Anda di halaman 1dari 8

Eletroqumica Pilha de Daniell

Objetivos
Por intermdio do estudo do experimento clssico da Pilha de Daniell, estudar e entender a eletroqumica como resultado da tendncia das substncias em receber ou doar eltrons, formando ons e culminando na criao de corrente e outros fenmenos eltricos.

Introduo
A tendncia de perder ou doar eltrons das substncias, visando o equilbrio, gera um tema de estudo na qumica, conhecido como Eletroqumica. Reaes de oxi-reduo tanto podem gerar corrente eltrica, como serem iniciadas por uma corrente eltrica. Esta ltima recebe o nome especial de eletrlise, e a primeira responsvel pelos dispositivos conhecidos como pilhas, baterias e acumuladores. Em 1836, John Frederic Daniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metlicos e solues de sulfato de cobre e de zinco. Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegrficos. A Pilha de Daniell, como conhecida, um experimento clssico e fcil de se realizar, e que ilustra com propriedade os fenmenos eltricos de uma reao de oxi-reduo com formao de ons. A pilha de Daniell construda usando-se um eletrodo de zinco metlico, que embebido numa soluo de sulfato de zinco, e um eletrodo de cobre metlico, que ento embebido numa soluo de sulfato cprico. As duas solues so postas em contato atravs de uma superfcie porosa, de modo que no se misturem, mas ons possam atravess-la. Alternativamente, uma ponte salina, que pode ser um tubo contendo em seu interior uma soluo salina, tipo NaCl, fechado por material poroso, interligando as solues de sulfato cprico e de zinco. Ver Figura 1 e Figura 2.

Figura 1: Pilha de Daniell, verso vaso poroso.

Figura 2: Pilha de Daniell, verso ponte salina.

Figura 3: Foto de Pilha de Daniell.

Os dois eletrodos so ligados atravs de fios a um voltmetro ou outro equipamento, que far a deteco ou uso da corrente eltrica gerada pela pilha. A reao envolvida nesta pilha pode ser ilustrada pelas seguintes equaes:

Zn + CuSO4 Zn

ZnSO4 + Cu (1)

Zn++ + 2eCu (2) Zn ++ + Cu (3)

Cu++ + 2eZn + Cu ++

A equao (1) representa de maneira global o que est acontecendo com as solues e metais. O zinco metlico reage com o sulfato cprico, produzindo sulfato de zinco e cobre metlico. A equao (2) mostra que isso decorre da oxidao do zinco, que perde 2 eltrons e transforma-se num on. Estes eltrons so transferidos pelo fio por atrao at o eletrodo de cobre, que est apto a receber estes eltrons. ons livres Cu++ na soluo so ento atrados para o eletrodo de cobre carregado. Estes ons so reduzidos, transformando-se em Cu0 e depositando-se por sobre a superfcie do eletrodo, equilibrando as cargas. Os ons positivos Zn++ criados pelo eletrodo de zinco passam para a soluo de sulfato de zinco. Para cada tomo de cobre que se deposita sobre o eletrodo de cobre, um tomo de zinco passa para a soluo, doando dois eltrons para o eletrodo de zinco. A equao (3) representa o resultado, a dissoluo de tomos de zinco para sua forma inica, o que corresponde ao depsito de ons de cobre em sua forma metlica. Os eltrons fornecidos pelos tomos de zinco passam pelo fio de interligao, fornecendo corrente para o dispositivo a ele ligado. Se no houvesse contato entre as duas solues (chamadas de eletrlitos), atravs do vaso poroso ou da ponte salina, os eltrons passariam rapidamente para o cobre (que tende a receber eltrons do zinco) e, ao se concentrarem na placa de cobre, as foras de repulso interromperiam o fluxo de eltrons. O fluxo dessa maneira interrompe-se muito rapidamente e no h como aproveitar a gerao de energia eltrica. Banhando-se os eletrodos em eletrlitos, que so solues condutoras geralmente salinas ou cidas, e permitindo que essas duas solues troquem ons, haver fluxo de cargas em ambas direes, permitindo que o efeito de gerao de corrente eltrica perdure at que o eletrodo de zinco se consuma (pois o eletrodo de zinco corri-se no processo), ou que o eletrodo de cobre sofra grande acmulo de Cu 0 que impea o contato com a soluo. Ainda, pode haver formao de hidrognio no eletrodo de cobre e haver depsito de xidos no eletrodo de zinco, o que servir de barreira entre o metal e o eletrlito. Este fenmeno conhecido como polarizao dos eletrodos. Com o tempo, ons Zn++ vindos do eletrodo de zinco, combinados com cargas que passam atravs da ponte salina, aumentaro a concentrao de sulfato de zinco em um recipiente ou meia-clula, enquanto que paralelamente haver reduo de concentrao na soluo de sulfato de cobre, por perda de ons Cu++. Isso provocar diminuio gradual da corrente eltrica, at que a reao cesse e pilha considerada esgotada. Os ons Zn ++ acabaro por finalmente

alcanar o eletrodo de cobre, envolvendo-o e bloqueando qualquer movimento de ons Cu++, polarizando este eletrodo. Em suma, a pilha ou clula eletroqumica um dispositivo que transforma energia qumica em energia eltrica. Uma reao de oxi-reduo estabelecida, estando o oxidante e redutor separados em compartimentos diferentes, de modo que o redutor seja obrigado a ceder seus eltrons atravs de um fio ou circuito externo. Procedamos agora montagem da pilha de Daniell no experimento proposto, na verso com ponte salina.

