lgica, perdia visibilidade a clivagem centro versus periferia, e os pases hegemnicos passam a ser vistos como colaboradores do desenvolvimento econmico brasileiro em vez de seus concorrentes: no se fala mais em imperialismo e nacionalismo, mas em integrao a uma rede transnacional de interesses diferenciados. A anlise da atuao do setor empresarial nesta fase reforou a principal concluso de estudos relativos trajetria do empresariado ao longo das vrias fases da industrializao brasileira: sua fraqueza como ator coletivo a despeito da fora relativa de alguns de seus setores, da importncia de seus recursos organizacionais, do porte econmico de muitas empresas e do peso das conexes pessoais de segmentos destas elites com as autoridades estatais. A baixa capacidade de ao conjunta, por sua vez, pode ser explicada em funo de uma srie de fatores estreitamente inter-relacionados. Entre estes, as caractersticas organizacionais da estrutura corporativa de representao de interesses instaurada nos anos de 1930, especialmente a falta de uma organizao de cpula de carter multisetorial, capaz de agir e de falar em nome do conjunto da classe empresarial, a incapacidade histrica do empresariado no sentido de formular plataformas de teor abrangente incorporando demandas de outros setores, sobretudo da classe trabalhadora, a baixa tradio de acordos interclasse e, por fim, o papel do Estado como formulador/executor das polticas econmicas do pas e como indutor do padro de ao coletiva da classe empresarial. Sob esse aspecto, a concentrao do poder decisrio na cpula tecnocrtica no favoreceu a reverso da tendncia historicamente consolidada utilizao de vnculos informais e prticas de natureza clientelista como via de acesso s instncias governamentais.
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 89

No perodo ps-reformas, a estrutura de representao de interesses do empresariado tornou-se ainda mais fragmentada e especializada. Em relao ao passado, observou-se, porm, uma diferena marcante, j que, nesta estrutura segmentada, o espao da empresa privada nacional estreitou-se.Nas etapas anteriores de desenvolvimento da industrializao por substituio de importaes, em consonncia com a estratgia de criar uma burguesia nacional forte, quer sob a vigncia do nacional-desenvolvimentismo, entre os anos de 1950 e 1960, quer sob a gide da ideologia dos governos militares, responsveis pela implantao do modelo do trip, segundo a frmula desenvolvimentosegurana nacional, conferiu-se um peso especfico empresa nacional. Sob suas diferentes configuraes, a coalizo desenvolvimentista atribura prioridade ao empresrio nacional, que ocupava um espao bem demarcado entre os demais agentes dinmicos da economia. Em outros termos, este setor tinha um significado econmico, ocupava uma posio reconhecida e cumpria um papel poltico na qualidade de integrante da coalizo desenvolvimentista.
A RuptuRA do consenso neolibeRAl e o RetoRno dos empResRios industRiAis

A partir do final dos anos de 1990, porm, comearam a surgir indcios de corroso da coalizo neoliberal principalmente no que se refere poltica macroeconmica e, mais amplamente, a uma estratgia nacional de desenvolvimento. Dado o carter traumtico da experincia com alta inflao inercial no perodo entre 1980 e 1994, a prioridade ao controle da inflao continuou a ser aceita. Por outro lado, gradualmente foi se tornando claro no Brasil e no restante da Amrica Latina a regio que se submetera mais claramente ao Consenso de Washington que as reformas econmicas neoliberais e as polticas macroeconmicas ortodoxas no conduziam nem estabilidade financeira nem ao desenvolvimento econmico e, sim, ao aumento da vulnerabilidade externa, bem como concentrao de renda em benefcio do setor financeiro e dos dois por cento mais ricos da populao de cada pas. Tem incio, ento, uma mudana poltica no mbito do governo que ser acompanhada pela crtica s reformas orientadas para o mercado e, principalmente, pela demonstrao de que existem polticas macroeconmicas alternativas ortodoxia convencional. A mudana no plano estritamente poltico traduziu-se em fortes inflexes nos resultados eleitorais para a presidncia da Repblica em vrios pases da regio, elegendo-se candidatos de esquerda ou centro-esquerda para a chefia do Estado. Apesar das diferenas entre eles, a rejeio das polticas neoliberais foi um denominador comum de suas respectivas campanhas. O primeiro deles que chegou ao poder foi Hugo Chvez,
90 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[5] Seguemse as eleies de Evo Morales na Bolvia em 2005, de Rafael Correa no Equador, em 2007, de Taba r Vasquez no Uruguai, Daniel Ortega na Nicargua e de Fernando Lugo no Paraguai, todas em 2008, e, finalmen te, j em 2009, de Mauricio Funes em El Salvador e necessrio ainda lembrar a derrota discutvel de Andrs Obrador no Mxico, em 2007.

