Anda di halaman 1dari 9

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PAR

UFOPA 2010
EDITAL N. 2/2009-UFOPA/UFPA

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO
21 de fevereiro de 2010

NOME DO(A) CANDIDATO(A)

N. DE INSCRIO

BOLETIM DE QUESTES
LEIA COM MUITA ATENO AS INSTRUES SEGUINTES.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 Este BOLETIM DE QUESTES contm 40 questes objetivas, sendo 5 questes de Lngua Portuguesa, 5 de Legislao, 5 de Noes de Informtica e 25 questes de conhecimentos especficos, mais a Redao. Cada questo objetiva apresenta cinco opes de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E). Apenas uma responde adequadamente questo. Esta prova est redigida conforme o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990). Contudo, para a redao, sero admitidas a nova Ortografia (2009) e a Ortografia anterior (1971). Confira se, alm deste BOLETIM DE QUESTES, voc recebeu o CARTO-RESPOSTA, destinado marcao das respostas das questes objetivas, e o FORMULRIO DE REDAO, destinado transcrio do texto definitivo da redao. Verifique se o seu nome e o nmero de sua inscrio conferem com os dados contidos no CARTO-RESPOSTA. Em caso de divergncia, notifique imediatamente o fiscal de sala. Aps a conferncia, assine seu nome no espao prprio do CARTO-RESPOSTA. Confira se a prova est completa e sem falhas. Caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala. A marcao do CARTO-RESPOSTA e a transcrio do texto definitivo da redao no FORMULRIO DE REDAO devem ser feitas com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. No dobre, no amasse, no rasure nem manche o CARTO-RESPOSTA e o FORMULRIO DE REDAO, tambm no faa qualquer registro fora dos locais destinados s respostas e ao texto definitivo da redao. O CARTO-RESPOSTA e o FORMULRIO DE REDAO somente sero substitudos caso contenham falha de impresso e/ou se os dados contidos no carto no corresponderem aos seus. O FORMULRIO DE REDAO o nico documento considerado para a correo do texto da redao. Este boletim deve ser usado apenas como rascunho, pois no valer, sob hiptese alguma, para efeito da correo. Quando terminar a prova, entregue ao fiscal de sala este BOLETIM DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e o FORMULRIO DE REDAO e assine a LISTA DE PRESENA. Sua assinatura deve corresponder quela que consta no seu documento de identificao. Este boletim no poder ser levado pelo candidato em qualquer hiptese. O tempo disponvel para esta prova de quatro horas, com incio s 8 horas e trmino s 12 horas, observado o horrio de Belm/PA. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no BOLETIM DE QUESTES no sero considerados na avaliao.

10 11

12 13

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

MARQUE A NICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTES DE 1 A 40.


LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 5.
A importncia do trabalho em equipe 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres to pequenos, mas que do um grande exemplo de unio, fora e auto-gerenciamento. As primeiras tm um lder, vivem numa sociedade que eficazmente organizada e no precisam receber ordens para executar seu trabalho. Voc j viu de perto um formigueiro? J notou como elas andam em fileiras em perfeita sincronia estocando seu alimento no vero para os dias de chuva, quando no podem trabalhar? J os gafanhotos no tm um lder, porm sabem o que devem fazer exatamente. Mas o que trabalho em equipe? Suponha que trs pessoas estejam trabalhando em uma plantao de feijo, onde cada um ganha o salrio correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, o primeiro indivduo cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importncia do trabalho dos outros, cada um por si. Certo dia, o segundo membro da equipe falta ao trabalho por motivo de doena e a atividade continua, uma vez que cada um recebe o salrio correspondente ao seu dia de atividade e eles sabem qual a sua responsabilidade, sem a necessidade de um lder para orient-los. O primeiro cava o buraco, o segundo no joga a semente (pois no estava presente) e mesmo assim o terceiro tapa o buraco e assim prosseguem o dia inteiro... Muitas pessoas que atuam em diversas organizaes esto trabalhando em grupo e no em equipe, como se estivessem em uma linha de produo, onde o trabalho individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros esto fazendo e sua importncia para o sucesso da tarefa. Eles tm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir alm daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior os integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importncia do trabalho de cada membro, tendo uma viso e objetivos comuns, certamente diriam: nosso colega faltou, vamos ter que substitu-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se no nosso trabalho ser improdutivo. Toda equipe um grupo, porm nem todo grupo uma equipe, afirma Carlos Basso, scio-diretor da Consultoria CR Basso. Grupo um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se renem por afinidades. No entanto esse grupo no uma equipe. Pois, equipe um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas especficas. Grupo so todas as pessoas que vo ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas no se conhecem, no interagem entre si, mas o objetivo o mesmo: assistir ao filme. J equipe pode ser o elenco do filme: todos trabalham juntos para atingir uma meta especfica, que fazer um bom trabalho, um bom filme.
(Suzy Fleury, psicloga e consultora empresarial e esportiva) http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-trabalho-em-equipe-534401.html (adaptado)