Parte Experimental
Material Utilizado Vidraria: placa de petri. Reagentes: sulfato cprico CuSO4 0,1mol/l, sulfato de zinco ZnSO4 0,1 mol/l, duas lminas de zinco metlico e duas lminas de cobre metlico, soluo de NaCl. Materiais diversos: frascos plsticos com furos na tampa, tubo plstico, algodo, suporte de madeira, lixa, um conjunto de fios ligados a garras jacar, relgio digital, laranja fresca. Procedimento e Observao Colocou-se a soluo de CuSO4 0,1 mol/l em dois frascos plsticos e a soluo de ZnSO4 0,1 mol/l em outros dois frascos plsticos. Sero montadas duas pilhas de Daniell, a fim de prover a diferena de potencial necessria para o funcionamento do relgio. Com tampas adaptadas, contendo um corte e um furo, fechou-se os frascos de plstico. Para a preparao da ponte salina, depositou-se soluo de NaCl numa placa de petri. Embebeu-se nesta soluo finos cordes de algodo. Com ajuda de um pequeno basto, introduziu-se estes cordes de algodo agora umedecidos em soluo salina em dois tubos de plstico, de modo que no houvesse espaos vazios no interior dos tubos e que uma pequena quantidade de algodo permanecesse para fora dos tubos. Agora encaixou-se estas pontes salinas em um frasco contendo CuSO4 e um contendo ZnSO4, repetindo o mesmo procedimento para com os frascos restantes. Lixou-se cuidadosamente as lminas de zinco e cobre, removendo impurezas e xidos de suas superfcies. Lavou-se as lminas com gua destilada e encaixou-se a lmina de cobre no frasco com soluo de sulfato cprico. A lmina de zinco foi encaixada no frasco com sulfato de zinco, o mesmo ocorrendo para o outro conjunto ou clula da pilha de Daniell.

As duas pilhas ou clulas sero ligadas em srie. Para isso, tomou-se o fio com garras jacar e ligou-se a lmina de zinco de uma pilha lmina de cobre da outra pilha. O fio vermelho do relgio digital foi ento ligado lmina de cobre de uma pilha, e o fio preto ligado lmina de zinco da outra pilha. Imediatamente o relgio entrou em funcionamento. Inverteu-se os fios de ligao do relgio, e este parou de funcionar. Agora uma das pilhas de Daniell foi eliminada, ligando-se o relgio diretamente a apenas uma pilha. Este funcionou, apesar de visivelmente "enfraquecido". Em adio, estando ainda o relgio ligado pilha, removeu-se a ponte salina. O funcionamento cessou. Por fim, removeu-se as lminas metlicas e enfiou-se uma a uma em uma laranja fresca cortada, com o relgio ainda ligado s lminas. O relgio passou a funcionar. Removendo da laranja a lmina de cobre ligada lmina de zinco atravs do fio, observou-se o "enfraquecimento" do funcionamento do relgio. Discusso Na pilha de Daniell, o eletrodo de cobre metlico, que recebe eltrons, chamado de ctodo ou terminal positivo, e a lmina de zinco, que cede eltrons, o nodo ou terminal negativo. O conjunto montado conforme anteriormente uma pilha de Daniell com ponte salina. A placa de zinco fornece eltrons, oxidando-se, atravs do fio, para a placa de cobre, que reduzir ons de cobre na soluo. Os eltrons passando atravs do fio iro alimentar o relgio digital. Uma pilha nas caractersticas da montagem fornece aproximadamente 1 Volt, um potencial insuficiente para o bom funcionamento do relgio. Por isso, duas pilhas foram usadas em srie, produzindo potencial na ordem de 2 Volts. Esta a razo pela qual o relgio no opera bem ligado a apenas uma pilha. Invertendo-se os fios de ligao da pilha, o terminal negativo do relgio estar ligado ao ctodo da pilha, e o terminal positivo ao nodo. Esta inverso do sentido da corrente no permite que o relgio trabalhe, conforme demonstrou o experimento. Enfiando-se as lminas numa laranja, presenciou-se o funcionamento do relgio. A laranja comparece com sucos cidos, que oferecem ons livres para a transferncia de cargas entre as lminas, permitindo que eltrons passem pelo fio e alimentem o relgio. A insero de um conjunto de lmina de cobre e lmina de zinco, ligadas por um fio diretamente na mesma laranja resultou no melhor funcionamento do relgio. Isso se deve ao fato de que este conjunto de lmina de cobre e zinco ligadas diretamente por um fio oferece mais ons livres soluo de cidos na laranja, permitindo pois maior fluxo de cargas. A pilha de laranja deve se esgotar rapidamente, pois o eletrlito composto pelos sucos cidos da laranja comum a todos os eletrodos e deve portanto

ter sua disponibilidade de ons livres velozmente (em comparao a uma pilha de Daniell tpica) reduzida pelas reaes. Vislumbremos algumas questes propostas no guia de experimentos que sero respondidas a seguir, possibilitando maiores entendimentos.

