Anda di halaman 1dari 16

ANLISE DA PERCOLAO DGUA ATRAVS DA FUNDAO DA BARRAGEM CASTANHO - CEAR

Eloneide Menses Frana1 & Carsia Carvalho Gomes2 RESUMO A Barragem Castanho, localizada no municpio de Alto Santo no estado do Cear, foi construda sobre fundao rochosa, na qual, em alguns trechos, encontrado grau de fraturamento bastante elevado, o que justifica o estudo detalhado do fluxo pela fundao. Este trabalho tem como objetivo analisar os fluxos atravs da fundao de uma seo transversal do macio de concreto da barragem e observar se os valores destes satisfazem os padres aceitveis de segurana da obra. Para tanto, foram estudados os dados da investigao geotcnica da subsuperfcie, obtendo-se o coeficiente de permeabilidade equivalente a ser aplicado na modelagem. Na modelagem, foram realizadas 4 (quatro) simulaes do fluxo atravs da fundao, utilizando o software SEEP/W Geo Slope. Como resultado, verificou-se que o comportamento dos fluxos, atravs da fundao, satisfatrio se comparado com dados referentes a literatura existente sobre fluxo atravs de fundao de macios rochosos. ABSTRACT The Castanho Dam, located in Alto Santo District in State of Cear, was built above rocky foundation, in which, in some stretches, presents quite high fracture degree, what justifies the detailed study of the flow through the foundation. This work has as objective analyzes the flows through the foundation of a traversal section of the concrete dam embankment and to observe if its values satisfies the acceptable standard of construction safety. For so much, the data of the subsurface investigation geotechnical were studied, being obtained the equivalent permeability coefficient that was applied in the modeling. In the modeling, 4 (four) simulations were made for the flow through the foundation, using the SEEP/W - Geo Slope software. As a result, it was verified that the flows behavior, through the foundation, is satisfactory if compared with referring data that there is in literature about flow through rocky dam foundations.

Palavras-chave: percolao; barragens; recursos hdricos

1) Engenheira Civil, Mestranda em Recursos Hdricos da UFC, Rua Guarani 1201, Fortaleza, 60520-660 E-mail eloneide@gmail.com 2) Professora Adjunta da Universidade Federal do Cear -CE- CT, Endereo Rua Silva Jatahy, 400, apto1101 A, 60165-070 E-mail carisia@ufc.br

1. INTRODUO Em projetos de barragens, o controle do fluxo pelo macio, fundao e ombreiras constitui um dos requisitos fundamentais segurana da obra, Cruz (1996). O estudo do fluxo pela fundao de uma barragem de gravidade, necessrio para a avaliao do comportamento e desempenho em relao s hipteses formuladas no projeto, a fim de garantir a segurana da obra. O emprego de modelos matemticos para simulao do fluxo de uma barragem atravs da fundao uma ferramenta importante para esta avaliao, podendo alertar para o desenvolvimento de condies inseguras. A Barragem Castanho, localizada na bacia hidrogrfica do Rio Jaguaribe, Municpio de Alto Santo, Estado do Cear, forma um lago artificial que cobre uma rea de 32,5 mil hectares na cota do vertedouro, possibilitando o armazenamento e a criao de um reservatrio com capacidade mxima de 6,7 bilhes de metros cbicos de gua e um volume til de 4,2 bilhes de m3. O arranjo geral da barragem mostrado na Figura 1, e consta essencialmente de uma barragem de terra homognea nas ombreiras, composta por um macio de material cascalhoargiloso, um trecho central em CCR (Concreto Compactado a Rolo), um vertedouro, com 12 comportas, uma tomada dgua do tipo galeria, uma casa de vlvulas na margem direita, um dique fusvel na margem esquerda e 9 diques auxiliares na margem direita. O aude fica situado na regio semi-rida nordestina, com base geolgica predominantemente cristalina, onde alguns trechos da fundao apresentam grau de faturamento bastante acentuado, o que justifica o estudo do fluxo pela fundao, AGROSOLOS e HIDROTERRA (1997). Este trabalho tem como objetivo analisar o fluxo atravs da fundao de uma seo da Barragem Castanho, utilizando o software SEEP/W Geo Slope para, com os resultados obtidos, verificar-se se o comportamento da barragem est dentro dos padres aceitveis de segurana, com relao aos valores das vazes calculadas atravs da fundao.