UFOPA 2010

Assistente em Administrao

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

Depreende-se, com a leitura do texto A importncia do trabalho em equipe, que um dos propsitos da autora

4 O trecho em destaque que expressa, em relao passagem no destacada, a ideia de finalidade


(A) Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanotos [...] (linha 01) J os gafanhotos no tm um lder, porm sabem o que devem fazer exatamente. (linha 06) Grupo so todas as pessoas que vo ao cinema para assistir ao mesmo filme. (linhas 29 e 30) [...] O primeiro cava o buraco, o segundo no joga a semente (pois no estava presente) e mesmo assim o terceiro tapa o buraco [...] (linhas 15 e 16) todos trabalham juntos para atingir uma meta especfica, que fazer um bom trabalho, um bom filme. (linhas 31 e 32)

(A) (B) (C) (D) (E)

defender a ideia do trabalho em equipe. explicar como se desenvolve um trabalho em equipe. argumentar a favor da ideia do trabalho em grupo. enumerar as vantagens de trabalhos em grupo e em equipe. descrever as formas de trabalho de animais como as formigas. (D) (B)

(C)

Conforme a leitura do texto, correto afirmar que a figura do lder

(E)

(A) (B) (C) (D) (E)

importante, mas onerosa. importante, mas invivel. importante, mas controladora. importante, mas incmoda. importante, mas dispensvel. I. no trecho [...] O primeiro cava o buraco, o segundo no joga a semente (pois no estava presente) e mesmo assim o terceiro tapa o buraco e assim prosseguem o dia inteiro... (linhas 15 e 16), a elipse utilizada como recurso de coeso textual. II. no trecho Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos [...] (linha 01), a autora constri o perodo em destaque com o sujeito em primeira pessoa do plural para incluir-se entre os leitores. III. a interrogao [...] Voc j viu de perto um formigueiro? (linha 04) usada pela autora para estabelecer uma espcie de dilogo com o leitor de seu texto. IV. o trecho nosso colega faltou, vamos ter que substitu-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se no nosso trabalho ser improdutivo. (linhas 24 e 25) um exemplo de discurso indireto entre os trabalhadores da plantao de feijo. Esto corretas as afirmativas Quanto aos fatos relacionados organizao textual, pode-se afirmar que

3 Identifique quais dos segmentos em destaque NO restringem o sentido do termo anterior.


I. Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres to pequenos, mas que do um grande exemplo de unio, fora e autogerenciamento. (linhas 01 e 02) II. Muitas pessoas que atuam em diversas organizaes esto trabalhando em grupo e no em equipe [...] (linha 18) III. Eles tm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir alm daquilo que foi determinado. (linhas 21 e 22) IV. [...] todos trabalham juntos para atingir uma meta especfica, que fazer um bom trabalho, um bom filme. (linhas 31 e 32) Esto corretas as alternativas

(A) (A) (B) (C) (D) (E) I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV. (B) (C) (D) (E)

I e II. II e III. III e IV. I, II e III. I, II e IV.

UFOPA 2010

Assistente em Administrao

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

REDAO
No mundo atual, dadas s facilidades proporcionadas pela tecnologia, o contato entre as pessoas mais imediato. Contraditoriamente, ainda so frequentes atitudes individualistas que dificultam a realizao de trabalhos em equipe. Com base nas ideias contidas no texto de Suzy Fleury, escreva um texto em prosa em que voc argumente acerca de pelo menos duas vantagens do trabalho em equipe.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UFOPA 2010

Assistente em Administrao

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

LEGISLAO
Sobre a Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA), assinale a alternativa INCORRETA. (A) A UFOPA foi criada somente por desmembramento da Universidade Federal do Par (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA). A UFOPA, com natureza jurdica de fundao pblica, instituio vinculada ao Ministrio da Educao, tendo, por sede e foro, o Municpio de Santarm, no Estado do Par. A UFOPA tem por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas reas do conhecimento e promover a extenso universitria. O ingresso nos cargos do Quadro de Pessoal efetivo da UFOPA dar-se- por meio de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. A estrutura organizacional e a forma de funcionamento da UFOPA, observado o princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso, so definidas nos termos da Lei n. 12.085, de 05 de novembro de 2009, que dispe sobre sua criao, do seu estatuto e das demais normas pertinentes.

