Anda di halaman 1dari 3

APOSTILA

IED I

PROF. Vanessa Baggio 1. DIREITO E MORAL

1.1. Direito e moral Assim como o Direito, h ainda uma outra importante cincia, mais especificamente um campo da filosofia, que tem por escopo entender o comportamento social do homem : a Moral. Na verdade, a moral abrange no somente as indagaes e solues cientficas do comportamento social como campos mais amplos da existncia humana (inclusive a tica), da a extrema de sua compreenso para o estudo do Direito. Enquanto o comportamento de ordem moral decorre de uma subjetividade, ou seja, da prpria vontade humana, o comportamento legal decorrer de uma questo objetiva qual o homem deve obrigar-se, independente do seu querer. Um exemplo prtico: moralmente esperado que se ajude um idoso a tomar um nibus, mas algum pode escolher, simplesmente, no faz-lo e por esse motivo poder sofrer conseqncias de ordem social, como uma espcie de desagrado coletivo, mas no uma penalidade objetiva. Por outro lado, uma vez que o idoso esteja dentro do nibus, ser obrigao legal ceder-lhe o lugar, j que inmeras leis municipais destinam assentos de uso preferencial aos idosos, mulheres com crianas de colo e portadores de deficincias. Por isso, compreensivelmente, parece o conceito de Direito mais especfico do que o de Moral, pois enquanto o primeiro trata de regras obrigatrias, coercitivas, o segundo, trata de normas espontneas da sociedade. 1.2. Relaes entre direito e moral As sries de diretrizes normativas que regem o convvio social do homem no apenas se demonstram pela existncia de leis escritas ou no (Direito), mas tambm e, principalmente, pela ordenana de carter tico da vida em sociedade (Moral). Da porque alguns juristas no contestam a teoria do mnimo tico, de Georg Jellink, segundo a qual tudo que direito moral, mas nem tudo que moral direito. Para tais estudiosos, o direito apenas existe porque alguns homens no cumprem voluntariamente as regras morais, como se a cincia jurdica fosse apenas um item da cincia moral. Tal teoria comumente representada pelo seguinte diagrama :

Direito

Mora Ll

Da anlise deste esquema visual se depreende que a lei contm fortssimos fundamentos de ordem tica. Mas, entendemos que a interpretao da teoria do mnimo legal deve ser estendida, ampliada, tendo em vista a existncia de circunstancias sui generis. Isso quer dizer, que, embora a Moral contenha o Direito, existem fatos ou atos que podem ser caracterizados como morais, embora ilegais, mas o contrrio tambm pode ser verdadeiro, e da decorre a necessidade de ampliao da compreenso terica : circunstncias e atitudes podem ser legais, porm imorais. Para exemplificar constatao basta que lembremos que o genocdio judeu foi decorrente de atitudes legais, j que oriundo de leis nazistas. Da mesma forma, agora num exemplo de lei nacional, cite-se o vergonhoso aumento dos vencimentos de parlamentares. Sendo assim, uma interpretao mais feliz e condizente com a realidade ftica das relaes entre direito e moral deveria ser assim representada :

Direito Moral

5. O SABER JURDICO 5.1. A histria do Direito O direito uma das cincias mais dinmicas, uma vez estar fundamentado no comportamento humano, sempre em cosntante mudana. No por outro motivo o Direito de hoje diferente do Direito de sculos,

dcadas e mesmo anos atrs. E por estar ligado sociedade e seus fatos, ao homem e seus atos, o Direito de um pas tambm diferente do de outro.

5.2. Sociologia e Filosofia Jurdicas

Um fato social a essncia do comportamento humano, ou seja, tudo aquilo que decorre da forma de sentir, pensar e agir do homem enquanto ser que vive em sociedade. Reale explica notas caracterizadoras da Filosofia Jurdica, resumindoa como sendo uma perquirio permanente e desinteressada do fenmeno jurdico e da Cincia do Direito.1

REALE, op.cit. pg. 14

Anda mungkin juga menyukai