[6] A partir do novo milnio, sur ge uma ampla bibliografia crtica da ortodoxia convencional. Ver, entre outros, Fiori, Jos Luis e Medeiros, Carlos (orgs.). Polarizao mundial e crescimento. Rio de Janeiro: Vozes, 2001; BresserPereira. Incompe tncia e confidence building por trs de 20 anos de quaseestagnao da Amrica Latina. Revista de Economia Poltica, vol. 21, n 1, 2001, pp. 14166; Idem, Novo desenvolvimentismo e a ortodoxia convencional. In: Diniz (org.). Globalizao, Estado e desenvolvimento: dilemas do Brasil no novo milnio. Rio de Janeiro: FGV, 2007; Idem, Mondialisation et comptition. Paris: La Dcouverte, 2009; Stiglitz, Joseph E. A globalizao e seus malefcios: a promessa no cumprida de benefcios globais. So Paulo: Futura, 2002; Chang, HaJoon. Chutando a escada: a estratgia do desenvolvimento em perspectiva histrica. So Paulo: Editora da Unesp, 2004 [2002]; Sics, Joo, Paula, Luiz Fernando de e Michel, Re naut (orgs.). Novo desenvolvimentismo: um projeto nacional de crescimento com eqidade social. So Paulo: Manole/ KonradAdenauer, 2005.

na Venezuela, ainda em 1998; em seguida, temos as eleies de Lula no Brasil em 2002 e de Nestor Kirchner na Argentina em 20035. Esta sucesso de vitrias eleitorais de plataformas de teor nacionalista e de esquerda refletiu o fracasso de polticas e reformas patrocinadas pelos crculos hegemnicos transnacionais sob a gide do governo dos Estados Unidos. Dada a identificao do consenso de Washington com o governo norte-americano, independentemente de qual fosse o partido poltico no poder naquele pas, os movimentos vitoriosos na Amrica Latina, alm de serem de esquerda, identificam-se com uma postura nacionalista no sentido da mobilizao de foras internas tendo em vista alcanar maior autonomia na consecuo de objetivos prprios. Tais governos buscam, na expresso que Celso Furtado usava com frequncia, trazer para dentro do pas as decises fundamentais. A capacidade de usar os graus de liberdade existentes em benefcio dos interesses nacionais torna-se, assim, um importante diferencial na definio de novas vias de desenvolvimento. No plano macroeconmico, o problema fundamental que os pases em desenvolvimento enfrentaro ser o de definir sua prpria poltica macroeconmica, em vez de aceitar passivamente a poltica de altos juros e de taxa de cmbio no competitiva de acordo com os preceitos da ortodoxia convencional. Ser o de rejeitar a poltica de crescimento com poupana externa de forma a impedir que a taxa de cmbio se aprecie e a capacidade do pas de exportar bens manufaturados se enfraquea, seno desaparea. Enquanto a mudana no sentido da autonomia nacional se acelerava no plano poltico, a mudana no mbito das burguesias locais e, especificamente, da classe capitalista brasileira, foi naturalmente mais lenta e mais sinuosa. Historicamente, os empresrios brasileiros caracterizam-se pelo pragmatismo doutrinrioideolgico, revelando extrema flexibilidade nas sucessivas adaptaes a posturas de maior ou menor alinhamento com um papel mais ativo do Estado na defesa de estratgias nacionais. Em outros momentos, porm, identificam-se com as elites transnacionais. Freqentemente adotam posturas defensivas principalmente nos momentos em que se sentem ameaados pelas foras populares, como aconteceu no incio dos anos de 1960, ou quando as elites dirigentes locais se deixam dominar pelo populismo econmico seja o fiscal seja o cambial e se tornam incapazes de enfrentar a crise econmica, como aconteceu no Brasil imediatamente aps a transio democrtica de 1985. No final dos anos de 1990, j havia se tornado claro o fracasso da ortodoxia convencional reinante de suas reformas e de sua poltica macroeconmica em promover a retomada o desenvolvimento econmico6. A inflao fora controlada, mas graas a um plano de estabilizao heterodoxo o Plano Real. A ortodoxia convencional readotada logo em seguida pelo governo no logrou restabelecer o crescimento,
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 91

