Anda di halaman 1dari 26

Valorizao de Resduos

Modelo de desenvolvimento

Historicamente os impactos causados no meio natural aumentam em funo do contnuo crescimento das atividades humanas. O modelo scio-econmico atual depende direta ou indiretamente dos recursos naturais e as atividades desenvolvidas dentro deste modelo so pouco sustentveis, provocando danos irreparveis no curto prazo e afetando a capacidade de manuteno do atual sistema econmico.

Panorama dos Resduos Slidos Urbanos


O ltimo Panorama da Resduos Slidos no Brasil antes da implementao da Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS) mostrou que enquanto a gerao de resduos aumentou em 5,29% em 2010 (Abrelpe)
400 350 300 250 200 150 100 50 0

Ano 2009 359 hab/ano 215 hab/ano

Ano 2010 378 hab/ano 227 hab/ano

Total Residuos Solidos Urbanos


Outros usos ou destinos Resduos reciclaveis

18 hab/ano
126 hab/ano

19 hab/ano
132 hab/ano

Residuos solidos organicos urbanos compostaveis

Panorama dos Resduos Industriais


No Estado de So Paulo geram-se anualmente um total 26.619.678 toneladas de resduos slidos industrial, dos quais 25.030.167 toneladas Classe II. (CEFETES).

Panorama dos Resduos Industriais


As alternativas de destinao utilizadas atualmente pelo setor industrial em Estado de So Paulo para este tipo de resduo classe II so:

Agregado em ptios prprios da indstria (3%), Aterros controlados ( a forma mais popular representando um 92%) e Tratamento para recuperao de substncias para recirculao dentro dos processos produtivos, que geraram os resduos (5%) ou para poder ser aproveitados por outros processos produtivos.

Modelo de desenvolvimento
Desde a segunda metade do sculo 20, quando comeou uma nova conscincia e sensibilidade frente aos grandes problemas ambientais, e o ambiente passou a ser considerado em situao de risco em frente a seu papel no sustentvel em sua constante inter-relao homem-natureza.

Se para mim no tem utilidade, no significa que no tem mais valor. possvel que esse material tenha VALOR para outro pessoa ou aplicao.

Gesto de Resduos
A gesto dos resduos se tornou um dos principais problemas ambientais que acometem sistemas sociais, j que a gerao de resduos slidos cresce junto com a urbanizao e a industrializao. No dia 31 de outubro a populao mundial ser de 7 bilhoes de pessoas e nos prximos 10 anos se estima que a gerao de resduos se triplicar a atual gerao.

Gerao de Resduos
Para atender suas necessidades, os seres humanos estabeleceram

um sistema complexo de
produo e consumo, no qual os suprimentos ou materiais e

energia utilizados, so s
parcialmente consumidos.

A diferena entre o total


utilizado e realmente consumido chamada Resduo.

Resduos = Recursos
Quando a gerao de resduos
inevitvel, eles devem passar a ser considerado como recursos dos quais

podem se recuperar matria-prima


utilizvel, nutrientes e at mesmo de energia. Mediante a Valorizao de Resduos os materiais no aproveitados dos sistemas produtivos ou sociais so processados e transformados para inseri-los novamente ao circuito

econmico.

Aspectos da Valorizao de Resduos


Aspectos da valorizao a ser considerados: Disponibilidade tcnica (inovao tecnolgica e P&D) Ambientalmente correto (aspectos e impactos ambientais) Viabilidade econmica (valor agregado, custos e mercado)

Modelo de Compostagem

Dentro dos ecossistemas naturais, desde uma viso das cincias ecolgicas, os produtores e os consumidores, em cada etapa da rede trfica, geram grandes quantidades de resduos. Ao mesmo tempo, dentro do mesmo ecossistema desenvolvem-se processos recicladores dessa matria orgnica. Esta matria orgnica integrada novamente ao ecossistema como nutrientes disponveis para o desenvolvimento dos produtores, recirculando os elementos e nutrientes.

Gesto de Resduos Uma alternativa vivel e crescente para o problema destes resduos o processo

de compostagem, processo biolgico


aerbico pelo qual se estabilizam e transformam a resduos orgnicos em fertilizantes, que podem ser utilizados para melhorar a fertilidade do solo, em

especial daqueles submetidos a


atividades econmicas (ecossistemas

produtivos).

Condies Ideais de Compostagem

Condies Qumicas:

Balano de nutrientes disponveis


para os microorganismos, em especial a Relao Carbono /

Nitrognio.
Relao C/N ideal de 25/1 pH entre 6 e 8.

Materiais livres de bactericidas ou


desinfetantes Oxigenao apropriada de todo o

material
Umidade com mdia de 50%.

Condies Ideais de Compostagem

Condies Fsicas: Estruturantes para os resduos

Granulometria apropriada do
material que aporta o carbono. Revolvimentos peridicos e homogeneizao da mistura de resduos com biomassa. Inclinao de em mdia 2% do piso da Central de Compostagem.