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Fonte: ENGETEC (2005)

Figura 1 - Vista area da Barragem Castanho 2. METODOLOGIA Inicialmente foi realizada uma reviso terica, sobre fluxo em fundaes de barragens, e os vrios mtodos utilizados para a anlise, como o modelo matemtico baseado no mtodo dos elementos finitos. Em seguida, elaborou-se um breve estudo sobre a permeabilidade dos solos e foi feito o levantamento de dados sobre os resultados da investigao geotcnica realizada na Barragem Castanho. Por ltimo,descreveu-se o programa SEEP/W e as consideraes adotadas para a simulao do fluxo neste trabalho. Foi, ento, aplicado este modelo para a obteno dos valores das vazes atravs da fundao da barragem para posterior anlise das condies de segurana da mesma.

2.1 Fluxo em uma Barragem No fluxo dgua atravs de meios porosos, a energia potencial total que faz mover o fluido constituda pela soma dos potenciais de gravidade, presso, eletrosttico, trmico e de foras de natureza fsico-qumica. O processo mais usual de anlise de percolao em barragens, tanto atravs do macio como da fundao, envolve o tradicional traado grfico de redes de fluxo. Este mtodo proporciona ao estudante ou profissional grande sensibilidade e compreenso do fenmeno em estudo por exigir, XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 3

em seu desenvolvimento inicial, vrias tentativas de obteno do traado definitivo, visando incorporar todos os aspectos relacionados a diferentes geometrias e materiais envolvidos, especialmente em problemas mais complexos, Souza (2005). Outras abordagens, porm, podem ser empregadas na obteno de redes de fluxo atravs da fundao ou macio de terra compactada que so os modelos fsicos; as analogias com problemas fsicos semelhantes, tais como o potencial eltrico ou processo de dissipao de calor por conduo e as simulaes numricas, Sousa (2000). As simulaes numricas, com base no mtodo dos elementos finitos (MEF), sero utilizadas neste trabalho por meio do programa SEEP/W, apresentado no item 2.4.

2.2 Investigao Geotcnica A investigao geotcnica da barragem Castanho foi realizada utilizando-se 08 (oito) sondagens percusso (SP) e apenas 02 (duas) sondagens mistas (SM) (iniciadas a percusso e prosseguidas com rotativa ao ser encontrado material impenetrvel percusso), denominadas de SM-4E e SM-7E. Os locais das sondagens esto indicados na Figura 2.

Figura 2 Localizao das sondagens na fundao do macio de CCR Neste trabalho sero utilizados os dados da sondagem SM-4E, cuja seo correspondente no macio de CCR mostrada na Figura 3. O resultado da Sondagem Mista SM-4E est mostrado na Figura 4, Engesoft (2000).

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Figura 3 Seo transversal 16, correspondente a Sondagem Mista SM-4E

Nesta sondagem (SM-4E) nos trechos perfurados em rocha, foram realizados ensaios de perda dgua do tipo LUGEON. Os ensaios foram realizados em cinco estgios de presses, no sentido descendente, com obturao simples, nos trechos entre 6,20 a 8,70 m; 8,70 a 11,70 m e 11,70 a 14,80 m, ENGESOFT (2000). Os resultados so mostrados na Tabela 1, na qual a permeabilidade, de cada trecho, foi calculada como uma mdia aritmtica das vrias permeabilidades encontradas no trecho correspondente.