no obstante a grande entrada de capitais no pas a partir de 1995. No incio da dcada de 1990, os empresrios industriais assistem ao gradual esvaziamento de seu espao poltico, excludos que foram das principais decises de poltica econmica. A crise financeira em que o pas mergulhou em 1998 apresentou a primeira oportunidade para uma nova postura por parte dos empresrios industriais. Conforme a experincia histrica indicava, a mudana dificilmente poderia abranger toda a classe empresarial. Sua unio aconteceu no incio da dcada de 1960 e resultou no apoio ao regime militar, e no incio dos anos de 1980, quando a transio democrtica se transformou em consenso nacional. Mas esses foram momentos excepcionais. Nas demais ocasies, sempre houve uma diviso da classe capitalista. A partir de 2000, a diviso deixou, de um lado, o setor industrial e o comrcio voltado para o mercado interno e, de outro, o setor financeiro, o agronegcio e as grandes empresas de servios pblicos privatizados. A mudana dos empresrios industriais em direo a uma poltica macroeconmica nacional tem incio na organizao brasileira mais identificada com a indstria nacional, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Esta organizao, reunindo as 32 maiores empresas industriais nacionais, foi fundada em 1988, em um momento de vcuo poltico causado pela crise do Pacto Democrtico Popular das Diretas J. A iniciativa de criar o instituto foi de Paulo Cunha, Eugnio Staub, Claudio Bardella e Paulo Francini. O novo instituto era uma reao nacionalista tendncia internacionalista que a Fiesp adotara desde o colapso do Plano Cruzado. Conforme relato de um de seus membros, em uma reunio em 1989 no Hotel Casa Grande, no Guaruj, em um determinado momento os empresrios presentes se deram as mos e apagaram as luzes para ouvir o hino nacional. Foi tambm nessa ocasio que prepararam um documento, Viso dos fundadores do IEDI: o Brasil em 2010, no qual previam que o Brasil, vinte anos depois, seria uma democracia pluralista, com partidos polticos fortes e de ideais bem definidos; a sociedade participativa [...] estaria inserido no mundo desenvolvido; estaria entre as cinco maiores economias do mundo, com renda per capita compatvel7. Entretanto, esta viso otimista no se confirmaria. Os primeiros dez anos da nova organizao foram difceis porque, de um lado, o colapso daquele pacto havia coincidido com a derrota poltica da burguesia industrial brasileira, e, de outro, porque esses dez anos foram um perodo de absoluta hegemonia neoliberal. Em contrapartida, os empresrios no estavam preparados para os novos tempos, principalmente para fazer a crtica da poltica macroeconmica, na medida em que estavam, at ento, concentrados nos problemas especficos de poltica comercial e industrial. Alm disso, e contraditoriamente, seu discurso contra a carga tributria reproduzia uma parte importante do discurso neoli92 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[7] Iedi, Guaruj, 1989, p. 1 (mimeo.).

