Anda di halaman 1dari 16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Faa sua busca

Assine

E-mail

SAC

Canais

HOME

RSS

Equipe

Busca

+ Home :. Artigos :. Tutoriais :. Dicas :. Anlises :. Guias :. Dicionrio :. Notcias + GDH Press :. Smartphones :. Linux :. Servidores :. Redes :. Hardware :. Promoes + Blog :. Manuteno :. Dicas e artigos :. Hospedagem

Usando o Ghost
Tutoriais

Neste tutorial, vamos aprender melhor sobre esta fantstica ferramenta de backup. Aprenda como us-lo sem medo, evitando perda acidental de dados.
Kleber Credidio 01/01/2002

Neste tutorial, vamos aprender melhor sobre esta fantstica ferramenta de backup. Aprenda como us-lo sem medo, evitando perda acidental de dados. Para realizar este tutorial, foi utilizado o Symantec Ghost 2002 Personal Edition, em ingls (este produto acompanha o Norton Systemworks 2002). IMPORTANTE: Ns do Guia do Hardware NO NOS RESPONSABILIZAMOS por perda de dados ocasionadas por uso indevido do software.

Etapa 1 - Preparao
Antes de efetuarmos o backup dos dados, conveniente levarmos algumas coisas em conta:

1 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

:. Distribuies :. Mobilidade :. Gadgets + Frum GdH + Plos + Publique seu texto + RSS

Para maior segurana, sempre execute o Ghost atravs de um boot limpo, por disquete ou CD. No rode o Ghost sob Windows; se der alguma pane seus dados podero ser perdidos. Apague todos os temporrios e arquivo de troca antes de efetuar uma clonagem ou um backup. Isto preserva espao e principalmente tempo. Execute o Scandisk antes de proceder com o backup, a fim de certificar-se de que no h erros tanto no disco de origem quanto no de destino ( aconselhvel rodar inclusive o teste de superfcie em ambos). Siga as recomendaes acima nesta ordem.

Etapa 2 - Entendendo o Ghost


OK, uma vez tendo adotado certas medidas de segurana, vamos a algumas explicaes sobre como funciona o Ghost. O backup pode ser feito de duas formas: criao de uma imagem ou clonagem de disco. Uma imagem neste caso um arquivo com a extenso .GHO, normalmente compactado, contendo informaes exatas do disco rgido ou partio, um "espelho". Ao ser restaurado em outro HD, ter-se- uma cpia fiel do disco de onde foi feita a imagem, incluindo as informaes de hardware (no se preocupe se o hardware for diferente, basta ter em mos os drivers adequados e seguir as orientaes do prprio Windows, que ir detectar um a um os novos componentes). A clonagem de disco nada tem a ver com DNA: nesta etapa, o Ghost simplesmente copia diretamente todos os arquivos de um HD para outro, ou de uma partio para outra (no vai me dizer que no sabe o que partio???? OK, vou explicar mais adiante...). Note que mesmo as informaes como quantidade de clusters e etc. tambm armazenada, embora seja perfeitamente possvel usar mdias de origem e destino de tamanhos diferentes. Explicarei isto com detalhes mais adiante. Compre o seu
... ou leia online

Para eliminar dvidas posteriores, darei aqui uma breve explanao de partio: Um disco rgido padro tem apenas uma partio, que a unidade C:. Mas comum vermos unidades de disco rgido divididos em duas, trs ou mais partes - a cada uma destas partes chamamos partio ou unidades. Assim, se tivermos um disco rgido de 10 Gb, e o dividirmos em trs partes, sendo a principal (C:) com 3 Gb, a secundria (D:) com outros 3 Gb e a terciria (E:) com os 4 Gb restantes, teremos um disco rgido com trs parties. Preste ateno para no confundir com letras de unidade! Podemos ter letras de unidade que no so parties (como o caso de CD-ROMs e drives de disquete, por exemplo) e temos tambm parties sem letras de unidade ( o caso de outros sistemas operacionais, como o Linux, ou de parties ocultas). Ento, agora importante ressaltar que o Ghost permite fazer tanto backup de um disco rgido inteiro (com todas as parties) como de cada partio separadamente. Vamos ver agora como que funciona o bichinho.