Tabela 1 Permeabilidade mdia por trecho


Trecho (m) 6,20 - 8,70 8,70 - 11,70 11,70 - 14,80 Profundidade (m) 2,5 3,0 3,1 K mdio (m/s) 6,50 E-07 1,01 E-05 1,10 E-06

K mdio : coeficiente de permeabilidade mdio do trecho

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Figura 4 Perfil de sondagem SM-4E XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 6

2.3 Permeabilidade da fundao A permeabilidade da fundao, ou seja, a facilidade ou dificuldade que o meio oferece passagem de um fludo por seus poros ou vazios, tem um papel dominante no fluxo (principalmente no trecho inferior da barragem), o fluxo pela fundao pode e na maioria das barragens analisadas dominante, ou seja, bastante superior ao fluxo pelo macio compactado, Cruz (1996). Em macios rochosos, o regime de escoamento governado pela permeabilidade da rocha matriz e pela condutividade hidrulica das fraturas ou descontinuidades, ou seja, a resistncia ao fluxo oferecida por meio confinado, Souza (2005). Diversos so os fatores que influenciam a permeabilidade dos macios fraturados, tais como: permeabilidade da rocha matriz, espaamento entre descontinuidades, abertura e preenchimento das descontinuidades, tipo de material de preenchimento, rugosidade das paredes da fratura. Macios rochosos costumam apresentar geometrias normalmente muito complexas, onde as descontinuidades ocorrem de forma anisotrpica e heterognea. Desta forma, o uso de modelos matemticos ou fsicos para a anlise do fluxo em macios fraturados se justifica somente se houver disponibilidade suficiente de informaes acerca dos parmetros in situ, Louis (1972) apud Souza (2005). A falta de informaes sobre parmetros da rocha gerou a necessidade de uma abordagem mais simplificada sobre a permeabilidade a ser utilizada no presente trabalho, visto que as nicas informaes obtidas sobre a rocha foram o RQD (Rock Quality Designation), percentual de recuperao e a permeabilidade da rocha matriz. De acordo com Quadros (1986) apud Souza (2005), a anlise da permeabilidade dos macios rochosos requer, em primeiro lugar, que seja definido se o meio em estudo dever ser tratado de forma contnua ou descontnua. Em uma abordagem descontnua, pode-se representar, a permeabilidade mdia equivalente de um macio rochosos, como uma funo da permeabilidade da rocha; condutividade hidrulica, abertura e espaamento da fratura, Louis (1972) apud Souza (2005). A abordagem contnua refere-se s situaes em que a parcela essencial do escoamento se d por intermdio de uma extensa rede de fraturamento, e, nesses casos, os blocos rochosos delimitados pelas fraturas podem ser, por analogia, associados aos gros slidos impermeveis de um meio poroso. Assim, a anlise de fluxo em tais situaes pode considerar o macio rochoso como um meio contnuo, por intermdio do conceito de permeabilidade equivalente, Quadros (1986) apud Souza (2005). XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 7

Esta foi a abordagem utilizada para a escolha do valor da condutividade hidrulica que igual a prpria condutividade hidrulica da rocha matriz aplicada como dado de entrada nas vrias simulaes deste trabalho.

2.4 SEEP/W O SEEP/W um software grfico, pertencente ao GEO-SLOPE International Ltd. , que opera no Microsoft Windows, e tem como base de clculo o mtodo de elementos finitos, podendo ser utilizado para modelar a movimentao e distribuio das poro-presses (presso devido a presena da gua) em meios porosos, tanto em solo como rocha. Com o programa possvel analisar problemas de percolao, tanto simples como de alta complexidade. SEEP/W um programa que analisa a percolao de forma geral, para modelos de fluxo saturado e no saturado. formulado com base na condutividade hidrulica e na gua contida numa funo de poro-presso da gua. O fluxo em solo no-saturado segue a Lei de Darcy de uma maneira semelhante ao fluxo em solo saturado e proporcional ao gradiente hidrulico e a condutividade hidrulica (coeficiente de permeabilidade), GEO-SLOPE (2001). Podem ser utilizados elementos finitos quadrilteros e triangulares e cada um pode ter vrios nmeros de ns secundrios opcionais para prover interpolao de ordem mais alta de valores de ns dentro do elemento. As condies de contorno utilizadas na modelagem de percolao so: carga total, fluxo de percolao nodal e fluxo de percolao por rea. A condio de contorno da carga no reservatrio uma funo do nvel de reservatrio.