[8] Sobre esta tendncia que, de um lado, explica as crises de balano de pagamentos recorrentes que ocorrem nos pases em desenvolvimento, e, de outra parte, que justificam uma pol tica econmica ativa das autoridades monetrias para neutralizar essa ten dncia, ver BresserPereira, Mondialisation et Comptition, op. cit., cap. 4. [9] Iedi, So Paulo: Iedi, 1998.

beral. Para sermos mais precisos, nas polticas comerciais e industriais j estava implicitamente includa uma poltica macroeconmica. Nos anos de 1970, por exemplo, por meio de uma taxa mdia de impostos sobre a exportao de 50% e de subsdio tambm em mdia de 50% para a exportao de bens industriais se estava estabelecendo uma taxa de cmbio para esses bens 50% mais depreciada do que a taxa nominal. Essa poltica macroeconmica, porm, no era definida pelo principal rgo por ela responsvel, o Banco Central, mas pelos ministrios da Fazenda, do Planejamento e da Indstria e Comercio, por intermdio da poltica industrial. Em 1998 depois, portanto, da liberao comercial e da eliminao dos subsdios s exportaes (1990-1992) e depois de vrios anos de poltica macroeconmica antiindustrial no apenas porque liberalizante, mas principalmente porque combinada com uma taxa de cmbio efetiva sobreapreciada a primeira e grande crise financeira depois do Plano Real abriu uma oportunidade para o soerguimento poltico dos empresrios industriais. Esta oportunidade coincidiu com o convite a Julio Cesar Gomes de Almeida, professor da Unicamp, em 1997, para dirigir o departamento econmico do Iedi o que garantiu uma nova competncia macroeconmica ao instituto. Por outro lado, seus dirigentes, agora sob a presidncia de Eugnio Staub, deixaram de se limitar a demandar poltica industrial e passaram a fazer a crtica da poltica de juros, mantidos em nvel muito elevado, e da poltica (ou no-poltica depois da flutuao de 1999) de cmbio que no se preocupava em neutralizar a tendncia sua sobreapreciao8. Mediante um documento amplamente divulgado, Agenda para um projeto de desenvolvimento industrial9, o Iedi desencadeia uma produo crtica da indstria brasileira poltica econmica em curso uma crtica que, a partir desse momento, ganharia fora e consistncia. Acusados por um editorial de O Estado de S. Paulo (16/09/1999) de haverem demonstrado injustificvel omisso em relao tarefa exitosa de derrubar a inflao (que o governo realizara nos anos anteriores), os dirigentes do Iedi explicitam publicamente sua posio. Afirmam, ento, em nota imprensa (28/06/1999), que ganhos importantes ocorreram no campo da estabilizao, nas privatizaes, nos ganhos de produtividade e na abertura de nossa economia. Por outro lado, prosseguem, impe-se a conscincia de que necessrio ir alm do bom ambiente econmico e da estabilidade de preos, em direo definio de polticas que promovam o avano industrial segundo uma estratgia que objetive o desenvolvimento e a mudana estrutural. Dessa forma, os empresrios voltavam a manifestar seu apoio ao liberalismo econmico associando-o necessidade de uma estratgia nacional de desenvolvimento, rejeitando, portanto, o pressuposto neoliberal dos mercados auto-regulados.
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 93