8 Segundo o Cdigo da tica Profissional do Servidor Pblico Civil Federal (Decreto Federal n. 1.171, de 22 de junho de 1994), no configura dever do servidor:
(A) zelar para que qualquer prestao de contas no seja retardada, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo. tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias. ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral. ter respeito hierarquia, no desacatando seu superior hierrquico em hiptese alguma, posto que obtenha benesse indevida.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

7 Quanto estruturao do Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-Administrativos em Educao, no mbito das Instituies Federais de Ensino vinculadas ao Ministrio da Educao, analise as afirmativas abaixo.
I. Considera-se nvel de categorizao o conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados com base nos requisitos de escolaridade, nvel de responsabilidade, conhecimentos, habilidades especficas, formao especializada, experincia, risco e esforo fsico para o desempenho de suas atribuies. O nvel de capacitao a posio do servidor na Matriz Hierrquica dos Padres de Vencimento em decorrncia da capacitao profissional para o exerccio das atividades do cargo ocupado, realizada aps o ingresso. Entende-se por Plano de Carreira o conjunto de princpios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gesto do rgo ou entidade. Cargo o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional cometidas a um servidor.

NO finalidade da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal a ser implementada pelos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional: (A) desenvolvimento permanente do servidor pblico. (B) oferecimento de oportunidades de requalificao aos servidores em estgio probatrio. (C) adequao das competncias requeridas pelos servidores aos objetivos das instituies, tendo como referncia o plano plurianual. (D) divulgao e capacitao. gerenciamento das aes de

II.

(E) racionalizao e efetividade dos gastos com capacitao.

III.

10 Acerca da acumulao de cargos pblicos no mbito da Administrao Federal, assinale a alternativa correta.
(A) O servidor vinculado ao Regime Jurdico nico dos servidores pblicos civis da Unio que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, qualquer que seja a hiptese. A vedao de acumular extensiva a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista pertencentes apenas Unio.
Assistente em Administrao

IV.

Esto corretos somente os itens (A) (B) (C) I, II e IV. I, III e IV. II, III e IV. (D) (E) I, II e III. I e IV. (B)

UFOPA 2010

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

(C)

No mbito da Administrao Pblica Federal, a acumulao de cargos pblicos excepcionalmente permitida, desde que haja compatibilidade de horrios e haja observncia ao disposto na Constituio da Repblica Federativa do Brasil. O servidor federal poder exercer, no mximo, at dois cargos em comisso, desde que seja remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. Em regra, o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos federais permite a acumulao remunerada de cargos pblicos.

13

Considere a barra de ferramentas abaixo.

(D)

No Microsoft Word 2003, essa barra denominada (A) (B) (C) (D) Barra de Comentrios. Barra de Correo. Barra de Formatao. Barra de Banco de Dados. Barra de Reviso.

(E)

NOES DE INFORMTICA

(E)

11
2003.

Considere a seguinte tabela do Microsoft Excel

14

Relacione a coluna da direita com a da esquerda. ( ( ( ( ( ) outlook ) disco rgido ) adobe reader ) pendrive ) nobreak

(1) Hardware (2) Software

Se a frmula SOMASE(A2:A6;">=3000") for aplicada a essa tabela, o resultado ser (A) (B) (C) (D) (E) 23000 21000 18000 13000 3000

A alternativa que contm a sequncia certa, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) (E) 2, 1, 1, 1, 1 1, 2, 1, 2, 1 2, 1, 2, 1, 2 2, 1, 2, 1, 1 1, 1, 2, 2, 2

12 Os programas adobe reader, paint, bloco de notas e excel trabalham, respectivamente, com arquivos do tipo
(A) (B) (C) (D) (E) bmp, doc, xls, pdf pdf, sys, doc, xls dbf, pas, pvc, doc pdf, bmp, txt, xls adr, pnt, wrd, exc

15 Marque a alternativa softwares antivrus:


(A) (B) (C) (D) (E)

que

contm

apenas

karpersky, avg, avast!, avira photoshop, adobe reader, avg, paint windows media player, winamp, avg, Windows winamp, excel, word, avira avg, avira, karpersky, adobe reader

UFOPA 2010

Assistente em Administrao

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

16

Hoje, no ambiente das organizaes pblicas, os objetivos determinados e os resultados a serem alcanados mostram uma atitude (A) (B) (C) (D) (E) funcional. burocrtica. patrimonialista. gerencial. paternalista.