Processo de Compostagem de Resduos Orgnicos


Tempo de Compostagem mdio: 52 dias
O processo de compostagem garante o processo de 100 % dos resduos gerados.

No criar passivos de nenhum dos resduos destinados para a unidade.


Controle de vetores e odores desagradveis. Reduo dos gases de efeito estufa (Exemplo: CH4). Indicadores operacionais e de performance da unidade conforme os requisitos do MAPA, CETESB e CONAMA apresentando os resultados mensalmente em Relatrios Operacionais e Gerenciais.

Compostagem de Resduos Orgnicos

Como processo reciclador da matria orgnica, a compostagem possibilita: a reduo do volume dos resduos gerados, economia dos recursos naturais, reduo da dependncia de agroqumicos, e desenvolvimento de tecnologias e prticas de desenvolvimento sustentveis e produo mais limpa.

Compostagem de Resduos Orgnicos


Em uma leira de material em compostagem se do processos de biodegradao em determinadas perodos e sob certas condies. O importante destes processos no biodegradar, e sim poder controlar esta biodegradao, que nos permitam a obteno de um produto final o mais apropriado possvel, no menor tempo possvel. O sucesso do processo de compostagem depender de controlar as condies qumicas e fsicas para o timo desenvolvimento dos processos biolgicos.

Compostagem de Resduos Orgnicos

Metabolismos respiratrios de tipo aerbio termofilo (processo caracterizado com temperaturas acima de 51C), minimizando processos fermentativos e anaerbicos, j que os produtos finais deste tipo de metabolismo no controlado conduzem perda significativas de nutrientes, gerao de odores desagradveis e gases contaminantes.

Vantagens da Compostagem de Resduos Orgnicos


Todos os resduos podem ser reciclados como adubo orgnico-mineral. As Vantagens da Compostagem so: Diminuio da quantidade de resduos finais dispostos em aterro. Diminuio do custo de destinao final,

Diminuio das emisses de CO2.


Resduos industriais e urbanos, orgnicos, classe II tem potencial de ser valorizados no processo de compostagem.

Compostagem de Resduos Orgnicos


Relao mnima de nutrientes no composto a ser produzido nas unidades da Ambitec.
Nitrognio Fsforo Potssio 1,82% 0,94% 0,79% 11.668 Ton/ano 6.026 Ton/ano 5.065 Ton/ano

Clcio
Magnsio Enxofre Ferro pH

12,72%
0,21% 0,31% 0,32% 8,30

81.550 Ton/ano
1.346 Ton/ano 1.987 Ton/ano 2.052 Ton/ano

Frente a demanda de nutrientes no Brasil para 2020 ser importando 86% de fertilizante a ser usado n a agricultura. Isto aumentar a demanda de fertilizantes produzidos no Brasil.
Atualmente existem 14.003 unidades de agricultura orgnica registradas no Brasil. Ns prximos 5 anos este mercado crescer um 20%, aumentando a demanda de adubos orgnicos.

Benefcios da Compostagem de Resduos Industriais

Necessidade de novos Recursos


Ao final de 2017, quando terminar o ciclo de crescimento das florestas que esto sendo plantadas em 2010, a produo de celulose passar de 13,4 milhes para 20 milhes de toneladas. Tambm nesse perodo, a produo de papel aumentar de 9,3 milhes para 12,5 milhes de toneladas, e a rea de florestas plantadas crescer 25%.

Resultados obtidos
675.000 600.000 525.000 450.000 375.000

300.000
225.000 150.000 75.000 0 Total 2008 389.455 Ton Total 2009 430.351 Ton Total 2010 375.171 Ton Total 2011* 291.115 Ton Total 2012** 641.115 Ton

Ton/ano

No perodo de 2008 2010 tratamos um passivo de 450.000 toneladas de resduos orgnicos e inorgnicos da International Paper depositados em um Aterro prprio transformando-os em adubo organo-mineral e o aplicamos em florestas de eucalipto. *Calculo estimando sobre os dados da unidade at setembro de 2011. **Calculo estimando sobre os atuais contratos e os que esto sendo negociados com duas empresas.

Unidades de Compostagem de Resduos Orgnicos


Mediante o modelo desenvolvido so composta dos at 450.000 toneladas de resduos industrias por ano. Principais unidades de trabalho: International Paper - MG

International Paper - IP
Suzano Limeira (Premio Fiesp) Suzano Suzano Embraer GPX

Novos Desafios
Novo modelo de compostagem para pequenos geradores de resduos orgnicos classe II (Exemplo: Restaurantes, Shoppings, Supermercados, entre outros). Trabalho junto com a BASF e a ABICOM para desenvolvimento deste mercado.

Obrigado pela ateno


Marcos Alejandro Badra
Diretor Tcnico
marcos.badra@grupoambipar.com.br
Telefone: 0055-11-34295077 Celular: 0055-11-75745021 Skype: badra_marcos PIN Blackberry: 214FE852

Anda mungkin juga menyukai