Entretanto, as novas idias que comeavam a ser definidas no foram incorporadas a um movimento mais amplo sustentado pelo conjunto do empresariado industrial. O Iedi no uma entidade de classe e suas formulaes no so percebidas, entre os prprios empresrios, como expresso da viso da classe empresarial. No foi possvel, portanto, identificar um novo acordo ou um novo pacto em torno de uma proposta alternativa de reestruturao da ordem econmica. No final dos anos de 1990, depois da sucesso de crises financeiras nos pases em desenvolvimento, de baixas taxas de crescimento nesses pases depois de equacionados a crise da dvida externa e os problemas da alta inflao, a hegemonia neoliberal estava j dando sinais de esgotamento. Existiam muitas alternativas de poltica social, ambiental e industrial, mas no havia uma clara alternativa macroeconmica e, mais amplamente, de estratgia nacional de desenvolvimento. Aproximadamente na mesma poca a mudana comea tambm a ocorrer na Fiesp, ainda que de forma mais tmida, com a eleio para sua presidncia, em 1998, de um jovem empresrio, Horcio Lafer Piva, e a escolha de Claudio Vaz como seu principal assessor. A mudana em relao competncia macroeconmica e capacidade de definir alternativas ocorrer tambm na Confederao Nacional da Indstria, presidida, desde 2002, por Armando Monteiro Netto. A CNI foi a primeira organizao dos empresrios industriais a montar uma assessoria econmica com efetiva competncia para discutir as questes macroeconmicas. A mudana que estava acontecendo na classe empresarial, entretanto, s se consolidar com a ocorrncia de dois fatos: o primeiro, no mbito nacional, foi a eleio de Lus Igncio Lula da Silva para a presidncia do pas; o segundo, no mbito interno, com a mudana de comando na Fiesp e a conseqente unio dos empresrios ligados a ela e ao Iedi. Nas entrevistas que fizemos com empresrios tornou-se claro que o retorno dos empresrios industriais poltica a um papel mais expressivo na interlocuo com o governo em torno da definio das polticas econmicas do pas ganhou um novo impulso com a eleio de Luiz Incio Lula da Silva para a presidncia do pas no final de 2003. Excetuados alguns grandes nomes como Eugnio Staub, na indstria, e Ablio Diniz, no comrcio interno, durante a campanha eleitoral, os empresrios brasileiros haviam se oposto fortemente ao candidato do PT. Entretanto, quando se tornou claro que o novo presidente no adotaria algumas polticas radicais que seu partido defendera no passado, como, por exemplo, o descumprimento de acordos internacionais, o no pagamento da dvida externa, ao mesmo tempo em que revelava um interesse muito maior do que o governo anterior por uma ativa poltica industrial e de defesa da empresa nacional, os empresrios industriais
94 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[10] A Fiesp, especificamente, con tou com a participao dos economis tas Jos Lus Oreiro, Gabriel Porcile e David Kupfer na elaborao de seus documentos. [11] Iedi Agenda para um proje to..., op. cit.

[12] Idem. So Paulo: Iedi, 2000.

[13] Iedi. A pauta de exportao brasileira e os objetivos da poltica de exportaes. So Paulo: Iedi, 2000. [14] BresserPereira e Nakano, Yoshiaki. Revista de Economia Poltica, vol. 21, n 3, 2002, pp. 14677. [15] Para um dossi sobre esse deba te, ver <www.bresserpereira.org.br>.

passaram a apoiar o governo. E mais do que isto na medida em que voltavam a ser ouvidos, tornaram-se mais motivados em participar do debate nacional. A criao do Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social e o convite a um nmero substancial de empresrios para integrar o novo rgo deram-lhes e ao Ministrio do Desenvolvimento e do Comrcio Exterior (importante instncia de negociao com os interesses empresariais) um papel mais relevante do que vinham tendo desde o colapso do Plano Cruzado e da coalizo democrticodesenvolvimentista que presidiu transio democrtica. No plano da prpria indstria, em 2005, com a eleio de Paulo Skaff para a presidncia da Fiesp e a de Benjamin Steinbruck e Josu Gomes da Silva seus principais articuladores para a vice-presidncia, o protagonismo empresarial ganhou nova dimenso, ao mesmo tempo em que Fiesp e Iedi (este ltimo sob a presidncia de Josu Gomes da Silva) voltaram a atuar de forma mais afinada. Por outro lado, a qualidade do Departamento Econmico d outro salto, agora sob a direo de Paulo Francini, um empresrio conhecedor da macroeconomia e com ampla histria de atuao poltica empresarial desde os anos de 1970. Dessa forma, a influncia dos empresrios sobre a poltica macroeconmica ganha nova consistncia. Em outras entidades estaduais, principalmente na Federao das Indstrias do Paran, sob a presidncia de Rodrigo da Rocha Loures, os empresrios industriais passam a contar com a participao externa de excelentes macroeconomistas10. No j referido documento do Iedi11, os empresrios questionaram a forma apressada que assumiu a abertura econmica, o tratamento privilegiado dispensado s empresas estrangeiras, o fechamento do processo decisrio e a ausncia de poltica industrial. A crtica aprofundar-se-ia nos anos seguintes. Dois anos depois, o Iedi lanou novo estudo com um longo ttulo, Indstria e desenvolvimento: uma anlise dos anos 1990 e uma agenda de poltica de desenvolvimento industrial para a nova dcada12, reforando o argumento a favor de uma redefinio da poltica econmica, solicitando medidas de estmulo ao mercado interno e de apoio empresa nacional. Ainda neste ano, o primeiro estudo com uma abordagem claramente macroeconmica publicado: A pauta de exportao brasileira e os objetivos da poltica de exportaes13. Por outro lado, no campo acadmico dos economistas, o ensaio, Uma estratgia de desenvolvimento com estabilidade14, abre pela primeira vez, desde o Plano Real de 1994, um grande debate nacional sobre a poltica macroeconmica ao desafiar os economistas convencionais a responder s questes levantadas15. No mesmo ano, Eugenio Staub, na presidncia do Iedi, inicia um programa de debate pblico sobre a conjuntura econmica, Polemizar, abrindo espao para que os empresrios se tornassem participantes mais diretos das
NOVOSESTUDOS84JULHO2009 95