2.5 Aplicao do Modelo Foram realizadas 4 (quatro) simulaes na seo 16 da barragem, correspondentes aos dados de nveis do reservatrio e cotas da gua jusante (referentes ao nveis do rio jusante da barragem) nos meses de janeiro, fevereiro, maro e abril de 2004, conforme mostra a tabela 2. A figura 5 mostra a distribuio da malha de elementos finitos e as condies de contorno utilizadas neste problema. As condies de contorno representadas pela cor vermelha referem-se carga total e a azul ao fluxo de percolao nodal. A carga total adotada igual ao nvel do reservatrio montante e o nvel dgua jusante , indicadas na tabela 2. O fluxo de percolao foi considerado zero na face concreto-rocha da barragem e na camada abaixo dos 34 metros de profundidade. XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 8

Tabela 2 Nveis do reservatrio e cotas de jusante, Frana (2006) Data da leitura 23-jan-04 17-fev-04 29-mar-04 20-abr-04 Cota do Reservatrio (m) 71,33 94,30 100,37 100,74 Cota do Rio Jusante (m) 53,23 53,51 55,20 52,89

A condutividade hidrulica calculada foi a mdia das condutividades encontradas em cada trecho, correspondente a 3,95x10-6 m/s. A Figura 6 mostra o grfico com a distribuio uniforme da condutividade hidrulica com a presso.

Carga total = nvel do reservatrio

Fluxo zero

Carga total = nvel jusante

Fluxo = zero

Figura 5 Definio da malha de elementos finitos e condies de contorno (Seo 16) XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 9

0.0001

Conductivity

1e-005

1e-006

Pressure

Figura 6 Grfico da Condutividade Hidrulica X Presso

3. RESULTADOS Os resultados das simulaes das redes de fluxo que foram realizadas na Seo 16 do macio de CCR, correspondente ao local onde se realizou a investigao geotcnica SM-4E, so apresentados nas figuras7, 8, 10 e 11. As figuras 7, 8, 10, 11 mostram as redes de fluxo, em que as linhas equipotenciais esto representadas com os respectivos valores indicados e as linhas de fluxo, onde parte constante da vazo total percola atravs da seo em estudo, esto representadas pelas setas mostradas nas figuras. A figura 7 mostra a rede de fluxo calculada, pelo programa, para a seo referente ao ms de Janeiro de 2004 e apresentou vazo de aproximadamente, 1,36x10-5 m3/s, ou 0,86 l/min (litros por minuto).

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

10

Figura 7 Simulao da rede de fluxo referente Janeiro de 2004

O resultado da simulao feita para o ms de Fevereiro de 2004, apresentou linhas equipotenciais de maiores valores que as encontradas na simulao de Janeiro 2004, conforme Figuras 7 e 8. A vazo tambm mostrou-se maior que a anterior, tendo valor aproximado de 3,03x10-5 m3/s, ou 1,82 l/min. A vazo em fevereiro de 2004 aumentou de 2,11 vezes o valor de janeiro. O aumento da vazo e dos valores das linhas equipotenciais est relacionado com o aumento do nvel do reservatrio. Neste perodo, o aumento no nvel do reservatrio foi considerado significante, passando de 71,33 m para 94,30 m, o que pode justificar o aumento no fluxo encontrado, ver figura 9.

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

11

Figura 8 Simulao da rede de fluxo referente a Fevereiro de 2004

Vazo pela Fundao (l/min)

2,50 2,00 1,50 1,00 0,50 70 75 80 85 90 95 100 105 Cota do nvel do reservatrio (m)

Figura 9 - Grfico da Cota do Nvel do Reservatrio X Vazo Pela Fundao

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

12

As simulaes realizadas nos meses de maro e abril de 2004 tiveram resultados semelhantes, conforme se observa nas Figuras 10 e 11. As vazes tiveram respectivamente 3,34 x10-5 m3/s (2,00 l/min) e 3,67 x10-5 m3/s (2,20 l/min). Esta semelhana pode est associada ao nvel do reservatrio nestes meses permanecer praticamente constante, conforme mostram figura 9 e tabela 3. Com relao s linhas equipotenciais desses meses, observa-se maior semelhana no trecho da fundao jusante, onde a diferena no nvel do reservatrio foi pequena (0,37 m), ver tabela 2. No trecho da fundao jusante percebe-se uma diferena nas linhas equipotenciais, na figura 10 a ltima linha equipotencial 60 m e na figura 11 55 m, esta diferena neste trecho pode estar relacionada com a condio de contorno utilizada jusante, em que a cota a jusante foi maior em maro do que abril (conforme tabela 2).