Questionrio
a) Qual a funo da ponte salina no experimento? A ponte salina permite o equilbrio de cargas para os eletrlitos ou solues. Para que eltrons saiam do eletrodo de zinco para o de cobre, necessrio o fornecimento desses eltrons tambm pela soluo de sulfato de zinco, que por sua vez precisar de eltrons vindos da soluo de sulfato de cobre (que estar com excesso de eltrons) para se equilibrar. A ponte salina permite a passagem dessas cargas entre as solues ou eletrlitos. b) Ao inverter os plos, o relgio funcionou? Por qu? O relgio um dispositivo movido a corrente contnua, ou seja, o fluxo de eltrons tem de ser contnuo numa s direo determinada. A pilha de Daniell oferece essa corrente contnua, com eltrons partindo do zinco para o cobre. Portanto, o terminal negativo da bateria tem de ser ligado ao ctodo da pilha, ou cobre, e o positivo necessariamente ao nodo, ou zinco. c) Por que foi utilizado 2 pilhas em srie? Somente uma pilha de Daniell conforme a montagem no fornece uma diferena de potencial ou voltagem suficiente para o bom funcionamento do relgio digital. Duas pilhas ligadas em srie oferece essa diferena segundo os parmetros exigidos pelo relgio, ou seja, de acordo com suas especificaes de funcionamento. A ligao de duas pilhas em srie permite, numa visualizao simplificada, que eltrons pertencentes uma placa de zinco de uma pilha viajem at placa de cobre de outra pilha. Assim sendo, numa montagem em srie, um eltron pode "viajar" uma distncia maior, o que representa uma maior energia potencial. Isso quer dizer que a ligao em srie aumenta a voltagem, que uma diferena de potencial. d) O que foi observado ao se ligar o relgio em apenas uma pilha? Explique o observado. O relgio funciona com o visor de cristal lquido apresentando um contraste bastante reduzido, o que evidencia voltagem insuficiente. Os eltrons percorrendo o fio precisam ter uma diferena de potencial ou energia potencial maior para fazer funcionar bem o relgio. Isso s conseguido com a ligao em srie de uma outra pilha de Daniell, de modo que suas diferenas de potencial se somem.

e) Por que deve-se lixar as lminas? A fim de se remover impurezas e xidos das lminas, que atuaro como bloqueadores para a passagem de eltrons. f) Qual lmina deve fornecer os eltrons? A lmina de zinco, pois na combinao de zinco e cobre, e conforme a fila de reatividade, o zinco tender a ceder eltrons para o cobre. g) Qual lmina possui o maior potencial de oxidao? A lmina de cobre, pois esta se reduz na pilha de Daniell, passando de Cu++ para Cu0. h) Quando a pilha foi montada na laranja, o que observou-se? Explique. O relgio funcionou. Os sucos cidos presentes na laranja agem como eletrlitos, favorecendo a passagem de eltrons pelo fio at o relgio e a troca de cargas, atravs desses sucos cidos, entre os eletrodos. Ou seja, os sucos cidos da laranja contm ons livres, funcionando como uma pilha de Daniell.

Concluso
O experimento clssico com a Pilha de Daniell permitiu a perfeita compreenso do mecanismo que gera eletricidade neste tipo de pilha. Em adio, a experimentao com uma pilha isolada, duas pilhas ligadas em srie, e os eletrodos ligados numa laranja contriburam para uma viso mais acurada do fenmeno eletroqumico estudado. Particularmente, ao notar a perda de contraste no relgio quando se removeu os dois eletrodos de zinco e cobre ligados diretamente por um fio da laranja, conseguiu-se uma imagem muito clara de que cargas livres passam de um eletrlito a outro, que a quantidade ou concentrao dessas cargas livres afeta diretamente o fluxo de eltrons no fio do circuito externo.

Referncia
Carboni, Giorgio. Experiments in Electrochemistry [online]. "Fun Science Gallery", http://www.funsci.com Copyright 1998 Giorgio Carboni <funsci@funsci.com> Arquivo de 05 de Novembro de 1999. Feltre, Ricardo. (1990). Fundamentos da Qumica; vol. nico, 1. Edio; Ed. Moderna Ltda., So Paulo; p. 342 a 345.

Bioanalytical Systems, Inc. http://www.bioanalytical.com Copyright 1999, Bioanalytical Systems, Inc. [online]. Arquivo de 02 de Novembro de 1999.

Anda mungkin juga menyukai