discusses sobre poltica econmica. Em 2002, assume a presidncia do Iedi Ivoncy Iochpe, apontado por seus pares como uma cabea inteiramente macroeconmica. O primeiro estudo significativo do Iedi sobre a poltica macroeconmica ser publicado nesse ano, O comrcio exterior brasileiro nos anos 90 e as mudanas aps a desvalorizao cambial de 199916. Outros trabalhos surgiram cada vez se orientando mais diretamente para as questes macroeconmicas e principalmente para o problema da taxa de juros excessivamente alta e da taxa de cmbio sobreapreciada. Outro passo dado, em seguida, com o artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira na Folha de S. Paulo17 (2005) afirmando que a sobreapreciao da taxa de cmbio e as baixas taxas de crescimento que ento ocorriam tinham como uma de suas causas a doena holandesa. Ocorreu, ento, novo debate no pas no qual o departamento econmico da Fiesp e o Iedi tiveram papel protagonista. Vrios estudos realizados pelas duas organizaes mostraram que a doena holandesa estava levando desindustrializao prematura do pas e diminuio da participao dos setores utilizando tecnologia sofisticada na produo industrial. normal que pases desenvolvidos se desindustrializem na medida em que sua mo-de-obra mais especializada se dirige para subsetores do setor servios com valor adicionado per capita mais elevado. Mas o fenmeno estava ocorrendo no Brasil em um estgio de desenvolvimento no qual outros pases haviam continuado a se industrializar. O debate dessas questes ganhou um novo espao com a criao, em 2004, pela nova Escola de Economia de So Paulo da Fundao Getlio Vargas, do Frum de Economia da FGV. Este frum que, desde o incio, contou com o co-patrocnio da Fiesp, do Iedi, da CUT e da Fora Sindical transformou-se em um espao privilegiado para a discusso das grandes questes da macroeconomia do desenvolvimento e, particularmente, da relao entre uma taxa de cmbio competitiva e o desenvolvimento econmico uma taxa de cmbio que resultasse da neutralizao da doena holandesa e da deliberada rejeio de dficits em conta corrente.
opoRtunidAde

[16] Iedi. So Paulo: Iedi, 2002.

[17] BresserPereira. Maldio dos recursos naturais. Folha de S. Paulo, 6/06/2005.