[05/06] :. Publicado alpha 1 do Ubuntu 10.10, Maverick Meerkat [04/06] :. Resumo do dia [04/06] :. Nokia lana Bicycle Charger Kit: carregue seu celular pedalando [04/06] :. Google altera licena do WebM para BSD: agora mais seguro contra processos

Etapa 3 - Apresentando o Ghost


Dependendo da verso que voc tiver do Ghost, o executvel pode ser o ghost.exe ou ghostpe.exe (que o meu caso). Ao abrir o programa, vem uma breve tela de apresentao, com as informaes de usurio e nmero de registro (apenas na verso 2002). Pressionando OK, temos a seguinte tela:

2 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

[04/06] :. Linaro criada para promover maior integrao entre arquitetura ARM e sistemas Linux [02/06] :. Resumo do dia [02/06] :. Intel anuncia novos processadores Atom, plataforma Oak Trail e tecnologia Canoe Lake [02/06] :. Chrome quebra marca dos 7% no mercado e IE cai, segundo Net Applications [02/06] :. Drive hbrido da Hitachi, para laptops, combina SSD e leitor Blu-Ray [02/06] :. Lanado KDE 4.4.4 com vrias correes; h pacotes para Kubuntu 10.04 [02/06] :. MS publica Windows Embedded Compact 7 CTP [02/06] :. Publicado Release Candidate do VLC 1.1.0, com vrias melhorias [01/06] :. Resumo do dia [01/06] :. Intel anuncia processador HPC Knights Corner, de 50 ncleos e baseado no Larrabee :. Mais noticias

Avanando no menu "Local", temos as tarefas principais: Disk (disco), Partition (Partio) e Check (Verificar). A opo Disk usada caso deseje fazer operaes (backup ou restaurao) de um disco rgido inteiro. A segunda opo, Partition, para operaes com parties individualmente. E a ltima, Check, para verificar se alguma das unidades de disco rgido (ou parties) ou o arquivo de imagem possui erros. Veja as figuras seguintes:

3 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Aqui temos as seguintes possibilidades: To Disk: Clonar um disco rgido inteiro para outro. Copia inclusive as informaes de parties. To Image: Criar um arquivo de imagem do disco rgido. From Image: Restaurar um disco rgido a partir de um arquivo de imagem.

4 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Aqui, temos: To Partition: Clona uma partio somente para outra. To Image: Cria um arquivo de imagem da partio desejada. From Image: Restaura uma partio a partir de um arquivo de imagem.

5 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

No menu Check, temos: Image File: verifica se um arquivo de imagem contm erros. importante fazer esta verificao no arquivo logo aps sua criao, antes de apagar quaisquer informaes no disco rgido. Pode acontecer s vezes de ocorrerem erros durante o processo, se isso acontecer o Check Image File ir detectar, de modo que voc poder fazer um novo arquivo de imagem. Disk: Verifica se h erros no(s) disco(s) rgido(s) e/ou parties.

6 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Estamos agora nas opes (Options) do Ghost. Vejamos: Spanning: Divide o arquivo de imagem em mais de um volume. til por exemplo caso voc deseje gravar o arquivo de imagem diretamente em um CD-R/CD-RW e o espao disponvel no CD seja insuficiente. Com esta opo habilitada, o prprio Ghost pedir que insira uma nova mdia no drive quando a atual estiver lotada, de modo que se possa prosseguir com o processo de backup. Semelhante opo de mesmo nome do Winzip e outros compactadores. AutoName: Usado em conjunto com o Spanning. Determina automaticamente os nomes dos prximos volumes, sem necessitar de interveno do usurio. Compatible Naming: Usa sistema de nomes antigos (8.3). CRC Ignore: Ignora quaisquer erros de CRC existentes no arquivo de imagem. No recomendvel habilitar esta opo. Create CRC32: Cria um arquivo (ghost.crc) com o resumo da tabela CRC. Recomendvel para quem sabe o que CRC e o que fazer com o arquivo "ghost.crc". ;-)

7 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Aqui, temos: FAT32 Conversion: Converte volumes FAT16 em FAT32 caso a partio de destino seja maior que 256 Mb. 64K FAT Clusters: Redimensiona parties FAT16 maiores de 2 Gb para usar clusters de 64Kb. Usado somente em Windows NT. FAT Limit: Limita o tamanho de parties FAT16 no Windows NT at 2 Gb. til quando h parties FAT16 no disco e clusters de 64 Kb no so desejados.

8 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Nesta seo: Sure (desabilitado nesta verso do Ghost): no faz perguntas, tomando as decises sozinho. De qualquer modo no seguro nem vantajoso, salvo quando usado por administradores de sistema experientes. Force Cloning: Fora a clonagem, mesmo que o disco de origem tenha blocos invlidos ou setores defeituosos (bad clusters). Reboot: Reinicia o computador aps terminar o processo de clonagem. Exit to DOS: Volta ao prompt do DOS aps terminadas as tarefas.