20

A administrao composta por funes ou processos interligados, que geram dinamicidade. Sabendo disso, voc trabalha em sua organizao assegurando a realizao de objetivos e ajudando a identificar, quando necessrio, a necessidade de modific-los. Considerando esse contexto, correto afirmar que o seu processo de trabalho o de (A) (B) (C) planejamento. liderana. controle. execuo. organizao.

17

(D) (E)

Como funcionrio, voc participa de um seminrio sobre Princpios Fundamentais da Administrao Pblica. Nesse seminrio, foi muito enfatizada a importncia de se tratar os problemas de um cargo sem se deixar influenciar por quem o ocupa. Esse princpio o da (A) (B) (C) (D) (E) eficincia. moralidade. impessoalidade. publicidade. legalidade.

21

O seu grupo de trabalho na UFOPA recebeu um elogio pela competncia na produo de resultados com dispndio mnimo de recursos e esforos. Nesse caso, correto afirmar que o grupo foi (A) (B) (C) (D) (E) eficiente. efetivo. eficaz. dinmico. sistmico.

18 Entre os programas que objetivam a melhoria do atendimento ao cliente externo das instituies pblicas por meio da reduo ou eliminao de exigncias, est o programa de
(A) (B) (C) (D) (E) valorizao. participao. gesto empreendedora. gesto de servios. desburocratizao.

22

A elaborao de cronogramas, calendrios, oramentos e projetos de uma empresa chamada de plano (A) (B) (C) (D) (E) estratgico. permanente. funcional. operacional. temporrio.

19

A participao com suas ideias, o compromisso com o trabalho, a responsabilidade assumida so iniciativas que colaboram com o aumento, no ambiente de sua organizao, da sua necessidade (A) (B) (C) (D) (E) de segurana. de autoestima. de autorrealizao. bsica. social.

23

O principal objetivo na rea em que voc trabalha o de possibilitar a recuperao financeira de sua instituio. Nesse objetivo maior, h uma sucesso de objetivos interligados, que so chamados de (A) (B) (C) (D) (E) atividades programadas. tcnicas de processamento. cadeia de meios e fins. procedimento. definio de polticas.

UFOPA 2010

Assistente em Administrao

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

24

Voc trabalha na grfica de uma instituio e o pessoal de Produo definiu a necessidade de confeco de capas para material de treinamento em Recursos Humanos por meio da seguinte solicitao: Produzir 500 capas at o dia 10/03, com 98% de qualidade de aceitao, utilizando no mximo 5 homens/hora.

28 Em seu ambiente de trabalho, voc participa de um mtodo de deciso em grupo no qual os membros esto fisicamente presentes, como numa reunio, mas atuam de modo independente. Essa tcnica de deciso em grupo chamada:
(A) (B) (C) (D) (E) Grupo interativo Pensamento criativo Tcnica de grupo nominal Reunio em rede Reunio delegada

Estamos diante do cumprimento de: (A) (B) (C) (D) (E) metas. cursos de ao. meios de controle. rotinas administrativas. instrues funcionais.

29

25

Na sua organizao, funcionrios com o mesmo nvel hierrquico, mas de diferentes reas de trabalho, se juntaram para realizar uma tarefa. Portanto, esses funcionrios pertencem a um tipo de associao a que chamamos: (A) (B) (C) (D) (E) Soluo de Problemas Trabalhos Autogeridos Fora Tarefa Alto Desempenho Comit

Como auxiliar do coordenador de ensino de um curso a distncia na UFOPA (Operao), voc informa ao Departamento de Pessoal (Recursos Humanos) o nmero de horas trabalhadas de cada professor, para que sejam feitos os devidos pagamentos (Administrao Financeira). Houve, nesse exemplo, um caso de comunicao (A) (B) (C) (D) (E) para baixo. para cima. horizontal. centralizada. lateral.

30

26

Quando membros de uma organizao interagem com o objetivo bsico de partilhar informaes e tomar decises, eles formam (A) (B) (C) (D) (E) uma equipe de trabalho. uma associao de classe. um grupo estratgico. um time. um grupo de trabalho.