A partir do ano 2000, depois das crises financeiras da dcada de 1990, assistimos, de um lado, ao fracasso das reformas neoliberais na medida em que os pases que as adotaram apresentaram baixas taxas de crescimento, aumento do desemprego e da desigualdade. De outro lado, como amplamente reiterado pela literatura internacional, observou-se o crescimento acelerado de pases como a China e a ndia que no as adotaram. O bom xito destes e de vrios outros pases asiticos, bem como da Argentina ao superar a crise a partir de 2003, indicou com clareza o equvoco do pressuposto da infalibilidade de
96 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[18] Idem. Novo desenvolvimentis mo e a ortodoxia convencional, op. cit.

[19] Ibidem.

receitas universais. No novo ambiente intelectual, assume o primeiro plano a rejeio do imperativo da convergncia e da uniformizao. A capacidade dos governos de agir com autonomia na escolha dos caminhos a seguir tornou-se um diferencial para explicar os casos de sucesso. Dessa forma, reacende-se o debate em torno de estratgias alternativas de desenvolvimento e de formas diferenciadas de insero na ordem global. Uma das alternativas, a estratgia novo-desenvolvimentista18, preconiza a relevncia da estabilidade econmica e do equilbrio fiscal, abrindo simultaneamente espao para a retomada do desenvolvimento com eqidade e sustentabilidade. No que se refere poltica macroeconmica, esta estratgia postula taxas de juros em nvel moderado, rejeita os dficits em conta corrente e o crescimento com poupana externa, prope administrar a taxa de cmbio, de forma a neutralizar sua tendncia sobreapreciao. A grande crise financeira que comeou nos Estados Unidos em 2007 e se tornou econmica e global no ano seguinte confirmou o fracasso das polticas econmicas neoliberais de desregulao e enfraquecimento do Estado polticas que agora esto penalizando os pases ricos que as patrocinaram. Esses fatos so lamentveis, mas tm um mrito: eles configuram uma oportunidade para o Brasil definir uma nova estratgia de desenvolvimento de base nacional uma estratgia que temos denominado novo desenvolvimentismo19. Como se distinguir essa estratgia da ortodoxia convencional que se pretende ser o caminho nico para o desenvolvimento econmico? Qual seria a coalizo capaz de sustentar uma via alternativa caracterizada por um novo enfoque em relao empresa estrangeira, ao comrcio exterior, poltica industrial, ao desenvolvimento tecnolgico, ao crescimento econmico, ao papel do mercado interno e urgente questo da redistribuio da renda e reduo da desigualdade? Podero os empresrios assumir uma vez mais papel central na articulao de uma coalizo poltica neodesenvolvimentista que se distinga tanto do velho desenvolvimentismo como da ortodoxia convencional? Ser este o momento em que eles podero voltar a uma posio influente no plano interno, participando ativamente do processo de desenvolvimento econmico nacional, recuperando espao poltico no plano interno e contribuindo para a retomada do desenvolvimento econmico nacional? impossvel responder a todas essas perguntas, mas cremos que neste trabalho demonstramos que a ltima questo est recebendo uma resposta positiva. Hoje j h consenso que, nesta dcada, o centro da economia mundial comeou a mudar em direo aos pases em desenvolvimento, sobretudo para os asiticos. Nessa mudana, os empresrios e as burocracias pblicas nacionais tiveram papel decisivo. difcil, entretanto, prever como isso afetar o empresariado brasileiro e o Brasil. As muNOVOSESTUDOS84JULHO2009 97