9 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Na aba Image/Tape, temos: Default: usa as configuraes padro desta seo. Image All: fora cpia setor por setor de todas as parties. Image Boot: Copia tambm o setor de boot. til quando se tem dois ou mais sistemas operacionais instalados com dual boot. Image Disk: Similar ao Image All, mas tambm copia o setor de boot, tabelas de parties extendidas e espao no particionado no disco. As opes seguintes (TAPE) so teis somente caso voc deseje fazer o backup em unidades de fita (caso possua uma, claro).

10 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Os itens do HDD Access (acesso ao disco rgido) so: Use Extendend Interrupt 13h disk access: Usa a interrupo extendida 13h para acesso ao disco rgido. Disable Extended INT13 access support: Desabilita suporte ao acesso extendido INT13. Use direct IDE disk access: Usa o acesso direto ao disco (DMA). Disable direct IDE access support: Desabilita o suporte ao DMA. Use direct ASPI/SCSI disk access: usa o acesso ASPI/SCSI. til caso deseje fazer o backup diretamente em um CD-R/CD-RW IDE (ASPI) ou SCSI. Disable direct ASPI/SCSI access support: Desabilita o suporte a ASPI/SCSI.

11 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Nas opes Security (segurana), vemos: Password protect images: coloca senha nos arquivos de imagem. Locktype settings: "trava" as imagens criadas de modo que s possam ser restauradas em equipamentos com configuraes de BIOS semelhantes s do computador de origem. So elas: None (nenhum) Manufacturer (Fabricante) Product Name (Nome do Produto) BIOS Version (Verso da BIOS) Serial Number (Nmero de Srie) UUID Manufacturer + Product Name PIII ID

12 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Aqui, em Active Switches, so mostrados (caso hajam) as alteraes feitas que sero salvas. Na ilustrao 11, no foi selecionada nenhuma opo. Na figura 12, foram selecionadas as opes Spanning, FAT32 Conversion, Reboot e Use IDE Direct Access.

13 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

Bem, tendo apresentado o software, vamos ao que interessa: fazer um backup. Vamos prxima etapa.

Pgina 01 de 03

Glossrio IDE (2) Linux IDE HDD FAT Opera PIA Setor de boot Windows Serial SCSI Processo Dual Boot Drive BIOS Boot Backup AT ASPI CD CD-R DMA Default CRC CD-RW Access

Blog:

14 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

[27/05] [19/05] [10/05] [29/04] [17/04] [14/04] [31/03]

:. :. :. :. :. :. :.

Pr-venda do Hardware II, o Guia Definitivo Uma imagem diz mais do que mil palavras Novo Vaio P da Sony Phenom II X6: o six-core da AMD Athlon Neo e Pine Trail Notebooks: Processadores ULV e CULV Como funciona a memria RAM

Gostou do texto? Veja nossos livros impressos: Smartphones | Linux | Hardware Redes | Servidores ... ou encontre o que procura usando a busca:

Atualizaes
[04/06] [03/06] [02/06] [01/06] [31/05] [28/05] Artigo: A Apple vai embarcar na onda da web? Artigo: Inspeo geral do HD com o System Rescue CD Artigo: Fedora 13: entrevista e primeiras impresses Tutorial: O Atom e os netbooks, parte 2 Artigo: Canonical segue sozinha com o Unity Artigo: Guerra declarada no mundo da computao

[28/05] [27/05] [27/05] [26/05] [25/05] [24/05] [21/05] [20/05]

Guia Jubarte de Telecomunicaes (atualizado) Pr-venda do Hardware II, o Guia Definitivo Montagem de PCs: uma arte h muito tempo esquecida! Artigo: Primeiras impresses do NimbleX 2010 (Beta) Tutorial: O Atom e os netbooks, parte 1 Artigo: Recursos matadores do OpenSolaris no Linux? Artigo: Soquetes e encaixes, um resumo Software no livre escondido na sua distribuio GNU/Linux

Destaques
Configurando um servidor Windows OpenVPN: Criando uma VPN bsica Primeiras impresses do Ubuntu 10.04 Placa-me e barramentos: Os componentes Redes: Padres Ethernet Editando arquivos em PDF Smartphones: HTC Como colocar legendas em vdeos Hardware o Guia Definitivo, disponvel para leitura online Como funciona a memria RAM Smartphones: Um pouco de histria

Receba as atualizaes diariamente por e-mail: Assine o RSS Veja todas as atualizaes... Add to Google

15 de 16

05/06/2010 18:16

Usando o Ghost

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/

1999-2010 Guia do Hard w are . T o d o s o s d ire it o s re se rvad o s. Livros de Carlos E. Morimoto Contato HOME

16 de 16

05/06/2010 18:16

Anda mungkin juga menyukai