Figura 10 Simulao da rede de fluxo referente Maro de 2004

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

13

Os resultados das simulaes de fluxo (Tabela 3) se confrontados com medidas reais de percolao em que o menor valor encontrado foi de 2,00 l/min, Cruz (1996), apresentam-se semelhantes aos registros de vazes usualmente verificados em fundaes de barragens.

Tabela 3 Resultado das simulaes de fluxo pela fundao


Data da Leitura 23/jan/04 17/fev/04 29/mar/04 20/abr/04 Cota do Reservatrio (m) 71,33 94,3 100,37 100,74 Vazo pela Fundao (l/min) 0,86 1,82 2,00 2,20

Figura 11 Simulao da rede de fluxo referente Abril de 2004

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

14

4. CONCLUSES As simulaes realizadas na seo em estudo, apresentaram rede de fluxo variando conforme o nvel do reservatrio montante, ou seja, a vazo aumenta quando este nvel aumenta. Tambm foi possvel observar aumento nos valores das linhas equipotenciais na fundao da barragem, tanto a montante quanto a jusante da barragem, demonstrando serem maiores quando os nveis do reservatrio e do rio a jusante aumentam, o contrario acontece se a as linhas equipotenciais diminuirem. Os resultados das simulaes de fluxo obtidos neste trabalho mostram-se semelhantes a valores encontrados na literatura existente, o que pode demonstrar um bom desempenho da fundao em relao ao fluxo da barragem para os meses e seo em estudo.

AGRADECIMENTOS Agradecemos ao DNOCS, a Engetec e a Engesoft por ceder os dados para a realizao desta pesquisa e a Funcap (Fundao Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) por bolsa concedida primeira autora.

BIBLIOGRAFIA AGROSOLOS e HIDROTERRA (1997) Anlise dos servios de injeo Relatrio tcnico, maio de 1997. AGROSOLOS Consultoria de Engenharia L.T.D.A. e HIDROTERRA S. A. Engenharia e Comrcio, Alto Santo - CE.

CRUZ, P. T. (1996) Permeabilidade e condutividade, in 100 barragens brasileiras: casos histricos, materiais de construo, projeto. Oficina de Textos, So Paulo SP, pp. 258 278.

ENGESOFT (2000) Investigaes de Campo e Estudos Laboratoriais Volume 4 - 2000. ENGESOFT Engenharia e Consultoria LTDA, Secretaria dos Recursos Hdricos Governo do Estado do Cear, Jaguaribe - CE.

ENGETEC (2005) Relatrio Maro 2005. ENGETEC Engenharia Consultoria e Projetos LTDA, DNOCS Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, Alto Santo, CE. XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos 15

FRANA, E. F.(2006) - Anlise da Instrumentao Piezomtrica da Barragem Castanho Universidade Federal do Cear, Fortaleza - CE, pp. 61 -64. GEO-SLOPE, (2001) SEEP/W for seep analysis Users Guide. GEO-SLOPE International Ltd. Canad.. LOUIS, C. (1972) Rock Hydraulics. In Rocks Mechanics, ed. L. Mller, Springuer-Verlag, Wien, Estados Unidos.

QUADROS, E. F. (1986) Determinao da Forma e Orientao do Tensor de Permeabilidade em Macios Rochosos. In II Simpsio Sul Americano de Mecnica das Rochas, 1986, Porto Alegre, RS.

SOUSA, P. C. (2000) Curso Bsico de Mecnica dos Solos. Oficina de Textos, So Paulo - SP, 96 p.

SOUZA, V. A. D. (2005) Simulao do regime de Fluxo no Macio de Terra Compactada da Barragem Jaburu I Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Cear, Fortaleza CE, pp. 33 34.

XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

16

Anda mungkin juga menyukai