danas ocorridas nos anos de 1990, notadamente, a privatizao e a abertura comercial, alm das reformas constitucionais, determinaram, como vimos, um profundo corte em relao ao passado. Tiveram eficcia no desmonte dos alicerces da antiga ordem desenvolvimentista, tornando anacrnica qualquer perspectiva de retorno situao anterior, bem como a utilizao de antigos paradigmas para a interpretao do momento presente. Entretanto, isso no garante que o Brasil venha a adotar um novo desenvolvimentismo menos intervencionista, sem carter protecionista, porm identificado com uma poltica industrial estratgica e com uma poltica macroeconmica baseada em disciplina fiscal,juros baixos,crescimento com poupana interna e taxa de cmbio competitiva (em vez de uma poltica ortodoxa baseada em juros altos, crescimento com poupana externa e taxa de cmbio sobreapreciada). As reformas e as polticas governamentais que constituem a ortodoxia convencional no foram eficazes para sustentar uma nova estratgia de desenvolvimento porque esse conjunto de diagnsticos, recomendaes e presses representou uma reao dos pases ricos competio crescente que, no quadro da globalizao, os pases de renda mdia lhes vm fazendo em todo o mundo. A ortodoxia convencional no visava, portanto, ao desenvolvimento dos pases de renda mdia, mas neutralizao de sua capacidade competitiva, principalmente por meio da poltica de cmbio apreciada. Entre 2002 e 2007, o Brasil e mais amplamente a Amrica Latina beneficiaram-se com o aumento dos preos das commodities que exportam. Esse fato implicou em um aumento das taxas de crescimento, as quais, entretanto, continuaram muito baixas quando comparadas com as dos demais pases em desenvolvimento que tambm viram acelerar seu crescimento. O Brasil s voltar realmente a se desenvolver e a realizar o catch up coisa que fez entre 1930 e 1980, nos quadros do nacional-desenvolvimentismo se lograr formular uma estratgia nacional de desenvolvimento que parta da realidade nacional, que se baseie em sade fiscal, juros baixos, cmbio competitivo, sem desconsiderar a questo da justia social. S uma poltica baseada nessas linhas de ao ser capaz de combinar desenvolvimento econmico com eqidade, e fazer o pas ingressar num novo patamar de desenvolvimento, priorizando suas dimenses tica, social e poltica. Afinal, como salientou Amartya Sen20, o desenvolvimento requer, antes de tudo, que se removam as principais fontes de privao de liberdade, tais como a tirania e a pobreza, a carncia de oportunidades econmicas, a destituio social sistemtica, a negligncia de oferta de servios pblicos essenciais (em sade, educao, saneamento bsico), e a insegurana econmica, poltica e social. O crescimento econmico , sim, um componente importante, pois contribui no s elevando rendas privadas, mas tambm possibilitando ao Estado financiar a seguridade social e a interveno governamental seletiva.
98 EmPrESariaDOiNDUSTriaL,DEmOcraciaEPODErPOLTicO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Eli Diniz

[20] Sen, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Compa nhia das Letras, 1999.

No Brasil, desde a eleio de Lula para a presidncia da Repblica, em 2002, vivemos um perodo de transio de uma ordem centrada no mercado para um modelo econmico com maior coordenao pelo Estado. Se h linhas de continuidade, predominam os pontos de descontinuidade. A manuteno da poltica macroeconmica do governo anterior indica que a coalizo financeira e internacional continua influente, mas desde a substituio do ministro da fazenda Antonio Palocci por Guido Mantega tivemos um reforo das idias novo-desenvolvimentistas. Este fato se acentuou, no segundo governo Lula com a escolha de Luciano Coutinho para a presidncia do BNDES. Provavelmente por essa razo alguns empresrios relacionaram sua maior participao poltica com a eleio de 2002. Entretanto, o carter sindical e de esquerda do governo leva a burguesia brasileira como um todo e, especialmente, seus setores mais conservadores e globalistas a se sentirem fora do poder. Vivem, assim, uma contradio que sempre caracterizou a burguesia industrial brasileira: identificam-se com governos nacionalistas porque se sentem mais fortes ento, mas insistem em suas perspectivas liberal e internacionalista que os aproxima do capitalismo dominante.
Recebido para publicao em 18 de fevereiro de 2009.
noVos Estudos
cEBraP

84, julho 2009 pp. 83-99

Luiz Carlos Bresser-Pereira professor Emrito da Fundao Getlio Vargas, editor da Revista de Economia Poltica e professor associado da cole dHautes tudes en Sciences Sociales. Foi Ministro da Fazenda (1987), da Administrao Federal e Reforma do Estado (1995-1998) e da Cincia e Tecnologia (1999). Eli Diniz professora titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora associada do Iuperj.

NOVOSESTUDOS84JULHO2009

99

Anda mungkin juga menyukai