Observando as tendncias das prticas organizacionais, voc descreve seu local de trabalho da seguinte forma: a estrutura bem solta; h baixa especializao dos funcionrios; quase no h formalidades; as atividades e decises so descentralizadas. Com base nessa descrio, correto afirmar que voc trabalha em um ambiente que usa uma estratgia de (A) (B) (C) (D) (E) regulao de conflito. dinmica de grupo. inovao. organizao mecanicista. organizao funcional.

27

O cargo de Assistente Administrativo da UFOPA exige que voc realize uma srie de atividades. Embora ainda tenha que desempenhar muitos papis fora da Universidade, voc compreende que seus colegas tambm desempenham uma multiplicidade de papis. Essa compreenso faz parte do entendimento sobre (A) (B) (C) (D) (E) conflitos. sistemas. procedimentos. hierarquia. normas.

31

A UFOPA, como qualquer outra Instituio de Ensino, apresenta organizao departamentalizada por (A) (B) (C) (D) (E) modelo territorial. produto. cliente. reas de conhecimento. processo.

UFOPA 2010

Assistente em Administrao

CONCURSO PBLICO PARA A CARREIRA DE TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UFOPA 2010 EDITAL N. 2/2009

32

Para garantir que os funcionrios de uma empresa executem suas funes tal como deles se espera, necessrio que as informaes de sistema de controle alimentem o processo de planejamento, reiniciando, assim, o ciclo do processo de (A) (B) (C) (D) (E) administrao. regulamentos formais. superviso direta. recompensas organizacionais. treinamento.

36

Voc digita um documento e envia uma Comunicao Oficial para a chefia de uma unidade subordinada que voc faz parte. No fecho desta Comunicao voc deve usar: (A) (B) (C) (D) (E) Respeitosamente Cordiais saudaes Atenciosamente Cordialmente Saudaes

33

Os dados que uma unidade de Recursos Humanos levanta mensalmente geram informaes de treinamento, escala de frias, folha de pagamentos, entre outros. Consequentemente, esses dados permitem que a rea de Gesto de Pessoas decida sobre a oferta ou no de treinamentos especficos. Esse conjunto de procedimentos que tornam possvel entender uma informao e torn-la til empresa chamado (A) (B) (C) (D) (E) conhecimento. rotina. modelo. tramitao. especificao.

37

Voc trabalha em um Arquivo que guarda slides e filmes sobre os Projetos de Reflorestamento realizados em Santarm, em 2009. Esse um exemplo de arquivo (A) (B) (C) (D) (E) corrente. especializado. morto. especial. detalhado.

38

Um usurio procura sua unidade de trabalho para obter informaes acerca de documentos sobre o trabalho escravo no Par, que foram produzidos pela instituio da qual voc faz parte, ao longo da existncia desta. Portanto, voc trabalha (A) (B) (C) (D) (E) no Arquivo. no Protocolo. na Secretaria. no Cadastro. na Assessoria.

34

Localizao, espao fsico, arranjo fsico, sistema de informao e recursos humanos so condies que levam a um satisfatrio desempenho do grupo de trabalho na rea de: (A) (B) (C) (D) (E) Planejamento Integrado Armazenagem e Logstica Desenvolvimento Organizacional Estratgia e Mudana Sistema de Operaes

39

O servidor pblico tem como dever atender o usurio, para desenvolver continuamente a comunicao e o contato com o pblico e, desse modo, fortalecer (A) (B) (C) (D) (E) a estrutura organizacional. o regimento interno. os processos primrios. as chefias extraordinrias. a descrio de cargos.

Ao escrever um texto oficial, deve-se transmitir o mximo de informaes com o mnimo de palavras. Portanto, reler o texto fundamental para evitar redundncias e informaes desnecessrias. Essa caracterstica dos textos oficiais (A) (B) (C) (D) (E) a flexibilidade. o estilo. a conciso. a abrangncia. a limitao.

35

40

Voc o grande responsvel para que o elo entre os setores do servio pblico se estreite, aumentando, assim, a qualidade interna da instituio em que voc trabalha. Desse modo, voc poder agregar ao seu local de trabalho (A) (B) (C) (D) (E) maior dedicao mais eficincia maior empenho mais conhecimento mais eficcia
Assistente em Administrao

UFOPA 2010

Anda mungkin juga menyukai