Anda di halaman 1dari 5

1 Assinale a alternativa CORRETA: a) O inqurito policial a pea inicial da ao penal. b) O inqurito policial imprescindvel propositura de ao penal.

al. c) A ao penal poder ser instaurada independentemente de inqurito policial. (Voc acertou) d) Nenhuma das alternativas anteriores est correta. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. O inqurito policial no indispensvel propositura da ao penal, tendo em vista que a acusao poder formar o seu convencimento por meio de outros elementos probatrios.

2 Sobre crime de ao penal privada, assinale a resposta CORRETA: a) O inqurito policial no poder ser instaurado mesmo que haja requerimento expresso de quem tenha qualidade para intent-la. b) O inqurito policial ser instaurado mediante requerimento de qualquer pessoa. c) O inqurito policial ter incio mediante requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. (Voc acertou) d) O inqurito policial somente poder ser instaurado, se houver priso em flagrante delito. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. Dispe o art. 5, 5, do Cdigo de Processo Penal: "Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la".

3 Ao findar o inqurito policial, o Delegado de Polcia, em seu relatrio, imputa ao ru Tcio o crime de furto qualificado pela fraude, mas o Promotor de Justia o denuncia por estelionato. Nesta hiptese, deve o Magistrado devolver os autos ao Distrito Policial para alterao do relatrio final? a) No. O inqurito policial pea informativa, sendo desnecessria tal diligncia para propositura da ao penal pelo Ministrio Pblico, podendo, portanto, ser alterada a classificao inicialmente proposta. (Voc acertou) b) Sim. H necessidade de consonncia entre o relatrio policial e a pea inicial proposta pelo Ministrio Pblico para o correto recebimento da denncia pelo juiz.

c) Sim. O Magistrado deve retomar os autos Delegacia de Polcia, sob pena de caracterizar nulidade absoluta de denncia. d) No. Os autos do inqurito policial no podem ser alterados, devendo o juiz receber a denncia para o fim de ser a mesma aditada pelo Promotor de Justia. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. Por meio do relatrio, a autoridade policial apenas esclarece as diligncias e elementos de provas que colheu ao representante do Ministrio Pblico, que o titular da ao penal e que , portanto, ser o responsvel para analisar e realizar o enquadramento do fato criminoso. Em suma, o relatrio no possui carter opinativo.

4 Nos crimes de ao penal pblica incondicionada o inqurito policial poder ser iniciado: a) Somente mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico. b) De ofcio pela autoridade policial. c) Mediante representao do ofendido. d) Nenhuma das alternativas. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra B. Nos crimes de ao penal pblica incondicionada, o inqurito policial poder ser iniciado de ofcio pela autoridade policial, conforme art. 5, inciso I, do CPP.

5 Depois de arquivado o inqurito policial, por falta de base para a denncia: a) No poder ser mais desarquivado, uma vez que no h evidncias concretas do crime. b) No poder ser desarquivado, uma vez que o arquivamento faz coisa julgada. c) Poder ser desarquivado somente a requerimento do Ministrio Pblico. d) Poder a autoridade policial proceder o seu desarquivamento, se tiver conhecimento de novas provas. (Voc acertou) Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra D. De acordo com o art. 18, do CPP: "Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia".

6 Lcio foi autuado em flagrante delito no dia 01 de novembro passado, por estar traficando drogas prximo a uma escola pblica. O inqurito policial deveria estar encerrado com o competente relatrio do Delegado de Polcia no dia: a) 5 dias aps iniciado o inqurito, porque a lei de Txicos determina o encerramento do inqurito policial em 5 (cinco) dias, contando o primeiro dia. b) 5 dias aps iniciado o inqurito, por tratar-se de crime regido pela lei de Txicos que determina o encerramento do inqurito policial em 5 (cinco) dias, sem contar o primeiro dia. c) 30 dias aps iniciado o inqurito, porque a Lei de Drogas 11.343/06 estabelece este prazo, se o indiciado estiver preso. (Voc acertou) d) 60 dias aps iniciado o inqurito, porque a Lei de Drogas 11.343/06 estabelece este prazo, se o indiciado estiver solto. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. Tratando-se de prazo processual no se computa o dia do comeo (artigo 798, 1, do Cdigo de Processo Penal). O art. 51 da Lei n 11.343/06 estabelece que "O inqurito policial ser concludo no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto".

7 Nos crimes de ao pblica condicionada, o inqurito policial somente ser iniciado: a) Mediante queixa. (Sua resposta) b) Mediante representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. c) De ofcio pela autoridade policial. d) Por requisio do Ministrio Pblico. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Conforme estabelece art. 24, do CPP: "Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo".

8 Em quanto tempo deve ser encerrado o Inqurito Policial quando o ru estiver preso?

a) 15 dias. (Sua resposta) b) 03 meses. c) At se descobrirem todas as provas. d) 10 dias. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra D. Estabelece o art. 10, CPP - "O inqurito dever terminar no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 (trina) dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela".

9 A autoridade policial poder mandar arquivar os autos de inqurito? a) Sim, desde que no haja indcios de autoria e materialidade. b) No. (Voc acertou) c) Sim, desde que o pedido seja realizado antes da concluso do inqurito policial. d) Nenhumas das alternativas est correta. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. Conforme prev o art. 17, CPP - "A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito".

1 Das afirmaes abaixo, quais esto CORRETAS? 0 I- O inqurito policial mera pea informativa; II- Pode se proceder o desarquivamento do inqurito policial, mesmo que o arquivamento tenha sido a requerimento do ofendido, no caso de ao penal privada; III- Se o ru estiver solto, o inqurito policial dever ser finalizado no prazo de 30 dias; IV- No cabe recurso ao indeferimento do requerimento do inqurito policial. a) As afirmaes I e III esto corretas. b) As afirmaes I e IV esto corretas. c) As afirmaes II e III esto corretas. d) As afirmaes II e IV esto corretas. (Sua resposta) Voc errou

Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra A. Pode o ofendido, nos casos de ao penal privada, requerer o arquivamento do inqurito policial, caso em que ser considerada a renncia ao direito de propor a ao (extino de punibilidade), sendo assim, no h em que se falar em desarquivamento. Prev o art. 5, 2, do CPP:"Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia". O inqurito policial tem por finalidade a apurao dos elementos necessrios propositura da ao penal pela acusao, motivo pelo qual apenas uma pea informativa. Estabelece o art. 10, CPP - "O inqurito dever terminar no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 (trina) dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela".

Anda mungkin juga menyukai